PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Pedro Francisco Gonçalves e Rita Quitéria de Azevedo

 

 

Moacyr Villela

 

Pedro Francisco Gonçalves e Rita Quitéria de Azevedo foram moradores no sitio da Ressaca, capela da Lagoa Dourada freguesia de Prados onde batizaram filhos na década de 1750. Ele natural da freguesia de Santa Eulália de Beiriz do arcebispado de Braga, filho de Manoel Gonçalves e Maria Francisca. Rita, natural da Ilha da Madeira – Vila de Câmera de Lobos, filha de Tomas Martins e Francisca de Azevedo.

 

Rita Quitéria faleceu, viúva, aos 15-05-1812 com testamento registrado no livro de óbitos da freguesia de Prados onde declara sua naturalidade, filiação e os cinco filhos de seu casamento com Pedro Francisco.

Prados-MG - Aos 15 de maio de 1812 faleceu D. Rita Quitéria de Azevedo natural da cidade e ilha da Madeira filha legitima de Tomas Martins e Francisca de Azevedo viúva de Pedro Francisco Gonçalves. Com testamento ditado aos 12-02-1812 moradora no sitio da Ressaca aplicação da Lagoa Dourada. Declara quatro filhas e um filho de seu matrimonio- Ana Rita do Sacramento/Rita Francisca/Rosa Maria/Maria Joaquina/Pedro Francisco. Maria Joaquina falecida foi casada com o tenente João da Costa Paes. Indica para testamenteiros- Primeiro ao filho Pedro Francisco/em segundo ao genro Antonio Jose Soares e em terceiro ao neto Joaquim da Costa. Declara que o filho Pedro “tem sempre administrado a casa, fabrica e escravos” por essa razão deve receber 40.000 reis por cada ano desde a morte do pai. Deixa 10.000 reis por ano aos netos Pedro/Antonio/Jose e Jacinto por todo o tempo em que trabalharam no engenho que se fez em sociedade com o filho Pedro após a morte do marido. “Que mais mereciam pelo rigor dos trabalhos a que se aplicam no engenho e roças”.

 

1- Maria Joaquina do Sacramento natural de Prados, batizada aos 17-07-1753.

Prados-MG - Maria batizada aos dezessete de julho de 1753 filha de Pedro Francisco natural do Arcebispado de Braga, freguesia de Santa Olaia de Beiriz e de sua mulher Rita Quitéria de Azevedo natural da Ilha da Madeira – Câmera de Lobos.neto paterno de Manoel Gonçalves e Maria Francisca e materno de Tomas Martins e Francisca de Azevedo. Padrinhos: alferes Domingos Rodrigues Dantas solteiro e Catarina de Assunção Xavier mulher do capitão Bernardo Rodrigues Dantas

          Casou aos 04-06-1774 com João da Costa Paes, batizado em Prados aos 19-05-1738, filho de outro natural da freguesia de Sampaio de Carvalhal Arcebispado de Braga e Luiza da Costa Ferreira, natural da freguesia de Manga do Bispado de Pernambuco casados em Prados aos 02-07-1736, neto paterno de Antonio Manoel e Maria Gomes e materno de João da Costa Ferreira e Domingas Teresa de Jesus - família Maria Teixeira de Carvalho in “Luiza da Costa Ferreira”, neste site.

Prados, MG - Aos quatro de junho de 1774 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada filial desta matriz de Prados em cuja freguesia os contraentes são moradores, se receberam João da Costa Paes natural de Prados filho de João da Costa Paes e Luzia(sic) da Costa Ferreira com Maria Joaquina do Sacramento natural de Prados filha de Pedro Francisco G[danificado] e Rita Quitéria.

          Maria Joaquina do Sacramento faleceu aos 02-02-1786 e foi inventariada pelo viúvo deixando sete filhos melhor descritos na família supra citada.

(pesq. Moacyr Villela) IPHAN São João Del Rei

inventário de Maria Joaquina do Sacramento – inventariante o viúvo João da Costa Paes. Fazenda ressaca – Lagoa Dourada freguesia de Prados – ela era natural da freguesia de Prados filha de Pedro Francisco e Rita Quitéria de Azevedo. Faleceu com testamento aos 02-02-1786 e só fora casada com o inventariante deixando herdeiros os filhos – João (11 anos)/Luiza(10 anos)/Joaquim (8 anos)/ Francisco( 7 anos)/Antonio ( 4 anos)/Manoel( 3 anos)/ Constantino (um ano e meio)

Alguns bens inventariados -16 escravos/Casa no arraial da Lagoa Dourada/100 datas de terras minerais em sociedade com o sogro do inventariante Pedro Francisco/ Fazenda da Ressaca/ 35 cabeças de gado vacum/7 bois de carro/ 10 cavalos/50 porcos/22 carneiros/ 50 carros de milho no paiol.

 

2- Ana Rita do Sacramento batizada aos 11-07-1755.

Prados-MG - Ana batizada aos onze de julho de 1755. Filha de Pedro Francisco e Rita Quitéria. Padrinhos: João Francisco Afonso, solteiro da freguesia da Vila de São Jose e Maria de Jesus, mulher de Miguel Pereira Luis assistentes nesta freguesia de Prados.

          Possivelmente Ana Rita de Jesus com 78 anos que vivia solitária no fogo 18 do quarteirão nove do censo de 1831 do Distrito de Lagoa Dourada.

 

3- Rita Francisca do Sacramento batizada aos 29-12-1757.

Prados-MG - Rita batizada aos vinte e nove de dezembro de 1757. Filha de Pedro Francisco e Rita Quitéria de Azevedo. Neta paterna de Manoel Gonçalves e Maria Francisca, da freguesia de Santa Olaia de Bairis arcebispado de Braga. Neta materna de Tomas Martins e de sua mulher não deu nome. Padrinho: Miguel Pereira Luis

          Casou aos 04-04-1778 com Antonio Cardoso Nunes, natural da freguesia de São Pedro da Ribeirinha da Ilha Terceira, filho de Mateus Vaz Tostes e Maria de São João casados em 16-02-1721, neto paterno de Francisco Vaz Tostes e Maria Machado, neto materno de Manoel Nunes Cardoso e Isabel Lopes.

Prados-MG Aos quatro de abril de 1778. Na capela da Lagoa Dourada se receberam Antonio Cardoso Nunes natural da Ilha Terceira freguesia de São Pedro da Ribeirinha. Filho de Matias Vaz Tostes e Maria de São João, já defuntos, com Rita Francisca do Sacramento filha de Pedro Francisco e Rita Quitéria de Azevedo, n/b nesta freguesia dos Prados.

 

Livro de casamentos de São Pedro da Ribeirinha 1695-1728 – Ilha Terceira Aos dezesseis de fevereiro de 1721 casamento de Mateus Vaz Tostes filho de Francisco Vaz Toste e Maria Mda , já defuntos, com Maria de São João filha de Manoel Nunes Cardoso e Isabel Lopes.

          Antonio faleceu em primeiro de abril de 1804, foi inventariado pela viúva e deixou dois filhos herdeiros:

IPHAN São João Del Rei inventário de Antonio Cardoso Nunes cx 177 (nova classificação). Inventariante a viúva Rita Francisca do Sacramento -. Fazenda Ribeirão das Jabuticabas aplicação de Nossa Senhora do Bom Sucesso da freguesia de São João Del Rei. Declarou que seu marido fora natural da freguesia de São Pedro da Ribeirinha da Ilha Terceira filho legitimo de Mateus Vaz Tostes e Maria de São João, já falecidos. Faleceu ele a primeiro de abril de 1804, com testamento, deixando dois filhos – Mariana Francisca Nunes casada com Francisco Alves Madeira e Antonio com idade de 15 anos – “desassisado”

3-1 Mariana Francisca Nunes em 06-06-1803 casou com Francisco Alves Madeira filho de João Alves Madeira e Francisca Maria de Jesus - família Amaro Alves Madeira, neste site.

3-2 Antonio com 15 anos em 1804. Antonio Cardoso Nunes casou aos 25-11-1807 com Francisca Maria de Jesus filha de Amaro Alves Madeira e Ana Correa da Silva. Numero 6-4 da família acima citada

Declaração no inventario de Antonio Cardoso Nunes - Diz Antonio Cardoso Nunes filho legitimo de Antonio Cardoso Nunes e Rita Francisca do Sacramento que ele se acha casado com Francisca Maria de Jesus – termo anexo – livro casamentos fl 190. Aos 25-11-1807 na capela do Bom Sucesso Antonio Cardoso Nunes filho de... Com Francisca Maria de Jesus filha de Amaro Alves Madeira e Ana Correa da Silva ambos naturais e batizados nesta freguesia. Da quitação de sua legitima aos 07-01-1818.

 

4- Pedro Francisco Gonçalves, batizado aos 30-06-1761, casou duas vezes. Primeira vez aos 14-10-1783 casou com Maria Joaquina Rodrigues, batizada em 04-09-1763, filha de Catarina Pereira de Alvarenga e seu segundo marido José Rodrigues Coelho - família “Pedro Xavier e Luzia Bicuda de Alvarenga”, neste site.

Prados-MG Pedro batizado aos trinta de junho de 1761 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada. Filho de Pedro Francisco e Rita Quitéria Padrinhos alferes João Martins Rodrigues da Vila de São Jose e Ana Joaquina mulher do alferes Domingos Rodrigues Dantas.

 

Prados-MG - Aos quatorze de outubro de 1783. Na matriz de Prados. Casaram Pedro Francisco Gonçalves natural de Prados filho de Pedro Francisco e Rita Quitéria de Azevedo com Maria Joaquina Rodrigues natural de Prados filha de Jose Rodrigues Coelho e Catarina Pereira de Alvarenga.

          Maria Joaquina faleceu aos 20-08-1810.

Prados-MG - Aos vinte de agosto de 1810 faleceu Maria Joaquina casada com Pedro Francisco Gonçalves sepultada no adro da capela de Lagoa Dourada.

          Pedro faleceu com testamento aos 27-01-1841, casado em segundas com Joaquina Maria de Jesus que foi sua inventariante. Deixou como herdeiros nove filhos do primeiro casamento, todos vivos, quinze do segundo dos quais 13 ainda vivos e um filho natural tido em solteiro.

Arquivo IPHAN São João Del Rei inventário de Pedro Francisco Gonçalves cx 497 (nova classificação). Morador na fazenda da Ressaca aplicação da Lagoa Dourada. Filho legítimo de Pedro Francisco e Rita Quitéria. Inventariante a viúva Joaquina Maria de Jesus -. Faleceu aos 27-01-1841. Primeiro casado com Maria Joaquina Rodrigues de cujo tiveram nove filhos todos vivos. Casou depois com a inventariante de cujo casamento tiveram 15 filhos, mas morreram dois Verônica e outro sem batismo. Declara um filho natural tido em solteiro filho de Rita Antonia mulher solteira que se chama Manoel Joaquim.

 

Filho natural tido em solteiro com Rita Antonia, mulher solteira:

4-1n Manoel Joaquim.

 

Filhos do primeiro casamento com Maria Joaquina Rodrigues (situação em 1841):

4-1 Pedro Francisco casado com Ana de tal. Morador no sertão da Farinha Podre.

4-2 João Gonçalves Rodrigues casado com Leonarda; No censo de Lagoa Dourada de 1831 declara ser agricultor com 47 anos casado com Leonarda Joaquina de 36 anos (moradores no fogo 17 do quarteirão 11)

4-3 Antonio Gonçalves batizado em Lagoa Dourada aos 04-09-1789, padrinhos Manoel José de Andrade e Violante do Sacramento mulher de João da Silva. Em 1841 estava casado com Rozinda ;

4-4 José Gonçalves casado. Em 1841, morador no sertão da Farinha Podre;

4-5 Manoel Francisco batizado aos 26-05-1793 na Lagoa Dourada, padrinhos Francisco José Ribeiro e Gertrudes Joaquina da Silva mulher de Andre Rodrigues Chaves. No censo de 1831 solteiro mora com o pai em Lagoa Dourada, declara ter 35 anos (censo Lagoa Dourada fogo 12 quarteirão 9)

4-6 Jacinto Ferreira de Azevedo batizado aos 26-02-1797, padrinhos: José Rodrigues Chaves solteiro e Maria de Jesus solteira filha de Manoel Gonçalves de Araujo, da Vila de São José.

          No censo declara ter 36 anos agricultor morando no fogo 20 quarteirão 11 do Distrito de Lagoa Dourada, casado com Maria Antonia com 29 anos tecedeira

4-7 Joaquim Gonçalves batizado aos 30-04-1804, padrinhos: João Tostes de Azedias e sua mulher Elena Maria moradores em São Jose. Em 1841 casado morador no sertão da Farinha Podre;

4-8 Ana batizada aos 13-01-1799, padrinhos: Alferes Antonio Pereira Machado e Antonia Maria Pereira mulher de Francisco Jose Ribeiro. Em 1841 casada com João Antonio morador para as partes do Sapucaí.

4-9 Maria batizada aos 02-08-1801, padrinhos: Antonio Bernardes de Moura e Maria Pereira, mulher de Francisco José Ribeiro. Em 1841 estava casada com José Machado.

 

Filhos do segundo casamento de Pedro Francisco Gonçalves com Joaquina Maria de Jesus dos quais onze se apresentaram no inventario de 1841. Dez deles recenseados morando com os pais em 1831 no fogo 12 do quarteirão 9 da Lagoa Dourada . O pai com 75 anos de idade e a mãe Joaquina com 32 anos

PEDRO FRANCISCO GONCALVES; chefe do fogo; masculino; branca; 75;

JOAQUINA FRANCISCA; cônjuge; feminino; parda; 32;

MANUEL GONCALVES; dependente; masculino; branca; 35; agricultor

FRANCISCO GONCALVES; dependente; masculino; parda; 18; agricultor

PORCIANO GONCALVES; dependente; masculino; parda; 14; agricultor

JOSE GONCALVES; dependente; masculino; parda; 9;

ANTONIO FRANCISCO; dependente; masculino; parda; 7;

LUIS ANTONIO GONCALVES; dependente; masculino; parda; 3;

JOAQUIM FRANCISCO; dependente; masculino; parda; 1;

MARIA JOAQUINA; dependente; feminino; parda; 16; fiadeira

LUISA MARIA; dependente; feminino; parda; 12; fiadeira

RITA MARIA; dependente; feminino; parda; 11; fiadeira

FRANCISCA JOAQUINA; dependente; feminino; parda; 4;

15 escravos

 

4-10 Francisco Gonçalves casado em 1841. No censo, com 18 anos, agricultor.

4-11 Maria com 16 anos no censo, fiandeira. Casada em 1841 com Antonio Marques de Morais.

4-12 Ponciano Francisco Gonçalves em 1841 com 26 anos no censo com 14, agricultor.

4-13 Luzia Francisca Cândida com 12 anos no censo, fiandeira. Em 1841 casada com Honório Fidelis de Sousa;

4-14 Rita com 11 anos no censo, fiadeira. Em 1841 casada com Francisco Luis de Oliveira;

4-15 Jose Francisco com 9 anos no censo. Em 1841 18 anos;

4-16 Antonio sete anos no censo e 16 no inventario de 1841;

4-17 Francisca com 4 anos no censo. Em 1841 casada com Joaquim;

4-18 Luis 3 anos no censo. Em 1841 12 anos;

4-19 Joaquim no censo um ano de idade. Em 1841 10 anos;

4-20 (filho cujo nome está rasgado) com oito anos

4-21 Verônica falecida citada no testamento

4-22filho, que faleceu sem ser batizado e por isso sem nome”, citado no testamento do pai.

 

5- Rosa Maria Gonçalves casou com Antonio José Soares (“que no batismo se chamou Custodio”), natural da freguesia de São Martinho de Milhundos, comarca de Penafiel, Bispado do Porto nascido aos 05-04-1758 e batizado aos onze do mesmo mês, filho de Manoel Soares e Maria Clara Ribeira, do “lugar de Abelheira Dalém”, neto paterno de Manoel Soares, da freguesia de São Salvador de Galegos e Maria de Sousa, de Arrifama de Sousa e neto materno de João Brás e Rosa Maria, da freguesia e Couto de Paço de Sousa.

MV) Prados-MG - Aos doze de julho de 1790 na capela de Lagoa Dourada. Casou Antonio Jose Soares (“que no batismo se chamou Custodio”) natural da freguesia de São Martinho de Milhundos comarca de Penafiel, Bispado do Porto filho de Manoel Soares e Maria Clara Ribeira com Rosa Maria Gonçalves natural de Prados filha de Pedro Francisco e Rita Quitéria de Azevedo

 

Livro de batismos de Milhundos Penafiel 1743-1780– Aos cinco de abril de 1758 nasceu Custodio batizado aos 11 do mesmo mês filho de Manoel Soares e Maria Clara do lugar de Abelheira Dalem.Neto paterno de Manoel Soares do lugar de Cavilhães da freguesia de São Salvador de Galegos e Maria de Sousa do lugar de Avelheda de Arrifama de Sousa. Neto materno de João Brás e Rosa Maria ambos do lugar de Cadiade da freguesia e Couto de Paço de Sousa.. Padrinhos Manoel Jose e sua irmã Clara Maria filhos do dito João Brás e Rosa Maria;

          Antonio José Soares em 1822 foi herdeiro de seu tio materno Custodio José Ribeiro, falecido na fazenda Samambaia Vila de São José- MG sem filhos (inventario neste site).

          Rosa Maria faleceu sem testamento aos 13-03-1829 e foi inventariada pelo marido. Antonio José faleceu com testamento aberto aos 02-05-1835.

IPHAN São João Del Rei  cx R132-99 inventário de Rosa Maria Gonçalves. Inventariante o viúvo Antonio Jose Soares. Declarou que sua mulher fora natural da freguesia de Prados e foram seus pais Pedro Francisco e Rita Quitéria de Azevedo. Faleceu aos 13-03-1829 sem testamento deixando alguns filhos menores. Antonio 38 anos casado/Gertrudes 36 anos c/c Jose Lopes Valadão moradores em Santo Antonio do Monte termo de Tamanduá/Rita 34 anos casada com Manoel Fernandes de Miranda/João casado com 32 anos/Maria com 30 anos viúva de João da Silva Santos/ Joaquina solteira com 27 anos./Severino casado com 26 anos/Manoel solteiro com 25 anos/Jose solteiro com 22 anos.Rita viúva se acha no sertão de Franca da província de São Paulo há mais de 4 anos.

Bens – 14 escravos/ 1/3 da fazenda em sociedade com o tenente João da Costa Paes.outros bens herdados de Rita Quitéria de Azevedo.Monte Mor : 4.581.634 reis.

 

IPHAN São João Del Rei cx 2632 (nova localização) inventário de Antonio Jose Soares. Inventariante Antonio Rodrigues Chaves vigário. Todos os filhos são maiores. Lagoa Dourada. Com testamento escrito aos 14-12-1833. Declara seus nove filhos, filiação e naturalidade. Faleceu aos 02-05-1735.

 

Filhos que encontramos, dos quais nove se apresentaram nos inventários:

5-1 Alferes Antonio José de Azevedo, batizado aos 19-05-1791. Casou na capela da Laje aos 13-05-1812 com Severiana Claudina de Moraes filha de Antonio Marques de Moraes e Teresa Maria de Lima (família José Alves de Lima neste site).

Prados-MG Antonio batizado aos dezenove de maio de 1791. Filho de Antonio Jose Soares e Rosa Maria Gonçalves. Padrinhos: Custodio Jose Ribeiro e sua mulher Teresa Maria do Sacramento.

          No censo de Lagoa Dourada 1831 o casal vive no fogo 22 do quarteirão 9: Antonio José de Azevedo agricultor declara ter 40 anos; Severiana Maria de Jesus 37 anos, mais os filhos: Antonio 16 anos/ Francisco 19 anos/ Manoel 12 anos/Jose 14 anos/Joaquim 10 anos/Vicente 2 anos/ Maria 11 anos.

 

5-2 Gertrudes Maria Gonçalves com 36 anos em 1829. Casou em Prados aos 06-06-1810 com José Lopes Valadão filho de João Lopes Valadão e Ana Maria Rodrigues. Em 1829 eram moradores na freguesia de Santo Antonio do Monte do termo de Tamanduá. Não comparece na partilha amigável com seus irmãos no inventario de 1835

Prados-MG - Aos seis de junho de 1810 na ermida da fazenda do tenente João da Costa Paes  casamento de Jose Lopes Valadão natural da capela da Laje da freguesia de São Jose filho de João Lopes Valadão e Ana Maria Rodrigues com Gertrudes Maria Gonçalves natural da Capela de Lagoa Dourada  da freguesia de Prados filha de Antonio Jose Soares e Rosa Maria Gonçalves

          No censo de Santo Antonio do Monte de 1831 o casal é morador no fogo 13. José, agricultor com 40 anos. Gertrudes com 38 anos e mais os filhos: Antonio José Lopes 16 anos/João José 12 anos/ José Lopes 8 anos/ Francisco 6 anos/ Jerônimo 4 anos/ Vicente 1 ano/ Ana Gertrudes 16 anos/ Maria Rosa 14 anos/ Barbara 4 anos.

 

5-3 Ana batizada aos 15-05-1794 e falecida aos 25-04-1811 em Lagoa Dourada

Prados-MG Ana batizada na Lagoa Dourada aos quinze de maio de 1694, filha de Antonio Jose Soares e Rosa Maria Gonçalves. Padrinhos João Jose da Rocha solteiro da freguesia de São João Del Rei e Ana Maria de São Jose solteira filha de Mateus Jose de Macenedo.

 

Prados-MG - Aos vinte e cinco de abril de 1811 na capela da Lagoa Dourada  faleceu Ana inocente filha legitima de Antonio Jose Soares

 

5-4 Rita, com 34 anos em 1829, Rita Antonia de Azevedo casou aos 30-06-1814 com Manoel Fernandes de Miranda filho de outro Manoel Fernandes de Miranda e Maria Josefa do Nascimento.

Prados - MG. Aos trinta de junho de 1814, na ermida do tenente João da Costa Paes aplicação da Lagoa Dourada. Manoel Fernandes de |Miranda natural de Prados filho de outro e de Maria Josefa do Nascimento com Rita Antonia de Azevedo filha de Antonio Jose Soares e Rosa Maria Gonçalves

 

5-5 João José de Azevedo, batizado aos 20-02-1797. Casou aos 321-01-1816 com Ana Joaquina de Jesus filha de Manoel da Silva Borges e Joaquina Plácida de Santana (família Francisco Vieira Lopes, neste site).

Prados-MG João batizado aos vinte de fevereiro de 1797, na capela de Lagoa Dourada,  filho de Antonio Jose Soares e Rita Maria Gonçalves. Padrinhos: tenente João da Costa Paes e Ana Rita viúva todos desta freguesia

          Em 1831 no censo de Lagoa Dourada o casal mora no fogo 5 do quarteirão 9. João com 38 anos/Ana Joaquina 35 anos mais os filhos: Francisca Joaquina (14 anos-fiandeira)/Maria Joaquina (8 anos-fiandeira)/João Jose de Azevedo moço (10 anos)/Antonio Jose (6 anos)/Joaquina (1 ano).

 

5-6 Maria batizada aos 23-12-1798. Em 1829 era viúva de João da Silva Santos

Prados-MG - Maria batizada aos vinte e três de dezembro de 1798 filha de Antonio Jose Soares e Rita Maria Gonçalves. Padrinhos: Francisco Pereira Rodrigues solteiro e Ana Maria Gonçalves mulher de Antonio Castorio.

 

5-7 Severino batizado aos 08-09-1800. Severino José de Azevedo com 26 anos em 1829 estava casado com Joana Luiza da Silva. Em 1835 passa procuração no distrito da Senhora das Dores da Conquista do termo da Vila de Queluz .

Prados-MG - Severino batizado na capela da Laje aos oito de setembro de 1800, filho de Antonio Jose Soares e Rita Maria Gonçalves. Padrinhos: Pedro Francisco Gonçalves e Dona Rita Quitéria de Azevedo.

 

5-8 Joaquina batizada aos 15-08-1802. Solteira em 1829.

Prados-MG Joaquina batizada aos quinze de agosto de 1802, na capela da Lagoa Dourada filha de Antonio Jose Soares e Rita Maria Gonçalves. Padrinhos: Antonio Jose da Rocha e Inácia Maria solteira.

          Em 1831 morava com o pai na Lagoa Dourada fogo 20 quarteirão 9 declara ter 28 anos-fiandeira.

 

5-9 Manoel José Gonçalves batizado aos 15-07-1804. Solteiro com 25 anos em 1829

Prados-MG bat 1798-1817 image100 Manoel batizado na Lagoa Dourada aos quinze de julho de 1804, filo de Antonio Jose Soares e Rita Maria Gonçalves. Padrinhos: capitão Francisco Gonçalves de Araujo e sua mulher Joana Custodia.

 

5-10 Joaquim, batizado aos 17-04-1808, gêmeo de José. Não sé citado nos inventários.

Prados-MG Joaquim e José, batizados aos dezessete de abril de 1808 na capela da Lagoa filial desta matriz dos Prados, filhos legitimos de Antonio Jose Soares e Rosa Maria Gonçalves. Foram padrinhos de Joaquim, Manoel da Costa Paes solteiro e Ana Maria filha de Ana Rita; e do Jose, Pedro Francisco Gonçalves solteiro filho de outro e Maria Rosa de Jesus, viuva.

 

5-11 José Antonio de Azevedo batizado aos 17-04-1808 gêmeo de Joaquim. Solteiro com 22 anos em 1829. Vive no fogo 20 do quarteirão 9 da Lagoa Dourada em 1831 e declara ter 26 anos, agricultor