PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

PEDRO AFONSO GALVÃO DE SÃO MARTINHO

Brigadeiro

(atualizado em 02-setembro-2014)

 

 

 

Antônio Carlos de Castro

microfilmes da L.D.S.

Freguezia de Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre-PT

 

 

 

Brigadeiro Pedro Afonso Galvão de São Martinho, natural de Portalegre-PT, veio para o Brasil na segunda metade do século XVIII e se estabeleceu em Ouro Preto-MG, onde deixou geração. Pedro nasceu aos 24-04-1741 e foi batizado aos 15 do mês de maio seguinte na Igreja de Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre-Portugal.

Fl.125 do Livro de Batismos de 1738-1742 Igreja Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre-Portugal -

Aos vinte e quatro do mês de Abril de mil setecentos e quarenta e hum nasceo Pedro, filho legitimo do primeiro Matimonio de Vasco Sardinha Galvão natural desta Villa e de Clara Maria natural da Villa de Extremos Freguezia de Santa Maria, Arcebispado de Évora; aos quinze dias do mês de Maio da mesma era, baptizou e pos os Santos Óleos; forão padrinhos dom frey Rodrigo e Mandra(?) e francisca siqueira galvam, e pr.ª Lembrança fiz este asento que asignei e o padrinho dia, mês era ut S.ª. O Vigr.o encomendado João Bernardo Pereira.Fr.e D.Rodrigo de Aguilar.

 

Casou duas vezes. Primeira vez com Maria Agostinha da Costa Reis, filha do Dr. Manoel Manso da Costa Reis e Clara Maria Negreiros de Castro. Família “Antonio Alves de Castro” 1-1.

 

Em segundas nupcias casou com Francisca Teodora de Oliveira Maciel, filha do Capitão José Alves Maciel e Juliana Francisca de Oliveira. Família “Horta” 3-3-5-6

 

Brigadeiro Pedro Galvão e Maria Agostinha tiveram os filhos, que documentamos:

 

1- Maria Eugênia Galvão de São Martinho casou com Maximiano de Oliveira Leite, filho de Leonel de Abreu Lima e Maria Ignacia Pires de Oliveira. Geração na família “Leonel de Abreu Lima” 3.

 

2- Inês de Castro Galvão de São Martinho casou com o Cap.Manoel Monteiro de Barros, filho do Guarda-mor Manoel José Monteiro de Barros e Margarida Eufrásia da Cunha Matos

          Foram filhos do casal, q. documentamos:

2-1 Maria, nascida em Ouro Preto aos 02-02-1805 e batizada aos 24 do mesmo mês.

Fl.113 do Livro de Baptismos No.6 dos anos de 1798-1819

-Freguezia da Nossa Senhora da Conceicao de Antonio Dias, Ouro Preto-MG.

Maria

Aos vinte e coatro de fevereiro de mil oittocentos e cinco, na pia baptismal desta Matriz, o Reverendo Joze Antonio Pinto Moreira, Vigario collado da mesma, com licenca do Reverendo Vigario da Freguezia do Oiro Preto, baptizou e pos os Santos Oleos a Maria, innocente, nascida a doiz do presente mez e anno, filha legitima do Capitam Manoel Monteiro de Barros, e de sua mulher Ignez de Castro Galvao de Sao Martinho, netta pela parte Paterna do Guarda-Mor Manoel Joze Monteiro de Barros, natural de Portugal, e de Dona Maria Eufrazia da Cunha e Mattos, desta Villa, e pela Materna, do Coronel do Regimento de Cavallaria de Linha, Pedro Afonco Galvao de S. Martinho, natural de Portugal,  : forao padrinhos os Il.mos e Ex.mos Senhores Pedro Maria Xavier de Athayde e Mello, Governador e Capitao General desta Capitania, e sua mulher Dona Maria Madalena, e para constar, fiz este assento que assigno. O coadj.tor Fran.co de Almeida Pinto.

2-2 Francisca de Assis Monteiro de São Martinho, madrinha no batismo abaixo por procuração de sua mãe:

Igreja N.Sra. da Assunção, Mariana-MG, Capella de S.Antonio do Morro da Passagem, Arquidiocese de Mariana,  Batismo de Francisca em 10-01-1830. Pais: Francisco Urbano Pinto Coelho da Cunha e D.Maria Affonço Galvão de S.Martinho. Padrinhos: Cap.Manoel José Monteiro e D.Francisca de Assis Monteiro de S.Martinho, por procuração de sua mãe, D.Ignes de Castro Galvão de S.Martinho. Capelão: José Bonifácio de Souza. Coadjutor: José Lopes da Cruz.

 

2-3 Clara, nascida em Ouro Preto-MG em 13-09-1810 e batizada aos 04 do mês seguinte.

-Livro de Baptismos no.6, da Freguezia de Nossa Senhora Conceição de Antônio Dias de Ouro Preto-MG, Capella do Doutor Matheus Hercullano Monteiro

Clara - Aos quatro dias do mes de Outubro de mil oitocentos e dez, o Reverendo Joze Antonio Pinto Moreira, Vigario confirmado desta freguezia e Cavalleiro profeco na Ordem de Christo, com licenca do Il.mo Rev.mo Doutor Matheus Herculano Monteiro, baptizou e pos os Santos Oleos a Clara, innocente, nascida a treze de Sitembro proximo pacado, filha legitima do Capitao Manoel Joze Monteiro de Barros e de sua mulher  Ignez de Castro Galvao de Sam Martinho, neta pela parte Paterna do Guarda-Mor Manoel Joze Monteiro de Barros e Donna Margarida Eufrazia da Cunha Mattos, e pela parte Materna do Brigadeiro Pedro Afonco Galvao de Sam Martinho, e de sua mulher Dona Maria Agostinha Manso de Castro: forao padrinhos o Tenente Coronel Joze Pinto de Madureira, solteiro, e Dona Maria do Carmo, casada com o Capitao Domiciano Ferreira de Sa Castro, moradores nas Congonhas dos Campos. Para constar, fiz este assento, que assigno.O Coadj.tor Fran.co de Almeida Pinto.

 

 

Ascendência do Brigadeiro Pedro Afonso Galvão de São Martinho

(atualizado em 02-setembro-2014)

 

Pesquisando os livros paroquiais de Portalegre, conseguimos traçar a ascendência do Brigadeiro Pedro Galvão de São Martinho, remontando a quase duzentos anos antes de seu nascimento, como segue:

 

PAIS

 

2- Vasco Sardinha Galvão foi batizado na freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre-PT em 01-06-1705, gemeo de Maria. Vasco casou com Clara Maria.

Fls.51 e 51v do Livro 15.o de Batismos dos anos de 1703-1713 Igreja Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre-Portugal - Batismo de Vasco e Maria (gemeos) em 01/06/1705.

Pais: Pedro Affonço Galvão Joanna Mexia.

Padrinhos do da Maria: Fernão Affonço e C.na Nunes Mexia.

Padrinhos do Vasco: Pe. P.o da Cruz(?) Mexia.

Padre: André Frz. Rego, batisou o Vasco em casa por estar com perigo de vida, e no mesmo dia pos os Santos Óleos a Maria.

Vigário: Ant.o Lopez de Mag.es.

 

3- Clara Maria, natural da Vila de Extremós, Freguezia de Santa Maria, Arcebispado de Évora.

Vasco e Clara Maria tiveram inumera prole, batizada na Igreja de Nossa Senhora da Expectação, q.d.:

- Antonio, nascido em 28-03-1738 e batizado aos 31-03-1738, padr.: Licenciado João Bernardo Pereira e Izabel Mexia Bernarda. Vigário: P.r Thome Aff.o Mendes.

- Joana, nascida aos 21-01-1744 e batizada aos 03-02-1744, padr.: Diogo Mexia Galvão e D.Izabel de Soiza. Vigário: João Glz Ferr.a(?).

- Manoel, 24-12-1746 e bat. 01-01-1747, padr.: Domingos Cordeiro Tolcato e D.Rita Clara. Vigário: P.r Thome Sff.o Mendes.

- Joana, 18-09-1749 e bat. 25-09-1749, padr.: Francisco Vaas Cayola e D.Quitéria de Soiza. Vigário: Joaquim Miz. Teixr.a.

- Antonia, 12-11-1752 e bat. 20-11-1752, padr.: Jorge do Rego Goya e D.Catherina de Brito. Vigário: José Frz de Castro.

- Francisca, 06-06-1754 e bat. 13-06-1754, padr.: Luis Mendes Carrasco e Izabel Mexia Bernarda de Siqueira. Vigário: José Frz de Castro.

- Brigadeiro Pedro Galvão de Sáo Martinho, objeto deste estudo

 

 

AVÓS

 

4- Pedro Afonso Galvão, batizado na freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre aos 06-06-1658, onde aos 09-06-1698 casou com Joana Mexia Galvão.

Fl.88 do Livro de Batismos dos anos de 1653-1667 Igreja Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre-Portugal - Batismo de Pedro 06-06-1658

Pais: Vasco Sardinha Galvam e M.a do Couto

Padrinhos: P.o Glz. Centeno e Lianor P.ra.

Vigário: M.(?) Moraes P.ra.

 

Fl.209v do Livro de Casamentos No.6 dos anos de 1672-1700 Igreja Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre-Portugal - Casamento de Pedro Afonso Galvão e Joanna Mexia Galvão em 09/06/1698

Ambos os noivos naturaes e m.res desta V.a de Campo Mayor.

Pais do Noivo: Vasco Sardinha Galvão e M.a do Coutto.

Pais da Noiva: João Bernardo P.ra e de Fran.a de Siq.ra, já defuntos.

Testemunhas: Bernardo de Almeida(?) de Mello, André Lopes e M.a Carrasca.

Vigário: Ant.to Lopes de Mag.ães.

 

 

5- Joana Mexia Galvão, batizada na freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre aos 11-02-1674.

Fl.137 do Livro 11.o de Batismos dos anos de 1661-1678 Igreja Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre-Portugal - Batismo de Joana 11/02/1674

Pais: João Bernardo P.ra e Francisqua de Sequeira.

Padrinhos: Don(?) Pedro Andiella(?) e D.Mexia, sua mulher por procuração sua Jeren(?) Manoel de Samartinho Galvão.

Vigário: João Glz. Centeno.

 

Pedro Afonso e Joana Mexia tiveram batizados em Portalegre, q.d.:

- Maria, aos 01-08-1699, padr.: D.Bernardo de Fun.da(?) e D.Cat.a. Vigário: Ant.o Lopes Mag.es.

- Francisca, 25-07-1700, padr.: Affonço Lopes e Anna do Rego Pereira. Vigário: P.o(?) Mendes Roza.

- João, 04-06-1702, padr.: Lourenço Lopes e Catarina Bautista, Religiosa profeça no Convento de Santa Clara q. por sua procuração recebida(?), Domingas Vas Pr.a. Vigário: Prior Antonio Garcia Cardoso.

- Vasco Sardinha Galvão

- Maria, 01-06-1705, padr.: Fernão Affonço e C.na Nunes Mexia. Padre: André Frz. Rego e no mesmo dia pos os Santos Óleos a Maria. Vigário: Ant.o Lopez de Mag.es.

- Maria, 27-08-1708, padr.: Lourenso Lopes Galvão e Brites M.xa. Padre: Prior Alberto Alvares, que a bautizou em caza por estar em perigo. Vigário: Encom.do D.os Vas Mendes.

- Antonia, 12-06-1711, padr.: Sarg.-Mor João Villa(?) Castello Branco, pello qual com procuração sua, tomou V.de Manoel An.to Coito e foi madrinha Antonia Vicenta, pella qual, com procuração sua, tomou V.de o Pe. Diogo Robres(?) Aries. Vigário: Prior Domingos Vas Mendes.

 

 

BISAVÓS

 

8- Vasco Sardinha Galvão casou na mesma Freguesia em 09-01-1658 com Maria do Couto.

Casamento de Vasco Sardinha Galvão e Maria do Couto em em 09/01/1658. Igreja Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre-Portugal - Registros Paroquiais, 1565-1881, Microfilme nº 1039103/Item 1/Fl.15v do Livro de Casamentos No.5 dos anos de 1655-1672

Testemunhas: Cap.João Ribeiro do Coutto e João Vas P.ra.

Vigário: M.(?) Moraes P.ra.

 

Vasco Sardinha e Maria do Couto foram pais de, q.d.:

- Antonia, 03-10-1661, padr.: Dr. Fr.co Luis de Correa Roza e An.ta Mendes. Vigário: Fernão Gil Castello.

- Pedro Afonso Galvão

- Antonia, 08-04-1674, padr.: Mestre de Campo Dom Manoel Lobo. Vigário: João Glz. Centeno.

 

9- Maria do Couto, natural de Campo Maior.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo

PT/TT/TSO-IE/021/7383

Processo de Maria do Couto

Crime/Acusação: Judaísmo; Heresia; Apostasia .

Naturalidade: Campo Maior. Morada: Campo Maior.

Pai: Antonio Ribeiro. Mãe: Joana Mexia.

Estado Civil: Casado. Nome do Cônjuge: Vasco Sardinha.

Data da Prisão: 18/08/1664.

Data do Auto de Fé: 31/05/1665

Outros Dados: em 1635-04-12, foi-lhe passado termo de ida

Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Évora, proc. 7383

 

 

 

10- João Bernardo Pereira, viúvo de Maria Mexia, na Freguezia de Nossa Senhora da Expectação aos 03-04-1669 casou com Francisca de Siqueira.

Fl.110 do Livro de Casamentos nº 5 dos anos de 1655-1672 Igreja Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre-Portugal - Registros Paroquiais, 1565-1881, Casamento de João Bernardo Pereira e Francisca de Siqueira em 03-04-1669

O noivo era viuvo de M.a Mexia e a noiva natural desta Villa.

Pais do Noivo: Não constam.

Pais da Noiva: Lourenço Lopes Galvão e Catherina Bautista.

Testemunhas: Cap. An.o Galvão e sua mulher Izabel Per.a.

Padre: R.do Provizor Dr.Phelippe da Fon.ca Freyre.

Vigário: O Prior G.par Madr.a.

 

João e Maria Mexia tiveram batizados em Portalegre, q.d.:

- Catarina, aos 06-01-1666, padr.: Fernão do Rego e M.a Mx.a. Vigário: Prior Fernão Gil.

- Leonor, 10-05-1668, padr.: Fernão do Rego e Maria Mx.a. Vigário: João Glz. Centeno.

 

11- Francisca de Siqueira, batizada aos 27-11-1650 na Freguezia de Nossa Senhora da Expectação.

Fl.146v do livro de Batismos dos anos de 1642-1653 Igreja Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre-Portugal - Batismo de Francisca em 27/11/17650

Pais: L.ço Lopes e C.na Baptista.

Padrinhos: Capitão João da Silva de Souza e Angela Galvão.

Vigário: M.(?) Moraes Pr.a.

 

Francisca e João Bernardo tiveram, batizados em Portalegre, q.d.:

- Joana Mexia Galvão,

- Maria, 03-02-1676, padr.: Affonso P.ra de Figueroa e D.An.ta Bonha. Vigário: André Frz Rego.

- Lourenço, 24-06-1678, padr.: An.to Mendes Lamequo e Fr.ca V.te, por procuração. Vigário: André Frz Rego

- Joana, 11-07-1680, padar.: Domingos Vas P.ra. Vigário: João Gonsalves Centeno.

 

 

TRISAVÓS

 

18- Antonio Ribeiro.

 

19- Maria Mexia.

 

22- Lourenço Lopes Galvão, batizado na Freguezia de Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre, em 01-09-1613. Casou na mesma freguesia aos 30-05-1650 com Catarina Batista Pereira

Fl.55 do Livro de batismos dos anos de 1610-1623 Igreja Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre-Portugal - Batismo de Lourenço em 01/09/1613

Pais: Christovão de Samartinho e Maria de Siqueira.

Padrinhos: Gaspar Galvão e ana vaz.

Padre: Alvaro de Sammartinho.

Vigário: Alvaro de São M.o.

Anotações na lateral do termo: Lço. Claro q. a --- de Sequeira, Thendo em o test---nho, Se Chamava ---ncisca de Siqueir--- e assi ordenou ---do Vigr.o Gerao o D.or ---am Barreyros --- de Chamarse, e por verdade fis esta Ata de --- e assino --- maio de mil seiscentos e vinte e quatro

 

Fl.68v do Livro de Casamentos No.4 dos anos de 1639-1655 Igreja Católica Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre-Portugal -

Casamento de Lourenço Lopes Galvão e Catarina Baptista Pereira em 30/05/1650

Testemunhas: João Centeno M.xa e Felippe Affonço e outros

Vigário: M.(?) Moraes P.ra.

 

23- Catarina Batista Pereira

Tiveram, batizados em Portalegre, q.d.:

- Francisca de Siqueira,.

- Joana, 31-08-1652, padr.: Gaspar Domingues de Moraes e Breatiz Frz. Vigário: M.(?) Moraes Pr.a.

- Cristovão, 25-09-1654, padr.: Brites(?) Pedro de Samartinho e Ines Lopes. Vigário: Far.Gomes Pr.a.

- Beatriz, 28-03-1657, padr.: Vigr.o G.ar Gomes e Clara Domingues. Vigário: Prior Fernão Gil Castello.

- Joana, 30-08-1660, padr.: Lorenso Lopes Galvão e Maria Pr.a de Moraes. Vigário: João Glz Centeno.

 

 

TETRAVÓS

 

44- Cristovão de São Martinho foi batizado em 25-10-1576. Casou com Francisca de Siqueira.

Igreja Nossa Senhora da Expectação, Campo Maior, Portalegre-Portugal - Fl.11 do Livro Misto dos anos de 1576-1579 - Batismo de Cristovão em 25/10/1576

Pais: L.ço LLopes e da Joanna Galvão.

Padrinhos: P.o de São Mart.o, annes maia.

Vigário: Alv.ro Galvão.

 

45- Francisca de Siqueira

Tiveram grande prole batizada em Portalegre. Entre seus filhos:

- Lourenço Lopes Galvão,

- Tomé, aos 30-10-1616, padr.: Vasquo Sardinha e caterina gil. Vigário: Gaspar Galvão..

- Manoel, 28-12-1618, padr.: João Pr.a e Ines Lopez. Vigário: Gaspar Galvão.

- Joana, 07-03-1621, padr.: Fernão do Rego e Ana Vas. Vigário: Gaspar Galvão.

- Angela, 21-05-1623, padr.: Feliphe A.o e Ines M.xa.. Vigário: Gaspar Galvão.

- Catarina, 11-08-1625, padr.: P.o A.o e Ursula Galvam. Vigário: Gaspar Galvão

- João, 16-09-1629, padr.: Gaspar Domingues e Fr,ca da Encarnasam. Vigário: P.o Vivas.

- Úrsula, 10-08-1631, padr.: O.o de S.Martinho Galvam e C.na Vas. Vigário:P.o Vivas..

- Beatriz, 24-04-1634, padr.: Dona Brites. Vigário: Ant.o Antunes da Lapa

- Izabel, 24-04-1634, padr.: João Videira Mexia e Dona Isabel da Videira. Vigário: Ant.o Antunes da Lapa

 

 

PENTAVÓS

 

88- Lourenço Lopes casou com Joana Galvão

89- Joana Galvão

            Nascidos em meados do século XVI, tiveram inúmeros filhos batizados na freguesia de Nossa Senhora da Expectação - Campo Maior, Portalegre em Portugal. Dentre eles:

- Diego, em 08-12-1571, padrinhos: fernão per.a e Ines Glz. Parteira: Isabel frz. Vigário: Gaspar Galvão.

- Beatriz, 20-01-1573, padr.: bertholameu pr.a e Cn.a a.o. Parteira: Isabel frz. Vigário: Gaspar Galvão

- Inês, 15-08-1575, padr.:Ant.o Glz. e Maria Galvam Parteira: Margarida Gomez. Vigário: Gaspar Galvão

- Cristovão de São Martinho,

- Beatriz, 25-12-1577, padr.: bento mx.a e Joana Galvã. Vigário: Gaspar Galvão

- Manoel, 14-09-1579, padr.: bras yanes e Cn.a Marinz. Vigário: Gaspar Galvão

- Francisco, 30-01-1583, padr.: andre a.o e Ines Lopes. Vigário: L.ço afonso.

- Catarina, 13-07-1585, padr.: Gaspar Galvã e Lianor Galvã. Vigário: Gaspar Galvão.

- Antonio, 09-11-1586, padr.: Caxara fes o catesismo a antonio Vigário: Al.ro de São Mar.to.

- Úrusla, 28-10-1589, padr.: jm.o pereira e anna de sousa. Vigário: Alv.ro de São Mar.to