PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Capitão Pedro Bernardes Caminha

(atualizado em 29-março-2016)

 

 

SL. 4º, 499,4-5, 4-5 Angela de Góes foi casada com o Capitão de ordenanças de S. João de El-Rei Pedro Bernardes Caminha, natural de Trás-os-Montes, f.º de Gregorio Bernardes Caminha. Teve:

5-1 Padre José Bernardes de Góes.

5-2 Marçal Bernardes de Góes, que foi para Mato Grosso em 1767.

5-3 Constantino Bernardes de Góes.

5-4 Anna Maria Bernardes de Góes foi casada com Francisco Pinto Rodrigues, morador em S. José do Rio das Mortes.

5-5 Maria Bernardes de Almeida foi casada com Domingos Gonçalves de Góes, natural de S. José do Rio das Mortes.

5-6 Barbara Maria de Góes.

5-7 Marianna Bernardes.

5-8 Pedro Bernardes de Góes.

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

Cap. Pedro Bernardes era natural da freguesia de Santo Antonio de Paredes Arc. de Braga, filho de Gregório Bernardes e Maria Gonçalves. Em Prados-MG aos 12-09-1730 casou com Angela de Goes Cardosa, natural de S. Paulo, filha de José de Goes Cardoso e Maria de Almeida.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição matr -  aos 12-09-1730 na capela da Lagoa desta freguesia se receberam o Cap. Pedro Bernardes, f. l. Gregorio Bernardes e Maria Gonçalves, da freguesia de Santo Antonio de Paredes Arc. de Braga = cc Angela de Goes Cardosa, f.l. Jose de Goes Cardoso e Maria de Almeida, da cidade de S. Paulo Bispado do Rio de Janeiro, e todos desta freguesia dos Prados moradores. Test.: Antonio de Souza Portela, Antonio da Costa, e Ventura de Souza da Costa.;

 

Nos livros paroquiais de São José, hoje Tiradentes-MG, encontramos referências aos filhos do Capitão Pedro Bernardes:

 

5-1 Padre José Bernardes de Góes ou José Bernardes Caminha, padrinho de 5-d1-1 abaixo, por procuração de sua irmã Bárbara.

 

5-2 Marçal Bernardes de Góes, que foi para Mato Grosso em 1767 segundo Silva Leme. Marçal Bernardes Caminha em 1758 foi padrinho de 5-d1-3.

 

5-3 Constantino Bernardes de Góes ou Constantino Bernardes Caminha, solteiro em 1753:

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-09-1753 cap. N. Sra. da Conceição do Mato Dentro, Maria, f.l. de Antonio Rodrigues de Freitas e Rosa Bernardes Caminha, padr.: Constantino Bernardes Caminha, solteiro, filho de Pedro Bernardes Caminha, e Francisca Xavier da Rocha, filha de Maria Madalena do Sacramento, todos desta freguesia.

 

5-4 Ana Maria Bernardes de Góes, tronco da família “Ana Maria Bernardes”.

 

5-5 Maria Bernardes de Almeida Lara casou com Domingos Gonçalves de Góes, filho de Manoel Gonçalves Avintes e Micaela de Góes dos Anjos. Geração na família “Góes Avintes”.

 

5-6 Barbara Maria de Góes. Barbara de Almeida, madrinha em 1755. Barbara Maria Bernardes foi também madrinha de 5-d1-3

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 30-03-1755 cap. S. Sebastião filial de S. João del Rei, Joaquim, f.l. de Antonio Rodrigues de Freitas e Rosa Maria Bernardes, padr.: Bento Peixoto de Faria e Barbara de Almeida, a qual deu pp. a seu irmão Joseph Bernardes Caminha para tocar a criança.

 

5-7 Mariana Bernardes. Mariana Bernardes de Góes e Lara possivelmente casada com João Ribeiro da Silva, filho do Capitão João Ribeiro da Silva e Jacinta Maria de Jesus; família “Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado I-4

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-01-1791 cap. N. Sra da Conceição do Mato Dentro do Ribeirão do Mosquito desta freg. de Santo Antonio da vila de S. Jose Comarca do Rio das Mortes, João, f.l. Pedro Bernardes Caminha, n/b nesta freguesia de Santo Antonio da dita vila e D. Antonia Leonarda de Jesus n/b nesta matriz de Santo Antonio da mesma vila de S. Jose, np do Cap. Pedro Bernardes Caminha n/b na freg. de Santo Antonio de Paredes comarca de Chaves Arc. de Braga e D. Angela de Goes de Almeida n/b na cidade e bispado de S. Paulo, nmaterna do Cap. Antonio Jose Ferreira n/b na cidade e bispado do Porto e D. Ana Maria da Gloria n/b na freg, de Aiuruoca desta mesma comarca; padr.: o Revdo Jose Bernardes Caminha e Goes morador na vila de S. João del Rei, e D. Mariana Bernardes de Lara e Goes mulher de João Ribeiro da Silva morador em Santa Rita da freg. da dita vila de S. João del Rei.

 

5-8 Pedro Bernardes Caminha, padrinho juntamente com sua mãe em 1760:

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 23-01-1760 Lage, Thomas. exposto em casa da viuva Angela de Góes, padr.: Pedro Bernardes Caminha e sua mãe a dita Angela de Góes.

 

          Capitão Pedro casou com Antonia Leonarda de Jesus, filha de Antonio José Ferreira, natural da cidade do Porto-PT e Ana Maria da Glória natural da Borda do Campo-MG, casados em Aiuruoca em 17-10-1757, neta paterna de José Botelho e Joana Teresa, neta materna de Manoel Freire da Maia e Brigida Maria de Santa Rosa.

B7: Igreja N. Sra. da Conceicão de Aiuruoca, comarca do Rio das Mortes; aos 17 out 1757 Varadouro - Antonio Joseph Ferreira, f.l. de Joseph Botelho e de s/m Joanna Theresa, n. freg. de --- cidade do Porto; c/ Anna Maria da Gloria, f.l. de Manoel Freyre da Maya e de s/m Brigida Maria de Sancta Rosa, n. Borda do Campo.

 

Manoel Freire da Maia e Brigida Maria de Santa Rosa foram pais de q.d.:

- Ana Maria da Glória casou com Antonio José Ferreira e tiveram, alem de Antonia Leonarda:

- Maria, batizada em 16-07-1760

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 16-07-1760 nasceu Maria e aos 25 do dito mes pouco mais ou menos foi batizada na igreja matriz de S. Jose, f.l. Antonio Jose Ferreira e Ana Maria da Gloria, padr.: Licenciado Jose Ferreira Vila Nova e D. Clara Maria de Mello mulher do Cap. Mor Pedro Teixeira de Carvalho da freguesia dos Prados e os mais desta vila de S. Jose. Este assento porque se não fiz em tempo condisente (...) o abri neste livro.

- Antonio Freire segundo marido de Quitéria da Conceição, filha de Amaro de Mendonça Coelho e Maria da Assunção. Geração na família “Amaro de Mendonça Coelho”.

- Antonia Leonarda de Jesus aos 09-09-1749 na Borda do Campo casou com João Marques, natural da freguesia de Santa Maria de Destriz Lugar do Carregal Arciprestado de Lafões Bispado de Vizeu, filho de Domingos Francisco e Maria Marques.

Barbacena, MG aos 09-09-1749 na capela de N. Sra da Piedade da Borda do Campo, filial desta matriz, se casaram João Marques, n/b na freguesia de Santa Maria de Destriz Lugar do Carregal Arciprestado de Lafões Bispado de Vizeu, f.l. de Domingos Francisco e de Maria Marques = E Antonia Leonarda de Jesus, n/b na freguesia de N. Sra da Conceição das Congonhas do Campo comarca de Vila Rica deste Bispado de Mariana, f.l. de Manoel de Freitas(sic) da Maia e de Brigida Maria de Santa Rosa; moradores ambos nesta freguesia sendo testemunhas Jose Fortes de Bustamante e Sá e Antonio Forte de Bustamante e Sá, e Domingos dos Reis Silva, todos deste freguesia,

Pais de, pelo menos:

-Ana batizada em 16-08-1750.

Barbacena, MG aos 16-08-1750 na capela da Ibitipoca filial desta matriz bat a Ana, f.l. de João Marques e Antonia Leonarda de Jesus, foram padrinhos Garcia Rodrigues Paes e Maria de S.ta Ana, solteira filha de Manoel Freire.

- Antonia Leonarda de Jesus, viúva de João Marques, aos 16-02-1758 casou com João Batista Rosa natural da freguesia de N. S, da Encarnação de Lisboa, filho de  João Batista e Isabel Rosa

Aiuruoca, MG aos 16-02-1758 na capela do Varadouro se receberam João Batista Rosa, f.l. de João Batista e Isabel Rosa, n/b na freg. de N. S. da Encarnação de Lisboa = Com Antonia Leonarda, f.l. de Manoel Freire da Maia e de Brigida Maria de Santa Rosa, viuva de seu primeiro marido João Marques sepultado nesta freguesia. Test.: Manoel Monteiro de Goes e Bernardo Gonçalves Chaves.

Pais de, pelo menos:

- Antonio batizado em 21-01-1766.

Aiuruoca, MG aos 21-01-1766 nesta paroquial bat a Antonio, f.l. de João Batista Rosa e Antonia Leonarda de Jesus, foram padrinhos Manoel da Silva Torres e s/m Maria Teresa.

- Manoel José Freire, aos 28-02-1778 casou com Maria Benedita, filha de Antonio Leite Coimbra e Francisca Maria de Jesus. Geração na família “Maria Alves da Porciuncula”.

- Maria Teresa de Santa Ana casou com Manoel da Silva Torres e são o tronco da família do mesmo nome, neste site.

 

Pedro e Antonia tiveram filhos batizados em Tiradentes-MG, q.d.:

5-8-1 Maria, aos 15-10-1782.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-10-1782 Mato Dentro, Maria, f.l. Pedro Bernardes Caminha e Antonia Leonarda, padr.: Cap. Antonio Jose Ferreira cuja pp apresentou Domingos Gonçalves de Goes, e Barbara Maria Bernardes solteira.

5-8-2 José, aos 01-06-1784

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos -  aos 01-06-1784 Mato Dentrro, Jose, f.l. Pedro Bernardes Caminha e D. Antonia Leonarda de Jesus, padr.: Domingos Gonçalves de Goes e D. Ana Maria Bernardes mulher do Cap. Francisco Pinto Rodrigues.

5-8-3 Ângela Maria Bernardes na capela do Sr. Bom Jesus dos Perdões aos 20-02-1804, casou com Ten. Estanislau Antonio Machado, batizado aos 16-05-1763 em S. José, filho de Xavier Antonio Machado e Inácia Maria de Jesus.

Lavras, MG Igreja de Santa Ana aos 20-02-1804 na capela do Senhor Bom Jesus dos Perdões filial desta matriz de Santa Ana das Lavras do Funil os contraentes Ten. Estanislau Antonio Machado, f.l. Xavier Antonio Machado e D. Inacia Maria de Jesus, natural e batizado na freguesia de S. Jose = cc D. Angela Maria Bernardes, f.l Cap. Pedro Bernardes Caminha e D. Antonia Leonarda de Jesus, nascida e batizada nesta freguesia,

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 16-05-1763 Desterro, Estanislao, f.l. Xavier Antonio Machado e Inacia Maria, padr.: Antonio da Costa Novaes e Rosa Perpetua do Sacramento.

Pais de, q.d.:

5-8-3-1 Ponciana Candida de Jesus aos 13-08-1828 casou com Antonio Julio da Silveira, filho do Cap. Antonio da Silveira Fernandes e Izabel Prudencia.

Campo Belo, MG Igreja Bom Jesus - aos 13-08-1828 na capela de Candeas filial desta matriz de Campo Bello.  Antonio Julio da Silveira, f.l. do Cap. Antonio da Silveira Fernandes e e Izabel Prudencia = cc Ponciana Candida de Jesus, f.l. do Cap. Antonio Mxd.º e lhes deu as bençãos (indicação Decio Medeiros)

5-8-3-2 Antonio Machado, dispensados do impedimento de consanguinidade aos 03-10-1838 casou com Teresa Bernardes de Lara 5-8-5-4 abaixo.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 03-10-1838 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2 grau da linha transversal e em 4 por mãe do orador, Antonio Machado, f. do Cap. Estanislau Antonio Machado e de Angela Maria Bernardes = cc Teresa Bernardes de Lara, f. do Alf. João Bernardes Caminha e de Teresa Cassiana do Carmo, brancos. TT Revdo Domenciano Antonio Machado e Joaquim Correa Affonso.

5-8-3-3 Ovidio Antonio Machado aos 30-07-1845 casou com Felícia Villela, filha de João Villela Fialho e Mariana Rosa de Moraes, neta paterna de Andre Villela de Cerqueira e Maria Fialho da Silva, neta materna de Joaquim Lopes de Siqueira e Leonarda Maria de Moraes; família “Villela” II.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 30-07-1845 Ovidio Antonio Machado f Cap. Estanislau Antonio Machado e D. Angela Maria Bernarda = cc Felicia Villela f João Villela Fialho e D. Mariana Rosa de Moraes TT o P.e Domenciano Antonio Machado e João Villela Fialho (pesq. Silvia Buttros)

5-8-3-4 Domitildes Bernarda Ferreira aos 15-09-1847 casou com José Justiniano de Castro Vinhas, filho do Alf. João Vinhas de Castro e Ana Luiza Ferreira, família “Vieira da Silva - Ferreira de Brito”

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 15-09-1847 Jose Justiniano de Castro Vinhas f Alf. João Vinhas de Castro e D. Ana Luiza Ferreira =  cc Domitildes Bernarda Ferreira f Estanislao Antonio Machado, já falecido e D. Angela Maria Bernarda TT Jose Joaquim dos Santos e João Bernardes Caminha (pesq. Silvia Buttros)

5-8-4 Antonio, batizado em 10-04-1790.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 10-04-1790 na capela de N Sra das Dores filial desta matriz bat a Antonio, f.l. Pedro Bernardes e Antonia Leonarda, padr.: Antonio de Carvalho e Maria Teresa.

5-8-5 João, aos 05-01-1791.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-01-1791 cap. N. Sra da Conceição do Mato Dentro do Ribeirão do Mosquito desta freg. de Santo Antonio da vila de S. Jose Comarca do Rio das Mortes, João, f.l. Pedro Bernardes Caminha, n/b nesta freguesia de Santo Antonio da dita vila e D. Antonia Leonarda de Jesus n/b nesta matriz de Santo Antonio da mesma vila de S. Jose, np do Cap. Pedro Bernardes Caminha n/b na freg. de Santo Antonio de Paredes comarca de Chaves Arc. de Braga e D. Angela de Goes de Almeida n/b na cidade e bispado de S. Paulo, nmaterna do Cap. Antonio Jose Ferreira n/b na cidade e bispado do Porto e D. Ana Maria da Gloria n/b na freg, de Aiuruoca desta mesma comarca; padr.: o Revdo Jose Bernardes Caminha e Goes morador na vila de S. João del Rei, e D. Mariana Bernardes de Lara e Goes mulher de João Ribeiro da Silva morador em Santa Rita da freg. da dita vila de S. João del Rei.

 

Alferes João Bernardes Caminha, tambem citado como João Bernardes Ferreira (batismo da filha Teresa) em Boa Esperança aos 10-05-1815 casou com Teresa Justina de Jesus, filha de Vicente Ferreira e Maria Joaquina.

Boa Esperança, MG - Matriz, 10/05/1815, O Alferes João Bernardes Caminha, f.l. de Pedro Bernardes Caminha e de Antônia Leonarda de Jesus, bat. na freguesia de São José; e Teresa Justina de Jesus, f.l. de Vicente Ferreira e de Maria Joaquina, bat. na freguesia das Lavras. O Vigr° José Francisco Morato (pesq. Silvia Buttros)

 

Tiveram os filhos, q.d.:

5-8-5-1 Maria Bernardes de Lara, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau igual aos 16-04-1834 casou com Francisco Antonio Bernardes, exposto ao Alf. Manoel Antonio Pereira.

LDS Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores 16-04-1834 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2 grau igual, Francisco Antonio Bernardes, exposto ao Alf. Manoel Antonio Pereira = cc Maria Bernardes de Lara, f.l. do Alf. João Bernardes Caminha e de Teresa Justina de Jesus, brancos. TT João Rodrigues de Figueiredo e Antonio Villela da Silva

Pais de, q.d.:

5-8-5-1-1 Maria, batizada em 24-02-1835, padrinhos os avós maternos.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores bat - aos 24-02-1835 bat a Maria, f.l. Francisco Antonio Bernardes e D. Maria Bernardes, padr.: Alf. João Bernardes Caminha e s/m D. Teresa Justina de Jesus avós maternos.

5-8-5-2 José Bernardes Caminha aos 20-02-1841 casou com Teresa Maria de Jesus, filha de João Ferreira da Costa e Helena Maria de Jesus. Teresa, viúva, casou com seu cunhado João Pedro Caminha, 5-8-4-6 abaixo.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 20-02-1841 José Bernardes Caminha, f. do Alf. João Bernardes Caminha e de Teresa Maria de Jesus = cc Teresa Maria de Jesus, f. de João Ferreira da Costa e Helena Maria de Jesus. Testemunhas Venancio Glz Per.ª e Estevão Glz Per.ª

5-8-5-3 Joaquim, batizado em 1822.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores a margem: -oaq.m [termo danificado pelo fogo, corria o ano de 1822 entre janeiro e março] nesta matriz batizei a Joaq[---], f.l. do Alferes João Bernardes Caminha e [--------]na de Jesus, foram padrinhos Joaquim ca[-----] e Antonia Flausina da Conceição.

5-8-5-4 Teresa Bernardes de Lara, batizada em 10-08-1823. Aos 03-10-1838 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Antonio Machado, filho do Cap. Estanislau Antonio Machado e Ângela Maria Fernandes, 5-8-3-2 supra

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores - aos 10-08-1823 nesta matriz bat a Teresa f.l. João Bernardes Ferreira e Teresa Justina de Jesus, padr.: João Ferreira da Costa e Helena Fran.ca de Jesus.

5-8-5-5 Maria Grifildes de Jesus aos 20-02-1841, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2 grau misto de 3, casou com Antonio Ferreira da Costa, filho de João Ferreira da Costa e Helena Maria de Jesus.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 20-02-1841 Antonio Ferreira da Costa, f. de João Ferreira da Costa e Helena Maria de Jesus = cc Maria Grifildes de Jesus, f. do Alf. João Bernardes Caminha e de Teresa Ma. de Jesus. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 2 grau misto de 3.  Testemunhas Venancio Glz Per.ª e Estevão Glz Per.ª

5-8-5-6 João Pedro Caminha aos 03-02-1847 casou com Teresa Maria de Jesus, viúva de 5-8-4-2 supra.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 03-02-1847 dispensados do impedimento João Pedro Caminha f. Alf. João Bernardes Caminha e D. Teresa Maria de Jesus, já falecida = cc D. Teresa Marisa de Jesus, viuva de Jose Bernardes Caminha TT Alf. João Fernandes de Araujo e Alf. Antonio Constantino Barbosa.

5-8-5-7 Antonio, batizado em 25-11-1827.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 25-11-1827 nesta matriz bat a Antonio, f.l. Alferes João Bernardes Caminha e D. Teresa Justina de Jsua, foram padrinhos o Alf. Antonio Pereira Lima e D. Maria Brigida de Jesus.

5-8-5-8 Bárbara em 26-12-1830.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 26-12-1830 bat a Barbara f.l. Alf. João Bernardes Caminha e D. Teresa Justina de Jesus, foram padrinhos Antonio Joaquim Villela e D. Ana Felizarda de Barros.

 

5-8-6 Antonia Cândida Bernardes casou duas vezes. Aos 01-10-1815 casou com Flávio Antonio Pereira, filho do Alf. Antonio Perreira Lima e sua primeira mulher Ângela Teodora de Oliveira, família “Domingos Antonio Pereira”, neste site.

Boa Esperança, MG - Matriz, 01/10/1815, Flávio Antônio Pereira, f.l. do Alferes Antônio Pereira Lima e de Ângela Teodora de Oliveira, nat. e batizado na freguesia de São João Del Rei; e Antônia Cândida Bernardes, f.l. do Capitão Pedro Bernardes Caminha, e de Antônia Leonarda de Jesus, nat. e bat. na freguesia das Lavras do Funil. Testemunhas: o Alferes Manoel Antônio Pereira e o Tenente Coronel Manoel Martins Coelho. O Vigr° José Francisco Morato (pesq. Silvia Buttros)

 

         Segunda vez aos 21-11-1821 casou com Francisco Inácio de Andrade, filho de Inácio Goulart de Andrade e Teresa Maria de Jesus. Com geração.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 21-11-1821 Francisco Inácio de Andrade, nat. de S. João del Rei e f. de Inácio Goulart de Andrade e de Teresa Maria de Jesus = cc Antônia Cândida Bernardes, viúva de Flávio Antônio Pereira.

5-8-7 Francisca, batizada em 03-10-1798.

Lavras, MG Igreja Santana aos 03-10-1798 bat a Francisca, f.l. Cap. Pedro Bernardes Caminha e D. Antonia Leonarda de Jesus; foram padrinhos o Dr. Joaquim da Silva Tavares e s/m D. Luiza Clara de S. Jose (indicação Decio Medeiros).

 

5-d(esentroncada)1 Rosa Maria Bernardes casada com Antonio Rodrigues de Freitas. Pais de, q.d.

5-d1-1 Joaquim, batizado em 30-03-1755.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 30-03-1755 cap. S. Sebastião filial de S. João del Rei, Joaquim, f.l. de Antonio Rodrigues de Freitas e Rosa Maria Bernardes, padr.: Bento Peixoto de Faria e Barbara de Almeida, a qual deu pp. a seu irmão Joseph Bernardes Caminha para tocar a criança.

5-d1-2 Maria Rosa, aos 01-08-1756.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 01-08-1756 Lage, Maria Rosa, f.l. de Antonio Rodrigues de Freitas e Rosa Maria Bernardes, padr.: Francisco Pinto Rodrigues e Joana de Almeida Goes, mulher de Manoel de Araujo Sam Payo.

5-d1-3 Rosa, em 22-08-1758

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 22-08-1758 Lage, Rosa, f.l. Antonio Rodrigues de Freitas e Rosa Maria Bernardes, padr.: Marçal Bernardes Caminha e Barbara Maria Bernardes.

5-d1-4 Bento, em 15-06-1760

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-06-1760 cap. Santa Rita, Bento, f.l. Antonio Rodrigues de Freitas e Rosa Maria na dita capela da Lage o dito capelão no dia 29-01-1761 lhe pos os santos óleos, padr.: Manoel Coelho dos Santos e Maria Teresa de Jesus, ambos casados.

5-d1-5 José Bernardes de Freitas aos 06-06-1770 casou com Joana de Souza Magalhães, filha natural dos falecidos Bartolomeu de Souza Soares e Ana de Souza, crioula forra.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 06-06-1770 cap. S. Sebastião Jose Bernardes de Freitas, n/b na freg. de Santo Antonio da vila de S. Jose, f.l. Antonio Rodrigues de Freitas e Rosa Maria Bernardes, viuva = cc Joana de Souza Magalhães, n/n nesta freg. N. Sra do Pilar, filha natural de Bartolomeu de Souza Soares e Ana de Souza, crioula forra, já defuntos. Test.: Caetano Nunes Pereira e Dr. Domingos Gonçalves

Pais de, q.d.:

5-d1-5-1 Ana Bernardes de Souza em Piumhi aos 10-02-1793  casou com Felipe Gonçalves da Cunha, natural de Tiradentes, filho de Fulano Gonçalves da Cunha e Escolástica de Godoy Moreira.

(pesq. Silvia Buttros) Matrimônios de Piumhi, MG. Aos 10/02/1793, na Matriz, Felipe Gonçalves da Cunha, f.l. de (corroído) Gonçalves da Cunha e de Escolástica de Godoy Moreira, nat. e bat. na freg. de S.Antônio da vila de São José do Rio das Mortes; com Ana Bernardes de Souza, f.l. de José Bernardes de Freitas e de Joana de Souza Soares, nat. e bat. na freg. de S.Antônio da Vila de São José. Testemunhas: Manoel Gonçalves de Melo e Vicente Felles. O Vigr° Miguel de Albuquerque.