PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

PINTO COELHO DA CUNHA

(atualizado em 22-março-2017)

 

 

 

Antônio Carlos de Castro

 

 

Cap. Luis José Pinto Coelho da Cunha foi filho de Antônio Caetano Pinto Coelho, Governador de São Tomé e de Maria Josefa de Azeredo Coutinho, filha do Sargento Mor Garpar de Brito Soares e sua segunda mulher Ana do Amaral da Silva casados na Igreja do Santíssimo Sacramento da cidade do Rio de Janeiro em 22-10-1701.

Rio de Janeiro, RJ Igreja Santissimo Sacramento - Aos 22-10-1701 na igreja da Misericordia, com licença, Sargento Mor Gaspar de Brito Soares, viuvo de D. Maria da Silva no reino de Angola = cc D. Ana do Amaral da Silva, f.l. Diogo Bravo Fig.ra e s/m D. Brites de Azeredo, natural desta cidade.

Sargento Mor Gaspar de Brito Soares, natural da freguesia de Santo Estevão de Valença do Minho Arc. Braga, filho de outro Gaspar de Brito Soares e sua mulher Maria da Silva, já falecidos em 1717. Foi casado primeira vez em Angola com Maria da Silva, filha do Cap. João Marques de Almeida e de sua mulher Dona Joana da Fonseca, sem geração. Segunda vez, na cidade do Rio de Janeiro, casou com Ana do Amaral e Azeredo, filha de Diogo Brabo Figueira e sua mulher Dona Brites de Azeredo com geração de dois filhos: Gaspar de Brito, falecido nas Minas e sepultado na freguesia do Bom Jesus do Monte do Ribeirão Abaixo, e Maria da Silva do Amaral e Azeredo, com 11 anos em 1717. Sargento Mor faleceu com testamento de 12-07-1717 aberto em três de agosto do mesmo ano. Alem da geração legítima teve, com Usula de Azevedo, três filhos naturais: Brizida e Sebastiana e Antonio.

Casa Setecentista de Mariana. Inventários do primeiro oficio –ano.1717

Inventariado – Sargento Mor Gaspar de Brito Soares

Inventariante e Testamenteiro – Coronel Francisco do Amaral Coutinho

(pesq. Moacyr Villela)

Testamenteiro compareceu no juizado para pedir inventario do defunto Gaspar de Brito Soares por lhe ter ficado uma filha órfã menor de idade

Testamento e Codicilo ditado aos 12-07-1717. Pede ao vigário da freguesia do Bom Jesus do Ribeirão Abaixo (Furquim) que escrevesse. Rogo a meu irmão(sic) Coronel Francisco do Amaral Coutinho, ao Capitão Matias Barbosa da Silva. No Rio de Janeiro a Antonio Moreira da Cruz e Jose Rodrigues Lima sejam meus testamenteiros

Declara ser natural de Valença do Minho, Arcebispado de Braga, freguesia de São Estevão. Filho legítimo de Gaspar de Brito Soares e sua mulher Maria da Silva, já defuntos. Foi casado em Angola com Maria da Silva filha do Capitão João Marques de Almeida e de sua mulher Dona Joana da Fonseca já defuntos da qual não teve filhos. Segunda vez casou na cidade do Rio de Janeiro com Ana do Amaral e Azeredo filha de Diogo Brabo Figueira e sua mulher Dona Brites de Azeredo da qual teve dois filhos: Gaspar de Brito que faleceu nas Minas e Dona Maria da Silva do Amaral e Azeredo a qual é sua herdeira.

Pede sepultura no Rio de Janeiro na Santa Casa da Misericórdia onde foi sepultada sua segunda mulher. Caso venha a falecer nas Minas pede que seus ossos sejam enviados para o Rio de Janeiro junto com os de seu filho Gaspar que estão sepultados nas Minas freguesia do Bom Jesus do Monte do Ribeirão Abaixo.

Pede para que sua filha herdeira seja encaminhada para a vida religiosa

Declara ser proprietário de uma chácara no Rio de Janeiro “cita adiante de Nossa Senhora do Desterro” que deixa junto com mais três escravos e 200.000 reis a duas meninas Brizida e Sebastiana e a um menino de nome Antonio que “nasceram em casa” pelos bons serviços que tenho tido da mãe deles Úrsula de Azevedo.

Assinado aos 14-07-1717 e aprovado na mesma data na Vila do Carmo tendo por testemunhas: Capitão Manoel de Castro de Oliveira, João Pinheiro Batista, Manoel Ferreira da Fonseca, Caetano Gonçalves Lopes, Francisco do Rego Barros todos moradores na freguesia do Bom Jesus.

Abertura aos 03-08-1717

Codicilo ditado aos 02-08-1717. Tendo antes deixado a Úrsula de Azevedo e seus filhos uma chácara no Rio de Janeiro e como não podia pela lei doar por ser bem de raiz. Substitui o legado Por mais 400.000 reis alem do 200.000 originais. Confirma a indicação dos testamenteiros em primeiro lugar “meu cunhado” Francisco do Amaral Coutinho.

Dados do Inventario: Herdeira Universal filha Dona Maria da Silva do Amaral e Azeredo de onze anos de idade.

Bens- Um sitio com seu engenho corrente e moente de fazer águas ardentes com suas terras, alambiques, casas de vivenda e senzalas tudo coberto de palha avaliado em 5.400 oitavas de ouro.41 escravos.

Aos 21-02-1718 o Coronel Francisco do Amaral Coutinho como testamenteiro de seu cunhado pede para que o engenho seja vendido para poder liquidar as muitas dívidas. O que é feito. Arrematado pelo valor de 15.000 oitavas de ouro por Domingos Fernandes de Brito tendo por avalista mestre de campo Pascoal da Silva Guimarães.

Aos 03-06-1730 diz Antonio Caetano Pinto Coelho que ele esta casado com Dona Maria Josefa Coutinho universal herdeira do defunto sargento mor Gaspar de Brito Soares. Como não houve partilha dos bens inventariados pelos embargos feitos pelos herdeiros do defunto Pascoal da Silva Guimarães o legado que deveria ser entregue a Antonio filho de Úrsula de Azevedo não o foi. Pede que seja nomeado tutor do legatário para poder dar a ele os alimentos para sua subsistência.

O processo ainda esta aberto em 1748 quando é intimado o novo tutor de Antonio o Ajudante Manoel do Rego Tinoco para prestação de contas. O mesmo alega que foi nomeado tutor dos três filhos de Úrsula de Azevedo em 1733 após a morte de Caetano Pinto Coelho que era cunhado dos tutelados filhos naturais do testador, mas nunca recebeu os bens para administrar.

Processo encerrado em 12-08-1750 pela declaração de que “Antonio Caetano é falecido há muitos anos na comarca do Rio das Mortes sem deixar bem algum como é notório”

 

Capitão Mor Antonio Caetano Pinto Coelho morou, na decada de 1720, na Vila de São José do Rio das Mortes. Em 1723 pagou ao quinto real o valor da capitação de seus 34 escravos (Coleção Casa de Contos APM CC 1046) e na mesma Vila nasceu por 1730 pelo menos um de seus filhos

Encontramos, alem de Luis José Pinto Coelho da Cunha tronco desta familia Pinto Coelho da Cunha, mais dois filhos do casal Antonio Caetano e Maria Josefa:

- Ana Caetana de Ataide Portugal sepultada antes de 1808 na matriz da Campanha e aparentemente sem filhos herdeiros pois seu irmão João Manoel, ao ordenar seu testamento, se refere a irmã como tendo esta 5 sobrinhos (os filhos de Luis Jose).

- João Manoel Pinto Coelho Coutinho, natural da vila de S. José. Capitão Mor Regente e Intendente da Vila de Campanha , faleceu com “quase 80 anos” e, solteiro e sem filhos, foi sepultado aos 07-04-1808.. Teve seu testamento transcrito no livro de obitos da Campanha

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG Igreja Sto Antonio obitos.

“Aos 7 de Abril de 1808 foi sepultado na Capela Mor desta Matriz de idade quase oitenta anos o Capitão Mor Regente e Intendente João Manoel Pinto Coelho Coutinho ... acompanhado do reverendo paroco e mais 12 sacerdotes e quatro menoristas, sacristão e Cruz da Fabrica. pelas Irmandades do Santissimo, Passos,Almas, Boa Morte, Rosario e Merces e se fez um oficio solene...”

Testamento: 

“Eu João Manoel Pinto Coelho Coutinho Professo na Ordem de Cristo e Capitão Mor desta Vila da Campanha da Princesa e seu termo, filho legitimo de Antonio Caetano Pinto Coelho e Dona Maria Josefa de Azeredo Coutinho nascido e batizado na Freguesia da Vila de São Jose deste Bispado de Mariana...determino este meu testamento na forma seguinte: ...Peço e rogo em primeiro lugar ao Sargento Mor Antonio Caetano Pinto Coelho em segundo ao Capitão Mor Felicio Moniz Pinto Coelho e em terceiro a Jose Luis Pinto da Cunha Coelho... queiram aceitar ser meus testamenteiros”.

“Os bens que possuo são, uma morada de casas nesta Vila, dezenove escravos e algum dinheiro”

“Declaro que meus pais ja são falecidos e que eu sempre vivi no estado de solteiro e que nenhum herdeiro necessario tenho, tanto ascendente como descendente e livre para dispor de meus bens o faço da forma seguinte:Meu testamenteiro dara

- À sua Alteza Real dara me testamenteiro 2.400.000 reis .. pelo meu reconhecimento e gratidão;

- Dara para as obras desta matriz 570.000 reis;

- Dara as minhas casas a Irmandade do Santissimo Sacramento desta Vila para do seu rendimento se tratar decentemente da lâmpada ou com o que parecer melhor a dita Irmandade;

- Declaro que deixo liberto todos os meus escravos e como alguns deles foram de minha irmã Dona Ana Caetana de Ataide Portugal e esta tem cinco sobrinhos que são o Capitão Mor Felicio Muniz,o Sargento Mor Antonio Caetano, Francisco Manoel Pinto Coelho, Jose Luis e Dona Antonia, determino que em razão desta liberdade se de a cada um dos ditos sobrinhos 400.000 reis de minha fazenda e havendo alguma duvida determino que sejam avaliados e de meus bens se pague o seu valor ficando sempre em vigor a dita liberdade.

-Depois de cumpridas estas minhas disposições instituo  por meu herdeiro de todo o mais que se achar ao Sargento Mor Antonio Caetano.

“Declaro que ...meu corpo seja sepultado na mesma cova em que foi a dita minha irmã ou em cova imediata”

“Como meus testamenteiros moram em locais longe desta Vila rogo ao reverendo Padre Mestre Regio Francisco Jose de Sampaio tome conta de minhas casas e bens e  disponha o meu funeral de tudo o que for preciso, fazendo aviso aos testamenteiros...”

Vila da Campanha em 11 de Março de 1808.

 

Casou o Capitão Luis José com Antonia Joana de Miranda e Costa, filha de José Ferreira da Costa e Leonor de Miranda, com ascendentes e colaterais no site do autor:

 

Filhos (segundo PFRJ)

1 - Cel. Felício Moniz Pinto Coelho da Cunha, que segue

2 - Antônia Joaquina de Ataíde Portugal, casada com o Brigadeiro Inácio de Andrade Souto Maior

3 - Brigadeiro Antônio Caetano Pinto Coelho da Cunha, que segue

4- Cap.-mor Francisco Manoel Pinto Coelho da Cunha, que segue

5- José Luiz Pinto Coelho da Cunha casado com Lourença Maria de Abreu e Mello. Geração na família “Leonel de Abreu Lima” 7-1.

 

 

1- Cel. Felício Moniz Pinto Coelho da Cunha, foi casado duas vezes. Em Barão dos Cocais-MG aos 08-08-1786 casou com Mariana Manoela Furtado Leite de Mendonça, filha do Cap.-mor Manoel Furtado Leite de Mendonça, natural da Ilha de São Miguel e Inácia Custódia de Sá de Oliveira Leite,. Família “Horta” 3-2-1-2-1.

Fls.138v(140v) e 138(140) do Livro de Casamentos dos anos de 1739-1804. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Anna de Cocais, Arquidiocese de Mariana - Casamento de Felicio Pinto Coelho e Mariana Manoela Furtado Leite em 08-08-1786,

Pais do noivo: Cel. Luiz Jozé Pinto Coelho.

Pais da noiva: Cap. Mor Manoel Furtado Leite Mendonça.

Testemunhas: P.e João Pereira o P.e Bento Ribeiro Neves e os pais dos contrahentes o Cel. Luiz Jozé Pinto Coelho e o Cap.m Mor Manoel Furtado Leite Mendonça.

Padre: Agostinho Montr.o de Olivr.a.

Vigário: Agostinho Montr.o de Olivr.a.

 

          Segunda vez aos 02-08-1821 Coronel Felício casou com Maria da Conceição de Souza Coutinho, filha de José Álvares da Cunha Porto, já falecido e Mariana Perpétua de Souza Coutinho.

Fl.48.do Livro de Casamentos dos anos de 1801-1862Igreja S. J.Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Ermida de Mariana de Sz.a Cout.o, Arquidiocese. de Mariana - Casamento do Cel.Felício Moniz Pinto Coelho da Cunha e Maria da Conceição de Souza Coutinho 02/08/1821.

Felicio era viuvo de Marianna Manuela Furtado Leite de Mendonça.

Pais do noivo: Não constam.

Pais da noiva: Cap. Jozé Alvarez da Cunha Porto, já falecido, e D.Marianna Perpetua de Souza Coutinho.

Testemunhas: S.M.Geral Joam Baptista de Souza Coutinho , Ten.Cel. Jozé de Mello de Soiza Brandão e C.Jozé Luis Pinto Coelho da Cunha.

Padre: Arcediago da Santa Sé de Mariana.

Vigário: Antonio Izidoro da S.a Dinis.

 

Coronel Felício e Mariana Manoela tiveram os filhos, que documentamos:

1-1 Ana Felícia da Cunha Ataíde, nascida em Barão de Cocais-MG em 31--05-1787 e batizada em 13-06-1787, casada com o Cap. Inácio Mendes de Magalhães

Fl.122 do Livro de Batismos dos anos de 1722-1788. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidiocese de Mariana - Batismo de Ana em 13/06/1787 n. em 31/05/1787

Pais: Cap.-mor Felicio Muniz Pinto Coelho e D.Marianna Emmanoella Furtado Leite de Mendonça.

Padrinhos: Seus avós Cap.Manoel Furtado Leite de Mendonça e sua mulher D.Ignacia Custódia de Sá de Oliveira Leite.

Padre: Manoel de Araujo Quintam.

Vigário: Agostinho Montr.o de Olivr.a.

Relançada na pag.67(72) do Livro de Batismos(com Óbitos) dos anos de 1750-1798. Indica que 31 de Maio é a data do nascimento.Consta como vigário João Per.a de Sá.

Tiveram batizados em Barão de Cocais-MG, q.d.:

1-1-1 Luiz, em 21-11-1810

Fl.77v do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidiocese de Mariana - Batismo de Luiz em 21/11/1810

Pais: C. Ignacio Mendes de Magalhaens e D.Ana Felicia da Cunha Athaide.

Padrinhos: Cel. Antonio Caetano Pinto Coelho da Cunha e D.Emerenciana Claudomilla Flavia.

Padre: Antonio Affonseca Vasconcellos, Parocho Confirmado da Freguesia de S.Antonio Ribeirão de S.Barbara.

Vigário: An.to Izidoro da S.a Diniz.

1-1-2 Francisca, em 21-11-1811

Fl.77v do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidiocese de Mariana - Certidão de Francisca em 21-11-1811

Pais: Cap.m Ignacio Mendes de Magalhaens e D.Anna Felicia da Cunha Athaide.

Padrinhos: Cel. Jozé Ignacio Nogueira e Gama e D.Francisca Maria Amado de Abreu Mello e Lima, pro procuração que apresentou C.M. Felicio Muniz Pinto Coelho da Cunha.

Padre: Antonio Affonseca Vasconcellos, Vigário Confirmado da Freguesia de S.Barbara.

Vigário: An.to Izidoro da S.a Diniz.

1-2 Manoel Furtado Leite Pinto Coelho, nascido em Barão de Cocais-MG em 01-01-1789 e batizado em 18 do mesmo mês. Casou com Cândida de Souza Coutinho (SL. 4º, 332, 7-1)

Fl.1do livro de Batismos dos anos de 1789-1798. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidiocese de Mariana - Batismo de Manoel em 18/01/1789 n. em 01/01/1789

Pais: Cap. Felicio Munis Pinto Coelho e D.Marianna Emanuella Furtado Leite e Mendonça.

Padrinhos: Batisado em casa por perigo de morte por Cap.-Mor Manoel Furtado Leite e Mendonça..

Padre: Antonio de Afonseca Vascconcelos, Vigário de S.Barbara, de Licença do Vigário Agostinho Monteiro de Oliveira.

Coadjutor : Braz Vicente da S.a Leão.

Relançada na pag.64 do Livro de Batismos dos anos de 1750-1798. Consta como vigário João Per.a de Sá.

Tiveram q.d.:

1-2-1 João Batista Pinto Coelho, casou em Barão de Cocais-MG em 20-09-1845 com Isabel Maria de Souza Coutinho.

Fl.86 do Livro de Casamentos dos anos de 1801-1862. Igreja S. João Batista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana - Casamento de João Batista Pinto Coelho e Izabel Maria de Souza Coutinho em 20/09/1845

Testemunhas: Cap. Manoel Marianno de Souza Coutinho e Pantaleão Nunnes(?).

Padre: Euzébio do Coutto Barboza.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

Tiveram batizados em Barão de Cocais-MG, q.d.:

1-2-1-1 Maria, batizada em 27-09-1845

Fl.194(198) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860. Igreja S. João Batista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana - Batismo de Maria em 27/09/1845

Pais: João Baptista Pinto Coelho e Izabel Maria de Souza Coutinho.

Padrinhos: Cap. Manoel Marianno de Souza Coutinho e D.Maria Magdalena de Souza Castro.

Padre: Antonio Alves de Souza Coutinho.

Vigário: Euzébio do Coutto.

1-2-1-2 Felipa, em 20-02-1847

Fl.200v(204v) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860 Igreja S. João Batista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana - Batismo de Felipa em 20/02/1847

Pais: João Baptista Pinto Coelho e Izabel Maria de Souza Coutinho.

Padrinhos: Jozé João Fernandes de Souza Coutinho e sua mulher Felippa Antonia de Mello por procuração que apresentou o Cap. Manoel Mariano de Souza Coutinho e D.Olimpia Francisca.

Padre: Antonio Alves de Souza Coutinho.

Vigário: Euzébio do Coutto B.a.

1-2-1-3 Francisca, batizada em 17-07-1848

Fl.206(210) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860 Igreja S. João Batista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana - Batismo de Francisca em 17/07/1848

Pais: João Baptista Pinto Coelho e Izabel Maria de Souza Coutinho.

Padrinhos: Lucindo Jozé de Souza Coutinho e Thomas Antonio de Souza Coutinho, por procuração de sua mulher Rita de Cássia Vieira(?)..

Padre: Antonio Alves de Souza Coutinho.

Vigário: Euzébio do Coutto.

1-2-1-4 João, nascido em 30-05-1849 e batizado em 24 de Junho do mesmo ano.

Fl.216(220) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860 greja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, São Miguel da Prata,  Arquidiocese de Mariana - Certidão de Batismo de João em 24/06/1849 n. 30/05/1849

Pais: João Baptista Pinto Coelho e Izabel Maria de Souza Coutinho.

Padrinhos: Professor Emilio Pinto Teixeira de Queiros e o Alferes Francisco Vieira Marques.

Padre: José Joaquim Senna(?).

Vigário: Euzébio do Coutto.

1-2-1-5 Deolinda, em 18-01-1852

Fl.226(230) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana - Batismo de Deolinda em 18/01/1852

Pais: João Baptista Pinto Coelho e Izabel Maria de Souza Coutinho.

Padrinhos: Ildefonso Alves de Souza Coutinho e Antonia Guedes Pinto.

Padre: Euzébio do Coutto.

Vigário: Euzébio do Coutto.

1-2-1-6 Joaquim, em 06-08-1854

Fl.237(242) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana - Batismo de Joaquim em 06/08/1854

Pais: Cadete João Baptista Pinto Coelho e Izabel Maria de Souza Coutinho.

Padrinhos: Felicio Antonio de Souza Coutinho e D.Emilia de Moraes.

Padre: Euzébio do Coutto.

Vigário: Euzébio do Coutto.

1-2-1-7 José, em 13-02-1860

Fl.238v(243v) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana - Batismo de José em 13/02/1860

Pais: João Baptista Pinto Coelho e Izabel Maria de Souza Coutinho.

Padrinhos: Izac Antonio de Abreu e Silva e D.Emerencianna Claudomilla de Aguiar.

Padre: Antonio Alves.

Vigário: Euzébio do Coutto.

1-3 Felício Moniz Pinto Coelho da Cunha, nascido em Barão de Cocais-MG em 29-02-1790 e batizado em 18-04-1790. Casou com Domitila de Castro Canto e Melo (Marquesa de Santos), filha de João de Castro Canto e Mello, 1º Visconde de Castro e Escolástica Bonifácio de Toledo Ribas (SL. 4º, 335, 7-6)

Fl.13v do Livro de Batismos dos anos de 1789-1798 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela Sr.a S.Anna, Arquidiocese de Mariana - Batismo de Felício em 18/04/1790 n. em 29/02/1790

Pais: Cap.-mor Felicio Muniz Pinto Coelho e D.Marianna Emannuella Furtado Leite e Mendonça.

Padrinhos: Dr.Francisco Pais de Oliveira Leite, residente na Freguesia de Sumidouro e D.Anna Ignacia Pirez de Oliveira, residente na Freguezia de Antonio Dias.

Padre: Leonel de Abreu Lima.

Vigário: André de Mello dos Sanctos.

Tiveram entre outros, batizados em Barão de Cocais-MG:

1-3-1 Francisca, em 13-12-1813.

Fl.74 do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela Sr.a S.Anna, Arquidiocese de Mariana - Batismo de Francisca em 13/12/1813

Pais: Alferes Felicio Monis Pinto Coelho e D.Domitilia de Castro Canto e Mello.

Padrinhos: Cel.Felicio Munis Pinto Coelho da Cunha, avô da inocente e D.Francisca Theodora de Oliveira Maciel, mulher do Brigadeiro Pedro Affonso de S.Martinho Salvam, por procuração que apresentou D.Anna Felicia, mulher de C.Ignacio Mendes.

Vigário: Antonio Izidoro da Silva Dinis.

1-4 Mariana Florinda de Ataíde, nascida em Barão de Cocais-MG em Julho de 1791. Casou com o Senador Dr. Antônio Gonçalves Gomide.

Fl.19 do Livro de Batismos dos anos de 1789-1798.Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana - Batismo de Mariana em 31/07/1791 n. em 18/07/1791

Pais: Cap. Felicio Muniz Pinto Coelho e D.Marianna Emanuella Furtado Leite de Mendonça. Padrinhos: Cap.-Mor Manoel Joseph Penna, morador na Freguezia de S.Barbara e Anna Casimira Furtado Leite de Mendonça, mulher do Sarg.-Mor Antonio Caetano Muniz Pinto Coelho. Padre: Bento Ribeiro Neves. Vigário: André de Mello dos Sanctos.

Relançado na pag.76v(93v)do Livro de Batismos(com Óbitos) dos anos de 1750-1798. Registra como data de batismo 27/Jul/1791 e data de nascimento 19 do dito mes. Consta como vigário Jozé Ribeiro Neves.

 

Tiveram segundo a Genealogia Paulistana sete filhos (SL. 4º, 333, 7-4)

8-1 Emilia Angelica de Athayde Gomide, casada com João Morgan, natural de Inglaterra. Teve: Jose, João e Guilherme.

8-2 Emilia Perpetua de Athayde Gomide casou-se com Patrício Martins de Oliveira. Teve: Antonio, Aureliano, Patricio, José, Adolfo, Emilio, João, Pedro, Horafcio.

8-3 Emilia Barbara de Athayde Gomide casou-se com Jorge Morgan, natural de Inglaterra. Teve: Jorge, Mariana, Guilherme, Emilia e Catarina.

8-4 Emilia Luiza de Athayde Gomide casou-se com o dr. Jeronimo Maximo Nogueira Penido. Teve: Emilia Augusta, Emilia Eliza, Jeronimo, José, Antonio, Amelia e Agostinho.

8-5 Emilia Antonia, falecida em menoridade.

8-6 Emílio, falecido em menoridade.

8-7 Comendador Emílio Gomide Pinto Coelho da Cunha casou-se com Rosa Emilia de Oliveira Gomide. Teve naturais de Minas: Emilio, Mariano, Modestina, Emilia, Antonio, José, Estanislau.

 

Encontramos documentados em Barão de Cocais-MG:

1-4-1 Emília Angélica de Ataíde Gomide, casada em Barão de Cocais-MG 06-05-1835 com João Morgan

Fl.56v do Livro de Casamentos dos anos de 1801-1862. Igreja S. J. Baptista do M.Grande, Barão de Cocais-MG,  Arquid.Mariana- Casamento de Emília Angélica de Ataíde Gomide e João Morgan em 06/05/1835

Testemunhas: Ten.Cel. J.e Felicianno e o Alf.es An.to J.e(?) Sampaio.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

João Morgan era ingles.

Tiveram batizados em Barão de Cocais-MG, q.d.:

1-4-1-1 José, em 13-03-1837

Fl.122(126) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Batismo de José em 13/03/1837

Pais: João Morgan e D.Emilia Angélica Gomide.

Padrinhos: Alf.es Antonio de S.Payo e D.Emilia Barbara de Athaide.

Padre: João Januário da Silva Leão.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

1-4-1-2 João, em 13-11-1838

Fl.139(143) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860 e relançada na na Fl.65(68)/Item 7 do mesmo microfilme. Igreja Católica S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Batismo de João em 13/11/1838

Pais: João Morgan e D.Emilia Angelica Gomide.

Padrinhos: Alf.es An.to de S.Paio e D.Angelica Maria Candida

Padre: Euzébio do Coutto.

Vigário: Euzébio do Coutto.

1-4-2 Emília Perpétua de Ataíde Gomide, casada com Patrício Martins de Oliveira

         Tiveram batizados em Barão de Cocais-MG, q.d.:

1-4-2-1 Patrício, em 11-09-1835

Fl.49v(52v) do Livro de Batismos dos anos de 1817-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Batismo de Patrício em 11/09/1835

Pais: Patricio Miz de Olivr.a  e Emilia Perpetua de Athaide.

Padrinhos: Alf.es Joaquim Miz de Olivr.a e D.Emilia Luiza de Arhaide.

Padre: Vicente de Olivr.a..

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

1-4-2-2 José, em 21-06-1837

Fl.61(64) do Livro de Batismos dos anos de 1817-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG,  Arquidiocese de Mariana - Batismo de José em 21/06/1837

Pais: Patricio Miz de Oliveira e Emilia Perpetua de Oliveira Gomide.

Padrinhos: Ten.Cel. Jozé Feliciano Pinto Coelho da Cunha e D.Anna Maria Pinto da Motta.

Padre: João Januário Frz Leão.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

1-4-2-3 Augusto, nascido em Barão de Cocais-MG em 01-06-1838, batizado em 13-10-1838.

Fl.66(69) do Livro de Batismos dos anos de 1817-1882. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Batismo de Augusto em 13/10/1838 n. em 01/06/1838

Pais: Patricio Miz de Oliveira e Emilia Perpetua de Athaide Oliveira Gomide.

Padrinhos: Ten.Cel. Francisco de Assis Pinto Coelho e D.Emilia Barbara de Athaide.

Padre: Euzébio do Coutto Barboza.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

1-4-2-4 Clementina, em 07-04-1840

Fl.89v(102v) do Livro de Batismos dos anos de 1817-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidioc.de Mariana- Batismo de Clementina em 07/04/1840

Pais: Patricio Martins de Oliveira e Emilia Perpetua Gomide.

Padrinhos: Alferes Bernardo Nascentes Pinto e D.Clementina Sophia Nascentes de Figueredo.

Padre: Euzébio do Coutto Barboza.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

1-4-3 Emília Bárbara de Ataíde Gomide, casou em Barão de Cocais-MG em 24-05-1835 com Jorge Morgan

Fls.56v e 57 do Livro de Casamentos dos anos de 1801-1862. Igreja Católica S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana - Casamento de Emília Bárbara de Ataíde Gomide e Jorge Morgan em 24/05/1835.

Testemunhas: Alferes Jozé Peixoto eo o Alferes An.to de Sampaio da S.a.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

Jorge Morgan era ingles.

Entre seus filhos:

1-4-3-1 Jorge, batizado em 13-03-1837 em Barão de Cocais-MG

Fl.122(126) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860.  Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidioc.de Mariana - Batismo de Jorge em 13/03/1837

Pais: Jorge Morgan e D.Emilia Barbara.

Padrinhos: Alferes Antonio de S.Payo e D.Emilia Angélica.

Padre: João Januário da Silva Leão..

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

1-4-4 Emília Luiza de Ataíde Gomide, com 19 anos em 29-07-1839 quando casou com Jerônimo Máximo Nogueira Penido, com 29 anos.

Fl.72 do Livro de Casamentos dos anos de 1801-1862 Igreja S. J. Baptista do M.Grande, Barão de Cocais-MG, Casa do Alf.es An.to de S.Payo e Silva, Arquid.Mariana- Casamento de Emília Luiza de Ataíde Gomide e Jerônimo Máximo Nogueira Penido em 29/07/1839

Testemunhas:Dr. Juiz de Direito e o Alferes Antonio de S.Payo e Silva

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

Anotações na lateral do termo: Jeronimo, idade 29; Emilia Luiza, idade 19.

1-4-5 Emília, batizada em 25-03-1821

Fl.77v(80v) do Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882. Igreja Católica S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Batismo de Emília 25/03/1821

Pais: Cel. Antonio Gonçalves Gomide e D.Marianna Florinda de Athaide.

Padrinhos: Dr.Ouvidor Jozé Teixeira da Fonseca, por procuração que apresentou o Cel. Felicio Monis Pinto Coelho da Cunha e D.Maria Luiza Inocencia Gomez Maya, por procuração que apresentou D.Maria Candida de Sancta Roza.

Padre: Vicente Aleixo de Oliveira.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

1-4-6 Emílio, em 20-01-1823

Fl.2(relançada na Fl.87(100)) o Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Batismo de Emílio em 20/01/1823

Pais: Cel. Antonio Gonçalves Gomide e D.Marianna Florinda de Athaide.

Padrinhos: Sarg.Mor Jozé Felicianno Pinto Coelho e D.Maria da Conceição..

Padre: Euzébio do Coutto Barboza.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

1-5 Maria Cândida, nascida em 04-09-1793 e falecida em 17-02-1825 em Barão de Cocais-MG

Fls.29v e 30 do Livro de Batismos dos anos de 1789-1798Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela Sr.a S.Ana, Arquidiocese de Mariana - Batismo de Maria Cândida em 08/10/1793 n. em 04/09/1793

Pais: Cap.-mor Felicio Moniz Pinto Coelho e D.Marianna Emannuella Furtado Leite e Mendonça.

Padrinhos: Cap.-Mor Joseph Alvarez Maciel, por procuração do Rev.do Vig. Antonio de Affonseca Vas Concellos e D.Anna Casimira Furtado Leite e Mendonça, mulher do Sarg.-Mor Antonio Caetano Moniz Pinto Coelho, com procuração de D. Ignacia Pirez de Arruda, mulher do Cap.Joseph Alvarez Maciel.

Padre: Antonio Pereira de Sá.

Vigário: André de Mello dos Sanctos.

 

Fl.112v(4v) do Livro de Batismos(com Óbitos) dos anos de 1819-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela Sr.a S.Ana, Arquidiocese de Mariana - Óbito de Maria Cândida em 17/02/1825. Sepultada aos 18.

Capellão: Guimas.

1-6 Emerenciana Claudomira Flávia Pinto Coelho da Cunha de Ataíde, nasceu em 21-10-1794 em Barão de Cocais-MG onde aos 25-11-1812 casou com o Cap. José de Aguiar Leite Vasconcelos de Mendonça, filho do Cap. José de Aguiar Vasconcelos e Izabel Joaquina Furtado Leite de Mendonça,

Fl.33v(25v) do Livro de Batismos dos anos de 1766-1814 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Batismo de Emerenciana em 09/11/1794 e n. em 21/10/1794

Pais: Cap.-mor Felicio Monis Pinto Coelho e D.Marianna Manuella Furtado Leite de Mendonça.

Padrinhos: P.c Bento de Mello Bizerra Rego e D.Anna Cazimira Furtado Leite de Mendonça, com procuração da madrinha D.Francisca Teodora de Oliveira Maciel.

Padre: Lourenço de Abreu Lima.

Vigário: Antônio Pereira de Sá.

O termo foi relançado na pag.36v dos anos de 1789-1798 nº Microfilme 1252358/Item 4. O Vigário era André de Mello dos Sanctos

 

Fl.33 do Livro de Casamentos dos anos de 1801-1862 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Casamento de Emerenciana Claudomilla Flavia  e José Aguiar de Vasconcelos aos 25-11-1812

Pais do noivo: C. Jozé de Aguiar Vasconcellos e D.Izabel Joaquina Furtado Leite de Mendonça.

Pais da noiva: C.M. Felicio Muniz Pinto Coelho da Cunha e de Marianna Manuela Furtado Leite de Mendonça.

Testemunhas: Cel.Antonio Caetano Pinto Coelho da Cunha e C.M. Felicio Moniz Pinto Coelho da Cunha.

Padre: Antonio Izidoro da Silva Dinis.

Vigário: Antonio Izidoro da Silva Dinis.

1-6-1 José Maria de Aguiar Pinto Coelho, batizado em 18-05-1815 em Barão de Cocais onde aos 13-10-1839 casou com Joaquina Amália de Carvalho Pinto com 18 anos, filha do Cap. Joaquim Roberto de Carvalho Macedo, natural de São Paulo-SP e de Ana Amália de Ataíde Portugal 3-1-3 abaixo.

Fl.76(79) do Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Batismo de José em 18-05-1815

Pais:Cap.Jozé de Aguiar Vasconcellos e D.Emerencianna Claudomilla Flavia.

Padrinhos: Ten.Jozé Felicianno Pinto Coelho da Cunha por procuração que apresentou o Cadete Luiz Jozé Pinto Coelho da Cunha e D.Maria Carolina de Athaide.

Padre: Vicente Jozé Pereira.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

 

Fls.72 e 72v do Livro de Casamentos dos anos de 1801-1862 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Registros Paroquiais, 1719-1908 - Casamento de José Maria de Aguiar e Joaquina Amália de Carvalho em 13/10/1839

Testemunhas: T.e Cel. Jozé Felicianno Pinto Coelho e T.e Coronel Francisco de Assis Pinto Coelho.

Padre: Euzébio do Coutto Barboza.

Anotações na lateral da certidão: Jozé Maria, idade 22, Joaquina Amália, idade 18.

Vigário: João Per.a de Sá.

Pais de, batizados em Barão de Cocais-MG, q.d.:

1-6-1-1 Josefina, nascida em 01-10-1840 e batizada aos 03 do mesmo mês.

Fl.156v(160v) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Josefina em 03/10/1840 n. 01/10/1840

Pais: José Maria de Aguiar Pinto Coelho e D.Joaquina Amália de Carvalho Pinto.

Padrinhos: Cap.José de Aguiar Leite Mendonça e D.Anna Amália de Athaide Portugal.

Padre: Euzébio do Coutto Barboza.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza

1-6-1-2 José, nascido em 15-03-1844 e batizado em 29 de abril do mesmo ano.

Fl.4(5) do Livro de Batismos dos anos de 1832-1843 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Batismo de José em 29/04/1844 n. em 15/03/1844

Pais: José Maria de Aguiar e D.Joaquina Amália de Aguiar.

Padrinhos: Jozé Felicianno Pinto Coelho e D.Escolastica Joaquina da Cunha Porto.

Padre: João Baptista de Figueredo.

Vigário: Souza.

1-6-1-3 Antônio, em 24-11-1850.

Fl.20v(21v) do Livro de Batismos dos anos de 1832-1843 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Batismo de Antônio em 24/11/1850

Pais: José Maria de Aguiar e D.Joaquina Amália de Aguiar.

Padrinhos: Alferes Antonio de S.Paio e Silva e D.Maria Olinta Pinto Coelho.

Padre: Antonio Alves.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

1-6-2 Maria Izabel de Aguiar Pinto Coelho, casada com Francisco Paes Rebelo Horta, filho do Sarg.-mor Manoel José Gomes Rebelo e Ana Joaquina Francisca da Silva Horta. Família “Horta” 3-6-1-9-2-1.

Tiveram os filhos batizados em Barão de Cocais-MG, q.d.:

1-6-2-1 Izabel, em 22-06-1834

Fl.175v(179v) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Izabel em 22/06/1834

Pais: Francisco Pais Rebello Horta e D.Maria Izabel de Aguiar.

Padrinhos:Ten.Cel.José Felicianno Pinto Coelho da Cunha e S.Mor Manoel José Gomez.

Padre: Antonio Izidoro da Silva Dinis.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

1-6-2-2 Ana, em 17-11-1836

Fl.120v(124v) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Ana em 17/11/1836

Pais: Francisco Pais Rebello Horta e D.Maria Izabel de Aguiar Pinto Coelho.

Padrinhos: Cap. Jozé de Aguiar Leite e sua mulher D.Emerenciana Monis Pinto Coelho.

Padre: Euzébio do Coutto Barboza.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

1-6-2-3 Antônio, nascido em 01-11-1837 e batizado em 28 do mesmo mês.

Fl.136(140) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Antônio em 28/11/1837 n. em 01/11/1837

Pais: Francisco Pais Rebello Horta e D.Maria Izabel.

Padrinhos: Dr. Jozé Thomas de Figueredo e D.Antonia Thomazia Pinto de Figueredo.

Padre: Euzébio do Coutto Barboza.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

1-6-2-4 Olímpio, nascido aos 16-10-1839 e batizado em 15-03-1840

Fl.151(155) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Olímpio em 15/03/1840 n. em 16/10/1839

Pais: Francisco Paes Rebello Horta e D.Maria Izabel de Aguiar Pinto Coelho.

Padrinhos: Ten.Cel.Francisco de Assis Pinto Coelho da Cunha.

Padre: Euzébio do Coutto Barboza.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

1-6-3 Ana Casemira de Aguiar, batizada em 12-08-1821 em Barão de Cocais-MG onde em 13-06-1840, dispensados do impedimento de consanguinidade por serem primos segundos, casou com Álvaro Borges Rego com 29 anos, filho de Manoel Furtado Rego e Francisca Tomazia da Câmara

Fl.107(111) do Livro de batismos dos anos de 1801-1860 Igreja S.J.Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Ermida de Mariana Perpetua Sza Cout.o, Arquid.Mariana - Batismo de Ana em 12/08/1821

Pais: Cap.m Jozé de Aguiar Leite de Mendonça e D.Emerencianna Claudomilla Flavia.

Padrinhos: Cel.Felicio Muniz Pinto Coelho da Cunha, Egas Muniz Pinto Coelho da Cunha e D.Maria da Conceição de Soiza Couttinho, mulher do Cel.Felicio Muniz Pinto Coelho da Cunha.

Padre: João de Lima Coitinho da Freguesia de S.Barbara..

Vigário: Antonio Izidoro da S.a Dinis.

 

Fl.75 do Livro de Casamentos dos anos de 1801-1862 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG,  Arquidiocese de Marianna - Casamento de Alvaro Borges do Rego e Anna Casimira de Aguiar em 13/06/1840

Testemunhas: Ten.Cel. Francisco de Assis Pinto Coelho e Francisco de sales Pinto Coelho.

Padre: Sebastião Jozé de Carvalho.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

Foram dispensados pelo Cabido in Sede Vacante do impedimento de consanguinidade, por serem primos segundos.

Anotações na lateral do termo: Alvaro Borges, idade 29; Anna Casimira, idade 18.

Pais de batizados em Barão de Cocais-MG, q.d.:

1-6-3-1 João,nascido em 24-11-1842 e batizado em 04-01-1843

Fl.173v(177v) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG,  Arquidiocese de Marianna - Batismo de João em 04/01/1843 n. em 24/11/1842

Pais: Alvaro Borges Rego e Anna Casemira de Aguiar.

Avos Paternos: Manoel Furtado Rego e Francisca Thomazia da Camara.

Avos Maternos: José de Aguiar Leite de Mendonça e D.Emerenciana Claudomilla Flavia.

Padrinhos: Antonio Jacinto Tavares por procuração que apresentou Antonio Jacinto de Aguiar e D.Clementina Sophia Nascente de Figueredo, por procuração que apresentou seu marido José Thomas de Figueredo Neves.

Padre: João Baptista de Figueredo.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza

1-6-3-2 Francisca, em 26-06-1845

Fl.184v(188v) dos anos de 1801-1860Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG,  Arquidiocese de Marianna - Batismo de Francisca em 26/06/1845

Pais: Alvaro Borges do Rego e Anna Casimira de Aguiar.

Padrinhos: --- Antonio Escorcio de Quental, por procuração que apresentou João Cabral e D.Emerenciana Claudomilla de Aguiar.

Padre: Antonio Alves de Souza Coutinho.

Vigário: Euzébio do Coutto.

1-6-4 Carolina Casemira de Aguiar, batizada em 25/03/1824 em Barão de Cocais-MG onde aos 26-05-1845, dispensados do impedimento de consanguinidade em segundo grau, casou com João Cabral Leite de Mendonça, com 28 anos.

Fl.126v(130v) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Capela S.Ana do Gongo Socco, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Marianna - Batismo de Carolina em 25/03/1824

Pais: Cap.Jozé de Aguiar Leite e D.Emerencianna Casimira Pinto Coelho.

Padrinhos: Guarda-ropa(?) João Baptista Ferreira de Souza Coutinho e D.Flavia Florinda de Souza Coutinho.

Padre: Antonio Alves da Fonseca.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

 

Fls.84 e 84v do Livro de Casamentos dos anos de 1801-1862 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Capela S.Ana do Gongo Socco, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Marianna - Casamento de João Cabral Leite de Mendonça e Carolina Casemira de Aguiar em 26/05/1845.

Testemunhas: João Jacinto de Aguiar, alem de outras.

Padre: Francisco Xavier Augusto.

Vigário:Euzébio do Coutto Barboza.

Dispensados do impedimento de consanguinidade em segundo grau pelo Rev.mo Vigário Geral Francisco Roiz de --- Oliveira.

Anotações na lateral do termo: João Cabral, idade 28; Carolina Casemira, idade 22.

1-6-5  Emerenciana Augusta de Aguiar Leite, batizada em 29-03-1826 em Barão de Cocais-MG onde aos 26-09-1849 casou com o Cap. Izac Antônio de Abreu Leite, com 30 anos.

Fl.174(68) do Livro de Batismos(com Óbitos) dos anos de 1819-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Matriz, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Marianna - Batismo Emerenciana em 29/03/1826

Pais: Cap.m Jozé de Aguiar Leite e D.Emerencianna Claudomilla Flavia.

Padrinhos: T.e Manoel Furtado Pinto Coelho da Cunha e D.Candida Marcelina de Sz.a Coutinho.

Padre: Euzébio do Coutto.

Vigário: Euzébio do Coutto

 

Fl.93 do Livro de casamentos dos anos de 1801-1862 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Marianna - Casamento de Izac Antonio de Abreu Leite e Emerenciana de Aguiar Leite em 26/09/1849

Testemunhas: Bento Jozé Aguiar Leite e o Cel. Francisco de Assis Pinto Coelho.

Padre: Euzébio do Coutto Barboza.

Vigário:Euzébio do Coutto Barboza.

Anotações na lateral do termo: Izac Antonio, idade 30; Emerenciana Augusta, idade 20

Pais de, q.d.:

1-6-5-1 Regina, nascida em Barão de Cocais-MG em 07-09-1852 e batizada aos 16 do mês seguinte.

Fl.219v(223v) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Marianna - Batismo de Regina em 06/10/1852 n. em 07/09/1852

Pais: Capitão Izac Antonio de Abreu e D.Emerenciana Augusta de Aguiar.

Padrinhos:Cap.m Jozé de Aguiar Leite e D.Emerenciana Claudomilla de Aguiar.

Padre: João Baptista de Figueredo.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

1-6-6 Ten.Cel. João Jacinto de Aguiar Leite Pinto, batizado em 05-03-1829 em Barão de Cocais-MG em 1829. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau , em 31-03-1856 em Barão de Cocais-MG casou com Antônia Josefina de Figueiredo Pinto Coelho, 3-3-4 abaixo, filha de Cel. José Feliciano Pinto Coelho da Cunha (Barão de Cocais) e de Antônia Tomázia de Figueiredo Neves.

Fl.181(75) do Livro de Batismos (com Óbitos) dos anos de 1819-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Matriz, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Marianna - Batismo de João em 05/03/1829.

Pais: Cap.m Jozé de Aguiar Leite e D.Emerencianna Claudomilla de Athaide.

Padrinhos: Antonio Jacinto Tavares(?) e D.Anna Maria de Athaide Portugal.

Padre: Euzébio do Coutto Barboza.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

Relançado na pag.88v(127v) do Livro de Óbitos(com Batismos) dos anos de 1745-1832. Consta o pai com o nome de Capitão Jozé de Aguiar Leite e Mendonça. Padrinhos: Antonio Jacinto Tavares(?) com procuração que apresentou o Ten.Cel. Jozé Felicianno Pinto Coelho e Pe. Sebastião J.e de Carvalho Penna(?)

 

Fl.118v do Livro de Casamentos dos anos de 1801-1862 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Capela S.Anna de Cocais, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Marianna - Casamento de João Jacinto de Aguiar Pinto Coelho e Antonia Josefina de Figueiredo Pinto Coelho em 31/03/1856.

Testemunhas: Dr. Antonio Olinto Pinto Coelho e Ouvidio Cezar Pinto Coelho.

Padre: João Baptista de Figueredo.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

Foram dispensados pelo S.r Bispo da consanguinidade no 3.o grau.

1-6-7 Antonio, batizado em 15-04-1831 em Barão de Cocais-MG

Fl.187v(81v) do Livro de Batismos(com Óbitos) dos anos de 1819-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Matriz, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Marianna - Batismo de Antonio em 15/04/1831.

Pais: Cap.m Jozé de Aguiar Leite e D.Emerencianna Claudomilla.

Padrinhos: Cel.Antonio Caetano Pinto Coelho da Cunha e D.Antonia Thomazia Pinto Coelho.

Padre: Euzébio do Coutto Barboza.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

1-7 João, batizado em Dezembro de 1795

Fl.37v(29v) o Livro de Batismos dos anos de 1766-1814 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela Sr.a S.Ana, Arquidiocese de Mariana, Batismo de João em 22/12/1795. O termo foi relançado na pag.43v dos anos de 1789-1798. A data do Batismo foi 18/dez/1795,

Aos vinte dois do mes de Dezembro de mil setecentos e noventa e sinco annos, nesta Capella da Senhora Anna de Cocaes, O Reverendo Lourenco Gomes de Souza, Baptizou e pos os Santos Oleos a Joao, filho legitimo do Capitao Mor Felicio Monis Pinto Coelho e sua mulher D.Marianna Manuella Furtado Leite: forao padrinhos o ---Ignacio de Andrade Souto Mayor, morador na cidade do Rio de Janeiro, por Procuracao q.apresentou o Sargento-Mor Antonio Caetano Pinto Coelho e Dona Anna Casimira Furtado Leite de Mendonca, tao bem por Procuracao que se apresentou. O P.e Joze M.s da Costa.

1-8 Antônio, batizado em 06-02-1798 em Barão de Cocais.

Fl.43(35) do Livro de Batismos dos anos de 1766-1814 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela Sr.a S.Ana, Arquidiocese de Mariana. Termo relançado nas pag.54 e na pag.56v dos anos de 1789-1798. Consta como Vigário Antonio Izidoro da Silva Diniz.

Aos seis dias do mes de Fevereiro de mil settecentos e noventa e oito, nesta Capella de Santa Anna de Cocaes. O Reverendo Vigario da Freguezia, Antonio Jacinto(?) da Silva Dinis, baptizou e pos os Santos Oleos a Antonio, filho legitimo do Capitao-Mor Felicio Monis Pinto Coelho e de D.Marianna Emmanuella Furtado de Mendonca, nepto pela parte paterna do Coronel Luiz Joze Pinto Coelho e de D.Antonia Joaquina de Miranda, e pela parte materna do Capitao Manoel Furtado Leite de Mendonca e D.Ignacia Custodia de Sa, nasceo aos treze dias do mes de Janeiro. Forao padrinhos Antonio Gonsalves Gomide, branco, solteiro e D.Maria Catharina da Silva Pontes, por procuracao que apresentou seu filho Manoel Joze Pereira Pontes, de que fiz este assento. O P.e Joao Carneiro(?) Ribeiro.

1-9 Egas Moniz Pinto Coelho da Cunha, batizado em 02-02-1800 em Barão de Cocais-MG. Segundo a Genealogia Paulistana (SL. 4º, 336,7-9) foi casado duas vezes: com Ana Jacinta de Jesus e com Emilia.

Fl.71 do Livro de Batismos dos anos de 1789-1798. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela Sr.a S.Ana, Arquidiocese de Mariana, Batismo de Egas em 02/02/1800.

Pais: Cap.-mor Felicio Muniz Pinto Coelho e D.Marianna Manuela Furtado Leite de Mendonça.

Padrinhos: Dr.Luiz Beltram Fonseca de Almeida, Desembargador do Porto e Manuella da Rellação(?) do Rio de Janeiro, por procuração que apresentou seu irmão Dr.Francisco de Paulo Beltram, Intendente do Oiro da Real Fundição de Sabará.

Padre: Caetano Affonseca Vasconcellos, Vigário Colado da Freguesia de São Miguel da Piracicaba.

Vigário: Antonio Izidoro da Silva Dinis.

Filhos de Egas e Ana Maria de Jesus batizados em Barão de Cocais-MG, que documentamos:

1-9-1 Egas, batizado em 05-10-1823.

Fl.164v(59v) do Livro de Batismos(com Óbitos) dos anos de 1819-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana, Batismo de Egas em 05/10/1823

Pais: Egas Moniz Pinto Coelho da Cunha e Anna Jacintha de Jezus. Padrinhos: Cel. Felicio Muniz Pinto Coelho e D.Marianna Florinda Athaide Cunha.. Padre: João Baptista de Figueredo.. Vigário: Euzébio do Coutto Barboza

1-9-2 Alexandre, batizado em 28-04-1830.

Fl.30(33) do Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidiocese de Mariana, Batismo de Alexandre em 28/04/1830.

Pais: Egas Moniz Pinto Coelho e Anna Jacintha

Padrinhos: Alferes Manoel Gomes e S.Antonia Thomazia Pinto de Figr.do.

Padre: R.mo Vigário de Itabira.

Vigário: Vicente Aleixo de Olivr.a.

1-9-3 Felício, batizado em 02-08-1831

Fl.35(38) do Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela do Rio Acima, Arquidiocese de Mariana, Batismo de Felício em 02/08/1831.

Pais: Egas Moniz Pinto Coelho e Dona Anna.

Padrinhos: Antonio Mariano Pinto Coelho e D.Maria Esmeria.

Padre: O C.or França.

Vigário:O C.or França.

1-9-4 João, batizado em 18-06-1833

Fl.42(45) do Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882 Igreja Católica S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidiocese de Mariana, Batismo de João em 18/06/1833.

Pais: Egas Moniz Pinto Coelho e Anna Jacinta de Jezus.

Padrinhos: João Egas Monis e D.Anna Ermelinda de Vellasco Leite.

Padre: C.or Luiz Antonio França.

Vigário: C.or Luiz Antonio França.

 

Cel. Felício Moniz Pinto Coelho da Cunha e Maria da Conceição de Souza Coutinho tiveram os filhos que documentamos:

 

1-10 Felício, batizado em 28-10-1828 em Barão de Cocais-MG.

Fl.26v(29v) do Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidiocese de Mariana, Batismo de Felício em 28-10-1828.

Pais: Cel.Felicio Monis Pinto Coelho e D.Maria da Conceição.

Padrinhos: Joaquim Roberto de Carvalho Macedo e D.Antonia Thomazia Pinto Coelho da C.a. por procuração q. apresentou o Ten.Cor.el José Feliciano Pinto Coelho.

Padre: Guim.as.

Vigário: Guim.as.

Batizado em casa por perigo de morte.

1-11 Carolino, em 19-04-1830

Fl.30(33) do Livro de batismos No.2 dos anos de 1817-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidiocese de Mariana, Batismo de Carolino em 19/04/1830

Pais: Cel.Felicio Moniz Pinto Coelho e D.Maria da Conc.am de Sz.a Coutinho.

Padrinhos:Cap.m Jozé Maria de Sz.a Coutinho e D.Maria Carolina.

Padre: Sebastião Jozé de Carvalho Penna.

Vigário: Vicente Aleixo de Oliveira.

1-12 Clara Augusta Pinto Coelho da Cunha, casada com Antônio Carlos Rebelo Horta, filho do Sarg.-mor Manoel José Gomes Rebelo e Ana Joaquina Francisca da Silva Horta. Família “Horta” 3-6-1-9-2-2. Pais de, q.d.:

1-12-1 Henrique, nascido em Santa Bárbara-MG em 05-04-1852 e batizado em  sete de maio do mesmo ano.

Fl.3(1) do Livro de Batismos No.12 dos anos de 1833-1857 Igreja Santo Antônio, Santa Bárbara-MG, Matriz, Arquidiocese de Mariana, Batismo de Henrique em 07/05/1852 n. em 05/04/1852

Pais: Antônio Carlos de Rebello Horta e D.Clara Augusta Pinto Coelho da Cunha.

Avós paternos: Sarg.-Mor Manoel José Gomes Rebello e D. Ana Joaquina Francisca da Silva Horta.

Avós maternos: Coronel Felicio Monis Pinto Coelho da Cunha e de Dona Maria da Conceição de Soiza Coutinho.

Padrinhos: Felício Moniz Pinto Coelho da Cunha e D. Marianna Felícia Pinto Coelho da Cunha.

Padre: Joam Bap.ta Figr.do.

Vigário: Joam Bap.ta d'Figr.do.

1-12-2 Maria, nascida em Santa Bárbara-MG em 16-10-1853, batizada em 25 de novembro do mesmo ano.

Fl.11(9) do Livro de Batismos No.12 do Livro de batismos dos anos de 1833-1857 Igreja Santo Antônio, Santa Bárbara-MG, Matriz, Arquidiocese de Mariana, Batismo de Maria em 25/11/1853 n em 16/10/1853

Pais: Antônio Carlos de Rebello Horta e D.Clara Augusta Pinto Coelho da Cunha.

Padrinhos: Carolino Moniz Pinto Coelho e D.Escolastica Joaquina da Cunha Porto.

Padre: Joam Bap.ta Figr.do.

Vigário: Joam Bap.ta d'Figr.do.

 

3- Brigadeiro Antônio Caetano Muniz Pinto Coelho da Cunha, casou em Barão de Cocais-MG em 04-11-1788 com Ana Casemira Furtado Leite de Mendonça, filha de Manoel Furtado Leite de Mendonça, natural da Ilha de São Miguel-Portugal e Inácia Custódia de Oliveira Leite (SL. 4º, 332, 5-1). Família “Horta” 3-2-1-2-2

Fl.113v do Livro de Óbitos(com casamentos) dos anos de 1750-1798 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capella Sr.a S.Anna, Arquidiocese de Marianna - Casamento de Antonio Caetano Munis Pinto Coelho e Anna Casimira Furtado Leite de Mendonça aos 04-11-1788.

Pais do noivo: Cel. Luiz José Pinto Coelho e Anna Joanna de Miranda e Costa.

Pais da noiva: Cap.-mor Manoel Furtado Leite de Mendonça e D.Ignacia Custodia de Oliveira Leite.

Testemunhas: Dr.Francisco Pais de Oliveira Leite e o Ten.Cel. Francisco de Paula Freire de Andrade.

Padre: Bento de Mello Bezerra Rego.

Vigário: João Per.a de Sá.

A certidão foi relançada na pag.144(146) do Livro de casamentos dos anos de 1739-1804,

O vigário era Braz Vicente da S.a Leão.

Antonio e Ana tiveram os filhos q.d.:

3-1 Ana Amália Pinto Coelho (ou Ana Amalia de Ataíde Portugal), nascida em Barão de Cocais-MG em 18-10-1789 e batizada em 9 de novembro do mesmo ano. Casou aos 13-04-1815 com o Capitão Joaquim Roberto de Carvalho e Macedo, filho do Dr. José Vaz de Carvalho e Escolástica Joaquina de Macedo. (SL)

Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Anna de Cocais, Arquidioc.de Mariana, Fl.9v do Livro de Batismos dos anos de 1789-1798. Batismo de Anna aos 09-11-1789 n. em 18-10-1789,

Pais: Sarg.-Mor Antonio Caetano Muniz Pinto Coelho e D. Casimira Furtado Leite e Mendonça. Padrinhos: Cap.-Mor Manoel Furtado Leite e Mendonça e sua mulher D.Ignacia Custodia de Oliveira Leite.. Padre: Manoel Moreira de Figueiredo, Vigário de Catas Altas. Vigário: Bras Vicente da S.a Leão.

Relançada na pag.68v do Livro de Batismos(com Obitos) dos anos de 1750-1798. Consta como vigário João Per.a de Sá.

 

Fl.36 do Livro de casamentos dos anos de 1801-1862. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidiocese de Mariana, Casamento de Joaquim Roberto de Carvalho e Anna Amália aos 13-04-1815.

Testemunhas: Cap.m Felicio Moniz P.to Coelho da Cunha, o Cel. An.to Thomas de Figr.do Neves e o Cap.m Jozé Luis O.to Coelho da Cunha.

Padre: Antonio Izidoro da S.a Dinis.

Vigário:Antonio Izidoro da Silva Dinis.

          Ana Amália faleceu em Barão de Cocais aos 02-09-1872.

Fl.17 do Livro de Óbitos dos anos de 1856-1904. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Matriz, Arquidiocese de Mariana, Registros Paroquiais, 1719-1908  Óbito de Ana Amalia Pinto Coelho em 02-09-1872.

Vigr.o Ant.Alz.

Filhos de Ana Amalia e Joaquim Roberto que encontramos em documentos:

3-1-1 Dr. Joaquim Roberto de Carvalho Pinto, casado com Henriqueta Gavião Peixoto, filha de Brigadeiro Bernardo José Pinto Gavião Peixoto e Ana Policena de Andrade e Vasconcelos.

Pais de, q.d.:

3-1-1-1 Bernardo, nascido em Barão de Cocais. Tenente-coronel Bernardo Avelino de Carvalho Pinto em S.L. 4º 339, 9-2.

Fl.18v(19v) do Livro de Batismos dos anos de 1832-1843. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Bernardo aos 09-09-1849 n. em 13-08-1849

Pais: Dr. Joaquim Roberto de Carvalho e Henriquetta Carolina Gavião de Carvalho.

Padrinhos: Ce.Francisco de Assis Pinto Coelho da C.a e D.Escolastica Joaquina de Carvalho Pinto.

Padre: Antonio Alz.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

Este termo foi primeiramente lançado na Fl.147v(41v) dos anos de 1819-1882 sendo a data de Batismo 09/09/1839, e incluia os avós:

Avós Paternos: Joaquim Roberto de Cavalho Macedo, Cavaleiro Fidalgo da Caza Imperial e professo na Ordem de Christo e D.Anna Amália de Athayde Portugal.

Avós Maternos: Brigadeiro Bernardo José Pinto Gavião Peixoto, Viador de S.Magestade Imperial, digo, Imperatriz, e Fidalgo Cavaleiro da Caza Imperial, Comendador da Ordem de Christo e Avis e D.Anna Policena de Andrade Gavião.

Consta também, que seu pai Doutor Joaquim Roberto de Carvalho Pinto, era Cavaleiro Fidalgo da Caza Imperial e casado com D.Henriqueta Gavião de Carvalho.

 

3-1-1-2 Ana Amália de Carvalho Pinto, (Segundo SL. 4º, 340, 9-3 reside no Rio de Janeiro no estado de viúva de seu primo Pedro Alvares Coutinho) casou com Pedro Álvares Coutinho 3-1-3-1 abaixo

3-1-2 Maria Caetana de Carvalho Pinto, casou com Ten.Cel. Emílio Soares de Gouvêa Horta, filho do Cap. Luiz Soares de Gouvêa e Bárbara Pires Lemes de Oliveira Horta. Família “Horta” 3-6-1-4-3-1.

3-1-2-1 Emílio, nascido em Barão de Cocais em 19/04/1839 e batizado em 10-02-1840

Fl.89(102) do Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana-  Batismo de Emílio aos 10-02-1849 n. 19-04-1849.

Pais: Emilio Soares de Govea Horta e D.Maria Caetana de Carvalho Pinto.

Padrinhos: Ten.Cel. Jozé Feliciano Pinto Coelho da Cunha e D.Ana Amalia de Athaide Portugal.

Padre: Euzébio do Coutto Barboza.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

3-1-3 Joaquina Amália de Carvalho Pinto, com 18 anos em 13-10-1839 casou em Barão de Cocais-MG com José Maria de Aguiar. Geração em 1-6-1 supra.

3-1-4 José, nascido em Barão de Cocais-MG em 10-10-1821 e batizado aos 15 do mesmo mês

Fl.80(83) do Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882 Igreja Católica S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Batismo de José aos 15-10-1821 n. 10-10-1821.

Pais: Joaquim Roberto de Carvalho Macedo e Anna Amalia de Athaide Portugal.

Padrinhos: Cadete Luiz Jozé Pinto Coelho e D.Antonia Thomazia Pinto Coelho.

Padre: Vicente Aleixo de Oliveira.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza

3-1-5 Ana Carolina de Carvalho Pinto, nascida em Barão de Cocais-MG em 11-12-1822, onde aos 06-02-1842 casou Pedro Alves de Souza Coutinho, com 21 anos.

Fl.2(repetido na Fl.87(100) do Livro de Batismos No. 2 dos anos de 1817-1882. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Batismo Ana aos 10-03-1823 n. 11-12-1822.

Pais: Joaquim Roberto de Carvalho e Macedo e Anna Amalia de Athaide Portugal.

Padrinhos: Brigadeiro Daniel Pedro Muller por procuração que apresentou o Sarg.Mor Jozé Felicianno Pinto Coelho e D.Maria Carolina de Athaide Portugal, por procuração que apresentou D.Maria Caetana de Carvalho Macedo.

Padre: Vicente Aleixo de Olivr.a.

Vigário: Vicente Aleixo de Olivr.a.

 

Fl.80v do Livro de Casamentos dos anos de 1801-1862. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Registros Paroquiais, 1719-1908 - Casamento de Pedro Alves de Souza Coutinho e Anna Carolina de Carvalho Pinto aos 06-02-1842.

Testemunhas: Veador Jozé Felicianno Pinto Coelho da Cunha e Cap.Modesto Pinto Coelho da Cunha

Padre: Antonio de Souza Reis.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

Anotações na lateral do termo: Pedro Alves, idade 21; Anna Carolina, idade 18

Pais de, q.de.:

3-1-3-1 Pedro, nascido no Brumado, Santa Bárbara-MG em 11-07-1844 e batizado em 10-10-1844. (Segundo SL. 4º, 337, 9-2 Pedro Alvares Coutinho, fez estudos preparatórios em S. Paulo e faleceu no Rio de Janeiro estando casado com sua prima-irmã Ana Amália de Carvalho Pinto, f.a do Dr. Joaquim Roberto de Carvalho Pinto). Pedro Alvares Coutinho casou com Ana Amalia de Cavalho Pinto, 3-1-1-2 supra.

Fl.19(17) do Livro de Batismos No.12 dos anos de 1833-1857 Igreja Católica Santo Antônio, Santa Bárbara-MG, Capela N.S.Conceição, Fazenda Paciência, Arquid.Mariana - Batismo de Pedro aos 10-10-1844 n. em 11-07-1844.

Pais: Pedro Alves de Soiza Coutinho e D.Anna Carolina de Soiza Coutinho.

Padrinhos: Ten.Cel. Francisco de Assis Pinto Coelho da Cunha e D.Maria Candida de Oliveira.

Padre: Antonio Alves de Soiza Coutinho.

Vigário: Joam Bap.ta d'Figr.do.

3-1-6 Escolática Joaquina, nascida em Barão de Cocais-MG em 05-05-1824 e batizada aos 06 de Julho do mesmo ano. Casou com o Cap. José Maria da Cunha Porto (SL. 4º, 337, 8-5)

Fl.10 do Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882 Igreja Católica S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Batismo de Escolástica aos 06-07-1824 n. em 05-05-1824

Pais: Joaquim Roberto de Carvalho Macedo e Anna Amalia de Athaide Portugal.

Padrinhos: Cel.Felicio Moniz Pinto Coelho da Cunha e D.Maria Caetana de Carvalho e Macedo.

Padre: Vicente Aleixo de Oliveira.

Vigário: Vicente Aleixo de Oliveira

Entre os filhos do casal:

3-1-6-1 Virgínia, nascida em Brumado, Santa Bárbara-MG em 08-04-1845 e batizada em 14 de maio do mesmo ano. Seguno a GP casou com Daniel Arthur Horta O’Leary. Família “Horta” 3-6-1-9-3-2.

Fl.20v(18v) do Livro de Batismo nº 12 dos anos de 1833-1857 Igreja Santo Antônio, Santa Bárbara-MG, Capela N.S.Conceição, Fazenda Paciência, Arquid.Mariana - Batismo de Virgínia aos 14-05-1845 n. 08-04-1845.

Pais: Cap.José Maria da Cunha Porto e D.Escolastica Joaquina da Cunha Porto.

Avós paternos: Não constam.

Avós maternos: Não constam.

Padrinhos: José Feliciano Pinto Coelho da Cunha por procuração apresentada por José Maria Pinto da Cunha Porto e Dona Anna Amália Athaide Portugal.

Padre: Joam Bap.ta de Figr.do.

Vigário: Joam Bap.ta de Figr.do.

3-1-7 Francisco, nascido em Barão de Cocais-MG em 20-10-1825 e batizado em 19 de novembro do mesmo ano.

Fl.15v do Livro de Batismos N.o 2 dos anos de 1817-1822 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Batismo de Francisco aos 19-11-1825 n. 20-10-1825

Pais: Joaquim Roberto de Carvalho e Macedo e Anna Amalia de Athaide Portugal.

Padrinhos:Ten.Francisco de Assis Pinto Coelho e D.Emilia Fortunata de Carvalho e Macedo.

Padre: Vicente Aleixo de Oliveira.

Vigário: Vicente Aleixo de Oliveira

3-1-8 Elisa Robertina de Carvalho Pinto, com 17 anos em 20-11-1844 “dispensados do impedimento de consanguinidade em segundo grau e outro em primeiro” casou com Francisco de Assis Pinto Coelho. Geração em 3-7.

3-1-9 Cap. Antônio Augusto de Carvalho Macedo, batizado em Barão de Cocais-MG em 24/12/1828. Casou com Amélia Carolina de Souza Coutinho (SL. 4º, 340, 8-10)

Fl.26v(29v) do Livro de batismos No.2 dos anos de 1817-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Capela S.Anna de Cocais, Barão de Cocais-MG, Arquidioc.de Mariana- Certidão de Batismo de Antônio aos 24-12-1828.

Pais: Joaquim Roberto de Carvalho Macedo e Anna Amalia de Athaide Portugal.

Padrinhos: Gomes Freire de Andrade e D.Júlia Amália de Araujo.

Padre: Guimas.

Entre seus filhos:

3-1-9-1 Antonio, batizado em Brumado, Santa Bárbara-MG em 05-08-1858,

Fl.235(239) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860. Igreja Católica S. João Baptista do Morro Grande, Capela S.Anna de Cocais, Barão de Cocais-MG, Brumado, filial de S.Barbara, Arquidioc.de Mariana- Batismo de Antônio aos 05-08-1858.

Pais: Alferes Antonio Augusto de Carvalho Macedo e D.Amélia Carolina de Carvalho Coutinho.

Padrinhos: Comendador João Alves de Souza Coutinho e D.Anna Amália de Athaide Portugal.

Padre: Conego João Baptista de Figueredo.

Vigário: Euzébio do Coutto.

 

3-2 Antônio Caetano Pinto Coelho da Cunha, nascido em Barão de Cocais-MG em 08-09-1790 e, batizado em 14 de Novembro do mesmo ano.

Fl.s 15 e 15 do Livro de Baptismos dos anos de 1789-1798 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Capela S.Anna de Cocais, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Antônio aos 14-11-1790 n. 08-09-1790.

Pais: Sarg.-Mor Antonio Caetano Monis Pinto Coelho e D.Anna Cazimira Furtado Leite e Mendonça.

Avós Paternos: Cel. Luiz Joseph Pinto Coelho e D.Antonia Joanna de Miranda e Costa.

Avós Maternos: Cap.-Mor Manoel Furtado Leite e Mendonça e D.Ignacia Custódia de Oliveira Leite.

Padrinhos:Cel. Luiz Joseph Pinto Coelho, por procuração que apresentou do Cap.Mor Manoel Furtado Leite e Mendonça e D.Antonia Joanna de Miranda e Costa por procuração desta D.Anna Ignacia Pires de Oliveira, moradores de Antonio Dias de Villa Rica.

Padre: Leonel de Abreu Lima.

Vigário: André Mello dos Sanctos.

 

          Segundo a Genealogia Paulistana (vol. 4º, 341, 7-2) foi casado duas vezes. com Maria Olinta de Araújo e segunda vez com Júlia Amalia de Araújo falecida aos 27-10-1859 em Barão de Cocais.

Fl.6 do Livro de Óbitos dos anos de 1856-1904 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Capela S.Anna de Cocais, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Óbito de Júlia Amália de Araújo aos 27-10-1859.

Foi sepultada no dia 28 do mesmo mes. Vigr.o Ant.Alz.

          Antonio faleceu em Barão dos Cocais em 11-02-1834.

Fl.125v(11v) do Livro de Batismos(com Óbitos) dos anos de 1819-1882. Igreja Católica S. João Baptista do Morro Grande, Capela S.Anna de Cocais, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Óbito de Antônio Caetano Pinto Coelho da Cunha em 11-02-1834.

Era Coronel.

O C.or Luis Antonio França.

          Coronel Antonio Caetano teve dois filhos naturais com Maria Olinta de Araújo, legitimados por subsequente matrimônio:

Fl. 241 dos anos de 1825-1850. Igreja Nossa Senhora da Assunção de Mariana-MG,

Certidão de Baptismo (Petição) Maria

Aos vinte e oito de Agosto de mil oitocentos e quarenta e quatro, nos foi apresentado uma petição do Il.mo Senhor Ten.te Cor.el Jozé Feliciano Pinto Coelho da Cunha, Tutor dos Orfãos Maria Olinto Pinto Coelho da Cunha e Antonio Olinto Pinto Coelho da Cunha, filhos do seu finado irmão o Coronel Antonio Caetano Pinto Coelho da Cunha, que forão baptizados como expostos, e de Maria, exposta a Luiz José Pinto Coelho, e em virtude do Despacho do Il.mo R.mo P.e Provizor e Vigr.o Geral do Bispado, o Conego Francisco Roiz de Paula e declaração do Tutor o assento Seg.te: Aos onze de Agosto de mil oitocentos e vinte e hum na Capella da Passagem, o Reverendo Jose'Botelho da Costa comlicença baptizou e pos os Santos Oleos a Maria, innocente, exposta a Luiz Jose Pinto Coelho. Forão padrinhos o mesmo Luis José e D.Maximiana Pais de Oliveira Horta, por Procuração que appresentou o dito Padrinho, e para constar faço este assento. O Coadjutor Francisco Roiz de Paula. Declaro que a innocente Maria he filha legitima do Coronel Antonio Caetano Pinto Coelho da Cunha e D.Maria Olinta de Araujo pelo Matrimonio Subsequente a declarada por seo Procurador, em virtude do Despacho, do que p.ª constar faço este. Mar.na, 28 de Agosto de 1844. O Cura Jose Bonifacio de Souza Barradas.

 

3-2-1 Maria Olinta Pinto Coelho da Cunha, batizada em Passagem de Mariana, Mariana-MG em 1821, aos 11-08-1821, exposta a Luiz José Pinto Coelho da Cunha. Segundo PFRJ casou com Dr. Antonio Feliciano Pinto Coelho da Cunha, 3-3-1 abaixo.

3-2-2 Antonio Olinto Pinto Coelho da Cunha

3-3 Cel. José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, Barão de Cocais, nasceu em Barão de Cocais-MG em 01-12-1792 e foi batizado aos 16 do mesmo mês. (Segundo PFRJ vol. 1, 151, VII-3.) casou em 02-02-1819 na Capela de Santa Quitéria filial de Santa Bárbara-MG com Antônia Tomázia de Figueiredo Neves, aí batizada em 03-06-1797, filha do Cel. Antônio Tomás de Figueiredo Neves e Coleta Antônia Ferreira Pinto - família “Figueiredo Neves”.

Livro de Baptismos, da Freguezia de São João do Morro Grande de Barão de Cocais-MG, Capella da Senhora Santa Anna de Cocaes,  Fl.26v dos anos de 1789-1798. Igreja São João do Morro de Barão de Cocais-MG. Baptismo de Joseph:

Aos dez e seis dias Dezembro de mil Sette Centos e noventa annos e dous na Capella de Sancta Anna de Cocaes, filial da Matriz de São João Baptista do Morro grande, O Padre Bento Ribeiro Neves, de minha Licença, baptizou  e pos os Sanctos Oleos a Joseph, parvulo, nascido ao primeiro do dito mês e annos, filho Legitimo do Sargento-Mor Antonio Caetano Monis Pinto Coelho e Dona Anna Casimira Furtado Leite e Mendonça, forão Padrinhos o Mestre de Campo Ignacio de Andrade Soutto Mayor Rondon, e por procuração deste o Capitão Felicio Muniz Pinto Coelho que levou a criança na pia batismal, e Anna Caetana de Athayde Portugal, e por procuração desta Dona Marianna Emannuella Furtado Leite e Mendonça, que levou a dita Criança na pia batismal, aquelles moradores na Cidade do Rio de Janeiro, e estes desta Freguezia, de que fiz este asento que asignei. O Vigr.ºAndré de Mello dos Sanctos.

 

Santa Babara Igreja de Santo Antonio aos 03-06-1797 na capela de Santa Quiteria, filial desta matriz de Santo Antonio do Ribeirão de Santa Barbara bat a Antonia, f.l.do Cel. Antonio Thomas de Figueiredo Neves e D. Coleta Antonia Ferreira Pinto Pinto; foram padrinhos Francisco Jose de Figueiredo Nves por pp q apresentou Ignacio Moreira de Figueiredo Neves, e D. Maria Angela Pinto Fernandes (indicação Silvia Buttros).

          Antonia era irmã inteira de Antonio, nascido em Santa Bárbara aos 01-06-1798, netos paterno do Cap. Antônio Ferreira Neves, natural de Guimarães Arc. de Braga e de Maria Josefa de Jesus natural da freguesia de Santo Antônio da Casa Branca-MG, netos materno do Cel. Tomé Pito Fernandes natural da freguesia de Santa Maria de Campanhã Bispado do Porto e Josefa Ferreira Roriz natural de Santa Barbara.

Santa Babara Igreja de Santo Antonio aos 11-06-1798 em casas de morada do Ten. Cel. Antonio Thomas de Figueiredo Neves de licença bat a Antonio, f.l.do mesmo Ten. Cel. e de sua mulher D. Coleta Fereira Pinto Neves, neto pateno do Cap. Antonio Ferreira Neves, n. de Guimarães Arc. Braga e D. Maria Josefa de Jesus, n. da freg. de Santo Antonio da Casa Branca deste bispado, neto mateno do Cel. Thome Pinto Fernandes, n. da freg. de Santa Maria de Campanhã Bispado do Porto e de D. Josefa Ferreira Roris n. desta freguesia. Foram padrinhos Jose Joaquim de Figueiredo Neves por pp q apresentou o Cap. Antonio Gomes de Abreu Freitas, e D. Josefa Thomasia Cupertino de Abreu. Nasceu no primeiro do dito mes (indicação Silvia Buttros).

 

          Coronel José Feliciano faleceu em Barão de Cocais-MG em 09-07-1869,

Livro de Óbitos da Freguezia de São João do Morro Grande de Barão de Cocais-MG, Matriz, Fl.16v dos anos de 1856-1904. Igreja Católica São João do Morro de Barão de Cocais-MG, - Óbito.Barão de Cocaes(José Feliciano Pinto Coelho da Cunha)

Aos nove de Julho de mil oitocentos e sessenta e nove foi sepultado nesta Matriz do arco para sima o Barão de Cocaes sem Sacramentos e foi encomendado Solemnemente pelo Paroco desta Freguezia.O V. An.to Alz.

Tiveram:

3-3-1  Dr.Antônio Feliciano Pinto Coelho da Cunha, nascido em Barão de Cocais-MG em 01-01-1823 e batizado em 10 de março do mesmo ano. Segundo PFRJ casou com Maria Olinta Pinto Coelho da Cunha 3-2-1 supra

Fl.2(repetido na Fl.87(100)) do Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Capela S.Anna de Cocais, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Antônio aos 10-03-1823 n. 01-01-1823.

Pais: Sarg.to Mor Jozé Feliciano Pinto Coelho e D.Antonia Thomazia Pinto de Figr.do.

Padrinhos: Joaquim Roberto de Carvalho Macedo e Anna Amália Athaide de Portugal

Padre: Vicente Aleixo de Olivr.a.

Vigário: Vicente Aleixo de Olivr.a.

3-3-2 Ana Casimira de Figueiredo em Barão de Cocais-MG aos 25-01-1840, dispensados do parentesco de consanguinidade no quarto grau , casou com o Ten.Cel. Bernardo Antônio Nascentes Pinto, filho do Ten.Cel. Antônio Nascentes Pinto e Ana Rangel Nascentes,

Fl.74 do Livro de Casamentos dos anos de 1801-1862 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capella S.Anna de Cocais, Arquidioc.de Mariana, Casamento de Bernardo Antonio Nascentes e Anna Casimira de Figueredo aos 25-01-1840.

Testemunhas: Ten.Cel. Jozé Felicianno Pinto Coelho da Cunha e O Dr. Jozé Thomaz de Figueredo.

Padre: Euzébio do Coutto Barboza.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

Foram dispensados do parentesco de consanguinidade no quarto grau pelo Cabido em Sede Vacante.

Tiveram, q.d.:

3-3-2-1 Ana, nascida em Barão de Cocais-MG aos 18-10-1840 e batizada em 23 de Dezembro do mesmo ano.

Fls.99 e 99v(112 e 112v) do Livro de Batismos(com Óbitos) dos anos de 1819-1882 Igreja Católica S. João Baptista do Morro Grande, Capela S.Anna de Cocais, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Ana aos 23-12-1840 n. 18-10-1840

Pais: Bernardo Antonio Nascentes Pinto e Anna Casemira Nascentes Pinto.

Avós Paternos:  Antonio Nascentes Pinto e Anna Rengel Nascentes Pinto.

Avós Maternos: Jozé Felicianno Pinto Coelho da Cunha e D.Antonia Thomazia de Figueredo.

Padrinhos: Jozé Felicianno Pinto Coelho e D.Antonia Thomazia de Figueredo Pinto Coelho..

Padre: João Baptista de Figueredo..

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

3-3-2-2 Júlia, batizada em 30-03-1847

Fl.8v(9v) do Livro de batismos dos anos de 1832-1843 Igreja Católica S. João Baptista do Morro Grande, Capela S.Anna de Cocais, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Júlia em 30-03-1847

Pais: Bernardo Antonio Nasc.tes Pinto e Anna Casemira Pinto Coelho.

Avós Paternos: Ten.Ce. Antonio Nascentes Pinto e Anna Rengel Nascentes.

Avós Maternos: Comendador Jozé Felicianno Pinto Coelho da Cunha e D.Antonia Thomazia de Figueredo Pinto Coelho.

Padrinhos: Bernardo Jozé Thomas de Figueredo e D.Anna Rangel de Nascentes.

Padre: João Baptista de Figueredo.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

3-3-3 Júlia Amália Pinto Coelho de Fiqueiredo, batizada em Barão de Cocais-MG em 08-09-1824. Dispensados do impedimento de consanguinidade em segundo grau da linha transversal igual , casou em 24-11-1850 com o Ten.Cel. Ovídio César Pinto Coelho. Geração em 3-8-3 abaixo,

Fl.12 do Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Capela S.Anna de Cocais, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Registros Paroquiais, 1719-1908 - Batismo de Júlia aos 08-09-1824.

Pais: Sarg.to Mor Jozé Feliciano Pinto Coelho e D.Antonia Thomazia Pinto Coelho.

Padrinhos: Ten.Cel. Antonio Caetano Pinto Coelho e D.Maria Thomazia Pinto de Figueredo.

Padre: Francisco Xavier Augusto de França, vigário de Catas Altas.

Vigário: Vicente Aleixo de Olivr.a

3-3-4 Antônia Josefina de Figueiredo Pinto Coelho, batizada em Barão de Cocais-MG em 28-03-1829. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau, casou aos 31-03-1858 com o Ten.Cel. João Jacinto de Aguiar Leite Pinto, 1-6-6 supra.

Fl.27v(30v) do Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882  Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Capela S.Anna de Cocais, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Marianna - Certidão de Batismo de Antônia aos 28-03-1829

Pais: Ten.Cel. Jozé Felicianno Pinto Coelho da Cunha e D.Antonia Thomazia Pinto Coelho de Figr.do.

Padrinhos: Cap.m Manoel Thomas de Figr.do e D.Maria Con.çam de Soiza Coutinho.

Padre: João Baptista de Figr.do, vigário de S.ta Bárbara.

Vigário: Vicente Aleixo de Olivr.a.

3-3-5 José Antônio Pinto, natural de Minas Gerais. Faleceu em Bofete-SP em 23-11-1911 com 75 anos declarados e casado com Laura Maria de Oliveira. Com geração.

(microfilme 1.366.498 – Item 1 pesq. Antônio Carlos de Castro) Cartório de Registro Civil de Bofete-SP, antigamente conhecida como Samambaia e também como Rio Bonito, Livro 4 de Óbitos dos anos de 1909-1923 pag. 54v e 55 Registro nº 80:

Aos vinte e seis dias do mez de dezembro de mil novecentos e onze nesta cidade de Rio Bonito, comarca de Tatuy, Estado de São Paulo, em meu cartório registro o óbito de um adulto do sexo masculino, de cor branca, falecido em domicílio no dia vinte e três do corrente as oito horas da noite no Bairro da Lagoa, deste districto, de nome José Antº Pinto, com setenta e cinco annos de idade, cazado com Laura Maria de Oliveira, naturaes do Estado de Minas Geraes, residente neste districto de cujo consórcio deixou os filhos de nome Eucrídia, João, Amélio, Rosa, Alcídia, além de oito filhos de outras mulheres, em conseqüência de morte repentina sem assistência médica e foi sepultado no cemitério de Ribeirão Grande de Botucatu. Do que para constar lavrei este termo que assegura o declarante com as testemunhas. Felype de Camargo, escrivão o escrevi.

Assinados:

Francisco Albino de Ávila

Bernardino Gonçalves de Oliveira

Antenor de Oliveira Mello

Anotações na lateral da página 54v:

Aos vinte e cinco de julho de mil novecentos e sessenta e oito nesta cidade de Bofete, Comarca de Conchas, Est. de São Paulo passado a presente retificação afim de ficar constando do assento, que o falecido José Antônio Pinto é filho de José Feliciano Pìnto Coelho da Cunha e Dª Antonia Thomazia Pinto Coelho em atenção ao mandado judicial hoje apresentado, expedido em data de 24 de julho de 1968, devidamente assinados pelo Dr. Juiz de Direito da Comarca, requerido perante os autos no Cartório do 1º Ofício da Comarca. Eu O...

De Camargo, oficial que escrevi.

Assinado

Ourivides(?) de Camargo

 

3-4 Cel. Luiz José Pinto Coelho da Cunha. Segundo a Genealogia Paulistana, vol. 4º 342, 7-4: faleceu solteiro, deixando duas f.ªs naturais reconhecidas:

3-4-1 Maria Luiza Pinto Coelho da Cunha, casada com Manoel Ignacio Furtado Leite

3-4-2 Maria Adelaide Pinto Coelho da Cunha, casada com Fernando José Pereira. Com geração.

Pais de, q.d.:

3-4-1-2 Emília, batizada em 29-10-1847 e m Barão de Cocais-MG

Fl.10v(12v) do Livro de Batismos dos anos de 1832-1843 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Registros Paroquiais, 1719-1908 - Batismo de Emília aos 29-10-1847.

Pais: Fernando José Pereira e D.M.Adelaide Pinto Coelho.

Padrinhos: Dr. Jozé Thomas de Figueredo Neves e D.Anna Casemira Pinto Coelho da Cunha. Por procuração que apresentou a dita supra D.Clementina Sophia Nascentes de Figueredo.

Padre: Euzébio do Coutto.

Vigário:Euzébio do Coutto.

3-5 Maria, nascida em Barão de Cocais-MG em 16-10-1796 e batizada em 16-11-1796

Fl.40(32) do Livro de Batismos dos anos de 1766-1814 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Capella Sr.a S.Anna, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana.

Aos desaseis dias do mês de Novembro de mil setecentos e noventa e seis com licença do R.do Remigio Varella da Fonseca, Vigário Encomendado desta Freguezia de São João Baptista do Morro grande, na Capella de S.Anna dos Cocaes, filial da dita Matriz, baptizou e pos os Sanctos Oleos o P.e Bento Ribeiro Neves a Maria, innocente, filha legitima do Sarg.to-Mor Antonio Caetano Pinto Coelho e sua mulher Dona Anna Casimira Furtado Leite e Mendonça, nascida aos 16 de outubro do dito anno: forão Padrinhos o Capitão-Mor Felicio Moniz Pinto Coelho e D.Anna Ricarda, filha do d.º Cap.-mor, de que para constar, fis este assento que assignei a 31 de Julho de 1797. O Vig.Antonio Isidoro da Silva Dinis.

3-6 Bernardo, batizado aos 28-07-1799

Fl.65 do Livro de Batismos dos anos de 1789-1798 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Capella Sr.a S.Anna, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Bernardo aos 28-07-1799

Pais: Sarg.-Mor Antonio Caetano Muniz Pinto Coelho e D.Anna Cazimira Furtado Leite de Mendonça.

Padrinhos: Gov.General desta Capitania Bernardo Jozé de Lorena, por procuração que apresentou Dr.Francisco Paes de Oliveira Leite.

Padre: Antonio Izidoro da Silva Dinis.

Vigário: Antonio Izidoro da Silva Dinis

3-7 Ten.Cel. Francisco de Assis Pinto Coelho da Cunha, batizado aos 06-12-1801 em Barão de Cocais. Dispensados do impedimento de consanguinidade em segundo grau e outro em primeiro, aos 20-11-1844 casou com Elisa Robertina de Carvalho Pinto, 3-1-8 supra.

Fl.60(51) do Livro de Batismos dos anos de 1766-1814 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG. Aos seis dias do mes de Dezembro de mil oitocentos e hum, nesta Capella de S.Anna de Cocais, o Reverendo Vigario de S.Barbara, Antonio da Fonseca Vasconcellos, baptizou e pos os Santos Oleos a Francisco, innocente, filho legitimo do S.M. Antonio Caetano Pinto Coelho e D.Anna Casimira Furtado Leite de Mendonca. Forao P.P o Ilmo. E Ex.mo General desta Capitania Bernardo Joze de Lourena, por procuracao que apresentou o Cap.Felicio Moniz Pinto Coelho da Cunha e D.Francisca Teodora de Oliveira Maciel, por procuracao que apresentou o Cadete Antonio Caetano Pinto Coelho, de que fiz este assento. O P.e Antonio Carneiro(?) Ribeiro.

Termo relançado na pag.4v dos anos de 1801-1860. Consta como Vigário Antonio Izidoro da Silva Dinis

 

Fl.83v do Livro de Casamentos dos anos de 1801-1862 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Registros Paroquiais, 1719-1908 -. Casamento de Francisco de Assis Pinto Coelho e Eliza Robertina de Carvalho Pinto aos 20-11-1844.

Testemunhas: Te.Coronel Jozé Felicianno Pinto Coelho da Cunha e o Cadete Luiz Jozé Pinto Coelho da Cunha.

Padre: Antonio de Souza Reis.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

Anotações na lateral da certidão: Francisco de Assis, idade 23; Eliza Robertina, idade 17. Foram dispensados do impedimento de consanguinidade em segundo grau e outro em primeiro pelo Rev.mo Capitular e Vigr.o Geral do Bispado.

 

          Elisa faleceu aos 11-03-1871 e Francisco aos 26-02-1881. Ambos em Barão de Cocais.

Fl.14 do Livro de Óbitos dos anos de 1856-1904 Igreja Católica S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Ana de Cocais, Arquidioc.de Mariana- Óbito de Elisa Robertina de Carvalho Macedo aos 11-03-1871.

Vigr.o Ant.Alz.

 

Fl.38(40) do Livro de Óbitos dos anos de 1856-1904Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Matriz, Arquidiocese de Mariana- Registros Paroquiais, 1719-1908 - Óbito de Francisco de Assis Pinto Coelho da Cunha aos 26-02-1881.

Viuvo, com 70 anos mais ou menos. O Vigr.o Jozé Marciano de Aguiar.

Tiveram os filhos, q.d.:

3-7-1 Elisa, batizada aos 28-02-1847.

Fl.8(9) do Livro de Batismos dos anos de 1832-1843 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidioc.de Mariana- Registros Paroquiais, 1719-1908 - Batismo de Elisa aos 28-02-1847.

Pais: Cel. Francisco de Assis Pinto Coelho da Cunha e D.Eliza Robertina de Carvalho.

Padrinhos: Cap.Modesto Pinto Coelho e D.Anna Maria Pinto.

Padre: Antonio Alves.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

3-7-2 Carlos, aos 09-09-1849.

Fl.18v(19v) do Livro de Batismos dos anos de 1832-1843 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidioc.de Mariana- Batismo de Carlos aos 09-09-1849 n. 01-04-1849

Pais: Cel. Francisco de Assis Pinto Coelho da Cunha e D.Eliza Robertina de Carvalho Pinto Coelho da Cunha.

Padrinhos: Luiz Jozé Pinto Coelho da C.a e Dr.Joaquim Roberto de Carvalho Pinto.

Padre: Antonio Alvz.

Vigário: Euzébio do Coutto

3-7-3 Elvira, aos 04-06-1853.

Fl.142(36) relançada na Fl.147v(41v) do Livro de Batismos(com Óbitos) dos anos de 1819-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidioc.de Mariana- Batismo de Elvira aos 04-06-1853 n. 23-12-1852.

Pais: Cel. Francisco de Assis Pinto Coelho da Cunha e D.Eliza Robertina de Carvalho Pinto.

Padrinhos: Dr.Jozé Thomas de Figueredo e D.Anna Carolina de Carvalho Coutinho.

Padre: Euzébio do Coutto Barboza..

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza

3-7-4 Francisca, aos 15-11-1855.

Fl.141v(35v) do Livro de Batismos(com Óbitos) dos anos de 1819-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidioc.de Mariana- Batismo de Francisca aos 15-11-1855 n. 14-09-1855.

Pais: Ten.Cel. Francisco de Assis Pinto Coelho da Cunha e D.Eliza Robertina de Carvalho Pinto.

Padrinhos: Dr.Mario Jozé Gomez Rabelo Horta e D.Maria Olinta Pinto Coelho da Cunha..

Padre: Euzébio do Coutto Barboza.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

3-8 Modesto Casimiro Pinto Coelho da Cunha, batizado em 12-02-1804 em Barão de Cocais-MG. Casou com Ana Maria Pinto Teixeira da Mota. Modesto faleceu aos 15-10-1872.

Fl.18v do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Capella Sr.a S.Anna, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Modesto aos 12-02-1804.

Pais: Sarg.-Mor Antonio Caetano Pinto Coelho da Cunha e D.Anna Casimira Furtado Leite de Mendonça.

Padrinhos: Pedro Maria Xavier de Atayde de Mello, General desta Capitania, por procuração que apresentou o Cadete Antonio Caetano Pinto Coelho da Cunha e D.Maria Magdalena Leite de Soiza e Oliveira, mulher do mesmo General, por procuração que apresentou o Capitam-Mor Felicio Monis Pinto Coelho da Cunha.

Padre: Antonio da Fonseca Vas Concellos, Vigário de S.Barbara..

Vigário: Antonio Izidoro da Silva Dinis.

 

Fl.18 do Livro de Óbitos dos anos de 1856-1904 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Matriz, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Óbito de Modesto Casimiro Pinto Coelho da Cunha aos 15-10-1872.

Vigr.o Ant.Alz.

Modesto e Ana Maria tiveram os filhos, q.d.:

3-8-1 Modesto nascido em Barão de Cocais-MG em 29-06-1826 e batizado em 30 de Julho do mesmo ano.

Fl.28v(31v) do Livro de Batismos No. 2 dos anos de 1817-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela do Rio São João, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Modesto aos 30-07-1826 n. 29-06-1826.

Pais: Modesto Cazimiro Pinto Coelho da Cunha e D.Anna Maria Pinto Coelho.

Padrinhos: Cel. Joam da Motta Ribeiro e sua mulher D.Maria de Jesus Teixeira.

Padre: João Baptista de Figueiredo.

Capelão: Jozé Antonio Marinho.

Certidão relançada na pag.205v(209v) nos anos de 1801-1860. Consta como Vigário Euzébio do Coutto

3-8-2 Virgílio Augusto Pinto Coelho da Cunha, batizado em 13-02-1828 em Barão de Cocais-MG onde faleceu em 10-08-1869

Fl.23(26) do Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882. Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capella Sr.a S.Anna, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Virgílio aos 13-02-1828

Pais: Modesto Casimiro Pinto Coelho e D.Anna do Patrocinio Maria de Jezus Pinto Coelho.

Padrinhos: Joaquim Roberto de Carvalho Macedo e D.Anna Amália Alves de Portugal.

Padre: Vicente Aleixo de Oliveira.

Vigário: Manoel Fran.co de Sz.a Guim.as.

 

Fl.16v do Livro de Óbitos dos anos de 1856-1904 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Matriz, Arquidiocese de Mariana- Óbito de Virgílio Augusto Pinto Coelho da Cunha aos 10-08-1869

Vigr.o Ant.Alz

3-8-3 Ten.Cel. Ovídio César Pinto Coelho, batizado em 07-03-1829 em Barão de Cocais-MG onde aos 19-05-1869, dispensados do impedimento de consanguinidade em segundo grau da linha transversal igual, casou com Júlia Amália Pinto Coelho da Cunha, 3-3-3 supra. Ovidio faleceu aos 19-05-1869.

Fls.28v(31v) e 29(32) do Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela do Rio São João, Arquidiocese de Mariana - Batismo de Ovídio aos 07-03-1829.

Pais: Modesto Cazimiro Pinto Coelho da Cunha e D.Anna Maria Pinto Coelho.

Padrinhos: O Visconde de Caethe e Viscondeça de Caethe.

Padre: Jozé Dias Duarte.

Capelão: Jozé Antonio Marinho

 

Fl.98 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capella S.Anna de Cocais, Arquidioc.de Mariana, Fl.98 do Livro de Casamentos dos anos de 1801-1862. Casamento de Ouvidio Cezar Pinto Coelho e Julia Amalia Pinto Coelho de Figueredo,

Testemunhas: Cel. Francisco de Assis Pinto Coelho da Cunha e o Dr. Jozé Thomaz de Figueredo.

Padre: Euzébio do Couto Barboza..

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza.

Dispensados do impedimento de consanguinidade em segundo grau da linha transversal igual.

Anotações na lateral da certidão: Ouvidio Cezar, idade 20; Julia Amalia, idade 23.

 

Fl.16v do Livro de Óbitos dos anos de 1856-1904 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Matriz, Arquidiocese de Mariana- Óbito de Ovídio César Pinto Coelho 19-05-1859

Vigr.o Ant.Alz.

Pais de, q.d.:

3-8-3-1 José, nascido em Barão de Cocais-MG em 01-07-1851 e batizado em 15 de novembro do mesmo ano.

Fl.141v(35v) do Livro de Batismos(com Óbitos) dos anos de 1819-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Capela S.Anna de Cocais, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Certidão de Batismo de José aos 15/11/1851 n. 01/07/1851.

Pais: Ouvídio Cesar Pinto Coelho da Cunha e D.Júlia Amália Pinto Coelho da Cunha.

Padrinhos: Comendador Jozé Felicianno Pinto Coelho da Cunha e D.Anna Maria Pinto Coelho da Cunha..

Padre: Francisco Xavier Azeredo de França.

Vigário: Euzébio do Coutto Barboza

3-8-4 Antônio Casimiro Pinto Coelho da Cunha, batizado em 25-04-1830 em Barão de Cocais-MG. Casado, com geração na Genealogia Paulistana.

Fl.30(33) do Livro No.2 de Batismos dos anos de 1817-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Capela S.Anna de Cocais, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Antônio aos 25/04/1830

Pais: Modesto Casimiro Pinto Coelho da Cunha e D.Anna Maria do Patrocinio Pinto Coelho.

Padrinhos: Cel.Antonio Caetano Pinto Coelho da Cunha e sua consorte D.Julia Maria.

Padre: Jozé Antonio Marinho.

Vigário: Vicente Aleixo de Oliveira.

3-8-5 Horácio, batizado em 30-10-1831

Fl.35v(38v) do Livro de Batismos No. 2 dos anos de 1817-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Horacio aos 30-10- 1831.

Pais: Modesto Casimiro Pinto Coelho e D.Anna Maria Pinto.

Padrinhos: Ten.Cel. Jozé Felicianno Pinto Coelho e D.Antonia Thomazia Pinto de Figueiredo.

Padre: C.or França.

Vigário: C.or França.

3-8-6 João Carlos Pinto Coelho da Cunha, batizado em 25-12-1832 em Barão de Cocais-MG. Segundo a Genealogia Paulistana (vol 4º, 343, 8-9) casou com sua prima Antonia Thomasia de Figueiredo Neves. Com f.°s .

Fl.41(44) do Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Ermida do Rio S.João, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Batismo João aos 25/12/1832.

Pais: Ten.Modesto Casimiro Pinto Coelho e D.Anna Maria Pinto.

Padrinhos: Ten.Cel. João da Motta Teixeira e D.Fran.ca de Assis.

Padre: Jozé Dias Doarte.

Vigário: C.or Luiz Antonio França

3-8-7 Carlos Pinto Coelho da Cunha, batizado em 03-09-1833 em Barão de Cocais-MG. Segundo a Genealogia Paulistana (vol 4º, 343, 8-9) casou com sua prima Joana Tomázia de Figueiredo Neves. Com f.°s .

Fl.44(47) do Livro de Batismos No.2 dos anos de 1817-1882 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Capela de S.Ana de Cocais, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Carlos em 03/09/1833.

Pais: Modesto Casimiro Pinto Coelho e D.Anna Maria Pinto.

Padrinhos: Cap.m Francisco de Assis Pinto Coelho e D.Maria Caetana de Macedo.

Padre: C.or Luiz Antonio França.

Vigário: C.or Luiz Antonio França.

3-8-8 Américo, batizado em 06-12-1834

Fl.191(195) do Livro de Batismos dos anos de 1801-1860 Igreja S. João Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Arquidiocese de Mariana- Batismo de Américo em 06/12/1834

Pais: Cap.Modesto Casimiro Pinto Coelho e D.Anna Maria do Patrocinio.

Padrinhos: Cadete Luis José Pinto Coelho e D.Emerenciana.

Padre: Vicente Aleixo de Oliveira..

Vigário: Euzébio do Coutto.

4- Capitão Mor Francisco Manoel Pinto Coelho da Cunha, natural de Pitangui-MG, casou com Catarina Felícia de Abreu e Mello, filha do Capitão Leonel de Abreu Lima e Maria Inácia Pires de Oliveira. Família “Leonell de Abreu Lima” 10.

          Catarina Felicia foi inventariada em Mariana-MG em 1845. Francisco Manoel faleceu com testamento em 17-03-1846 e foi inventariado no mesmo ano.

AHCSM - Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana-MG

Documento: Inventário

Inventariado: Catarina Felícia de Abreu e Melo

Inventariante: Francisco Manoel Pinto Coelho da Cunha

Data: 1845

Local: Mariana

Ref. Cx: 96/ A: 2002/ 1º of

Transcrição feita por Izabella Fátima de Oliveira Sales de Itabirito-MG a pedido de Antônio Carlos de Castro

[fl. 1] [Abertura]

Inventário amigável / dos bens que ficaram pe / lo falecimento da supra / nomeada casada que foi / com o Capitão Francisco Manoel / Pinto Coelho da Cunha

[fl.3] Inventario e partilhas, que amigavelmente fazem / o Capitão Francisco Manoel Pinto Coelho da Cunha / seus filhos e genros [ilegível ] e herdeiros da finada / Dona Cattarina Felícia de Abreo e Mello, falecida sem / testamento, cuja combinação fizeram entre si de fazerem este / inventário e partilhas amigável, por não haverem órfãos / ou menores que se tornasse necessário inventário judicial

[Herdeiros]

-Dona Albina Ignacia Rosa de Abreu

-Maria Ignacia Pires casada com Jose The/motheo de Freitas

-D. Anna Felicia de Abreu

-Francisco Urbano casado com Maria do Carmo

-Luiz Jose Pinto Coelho da Cunha

-D Angélica Querubina de Abreu casada com Joaquim Alves da Cunha

-D Mathildes

 

AHCSM - Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana-MG

Documento: Inventário

Inventariado: Capitão Francisco Manoel Pinto Coelho da Cunha

Inventariante: Luiz Jose Pinto Coelho da Cunha

Data:1846

Local: Mariana

Referencia: cx142 / A:2977 / 1º of

Transcrição feita por Izabella Fátima de Oliveira Sales de Itabirito-MG a pedido de Antônio Carlos de Castro

[fl1] [Abertura]

Inventario dos bens que ficaram por / falecimento do Capitão Francisco / Manoel  Pinto Coelho da Cunha / falecido com testamento aos 17 de março / de 1846 (...)

[fl5v] Titulo de herdeiros:

1- Dona Maria Ignácia casada com / Jose Thimotio de Freitas morador no / município de Santa Luzia.

2- Dona Anna Felicia de Abreu solteira / de idadede48 anos.

3- Francisco Urbano Pinto Coelho da Cunha / casado.

4- Dona Matildes Durcelina de Abreu / solteira de 47 anos.

5- Luis Jose Pinto Coelho da Cunha, casado.

6- Dona Albina Ignacia Rosa de Abreu / solteira de 41 anos.

7- Dona Angélica Durcelina de Abreu /casada com o Alferes Joaquim Alves / da Cunha.

[fl14] [Traslado do Testamento:]

Em nome de Deus Amem – Eu / o Capitão Francisco Manoel Pin/to Coelho da Cunha (...) faço / este meu testamento, e ultima von/tade da maneira e forma seguinte: (...) Sou nascido e batizado na freguesia / da Vila de Pitangui filho legiti-/mo do Coronel Luiz Jose Pinto Co-/lho da Cunha, e sua mulher Do/na Antonia Joanna de Miranda/ e Costa, já falecidos. Fui casado a / face da igreja com Dona Cathari-/na Felicia de Abreu Mello / já falecida (...) Meu cor/pó será sepultado na Igreja mais / próxima ao lugar do meu falecimen/to acompanhado pelo Reverendo / pároco ou sacerdote que suas vezes / fizer sem a menor pompa sé / quero que se me digam as missas/ de Corpo presente que na oca/sião se puder e depois meu / testamenteiro mandará / dizer por minha Alma vinte / missas e dez pela alma da finada / minha mulher todas de (...) seiscentos reis cada uma. Deixo fo/rras as minhas Escravas Marianna e Josefa que gozarão de sua liberdade / desde o dia do meu falecimento, e o es-/cravo Manoel Joaquim, já a tem-/pos lhe passei carta a qual meu / testamenteiro lhe entregará por mi-/nhá morte. Satisfeitas as mi-/nhás disposições, e despesas do meu / enterro do restante da minha terça / instituo por herdeiro a meu filho / Luis Jose Pinto Coelho da Cunha (...) Por esta for-/ma tenho Concluído este meu / testamento, e ultima e derradeira / vontade (...)

 

Foram sete os filhos do casal, segundo os inventários:

4-1 Luiz José Pinto Coelho da Cunha,

4-2 Maria Ignacia Pires

4-3 Ana Felicia de Abreu,

4-4 Mathildes Durcelina de Abreu,

4-5 Francisco Urbano Pinto Coelho da Cunha

4-6 Albina Ignacia Rosa de Abreu,

4-7 Angélica Querubina de Abreu

 

4-1 Capitão mor Luiz Pinto Coelho da Cunha, natural de Pitangui-MG, casou quatro vezes. “dispensados do impedimento de consanguinidade em 2.o grau da linha transversal”, casou aos 12-02-1822 com Henriqueta Madalena de Oliveira Leite, nascida em Ouro Preto-MG, filha do Cel.Maximiano de Oliveira Leite e Maria Eugênia Galvão de São Martinho. Família “Leonel de Abreu Lima” 3-4.

Igreja N.Sra. da Assunção, Mariana-MG, Capella de S.Antonio do Morro da Passagem, Arquidiocese de Mariana-MG, do Livro de Casamentos dos anos de 1807-1857

Aos doze de Fevereiro de mil oitocentos e vinte e dois na Capella do Morro de S.Antonio desta cidade pelas seis horas da tarde o Reverendo Francisco Rodrigues de Paula de comissão minha assistio ao Sacramento do Matrimonio q. na sua presenca celebrarao depois de dispensados do impedimento de cazar com consanquindade em segundo grau da linha transversal, habilitado da Provizao do Ordinario os contraentes Luiz Joze Pinto Coelho da Cunha , filho legitimo do Capitao Francisco Manoel Pinto Coelho da Cunha e de D.Catharina de Abreo Lima, nascido e batizado na Freguezia da Villa de Pitangui, e do prezente, morador em S.Domingos da Freguezia do Sumidouro, e de D.Henriqueta Magdalena de Oliveira Leite, filha legitima do Tenente Coronel Maximiano de Oliveira Leite, e de Maria Eugenia Galvao de Sao Martinho, nascida e batizada na Freguezia de Ouro preto da Villa Rica, e do prezente moradora na dita Capella de S.Antonio desta Cathedral e lhe conferio as Bencaos Nupciaes na forma do Ritual Romano, sendo ates.do das testemunhas prezentes o Sargento-Mor Pedro Muze e o Capitao Manoel Joze Monteiro e p.constar mandei fazer este assento. O Cura Joaquim Joze Roiz Rocha.

 

          Segunda vez aos 12-08-1850, dispensados do impedimento que tinham, Capitão Luiz José com 54 anos declarados casou com Ana Zeferina Ferreira com 50 anos, viúva de Joaquim Inocêncio Gonçalves Pena e filha do Ten.Vicente Ferreira de Sá e Castro e Genoveva Maria do Sacramento, viúva de Joaquim Inocêncio Gonçalves Pena. Família “Os Ribeiro da Silva de S. Gonçalo do Brumado” § 1º, 2-4. Sem geração destas nupcias.

Oratório da Fazenda do Jurumiry, Parochia de Sant'Anna de Guaraciaba-MG, Archidiocese de Marianna-MG, Pag.4 do Livro 1.o de Casamento desta Paroquia de Guaraciaba.

Aos 12 agosto de 1850, presentes o cel. Domiciano Ferreira de Sá e Castro e Marcelino da Cunha, no oratorio da fazenda di Jurumiry, cc. cap. Luiz Jose Pinto Coelho da Cunha viuvo que fora por falecimento de Henriqueta de Oliveira Leite, de idade 54 anos, com d. Ana Zeferina Ferreira viuva que ficara de  Joaquim Inocencio Gonçalves Pena, de idade 50 anos, dispensados de impedimento que tinham.

Testemunhas: Ce. Domiciano Ferreira de Sá e Castro e Marcelino da Cunha Osório. Vigário: Felipe Benicio Raimundo.

 

          Terceira vez casou com Ana Helena de Oliveira e Castro, inventariada em 1870. Com filha única deste matrimônio:

AHCSM - Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana-MG

Documento: Inventario

Inventariado: Anna Helena de Oliveira e Castro

Inventariante: Luis Jose Pinto Coelho da Cunha

Data:1870

Local: Barra do Bacalhau

Referência: cx:29 / A:719 / 1ºof

Transcrição feita por Izabella Fátima de Oliveira Sales a pedido de Antônio Carlos de Castro

[fl1] [Abertura:]

Defunta D. Anna Hele-/na de Oliveira e Castro casa/da que foi com o Capitão / Luis Jose Pinto Coelho da Cunh[a] [letra rasgada]

[fl3] [Título de herdeiros:]

Viúvo: Capitão Luis Jose Pinto Coelho Cunha /

Filhos: D. Maria Jose -um ano e quatro meses

 

Luiz José faleceu em 03-04-1890 em Guaraciaba, com 89 anos declarados (declarou 54 anos em 1850) e deixando viúva sua quarta mulher Inácia Bárbara Pinto Coelho.

Cartório de Registros Civis de Guaraciaba-MG, Certidão de Óbito do Cap.Luiz José Pinto Coelho da Cunha, Fls.19v e 20, No.10 do Livro de Óbitos No.1 C, registro aos 10 abr 1890. Faleceu aos 03 abril 1890 de moléstia desconhecida, com 89 anos de idade, natural de Ouro Preto. Deixou viúva do seu 4o.casamento: Ignácia Bárbara Pinto Coelho. Declarante: Pedro Theodoro de Assis Castro. Testemunhas: José Ricardo de Lanna Peixoto e Hygino Antonio do Nascimento. Escrivão de Paz: José Pedro Duarte Jalles.

 

Filhos de Luiz Pinto da Cunha e Henriqueta Madalena:

4-1-1 Maria Eugênia de Oliveira Leite

4-1-2 Albina Carolina

4-1-3 Angélica Madalena de Oliveira Leite

4-1-4 Manoel

4-1-5 Luiz

 

Filha única com a 3ª mulher Ana Helena de Oliveira e Castro:

4-1-6 Maria José

 

4-1-1 Maria Eugênia de Oliveira Leite, casou com Francisco de Assis Martins Guimarães e Castro, filho do Alferes Domingos José Martins Guimarães e Vicência Leopoldina Ferreira de Sá e Castro. Geração na família “Antonio Alves de Castro” 2-1-1.

4-1-2 Albina Carolina, batizada em Passagem Mariana, Mariana-MG em 03-05-1825

Igreja N.Sra.da Assunção, Mariana-MG, Capella de S.Antonio do Morro da Passagem, Arquidiocese de Mariana - Registros Paroquiais, 1711-1980 - Fl.128 do Livro de Batismos dos anos de 1817-1850. Batismo de Albina Carolina aos 03-05-1825.

Pais: Alf.es Luiz Jozé Pinto Coelho da Cunha e D.Henriquetta Magdalena.

Padrinhos: Cap.Francisco Manoel Pinto Coelho e D.Catherina Felicia de Abreu.

Padre: José Botelho.

Cura: Manoel Julio de Miranda.

4-1-3 Angélica Madalena de Oliveira Leite, batizada em Passagem Mariana, Mariana-MG em 02-05-1828. Casou em 20-06-1849 em Guaraciaba-MG com Domingos Gonçalves de Abreu, nascido em Guaraciaba-MG em 1821, filho de Domingos Leonel de Abreu Lima e Maria Gonçalves Leal. Geração na família “Gonçalves Leal”, 2-8-3

Fl.157 do Livro de Batismos dos anos de 1817-1850 - Igreja N.Sra.da Assunção, Mariana-MG, Capella de S.Antonio do Morro da Passagem, Arquidiocese de Mariana - Batismo de Angélica Madalena aos 02-05-1828.

Pais: Alf.es Luiz Jozé Pinto Coelho e D.Henriquetta.

Padrinhos: Pedro Afonço Galvão e D.Maria Magdalena.

Padre: José Bonifácio de Sousa.

Cura: Manoel Julio de Miranda.

4-1-4 Manoel, batizado aos 16-09-1830

Igreja N.Sra. da Assunção, Mariana-MG, Capella de S.Antonio do Morro da Passagem, Arquidiocese de Mariana, Fl.172 do Livro de batismos dos anos de 1817-1850.

Batismo de Manoel aos 16-09-1830.  Pais: Alf.es Luiz Jozé Pinto Coelho e D.Henriquetta Magdalena. Padrinhos: Cel. Manoel Alves Toledo Ribas e sua mulher D.Maria de Cassia. Padre: Jozé Botelho da Costa. Cura: João Paulo Barboza.

4-1-5 Luiz, aos 26-10-1846

Capella de Sant'Anna, filial de Guarapiranga (Piranga-MG), Arquidiocese de Marianna, FL.316v do Livro de Batismos de 1835-1868, Certidão de Batismo de Luiz aos , 26 out 1846.  Pais: Cap. Luiz J.e P.to Coelho e D.Henriquetta Magdalena de Oliv.a Leite. Padrinhos: Maximiano Antônio de Oliveira Leite e Altina Ignácia Rosa. Padre: Fellipe Benicio. Vigário: Fellipe Benicio.

4-1-6 Maria José, nascida em Guaraciaba-MG em 19-02-1869 e batizada em 11 de março do mesmo ano. Com um ano e quatro meses no inventário materno. Filha única de Ana Helena de Oliveira e Castro.

Igreja de Sant'Anna, Parochia de Guaraciaba, Guaraciaba-MG, Arquidiocese de Marianna,  Fl.186v do Livro No.2 dos Assentos de Baptizados dos anos de 1850-1870, Batismo de Maria aos 11 mar 1869, nasceu aos 19-02-1869. Pais: Cap.Luiz José Pinto Coelho da Cunha e a finada D. Ana Elena de Oliveira Castro. Padrinhos: Luiz Antônio de Oliveira e Castro e Maria do Espírito Santo Pena e Castro. Padre: Benicio. Vigário: Benicio.

 

4-2 Maria Inácia Pires, batizada em 1798 em Passagem Mariana, Mariana-MG. Casou com José Timóteo de Freitas e eram moradores no município de Santa Luzia em 1846. Com geração na Genealogia Paulistana.

Fl.87 do livro de Batismos dos anos de 1817-1850 Igreja N.Sra.da Assunção, Mariana-MG, Capela de S.Antonio do Morro da Passagem, Arquidiocese de Mariana-MG - Batismo de Maria Inácia em 1798.

Pais: Cap.Francisco Manoel Pinto Coelho e D.Catharina Felicia.

Padrinhos: R.do Bento de Mello e D.Maria Ignacia Pires de Oliveira.

Padre: Lourenço de Abreu Lima.

Cura: Joaquim Jozé Roiz Rego.

O Registro foi lançado 24 anos apos o batismo.

4-3 Ana Felícia de Abreu, solteira com 48 anos em 1846.

4-4 Matildes Durcelina de Abreu, solteira com 47 anos em 1846

4-5 Francisco Urbano Pinto Coelho da Cunha, batizado em Passagem Mariana, Mariana-MG em 1799, onde aos 12-02-1822 “dispensados do impedimento de cazar com consanquindade em segundo grau da linha transversal” casou com Maria Afonsa Galvão de São Martinho, nascida e batizada em Sabará-MG, filha do Cel. Maximiano de Oliveira Leite e Maria Eugênia Galvão de São Martinho. Família “Leonel de Abreu Lima”  3-3.

Fl.77v do Livro de Batismos dos anos de 1817-1850. Igreja Católica, N.Sra.da Assunção, Mariana-MG, Capela de S.Antonio do Morro da Passagem, Arquidiocese de Mariana-MG - Batismo de FranciscoUrbano Pinto Coelho da Cunha em 1799

Pais: Cap.Francisco Manoel Pinto Coelho e D.Catharina de Abreu Lima

Padrinhos: D.Maria Ignacia.

Padre: Joaquim Jozé Roiz Rego.

Cura: Joaquim Jozé Roiz Rego.

O Registro foi lançado 23 anos após o batismo por Ordem Superior em 11/02/1822

 

Fl.93(85) Igreja Católica, N.Sra.da Assunção, Mariana-MG, Capela de S.Antonio do Morro da Passagem, Arquidiocese de Mariana-MG - Registros Paroquiais, 1711-1980

Aos doze de Fevereiro de mil oitocentos e vinte e dois na Capella do Morro de S.Antonio desta cidade pelas seis horas da tarde o Reverendo Francisco Rodrigues de Paula de comissao minha assistio ao Sacramento do Matrimonio que na sua presenca celebrarao depois de dispensados do impedimento de cazar com consanquindade em segundo grau da linha transversal, habilitado da Provizao do Ordinario os contraentes Francisco Urbano Pinto Coelho da Cunha , filho legitimo do Capitao Francisco Manoel Pinto Coelho da Cunha e de D.Catharina de Abreo Lima, nascido e batizado nesta Capella de S.Antonio, e do prez.te, morador nesta Freguezia do Sumidouro, e de D.Maria Affonsa Galvao de S.Martinho, filha legitima do Tenente Coronel Maximiano de Oliveira Leite, e de Maria Eugenia Galvao de Sao Martinho, nascida e batizada na Freguezia de Sabara, e do prez.te moradora no referido Morro e lhes conferio as Bencaos Nupciaes na forma do Ritual Romano, sendo ates.do testemunhas prezentes o Sargento-Mor Pedro Muze e o Capitao Manoel Joze Monteiro , todos da Villa Rica e para constar mandei fazer este assento, que assigno. O Cura Joaquim Joze Roiz Rocha

 

          Em 1845 Francisco Urbano estava casado com Maria do Carmo.

Francisco e Maria Afonsa tiveram a filha, q.d.:

4-5-1 Francisca, batizada em Passagem de Mariana, Mariana-MG em 10/01/1830

fl.179v do Livro de Batismos dos anos de 1817-1850 Igreja N.Sra.da Assunção, Mariana-MG, Capela de S.Antonio do Morro da Passagem, Arquidiocese de Mariana-MG

Aos dez de Janeiro de mil oitocentos e trinta na Capella da Passagem, o Reverendo Capellão Jose Bonifacio de Souza, baptizou solemnemente e poz os Sanctos Oleos a Francisca, innocente, filha legitima de Francisco Urbano Pinto Coelho da Cunha e D.Maria Affonço Galvão de S. Martinho. forão padrinhos  o Capitão Manoel Jose Monteiro e Dona Francisca de Assis Monteiro de S.Martinho, por procuração de sua Mãe Dona Ignes de Castro Galvão de S.Martinho, do q. para constar, faço este. O coadjutor Jose Lopes da Cruz.

4-6 Albina Inácia Rosa de Abreu, solteira com 41 anos em 1846.

4-7 Angélica Querubina de Abreu em 1846 estava casada com o Alferes Joaquim Alves da Cunha