PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

RIBEIRO DE BRITO

(atualizado em 04-agosto-2014)

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

Os Ribeiro de Brito do sul de minas descendem do casal Lourenço Ribeiro Brito e Quitéria Correa de Almeida, moradores em São João Del Rei, onde se casaram aos 27-02-1737.

Processo de Genere do Padre Gonçalo Ribeiro de Brito, fl 147/148

(...) Aos 27/02/1737 (...) nesta Paróquia e Nossa Senhora do Pillar/ de Sam Joam de El Rey (...) se casaram em face da Igreja solenemente por pala/vras Lourenço Ribeyro Britto filho legítimo de Joam Ribeyro e de Domingas Vieyra natural da freguesia de Sam Joam de Britto termo da Villa de  [Guimaraens] e Arcebispado de Braga com Quiteria de Almeida Correa filha legítima de Joam de Almeida Silva, e de Luiza Correa natural da freguesia de Nossa Senhora da Candelaria, do Rio de Janeiro (...)

 

Lourenço Ribeiro de Brito nasceu na Freguesia de São João de Brito do termo da Vila de Guimarães, arcebispado de Braga, onde foi batizado aos 08-12-1698, filho de João Ribeiro e Domingas Vieira, ela da citada freguesia.

De genere do Padre Gonçalo Ribeiro de Brito, fl257v

Aos 08-12-1698 batizei nesta Igreja  de São João de Britto a Lourenço filho legítimo  de João Ribeyro, e de sua mulher Domingas de/ Vieyra do lugar do  Paço: foram padrinhos Lourenço solteiro fi/ho de João Francisco de Cavanelhos e Mariana  Correa mulher de Martinho Vieira do Paço (...)

 

João Ribeiro, batizado aos 21-12-1669, e Domingas Vieira, batizada aos 27-07-1669, se casaram aos 15-07-1690, ele filho natural do Padre Jerônimo Ribeiro e Maria Lages, ela filha Domingos Vieira e Jeronima Martins. Domingos Vieira, filho não legitimo da viúva Francisca Gonçalves, e Jeronima Martins, filha de Antonio Martins e Ana Dias, se casaram aos 02-08-1660.

De genere do Padre Gonçalo Ribeiro de Brito

 (...) Aos 21/12/1669 batizei a João filho de Maria  solteira do Paço: foram padrinhos Jeronimo filho de João Jorge de Outeiro, e Madrinha Francisca filha de Marcos Fernandes  da Lameira (...)

 

Aos 27/07/[1669] batizei nesta  Igreja a Domingas filha legítima de Domingos Vieyra, e de Geronima Martins do  Paço: foram padrinhos Martinho Vieira/ solteiro e Gracia Gonçalves da Ribeira (...)

 

Aos 15/07/1690 se receberam em minha presença  na forma do sagrado Concilio Tridentino João Ribeiro filho natural do Padre Jeronimo Ribeiro Vigário da freguesia de São Pedro de [Azurer], e de Maria Lages  já defunta da freguesia de São Christovão do lugar do Outeiro Levado, e Domingas Vieira filha de Domingos Vieira, e de sua  mulher Jeronima Martins já defunta desta freguesia lugar de Paço (...)

 

Aos 02/08/1660 anos se receberam por palavras presente Do.mingos Vieira filho não legítimo de Francisca Gonçalves viúva do Loureiro com Jeroma [sic] Martins, filha de Antonio Martins, já  [defunto] [palavra corroída], e de Anna de Dias (...)

 

Quitéria Correa de Almeida nasceu e foi batizada na freguesia de Nossa Senhora da Candelaria do RJ, filha de João de Almeida Silva e de sua mulher Luiza/Luzia Correa da Silva, natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora da Candelaria  da cidade e Bispado do Rio de Janeiro. João e Luiza/Luzia se casaram na Igreja da Candelária, RJ aos 05-10-1715, ele natural da freguesia de São Bartholomeu do Monte Redondo, termo dos Arcos de Valdevez, Arcebispado de Braga, ela natural da citada freguesia da Candelária, filha de João Mendes de Leão e Francisca Correa. Familia “João Mendes de Leão”.

De Genere do Padre Gonçalo Ribeiro de Brito, fl 239/240

(...) Em 05/10/1715 nesta Igreja de Nossa Senhora da Cande/laria Recebi na forma do Sagrado Conci/lio Tridentino a João de Almeida Sylva natural do lugar de Monte Redondo  termo  (...) de Arcos de Valadares bati/zado na Freguesia de São Bartholomeu do dito lugar Arce/bispado de Braga filho legitimo de [Pedro] de Almeida já defunto, e de sua mulher / Maria de Amorim com Luiza Correa da Silva / natural desta cidade batizada na Fregue/sai de Nossa Senhora da Candelaria filha / legitima de João Mendes [delam] já defunto / e de sua mulher Francisca Correa, (...)

 

Encontramos nove filhos de Lourenço e Quitéria:

 

1- Gonçalo Ribeiro de Brito, padre. Batizado aos 10-02-1738, em 1757 habilitou-se às ordem sacerdotais. Processo neste site, onde estão as certidões de batismo e casamento de seus pais e avós, bem como a de seu batismo e o de seu irmão Antonio.

Cópia do registro de batismo do habilitando Gonçalo]

(...) Aos 10/02/1738 na Capela de Sam Gonçallo desta freguesia de Nossa Senhora do Pilar de São João de El Rey (...) pôs os Santos óleos (...) o Padre Dionízio  Ferreyra a Gonçallo filho legítimo de  Lourenço Ribeyro e de Quiteria Correa de  Almeyda, batizado em necessidade por  João da Costa Lima casado (...)

 

Faleceu aos 12-10-1799 com testamento redigido em São João Del Rei aos 15-05-1781, transcrito no livro de óbito da Matriz:

RMJ: SJDR – Matriz – óbitos – Aos 12-10-1799 faleceu o Reverendo Gonçalo Ribeiro de Brito, Sacerdote do Habito de São Pedro. Sepultado na Capela da Ordem Terceira de São Francisco desta vila.

Testamento, resumo

Filho Legitimo de João Ribeiro de Britto e D. Quitéria Corrª de Almeida. Herdeira de 2/3 de seus bens a mãe D. Quitéria. Herdeiras da terça, pago o funeral, as irmãs Luzia, casada com Manoel de Paiva Muniz, Maria Quitéria, solteira, Ana Joaquina e Rita Antonia, estas herdeiras universais caso a mãe seja falecida. Testamenteiros pela ordem “meu irmão Antonio Ribeiro de Brito, João Lourenço Ribeiro de Brito e Lourenço Ribeiro de Brito. SJDR, 15-05-1781

 

2- Luzia Ribeira de Almeida, batizada em 01-10-1739. casou aos 12-06-1769 com Manoel de Paiva Muniz, filho de Luiz de Almeida Ramos e Helena Josefa da Gama.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 01-10-1739 Luzia, f.l. Lourenço Ribeiro de Brito e Quiteria Correa de Almeida, padr.: Manoel Ribeiro da Silva, morador na cidade do Rio de Janeiro e Rita Correa de Almeida mulher de Domingos Ferreira Guimarães, todos desta freguesia.

 

RMJ: SJDR, casamentos- Capela de São Miguel do Cajuru – Aos 12-06-1769, Manoel de Paiva Moniz, nascido e batizado na Freguesia de Santo Antonio da Vila de São José, filho leg. de Luiz de Almeida Ramos e Helena Josefa da Gama = Luzia Quitéria de Almeida, natural da freguesia de Nossa Sra do Pilar da Vila de SJDR, filha leg de Lourenço Ribeiro de Brito e Quitéria Correa de Almeida. Celebrante: Pe Gonçalo Ribeiro de Brito

 

             Luiz de Almeida Ramos e sua mulher Helena Josefa da Gama (SL. 6º, 362, 6-1) foram moradores em São José, atual Tiradentes. Helena nasceu na “nova Colonia do Sacramento da Provincia de São Pedro do Sul” conforme está em SL e no processo de habilitação sacerdotal de um seu neto. Alem de Manoel supra tiveram mais q.d:

- Inácia Quitéra da Gama, casada com Manoel Gomes Villas Boas, pais de Caetano José de Almeida, este sobrinho do João abaixo ( (Família “Maria de Siqueira Paes”, § 1º e SL  6º, 362, 6-1)

- João de Almeida Ramos Telles da Gama, casado com Thereza Bernarda Joaquina Theodora de Almeida, filha do Capitão Manoel de Almeida Moreira e de Luiza Maria da Conceição. Foram proprietários e moradores em uma chácara no Arraial de Matozinhos, onde foi aberto o inventário conjunto do casal (neste site). João faleceu aos 28-07-1792, com testamento redigido dias antes e copiado no livro de óbitos da Matriz. Não tiveram filhos, herdaram por disposição testamentária o Ajudante Luís Manoel de Almeida e Souza e Lizarda Florisbela Augusta Jacinta Teodora da Gama, irmão e sobrinha de Thereza Bernarda.

RMJ: Igreja Nossa Senhora do Pilar, São João del Rei-MG Óbitos: Aos 28-07-1792 faleceo João de Almeida Ramos Telles da Gama casado com D. Thereza Bernarda Joaquina Theodora de Almeida. Foi sepultado na Matriz em 29-07 dentro da Capella de Nossa Senhora do Monte do Carmo dos terceiros desta Villa na forma de seu testamento.

Testamento: Em nome da Santisima Trindade (...) = Eu João de Almeida Ramos Telles da Gama (..) natural da Villa de São José do Bispado de Mariana filho do Capitão Luiz de Almeida Ramos e de D. Helena Josepha da Gama, casado com Thereza Theodora Bernarda Joaquina de Almeida. Sem filhos. Testamenteiros: Manoel de Souza e Almeida junto com minha mulher D. Thereza Theodora Bernarda Joaquina, ---(rasura) Augusta Jacinta Theodora da Gama fazendo dos trez um só. Nomeou por herdeiros da sua meação o Ajudante Luiz Manoel de Souza e Almeida e a dita D. Lizandra (lizarda?) Florisbella Augusta Jacinta Theodora da Gama. Deixou um escravo para Esméria Fortunata da Gama, mulher parda, assistente em sua casa. Deixou (um moleque) para José (Declesiano?) filho de meu sobrinho Caetano José de Almeida. 02-07-1792

- Ana Josefa Tereza, casada com Luiz Dias Raposo, casal tronco da familia “Luiz Dias Raposo”..

 

Manoel foi inventariado em 1801. Em seu inventário, no site de Luis Antonio Villas Boas, comparecem quatro filhos do casal. Alem desses, encontramos mais dois:

2-1 João, batizado em 16-07-1773, gemeo de Maria abaixo. Provavelmente falecido antes de 1778.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 16-07-1773 cap. S. Miguel do Cajuru bat.. João, f.l. Manoel de Paiva Muniz n/b na freg. da vila de S. Jose deste bispado de Mariana e Luzia Ribeiro de Almeida n. desta mesma freguesia, np Cap. Luiz de Almeida Ramos n. freguesia de Ferrerim Bispado de Lamego e Helena Josefa da Gama n. Nova Colonia do Sacramento, nm Lourenço Ribeiro de Brito n. freg. S. João de Brito termo de Guimarães Arc. Braga e Quiteria Correa de Almeida, n/b freg. da Cadelaria do Rio de Janeiro. Padr.: Dr. Antonio Tavares da Rocha, solteiro por pp que apresentou Antonio Ribeiro de Brito e Maria Quiteria de Almeida, solteira, todos desta freguesia.

 

2-2 Maria Bárbara Ribeira da Gama, gemea de João supra. Maior de 25 anos em 1801.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 16-07-1773 cap. S. Miguel do Cajuru bat. Maria, gemea com João acima declarado, f.l. Manoel de Paiva Muniz e Luzia Ribeira de Brito, foram padrinhos o Revdo Gonçalo Ribeiro de Brito e Rita Antonia de Almeida, solteira,

 

2-3 José Caetano de Paiva casou aos 13-01-1804 com Ana Josefa de Magalhães, filha de Jose Alves de Magalhães e Maria Josefa de Magalhaes. Seus filhos foram legatários da tia Rita. Geração na família “Bento Pinto de Magalhães”.

          José Caetano foi tido por pai de Ana Antonia Bernadina de Sene, casada com Floriano Gomes Sandim, porém em artigo de morte negou esta paternidade. Geração de Ana Antonia na família “Gomes Sandim”

 

2-4 Ana Quitéria de Almeida, legatária da tia Rita Ribeira. Ana Quitéria Ribeiro de Paiva faleceu com testamento redigido em São João del Rei aos 14-09-1839, aberto no Cajuru aos 12-04-1840 (neste site). Instituiu por primeiro testamenteiro a Mariano Leopoldino de Paiva Sandim e por herdeira Antonia Felisbina de Jesus, mulher de Mariano, este filho de Floriano Gomes Sandim e Ana Antonia Bernadina de Sene supra citados. (família “Gomes Sandim”)

 

2-5 João José de Paiva, batizado em 14-09-1778. Inventariante paterno, seus filhos foram legatários da tia Rita. Foi casado com Rita, falecida em 18-05-1835.

          João José em 1839, com 62 anos, habilitou-se em São Paulo às ordens sacerdotais:

ACMSP-  ano 1839 – Processo de Habilitação Sacerdotal de João José de Paiva

Anotações de Regina Junqueira

Fl 03

“Diz João Jose de Paiva natural da Cidade de São João del Rey Bispado de Marianna filho legitimo de Manoel de Paiva Muniz e D Luiza Ribeiro de Almeida ...”Atende e é morador da Capela de São Sebastião do Areado a mais ou menos 5 anos e por isso precisa se habilitar em São Paulo.

Depoimento do JustificanteJoão Jose de Paiva, viúvo, natural da Freguesia de São Miguel do Cajuru da Cidade de São João del Rei, 62 anos, disse que tem bens suficientes para seu patrimônio.

Fls 15 – Genere por fraternidade

09-11-1839 - “Diz João Jose de Paiva natural da Cidade de São João del Rey Bispado de Marianna filho legitimo de Manoel de Paiva Muniz e D Luiza Ribeiro de Almeida ambos naturaes de São João del Rei, Netto pela parte Paterna de Luiz de Almeida Ramos natural de Portugal e Helena da Gama natural da nova Colonia do Sacramento da Provincia de São Pedro do Sul e pela materna de Lourenço Ribeiro de Britto natural de Guimarães Reino de Portugal e de Quiteria Correa dAlmeida natural da Corte do Rio de Janeiro.. “ que ele quer tomar o Estado Sacerdotal seguindo sua vocação. Que tem por irmão o Padre Manoel de Paiva Muniz e também é seu Tio o Padre Gonçalo Ribeiro de Britto e o Padre Antonio Caetano de Almeida Villas Boas é filho de uma sua irmã tia do habilitando. Por isso pede que seu “genere” seja apurado em São João del Rei onde o irmão e tios são conhecidos.

Foi confirmado por testemunhos e declarações que João Jose de Paiva era irmão germano do Padre Manoel de Paiva Muniz e sobrinho do Padre Gonçalo Ribeiro de Brito.

fls. 30: Certifico que não aparecendo nos livros desta matriz o assento de batismo que se segue, por informações fidedignas o passei no livro dos suplementos na forma seguinte: Aos 14-09-1778 na capela de S. Miguel do Cajuru o reverendo capelão da mesma bat. João, f.l. Manoel de Paiva Muniz e Luiza Ribeira de Almeida, foram padrinhos o Revdo Vigario Antonio Caetano de Almeida Vilas Boas e Quiteria Correa de Almeida, todos desta freguesia. (...) Cidade de S. João 7 de 10bro de 1839

fls. 31 Certifico que entre os assentos de obitos da Capela do Sr. Jesus dos Perdões se acha um do teor seguinte:  No adro desta capela do Sr. Bom Jesus dos Perdões, filial de Santo Antonio do Amparo sepultaram-se e encomendei aos 18-05-1835 Rita Pulxenia(?) casada com João Jose de Paiva, de idade de 40 anos, sem sacramentos por não chamarem. Santo Antonio do Amparo 08-12-1838

 

2-6 Manoel de Paiva Muniz, padre. Não vem no inventário do pai mas foi confirmado como irmão germano de João José no processo “de genere” corrido em São Paulo em 1839.

 

3- Antonio Ribeiro de Brito, batizado aos 22-09-1743, habilitou-se ao sacerdócio juntamente com seu irmão Gonçalo, de quem foi testamenteiro.

[Cópia do registro de batismo do habilitando Antônio:]

(...) Aos 22/09/1743 nesta Matriz de Sam Joam  de El Rey batizei (...) com minha licença o Padre Dionizio Ferreyra Alves a Antônio filho legítimo de Lourenço Ribeyro Britto e de Quiteria Correa de Almeida foram Padrinhos Antonio de Freytas Soares casado e Francisca de Almeida casada (...)

4- Rita Antonia Ribeira de Almeida, batizada em 13-01-1749 e falecida solteira em 01-11-1819. Sem descendentes deixou legados a diversos sobrinhos.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 13-01-1749 Rita, f.l. Lourenço Ribeiro de Brito e Quiteria Correa de Almeida, padr.: Pedro Amorim Dantas e Rita Correa de Almeida, casada.

 

RMJ: Óbitos SJDR Matriz - Aos 01-11-1819 faleceu D. Rita Antonia Ribeira de Almeida.

Testamento: Sou natural e batizada na freguesia de São Miguel do Cajuru, filhal legitima de Lourenço Ribeiro de Brito e D. Quitéria Correa de Almeida. Solteira, nunca teve filhos. Testamenteiros pela ordem: Minha sobrinha, Anna Quitéria de Almeida, filha de meu cunhado Manoel de Paiva Moniz e minha irmã Luzia Ribeira de Almeida, falecidos. Marianna Delfina de Jesus, minha exposta. Meu irmão João Ribeiro de Brito, c.c. Sancha.

Legados: Aos filhos de meu sobrinho João José. Aos filhos de meu sobrinho José Caetano. A meu afilhado Antonio Gregório filho de meu irmão Lourenço Ribeiro de Brito

 

5- Lourenço Ribeiro de Brito. Aos 16-06-1788 casou com Esméria Clara de Santa Rosa, filha de José Ribeiro de Carvalho e Ignacia Caetana, família “José da Costa Fialho”.

RMJ: SJDR, casamentos- Capela de San Thiago Mayor- aos 16-06-1788, Lourenço Ribeiro de Britto, filho de Lourenço Ribeiro de Brito e Quitéria Correa de Almeida = Esméria Clara de Santa Roza, filha leg de José Ribeiro de Carvalho e Ignácia Caetana de -----, batizada na capela de S Miguel do Cajuru.

Lourenço teve pelo menos:

5-1 José Marçal, batizado em 12-08-1789.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 12-08-1789 Jose Marçal, f.l. Lourenço Ribeiro de Brito e Esmeria Clara de Santa Rosa, padr.: Revdo. Jose Manoel Rosa e Ana Joaquina de Almeida, solteira.

5-2 Maria, em 19-04-1792.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 19-04-1792 Maria, f.l. Lourenço Ribeiro de Brito e Esmeria Clara de Santa Rosa, padr.: Antonio Ribeiro de Carvalho e Quiteria Correa,

5-3 Lourenço, em 27-11-1793.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 27-11-1793 Lourenço, f.l. Lourenço Ribeiro de Brito e Esmeria Clara de Santa Rosa, padr.: Antonio Ribeiro de Brito e Inacia Caetana de Souza.

5-4 Joaquim, em 03-08-1795.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 03-08-1795 Joaquim, f.l. Lourenço Ribeiro de Brito e Esmeria Clara de Santa Rosa, padr.: Padre Gonçalo Ribeiro Brito e Maria Quiteria.

5-5 Antonio, em 10-12-1799.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 10-12-1799 Antonio, f.l. Lourenço Ribeiro de Brito e Esmeria Clara de Santa Rosa, padr.: Alf. Antonio Luiz de Noronha.

5-6 Antonio Gregório, afilhado e legatário da tia Rita.

 

6- Izabel, batizada em novembro de 1751:

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru em novembro de 1751 Izabel, f.l. Lourenço Ribeiro de Brito e Quiteria Correa de Almeida, padr.: Padre Andre Almeida Silva e Izabel de Almeida Silva.

 

7- João Lourenço Ribeiro Brito, batizado em 09-04-1753. Aos 01-06-1808 casou com Sancha Úrsula Alves de Souza, filha do Tenente João Alves Antunes e Maria Caetana Hermelinda de Souza. Família “Os Alves Antunes”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 09-04-1753 João, f.l. Lourenço Ribeiro de Brito e Quiteria Correa de Almeida, padr.: Jeronimo Ribeiro de Castro e Francisca Almeida, casada.

 

João faleceu aos 20-11-1828:

RMJ: SJDR – Óbitos, Matriz – Aos 20-11-1828 faleceu o tenente João Lourenço Ribeiro de Brito, casado, foi encomendado e acompanhado por oito sacerdotes. Sepultado dentro da matriz..

 

Tenente João foi inventariado em 07-01-1835 pela viúva que na ocasião já não se lembrava mais da data do óbito do marido. Deixou onze filhos, inventário neste site:

1- Maria Quitéria

2- João Lourenço Ribeiro Brito

3- Gertrudes Felizarda

4- Antonio Alves Ribeiro Brito

5- Ana Joaquina Rosa

6- José Lourenço Ribeiro

7- Senhorinha Bárbara de Souza

8- Joaquim Ribeiro Brito,

9- Manoel Ribeiro Brito

10- Bernardo Ribeiro Brito

11- Ignacio Ribeiro Brito

 

7-1 Maria Quitéria com cerca de 25 anos em 1835, moradora na Aplicação do Arraial do Patrocínio pertencente a vila do Araxá

 

7-2 João Lourenço Ribeiro Brito, casado. Provavelmente com Josefa Maria de Jesus, filha de Manoel José Gomes Sandim e sua primeira mulher Ana Joaquina de São José, com geração descrita na família “Gomes Sandim” Cap 2º.

Inventário de Ana Joaquina de São José, neste site:

Certifico que no dia vinte e quatro de Novembro de mil oitocentos e trinta e quatro pelas onze horas do dia o Padre Izidoro Correa de Carvalho, Vigário Encomendado desta Freguesia, recebeu em matrimônio a João Lourenço Ribeiro Brito e a Josefa Maria de Jesus e lhes conferiu as bênçãos nupciais do Ritual Romano, sendo presentes a este Rito o padre Gonçalo Correa de Carvalho e Francisco da Rocha Romeiro.

 

7-3 Gertrudes Felizarda casada com Antonio Ignacio de Azevedo. Pais de, q.d.:

7-3-1 José Marcelino Pereira, natural de S. João del Rei. Em S. Joaquim-RJ aos 13-02-1858 casou com Maria Clara dos Passos, filha de Luiz Antonio Soares e Ana Joaquina Soares.

S. Joaquim da Barra Mansa, RJ aos 13-02-1858 Jose Marcelino Pereira, f.l. de Antonio Ignacio de Azevedo e Gertrudes Felizarda de Souza, n/b em S. João del Rei  = cc Maria Clara dos Passos, f.l. de Luiz Antonio Soares e Ana Joaquina Soares, n/b na freg. das Dores. A contraente moradora nesta freguesia.

 

7-4 Antonio Alves Ribeiro Brito, solteiro com 18 anos, morador na Aplicação do Arraial do Patrocínio pertencente a vila do Araxá

 

7-5 Ana Joaquina Rosa, solteira, com 17 anos. Depois casada com Antonio Vieira da Cunha, moradores na Aplicação do Arraial do Patrocínio pertencente a vila do Araxá

 

7-6 José Lourenço Ribeiro com 15 anos em 1835. Batizado aos 18-01-1820.

inventário paterno

Aos dezoito dias do mês de Janeiro de mil oitocentos e vinte nesta Matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei o Reverendo Coadjutor Alexandre Joaquim do Amaral batizou e pôs os santos óleos a José, filho legítimo do Tenente João Lourenço Ribeiro Brito e sua mulher Dona Sancha Úrsula Alves de Souza. Foram padrinhos o mesmo Reverendo batizante e D. Francisca Maria Esperança de Mendonça por procuração que apresentou o Padre Sacristão Manoel Ferreira, todos desta freguesia (...).

 

7-7 Senhorinha Bárbara Soares de Souza, solteira, 14 anos.

inventário paterno

Consta-me que Dona Senhorinha Bárbara Soares de Souza fora batizada nesta matriz há vinte e seis anos pouco mais ou menos e que é filha legítima do Tenente João Lourenço Ribeiro de Brito e D. Sancha Úrsula Alves de Souza, tendo sido seus padrinhos o Doutor José Gonçalves Gomes e Dona Senhorinha Bárbara Soares de Souza, todos desta freguesia (...).

 

7-8 Joaquim Ribeiro Brito 12 anos. Batizado aos 25-04-1824. Também citado como Joaquim Alves de Souza Soares.

inventário paterno

Diz Joaquim Alves de Souza Soares, filho legítimo do Tenente João Lourenço Ribr.º Brito e D. Sancha Úrsula Alves de Souza que mostra-se achar com a idade maior de vinte e cinco anos (...).

Aos vinte e cinco de Abril de mil oitocentos e vinte e quatro nesta matriz de São João del Rei batizou e pôs os santos óleos a Joaquim, filho legítimo do Tenente João Lourenço Ribeiro Brito e Dona Sancha úrsula Alves de Souza. Foram padrinhos João Gonçalves Gomes e Dona Ana Felizarda de Souza, todos desta freguesia (...).

 

Já falecido em 1897, foi casado com Joaquina Maria, filha de Gabriel Antonio de Carvalho e Claudina Maria de Jesus. Geração na família “Antonio Ribeiro de Mattos”.

 

7-9 Manoel Lourenço Ribeiro Brito 10 anos. Batizado aos 18-02-1826

inventário paterno

Aos dezoito de Fevereiro de mil oitocentos e vinte e seis nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, o Reverendo Coadjutor Francisco Antonio da Costa batizou solenemente e pôs os santos óleos a Manoel, filho legítimo do Tenente João Lourenço de Brito e Dona Sancha Úrsula Alves de Souza. Foram padrinhos Antonio Pereira da Costa e D. Ignez Carlota, esta viúva e aquele casado, todos desta freguesia (...).

          Casou com sua parente Gertrudes Bernardina de Sene, filha de Floriano Gomes Sandim e Ana Antonia Bernardina de Sene.(família “Gomes Sandim” Cap 2º) Em 1846 o casal pediu dispensa de consaguinidade de 2º grau misto de 4º (processo neste site) A consaguinidade vinha por parte do avô materno da oradora embora o dito avô tenha “declarado em artigo de morte, que não era sua filha a Mãe dela Oradora”. Segundo o processo corrido em Mariana (neste site), o pai do orador era irmão da bisavó da oradora (Luzia, 2 acima). No processo comparecem entre outros, José Marcelino Pereira que declarou ser casado com uma tia do orador (Micaela Jesuína da Anunciação, irmã de Sancha Ursula, família “Os Alves Antunes”), e João Evangelista de Magalhães (filho de José Caetano de Paiva, 2-2 deste), tio da oradora.

 

7-10 Bernardo Lourenço Ribeiro Brito 8 anos em 1835

inventário paterno

Consta-me por pessoas fidedignas que Bernardo Lourenço Ribeiro Brito é filho legítimo de João Lourenço Ribeiro de Brito e Dona Sancha úrsula Alves de Souza, já falecidos, e que fora batizado nesta matriz pelo Reverendo Coadjutor Joaquim José de Souza Lira há vinte e dois anos pouco mais ou menos, tendo sido seus padrinhos Bernardo Xavier da Silva Ferrão e sua mulher Dona Francisca Erlina de Ávila Lobo Leite então moradores nesta freguesia (...).

 

7-11 Ignacio Ribeiro Brito 6 anos.

 

8- Maria Quitéria, solteira em 1781, herdeira da terça do Padre Gonçalo, juntamente com suas irmãs

 

9- Ana Joaquina, também citada no testamento do Padre Gonçalo.