PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

Pascoal de Souza Pereira

(atualizado em 20-fevereiro-2017)

 

Bartyra Sette

 

Pascoal de Souza Pereira, natural da freguesia de Nossa Senhora do Rosario da Vila Nova do Topo da Ilha de São Jorge Bispado de Angra era filho de Pascoal de Souza e Maria de São Pedro de Mendonça.

Em Prados-MG aos 26-10-1739 casou com Bárbara da Conceição, natural da freguesia de Santa Luzia da Ilha do Pico, tambem Bispado de Angra, filha de Manoel Ferreira Camacho (ou Maciel) e de Barbara da Conceição.

Prados, MG aos 26-10-1739 nesta matriz se receberam Pascoal de Souza Pereira, natural da freguesia de N. Sra do Rosario da Vila Nova do Topo Ilha de São Jorge Bispado de Angra, f.l. de Paschoal de Souza e de Maria de São Pedro = Com Barbara da Conceição, natural da freguesia de Santa Luzia da Ilha do Pico do mesmo Bispado, f.l. de Manoel Ferreira Camacho e de Barbara da Conceição. Foram testemunhas João Gonçalves de Moura e Frutuoso Gonçalves.

 

Tiveram os filhos, batizados em Prados, q.d.:

1- Manoel de Souza Pereira, batizado em 18-07-1740. Casou com Francisca Gomes da Silva, batizada em Barbacena aos 13-04-1746, filha de Luiz da Costa Silva, natural da freguesia de Santo Adrião de Padim Arc. Braga e de sua primeira mulher Pascoa da Silveira Gomes, neta paterna de Manoel da Costa Galvão e de Custodia da Silva, neta materna de Antonio de Toledo e Josefa da Costa .

Prados, MG aos 18-07-1740 bat a Manoel, f.l. de Pascoal de Souza e s/m Barbara da Conceição; foram padrinhos Caetano Ma[---] e Maria do Rosario mulher de Manoel Dutra Garcia, todos desta freguesia.

 

Barbacena, MG aos 13-04-1746 FRANCISCA, nascida aos 06-03, f.l. de Luiz da Costa Sylva, natural da freguesia de N. Sra. da Graça de Santo Agriam (sic) de Padim, arc. de Braga e s/m Pascoa da Silveira; np de Manoel da Costa Gualvam e de Custódia da Silveira(sic). Padr.: Ignacio Rodrigues Guimarães, desta freguesia e Francisca de Sales de Oliveira, mulher de Joze Simões, da freguesia de Prados.

Manoel e Francisca tiveram os filhos, batizados em Prados, q.d.:

1-1 Manoel de Souza Pereira batizado em 09-02-1772. Em São José aos 20-08-1800 casou com Maria Felizarda Pereira, aí batizada em 04-08-1777, filha de José Martins Teixeira e Ana Antonia Pereira, neta materna de Pascoal Gonçalves Beirigo e Joana Antonia Pereira - família “Pedro Xavier e Luzia Bicuda de Alvarenga”.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos  09-02-1772 na capela de N Sra do Livramento filial desta matriz bat a Manoel, f.l. Manoel de Souza e Francisca Gomes da Silva, neto paterno de Pascoal de Souza e Barbara da Conceição, ele natural da freguesia do Topo da Ilha de S. Jorge e ela da freguesia das Bandeiras da Ilha do Pico, e pela materna neto de Luiz da Costa Silva e Pascoa da Silveira Gomes, ele natural do lugar de N Sra da Graça Arc. de Braga e ela natural do Lugar de N Sra da Glori- de Inhomirim Bispado do Rio de Janeiro. Foram padrinhos Pascoal de Souza com pp que tinha do Cap. Casemiro de Moraes Leite, e Mariana Teresa de Jesus mulher do dito Cap. Casemirio de Moraes Leite.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 20-08-1800 na capela de N. Sra da Gloria do Passatempo e testemunhas o Pe. Francisco Pinto de Goes e Lara, Antonio da Costa Pereira, Jose Gomes Pinheiro se receberam Manoel de Souza Pereira, f.l. Manoel de Souza Pereira e Francisca Gomes da Silva, n/b na capela de N. Sra do Livramento da freguesia da Conceição dos Prados = cc Maria Felizarda Pereira, f.l. de Jose Rodrigues Teixeira e Ana Antonia Pereira, n/b na dita capela do Passatempo desta freguesia.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-08-1777 Passatempo, Maria, f.l. Jose Martins Teixeira e Ana Antonia, padr.: Alf. João Gonçalves dos Santos, casado e Joana Antonia mulher de Sebastião Fernandes.

Manoel e Maria Felizarda tiveram os filhos, batizados em São José, q.d.:

1-1-1 Francisca em 01-12-1801.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, ao primeiro de Dezembro de 1801 Jose Carvalho Nascentes. em caso de necessidade, batizou Francisca, br. f.l. de Manoel de Souza Pereira e Maria Felizarda Pereira, e no dia 19-04-1802 na Capela da Sra. da Gloria do Passatempo o Revdo Capelão Francisco Pinto de Gois lhe pos os santos oleos, sendo padrinho o dito Jose Carvalho Nascentes.

1-1-2 Antonio, nasceu em 24-02-1803 e foi batizado em 29 de junho do mesmo ano.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-02-1803 Passatempo, nasceu Antonio, br., f.l. Manoel de Souza Pereira e Maria Felizarda Pereira, e no mesmo dia foi batizado em caso de necessidade por Jose Miz Ferreira(sic) o qual foi o padrinho, e no dia vinte e nove de Junho do mesmo ano lhe pus os santos oleos.

 

1-2 Francisco de Souza Pereira aos 30-01-1798 casou com Ana Joaquina Gomes, filha de Manoel Gomes e Maria Pacheca de São José -família Manoel Rodrigues Coimbra.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadasaos 30 dias do mes de dezembro digo do mes de Janeiro de 1798 na capela do Passatempo sem impedimento e testemunhas Jose Gomes Pinheiro e Antonio Manoel Pacheco se receberam Francisco de Souza Ferreira(sic), f.l. de Manoel de Souza Pereira e Francisca Gomes da Silva, n/b na freguesia de Barbacena = Com Ana Joaquina Gomes, f.l. de Manoel Gomes e Maria Pacheca de São José, n/b nesta dita freguesia de S. Jose.

 

1-3 Francisca Gomes de Souza, b atizada em 20-05-1776. Em 22-02-1797 casou com Jacinto de Souza e Queirós, natural de Santa Maria Maior de Pombeiro Concelho de Filgueiras Comarca de Guimarães Arc. Braga, filho de Antonio de Souza Telles e Luiza Maria de Queirós

Barbacena-MG Igreja N Sra da Piedade aos 20-05-1776 na capela do Ribeirão filial desta matiz bat a Francisca, f.l. Manoel de Souza Pereira e Francisca Gomes da Silva, padr.: João Rois Valle e s/m Izabel Ribeira todos desta freguesia.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 22-02-1797 na capela do Passatempo se receberam Jacintho de Souza e Queirós, f.l. Antonio de Souza Telles e Luiza Maria de Queirós , n/b na freguesia de Santa Maria Mayor de Pombeiro Conc. De Filgueiras - Comarca Guimarães - Arcebispado de Braga = Com Francisca Gomes de Souza, f.l. de Manoel de Souza Pereira e Francisca Gomes da Silva, n/b na freg. de N. Sra da Piedade de Barbacena. Test.:  João Pereira da Silva e Gervasio Pereira de Alvim.

1-4 Maria (Luiza) de Souza Pereira, nasceu em 26-12-1777 e foi batizada aos 06-01-1778 na capela de S. José do Ribeirão, filial da matriz de Barbacena. Em São José del Rei em março de 1810 casou com José de Fontes Pereira, natural de S. Tiago de Lobas do Bispado do Porto, filho de Manoel de Fontes e Jose Francisca.

Barbacena, MG - N. Sra da Piedade aos 06-01-1778 na capela de S. José do Ribeirão, filial desta matriz, bat a Maria n. a 26-12-1777, f.l. de Manoel de Souza Pereira e Francisca Gomes da Silva moradores no Contra Mestre. Foram padrinhos Francisco Gomes Ferreira e s/m Maria Rita de Jesus (indicação de Decio M. Medeiros)

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos [--] do mes de março de 1810 [-----] do Tenente Gervazio Pereira de Alvim na aplicação da capela da Lage; Jose de Fontes Pereira, f.l. Manoel de Fontes e Jose Francisca, n/b na freg. de S. Tiago de Lobas do Bispado do Porto; cc Maria de Souza Pereira, f.l. Manoel de Souza Pereira e Francisca Gomes da Silva, n/b freg. Barbacena; test.: Antonio de Padua Costa e Gervasio Pereira de Alvim.

          José faleceu aos 11-06-1840 na Fazenda Cachoeira do Distrito de Santa Barbara, termo de Jacui. O inventário de seus bens foi iniciado pela viúva, mais de vinte anos depois, aos 20-10-1863.

Secretaria da Vara de Família / Relação de Inventários / Cartório do 3º Ofício /Ano: Ano: 1863 ; Maço: 45; Nº de Ordem : 28

Decio Martins de Medeiros- Resumo do inventario de José de Fontes Pereira , sendo inventariante a viuva sua mulher Maria Luiza de Souza. 

20/10/1863 Fazenda Caxoeira do Distrito de Santa Barbara do Termo de Jacuhy

José de Fontes Pereira faleceu 11/06/1840 sem testamento, deixando tres filhas.

Assigna a rogo da viuva, por não saber ler: Jeremias Gomes de Fontes.

Título dos Herdeiros:

* Josefa Francisca de Fontes Pereira casada que foi com Gervazio Protazio de Oliveira falecido depois do Inventariado, de quem ficaram os filhos seguintes: Manoel solteiro de 24 anos; João solteiro de 23 anos; Maria casada com José Garcia e Mariana casada com Cherobim Teixeira de Rezende.

*Francisca de Fontes Pereira casada com Manoel Jose Gomes Costa.

*Umbelina de Fontes Pereira falecida depois do inventariado, casada que foi com Manoel Jose Gomes Costa, de quem ficaram os filhos : Manoel da Costa Fontes solteiro de 22 anos; Jeremias solteiro de 19 anos; Maria Gomes de Souza de 15 anos; Maria Francisca de Souza de 11 anos.

Curador dos orfãos: Manoel da Costa Fontes , irmão dos orfãos.

Louvado por parte da viuva: Tenente Vicente Rodrigues Mendes de Morais

Louvado por parte do curador dos menores e os coherdeiros Manoel Jose Gomes Costa, Jeremias Gomes de Fontes e Manoel Emigdio de Oliveira e outros que não compareceram: Tenente Antonio Cherobim de Toledo

Assinou a rogo da viuva que não sabia escrever: Jeremias Gomes de Fontes.

Terras: Metade da Fazenda da Caxoeira.

A herdeira Josefa Francisca de Fontes Pereira, viuva de Gervazio Protazio de Oliveira, declarou que tinha apenas uma escrava de nome Lucrecia de quarenta e quatro anos.

22/10/1863 Partilha. Assinam: Manoel José Gomes Costa, Manoel Emygdio de Oliveira, João Protazio de Oliveira, Manoel da Costa Fontes, Honorato da Silva Cardozo (curador geral interino), Jerremias Gomes de Fontes, Francisca de Fontes Pereira, Josefa Francisca de Fontes, Maria Francisca de Paula, Marianna de Almeida e Silva.

 

Segundo o inventário, José e Maria Luiza tiveram três filhas:

1-4-1 Josefa Francisca de Fontes Pereira casada com Gervazio Protazio de Oliveira. Filhos:

1-4-1-1: Manoel 24 anos;

1-4-1-2 João 23 anos;

1-4-1-3 Maria casada com José Garcia e

1-4-1-4 Mariana casada com Cherobim Teixeira de Rezende

1-4-2 Francisca de Fontes Pereira casada com Manoel Jose Gomes Costa

1-4-3 Umbelina de Fontes Pereira casada com Manoel Jose Gomes Costa. Faleceu depois do pai e deixou quatro filhos, todos solteiros, tutelados pelo irmão mais velho:

1-4-3-1 Manoel da Costa Fontes solteiro de 22 anos;

1-4-3-2 Jeremias solteiro de 19 anos;

1-4-3-3 Maria Gomes de Souza de 15 anos;

1-4-3-4 Maria Francisca de Souza de 11 anos.

 

1-5 Ana, batizada em 29-03-1780.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Passatempo aos 29-03-1780, Ana, f.l. Manoel de Souza Pereira e Francisca Gomes da Silva, padr.: Cap. Antonio Martins de Magalhães e Teresa Joaquina

1-6 José em 24-03-1782.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-03-1782 Passatempo, Jose, f.l. Manoel de Souza Pereira e Francisca Gomes da Silva, padr.: Antonio Annes Lisboa, solteiro e Angela de Souza, casada.

1-7 João de Souza Pereira batizado em 22-02-1784. Aos 10-11-1808 casou com Teresa Maria Gomes, filha de Manoel Gomes Coelho e Maria Pacheca - familia Manoel Rodrigues Coimbra.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 22-02-1784 Passatempo, João, f.l. Manoel de Souza Pereira e Francisca Gomes da Silva, padr.: Mathias de Souza Pereira e Ana Maria, mulher de Pedro Luiz de Souza.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 10-11-1808 Passatempo; João de Souza Pereira, f.l. Manoel de Souza Pereira e Francisca Gomes da Silva; cc Teresa Maria Gomes, f.l. Manoel Gomes Coelho e Maria Pacheca. Ambos nts/bts Passatempo; test.: Felisberto Virgulino Martins Pereira e Teodoro Jose Joaquim Pereira.

 

2- Pedro, batizado em Prados aos 17-07-1742.

Prados, MG aos 17-07-1742 nesta matriz bat a Pedro, f.l. de Pascoal de Souza e s/m Barbara da Conceição; foram padrinhos Antonio Manoel, solteiro e Tereza, digo Leonor, solteira filha de Manoel Mendes já defunto e Thereza Pires, todos desta freguesia.

 

3- João de Souza Pereira batizado em Prados aos 13-07-1744. Em Sorocaba, SP aos 19-07-1775 casou com Maria Leme, filha de Braz Domingues e Maria de Oliveira

Prados, MG aos 13-07-1744 nesta matriz bat a João, f.l. de Paschoal de Souza Pereira e de Bernarda da Conceição. Foram padrinhos João Antunes da Maia, solteiro viandante, e Maria de Jesus mulher de Mathias Pinto, todos desta freguesia.

 

Sorocaba-SP Igreja N Sra da Ponte aos 19-07-1775 nesta matriz João de Souza Pereira, f.l. Pascoal de Souza Pereira e Barbara da Conceição, naturais da Conceição dos Prados Comarca do Rio das Mortes = cc Maria Leme, f.l. de Braz Domingues e Maria de Oliveira, todos naturais desta vila de onde são moradores.os contraentes os quais não souberam dizer quais foram seus avós.

 

4- Maria de Souza batizada em 17-02-1746. Aos 16-05-1774 casou com Luiz Gomes da Silva (ou Luiz da Costa Silva), filho de Luiz da Costa Silva e Joana Clara Tereza.

Prados, MG aos 17-02-1746 nasceu Maria, f.l. de Paschoal de Souza e de Barbara da Conceição, moradores nesta freguesia, neta paterna de Paschoal de Souza e de Maria de São Pedro, naturais da freguesia de N. Sra do Rosario da Vila Nova da Ilha de São Jorge Bispado de Angra, neta materna de Manoel Ferreira Camacho e de Barbara da Conceição, naturais de Santa Maria da Ilha do Pico do mesmo bispado. Foi batizada na capela de N. Sra da Gloria da Ressaca desta freguesia  aos 23 do mesmo mês e ano. Foram padrinhos João Antunes da Mota, solteiro e Francisca da Conceição, mulher de João da Vi--.

 

Prados-MG aos 16-05-1774 nesta matriz onde os contraentes são moradores Luiz Gomes da Silva, f.l. Luiz da Costa Silva e Joana Clara Tereza, nat/bat na freguesia de N Sra da Piedade da Borda do Campo = cc Maria de Souza, f.l. Pascoal de Souza Pereira e Barbara da Conceição, nat/bat nesta supra dita freguesia dos Prados.

Maria e Luiz tiveram, pelo menos, a filha:

4-1 Izabel Maria de Souza, natural de Prados. Em S. João del Rei, com registro em Prados, aos 27-07-1805 casou com João Machado Lima, natural de Guaratingueta-SP, filho de Sebastião Machado Lima e Quiteria Soares Leite. Geração na família “Domingos Soares Leite”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos -. matriz de S. João del Rei aos 27-07-1805 João Machado Lima, f.l. de Sebastião Machado Lima e Quiteria Soares Leite, n/b freguesia de Guaratinguetá Bispado de S.Paulo = Izabel Maria de Souza, f.l. de Luiz da Costa Silva e Maria de Souza, n/b nesta freguesia de Prados.

 

5- José batizado em 04-12-1747. José de Souza Pereira, em Taquari-RS aos 04-02-1776 casou com Catarina Leite de Oliveira, natural de Triunfo-RS, filha de José Leite de Oliveira e Fabiana Barbosa de Meneses - família “Lucrecia Leme Barbosa.

Prados, MG aos 04-12-1747 nesta matriz bat a Jose, f.l. de Paschoal de Souza e de Barbara da Conceição, fregueses desta matriz; foram padrinhos Jose Rodrigues de Souza, casado e D. Vicencia da Fonseca de Bessa, filha do Cap. Luiz Marques da Fonseca, todos moradores nesta freguesia.

Entre os filhos do casal, batizados em Triunfo-RS:

5-1 Antonio nasceu em 11 e foi batizado em 23 de maio de 1780 em Triunfo.

Triunfo, RS aos 23-05-1780 bat a Antonio, f.l. de Jose de Souza Pereira, n. das Minas Gerais e de Catarina Leite de Oliveira n. desta freguesia, neto paterno de Pascoal de Souza Pereira e de Barbara da Conceição, nts da ilha de S. Jorge Bispado de Angra; e nmaterno de Jose Leite de Oliveira e Fabiana Barbosa de Meneses. Nasceu aos 11 de maio e foram padrinhos o Revdo. Vig. Antonio Manoel de Medeiros Correa e Florinda ---, solteira (pesq. Silvia Buttros).

5-2 Patrício batizado em 18 de outubro de 1782.

Triunfo, RS aos 18-10-1782 nesta matriz bat a Patricio, f.l. de Jose de Souza Pereira e Catarina Leite de Oliveira, neto paterno de Pascoal de Souza Pereira n. da Ilha de S. Jorge Bispado de An gra e de Barbara da Conceição, n. da mesma ilha, neto materno de Jose Leite de Oliveira, n. de Bastos ARc. Braga e de Catarina Dornelles de Meneses n. de S. Paulo; foram padrinhos João Batista Salgado, solteiro e Patricia Maria da Purificação, solteira (pesq. Silvia Buttros).

5-3 Florentino, em 22-10-1786.

Triunfo, RS aos 22-10-1786 nesta matriz fiz este assento por despacho: que no ano de 1784 o Reverendo Vigario desta matriz pos os santos óleos a Florentino, que em caso de necessidade havia sido batizado em casa, f.l. de Jose de Souza Pereira e de Catarina Leite de Oliveira, npaterno de Pascoal de Souza Pereira e de s/m Barbara da Conceição nts/bts na Ilha de S. Jorge, e neto materno de Jose Leite de Oliveira, n. de Bastos do Arc. Braga e de s/m Fabiana Dorenelles de Menezes n. de S. Paulo (pesq. Silvia Buttros).

5-4 Claudiana batizada aos 29-06-1794 em Rio Grande.

Rio Grande, RS aos 29-06-1794 nesta freguesia bat a Claudiana n. a 17 de dezembro do ano proximo passado, f.l. de Jose de Souza Pereira, natural do Arraial de Prados de Minas Gerais e de Catarina Leite de Oliveira da freguesia do Triunfo, neta paterna de Pascoal de Souza Pereira n. da ilha de S. Jorge e de Barbara da Conceição, n. do Pico, nmaterna de Jose Leite de Oliveira, n. de Bastos e Fabiana Dornelas de Menezes, n. de Guaratingueta do Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Jacinto de Souza Pereira e Fabiana de Souza (indicação Decio M. Medeiros).

 

6 - Antonio batizado em Prados aos 12-01-1750.

Prados, MG aos 12-01-1750 na capela de N . Sra da Gloria da Ressaca filial desta matriz, bat a Antonio, f.l. de Paschoal de Souza e de Barbara da Conceição, foram padrinhos Antonio Machado, solteiro viandante do caminho, e Ana Maria do Pilar mulher de José Rodrigues, todos desta freguesia.

 

7- Domingos em 13-08-1753.

Prados, MG aos 13-08-1753 na capela de N . Sra da Gloria da Ressaca filial desta matriz, bat a Domingos, f.l. de Paschoal de Souza e de Barbara da Conceição, moradores nesta freguesia, npaterno de Paschoal de Souza Pereira e de s/m Maria de São Pedro de Mendoça da freguesia de Nossa Senhora do Rosario da Vila do Topo da Ilha de S. Jorge Bispado de Angra, e neto materno de Manoel Ferreira Maciel e de s/m Barbara da Conceição, da freguesia de Santa Luzia da Ilha do Pico do dito Bispado, foram padrinhos Matheus Lourenço e Rosalia Maria de Jesus, todos desta freguesia.

 

8- Matias em 11-01-1756.

Prados, MG aos 11-01-1756 na capela de N . Sra da Gloria da Ressaca filial desta matriz, bat a Matias, f.l. de Pascoal de Souza, n. da freg. de N. Sra do Rosario do Topo, Ilha de S. Jorge e de Barbara da Conceição, da fregusia de Santa Luzia, Ilha do Pico e tudo Bispado de Angra; neto paterno de Paschoal de Souza Pereira e de s/m Maria de São Pedro de Mendoça, da dita freguesia do Rosario, e nmaterno de Manoel Ferreira Maciel e de s/m Barbara da Conceição, da dita freguesia de Santa Luzia, Bispado de Angra

 

9- Bárbara em 09-11-1757.

Prados, MG aos 09-11-1757 nesta matriz bat a Barbara, f.l. de Paschoal de Souza, da freguesia de N. Sra dop Rosario da Vila Nova do Topo Ilha de S. Jorge e de Barbara da Conceição, natural da freguesia de Santa Luzia Ilha do Pico, neta paterna de Paschoal de Souza Pereira e de s/m Maria de S. Pedro de Mendoça, da dita freguesia de N. Sra do Rosario, e neta materna de do Alf. Manoel Ferreira Camacho e Barbara da Conceição, nts da dita freguesia de Santa Luzia, todos Bispado de Angra. Foi padarinho o Licenciado Francisco da Costa, solteiro, assistente nesta freguesia.

 

10- Ursula em 25-09-1759.

Prados, MG aos 25-09-1759 nesta matriz bat a Ursula, f.l. de Pawschoal de Souza, n/b na freg. de N. Sra do Rosario da vila Nova do Topo da Ilha de S. Jorge Bispado de Angra de de Barbara da Conceição, n/b na freg. de Santa Luzia da Ilha do Piaco do dito Bispado, neta paterna de Paschoal de WSouza e de s/m Maria de S. Pedro de Mendoça, da dita freguesia de N. Sra do Rosario, e neta materna do Alf. Manoel Ferreira Camacho e s/m Barbara da Conceição da dita freguesia de Santa Luzia. Foram padrinhos João Martins Rodrigues, morador da vila de S. Jose, e Ursula, solteira, filha do Sargento Mor Manoel Dias Ladeira desta freguesia.

 

 

___________________________________________________________________________

 

Luiz da Costa Silva

(atualizado em 19-janeiro-2016)

 

Bartyra Sette

 

Luiz da Costa Silva, nasceu aos 29-12-1702 na freguesia de Santo Adrião de Padim Arc. Braga, filho de Manoel da Costa (Galvão) e de Custodia da Silva (Valladares).

ADB - Paroquia de Padim da Graça Concelho de Braga aos 29-12-1702 nasceu Luiz, f. de Manoel da Costa e s/m Custodia da Silva do lugar da Rua da Graça desta freguesia de S. Adrião de Padim Couto de Tibaes e no primeiro dia do mes de janeiro de 1703 foi o dito Luiz batizado na igreja desta freguesia; foram padrinhos Luiz da Rocha, do lugar de Padim desta mesma freguesia, e Costodia da Costa mulher de Lucas da Silva de Gayão da freguesia de Sta. Eulalia de Cabanellas termo de Prado (pesquisa William Horst Richter).

          Manoel filho de Pedro da Costa e Sebastiana de Barros, da freguesia de Santa Eulalia de Cabanelas, casou aos 03-06-1696 com Custódia da Silva, batizada em 01-02-1671, filha de Antonio da Silva e de Isabel Fernandes. Custódia faleceu em 06-02-1710.

ADB - Paroquia de Padim da Graça Concelho de Braga aos 03-06-1696 Manoel da Costa, f. de Pedro da Costa e de Sebastiana de Barros, da freguesia de Santa Eulalia de Cabanelas = Com Custodia da Silva, filha que ficou de Antonio da Silva e de sua mulher Isabel Frz, desta freguesia, nesta igreja de S. Adrião de Padim (pesquisa William Horst Richter).

 

ADB - Paroquia de Padim da Graça Concelho de Braga aos 01-02-1671 bat a Costodia, f. de Antonio da Silva e sua mulher Isabel Frz; foram padrinhos Joseph Coelho e Maria, solteira, filha de D.os Frz Caneiro e Maria Alz mulher defunta, todos desta freguesia (pesquisa William Horst Richter).

 

ADB - Paroquia de Padim da Graça Concelho de Braga Costodia da Silva mulher de Manoel da Costa do lugar da Rua da Graça faleceu aos 06-02-1710 e sepultada na capela de N. Sra da Graça desta freguesia de Sam Adriam de Padim (pesquisa William Horst Richter).

 

Luiz casou primeira vez com Pascoa da Silveira Gomes, natural do Rio de Janeiro, filha de Antonio de Toledo e Josefa da Costa.

Segunda vez aos 19-01-1750 em Barbacena, Luiz casou com Joana Clara Teresa, natural da freguesia de Nossa Senhora da Estrela da Vila da Ribeira Grande da Ilha de S, Miguel Bispado de Angra, filha dos falecidos Miguel Cordeiro e Antonia de Souza.

Barbacena, MG Igreja N. Sra da Piedade aos 19-01-1750 na cap. N. Sra do Rosario do Ribeirão de Alberto Dias, Luiz da Costa Silva, natural de Santo Adrião de Padim. Couto de Tibães Arc. Braga, f.l. Manoel da Costa e Custodia da Silva, já defuntos, e viuvo de sua primeira mulher Pascoa da Silveira = cc Joana Clara Teresa n/b na freg. de N. Sra da Estrela da vila da Ribeira Grande da Ilha de S. Miguel Bispado de Angra, f.l. Miguel Cordeiro e Antonia de Souza, ja defuntos,

 

Luiz e Pascoa da Silveira tiveram os filhos, q.d.:

1- Custodia da Costa Silva

2- Josefa Maria do Nascimento

3- Luiza Maria da Silva

4- Damasia Clara da Silva

5- Antonio da Costa e Silva

6- Ana

7- Francisca Gomes da Silva cc Manoel de Souza Pereira

8- Miguel

 

Luiz e Joana Clara tiveram, q.d., os filhos:

9- Inacio da Costa Valadares

10- Luiz Gomes da Silva ou Luiz da Costa Silva

11 - José

 

 

1- Custódia da Costa Silva, natural da freguesia de Nossa Senhora da Estrela, Bispado do Rio de Janeiro. Em Prados-MG aos 25-06-1753 casou com Domingos Gonçalves, natural de Santa Maria de Lamas Arc. Braga, filho de Francisco Gonçalves e Teresa de Sá.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 25-06-1753 nesta matriz de N. Sra da Conceição dos Prados Domingos Gonçalves cc Custodia da Costa, testemunhas Revdo Antonio Nunes e Frutuoso Gonçalves cujo assento mais largamente se acham na freguesia da Borda do Campo aonde pertencem os contraentes

 

Barbacena, MG aos 25-06-1753 na matriz de N Sra da Conceição dos Prados se casaram Domingos Gonçalves, natural de Santa Maria de Lamas ARc. Braga, f.l. de Francisco Glz e Teresa de Sá = Com Custodia da Costa Silva n/b na freg. de N Sra da Estrela Bispado do Rio de Janeiro, f.l. de Luiz da Costa Silva e de Pascoa da Silveira, moradores nesta freguesia. Testemunhas P. Antonio Nunes e Frutuoso Gls.

2- Josefa Maria do Nascimento natural de Barbacena-MG. Aos 15-08-1759 casou com Luiz Antonio de Barros, natural da freguesia de Santo Ildefonso extra-muros da Cidade do Porto, filho dos falecidos Antonio de Barros e Micaela Clara,

Barbarcena, MG aos 15-08-1759 na capela de N. Sra da Gloria da Ressaca filial da matriz de N. Sra da Conceição dos Prados se casaram Luiz Antonio de Barros n/b na freguesia de Santo Ildefonso extra-muros da Cidade do Porto, f.l. de Antonio de Barros e Micaela Clara, ja defuntos = Com Josefa Maria do Nascimento, n/b nesta freguesia da Borda do Campo, f.l. de Luiz da Costa Silva e Pascoa da Silveira Gomes. Testemunhas o P. João de Rezende, Francisco da Costa e Francisco Ferreira da Silva, todos moradores na freguesia dos Prados.

Tiveram os filhos batizados no Capela de N. Sra da Gloria da Ressaca, filial de Prados, q.d.:

2-1 Francisco batizado aos 04-08-1760

Conselheiro Lafaiete, MG aos 04-08-1760 na Capela de Nossa Senhora da Gloria da Ressaca filial da matriz dos Prados bat a Francisco, f.l. de Luiz Antonio de Barros e Josefa Maria do Nascimento, assistentesz na dita freguesia de Carijos; npaterno de Antonio de Barros n. da vila de Guimarães e de Micaela Clara n. da freguesia da Sé da cidade do Porto, nmaterno do Cap. Luiz da Costa da Silva, n. da cidade de Braga e de Pascoa da Silveira Gomes, n. de Inhomirim Bispado do Rio de Janeiro. Foram padrinhos Francisco Vieira de Faria e Joana Clara, mulher do sobreidtido Cap. Luiz da Costa.

2-2 Maria em 07-06-1762.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 07-06-1762 na Capela de Nossa Senhora da Gloria da Ressaca filial da matriz dos Prados bat a Maria, f.l. de Luiz Antonio de Barros e Josefa Maria do Nascimento; foram padrinhos Joaquim Ferreira da Silva, solteiro assistente na Ressaca, e Custodia da Silva Costa mulher de Domingos Gonçalves da freguesia da Borda do Campo.

2-3 Ana em 30-01-1764.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 30-01-1764 na Capela de Nossa Senhora da Gloria da Ressaca filial da matriz dos Prados bat a Ana, f.l. Luiz Antonio de Barros e Josefa Maria do Nascimento; foram padrinhos João Luiz Guimarães e Maria Antonia de Santa Clara, todos desta freguesia.

 

3- Luiza Maria da Silva batizada aos 20-10-1738.

Livro de batismos de Barbacena Minas Gerais– Luiza batizada aos vinte de outubro de 1738 na capela de São Jose do Ribeirão. Filha de Luis da Costa Silva e sua mulher Páscoa da Silveira. Padrinhos (.. apagado) por procuração que fez a Manoel Borges Pacheco.e.madrinha Maria de São Jose mulher do dito Manoel Borges. (pesq. Moacyr Villela).

          Aos 20-07-1762 casou com Simão Martins Evangelho, batizado na freguesia do Espirito Santo do lugar da Vila Nova Ilha Terceira, Bispado de Angra, filho de Antonio Martins Evangelho e sua segunda mulher Maria dos Anjos.

Livro de casamentos freguesia de Barbacena Minas Gerais. Aos vinte de julho de 1762 na capela de São Jose e Nossa Senhora do Rosário do Ribeirão Simão Martins Evangelho filho de Antonio Martins Evangelho já defunto e sua mulher Maria dos Anjos com Luiza Maria da Silva filha de Luis da Costa Silva e Páscoa Gomes da Silveira (pesq. Moacyr Villela).

 

Livro de batizados freguesia do Espírito Santo lugar da Vila Nova Ilha Terceira 1713-1732 – Simão nasceu aos vinte e sete de outubro de 1727. Filho de Antonio Martins Evangelho e Maria dos Anjos ele natural da Vila Nova e ela da Agualva. Padrinhos mestre Manoel de Andrade casado com Guiomar da Ascensão da Cidade de Angra (pesq. Moacyr Villela).

 

            Antonio Martins Evangelho, natural da Vila Nova Ilha Terceira, filho de João Martins Galego e Isabel Evangelho, aos 11-11-1709 em Vila Nova, casou primeira vez com Maria do Nascimento, natural da freguesia do Arcanjo S. Miguel das Lages, filha de Bartolomeu Cardoso e Maria Vaz.

Livro de casamentos freguesia do Espírito Santo lugar da Vila Nova Ilha Terceira 1673-1721 Aos onze de novembro de 1709. Antonio Martins Evangelho natural da Vila Nova filho de João Martins Galego absente e Isabel Evangelho com Maria do Nascimento natural da freguesia do Arcanjo São Miguel das Lages filha de Bartolomeu Cardoso e Maria Vaz. (pesq. Moacyr Villela).

            Segunda vez aos 18-01-1718, Antonio casou com Maria dos Anjos, natural da freguesia de Agualva, filha de Brás Pinheiro e Catarina Escota.

Livro de casamentos freguesia do Espírito Santo lugar da Vila Nova Ilha Terceira 1673-1721 – Aos dezoito de janeiro de 1718. Antonio Martins viúvo natural e freguês da Vila Nova com Maria dos Anjos natural da freguesia de Agualva  filha de Brás Pinheiro e Catarina Escota naturais da Vila Nova. (pesq. Moacyr Villela).

 

4- Damasia Clara da Silva, batizada em 04-02-1740. Aos 24-01-1758 casou com Manoel Antonio Ferreira, natural da freguesia de São Bento de Rendufe Arc. Braga, filho dos falecidos Gregorio Ferreira e Sebastiana Ribeira.

Barbacena, MG aos 04-02-1740 na capela do Ribeirão filial desta freguesia bat a Damasia, f. de Luiz da Costa e s/m Pascoa da Silveira; foram padrinhos Ignacio [---------] Guimarães e Rosa Maria [----------] de Manoel Pires Cariano.

 

Barbacena, MG aos 24-01-1758 na capela de S. Jose do Ribeirão filial da matriz de N. Sra da Piedade da Borda do Campo se receberam Manoel Antonio Ferreira, n. da freguesia de São Bento de Rendufe Arc. Braga, f.l. Gregorio Ferreira e Sebastiana Ribeira, ja defuntos = Com Damasia Clara da Silva, n/b nesta freguesia, f.l. de Luiz da Costa Silva e de Páscoa da Silveira, já defunta. Testemunhas Ignacio Roiz Guimarães e Francisco Jose dos Santos, moradores nesta freguesia.

Tiveram os filhos, q.d.:

4-1 Ana Maria Angelica aos 08-07-1782 casou com Francisco Gomes, batizado em Prados aos 20-08-1758, filho de Pedro Gomes e Teresa de Jesus - família Catarina da Silveira, neste site.

Barbacena, MG aos 08-07-1782 na Capela da Sra da Piedade da Cachoeira, filial da matriz da Borda do Campo se receberam Francisco Gomes, f.l. de Pedro Gomes e Teresa de Jesus, n/b na freg. de N. Sra da Conceição dos Prados desta comarca = E Ana Maria Angelica, f.l. de Manoel Antonio Ferreira e de Damasia Clara da Silva, n/b nesta freguesia da Borda do Campo. Foram testemunhas Bras Cordeiro da Rosa e Luiz Francisco de Vas.cos.

4-2 Manoel, batizado em 16-08-1767.

Barbacena, MG - Cachoeira aos 16-08-1767 MANOEL nascido aos 03-08, f.l. de Manoel Antonio Ferreira natural da freguesia de Sto. Andre de Rendufe Arc. de Braga e s/m Damazia Clara da Silva natural desta; np de Gregorio Ferreira e Sebastiana Ribeira naturais da dita freguesia; nm de Luiz da Costa Silva e s/m Pascoa da Silveira. Padr.: Manoel Lopes de Oliveira, solteiro.

4-3 João Antonio Ferreira batizado em 19-09-1770. Em 08-02-1796 casou com Ana Joaquina, filha de Antonio Dias Machado e Angela Maria.

Barbacena, MG - Cachoeira aos 19-09-1770 JOÃO nascido aos 13-08, f.l. de Manoel Antonio Ferreira natural da freguesia de Sto. Andre de Rendufe Arc. Braga e s/m Damasia Clara da Silva natural da Borda do Campo. np de Gregorio Ferreira e s/m Sebastiana Ribeira, já falecidos naturais do Arc. Braga; nm  Luiz da Costa Silva e s/m Paschoa da Silveira, já falecidos. Padr.: João Manoel Pereira, casado e Rosa Maria, casada.

 

Barbacena, MG aos 08-02-1796 capela da Sra do Rosario do Curral filial desta matriz de Barbacena, João Antonio Ferreira, f.l. Manoel Antonio Ferreira e Damazia Clara da Silva, n/b nesta freguesia = cc Ana Joaquina, f.l. Antonio Dias Machado e Angela Maria, tambem n/b nesta freguesia. Test.: Francisco Ferreira Armond e Manoel Dias de Sá.

4-4 Antonia Maria Angelica aos 09-11-1801 casou com José Luiz de Medeiros, filho de outro e de Antonia Maria de Jesus (ou da Vila Nova), neto paterno de Antonio Luiz de Medeiros e Isabel Rodrigues Duarte, neto materno de Manoel Fernandes Vila Nova e Ursula Martins de Meneses. Geração na família “Antonio Luiz de Medeiros”.

Barbacena, MG aos 09-11-1801 na capela da Sra da Piedade da Cachoeira filial desta matriz, Jose Luiz de Medeiros, f. de outro e Antonia Maria de Jesus = cc Ana(sic) Maria Angelica, f. Manoel Antonio Ferreira e Damazia Clara da Silva. Ambos nts desta freguesia, test.: Manoel Inacio de Oliveira e Manoel da Costa Silva.

          Em 08-10-1811, viúvo, José Luiz casou segunda vez com Ana Silveria de São José, filha de João de Souza de Medeiros e Maria Moreira da Assunção.

Barbacena, MG aos 08-10-1811 na capela da Borda do Campo filial da matriz de Barbacena, Jose Luiz de Medeiros, viuvo de Antonia Maria = cc Ana Silveria de S. Jose, f.l. João de Souza de Medeiros e Maria Moreira da Assunção, n/b na freg. de Pomba, test.: Antonio Roiz de Mello e Manoel Antonio da Silveira.

 

4-5 Rita Maria Angelica batizada em 09-09-1784. Aos 21-02-1797 casou com Manoel Gonçalves Martins, filho de João Gonçalves de Andrade e Rosa Martins.

Barbacena, MG - Cachoeira aos 09-09-1784 RITTA, f.l. de Manoel Antonio Ferreira e s/m Damazia Clara da S.ª. Padr.: João da Costa Ribeiro e Ritta Angelica Pereira mulher de Manoel Antonio Roiz. Lançado aos 13-01-1794.

 

Barbacena, MG aos 21-02-1797 na ermida de S. Sebastião do Engenho filial desta matriz, Manoel Glz Martins, f.l. João Glz de Andrade e Roza Martins = cc Rita Maria Angelica, f.l. Manoel Antonio Ferreira e Damazia Clara da Silva. Nts/btrs nesta freguesia, test.: João Ayres Gomes e Luiz Francisco de Vasconcellos.

 

5- Antonio da Costa e Silva, batizado em 27-04-1742, casou duas vezes.

Barbacena-MG aos 27-04-1742 ANTONIO, f de Luiz da Costa e de s/m Pascoa da Silveira, padr.: Antonio de Ornellas da Costa e Maria Ignacia, solteiros.

          Primeira vez aos 15-02-1773, Antonio casou com Vitoria Maria do Nascimento, filha de Alvaro Pinto de Andrade e Maria Sardinha da Silveira - familia Antonio de Faria Moreira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 15-02-1773 na capela de trás da Serra, filial desta matriz, Antonio da Costa [--danificado---], f.l. de Luiz da Costa Silva e Paschoa da Silveira, n/b freguesia da Piedade da Borda do Campo; = cc. Vitoria Maria do Nascimento, f.l. Alvaro Pinto de Andrade e Maria Sardinha da Silveira, n/b na mesma freguesia da Piedade.

          Antonio casou em segundas com Josefa Maria dos Anjos, filha de José Machado Tostes e Ana Maria do Rosário. Geração na família “José Machado Tostes”.

 

6- Ana nasceu aos 20-02-1744 e foi batizada em 17 de março seguinte.

Barbacena, MG aos 17-03-1744 bat., na capela da Ressaca da freguesia dos Prados,. a Ana, f.l. de Luiz da Costa Silva, n. da freg. de Santo Agriam de Padim Arc. Braga. e Pascoa da Silveira, n. da freg. de Nossa Senhora da Piedade de Inhumerim deste bispado e moradores nesta freguesia da Borda do Campo; npaterna Manoel da Costa e Custodia da Silva, e nmaterna de Antonio de Toledo e Josefa da Costa. Foram padrinhos Antonio da Silva Sobreira, da freguesia de Furquim e Ana Maria do Pillar mulher de Jose Rodrigues de Souza, da freguesia dos Prados. Nasceu a dita Ana aos 20 dias do mes de fevereiro do dito ano.

 

7- Francisca Gomes da Silva batizada em 13-04-1746. Casou com Manoel de Souza Pereira, filho de Pascoal de Souza Pereira e Barbara da Conceição. Geração na família Pascoal de Souza Pereira.

Barbacena-MG aos 13-04-1746 FRANCISCA, nascida aos 06-03, f.l. de Luiz da Costa Sylva, natural da freguesia de N. Sra. da Graça de Santo Agriam (sic) de Padim, arc. de Braga e s/m Pascoa da Silveira; np de Manoel da Costa Gualvam e de Custódia da Silveira(sic). Padr.: Ignacio Rodrigues Guimarães, desta freguesia e Francisca de Sales de Oliveira, mulher de Joze Simões, da freguesia de Prados.

 

8- Miguel, batizado em 08-10-1748.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). batismos lv. D-12 matiz de Barbacena (varias Capelas) fls 7 v. Ressaca, filial de Prados, 08/10/1748 Miguel, filho de Luís da Costa Silva e de Páscoa da Silveira Gomes.

 

9- Inacio da Costa Valadares batizado em 18-11-1850, filho de Luiz da Costa Silva e sua segunda mulher Joana Clara Teresa, neto materno de Miguel Cordeiro e Antonia de Souza naturais da ilha de S. Miguel Bispado de Angra.

Barbacena, MG aos 18-11-1750 bat a Ignacio, f.l. de Luiz da Costa Silva e de Joana Clara Teresa, avos paternos Manoel da Costa e Custodia da Silva naturais da freguesia de S. Sebastião de Padim Arc. de Braga, e pela materna de Miguel Cordeiro e de s/m Antonia de Souza nts da Ilha de S. Miguel Bispado de Angra. Foram padrinhos Ignacio Rodrigues Guimarães e Josefa, solteira filha do dito Luiz da Costa, todos moradores nesta freguesia.

          Em Barbacena aos 23-11-1780 casou com Teresa Maria de Jesus, batizada em Prados aos 03-09-1758, filha de Manoel Machado Parreiras, natural da freguesia de S. Sebastião da Ilha Terceira e Catarina Maria da Assunção (ou Conceição) natural de N. Sra das Angustias da Ilha do Faial, neta paterna Manoel Machado Parreira e de Agueda da Graça, da dita freguesia de S. Sebastião, e neta materna de Antonio Garcia Duarte e Luzia Vidal da freguesia das Angustias Bispado de Angra.

Barbacena, MG Igreja N. Sra da Piedade aos 23-11-1780 mesta matriz Inacio da Costa Valladares, f.l. Luiz da Costa Silva e Joana Clara Teresa, n/b nesta freguesia = cc Teresa Maria de Jesus, f.l de Manuel Machado Parreiras e de Catarina Maria da Conceição, n/b na freg. dos Prados, Test.: Ilario Vidal e Antonio Fernandes Borges

 

Prados, MG aos 03-09-1758 bat a Teresa, f.l. de Manoel Machado Parreira, n. da freg. de S. Sebastião da Ilha Terceira e de Catarina Maria da Conceição, natural da freguesia de N. Sra das Angustias da Ilha do Faial, npaterna de Manoel Machado Parreira e de s/m Agueda da Graça, da dita freguesia de S. Sebastião, e nmaterna de Antonio Garcia Duarte e s/m Luzia Vidal, da dita freguesia das Angustias Bispado de Angra. Foram padrinhos João Davila, morador na freguesia da Borda do Campo e D. Maria Genebra mulher do Cap. João Gonçalves de Moura, moradores nesta freguesia.

 

10- Luiz Gomes da Silva (tambem Luiz da Costa Silva), batizado em 05-03-1753, filho de Luiz da Costa Silva e sua segunda mulher Joana Clara Teresa.

Barbacena, MG aos 05-03-1753 nesta matriz bat a Luiz, f.l. de Luiz da Costa Silva e de Joana Clara, npaterno de Manoel da Costa e Custodia da Silva, nmaterno não soube dizer. Foram padrinhos o Revdo Pedro Vieira Botelho e [--------------]

          Aos 16-05-1774 casou com Maria de Souza, filha de Pascoal de Souza Pereira e Barbara da Conceição. Geração na família Pascoal de Souza Pereira.

Prados-MG aos 16-05-1774 nesta matriz onde os contraentes são moradores Luiz Gomes da Silva, f.l. Luiz da Costa Silva e Joana Clara Tereza, nat/bat na freguesia de N Sra da Piedade da Borda do Campo = cc Maria de Souza, f.l. Pascoal de Souza Pereira e Barbara da Conceição, nat/bat nesta supra dita freguesia dos Prados.

11- José, batizado em 22-03-1755.

Barbacena, MG capela N. Sra da Ressaca, filial da freguesia dos Prados bat a Jose, f.l. de Luiz da Costa Silva e de Joana Clara Teresa, np de Manoel da Costa Galvão e s/m Custodia da Silva Valladares naturais da freguesia de S. Sebastião de Padim Arc. de Braga, e pela materna de Miguel Cordeiro e de s/m Antonia de Souza nts da freguesia de N. Sra da Estrela Ilha de S. Miguel Bispado de Angra. Foram padrinhos Antonio Manoel, solteiro e Ursula Clara de Jesus, solteira, desta freguesia de Prados.