PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SALVADOR MOREIRA DE CASTILHO

(atualizado em 04-dezembro-2016)

 

Bartyra Sette

 

 

Salvador Moreira de Castilho e sua mulher Izabel de Miranda nasceram em Taubaté-SP, provávelmente no último quartel do século XVII.

 

Salvador já era falecido em 1752, quando do segundo casamento de sua filha Marta.

 

Encontramos alguns filhos do casal entre os primeiros povoadores de Barbacena-MG:

1- Marta de Miranda

2- Catarina Moreira de Castilho

3- Inácia Ferreira

 

1- Marta de Miranda, natural de Taubaté, casou duas vezes. Primeiro com João (também citado como Francisco) Antunes. Segunda vez em Barbacena aos 03-09-1752 casou com Vital Ferreira, natural da freguesia de N. Sra. da Piedade da Ilha do Pico, filho de Jerônimo Vieira e Maria do Rosário Bittencourt.

B7: - batismos, Barbacena-MG - aos 12-03-1741 JOÃO, f.l. de Antonio de Avila e Bitancurt e Ignacia Ferreyra; padr.: Francisco Luiz de Bitancurt, casado, e Marta de Miranda, mulher de João Antunes.

 

B7: batismos, Barbacena-MG - aos 13-06-1744 MANOEL, f.;l. de Antonio de Avila, natural da Ilha do Pico e s/m Ignacia Ferreira, natural de Taubaté; np de Jeronimo Vieira e de Maria de Vicurt; nm de Salvador Moreira e de Izabel de Miranda. Padr.: Joachim dos Santos e Martha de Miranda, mulher de Francisco Antunes.

 

B7: casamentos Barbacena-MG - aos 03-09-1752, matriz, VITAL Ferr.ª, f. de Salvador digo, Jeronimo Vieira e de Maria do Rosário Bitencort, natural da Ilha do Pico; com Marta de Miranda, filha de Salvador Moreira de Castilho, já defunto, e de Izabel de Miranda, natural da Freguesia de S. Antonio das Chagas. Testemunhas Antonio Pinto Guimaraens e Manoel Figueira.

 

          Marta e Vital foram pais de, q.d.:

1-1 Manoel nascido aos 19-12-1751, antes do casamento de seus pais, e batizado em Barbacena aos 21-01-1752

B7: batismos  Barbacena-MG - aos 21-01-1752 na matriz, MANOEL, nascido aos 19-12-1750 digo 1751, filho natural  de Vital Ferreyra de Bittencort, solteiro, n/b na freguesia de N. Sra. da Piedade da Ilha do Pico, Bispado de Angra, f.l. de Jeronimo Vieira e Maria do Rosario de Bittencourt; = e de Martha de Miranda, que dizem ser viúva que ficou de Francisco Antunes, natural da vila de Taubaté, Bispado de S. Paulo. Padr.: Francisco Luiz de Bittencurt e Ignacia Ferreira, mulher de Antonio d'Avila.

1-2 Antonio, nascido aos 02-10-1753 e batizado aos 12 do mesmo mês.

B7: batismos Barbacena-MG - aos 12-10-1753 ANTONIO nascido aos 02 do dito, filho de Vital Ferreira, n/b na freguesia de N. Sra. da Piedade da Ilha do Pico, Bispado de Angra e de Martha de Miranda, n/b freguesia de Taubaté, Bispado de S. Paulo; np de Jeronimo Vieira e s/m Maria de Bitencour naturais da dita freguesia; nm de Salvador Moreira de Castilho e s/m Izabel de Miranda naturais da dita vila de Taubaté. Padr.: Antonio Pinto Guima---, solteiro, viandante e N. Sra. da Penha.

1-3 Ana, nascida aos 01-03-1755 e batizada aos 10.

B7: batismos  Barbacena-MG, matriz aos 10-03-1755 ANNA, nascida aos 01, f.l. de Vital Ferreira n/b freguesia de N. Sra. da Piedade da Ilha do Pico e s/m Martha de Miranda n/b freguesia de S. Francisco das Chagas de Taubaté; np de Jeronimo Vieira e s/m Maria de Bitancurt, naturais da dita freguesia e ilha e Bispado de Angra; np de Salvador Moreira de Castilho  e s/m Izabel de Miranda, naturais da dita vila e Bispado de S. Paulo. Padr.: Pedro ----, solteiro e viandante e Izabel Francisca mulher de João Marques Viana.

 

2- Catarina Moreira de Castilho, natural de Taubaté-SP. Na matriz de Barbacena-MG aos 04-06-1736 casou com Francisco Luiz de Bittencourt, natural da freguesia da Piedade da Ilha do Pico, irmão de Vital Ferreira supra citado.

Pólis 30: termos paroquiais transcritos pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG).

Barbacena-MG, casamentos, matriz, livro 1-A (1731-1741) fls.126, 04/06/1736, Matriz, Francisco Luís de Bitencur, natural da Ilha do Pico, filho de Jerônimo Vieira e de Maria do Rosário Bitencur, com Catarina de Castilho, natural de Taubaté filha de Salvador Moreira e de Izabel de Miranda.

 

Catarina, já falecida em 1760 (casamento da filha Teresa) e Francisco tiveram, q.d.:

2-1 Maria Moreira de Bittencourt (ou de Castilho), batizada aos 24-05-1739 em Barbacena-MG onde casou duas vezes. Primeiro aos 17-05-1767 com Diogo Gomes Pereira, natural de Inhomirim-RJ, filho de Henrique Gomes e Maria das Neves.

Barbacena, MG aos 24-05-1739 nesta matriz bat a Maria, f.l. de Francisco Luiz de Bittencourt e Catarina Moreira, foram padrinhos Pedro Rodrigues Villarinho e Maria Moreira mulher de Duarte da Silva, todos moradores nesta freguesia.

 

B7: casamentos Barbacena-MG, aos 17-05-1767 matriz, Diogo Gomes Pr.ª, n/b freguesia de N. Sra. da Piedade de Inhomerim Bispado do Rio de Janeiro, filho de Henrique Gomes e s/m Maria das Neves; = com Maria Moreira de Bitancur, natural desta freguesia da Borda do Campo, f.l. de Fran.co Luiz Bitancourt e de Catarina Moreira de Castilho. Test.: Joze Nunes de Abreu e Dom.os dos Santos de Oliveira, moradores neste Arraial.

 

          Segunda vez aos 01-04-1778 com Antonio José Rabelo Guimarães, natural da freguesia de Cruxemil da vila de Guimarães Arcebispado de Braga, filho de Manoel Francisco e Catarina Rabella.

B7: casamentos Barbacena-MG, aos 01-04-1778 Antonio Joze Rabelo Guimarães, natural da freguesia de Cruxemil da vila de Guimarães, ARc. de Braga, f.l. de Manoel Fran.co e de Caterina Rabella = com Maria Moreira de Castilho, n/b nesta freguesia, viuva que ficou por falecimento de Diogo Gomes Per.ª que se acha sepultado nesta matriz.

Obs. a margem: este casamento se deu por nulo - por um impedimento que havia de afinidade que sera dispensado por ---- Bispo ---- (...).

 

Antonio José e Maria faleceram com testamento em 1791. Ele em 06 de junho e Maria em 19 de agosto. Declararam quatro filhos, sendo duas nascidas antes do casamento e batizadas como expostas:

Barbacena, MG aos 06-06-1791 faleceu Antonio Jose Rabello casado com Maria Moreira. Sepultado dentro da capela mor desta matriz.

Testamento: (...) eu Antonio Jose Rabello Guimarães sou f.l. Manoel Francisco e Catarina Rabella falecidos, n/b na freg. de S. Miguel de Croxemil termo de Guimarães Arc. Braga. Sou cc nesta freguesia de N. Sra da Piedade do Campo Lide com Maria Moreira de Bittencourt de cujo matrimonio temos dois filhos que vem a ser Ana e Jose, e dois antes do Matrimonio a saber: Francisca casada com Manoel da Costa e suposto fosse exposta e batizada como tal é minha filha e da dita minha mulher inda que se acha no livro dos assentos da igreja uma declaração de Diogo Gomes Pereira foi para não haver desordem consideravel e maior dano, e outra menina por nome Lucrecia cuja foi exposta e por tal batizada sendo tambem minha filha e da dita minha mulher, que a todos quatro instituo por meus legitimos herdeiros. Minha filha Lucrecia se acha casada com Antonio da Costa.

Nomeio para meus testamenteiros a m/mulher Maria Moreira de Bittencourt e a meu genro Antonio da Costa Felis adjuntos em primeiro lugar, em segundo a meu genro Manoel Dias da Costa e Antonio Tx.ª Pinto, e em 3º ao Guarda Mor Manoel Jose de Avilla.

(...) legados pios, pedidos de missas entre elas pela alma de meu sogro Francisco Luiz de Bittencourt.

Roguei a João Batista Ferreira da Cunha que este por mim fizesse. Fazenda do Pinheirinho aos 03-06-1791 assino a rogo do testador Antonio Jose Rabello Guimarães – João Batista Ferreira da Cunha (...). E logo se seguia a aprovação deste testamento (...) e não se continha mais no dito testamento ao qual me reporto. Igreja Nova 4 de Julho de 1791.

 

Barbacena, MG aos 19-08-1791 faleceu Maria Moreira de Bittencourt viuva de Antonio Jose Rabello, sepultada dentro desta matriz,

Testamento: (...) eu Maria Moreira de Bittencourt sou f.l. Francisco Luiz de Bittencourt e Catarina Moreira de Castilho, falecidos, e natural desta freguesia de N. Sra da Piedade do Campo Lide.

Fui casada com Diogo Gomes Pereira de cujo matrimonio não tive filhos e por falecimento deste casei-me com Antonio Jose Rabello Guimarães de quem tive quatro filhos a saber Ana e Jose depois de casada e Francisca e Lucrecia antes de casada sendo todos estes filhos meus e do dito meu marido Antonio Jose Rabello e suposto no assento do batisteriro se achem ambas as filhas Francisca e Lucrecia por enjeitadas são minhas filhas e do dito meu marido Antonio Jose Rabello e por ele já declarado no seu testamento e eu tambem declaro e os instituo por meus legitimos herdeiros.

Missas por alma de minha mãe, meu pai, meus avos, minhas madrinhas Marta de Miranda e Maria Moreira e meus padrinhos, e de Diogo Gomes e por alma de minha escrava Ana, por alma de Antonio de Avila e Manoel Ferreira e Jose de Castilho.

Legados:

- a m/sobrinha e afilhada Quiteria 50$000 rs; a m/sobrinho Leonardo 50$000; a minha afilhada Ana 50$000; a m/sobrinha Maria 50$000; a m/sobrinho Francisco 50$000; todos estes filhos de minha irmã Teresa de Jesus e Manoel Fernandes Lima; cujas esmolas se entregarão aos proprios. Caso algum destes sobrinhos tenha morrido se dara a mesma quantia a outro sobrinho ou sobrinha irmã ou a seu pai ou mãe.

- a minhas netas Ana e Maria, filhas de Manoel Dias da Costa, a cada uma 200$000 rs que morrendo uma se dara todo o compato a outra.

Dividas:

- a minha comadre Gertrudes mulher de meu compadre Antonio Ferreira Pinto vinte oitacas =

Legados pios.

Testamenteiros em 1º a meu genro Antonio da Costa Feliz, em 2º a meu genro Manoel Dias da Costa e em 3º a meu conpadre Carlos Gomes Monteiro.

Deixo a minha afilhada Maria, filha de Bras Cordeiro da Rosa 25$000rs que se darão a seu pai ou mãe Mariana Joaquina da Assunção.

Por não poder escrever pedi e roguei a Luiz Rodrigues de Araujo que este por mim fizesse e depois de eu o ler e estar conforme assinei aos 03-07-1791 Maria Moreira de Bittencourt. (...). E logo se seguia a aprovação deste testamento (...) e não se continha mais no dito testamento ao qual me reporto. Vila de Barbacena 29 de agosto de 1791.

 

2-1-1 Francisca Maria da Trindade casada com Manoel Dias da Costa, natural da freguesia de S. Miguel de Varziela  Concelho de Filgueiras Arc. de Braga, filho de Manoel Dias da Costa e Maria da Costa.

            Manoel testou em 14-06-1804 e faleceu em Barbacena aos 26-02-1806. Declarou duas filhas de seu casal, tambem legatárias da avó materna: :”a minhas netas Ana e Maria, filhas de Manoel Dias da Costa”:

2-1-1-1 Maria

2-1-1-2 Ana

Barbacena, MG. Aos 26-02-1806 faleceu sem sacramento algum por ser a sua morte repentina, Manoel Dias da Costa, casado com Francisca Maria da Trindade. Sepultado dentro desta matriz.

Testamento: aos 14-06-1804 eu o Cap. Manoel Dias da Costa (...) faço este meu testamento na forma seguinte e pedi a meu primo o Padre Antonio Jose Coelho este me fizesse: encomenda a alma; sou natural da freguesia de S. Miguel de Varziela  Concelho de Filgueiras Arc. de Braga, f.l. de Manoel Dias da Costa, ja falecido e Maria da Costa. Declaro que me transportei a este Continente freguesia de Barbacena, sitio e morada do Pinheirinho onde me acho permanente e casado com D. Francisca Maria da Trindade, e do constante matrimonio tivemos duas filhas a saber Dona Maria e Dona Ana =

Declaro que no constante matrimonio comprei a fazenda do Pinheirinho cita no Campo e a fazenda da Serra e as casas da vila, tudo citas nesta freguesia de Barbacena.

Encomendações pias, missas, entre elas: pela alma de meu tio Luiz da Costa Gomes falecido na vila do Principe. Legados, entre eles a meu primo Antonio da Costa, aqui existente comigo, 50$000 rs. Deixo a Francisca, filha do falecido Salvador 50$000 rs. Deixo o resto de minha terça as minhas filhas, partido em igual parte.

Testamenteiros em 1º lugar a Jose de Araujo Barbosa, em 2º Cap. Domingos Dias, em 3º Teodoro de Araujo Barbosa e em 4º meu cunhado Jose Antonio Rabelo e todos desta freguesia de Barbacena.

(...) e eu que este a rogo fiz = O padre Antonio Jose Coelho = Manoel Dias da Costa = e logo se seguia a aprovação deste testamento.

 

2-1-2 Lucrecia casada com Antonio da Costa Felix.

2-1-3 Ana Joaquina de Jesus, natural de Barbacena onde aos 07-08-1799 casou com João Antonio Rodrigues, filho de João Rodrigues Nunes e Maria Antonia de Jesus.

B7: casamentos Barbacena-MG, Sta Rita de Itapeva aos 07-08-1799 João Antonio Roiz, f.l. de João Roiz Nunes e Maria Antonia de Jesus; = Anna Joaq.na de Jesus, f.l. de Antonio Jose Rebelo e Maria Moreira de Bitencor. Nts e bts nesta.

2-1-4 José Antonio Rabelo, 4º testamenteiro do cunhado Manoel Dias da Costa, supra citado.

 

2-2 Teresa de Jesus, batizada aos 09-01-1742 em Barbacena onde aos 18-11-1760 casou com Manoel Fernandes Lima, natural da freguesia de S. João da Ribeira termo da vila de Ponte de Lima Arcebispado de Braga, filho de Domingos Fernandes e Maria Rodrigues, ambos já falecidos em 1760.

B7: batismos, Barbacena-MG, aos 09-01-1742 THEREZA, fa. de Francisco Luiz Vitancort e s/m Catharina Moreyra de Castilho, padr.: João Lopes e Maria de Oliveyra, fa. de João Delgado de Oliveira.


B7: casamentos Barbacena-MG,
aos 18-11-1760 matriz, Manoel Frz. Lima, n/b na freguesia de S. João de Ribeira do Lugar de ---- Termo da vila Ponte de Lima, Arc. Braga, f.l. de D.os Frz. e s/m Maria Rodrigues, já falecidos; = com Theresa de Jesus, n/b freguesia de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo, desta comarca, f.l. de Francisco Luiz de Bitancour e s/m Catharina Mor.ª, já falecida. Test.: Gregorio Correa e Vital Frr.ª.

 

          Pais de, q.d., batizados em Barbacena-MG:

2-2-1 Francisco aos 05-08-1761.

B7: batismos  Barbacena-MG, matriz aos 05-08-1761 FRANCISCO nascido aos 27-07, f.l. de Manoel Frz Lima e s/m Theresa de Jesus; np de Domingos Frz e s/m Maria Rosa naturais da freguesia de S. João da Ribeira termo da Ponte de Lima Arc. de Braga; nm de Francisco Luis Bitancor natural da Ilha do Pico Bispado de Angra e s/m Catherina Moreira natural da vila de Taubaté, Bispado de S. Paulo. Padr.: Gregorio Correa,solteiro e Martha de Miranda mulher de Vital Ferreira.

2-2-2 Quitéria, aos 02-02-1763.

B7: Barbacena, MG - BATISMOS, matriz, aos 02-02-1763 - batizei QUITERIA, f.l. de Manoel Frz Lima e de s/m Teresa de Jesus; np de Domingos Frz. e s/m Maria Rois naturais da freguesia de São João da Ribeira Termo de Ponte de Lima, arc. de Braga; nm de Francisco Luiz Bitancor, natual da freguesia da Piedade, Ilha do Pico, Bispado de Angra e s/m Catarina Moreira natural da vila de Taubaté, Bispado de SP. Padrinhos: Alexandre Peixoto, solteiro e Maria, solteira, filha de Francisco Luiz Bitancort.

2-2-3 Manoel, aos 19-11-1764.

B7: batismos Barbacena-MG, matriz aos 19-11-1764 MANOEL nascido aos 10, f.l. de Manoel Frz Lima natural da freguesia de S. João da Ribeira Arc. Braga e s/m Theresa de Jesus natural desta; np de Domingos Frz e s/m Maria Rois naturais da dita freguesia da Ribeira; nm de Francisco Luiz Betancor natural da freguesia da Piedade da Ilha do Pico Bispado de Angra e s/m Catharina Moreira de Castilhos natural de Taubaté Bispado de S. Paulo. Padr.: Francisco Luis Ramalho, solteiro e Martha de Miranda mulher de Vital Ferreira.

2-2-4 Maria, aos 21-10-1765.

B7: batismos  Barbacena-MG, matriz aos 21-10-1765 MARIA nascida aos 09, f.l. de Manoel Frz Lima natural da freguesia de S. Jo]ao da Ribeira Termo de Ponte de Lima Arc. de Braga e s/m Theresa de Jesus natural desta freguesia; np de Domingos Frz natural de Fornalbro (?) do dito Arc. de Braga e s/m Maria Rois natural da dita freguesia de S. João da Ribeira; nm de Francisco Luis Betancur natural da fregusia de N. Sra. da Piedade da Ilha do Pico Bispado de Angra e s/m Catharina Moreira natural da vila de Taubaté Bispado de S.Paulo. Padr.: Martinho da Costa, solteiro e Ignacia Ferreira mulher de Antonio de Avilla.

2-2-5 Ana, aos 09-08-1767

B7: batismos  Barbacena-MG, matriz aos 09-08-1767 ANA nascida aos 01, f. de Manoel Frz Lima natural da freguesia de S. João da Ribeira Arc. de Braga e s/m Teresa de Jesus natural desta; np de Domingos Frz e s/m Maria Roiz naturais da sobredita freguesia de S. João d Ribeira; nm de Francisco Luis Bitancor natural da freguesia da Piedade Ilha do Pico Bispado de Angra e s/m Caterina Moreira natural da vila de Taubaté Bispado de S. Paulo. Padr.: Diogo Gomes, casado e Angelica, solteira, filha de Jose da Silva de Andrade.

 

3- Inácia Ferreira, natural de Taubaté, na matriz de Barbacena aos 04-03-1737 casou com Antonio d’Ávila Bittencourt, natural da Ilha do Pico, filho de Jerônimo Vieira e Maria do Rosário Bittencourt, já citados.

Pólis 30: termos paroquiais transcritos pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). Barbacena-MG - casamentos, matriz, fls. 16, livro 1-A (1731-1741) fls. 131 verso, 04/03/1737, Matriz, Antônio Dávila Bitencur, natural da Ilha do Pico, filho de Jerônimo Vieira e de Maria do Rosário Bitencur, com Ignacia Ferreira, natural de Taubaté, filha do Sargento-Mor Salvador Moreira de Castilho e de Izabel de Miranda.

 

          Antonio faleceu em Barbacena aos 13-01-1785, com testamento ditado em 08-08-1780:

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) (Antonio de Avila) matriz aos treze dias de Janeiro de 1785 fal. Antonio de Avilla Bitencourt, casado, com solene testamento. Sepultado nesta matriz.

Testamento:

(...) eu Antonio de Avila Bittencourt assistente nesta freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, Minas e Comarca do Rio das Mortes, f.l. de Jeronimo Vieira e de s/m Maria do Rosario de Bittancur, natural e batizado na freguesia de N. Sra da Piedade da Ilha do Pico Bispado de Angra, (...) faço este meu testamento pela maneira seguinte:

Testamenteiros: 1º a minha mulher Ignacia Ferreira, 2º meu filho Manoel Jose de Avila, 3º a meu filho Antonio José de Avila.

Meu corpo será sepultado dentro desta matriz de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo.

(...) missas pela alma (...) de meu filho Lourenço.

Declaro que sou casado com Ignacia Ferreira e dela tenho os filhos seguintes a saber: = Salvador que se acha casado, a quem ainda não dei coisa alguma; = José que tambem esta casado, e lhe não dei nada; = João que tambem se acha casado, e lhe não dei nada; = Antonio que tambem esta casado, e lhe não dei nada; = Manoel, que esta solteiro, lhe não dei nada; = Ignacio, que esta casado, e lhe não dei nada; =Maria, que esta casada com João Maquieiro, e lhe dei uma morada de casas neste Arraial e uma mulata e um cavalo enfreado; = Ana, que esta casada com Ricado da Silva Borges, e lhe dei um sitio que foi de João do Rego e uma crioula e mais 40$000 réis que lhe mandei dar por meu filho Manoel Jose de Avila e um cavalo; = Izabel que está solteira, e lhe não dei nada; = Genoveva, que se acha viuva e lhe dei uma crioula e (...), todos estes sobreditos meus filhos são os meus legitimos herdeiros daquilo que ficar por minha morte e tocar a minha meação que a outra metade é de minha mulher.

Declaro que na minha pátria tenho umas terras que herdei de meus pais (...). Declaro que tenho uma demanda com Antonio Jose Rebello.

Declara dividas, entre elas: devo a: Jose Ribeiro Teixeira, Ignacio Rodrigues da Ribeira.

(...) o que ficar da minha terça. depois de pagos os meus legados, instituo por minha universal herdeira a minha filha Izabel e se esta falecer primeiro a minha filha Genoveva.

(...) pedi e roguei a José Lourenço Ferreira que este testamento a meu rogo escrevesse e como testemunha assinasse.

Arraial da Borda do Campo 08-08-1780

sinal do testador Antonio de Avila Bittencourt com uma cruz

Testemunhas: José Lourenço Ferreira, Laureano Jose de Castro, Luciano Pereira de Castro, Antonio Ferreira Pinto

 

          Inácia e Antonio tiveram:

3-1 Salvador, batizado aos 30-12-1737. Em 1780 “se acha casado, a quem ainda não dei coisa alguma”

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). livro D-10(Casamentos e Batizados 1737/1751) fls. 2, 30/12/1737, Salvador filho de Antônio Dávila e de Inácia Ferreira.

 

3-2 José de Castilho de Ávila, batizado aos 05-10-1739 em Barbacena onde a 11-02-1766 casou com Ana Micaela de Villas Boas e onde faleceu aos 01-11-1785.

B7: batismos, Barbacena-MG - Aos 05-10-1739 JOZE, f. de Antonio d Ávila e s/m Ignacia Frr.ª, Pedro ----(Dutra?) de Medeiros e Maria da Silveira, mulher de Pedro da ----- (Costa de Medeiros ?).

 

Pólis 30: termos paroquiais transcritos pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). Casamentos da Matriz de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena-MG do Livro E-14 (Casamentos 1752/1781) 93 v. Matriz, 11/02/1766, Joze de Castilho de Ávila, desta freguezia, filho de Antonio de Ávila e de Ignacia Ferreira, com Anna Micaela de ViIlas Boas, desta, filha de Bento de Villas Boas e de Luzia da Silva.

 

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) matriz aos 01-11-1785 nesta matriz foi sepultado Jose de Castilho de Avilla, casado.

 

          Ana Micaela de Villas Boas, batizada em Barbacena aos 21-03-1746, filha de Bento de Villas Boas, natural da freguesia de Santa Lucrecia Arcebispado de Braga e Luzia da Silva Tavares, natural de Barbacena, neta paterna de Antonio Domingues e Maria Villas Boas, naturais da dita freguesia de Santa Lucrecia, neta materna de Lourenço da Silva Tavares, natural da cidade do Porto-PT e Izabel da Rosa, natural de Barbacena (naturalidades no termo de batismo da neta Clara, abaixo).

B7: batismos, Barbacena-MG, aos 21-03-1746 ANNA, nascida aos 10, f.l. de Bento de Villas Boas, natural da freguesia de Santa Lucrecia da Ponte de Douro (?), arc. de Braga e s/m Luzia da Silva Tavares, natural desta freguesia; np de Antonio Domingues e Maria Villas Boas; nm de Lourenço da Silva Tavares e de Izabel da Rosa. Padr.: Manoel Fernandes Reis e Anna Maria sua mulher

 

B7: batismos  Barbacena-MG, Cachoeira aos 25-08-1760 CLARA nascida aos 12, f.l. de Bento de Villas, natural de Santa Lucrecia de Ponte do -ouro, Arc. de Braga e s/m Luzia da Silva Tavares natural desta freguesia; np de Antonio Dorningues e de Maria de Villas Boas naturais da sobredita freguesia de Santa Lucrecia; nm de Lourenço da Silva Tavares natural da cidade do Porto, e de s/m Izabel da Rosa natural desta freguesia. Padr.: o Padre José Dias, morador nesta freguesia.

 

3-2-1 Manoel, falecido ao nascer.

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG), aos 31-01-1766 fal. Manoel, parvolo, f. natural de Ana Micaella e Jose de Castilho de Avilla. Foi batizado em casa por nascer moribundo.

 

3-2-2 Inácia, batizada aos 02-12-1767

B7: batismos Barbacena-MG, matriz aos 02-12-1767 IGNACIA nascida aos 23-11, f. de Jose de Castilho de Ávilla e s/m Anna Micaela, ambos naturais desta; np de Antonio de Ávilla natural da Ilha do Pico Bispado de Angra e s/m Ignacia Ferreira natural da vila de Taubaté Bispado de S. Paulo; nm de Bento de Villas Boas natural da freguesia de Sta. Lucrecia Arc. de Braga e s/m Luzia da Silva Tavares natural desta, Padr.: Manoel e Maria, ambos solteiros e filhos do dito Antonio de Avilla, todos moradores nesta.

 

3-2-3 Antonio, batizado aos 08-12-1770

B7: batismos  Barbacena-MG, aos 08-12-1770 ANTONIO, f.l. de José de Castilho e Anna Micaella naturais desta; np de Antonio de Ávila e s/m Ignacia Ferreyra; nm de Bento de Villas Boas e Luzia da Silva. Padr.: Antonio de Avilla e Anna.

 

3-2-4 Maria Inácia da Silva, natural de Barbacena onde aos 09-01-1799 casou com Estanislau Rodrigues de Araújo.

B7: casamentos Barbacena-MG, Ermida de Sta. Rita aos 09-01-1799 Estanislau Rois de Ar.º, f.l. de Manoel Rois de Ar.º e In.ca Joaq.na de Jesus; = Maria In.ca da Silva, f.l. de Joze de Castilho e Micaela V.as Boas. Nts e bts. nesta.

 

Estanislau Rodrigues de Araújo, natural de Barbacena, filho de Manoel Rodrigues de Araújo natural da freguesia de Santa Maria de Silvaldes Bispado do Porto e Inácia Joaquina de Jesus (ou de Oliveira) natural de Barbacena. neto paterno do Reverendo Dr. Antonio Rodrigues de Araújo e Benta de Oliveira, neto materno de Antonio Gonçalves de Moraes natural da Ilha do Pico e Ana Maria da Luz natural da freguesia de S. Pedro de Alfama da cidade de Lisboa. Outras informações sobre a família de Estanislau inseridas na família “Maria de Gusmão” onde consta o irmão de Estanislau, Luiz Rodrigues de Araújo casado com Joaquina Maria da Conceição.

 

3-3 João, batizado aos 12-03-1741. Em 1780 “que tambem se acha casado, e lhe não dei nada”. João José de Ávila, em São João del Rei aos 23-02-1773, casou com Quitéria Maria do Nascimento, filha de João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição. Geração na família “Maria Inácia de Jesus”.

B7: batismos, Barbacena-MG, aos 12-03-1741 JOÃO, f.l. de Antonio de Avila e Bitancurt e Ignacia Ferreyra; padr.: Francisco Luiz de Bitancurt, casado, e Marta de Miranda, mulher de João Antunes.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 23-02-1773 João Jose de Avila, da freg. Borda do Campo, f.l. Antonio Avila Bittencourt  = cc Quiteria Maria do Nascimento, desta, f.l. João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição. Test.: Padre Jose Rodrigues Mattos e Francisco Costa Dias.

3-4 Antonio José de Avila, batizado aos 01-01-1743. Na Capela da Ajuda do Faria aos 08-02-1774 casou com Angélica Felícia da Silva, filha de Manoel Martins Bahia e Quitéria da Silva Leite. Família “Manoel Martins Bahia”.

B7: batismos, Barbacena-MG, aos 01-01-1743 nasceu ANTONIO, f.l. de Antonio davilla e s/m Ignacia Frr.ª,, batizado aos 09 do mesmo mês, padrinhos Manoel Moreira e Urçulla do Brum mulher de Joze da Silva. Npaterno de jeronimo Vr.ª e s/m Maria de Vitancor, da freguesia de S. Sº da Ilha do Pico, bispado de Angra. Nmaterno de Salvador Moreira de Castilho e s/m Izabel de Miranda, moradores nesta freguesia e naturais deste bispado.

 

B7: casamentos Barbacena-MG, .na Capela da Ajuda do Faria filial desta matriz, aos 08-02-1774 Antonio José de Avilla, f.l. de Antonio de Avilla e Inácia Ferreira; = cc. Angélica Felícia da Silva, f.l de Manoel Martins Bahia e de Quitéria da Silva Leite. Ambos nts/bts nesta freguesia. Test.:o Padre José Dias de Carvalho e Francisco da Silva Preto, todos desta freguesia.

 

3-5 Manoel José de Ávila, batizado aos 13-06-1744. Solteiro em 1780, 2º testamenteiro paterno.

B7: batismos, Barbacena-MG, aos 13-06-1744 MANOEL, f.;l. de Antonio de Avila, natural da Ilha do Pico e s/m Ignacia Ferreira, natural de Taubaté; np de Jeronimo Vieira e de Maria de Vicurt; nm de Salvador Moreira e de Izabel de Miranda. Padr.: Joachim dos Santos e Martha de Miranda, mulher de Francisco Antunes. Nasceu aos 04 do dito.

          Manoel faleceu em 03-02-1811, solteiro com testamento. Sem herdeiros forçados herdaram seus irmãos germanos.

Barbacena, MG igreja N. Sra da Pìedade aos 03-02-1811 faleceu Manoel Jose de Avilla, solteiro, sep. dentro desta matriz.

Testamento: Eu Manoel Jose de Avilla, f.l. Antonio de Avila Bitancurte e Inacia Ferreira, falecidos, n/b nesta freguesia de N. Sra da Piedade do Campolide e hoje vila de Barbacena.

Testamenteiros: em 1º lugar a meu sobrinho o o Cap. Silvestre Pacheco de Castro, em 2º m/sobrinho o Cap.  Joam Ferreira de Castro, em 3º Teodoro de Araujo Barbosa.

Nunca fui casado nem tenho filhos e por isso não tenho herdeiros forçados e para herdeiro dos remanescentes dos meus bens instituo meu irmão João Jose de Avilla e Inacio Ferreira de Avilla e minha irmã Genoveva e a todos os meus sobrinhos e sobrinhas filhos do falecido meu irmão Salvador Jose de Avila = e de Maria Inacia Ferreira = e Ana Maria de S. Jose que foram casadas com Ricardo da Silva Borges e com João Maqueiro. Erdando tanto os ditos meus irmãos vivos como os ditos meus sobrinhos todos dos falecidos meus irmãos cada um em igual parte.

(...) por não poder escrever roguei a Joaquim Rodrigues de Araujo e Oliveira mo escrevesse, e declarao que tambem instituo herdeuris na forma declarada meus sobrinhos filhos de Jose Castilho e Avila e depois de o ler e estar conforme, nesta vila de Barbacvena aos 02-02-1811 Manoel Jose de Avilla

3-6 Inácio Ferreira de Avila Bittencourt, batizado aos 31-10-1745. Estava casado em 1780.

B7: batismos, Barbacena-MG, aos 31-10-1745 IGNACIO, nascido aos 24-10, f.l. de Antonio de Ávilla, natural da Ilha do Pico e de s/m Ignacia Ferreira, natural de Taubaté; np de Jeronimo Vieira e de Maria de Vitancur; nm de Salvador Moreira de Castilho e de Izabel de Miranda. Padr.: Jose Pinto Reis.

          Faleceu em 16-02-1821 com testamento redigido em 19-11-1819. Viúvo de Bernarda Francisca Justina de Sá e sem geração, instituiu universal herdeiro Manoel do Carmo:

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 16-06-1821 nesta vila de S. João del Rei faleceu com seu solene testamento Inacio Ferreira de Avila Bitancurt, viuvo de Bernarda Francisca Justina, de idade de setenta anos, sepultado na capela de S. Francisco desta vila.

Testamento: aos 19-11-1819 nesta vila de S. João del Rei. Eu Inacio Ferreira Avila de Bitancurt filho leg. de Antonio de Avila Bitancurt e de [rasgado] Ferreira de Miranda, n/b na [rasgado] N. Sra [rasgado] da vila de Barbacena.

Meus pais são falecidos e eu sou viuvo de Bernarda Francisca Justina de Sá de quem não tive filhos. Testamenteiros: 1º ao Revdo Jose Antonio Ferreira da Costa, em 2º a Manoel do Carmo e em 3º a Manoel Joaquim de Assis.

Declaro que meu sobrinho o Cap. Silvestre Pacheco de Castro me é devedor de 44$000 rs que me tocava da testamentaria de meu irmão o Guarda Mor Manoel Jose de Avila (...)

Instituo por meu universal herdeiro a Manoel do Carmo.

 

3-7 Maria Ignacia Ferreira, batizada aos 28-12-1747 em Barbacena onde casou com João Maguieiro, natural da Espanha, filho de Lourenço Maguieiro e Bernarda de Castro.

B7: batismos - Barbacena-MG, aos 28-12-1747 matriz, MARIA, nascida aos 19 do dito, f.l. de Antonio de Avilla e Betancor, natural das Ilhas e s/m Ignacia Ferr.ª, np de Jeronimo  Vieira e Maria de Bitancor, naturais da freguesia de N. Sra da Piedade da Ilha do Pico; nm de Salvador Mor.ª de Castilho e Izabel de Miranda, naturais da freguesia de Taubaté, Bispado de S. Paulo. Padrinhos  Antonio G.lo Guimarães e N. Sra. da Conceição.

 

Pólis 30: termos paroquiais transcritos pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG).

Casamentos da Matriz de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena Livro E-14 (Casamentos 1752/1781) fls. 119 v. Matriz, 18/09/1769, João Maguieiro, natural de São Veríssimo de Barros, Termo de Ponte Vedra, Arquidiocese de Santiago de Galiza, Espanha, filho de Lourenço Maguieiro e de Bernarda de Castro, com Maria Ignacia Ferreira, desta freguezia, filha de Antonio Davila Bitancur e de Ignacia Ferreira.

 

          João faleceu aos 07-06-1789 e Maria Ignacia aos 21-03-1796. Foi inventariada no mesmo ano por seu filho Silvestre, tutor de seus irmãos menores (inventário neste site colaboração de José Olinto Xavier da Gama)

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) - matriz aos 07-06-1789 faleceu João Maquieiro, casado com Maria Ignacia Ferreira. Sep. nesta matriz

          Foram nove os filhos do casal:

3-7-1 Ana Bernarda de Castro, solteira com cerca de 26 anos na abertura do inventário materno. Faleceu aos 16-09-1796.

3-7-2 Inácia Felicia de Jesus aos 29-09-1788 casou com João da Costa Mattos, natural de S. Pedro da vila de Covilhã Bispado da Guarda, filho de Bento José da Costa Mattos e Antonia Maria da Fonseca.

Barbacena, MG Igreja N Sra da Piedade - aos 29-09-1788 nesta matriz João da Costa Mattos, f.l. Bento Jose da Costa Mattos e Antonia Maria da Fonseca, natural e batizado na freguesia de S. Pedro da vila da Covilhã Bispado da Guarda = cc Ignacia Felicia de Jesus, f.l. João Maquiero e Maria Inacia Ferreira, nat/bat nesta freguesia. Test.: Manoel Roiz Valle e Antonio Felizberto da Costa.

3-7-3 Silvestre Pacheco de Castro, 23 anos mais ou menos

3-7-4 Clara Cândida do Espirito, batizada em 19-08-1778. Casou aos 01-05-1800 em Barbacena-MG com Antonio Martins Couto, batizado aos 24-08-1777 em Santa Maria de Nine, Vila Nova de Famalicão Arc. Braga, filho de Domingos da Costa Pinto e Ana Maria Couto, neto paterno de Domingos Lopes Loureiro e Antonia da Costa, neto materno de Marcos Martins e Maria Luiz.

Barbacena, MG Igreja Nossa Senhora da Piedade aos 19-08-1778 nesta matriz bat a Clara, f.l. de João Maquieiro e  Maria Ignacia Ferreira, foram padrinhos o Padre Manoel Ferreira Coelho e Ignacia Ferreira avó da dita Clara, todos desta freguesia. Nasceu aos [espaço] do dito mes e ano.

 

Barbacena, MG Igreja Nossa Senhora da Piedade. Ao primeiro de Mayo de mil e oitocentos depois de feitas as denunciacoes […] da Vara desta Comarca nesta matriz de Barbacena […]  ao sacramento do matrimonio dos contraentes Antonio Martins Couto filho legitimo de Domingos da Costa e Anna Maria Couto nascido e batizado na freguezia de Santa Maria de Nine, Arcebispado de Braga, e Clara Candida do Espirito Santo, filha legitima de João Maquieiro e Maria Inacia Ferreira, nascida e batizada nesta freguesia e dei as bencaos nupciais na forma do […] testemunhas Silvestre Pacheco de Castro e Joao Ferreira de Castro […] (pesq. Sandro C. Andrade).

 

Braga-PT, Vila Nova de Famalicão. Nine Santa Maria, Batismos 1714-1870 Image 285 fls. 144 - Aos vinte e quatro dias do mes de agosto do anno de mil setecentos e setenta e sete, batizei e pus os santos oleos a Antonio, fiho de Domingos da Costa Pinto e de sua molher Anna Maria, da aldea de Villa D'Este desta freguezia de Santa Maria de Nine. Netto pela parte paterna de Domingos Lopes Loureiro e de sua molher Antonia da Costa da dita aldea, e pela materna de Marcos Martins e sua mulher Maria Luiz da aldea de Quintella freguezia de Santa Maria de Arnoso. Nasceo a os dezessete dias do ditto mes e ano. Foram padrinhos Antonio da Costa Pinto, primo terceiro e Luiza prima terceira, filha de Matheus Luiz Pinto, da aldea de Villar, todos da freguezia do Salvador de Lemenhe (pesq. Sandro C. Andrade)

 

Pais de, q.d.:

3-7-4-1 Julio, batizado em 13-10-1803.

Barbacena, MG Igreja Nossa Senhora da Piedade bat 1798-1809 im 147. Aos treze de Outubro de mil oitocentos tres anos nesta Matriz de Barbacena […] Francisco de Salles Alves batizou e pos os santos oleos a Julio inocente, filho legitimo de Antonio Martins Couto e Clara Candida. Foram padrinhos o Alferes Silvestre Pacheco de Castro e Francisca da Conceicao, mulher do Cap. Mel. Roiz da Rocha, todos desta freguezia. Nasceo no dia tres do dito mes (pesq. Sandro C. Andrade).

3-7-5 Maria Custodia do Carmo, 18 anos mais ou menos. Aos 25-07-1797 casou com Miguel Jose de Siqueira, natural de Ouro Branco-MG, filho de Joana Xavier do Bom Sucesso.

B7: casamentos Barbacena-MG,. matriz aos 25-07-1797 Miguel José de Seqr.ª, filho de Joana X.er do Bom Sucesso, n/b freguesia de Ouro Branco; = Maria Custodia do Carmo, f.l. de João Maquieiro e Maria In.ca, n/b nesta.

 

3-7-6 João, batizado em 31-08-1783. Em 1816 serve de ofício de Tabelião desta Vila bem como outros mais ofícios da Câmara.

Barbacena, MG bat. - aos 31-08-1783 nesta matriz bat. João n. aos 23 do dito, f.l. João Maquieiro e Maria Inacia Ferreira, padr.: Guarda Mor Manoel Jose de Avila, solteiro morador nesta freguesia e Quiteria Maria do Nascimento mulher de João de Avila moradores na freg. de S. João del Rei.

3-7-7 Francisca Bernarda de Castro, batizada aos 08-03-1785. Aos 18-07-1800 casou com José Antonio Duarte, exposto em casa de José Duarte.

B7: batismos Barbacena-MG, matriz aos 08-03-1785 FRANCISCA, f.l. de João Maguieiro e Maria Inacia Ferreira. Padr.: Antonio Ferreira Pinto e Anna Bernarda, irmã da batizada. . Lançado aos 10-07-1800

 

B7: casamentos Barbacena-MG, matriz aos 18-07-1800 José Antonio Duarte, exposto em casa de José Duarte = com Francisca Bernarda de Castro, fa. de João Maquieiro e Maria Inacia Ferr.ª. Ambos naturais e batizados nesta.

 

         Francisca e José tiveram, q.d.:

3-4-7-1 Silvestre, batizado aos 09-09-1801

B7: batismos Barbacena-MG, aos 09-09-1801 Silvestre, f. de José Antonio Doarthe e Francisca Bernarda de Castro, padr.: João Ferr.ª de Castro, solteiro, e Maria Custodia do Carmo mulher de Miguel J.e de Siqr.ª.

3-4-7-2 Cândida, aos 31-01-1803.

B7: batismos Barbacena-MG, matriz aos 31-01-1803 Candida, f.l. de J.e Antonio Duarte e Francisca Bernarda, padr.: Silvestre Pacheco de Castro, solteiro, e Clara Candida mulher de Antonio Alz.

3-4-7-1 Maria, aos 17-02-1807

B7: batismos Barbacena-MG, matriz aos 17-02-1807 Maria, f.l. de Jose Antonio Duarte e Francisca Berarda, padr.: Jose Antonio Frz e Anna, filha de Manoel Carv.º de Mag.es.

3-4-7-1 Maria, aos 13-09-1808

B7: batismos Barbacena-MG, matriz aos 13-09-1808 Maria, f.l. de Jose Antonio Duarte e Fran.ca Bernarda, padr.: Elias Roiz de Araujo e Maria Felicia V.as Boas.

 

3-7-8 Agostinho José Frederico de Castro, com 8 anos mais ou menos em 1796. Em 1805 “Mora com o tutor, se acha aprendendo o ofício de carpinteiro”. Aos 29-04-1811 casou com Joana Batista do Vale, natural de Prados-MG, filha de Mauricio Antonio Cláudio e Francisca Carlota.

B7: casamentos Barbacena-MG, Bandeira aos 29-04-1811 Agostinho Jose de Castro, f.l. de João Maquiero e de Maria In.ca Ferreira, n/b nesta matriz; = Joana Batista do Vale, f.l. de Mauricio Antonio Claudio e de Francisca Carlota. n/b freguesia Prados.

 

3-7-9 Domingos, 7 anos mais ou menos. Em 1805 “de presente se acha servido da ocupação de sacristão da Igreja matriz desta vila”.

 

3-8 Ana Maria de São José, batizada aos 12-10-1750 e falecida aos 26-08-1789. Foi a primeira mulher de Ricardo Borges da Silva, casados em Barbacena aos 18-09-1769. Ricardo era filho de Domingos Borges da Silva e de Suzana Leite. Geração na família “Domingos Borges da Silva”.

B7: batismos  Barbacena-MG, aos 12-10-1750 matriz, ANNA, f.l. de Antonio de Avilla e Bitancourt e s/m Ignacia Frr.ª, np de Jeronimo Vieira e Maria de Bitancourt moradores na Ilha do Pico, nm de Salvador Moreira de Castilho e Izabel de Miranda moradores em Taubaté, freguesia de S, Francisco das Chagas. Padr.: Antonio Machado de Miranda.

 

Pólis 30: termos paroquiais transcritos pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). Casamentos da Matriz de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena do Livro E-14 (Casamentos 1752/1781) fls. 119 v. Matriz, 18/09/1769, Ricardo da Silva Borges, desta freguezia, filho de Domingos Borges da Silva e de Susana Leite, com Anna Maria de São Joze, também desta, filha de Antonio Davila Bitancur e de Ignacia Ferreira.

 

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) matriz, aos 26-08-1789 fal. Ana Maria de São Jose, casada com Ricardo da Slva Borges. Sep. nesta matriz 

 

3-9 Izabel, batizada aos 17-04-1752. Slteira em 1780, herdeira do remanescente da terça paterna.

B7: batismos  Barbacena, aos 17-04-1752 IZABEL, f.l. de Antonio d'Avila, n/b  em N. Sra. da Piedade da Ilha do Pico, f.l. de Jeronimo Vieira e Maria de Bittencourt; e de Ignacia Ferreyra, natural da vila de S. Francisco das Chagas, Bispado de S.Paulo, f.l. de Salvador Moreyra e de Izabel de Miranda. Padr.: Manoel Moreira dos Santos e Maria de Vittencourt, filha de Francisco Luiz de Bittencourt. Fiz este assento aos 11 de Agosto da dita era.

3-10 Lourenço, batizado aos 11-08-1754 e já falecido em 1780

B7: batismos Barbacena, aos 11-08-1754 matriz, LOURENÇO, f.l. de Antonio de Avilla, natural da freg. de N. Sra da Piedade da Ilha do Pico e s/m Ignacia Frr.ª, natural da freguesia de Taubaté, np de Jeronimo Vieira e Maria de Bitancourt; nm de Salvador Moreira de Castilho e Izabel de Miranda, naturais de Taubaté. Padrinhos Antonio Jose Ramos, solteiro e Maria Moreira de Bittencurt, solteira, fa. de Francisco Luiz de Bitancurt.

 

3-11 Genoveva Ferreira d’Ávila, batizada aos 20-05-1756. Aos 16-01-1770 casou com Félix da Silva Borges, nascido em Barbacena aos 28-08-1744, irmão de Ricardo supra. Félix já era falecido em 1780. Geração na família citada.

B7: batismos Barbacena-MG, aos 20-05-1756 matriz, GENOVEVA, f.l. de Antonio de Avilla, natural da freguesia de N. Sra. da Piedade da Ilha do Pico, Bispado de Angra e s/m Ignacia Ferreira, natural da vila de Taubaté, Bispado de S. Paulo; np de Jeronimo Vieira e s/m Maria do Rosario de Bitancur, naturais da dita ilha; nm de Salvador Moreira de Castilho e s/m Izabel de Miranda, naturais da dita vila de Taubaté. Todos moradores nesta.

 

Pólis 30: termos paroquiais transcritos pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). Casamentos da Matriz de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena do Livro E-14 (Casamentos 1752/1781) fls. 122 e v. Matriz, 16/01/1770, Félix da Silva Borges, natural desta freguezia, filho de Domingos Borges da Silva e de Susana Leite, com Genoveva Ferreira Davila, também desta, filha de Antonio Davila e de Ignacia Ferreira.