PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Sebastião Leme de Brito

 

 

Moacyr Villela

 

 

Sebastião Leme de Brito e Juliana de Oliveira foram moradores em Guaratinguetá-SP e Baependi-MG onde batizaram filhos.

 

O casal pagou dizimos de 7 oitavas em 1751 em Baependi.

 

Tiveram os filhos, que encontramos em documentos:

 

1- Maria de Jesus casou em 05-02-1753 em Baependi com Gaspar Garcia de Pontes, filho de Miguel Garcia de Pontes e Clara Rodrigues do Prado ambos naturais de Guaratingueta

(pesq. Moacyr Villela) Casamentos de Baependi-MG. “Aos 5 de Fevereiro de 1753 na Matriz de Baependi,... contraiu  matrimonio Gaspar Garcia de Pontes fiho legitimo de Miguel Garcia de Pontes e de Clara Rodrigues do Prado natural e batizado na Vila de Guaratingueta com Maria de Jesus filha de Sebastião Leme de Brito e de Juliana de Oliveira natural da mesma Freguesia de Guaratingueta...”

 

Entre os dez filhos deste casal (declaração de Francisco Nunes da Rosa em seu processo matrimonial:”sendo eles dez irmãos”:

 

1-1 Francisco Nunes da Rosa, batizado em Pouso Alto aos 07-06-1785. Em 1800 requereu dispensa do impedimento de afinidade ilícita para se casar com, Maria Antonia da Luz, batizada em 1785 em Pouso Alto, filha de Domingos Rodrigues Airão e Ana Antonia da Luz. Geração legitima e ilegitima na família “Bento da Costa Preto“Cap 9º.

 

1-2 Salvador Nunes da Rosa, tutor dos órfãos filhos do irmão Francisco. Casou com Rita Pedrosa da Silva e foram pais de, pelo menos:

1-2-1 Januário Garcia de Pontes, batizado em Pouso Alto aos 08-04-1798. Em 1827 pediu dispensa de consanguinidade “em terceiro grau misto de segundo - Pai do orador é irmão do avô da oradora” para se casar com Ana Nunes de Jesus, filha de Francisco Nunes da Rosa e Josefa Maria de Jesus, familia “Bento da Costa Preto” Cap. 8º.

 

1-3 José Nunes da Rosa casou com Maria Antunes de Jesus. Pais de, pelo menos:

1-3-1 Francisco Nunes da Rosa, batizado no Capivari en 1787. Em 1811 pediu licença para se casar com Josefa Maria de Jesus, filha de José Francisco Lisboa e Ana Leme. Geração na familia “Bento da Costa Preto” Cap. 8º.

 

2- Salvador Nunes da Rosa natural de Guaratingueta casou em 17-05-1752 em Baependi com Angela de Moraes natural de Mogi das Cruzes, filha de José Leão de Godoy, batizado aos 15-08-1692 em Mogi das Cruzes-SP e da falecida Cecilia da Costa

(pesq. Moacyr Villela) Casamentos de Baependi-MG. “Aos 17 de Maio de 1752 na Matriz de Baependi,..tendo por testemunhas Luis Pereira Dias e Lourenço Pinto , casados . Se casaram Salvador Nunes da Rosa filho legitimo de Sebastião Leme de Brito e de Juliana de Oliveira natural de Guaratingueta com Angela de Morais filha legitima de Jose de Leão de Godois natural de Santa Ana de Mogi e Cecilia da Costa, já defunta.”

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 15-08-1692 Leão, f. Francisco Jacome Bayarte e Micaela Arcangela, padr.: Sebastião Frz Preto.

 

José Leão de Godoy,filho de Francisco Jacques (Jacomo) Bayard, frances e Micaela Arcangela Moreira, foi irmão inteiro de, pelo menos:

- Francisco, batizado em Mogi das Cruzes em 1690:

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, ano de 1690 bat. a Francisco, f Francisco Jacome e s/m Micaela Arcangela

- Paula Moreira, natural de Taubaté-SP, casou com João Portes del Rei, filho do Cap. Mor Antonio Correa da Veiga e Marta de Miranda del Rei

S.L. 3º, 236, 4-3 João Portes del Rei, filho do cap.oór Antonio Correa da Veiga e Martha de Miranda de El-Rei; cc. Paula Moreira natural de Taubaté, filha de Francisco Jacques Bayard natural da França e Michaela Archangela Moreira.

 

Viúvo de Cecilia, José casou em Baependi aos 31-01-1748 com Vitoria Nunes Cardosa dai natural, filha de Diogo Fernandes Morato, natural de Jacarei e Antonia Nunes Cardosa ambos falecidos em Baependi, ele em 18-10-1749 e Antonia em 06-08-1752. Com geração;

 (pesq. Moacyr Villela) casamentos de Baependi-MG “Aos 31 de Janeiro de 1748 na Matriz de Baependi,..testemunhas Antonio de Souza casado com Ana Nogueira e Antonio Cabral casado com Ana Maria ..se casaram Jose Leão viuvo por falecimento de Cecilia da Costa, que faleceu nesta freguesia, e filho legitimo de Francisco Gacome Bayarte ja defunto e de sua mulher Micaela Arcangela Moreira naturais da Vila de Mogi, Bispado de São Paulo com Vitoria Nunes Cardosa filha legitima de Diogo Fernandes Morato e de sua mulher Antonia Nunes Cardosa naturais da Vila de Jacarei(?) e a contraente batizada nesta Freguesia de Bapendi 

 

(pesq. Moacyr Villela) obitos de Baependi-MG. “Aos 18 de Outubro de 1749 ..faleceu Diogo Fernandes Morato sem testamento. Natural da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jacarei casado com Antonia Nunes..”

 

(pesq. Moacyr Villela) obitos de Baependi-MG. Aos 6 de Agosto de 1752.faleceu Antonia Nunes Cardosa viuva de Diogo Fernandes Morato ...foi sepultada na Matriz e não fez testamento “nem tem bens para isso”

 

3- João Nunes da Rosa natural de Guaratingueta casou em 30-11-1754 em Baependi com Ana Correa das Neves daí  natural, filha de José Fernandes Pinto e Antonia Correa das Neves

(pesq. Moacyr Villela)Casamentos de Baependi-MG. “Aos 30 de Novembro de 1754 na Matriz de Baependi,... contrairam matrimonio João Nunes da Rosa natural da Freuguesia de Guaratingueta filho legitimo de Sebastião Leme de Brito e de Juliana de Oliveira e Ana Correa das Neves de Baependi filha legitima de Jose Frz Pinto e Antonia Correa das Neves ja defuntos . Testemunhas Antonio Frz do Prado e Jose Garcia casados moradores todos na Freguesia.

 

4- Miguel batizado aos 15-02-1737 em Baependi. Os pais eram moradores no sitio do Caxambu.

Bapendi-MG aos 15-02-1737 bat a Miguel f.l. Sebastião [rasgado] de Brito e Juliana de Oliveira, moradores no Caxambu; padr.: [rasgado]coal Ferreira de Abreu casado em Guaratingueta com Branca Raposa, e madrinha Maria de Brito casada com Miguel Cubas, moradores nesta freguesia.

 

5- Calisto batizado em Baependi em Outubro de 1739.

Baependi -MG aos vinte e [-----] do mes de outubro de 1739 bat a Calisto filho de Sebastião Leme de Brito e de Juliana de Oliveira . padrinhos Francisco Xavier Fayarte, casado e Maria Leme casada com Luis Pereira Dias

 

6- José, batizado em Baependi em 23-10-1740. Gêmeo de Teresa.

Baependi -MG aos 23-10-1740 batizei a Jose e Teresa, filhos de Sebastião Leme de Brito e de Juliana de Oliveira; padrinhos Antonio Dias de [danificado] e Teresa de Oliveira mulher de Francisco Xavier [danificado], e de Teresa [-----------]

 

7- Teresa, gêmea de João.