PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Pascoal Correa de Aguiar, capitão

(atualizado em 25-março-2017)

 

 

Bartyra Sette

Regina Junqueira

 

Capitão Paschoal Correa de Aguiar e sua mulher Margarida de Oliveira Soares foram povoadores da região de Barbacena, onde viveram na primeira metade do séc XVIII.

 

Pascoal era natural da freguesia da Santíssima Trindade da Ilha da Madeira e filho de Pascoal Correa de Andrade e Ines da Silva. Viúvo, ditou seu testamento no sítio Samambaia aos 12-04-1747 e faleceu aos 17 do mesmo mês. Declarou os oito filhos do seu casal:

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) aos 17-04-1747 fal Paschoal Correa de Aguiar, n. da freguesia da SS. Trindade da Ilha da Madeira, f.l. de Paschoal Correa de Andr.e e de Ignes da Silva C----, viuvo que ficou por falecimento de s/m Margarida de Oliveira. Foi sepultado dentro da Capela do Rosario filial desta matriz aos 18 dias do mês acima. Fez testamento.

(...) aos 12-04-1747 eu Paschoal Correa de Aguiar (...) faço este meu testamento.

Rogo a meus filhos Ignacio Corr.ª de Aguiar e a Jose Corr.ª de Andr.e e a Vicente Soares de Andr.e (...) serem meus testamenteiros.

Meu corpo será sepultado, no caso que eu morra nesta freguesia de N. Sra. da Piedade, na Capela de N. Sra. do Rosario junto a sepultura de minha mulher Margarida de Oliveira.

Sou n. da ilha da Madeira, freguesia da Santissima Trindade, f.l. de Paschoal Corr.ª de Andr.e e Ignes da Silva C---, já falecidos.

Fui casado por carta de ametade com Margarida de Oliveira Soares, já falecida, e no casal temos oito filhos: Ignez, Ignacio, Izabel, Theresa, Jose, Joana, Vicente e Maria cujos ditos meus filhos são meus legítimos herdeiros.

Declaro que os bens que possuo são os seguintes: um sitio nesta freguesia da Borda do Campo, na estrada na paragem chamada Samambaia; na freguesia de S. Bartholomeu umas capoeiras; (...) ouro, prata que se achar; escravos, declara devedores e dividas.

Declaro se tirarão da minha terça 200$000 para apenas minhas filhas que querem ser freiras a saber: a Izabel 100$000 e a Theresa outros 100$000 réis. O remanescente de minha terça se diga tudo em missas por minha alma, pela alma de meu pai, minha mãe e minha mulher (...).

Freguesia N. Sra. Piedade da Borda do Campo, sitio da Samambaia, 12-04-1747

 

 

1- Maria Emerenciana de Santana        § 1º

2- Joana Caetana de Oliveira                § 2º

3- Teresa Maria de Andrade                 § 3º

4- Ignez

5- Inacio Correa de Aguiar, 1º testamenteiro paterno. Em Sabara-MG aos 11-01-1764 casou com Maria Moreira de VAscsoncelos, viúva do Cap. Manoel Teixeira Coelho.

Sabara, MG aos 11-01-1764 na capela N. Sra da Penha se receberam Inácio Correa de Aguiar, f.l. do Cap. Pascoal Correa de Aguiar e de D. Margarida de Oliveira Soares, batizado na freguesia de S. Bartolomeu comarca de Vila Rica e morador na freguesia da Roça Grande = com D, Maria Moreira de Vasconcellos, viuva do Cap. Manoel Teixeira Coelho, moradora nesta freguesia. Testemunhas Doutor João Batista Lopes, o Capitão Manoel de Oliveira , e o Capitão Manoel da Costa Viana.

6- Izabel

7- José Correa de Andrade, 2º testamenteiro paterno.

8- Vicente Soares de Andrade, 3º testamenteiro paterno.

 

 

Maria Emerenciana de Santana - § 1º

(atualizado em 30-Dezembro-2008)

 

Maria Emerenciana de Santana nasceu na Freguesia de São Bartolomeu do Bispado de Mariana.

Casou pela primeira vez aos 25-06-1749 na Capela do Rosário em Barbacena com João de Souza Freitas, natural da Freguesia de Santa Cruz de Alagoa, Ilha de São Miguel. João era filho de Manoel Cabral e Maria de Souza.

Casamentos Barbacena - aos 25 Junho de 1749 na capela do Rosario e S. José do Ribeirão, João de Souza Freitas, n/b freguesia Sta Cruz da Vila da Alagoa da Ilha de S. Miguel, Bispado de Angra, f.l. de Manoel Cabral e s/m Maria de Souza; = com Maria Emerenciana de Santa Anna, n/b freguesia de S. Bartolomeu deste bispado, f.l. do Capitão Paschoal Correa de Aguiar e s/m Margarida de Oliveira Soares. A contraente moradora nesta freguesia.

 

Foram moradores em Santana do Garambeu onde João faleceu aos 05-04-1761 e onde se deu início a seu inventário no mesmo ano (neste site). Alem de seis filhos legítimos, deixou dois filhos naturais: Domingos Rodrigues de Souza Freitas e “outro Irmão seu também natural do mesmo Pai”.

 

Ainda durante a inventariança do primeiro marido, Emerenciana casou em segundas com Domingos Rodrigues Carneiro, falecido em Barbacena onde foi sepultado aos 02-03-1786 e inventariado em 1787. Teve dois filhos deste matrimonio. (inventário neste site).

Domingos era natural de São Martinho do Carneiro, Arcebispado de Braga, filho de Domingos Rodrigues e Maria João. Alem dele, mais dois irmãos vieram para o Brasil, nomeados no testamento de Domingos: João Rodrigues Carneiro e o Capitão José Rodrigues Carneiro, que se casou com Ana Lourença, enteada de Domingos, filha de Maria Emerenciana e seu primeiro marido.

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) - Garambeo aos 02-03-1786 na capela de Santa Ana do Garambeo foi sep. Domingos Rodrigues Carneiro, casado e fez testamento.

Testamento:

(...) ano de 1786 em minhas casas de morada citas nesta fazenda do Garambeo, da capela de Santa Ana filial da matriz da Borda do Campo onde eu Domingos Rodrigues Carneiro faço a minha assistencia (...) faço o meu testamento:

Sou natural de S. Mart.º do Carneiro do Arc. de Braga Comarca de Vila Real e filho legitimo de Domingos Rodrigues e de s/m Maria João, ambos já falecidos. Sou casado com Maria Emerenciana de Santa Ana de cujo matrimonio tenho dois filhos, um por nome D.os e o outro Jose, os quais constituo meus legitimos herdeiros assim como minha mulher meeira em todos os meus bens.

Declaro que possuo uma fazenda cita nesta mesma paragem chamada o Garambeo (...) Declara dividas;

Declaro que tenho contas com meu irmão o Capitão Jose Rodrigues Carneiro (...).

(...) declaro que de todo o monte o meu testamenteiro ou testamenteira dara um escravo a meu filho D.os e outro a meu filho José, e isto é por eu ter dado do mesmo monte uma escrava a cada uma das minhas enteadas cuja disposição faço agora a vista de todos os herdeiros, por se acharem presentes ao fazer este, e assim mais deixo a Francisco Joaquim do mesmo monte a quantia de cem mil réis no caso dele se ordenar e na mesma forma por convirem os mesmos herdeiros.

(...)

Declaro mais que a meu irmão João Rodrigues Carneiro devo por crédito a quantia de cem mil réis e assim mais lhe devo a sua legitima na de sua --- e tambem aquilo que ele disser que lhe devo na sua loja.

(...) pagas todas as minhas dividas e disposições, o que sobejar da mesma deixo a meus filhos D.os e Jose .

Testamenteiros: em 1º a minha mulher Dona Maria Emerenciana de Santa Ana, em 2º a meu irmão Jose Rodrigues Carneiro, e em 3º a meu irmão João Rodrigues Carneiro.

(...)

E por não poder escrever, pedi a Leonardo Pereira Rolim que este por mim fizesse e como testemunha assinasse e eu me assino com o meu sinal costumado do nome inteiro (...)

Santa Ana do Garambeo, a pr.º de Março de 1786 Domingos Rodrigues Carneiro

e logo se seguia a aprovação do dito testamento, o qual aqui bem e fielmente copiei do proprio a que me reporto (...) Igreja Nova 6 de Março de 1786

 

Emerenciana faleceu em agosto de 1793 com testamento redigido um ano antes em Santana do Garimbeu e inventário iniciado por seu genro José Rodrigues Carneiro (neste site).

 

Filhos de João e Maria Emerenciana, segundo os inventários de ambos:

 

1- Maria das Neves Freitas, nascida na Freguesia de Prados e batizada em 14-08-1752, com 9 anos em 1761. Casou na Matriz de Nossa Senhora da Piedade da Borba do Campo com José Garcia, natural da Freguesia de N. Sra das Angustias da Ilha do Fayal, filho de Antonio Gracia e sua primeira mulher Maria Josefa do Espírito Santo (certidão de casamento no inventário paterno). Geração na família “Antonio Gracia” Cap 1º.

Prados, MG aos 14-08-1752 nesta matriz bat a Maria, f.l. de João de Souza e de s/m Maria Merenciana, foram padrinhos Antonio de Souza Portela, solteiro e Catarina da Assunção Xavier mulher do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas, todos desta freguesia.

 

2- Ana Lourença de Souza, com 7 anos em 1761, também natural de Prados onde foi batizada em 19-08-1754..

Prados, MG bat 1740-1759 im 212 aos 19-08-1754 nesta matriz bat a Ana, f.l. de João de Souza Freitas, n. da freg, de Santa Cruz da vila da Lagoa Bispado de Angra e Ilha de S. Miguel e de s/m Maria Emerenciana de Santana, bat, na freg. de S. Bartolomeu da vila do Ouro Preto, npaterna de Manoel Cabral e de s/m Maria de Souza, da dita fregusia de Santa Cruz, e neta materna de Paschoal Correa de Aguiar, n. da ilha Terceira e de s/m Margarida Soares de Oliveira, n. da cidade do Rio de Janeiro, foram padrinhos o Alf. Domingos Rodrigus Dantas, solteiro morador e os pais da batizada nesta freguesia dos Prados.

          Casou com José Rodrigues Carneiro, natural da Freguesia de São Martinho Carneiro, Arcebispado de Braga, filho de Domingos Rodrigues e Maria João, portanto irmão inteiro de Domingos, padrasto Ana Lourença

Ana faleceu aos 25-07-1811 com inventário iniciado no mesmo ano na sua Fazenda Capivari, Aplicação do Turvo de Aiuruoca.

José redigiu seu testamento aos 20-12-1817 em Santana do Garimbeu da Vila de N. Sra da Piedade de Barbacena, onde faleceu aos 27-03-1818.

Segundo seus inventários (neste site) tiveram treze filhos:

2-1 Joaquim Rodrigues de Souza, padre, inventariante do pai

2-2 Maria João Rodrigues, batizada em Barbacena aos 01-09-17879.

Barbacena, MG aos 08-10-1770 na capela de Santa Ana do Garambeu bat a Maria, f.l. de Jose Roiz Carneiro e Ana Lourença; nasceu aos 27 de setembro e foram padrinhos Francisco Roiz Carneiro da freguesia de Aiuruoca e Maria Emerenciana mulher de Domingos Roiz.

          Falecida antes de sua mãe, casada que foi aos 01-09-1789 com o Alferes José Ferreira de Brito, filho de Manoel Ferreira de Brito e Maria Teresa de Jesus. Alf. José casou segunda vez aos 17-01-1810 com Mariana Paes de Oliveira. Geração na família “Manoel e Bento Ferreira de Brito” Cap. 1º.

(pesq. Nilza Cantoni) Centro de Memória do Seminário Santo Antonio em Juiz de Fora, MG, Cas Ibitipoca 1751-1801 fls 226-v. 01-09-1789 José Ferreira Brito, filho de Manoel Ferreira Brito e Maria Tereza de Jesus, natural e batizado na freguesia de Iuruoca, c/c Maria José(sic), filha de José Rodrigues Carneiro e Ana Lourença de Souza, natural da Borda do Campo. Testemunhas José de Souza e José Antonio da Fonseca.

          Maria foi representada no inventario materno pelos sete filhos (idades em 1811) outras informações na família “Manoel e Bento Ferreira de Brito”:

2-2-1 Domingos, 21 anos.

2-2-2 Manoel, 18 anos;

2-2-3 Antonio, 16 anos;

2-2-4 José, 13 anos;

2-2-5 Francisco, 11 anos;

2-2-6 João, 9 anos;

2-2-7 Maria João, 8 anos. Casou com Manoel Maria e foram moradores no Arraial do Pouso Alegre do Mandu, termo da Vila de Campanha.

 

2-3 Margarida de Oliveira Soares, como está no inventário materno, ou Rodrigues de Souza no paterno, batizada em 12-10-1772.Casada com o Bento Luis Ferreira que em 1811 era alferes e capitão em 1818. Era morador em Campanha onde possuía a Fazenda do Pouso Alegre.

Barbacena, MG aos 12-10-1772 na capela de Santa Ana do Garambeu bat a Margarida, f. de Jose Roiz Carneiro e Ana Lourença; foram padrinhos João Fr.ª G.es e Maria Emerenciana de S. Ana mulher de Jose Garcia, todos desta fregeusia e por não aparecer este assento me informei com pessoas fidedignas e o mandei lançar neste livro dos Suplementos. 10-11-1788.

2-4 Ana Teresa de Assunção (ou de Jesus) casada com o Guarda Mor Jose da Rosa da Silveira. Morador em Sacra Família-RJ.

2-5 Mariana Rodrigues de Souza, falecida antes de seu pai, casada que foi com o Guarda Mor Antonio Gomes da Silveira. Segundo declaração de Antonio no inventário do sogro “teve dez filhos segundo sua lembrança”. Era morador em Sacra Família, RJ.

2-6 Quitéria Rodrigues de Souza, casada com Jose Cabral de Mello

2-7 Teresa Rodrigues de Souza, batizada em 24-06-1781. Casada com Custódio Jose de Oliveira, moradores em Pouso Alegre, Campanha.

Barbacena, MG no 01-06-1781 e no dia 24 do mesmo mes na capela de Santa Ana do Garambeu bat a Teresa, f. de Jose Rodrigues Carneiro e Ana Lourença de Souza; foram padrinhos ---------- Jose de Souza e sua irmã Maria Jesuina da -----, ambos da freguesia de S. Jose del Rei; E por não aparecer este assento me informei com pessoas fidedignas e o mandei lançar neste livro dos Suplementos 26-06-1803.

2-8 Josefa Maria Rodrigues (ou Rodrigues de Souza), aos 03-05-1804, casou com Francisco Joaquim da Silva, filho de Manoel Francisco da Silva e Ana Maria de Almeida (família “Manoel Francisco da Silva”)

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, cas. - aos 03 maio 1804 freguesia de Baependi, Francisco Joaquim da Silva, f.l. Manoel Francisco da Silva e Anna Maria d’Almeida, n/n nesta freguesia de Aiuruoca; = cc. D. Josepha Maria Rodrigues, f.l. do Cap. Joseph Rodrigues Carneiro e D. Anna Lourença de Soisa, n/b na vila de Barbacena.

2-9 Emerenciana Maria de Santa Ana (ou Rodrigues de Souza), aos 03-05-1804, casou com Justino Ferreira de Brito, filho de Manoel Ferreira de Brito e Maria Teresa de Jesus (Família “Manoel e Bento Ferreira de Brito” 1-11).

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, cas. -  aos 03 maio 1804 freguesia de Baependi - Justino Ferreira de Brito, f.l. de Manoel Ferreira de Brito e Maria Theresa de Jesus, n. e b. nesta freg. de Aiuruoca; c/ d. Emerenciana Maria de Santa Anna, f.l. do Cap. Joseph Rodrigues Carneiro e D. Anna Lourença de Soisa, n. e b. vila Barbacena.

2-10 Joaquina Rodrigues de Souza, casada com Joaquim Antonio da Silva, provável irmão de Francisco Joaquim da Silva em 2-8 supra.

2-11 José Rodrigues Carneiro, 25 anos e solteiro em 1818

2-12 Domingos Rodrigues Carneiro, 24 anos e casado em 1818

2-13 Ana Francisca das Chagas, com 14 anos em 1811. Aos 26-04-1813 casou com Vicente José Pinheiro, filho do Alaferes Francisco José Pinheiro e Francisca Maria do Espirito Santo. Família “Francisco José Pinheiro” 3.

 

3- Izabel Maria de Souza, batizada em 10-06-1756. Casada com João Ferreira Guimarães, natural da freguesia de S. Martinho de Silvares Arc. Braga, filho de Tomé Alves Pinto e Catarina Ferreira.

Prados, MG aos 10-06-1756 nesta matriz bat a Izabel, f.l. de João de Souza Freitas, n. da freg, de Santa Cruz da vila da Lagoa Bispado de Angra e Ilha de S. Miguel e de s/m Maria Emerenciana de Santana, bat, na freg. de S. Bartolomeu deste bispado de Mariana, npaterna de Manoel Cabral e s/m Maria de Souza, nts da dita freguesia de Sta Cruz, neta materna do Cap. Paschoal Correa de Aguiar, n. da ilha da Madeira e de s/m Margarida Soares de Oliveira n. da freg. da Candelaria da ciade do Rio de Janeiro. Foram padrinhos o Alf. Manoel Pereira da Silva, morador na vila de S, Jose e Maria do SAcramento Dantas, solteira filha do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas, moradores todos nesta dita freguesia.

Pais de, q.d.:

3-1 Francisco Ferreira de Souza, batizado aos 30-10-1776

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG - batismos- aos 30 outubro 1776 matriz, FRANCISCO, f.l. de João Ferreira Guimarães n. freg. de S. Martinho de Silvares arc. Braga e de Isabel Maria de Soisa n. da freg. de N.Sra. da Conceição Prados, padr.: cap. Roque de Sousa Magalhaes e Maria mulher do Lcdo. Francisco Lopes Guimarães. Npaterno de Thome Alves Pinto e Catherina Ferreira, madrinha. Nmaterno de João de Soisa Freytas e d. Maria Emerencianna de S. Anna.

          Casou, aos 29-07-1805, com Silvéria Maria Pedrosa (ou Freire), filha de Joaquim José Freire e Silvéria Maria de Jesus, esta inventariada em 1824. Silvéria era viúva do Tenente Francisco Xavier de Mesquita, com geração na família “Joaquim José Freire”.

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, 29-07-1805 Cap. Sra. Rosario de Capivari, Francisco Ferreira, f.l. do Alf. João Ferreira Guimarães e D. Ignacia digo, D. Izabel Maria de Souza, n/b freg. Aiuruoca; = cc. D. Silveria Maria Pedrosa, viuva do Tenente Francisco Xavier de Mesquita.

 

Francisco e Silvéria tiveram.:

3-1-1 Silveria Maria Freire, aos 08-07-1823, casou com Antonio Gonçalves de Mesquita, exposto em casa do Capitão Francisco José de Mesquita.

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 08-07-1823 Capela Três Pontas, Antonio Gonçalves de Mesquita, exposto em casa do Capitão Francisco Joseph de Mesquita; = cc. D. Silveria Maria Freire, f.l. do Alf. Francisco Ferreira de Souza e D. Silveria Maria Freire.

3-2 Margarida, batizada aos 15-11-1786

Batismos capela Sra. Conceição do Varadouro, filial matriz Aiuruoca- aos 15 novembro 1786 Varador, MARGARIDA, inocente, f.l. de João Ferreira Guimarães e Izabel Maria de Souza; padr.: Jozé Rodrigues Carneiro, solteiro e Marianna de Souza Freitas, mulher de João Rodrigues Carneiro. Todos desta freguesia.

3-3 Maria Ferreira de Souza, aos 17-06-1795, casou com Tomás Joaquim de Arantes, filho do Capitão Antonio de Arantes Marques e Ana da Cunha. Família “Bernarda Dutra da Silveira” Cap. 2º, § 2º.

Maria e Tomás tiveram, q.d.:

3-3-1 Padre Antonio Ferreira de Arantes, com 36 anos declarados no censo de 1831:

censo do Turvo 5-12-1831, 18º Quarteirão,  20

Antonio Ferreira de Arantes (Padre) *, branco, 36, eclesiastico, capelão

* delegado da Paroquia na assembleia de 1834. Teve 4 votos para Juiz de Paz.

         Padre Antonio faleceu intestado aos 10-09-1861 e foi inventariado no mesmo ano (inventário neste site).

3-4 Ana Joaquina Ferreira de Souza, casou com Francisco Correa da Costa Nogueira, filho do Guarda Mor Vitorino Correa da Costa e Ana Teresa do Amor Divino, com geração na família “José Correa da Costa” 4-1.

4- Thereza Emerenciana de Santana, batizada em 05-12-1757, com 3 anos em 1761. Casou com Antonio José Francisco

Prados, MG aos 05-12-1757 nesta matriz bat Teresa, f.l. de João de Souza Freitas, n. da freg, de Santa Cruz da vila da Lagoa Bispado de Angra e Ilha de S. Miguel e de s/m Maria Emerenciana de Santana, bat, na freg. de S. Bartolomeu deste bispado de Mariana, npaterna de Manoel Cabral e s/m Maria de Souza, nts da dita freguesia de Sta Cruz, neta materna do Cap. Paschoal Correa de Aguiar, n. da ilha da Madeira e de s/m Margarida Soares de Oliveira n. da freg. da Candelaria da ciade do Rio de Janeiro. Foram padrinhos o Cap. Manoel Pereira da Silva morador da vila de S. Jose, e Catarina da Assunção Xavier mulher do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas moradores nesta freguesia.

5- Mariana de Souza Freitas, de ano e meio em 1761. Casou com João Rodrigues Carneiro

 

 

Filhos de Maria Emerenciana de Santana e seu segundo marido Domingos Rodrigues Carneiro

 

6- José Rodrigues de Aguiar, com 25 anos em 1787. Casou com Ana Hipólita de Valle (ou Ribeira), muito provavelmente a filha de João Correa da Cunha e Ana Ribeira do Valle.

          Pais de, q.d.:

6-1 Domingos, batizado aos 03-03-1793.

B7: Barbacena - Garambeu aos 03-03-1793 Domingos, f.l. de Jose Roiz de Aguiar e Ana Hipolita, padr.: João Correa da Cunha e Maria Emerenciana V.ª

6-2 Maria Emerenciana de Santa Ana aos 04-11-1812 casou com José Antonio Ribeiro, viúvo de Teodósia Maria de Santa Inácia.

B7: casamentos Barbacena - Ermida S. Domingos da Bocaina aos 04-11-1812 José Antonio Ribr.º, viúvo de Theodosia Maria de Sta. In.ca; = Maria Emerenciana de Sta. Anna, f.l. de José Roiz de Ag.ar e de Anna Hipolita, n/b nesta.

6-3 Hipólita, batizada aos 24-10-1804.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG - batismos- aos 24 out 1804 Livramento, Hyppolita, f.l. do alf. Joseph Rodrigues d'Aguiar e Anna Hyppolita Ribeiro do Valle; padr.: revdo. Joaquim Cleto de Lana e Maria Emerenciana de Sancta Anna.

 

7- Domingos Rodrigues de Aguiar, com 23 anos em 1787 e 27 anos em dezembro de 1793.

 

 

Joana Caetana de Oliveira § 2º

 

Joanna Caetana de Oliveira, natural de S. Bartolomeu-MG, aos 25-07-1749, casou com Francisco Gonçalves, natural da Ribeira Brava, filho de Manoel Gonçalves e Maria do Espírito Santo (ou do Ó).

Casamentos  - Barbacena - aos 25-07-1749 na capela do Rosário, Francisco Gonçalves, n/b na freguesia colegiada de S. Bento da Ribeira Brava, Bispado da Ilha da Madeira, f.l. de Manoel Gonçalves e s/m Maria do Espirito Santo; = com Joanna Caetana de Oliveira, n/b na freguesia de Sto. Antonio de S. Bartolomeu, Comarca de Vila Rica deste bispado de Mariana, f.l. de Pascoal Correa de Aguiar e s/m Margarida de Oliveira. A contraente moradora nesta freguesia.

 

Pais de, q.d.:

1- Pedro Gonçalves de Aguiar, batizado em Prados aos 05-07-1751. Em Sabara aos 24-05-1787 casou com Maria do CArmo da Silva, filha de José Correa da Silva e Margarida Ribeira de Linhares.

Prados, MG aos 05-07-1751 bat Pedro, f.l. de Francisco Glz e de Joana Caetana de Oliveira, foram padrinhos o Cap. Pedro Teixeira de Carvalho e Maria Merenciana de Santa Ana.

 

Sabara, MG aos 24-05-1787 na capela da Lapa se receberam em matrimonio Pedro Gonçalves de Aguiar, f.l. de Francisco Gonçalves Chaves e D. Joana Caetana de Oliveira, n/b na freguesia dos Prados deste bispado = e Maria do Carmo da Silva, f.l. de Jose Correa da Silva e Margarida Ribeira de Linhares, n/b nesta freguesia onde são moradores. Testemunhas os Capitães Manoel dos Santos Ferreira e Inacio Jose Duarte Braga.

 

2- Margarida, batizada aos 19-09-1754.

Batismos  Barbacena, aos 19-09-1754 MARGARIDA, f.l. de Francisco Gls Chaves, n/b freguesia da Graça da Ilha da Madeira e s/m Joanna Caetana de Oliveira n/b freguesia de S. Bartolomeu deste bispado das Minas; np  Manoel Gls da dita freguesia da Graça e s/m Maria do Ó natural da freguesia de S. Bento da Ribeira Brava Ilha da Madeira; nm Pascoal Correa de Oliveira digo de Aguiar n/b freguesia da Tabua da dita Ilha da Madeira e s/m Margarida de Oliveira Soares n/b freguesia Candelaria Rio de Janeiro. Padr.: Thomé dos Reis Mo-ta solteiro e Maria Antonia, mulher de Antonio Pinto da Silva.

 

 

Teresa Maria de Andrade § 3º

 

Teresa Maria, também natural de S. Bartolomeu, aos 22-11-1749 casou com Inácio Xavier de Souza, viúvo de Tereza Luiza de Jesus.

Casamentos - Barbacena - aos 22-11-1749 capela de Sta. Ana do Rosario e S. Jose do Ribeirão, Ignacio Xavier de Souza, natural da freguesia de N. Sra, da Assumpção da vila e Castelo de Almada, Patriarcado de Lisboa, f.l. de Bras de Souza, já falecido, e s/m Ursula Maria, viuvo que ficou de sua 1º mulher Thereza Luiza de Jesus, já falecida; = com Thereza Maria de Andrade, f.l. do Capitão Paschoal Correa de Aguiar e de s/m Margarida de Oliveira, já falecidos, n/b na freguesia de S. Bartolomeu, Comarca de Vila Rica deste Bispado de Mariana. Test.: Ten. Cel. Joze Lopes de Oliveira e Ignacio Rodrigues Guimarães.

 

Inácio Xavier era natural da freguesia de N. Sra. da Assunção da vila e Castelo de Almada Patriarcado de Lisboa e filho de Brás de Souza e Ursula Maria.

Encontramos um filho falecido em 1751:

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG), Ribeirão aos 19-02-1751 fal. An.to, parvulo, f.l. Ignacio Xavier de Souza. Sepultado Capela do Ribeirão.

 

Inácio, viúvo novamente, casou terceira vez com Izabel Maria da Assunção, natural da freguesia de Barbacena, filha de Fabião Pereira de Azevedo, falecido aos 02-07-1764, e Ângela de Souza.

B7: - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG), aos 02-07-1764 fal. Fabião Pereira de Azevedo casado nesta freguesia com Angela de Souza. Foi sepultado no adro da Capela de N. Sra. da Piedade da Cachoeira 

Izabel Maria faleceu viúva em Barbacena aos 19-04-1784:

B7: - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) Remedios aos 19-04-1784 fal. Izabel Maria, viuva de Ignacio Xavier de Souza. Sep. na capela dos Remedios 

 

Inácio e Izabel Maria foram pais de, q.d.:

I- Teresa, nascida aos 21-06-1752 e batizada aos 17-07.

batismos  Barbacena, aos 17-07-1752 Ribeirão de Alberto Dias, THERESA, nascida aos 21 de Junho do dito, f.l. de Ignacio Xavier de Souza, morador no sitio de Sambambaya, f. de Brás de Souza e s/m Ursula Maria, naturais de Vila Almada, Patriarcado de Lisboa; e Izabel Maria de Assumpção, fa. de Fabião Pereira de Azevedo, natural da freguesia de S. Miguel de Lobrigos, Bispado do Porto e s/m Angella de Souza, natural da freguesia de N. Sra, do Pillar, Bispado do Rio de Janeiro. Padr.: Ignacio Correa de Aguiar, solteiro.

II- Quitéria Rita da Assunção, nasceu aos 27-05-1754 e foi batizada aos 24-06.

batismos  Barbacena, aos 24-06-1754 matriz, QUITERIA, nascida aos 27 de Maio, f.l. de Ignacio Xavier de Souza, natural de vila Almada, Patriarcado de Lisboa e s/m Izabel Maria de Ascenção, natural desta freguesia, np de Bras de Souza e de Ursula Maria, naturais da dita vila; nm de Fabião Pereira de Azevedo, natural da freguesia de S. Miguel de Labrigos, Bispado do Porto e s/m Angela de Souza, natural da freguesia de N. Sra. do Pillar do Bispado do Rio de Janeiro. Padr.: Pedro Manoel Ferreira Coelho e Bernardina Caetana do Sacramento mulher de Jose Lopes de Oliveira.

          Casou, aos 23-10-1775, com Antonio de Souza Soares, viúvo de Ana Gonçalves de Jesus, filho de Antonio de Souza Soares e Vitória Rodrigues.

casamentos Barbacena, aos 23-10-1775 na capela N. Sra. Mãe dos Homens, Antonio de Souza Soares, viuvo que ficou de Anna Glz de Jesus, f.l. de Antonio de Souza Soares e de Victoria Roiz, n/b na freeguesia de N. Sra. da Luz, Lugar do Fanado, Bispado de Angra; = com Quiteria Rita da Assumpção, f.l. de Ign.co X.er de Souza e de Izabel M.ª da Assumpção, n/b nesta freguesia.

III- Dorotéa, nasceu aos 18-02-1756 e foi batizada aos 15-03.

batismos  Barbacena, aos 15-03-1756 DOROTHEA, nascida aos 18 de Fevereiro, f.l. de Ignacio Xavier de Souza, natural da  freguesia da Assunção de Almada, Patriarcado de lisboa e s/m Izabel Maria da Assumpção, natural desta freguesia; np de Bras de Souza, natural da dita freguesia vila de Almada e s/m Ursula Maria, natural da freguesia de São Julião da cidade de Lisboa; nm de Fabião Pereira de Azevedo, natural da freguesia de S. Miguel de Lobrigos, Bispado do Porto e s/m Angela de Souza, natural da freguesia de N. Srado Pilar, Bispado do Rio de Janeiro. Padr.: o dito Padre Manoel Ferreira Coelho e Theresa, solteira, filha do dito Fabião Pereira de Azevedo.

IV- Feliciano, batizado aos 04-07-1758

Batismos - Barbacena, aos 04-07-1758 no Ribeirão, FELICIANO, f.l. de Ignacio Xavier de Souza, natural da freguesia de N. Sra. Assumpção da vila de Almada, Patriarcado de Lisboa e de s/m Isabel Maria da Assumpção, natural desta freguesia; np de Brás de Souza, natural da dita vila Almada e s/m Ursula Maria, natural da freguesia de S. Julião da cidade de Lisboa; nm de Fabião Pereira de Azevedo, natural da freguesia de S. Miguel de Lobrigos, Bispado do Porto e s/m Angela de Souza, natural da freguesia de N. Sra. do Pilar, Bispado do Rio de Janeiro. Padr.: Revdo Padre Manoel Pereira de Azevedo e Benta, solteira, filha do dito Fabião Pereira de Azevedo.

V- Mariana, batizada aos 03-05-1760

Batismos - Barbacena, matriz aos 03-05-1760 MARIANA, f.l. de Ignacio Xavier de Souza natural de Almada Patriarcado de Lisboa e s/m Izabel Maria da Assunção natural desta freguesia; np de Brás de Souza natural da vila de Almada e s/m Ursula Maria natural da fregusia de S. Julião da cidade de Lisboa; nm de Fabião Pereira de Azevedo natural da freguesia de S. Miguel de Lobrigos Bispado do Porto e s/m Angela de Souza natural da freguesia de N. Sra. do Pillar do Rio de Janeuri. Padr. o dito Fabião Pereira de Azevedo e Mariana Dorothea da Silva, filha de Manoel Gaspar Leiria (?) morador no Serro Frio por pp que mandou a João Lourenço, morador nesta.

VI- Maria, nasceu aos 10-05-1768 e foi batizada aos 28 do mesmo mês

Batismos - Barbacena -. N. Sra. da Gloria aos 28-05-1768 MARIA nascida aos 10, f.l. de Ignacio Xavier de Souza natural de vila Almada Patriarcado de Lisboa e s/m Isabel Maria da Assunção natural desta; np de Brász de Souza natural da dita vila de almada e s/m Ursula Maria natural da freguesia de S. Julião da cidade de Lisboa; nm de Fabião Pereira de Azevedo natural de Lobrigos Bispado do Porto e s/m Angela de Souza natural da freguesia do Pilar do Rio de Janeiro. Padr.: Antonio Jose Correa e s/m Maria Emerenciana.