PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Paiva

de Vila Real para Carrancas

 

Regina Junqueira

Bartyra Sette

Colaboração: Moacyr Urbano Villela

 

 

Antonio Fernandes e Madalena de Paiva foram moradores do lugar de Bostelo, Freguesia de Santa Maria Madalena, distrito de Vila Real. Casaram antes de 1693, porque neste ano batizaram Domingas, sua filha legítima:

 

- Freguesia de Bostelo, Vila Real- - Batizados - Domingas

Aos dezoito dias do mês de janro do anno de mil seisentos e noventa e tres eu o padre Felipe Pereira batizei solenemente  na forma do ritual romano a Domingas filha legítima de Antonio Fernandes e sua molher Madanela de Paiva. Foram padrinhos José (Reis Raposo?) e sua molher Maria Rodrigues ambos do logar de Bostelo e por verdade fiz este asento era ut supra

 

Dos filhos que tiveram, ao menos dois vieram para o Brasil e se fixaram no Sul de Minas, ainda na primeira metade do século XVIII.

Cap 1º - Antonio Fernandes de Paiva, que segue

Cap 2º - Domingos de Paiva

 

Cap 1º- Antonio Fernandes de Paiva

 

Antonio nasceu na Freguesia de Santa Maria Madalena (de Bustelo), arcebispado de Braga, onde casou com Maria Martins Coelha. Antonio foi morador em Carrancas, onde ditou seu testamento aos 17-10-1775, declarando que "Meus Bens foram adquiridos nesta América, por minha industria e trabalho". Nessa data Maria ainda vivia.

Deixou vários legados ao irmão Domingos, aos sobrinhos e a sobrinha neta Geralda, filha do sobrinho José de Paiva.

Seu testamento (neste site) foi aberto aos 19 de agosto de 1779 na Fazenda das Caveiras das Carrancas.

 

Teve o único filho, legítimo:

1- Manoel Coelho Chaves

 

________________________________________________________________________________

 

 

Cap 2º - Domingos de Paiva

(atualizado em 29-abril-2016)

 

 

Domingos de Paiva nasceu aos 15-09-1698 na Freguesia de Bostelo onde seus pais eram moradores.

Freguesia de Bostelo, Vila Real– Batismos

Aos quinze dias do mês de setembro do anno de mil seisentos e noventa e oito annos eu o padre Felipe Pereira batizei solenemente  na forma do ritual romano a Domingos filho legítimo de Antonio Fernandes e sua molher Madanela de Paiva foram padrinhos Domingos e sua irman Domingas, solteiros filhos de Antonio Martins e sua Molher Maria Gonçalves, todos do lugar de Bostelo e por verdade fiz este asento era ut supra -  O Pe Felipe Pereira

 

Com 38 anos casou na Capela da Conceição da Vila de São João Del Rei aos 28-08-1736 com Tomásia Maria da Silva, então com 16 anos:

Paróquia de São João Del Rei – Casamentos  - Aos vinte e oito do Mês de Agosto do anno de mil setecentos e trinta e seis na Capella da Conceição desta Villa de São João de El Rey feitas as denunciações na forma do Sagrado Concilio Tridentino sem se descobrir impedimento por (...) do Reverendo Vigário da Vara Doutor Manoel (...) Coutinho que se me apresentou e com lisenca do Revendo Padre Antonio Martins na presensa das Testemunhas Antonio de Freitas e Antonio Vaz de Siqueira (e?) de mim se casarão em face da Igreja solenemente por palavras Domingos de Paiva filho legitimo de Antonio Fernandes e de sua mulher Madalena de Paiva natural da Freguesia de Santa Madalena do lugar de Bustello, Comarca de Chaves, Arcebispado de Braga com Tomásia Maria filha legitima de Paulo da Silva Fonseca e de sua mulher Antonia Caetana natural da Freguesia de Nossa Senhora do Monte Sion do lugar de Amora Arcebispado de Lisboa de que fiz este assento - Frco de Almda Faria

 

Tomasia Maria da Silva, referida como filha legitima de Paulo da Fonseca e sua mulher Antonia Caetana em seu termo de casamento e em quase todos os outros documentos referentes a ela, nasceu aos 11-10-1720 e foi batizada em 24 do mesmo mês e ano na Igreja de Nossa Senhora de Monte Sião, distrito de Setúbal. Em seu termo de batismo consta como filha de Pedro Alves da Cruz e Antonia Caetana natural de Estremós, ambos solteiros, neta paterna de Manoel Gonçalves e neta materna de João Delgado e Josefa da Silva.

Igreja Nossa Senhora de Monte Sião, Amora, Setúbal – óbitos e batismos - Arquivo Distrital de Setubal, Batismos 1694-1790, Amora 13, Lv 3º, Sec  Prat 3, Est 9, nº 2/3 - Aos vinte e quatro do mes de outubro de mil setecentos e vinte batizei Thomasia fª de Pedro Alv´es da Cruz, Soltrº fº de Manoel Gls nat da Freguesia da .........................e de Antª Caetana tambem Soltª natural de Estremos fª de João Delgado Furriel de Cavallos já defunto e de Josepha da Sylva sua mer moradores.............nasceo aos onze do mes de outubro foram padr.os Antonio Rodrigues Tourinho... Soltrº e Margarida do ....test Phellipe da Sylva Sargento do (nº?) Coronel Pedro Alves da Cunha mor na freguesia da (Lxa? Sxa?)

 

Antonia Caetana casou depois com Paulo da Fonseca e teve outros filhos no Sul de Minas, onde também cresceu Tomásia. Por este motivo, ou talvez porque ela mesma não soubesse quem era seu pai natural, Tomásia se considerava filha legitima de Paulo da Fonseca, conforme se lê em seu testamento. Ou talvez haja outras circunstâncias que expliquem o descompasso entre o que consta no termo original de seu batismo e nos mais documentos, como por exemplo a certidão anexada no "de genere" de seu descendente Joaquim Leonel de Paiva:

(...) Cura da Igreja de Nossa Senhora de Monte Sião do lugar de Thomar Termo da Vila de Almada que revendo o  livro dos batismos desta freguesia em um deles (...) achei um assento do teor seguinte: Aos 24/10/1720 batizei a Thomasia  filha de Paulo da Sylva da Fonceca natural da cidade de Braga, e de sua mulher Antonia Caetana natural (...) de Extremes filha de João Delgado ja defunto, e de Josefa da Sylva sua molher  moradores na cidade de Lisboa: esta m/nina nasceu aos 11/10: foram padrinhos Antonio Rodrigues Coitinho (...) e Margarida do O’ da cidade de Lisboa (...)

 

Domingos faleceu com testamento em 22-09-1783. Tomásia faleceu no seu sitio junto ao Rio Grande, com testamento redigido aos 19-09-1799 e aberto no dia seguinte (testamento neste site).

Lavras, MG Igreja Santa Ana ob - aos 22-09-1783 fal. Domingos de Paiva, casado com Tomasia Maria da Silva. Sep. dentro da ermida do Espirito Santo filial desta matriz. Fez seu testamento qaue é o seguinte:

(....) eu Domingos de Paiva assistente na Barra da Juruoca freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil Bispado de Mariana Comarca do Rio das Mortes, filho legitimo de Antonio Fernandes e de Magdalena de Paiva, já defuntos, natural e batizado na freguesia de Santa Maria Magdalena lugar de Bostelo comarca de Chaves Arc. Braga.

Testamenteiros em 1º minha conmpanheira Tomasia Maria da Silva, e a meu filho João de Paiva e a Pantaleão Ferreira da Costa.

Sou casado com Tomasia Maria da Silva de cujo matrimonio tenho estes filhos: Jose = Antonio = Manoel = Domingos = Francisco = João = Mariana = Luiz.

Domingos e Tomásia tiveram:

 

§ 1º - Antonio de Paiva e Silva

§ 2º - Domingos de Paiva e Silva, capitão

§ 3º - Manoel de Paiva e Silva

§ 4º - João de Paiva e Silva

§ 5º - Francisco Manoel de Paiva

§ 6º - José de Paiva e Silva

§ 7º - Luiz José de Paiva

§ 8º - Mariana

§ 9º - Ana Joaquina de Paiva

 

 

 

§ 1º Antonio de Paiva e Silva

(atualizado em 16-julho-2014)

 

Batizado na capela de Conceição da Barra aos 09-03-1739 (Batizados do Pilar e Capelas filiadas, LV 2, fl 97v.)

AEAM, R:0988 / A:6 / P:0988 - De genere do padre Joaquim Leonel de Paiva, fl 46v

(...) Aos 09/03/1739 batizou o Reverendo Antonio Calvão na Capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra filial  desta Matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João  d’ El Rey a = Antonio filho legitimo de Domingos de /Paiva, e de sua mulher Thomasia Maria da Silva  (...): foram padrinhos Antonio Vaz  de Siqueira Solteiro, e Maria Leme de Oliveira todos  moradores nesta freguesia (...)

 

Casou em 20-02-1775 com Ana Antonia de Brito, irmã inteira de Maria Vitória do § 2º, filhas de Antonio de Brito Peixoto e Maria de Moraes Ribeiro, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

AEAM, R:0988 / A:6 / P:0988 - De genere do padre Joaquim Leonel de Paiva, fl 86v

(...) Aos 20/02/1775 na capela de Nossa Senhora da Conceicam, filial /desta Igreja Matriz o Reverendo Padre Francisco das Costas de Miranda (...) assistiu ao Santo Sacramento do Matrimonio, que em sua presença celebraram Antonio de Paiva e Silva filho legitimo de Domingos de Paiva, e de Thomazia Maria da Silva natural e batizado na freguesia  de São João de El Rei, e Anna Antonia de Brito filha legitima de Antonio de Brito Peixoto, e Maria de Moraes Ribeira, natural  e batizada nesta freguesia das Carrancas,onde todos são fregueses (...)

Ana Antonia testou em Carrancas da freguesia de Santa Ana das Lavas do Funil aos 18-09-1799 e faleceru aos 15 de outubro do mesmo ano. Declarou quastro filhos de seu casal:

Carrancas, MG Igreja N Sra da Conceição obitos - aos 15-10-1799 faleceu com seu solene testamento Ana Antonia de Brito mulher do Cap. Antonio de Paiva e Silva. Foi encomendada e sepultada dentro da capela de N Sra da Conceição das Carrancas filial desta matriz.

Testamento: (...) aos 18-09-1799 nesta capela de Nossa Senhora da Conceição e Santissimo Sacramento da freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil e Comarca de São João del Rei Bispado de Mariana onde sou moradora e estando em meu juizo perfeito faço este meu testamento na forma seguinte: Declaro que sou casada com o Cap. Antonio de Paiva e Silva de cujo matrimonio tenho quatro filhos Antonio = o Padre Joaquim = Prudenciana = Joana os quais instituo por meus legitimos e universais herdeiros das duas partes dos meus bens e de tudo mais que sobrar depois de compridos os meis legados e deixas.

Declaro que sou filha legitima de Antonio de Brito Peixoto e Maria de Moraes Ribeira, ja falecidos, e sou natural e batizada na capela de N Sra da Conceição das Carrancas.

Testamenteiros: o dito meu marido Antonio de Paiva e Silva, em 2º o Cap. Domingos de Paiva e Silva, em 3º a meu filho Padre Joaquim, em 4º a meu filho Antonio moradores nesta freguesia.

(...) pedi e roguei a João Pereira de Jesus que este escrevesse e a meu rogo, por não saber ler nem escrever o Surgião Mor Jose Marques Alves que por mim fizesse e o asinasse. Carrancas da freguesia de Santa Ana das Lavas do Funil aos 18 de 7bro de 1799 e manada mais se com tinha. O Vigr.º Jose da Costa Olivr.ª

 

1- Antonio Caetano de Paiva e Silva, alferes. Aos 10-02-1800 casou com Francisca de Paula e Silva, filha do Alferes Fernando Antonio da Silva e D. Anacleta Maria do Nascimento, família “Souza Ferraz”.

Campanha-MG - casamentos - aos 10-02-1800 Capela de S. Gonçalo, Alferes Antonio Caetano de Paiva e Silva, f. do Cap. Antonio de Paiva e Silva e D. Anna Antonia de Brito, n/b na freguesia de Lavras; = D. Francisca de Paula e Silva, f. do Alferes Fernando Antonio da Silva e D. Anacleta Maria do Nascimento.

 

          Entre os filhos do casal:

1-1 José, batizado na capela de S. Gonçalo em 10-12-1804.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 10-12-1804 na capela de S. Gonçalo bat a Jose, f.l. do Alf. Antonio Caetano de Paiva e D. Francisca de Paula do Nascimento; foram padrinhos o Alf. Fernando Antonio da Silva e D. Prudenciana Umbelina porpp que da mesma apresentou Fernando Antonio da Silva Ferraz.

2- Joaquim Leonel de Paiva e Silva, padre. Nascido em Carrancas aos 07-02-1779, em 1797 deu inicio ao processo de habilitação sacerdotal, onde foram arroladas as certidões referentes a seus pais e avós e a de seu batismo:

(...) Aos 27/02/1779 na / Capela das Carrancas filial desta Matriz / o Padre Jose Alves Pruença (...) batizou a Joaquim nas/cido aos sete dias do mesmo mês filho legitimo / do Capitão Antonio de Paiva e Silva e Dona / Anna Antonia de Brito: foram padrinhos / o Capitão Gonçalo Ferreira de Freitas (...) e Dorothea Maria de Brito, mu-/lher de Manoel Mendes de Abreu (...)

          Padre Joaquim Leonel foi inventariante e herdeiro do Padre Francisco Rodrigues Fortes, segundo o inventário deste aberto em São João Del Rei aos 13-02-1826 (neste site).

 

3- Prudenciana Umbelina de Paiva, casou com Francisco Machado de Azevedo, natural de Angra, com o qual teve 12 filhos, descritos na família “Francisco Machado de Azevedo”, neste site.

 

4- Joana Felicia de Paiva casou com Cap. José Ferreira Cardoso, filho de Mnaoel Ferreira Carneiro e Feliciana Cardosa de Andrade. Joana testou em  15-02-1861, declarou filiação matrimonio e geração de dez filhos descritos na família “Carneiro e Costa Rios” - origens.

 

 

§ 2º Capitão Domingos de Paiva e Silva

(atualizado em 07-outubro-2009)

 

 

Batizado na Capela de Nossa Senhora da Conceição aos 23-02-1742. Aos 19-02-1775 casou com Maria Vitória do Nascimento, filha de Antonio de Brito Peixoto e Maria de Moraes Ribeiro, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-02-1775 Domingos de Paiva e Silva, f.l. Domingos de Paiva e Tomasia Maria da Silva, n/b freg. S. João del Rei; = cc.  Maria Vitória do Nascimento, f.l. Antonio Brito Peixoto e Maria de Moraes Ribeira, n/b nesta freguesia das Carrancas.

Domingos tinha então 33 anos e sua mulher quase 37. Foram moradores em Carrancas, na Fazenda Gramador de sua propriedade onde Domingos ditou seu testamento 24-12-1808 e faleceu aos 26-03-1809. Teve seu inventário aberto somente em 1811.

 

Maria Vitória faleceu em Carrancas aos 82 anos, com testamento datado de 13-07-1818 e aberto aos 25-04-1820.

 

Segundo seus inventários (neste site), Domingos e Maria Vitória tiveram:

 

1-Mariana Bernarda de Paiva, com 33 anos em 1811. Faleceu com testamento ditado em Carrancas aos 16-01-1813 e aberto aos 15 do mesmo mês. Solteira, sem descendentes, deixou vários legados e a mãe como universal herdeira. (testamento neste site)

 

2- Ana Zeferina de Paiva, nasceu em Carrancas, termo da Vila de São João del Rei, onde foi batizada em 12 de fevereiro de 1776, juntamente com sua irmã gêmea, Mariana Zeferina.

Falecida antes de Dezembro de 1808 (testamento paterno), casada que foi com o Tenente Tomaz Coelho dos Santos. Com geração dos quatro filhos abaixo na família "Os Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado" Cap 5, § 8º, neste site.

2-1 Rita de Cássia de Paiva

2-2 Zeferino José dos Santos

2-3 Francisco Coelho dos Santos

2-4 Camila Leopoldina de Paiva.

 

3- Francisca Benedita de Assis, aos 10-02-1800 casou com o Capitão José Joaquim Ribeiro, depois sargento mor, filho de Antonio Ribeiro da Silva e Genoveva da Trindade Barbosa; família “Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado, II-Cap. 1º § 5º.

          Pais de, pelo menos:

3-1 Antonio, recebeu um legado da avó materna para o caso de se ordenar.

3-2 Joaquim Ribeiro de Paiva, natural de Carrancas-MG. Em Bom Sucesso-MG aos 14-06-1828 casou com Prudenciana Umbelina de Paiva, filha do Cap. José Ferreira Cardoso e Joana Felícia de Paiva, família “Origens dos Carneiros e Costa Rios”.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 14-06-1828 cap. Sto Antonio, Joaquim Ribeiro de Paiva, f.l. Cap. Jose Joaquim Ribeiro e D. Francisca Benedita de Assis, n/b na freg. de Carrancas; = cc D. Prudenciana Humbelina de Paiva, f.l. Cap. Jose Ferreira Cardoso e D. Joana Felicia de Paiva, n/b nesta freg.

Pais de, q.d.:

3-2-1 Misael, batizado em 28-03-1829.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cap. Sto Antonio aos 28-03-1829 Misael, f.l. Joaquim Ribeiro de Paiva e D. Prudenciana Umbelina de Paiva, padr.: Cap. Jose Ferreira Cardoso e D. Francisca Benedita de Assis, avos do batizado.

3-3 Leandro Ribeiro de Paiva aos 15-06-1828 casou com Francisca de Paula Ferreira, irmã inteira de Prudenciana Umbelina supra.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 15-06-1828 cap. Sto Antonio, Leandro Ribeiro de Paiva, f.l. Cap. Jose Joaquim Ribeiro e D Francisca Benedita de Assis, n/b freg. de Carrancas;= cc D. Francisca de Paula Ferreira, f.l. Cap. Jose Ferreira Cardoso e D. Joana Felicia de Paiva, n/b e moradora nesta freguesia.

Pais de, q.d.:

3-3-1 Joana, batizada em 28-03-1829.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cap. Sto Antonio aos 28-03-1829 Joana, f.l. Leandro Ribeiro de Paiva e D. Francisca de Paula Ferreira, padr.: Cap. Jose Ferreira Cardoso e D. Francisca Benedita de Assis, avos da batizada.

3-3-2 José, em 22-09-1830.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cap. Sto Antonio aos 22-09-1830 Jose, f.l. Leandro Ribeiro e D. Francisca de Paula Ferreira, padr.: Cap. Jose Joaquim Ribeiro por pp que apresentou o Cap. Jose Ferreira Cardoso, e D. Joana Ferreira Cardosa.

 

4- Inácia Cândida de Paiva, casada com o Capitão Joaquim Gotardo de Lima, filho de Francisco de Ávila Fagundes e Maria Teresa de Assunção (família “Maria Alves da Porciúncula” 9-1)

Duas irmãs de Joaquim, Ana Francisca e Marinha(?), foram legatárias de Domingos de Paiva e Silva.

Censo de Carrancas 02-11-1831, fogo 135

Joaquim Gotardo de Lima, branco, 50, casado, avrador

Inacia Candida de Paiva, branco, 50, casado

28 escravos

 

 

§ 3º Manoel de Paiva e Silva

 

Batizado em 01-08-1740. Casou com Maria Jorge Bueno (ou Maria do Prado Bueno), família “Bueno da Fonseca” Cap. 4º (SL. 1º, 433, 4-1; e PT: vol. 1º, 97, 5-1).

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 01-08-1740 Manoel, f.l. Domingos de Paiva e Tomasia Maria da Fonseca Silva. Batizado em necessidade por Manoel da Silva.

 

Em requerimento (neste site) do filho Vicente Ferreira de Paiva Bueno, pedindo promoção ao posto de Sargento Mor, uma das testemunhas declara “que o pai do justificante teve onze filhos de seu casamento, seis varões e 5 fêmeas, e ele justificante é o mais velho”.

Entre os filhos do casal documentamos:

1- Vicente Ferreira de Paiva Bueno, capitão, batizado aos 08-10-1768.

Requerimento de Vicente: Certidão:

Aos 8 dias do mês de outubro do ano de 1768, na capela do Rosário, o padre Manoel da Silva de minha licença, batizou e pos os santos óleos a Vicente , filho legitimo de Manoel de Paiva e Silva, natural da freguesia de São João del Rei e de Dona Maria Buena, natural desta freguesia da Lavras do Funil. Foram padrinhos, Francisco Bueno do Prado, solteiro. Todos moradores desta freguesia.

2- Manoel de Paiva Silva Bueno, alferes. Aos 15-11-1797 casou com Eliodora Valentina dos Reis, filha de João Crisóstomo da Fonseca Reis e Maria Rodrigues do Nascimento, in aportes à GP: “Maria do Nascimento cc. Dionisio da Fonseca, alferes, SL. V, 394, 6-1”. Com geração na Campanha.

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 15-11-1797 Alferes Manoel de Paiva Silva Bueno, f.l. do Cap. Manoel de Paiva Silva e D. Maria Buena do Prado = D. Eliodora Valentina dos Reis, f.l. de João Crisostomo da Fonseca Reis e D. Maria Roiz do Nascimento. Ambos nts/bts nesta.

 

3- Bartolomeu Bueno do Prado, escrivão. Cargo solicitado pelo irmão Vicente, no requerimento supra citado: “serventia vitalícia do Oficio de Escrivão dos órfãos da Vila da Campanha para seu irmão Bartolomeu Bueno do Prado...”.

 

4- José Caetano de Paiva Bueno, alferes. Aos 28-01-1801, casou com Ana Vitória da Fonseca, filha do Capitão João da Fonseca Silva e Ana Rodrigues da Silveira.

Campanha-MG - casamentos - aos vinte e oito de Janeiro de 1801, matriz, Alferes Jose Caetano de Paiva Bueno, f.l. do Cap. Manoel de Paiva e Silva e D. Maria Bueno do Prado; e D. Vitoria digo D. Anna Vitoria de Afonceca, f.l. do Cap. João de Afonceca Silva e D. Anna Rodrigues da Silveira. Ambos nts/bts nesta.

          José faleceu, aos 25 anos, com testamento assinado em 05-06-1802 e aberto aos 23 do mesmo mês, sem geração.

Cúria Diocesana de Campanha – MG

Livro de Óbitos de Campanha CAMP-LO 03 – 1796-1804

Testador: Alferes José Cetano de Paiva Bueno

Testamento transcrito no livro de óbitos  fl 113 v.

Data – 05 de Junho de 1802

Local – Freguesia da Vila de Campanha do Rio Verde

Transcrito por: Moacyr Villela

Data da Transcrição: 2007

TESTAMENTO - Trechos:

Copia do Testamento com que faleceu o Alferes Jose Caetano de Paiva Bueno.......nomeio para testamenteiros, em primeiro lugar meu pai Capitão Manoel de Paiva e Silva, em segundo a meu sogro Capitão João de Afonseca e Silva e em terceiro lugar a meu mano Capitão Vicente Ferreira de Paiva Bueno......declaro que sou filho legitimo do Capitão Manoel de Paiva e Silva e de Dona Maria Buena do Prado, nascido e batizado nesta Vila da Campanha da Princesa...sou casado com Dona Ana Vitória de Afonseca por carta de metades de cujo matrimonio não temos filho algum....herdeiros são meus pais nas duas partes de meus bens.....

Assinado na Vila de Campanha em, 5 de Junho de 1802.

Aberto em 23 de Junho de 1802 .

Faleceu com 25 anos, com todos os sacramentos e foi sepultado dentro da Matriz da Vila de Campanha.

 

5- Pulqueria Maria Policena de Paiva Bueno, aos 10-01-1791 casou com João Antonio da Costa, filho do Capitão Antonio José da Costa e Maria Clara Izabel.

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 10-01-1791 João Antonio da Costa, f.l. do Cap. Antonio Jose da Costa e D. Maria Clara Izabel, n/b na freguesia de S. Pedro da Ilha de S. Miguel Bispado de Angra = D. Pulcheria Maria Policena de Paiva Bueno, f.l. do Cap. Manoel de Paiva e Silva e D. Maria Bueno do Prado, n/b nesta freguesia.

 

Em 1810 o Capitão de Ordenanças João Antonio da Costa passou uma procuração na Vila da Campanha da Princesa, onde sua mulher foi sepultada aos 13-12-1806:

inserido no inventário de Mariana Clara:

Paróquia de Santo Antonio da Campanha da Vila da Princesa.

Certifico que no Livro atual dos Óbitos desta Freguesia a folha 115 se acha o assento do teor seguinte:

Aos treze de Dezembro de mil oitocentos e seis foi encomendada e sepultada dentro desta matriz das grades para cima Dona Pulqueria Maria Policena de Paiva, mulher do Capitão João Antonio da Costa, acompanhada pelo Reverendo Pároco e Sacristão e Cruz de Fábrica envolta em hábito de Nossa Senhora do Monte do Carmo conduzida em caixão (...).

 

Pulqueria foi representada no inventário da tia Mariana Clara pelos filhos (situação em 27-03-1810):

5-1- Francisco de Paula, solteiro, 19 anos, Quartel Mestre. Francisco de Paula Bueno da Costa, “comandante superior”, 3º testamenteiro da tia Ester, aceitou a testamentária na ausência dos primeiros nomeados: “Aceitação: 26-02-1853 o Comandante Superior Francisco de Paula Boeno da Costa, 3º testamenteiro, por se acharem ausentes os dois primeiros nomeados.”.

          Francisco casou com Alexandrina Justiniana Silveira Bueno. Falecida em principios de 1857, Alexandrina teve seu inventário aberto pelo viúvo em 14-05-1860. Francisco faleceu com testamento redigido a seu rogo no Arraial de S. Gonçalo pelo Barão do Rio Verde aos 05-04-1862 e aberto aos 17-09-1869, não declarou filiação, mas que “fui cc. D. Alexandrina da qual tive filhos bem conhecidos; e de meus Livros de Comercio consta o dote que dei as minhas filhas casadas.”; declarou também a filha natural tida em estado de solteiro (inventário e testamento neste site)

- Josephina, casada com Antonio Manoel Rodrigues:” a qual se acha habilitada minha herdeira o que aqui ratifico.” Antonio foi nomeado 3º testamenteiro do sogro.

 

          Comendador Francisco e Alexandrina tiveram nove filhos, segundo  inventário dela. Os órfãos deste inventário (1860) foram curatelados pelo Barão do Rio Verde.

5-1-1 Pulquéria Maria Bueno da Costa em 1860 era viúva de José Fernandes de Oliveira Pena o qual faleceu depois da morte da inventariada, era morador na Corte do Rio de Janeiro. Pais de:

5-1-1-1 José Fernandes de Oliveira Pena

5-1-1-2 Ana Pulquéria casada com Carlos José de Paiva que faleceu depois da inventariada (1847). Ana Pulquéria passa procuração na cidade de Pouso Alegre.

          Pais de: Ana, Carlos, Maximiniano, Pulquéria e Rita

5-1-2 Maria Inácia Bueno e Silva casada com José Bernardes de Azevedo Silva. Coronel José, filho de Bernardo José da Silva e sua quarta esposa Emerenciana Porcidonia de Azevedo, faleceu com testamento no Rio de Janeiro-RJ aos 07-03-1871. Sem geração. (Aportes a Genealogia Paulistana e Sul Mineira - “Maria do Nascimento cc. Dionisio da Fonseca, alferes”, neste site.)

5-1-3 Ana de Paula Bueno, já falecida em 1860, foi casada com João Tristão de Azevedo. João passa procuração no Curato de Espírito Santo do Pinhal, Termo da Cidade de Mogi-Mirim-SP

Pais de:

10-1-3-1 Francisco, com nove anos em 1860;

5-1-4 Alexandrina Justiniana de Paula Bueno, solteira 28 anos em 1860 (ela se assina Alexandrina Justiniana da Silveira). Recebeu de legado paterno “a casa em que resido, duas apolices da divida pública, uma crioula de nome Crispiniana e um caixilho de ouro.”

5-1-5 Purcina de Paula Bueno, solteira de 26 anos em 1860;

5-1-6 Francisca de Paula Bueno casada com o Dr. Luis Soares de Gouveia Horta. Pais de, pelo menos:

5-1-6-1 Francisco, afilhado e legatário do avô materno “a meu afilhado Francisco, f. de minha filha Francisca, duas ações do Banco do valor de 500$000”

5-1-6-2 Luiz, afilhado e legatário do avô materno

5-2-6-3 Felisberto, afilhado e legatário do avô materno

5-1-7 Emerenciana da Silveira Bueno de Azevedo casada com José Afonso de Azevedo;

5-1-8 Teodora casada com o Comendador Francisco Alves de Azevedo, moradores no Termo de Araruama - Rio de Janeiro em1860. Pais de, pelo menos:

5-1-8-1 Alexandrina, afilhada e legatária do avô materno

5-1-9 Dr. João Antonio da Costa Bueno, solteiro, 25 anos em 1860, bacharel em Direito, juiz municipal dos Termos de Macaé e Barra de São João Província do Rio de Janeiro

 

5-2- Cândido Bueno, solteiro, com 17 anos em 1810, alferes

5-3- Poliana, solteira, 13 anos.

5-4- João Antonio da Costa, de 14 anos, alferes

5-5- Porcina, solteira, 12 anos.

5-6- Vicente, 8 anos.

5-7- Manoel, 7 anos.

5-8- José, 5 anos.

5-9- Tristão, 3 anos.

 

6- Joana Batista de Paiva de Bueno, legatária da tia Mariana Clara. Aos 24-04-1805, casou como Capitão Antonio Goulart Brum, filho de Antonio de Faria Goulart e Antonia Rita de Jesus.

Campanha-MG - casamentos - aos 24-04-1805 Cap. Antonio Gularte Brum, f.l. de Antonio de Faria Goularte e s/m Antonia Rita de Jesus, bat. na freguesia de Congonhas = D. Joana Baptista de Paiva de Bueno, f.l. do Cap. Manoel de Paiva Silva e D. Maria Buena Prado, bat. nesta freguesia.

 

Entre os filhos de Joana e Capitão Antonio, este já falecido em agosto de 1844:

6-1 Antonio Gularte Brum legatário da tia Ester, 7 abaixo.

6-2 Cyrino Hortence Gularte Brum, herdeiro da tia Ester.

6-3 Leocadia Marfisa Goulart Bueno (ou de Paiva Bueno), idem. Com 21 anos em 1845 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau da linha transversal para se casar com João Crisóstomo de Paiva Bueno, 8-6 abaixo.

6-4 Dr. Joaquim Bueno Gularte Brum, casou duas vezes. Aos 11-08-1844 casou com Josefa Amalia Pereira da Silva, filha de Francisco Joaquim de Araujo Pereira da Silva e da falecida Josefa Amalia Alvares da Costa.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 11-08-1844 nesta igreja Matriz de N. Sra do Pilar Dr. Joaquim Boeno Gularte Brum, f.l. Cap. Antonio Gularte Brum, ja falecido e D. Joana Batista Gularte de Paiva Bueno, natural da cidade da Campanha e morador em Pouso Alto = cc D. Josefa Amalia Pereira da Silva, f.l. Francisco Joaquim de Araujo Pereira da Silva e D., Josefa Amalia Alvares da Costa, ja falecia, n/b  nesta freguesia., Test.: Sarg. Mor Francisco Jose de Alvarenga e Antonio Marciano Nogueira Cobra, casados.

 

Josefa e Joaquim tiveram um único filho chamado João, falecido ao nascer e sepultado na Matriz de Pouso Alto aos 22-08-1845. Josefa Amália sobreviveu ainda uns poucos dias, falecendo aos 09-09 do mesmo ano, família “Antonio Furquim da Luz”.

Dr. Joaquim casou em segundas com Severina Villela de Andrade, filha de José Joaquim dos Reis Villela e Mariana Nicesia Andrade. Geração na família “Villela” Cap. 2º.

 

7- Ester Cândida Ubaldina de Paiva Bueno solteira com 27 anos em 1810. Casou depois com seu tio paterno o Sargento Mor Luiz José de Paiva § 7º deste. Ester faleceu aos 18-02-1853 com testamento redigido em 29-07-1839 já então viúva. Sem geração, instituiu herdeiros seus sobrinhos filhos de seus irmãos Alferes Francisco de Paula Bueno de Paiva e a minha irmã D. Joana Baptista de Paiva Boena

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA03 Testamentos - Campanha da Princesa 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu D. Ester Candida Ubaldina de Paiva Boeno a 18-02-1853 de quem é testamenteiro o Com.e Sup.º Franc.º de Paula Bueno da Costa.

Eu, Ester Candida Ubaldina de Paiva Boeno, f.l. do Capitão Manoel de Paiva e Silva e D. Maria Boena do Prado, já falecidos, n/b na vila da Campanha deste Bispado de Mariana.

Fui cc. Sargento Mor Luiz Jose de Paiva, já falecido, de cujo matrimonio não tive filhos.

Testamenteiros: 1º meu irmão o Alferes Francisco de Paula Boeno de Paiva e a minha irmã D. Joanna Baptista de Paiva Boena unidos estes em um só corpo, 2º meu afilhado e sobrinho Cyrino Hortence Gularte Brum, 3º a meu sobrinho Francisco de Paula da Costa Boeno.

Legados:

- o meu escravo Jose pardo servindo a meu afilhado e sobrinho Cyrino Hortence por tempo de dez anos e fique liberto;

- a meu sobrinho Ovidio, filho de minha sobrinha Anna, criado em minha casa, deixo 400$000

- a meu afilhado Gaspar, filho de meu primo Gaspar, 100$000

- a minha sobrinha digo minha afilhada Gertrudes, cc. Bernardino Ribeiro Pereira Caldas, 200$000;

- a meu irmão Francisco de Paula Boeno 200$000

- as minhas sobrinhas e afilhadas, filhas do mesmo, Anna Joaquina = Izabel a cada uma destas 100$000;

- a minha irmã Maria 100$000

- as filhas da mesma, Bernarda e Theodora a cada uma 100$000

- a Purcina, filha de minha sobrinha Policena, 200$000

- a Theodoro, f. de Luiz Antonio Mendes, que é meu afilhado 100$000

- a meu sobrinho Antonio Gularte Brum 100$000

- a meu afilhado Luiz, f. de Rufino Jose Gomes, 100$000

- a minha afilhada Carolina, f. de meu primo Luiz Jose de Paiva, 100$000

Feitas todas as minhas disposições e cumpridos os meus legados instituo herdeiros dos remanescentes dos meus bens, em partes iguais, a meus sobrinhos Cyrino e Leocadia, filhos de minha irmã Joanna; e João, filho de meu irmão Francisco de Paula.

29-07-1839 Esther Candida Ubaldina de Paiva

Aprovação: 05-08-1839

Abertura: 18-02-1853

Aceitação: 26-02-1853 o Comandante Superior Francisco de Paula Boeno da Costa, 3º testamenteiro, por se acharem ausentes os dois primeiros nomeados.

 

8- Francisco de Paula Bueno de Paiva, batizado em 07-01-1783. Alferes Framcisco testamenteiro da irmã Ester Cândida.

Campanha, MG aos 07-01-1783 nwsta matriz bat a Francisco de Paula de quinze dias, f.l. do Alf. Manoel de Paiva e Silva, n. da Conceição da freg. da vila de S. João del Rei deste bispado e  de Maria Boena do Prado n. das Lavras Carrancas do mesmo bispado, avos paternos Domingos de Paiva e Tomasia Maria da Silva, avos maternos o Cap. Mor Bartolomeu Bueno e D. Isabel Buena. Foram padrinhos o Cap. Manoel Jacinto Torres e D. Ana Vitoria, mulher do Cirurgião Mor Laureano Palhares.

          Aos 12-05-1808 casou com Ana Jesuina dos Reis, filha de João Crisosotomo da Fonseca Reos e de Maria Rodrigues do Nascimento, em aportes a GP: “Maria do Nascimento cc. Dionisio da Fonseca, alferes, SL. V, 394, 6-1”.

Campanha, MG 212 aos 12-05-1808 Francisco de Paula Bueno de Paiva, f.l. do Cap. Manoel de Paiva e Silva e de D. Maria Buena do Prado = cc Ana Jesuina dos Reis, f.l. de Joam Crisostomo da Fonseca Reis e de Maria Rodrigues do Nascimento. Ambos nts desta dita freguesia.

          Ana faleceu em 13-01-1846 e inventariada pelo marido no mesmo ano. Segundo seu inventário (neste site), Ana (Joaquina) e Francisco tiveram 12 filhos, situação em 1846:

- Ana, recem nascida, sepultada aos 31-07-1809.

Campanha, MG aos 31-07-1809 foi sepultada no adro da capela de S. Gonçalo, Ana recem nascida, f. do Alf Francisco de Paula de paiva.

- Maria, batizada em 03-08-1809, provavelmente falecida na infância.

Campanha, MG aos 03-08-1809 na capela de S. Gonçalo bat a Maria, f.l. do Alf. Francisco de Paula Bueno e D. Ana Esmeria dos Reis; foram padrinhos o Cap. Manoel de Paiva e Silva e D. Maria Rodrigues do Nascimento

8-1 Francisco de Paula Bueno dos Reis, batizado em 01-11-1810. Casado (SL. 5º, 451, 5-8)

Campanha, MG aos 01-11-1810 bat a Francisco, f.l. do Alf. Francisco de Paula Bueno e D. Ana Marcelina dos Reis; foram padrinhos o Cap. Antonio da Costa ----- e D. Francisca Justiniana de Seixas.

8-2 Maria Cândida de Paiva Bueno, batizada em 15-06-1812. Foi a terceira mulher do Major Gaspar José de Paiva. Gaspar faleceu em 24-09-1846 e foi inventariado por Maria Cândida. Geração na família “Juliana de Oliveira Cunha”.

Campanha, MG aos 15-06-1812 bat a Maria, f.l. do Alf. Francisco de Paula Bueno e D. Ana Jesuina dos Reis; foram padrinhos o Cap. João Leite de Oliveira Bressane e D. Dionisia Anacleta da Fonseca Reis.

          Maria Cândida passou a segundas núpcias e seus filhos órfãos foram tutelados pelo avô materno

          Mariana casou segunda vez com Antonio Caetano de Souza, falecido em 03-02-1849, sem geração.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA03 Testamentos - Campanha da Princesa 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu Antonio Caetano de Souza aos 03-02-1849 de quem é testamenteira sua mulher D. Maria Candida de Paiva Boeno, moradora nesta cidade.

Eu Antonio Caetano de Souza, n. desta cidade, cc. D. Maria Candida de Paiva de cujo matrimonio não ainda tenho filho algum.

Não tenho herdeiro algum e por isso instituo como minha legitima herdeira a minha mulher D. Maria Candida que tambem nomeio minha testamenteira.

Cidade da Campanha, 02-01-1849 Antonio Caetano de Souza

Aprovação: 02-01-1849

Abertura 03-02-1849

Aceitação 03-02-1849 D. Maria Candida de Paiva Boeno

 

8-3 Ana Joaquina de Paiva Bueno, casada com José Venâncio da Costa, morador no Distrito da Mutuca. Ana Joaquina faleceu a 31-10-1848, sem geração.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA03 Testamentos - Campanha da Princesa 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu D. Ana Joaquina de Paiva Boeno aos 31-8bro-1848 de quem é testamenteiro Jose Venancio Costa morador nesta cidade.

Eu Ana Joaquina de Paiva Boeno, f.l. do Alf. Francisco de Paula Boeno de Paiva e Ana Joaquina dos Reis, já falecida, n/b na freg. desta cidade da Campanha. Sou cc. Jose Venancio da Costa e que não tenho filhos.

Testamenteiros: 1º meu marido Jose Venancio da Costa, 2º meu pai Francisco de Paula Boeno de Paiva, 3º meu irmão Joam Chrisotomo de Paiva.

Legados: a minha afilhada e sobrinha Ana Izabel, f. de minha irmã D. Maria Candida de Paiva 50$000.

O restante de minha terça, cumpridas minhas disposições deixo a meu marido Jose Venancio Costa.

Cidade da Campanha 12-09-1848 Ana Joaquina de Paiva Boeno

Aprovação 13-09-1848

Abertura 31-10-1848

Aceitação 31-10-1848 Jose Venancio Costa

 

8-4 Sabino Bueno de Paiva, casado, morador na Vila de Caldas;

8-5 Antonio de Paiva Bueno, 27 anos em 1846.

8-6 João Crisostomo de Paiva Bueno, morador na Mutuca em 1846. Com 26 anos em 1845 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau da linha transversal para se casar com Leocadia Marfisa Goulart Bueno 6-3 supra.

Campanha-MG Livro misto 1748-1845

www.familysearch.org (record search pilot)

João Crisostomo de Paiva Bueno e D. Leocadia Marfisa de Paiva(ou Goulart) Bueno - 1845

Impedimento de consanguinidade em 2º grau da linha transversal p serem os pais dos oradores irmãos. A oradora é órfã e o pai felicita-se com este matrimonio,

Juramento do Orador João Crisostomo de Paiva Bueno, solteiro, natural e morador nesta cidade da Campanha, de idade 26 anos,

Juramento da Oradora D. Leocadia Marfisa Goulart Buena, solteira, natural e moradora nesta cidade da Campanha onde vive em companhia de sua tia Ester Candida Balduina de Paiva Bueno, de idade de 21 anos

Testemunhas:

- Ten. Jose Xavier d’Araujo, casado, natural e morador desta freguesia da Campanha, vive de negocio, de idade de 28 anos, disse ser cunhado do orador.

- Manoel de Paiva Bueno da Costa, casado, morador nesta cidade, vive de negocios idade de 42 anos, disse ser consanguinio do orador e afim da oradora; a oradora não foi raptada, porem vive com sua tia D. Ester Candida Balduina de Paiva Bueno.

- Francisco da Silva Pinto, solteiro, natural e morador da Capela do Lambari onde vive de Lavra, de idade de 27 anos, consanguineo dos oradores.

- Alferes Jose Batista Pereira, casado, natural da vila de Lavras do Funil e morador na cidade da Campanha

8-7 Francisca de Paula Bueno, 25 anos em 1846, casada com Joaquim Dias Caldas, filho de Angelico Caldas e Felicia. Pais de, batizados em Três Corações-MG, q.d.:

8-7-1 Maria, batizada em 21-04-1847

Batismos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), Maria aos 21-04-1847, f.l. de Joaquim Dias de Caldas e D. Francisca de Paula Bueno, nasceu ha 9 dias, batizado em necessidade por Joaquim Flavio Ximenes do Prado e foi que a tocou na pia batismal e D. Maria Innocencia.

8-7-2 Ana, batizada em 21-04-1847

Batismos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), Anna aos 21-04-1847, f.l. de Joaquim Dias de Caldas e D. Franisca de Paula Bueno, nasceu ha 9 dias, padr.: Francisco de Paula Bueno e Paiva e Angelica Alves Caldas.

8-7-3 José, batizado em 15-11-1848

Batismos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), aos 15-11-1848 Jose, f.l. de Joaquim Dias Caldas e D. Francisca de Paula Bueno, padr.: Major Estevão Ribeiro de Resende e D. Anna Marcelina de Figueiredo.

8-7-4 João, batizado aos 06-01-1853

Batismos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), João aos 06-01-1853, f.l. de Joaquim Dias Caldas e D. Francisca de Paula, nasceu aos 27-10brº, padr.: Jose dos Reis Silva e D. Baldoina Candida da Silva.

8-7-5 Ana, batizada aos 02-12-1855

Batismos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), Anna aos 02-12-1855, f.l. de Joaquim Dias Caldas e D. Francisca de Paula, nasceu a 11 dias, padr.: Antonio Soriano Meirelles e D. Anna C. Branquinho.

8-7-6 Joaquim Carlos de Paiva Caldas em 1879 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto com o 2º para se casar com Ana Izabel de Paiva, filha de Antonio Pereira da Silva Tó e Ana Izabel de Paiva Pereira, 7-1-1-1 supra.

Lambari, MG - Lambari Livro misto 1853-1880 - Joaquim Carlos de Paiva Caldas e Ana Izabel de Paiva - maio 1879

Joaquim Carlos de Paiva Caldas, f.l. Joaquim Dias Caldas e D. Francisca de Paula Bueno de Paiva = e D. Ana Izabel de Paiva, f.l. Antonio Pereira da Silva Sá e D. Ana Izabel de Paiva Pereira - consanguinidade em 3º grau misto com o 2º da linha transversal.

1- Q D. Francisca de Paula Bueno de Paiva é irmã de D. Maria Candida de Paiva mãe de D. Ana Izabel de Paiva Pereira mãe da oradora.

Autos conclusos Mariana 22 de maio de 1879

 

8-7-7 Teofilo Otone Caldas em 1884 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau atingente ao 2º para se casar com Amelia Izabel de Paiva, filha de Antonio Pereira da Silva To e Ana Izabel de Paiva, neta paterna de Faustino Pereira da Silva e Policena Honoria de Paiva, neta materna de Gaspar José de Paiva e Maria Candida de Paiva, § 6º abaixo.

Lambari, MG - Lambari Livro misto 1853-1890 - Aos 22 de Agosto de 1884 oradores Teofilo Ottone Caldas e Amelia Izabel de Paiva, esta de Sta Catarina e aquele das Aguas Virtuosas.

Ele f.l. Joaquim Dias Caldas e Francisca de Paula Paiva, np de Angelico Caldas e Felicia, nm Francisco de Paula Bueno e Ana Joaquina dos Reis.

Ela f.l. Antonio Pereira To e Ana Izabel de Paiva, 42907 np Faustino Pereira da Silva e Policena Honoria de Paiva, nm Gaspar Jose de Paiva e Maria Candida de Paiva - consanguinidade em 3º grau atingente ao 2º pq Maria Candida de Paiva avo materna da oradora e Francisca de Paula Paiva mãe do orador eram irmãs de pai e mãe, filhas de Francisco de Paula Bueno e Ana Joaquina dos Reis.

Entre o pai e mãe da oradora existe a consanguinidade em 4º grau igual e 3º atingente ao 2º.

137 grafico:

Tronco Francisco de Paula Bueno cc Ana Joaquina dos Reis, pais de:

- Maria Candida de Paiva, mãe de Ana Izabel de Paiva mãe de Ana Izabel, noiva.

- Francisca de Paula Paiva, mãe do orador

 

grafico irmão por pai e mãe -Gaspar Jose de Paiva irmão de - Antonia

- Gaspar Jose de Paiva pai de Ana Izabel, mãe da noiva Amelia.

- Antonia mãe de Policena mãe de Antono Per.ª pai da noiva Amelia

 

grafico:

Ana Joaquina cc Fco Paula Bueno pais de:

Fca de Paula cc Joaquim Dias (f. de Felicia e Angelico) pais de Teofilo noivo.

 

Antonia irmã de Gaspar.

Antonia mãe de Policcena cc Faustino Pereira pais de

Ant. Pereira cc Ana Izabel, filha de Gaspar (irmão de Antonia) eMaria Candida (f. de Ana Joaquina e Fco de Paula Bueno) pais de Amelia noiva.

8-8 Isabel de Paiva Bueno casada com Jose Xavier de Araújo, pais de, q.d.:

8-8-1 Mariana, batizada em 21-07-1847

Batismos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) - Mariana aos 21-07-1847, f.l. de Jose Xavier de Araujo e D. Izabel de Paiva Bueno, nasceu aos 05-06, padr.: João Chrisostomo de Paiva Bueno e D. Candida Flora de Paula.

8-9 Joaquim, 22 anos em 1846, tem curador nomeado;

8-10 Teodora, 16 anos.

8-11 Porcina de Paiva Bueno, casada com Mariano Jose de Oliveira;

8-12 Cirino de Paiva Bueno, 14 anos;

 

9- Ana Izabel Boena de Paiva, também legatária da tia Mariana Clara. Em 1810 estava casada com o Capitão João Antonio da Costa, viúvo de Pulqueria Maria 5 supra.

 

10- Maria Vilhena de Paiva Bueno, em 1810 já casada com o então Porta Estandarte João Urbano da Silva Brandão. Maria foi legatária da tia Mariana Clara e da irmã Ester, assim como duas de suas filhas.

João Urbano e Maria tiveram q.d:

10-1 Bernarda Emilia do Prado Brandão, legatária da tia Ester. Nascida em Ouro Preto e batizada em São João Del Rei, em 1845 com 26 anos, justificou ser solteira e livre para se casar em Resende-RJ

28-05-1845 Bernarda Emilia do Prado Brandão, f.l. do Sargento Mor João Urbano da Silva Brandão e Dona Maria Vilhena de Paiva Bueno Brandão, n. na Imperial cidade de Ouro Preto e batizada na freguesia de Nossa Senhora do Pilar, justifica perante o Vigario da Vara de Resende, Jose Marques da Motta, ser solteira, com 26 anos de idade, livre e desempedida para se casar, sabendo ler e escrever (Acervo Itamar Bopp, ficha 1922)

 

          Casou com Pedro de Alcantara Cordeiro do Valle, natural de Irajá-RJ, filho de José Gonçalves do Vale e Francisca Xavier de Toledo. Em 1845 tinha 23 anos de idade segundo declarou:

28-05-1845 Pedro Alcantara Cordeiro Valle, n/b na freguesia de Santo Antonio do Irajá da Corte do Rio de Janeiro, f.l. do Alf. Jose Gonçales do Valle e Dona Francisca Xavier de Tolledo, vem justificar perante o Reverendo Vigario da Vara Jose Marques da Motta, ter vindo para vila menor de idade e achar-se ao presente de 23 anos, sabendo ler e escrever, ser solteiro, livre e desimpedido para casar, apresenta as testemunhas: Manoel Dias Carneiro, 24 anos; Antonio Monteiro de Brito, branco, casado, natural e morador desta vila de Resende onde vive de seu oficio de carpinteiro, de idade 29 anos, sabe ler e escrever. (Acervo Itamar Bopp, ficha 1843)

 

          Entre seus filhos:

10-1-1 Efigenia, batizada aos 23-03-1849

26-03-1849 pelo Padre Ignacio Ferreira Franco, Efigenia, f.l. Pedro de Alcantara Cordeiro Valle e Bernarda Emilia Brandão Cordeiro, padr.: Jose Urbano da Silva Brandão pp de Franc.º Roberto Sanches Brandão e Elisia Vale(?) (Acervo Itamar Bopp, ficha 2425)

10-1-2 Melania, batizada aos 29-07-1850

29-07-1850 pelo Padre Ignacio Ferreira Franco, Melania, f.l. Pedro de Alcantara Cordeiro Valle e Bernarda Emilia do Prado Brandão, np Jose Gonçalves do Valle e Francisca Xavier de Toledo, nm João Urbano da Silva Brandão e M.ª Vilena de Paiva Brandão, padr.: Antonio de Campos Freire (Acervo Itamar Bopp, ficha 2456)

10-1-3 Francisca Cornelia Brandão do Valle, com 29 anos em 08-05-1875 quando casou com João Teixeira de Carvalho, filho do Capitão Jorge Teixeira de Carvalho e Maria Antonia Teixeira. Com geração.

         João era viúvo de Rosa Ernestina de Souza Barros, família “Os Barbosa Lima” II_Cap. 5º, 3-1-3.

08-05-1875 na matriz de Resende p. Padre João da Matta Tarle, João Teixeira de Carvalho, n/b em N.S. da Guia de Mangaratiba, com 38 anos, f.l. Cap. Jorge Teixeira de Azevedo e Maria Antonia Teixeira, falecidos: = cc. Francisca Cornelia Brandão do Valle, n/b nesta freguesia, com 29 anos, f.l. Pedro de Alcantara Cordeiro do Valle e Bernarda Emilia do Prado Brandão e Cordeiro. Test.: Alfredo Thomaz Whately e Frederico da Cunha Bittencourt (Acervo Itamar Bopp ficha 3344)

10-2 Teodora, também contemplada pela tia Ester. Teodora Urbana da Silva Brandão, em Resende aos 18-03-1856 casou com o Capitão Anselmo Bueno Freire, viúvo de Maria Esméria do Sacramento e filho de Antonio Bueno Freire e Maria do Rosario Achioly e Albuquerque. Geração na família “Os Barbosa Lima” II cap. 5º, 5.

18-03-1856 em Resende, Capitão Anselmo Bueno Freire, viuvo de Maria Esmeria do Sacramento; = cc. Theodora Urbana da Silva Brandão, n. em Presidio (de Obá) de Minas Gerais, f.l. Major João Urbano da Silva Brandão e Da. Maria Vilhena de Paiva Brandão. Test.: Antonio Pinto Coelho de Barros e Jose Urbano da Silva Brandão (Acervo Itamar Bopp, ficha 2879)

10-3 Pulqueria Cândida de Paiva Brandão. Casou em Resende-RJ aos 16-11-1841 na fazenda dos sogros com Policarpo Bueno Rangel, filho de Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa do Sacramento, com termo de casamento copiado no livro da Matriz. Geração na família “Os Barbosa Lima” II-Cap. 5º, 4-7.

16-11-1841 na fazenda de Antonio Bueno Freire. Policarpo Bueno Rangel, f.l. Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa do Sacramento; = cc. Pulqueria Candida de Paiva Brandão, f.l. Sargento Mor João Urbano Brandão e Da. Maria de Paiva. Test.: Francisco de Paula Ferreira e Joaquim Dias Carneiro (Acervo Itamar Bopp, ficha 1927v)

 

16-11-1841 na Matriz de Resende pelo Padre Manoel da Fonseca Mello, Policarpo Bueno Rangel, n/b nesta freg., f.l. Antonio Bueno Freire e Delfina Roza do Sacramento; = cc. Pulqueria Candida de Paiva Brandão, n/b Ouro Preto Bispado de Minas, f.l. Sargento Mor João Urbano Brandão, já fal. e Maria de Paiva; test.: Joaquim Dias Carneiro e Francisco de Paula Ferreira (Acervo Itamar Bopp, ficha 2091)

 

 

§ 4º João de Paiva e Silva

 

Casou aos 06-10-1773 na capela do Rosário com Maria Rodrigues, filha de Antonio Vaz e Joana Rodrigues da Silva, inventariada em 1812 (geração deste casal na família "Manoel Alves Valle" 3-1 e inventário de Joana, neste site).

RMJ: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR, Capela do Rosario, aos 06-10-1773, João de Paiva e Silva, nasc e bat nesta freguesia, filho de Domingos de Paiva e Thomazia da Silva = Maria Rodrigues, nasc e bat nesta, filha de Antonio Vaz e Joanna Rodrigues.

 

Foram pais de, q.d.:

1- Antonia Marcelina de Paiva casada com Antonio Vieira de Andrade, legatária da tia Mariana Clara. Geração na família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 4º, 4

2- Matheus Ignacio de Paiva batizado em 29-07-1778.

Aiuruoca, MG aos 29-07-1778 na capela do Espirito Santo, filial da freguesia de S. Ana das Lavras, bat a Mateus, f.l. de João de Paiva e Silva e de Maria Rodrigues, foram padrinhos Domingos de Paiva e Silva e s/m Maria Vitoria.

          Casou na Matriz de Nossa Senhora do Pilar aos 08-06-1805 com Ana Francisca do Nascimento, filha de Manoel Gonçalves da Costa e Maria Francisca do Nascimento. Família “Antonio Gonçalves da Costa” Cap. 2º.

Casamentos - SJDRei, aos 08-06-1805 matriz, Matheus Ignacio de Paiva, f.l. de João de Paiva e Silva e Maria Rodrigues, n/b freg. Aiuruoca; = cc. Anna Francisca do Nascimento, f.l. Manoel Gonsalves da Costa e Maria Francisca do Nascimento, n/b freg. Lavras.

Pais de, q.d.:

3-1 Ana Antonia de Paiva, natural de Carrancas-MG onde aos 23-10-1820 casou com Francisco Pires de Andrade, natural de Aiuruoca-MG, filho de Manoel Pires de Andrade e Mariana Vitória de Souza, neto paterno de Matias da Silveira de Andrade e Ângela Pires de Moraes, neto materno de Antonio de Souza Barbosa e Vitoria Maria de Oliveira; família “Antonio Vieira de Moraes” Cap.4º.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-10-1820 Francisco Pires de Andrade, f.l. Manoel Pires de Andrade e Mariana Vitoria de Souza, n/b na freg. de Aiuruoca; = cc. Ana Antonia de Paiva, f.l. Mateus Inacio de Paiva e Ana Francisca, bat. nesta freg. Carrancas. Test.: Antonio Vieira e Francisco Pires.

3- Mariana Clara de Jesus, batizada em 22-12-1780. Casou com João Ferreira Guimarães.

Aiuruoca, MG aos 22-12-1780 na capela do Espirito Santo, filial da freguesia de S. Ana das Lavras, bat a Mariana, f.l. de João de Paiva e Silva e de Maria Rodrigues, foram padrinhos Antonio de Paiva e Silva e Maria Clara das Neves por pp que em seu nome apresentou Jose da Costa Guimarães.

          Pais de, q.d.:

3-1 João batizado em 09-09-1805.

Lavras, MG Igreja Santana aos 09-09-1805 na capela de Carrancas bat a João, f.l. João Ferreira Guimarães e Mariana Clara de Jesus, padr.: João de Paiva e Silva e Marcelina de Paiva, todos desta freguesia.

3-2 Joaquim Ferreira de Paiva aos 08-08-1827 casou com Mariana Cândida de Almeida, batizada em 28-02-1808, filha de Manoel João de Araújo e Bernarda Emerenciana de Almeida.

S. Vicente de Minas, MG - Igreja S. Vicente Ferrer -. Aos 08-08-1827, Capela de São Vicente - Joaquim Ferr.ª de Paiva, f. de João Ferrª Guimarães e Mariana Clara de Jesus com: Mariana Cândida de Almdª, filha de Manoel Joa[----dobra] de Ara.º e Bernarda Emerenciana de Almeida. Test: Manoel Joaquim de Ar.ºe Vicente Joaquim de Almdª

 

B7: Igreja, N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 28 fev 1808 ermida S. Vicente desta freguesia, Marianna, f.l. de Manoel João d'Araujo e Berarda Emerenciana d'Almeida, padr.: João Tristão Damasceno e Francisca Bernardina de Almeida

4- João Basílio de Paiva aos 31-05-1809 casou com Ana Paula de Jesus, filha de Verissimo José da Rosa e Leonor Thereza da Assumpção

B7: Casamentos - SJDRei, aos 31-05-1809 Cap. Madre de Deus, João Basilio de Paiva, f.l. João de Paiva e Silva e Maria Rodrigues, n/b nesta freguesia; = cc. Ana Paula de Jesus, f.l. Verissimo Jose da Rosa e Leonor Thereza da Assumpção, n/b na freg. Barbacena.

5- Ana Joaquina de Paiva, legatária da avó paterna, em 1800 já estava casada com Lourenço Alves Guedes, de quem foi a segunda mulher. Lourenço se casara primeiro com Luiza Vitória Alves Lima (família “Manoel Alves Taveira”).

Alferes Lourenço e Ana Joaquina foram moradores na Madre de Deus onde comparecem no censo de 1831 ele com 63 anos declarados e Ana com 46, com vários filhos:

Censo 23-04-1831 Madre de Deus, MG, fogo 33

Lourenço Alves Guedes, Branco, 63, casado, lavrador

Ana Joaquina de Paiva, Branco, 46, casado

Joam Antonio, Branco, 14, roceiro

Joaquim, Branco, 10

Mariana, Branco, 16, solteiro, de familia

Candida, Branco, 13, solteiro, familia

Francisca, Branco, 7

7 cativos

 

censo de Madre de Deus - 16-08-1840, 1º Quarteirão; 12

Lourenço Alves Guedes, Branco, 74, casado

Ana Joaquina, Branco, 50, casado

3 cativos

 

          Alferes Lourenço e Ana Joaquina tiveram, que documentamos:

5-1 Justino Alves Guedes casado aos 17-10-1825 com Matildes Lucinda de Jesus. Geração na família “Os Carvalho Duarte” Cap. 8º, § 13

5-2- Isidoro Alves Guedes, nascido aos 04-04-1809, casou duas vezes. Primeira vez com Ana Custodia de Jesus e em segunda com Maria Clara de Freitas. Geração de ambos os matrimônios na família supra citada Cap. 8º, § 1º, 8 e Cap 3º, § 9º, 10-1.

 

7- Francisco, batizado em 22-09-1785.

Aiuruoca, MG aos 22-09-1785 na ermida do Espirito Santo filial das Lavras bat a Francisco, f.l. de João de Paiva e Silva e de Maria Rodrigues, foram padrinhos Luiz Jose de Paiva e Laurena de Souza Monteiro mulher de Manoel Joaquim de Andrade.

 

8- João, batizado em 24-06-1787.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra Madre de Deus aos 24-06-1787 João, f.l. João Paiva e Silva e Maria Rodrigues, padr.: Padre João Teixeira Alves e D. Ana Antonia de Brito, casada.

9- Josefa Sabina de Paiva, batizada em 26-07-1789. Aos 04-06-1810 casou com José Antonio Lopes, viúvo de Rita Gomes da Rocha.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra Madre de Deus aos 26-07-1789 Josefa, f.l. João Paiva e Silva e Maria Rodrigues, padr.: Sargento Mopr Jose Leite Ribeiro e s/m D. Escolastica Maria de Jesus.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 04-06-1810 nesta matriz, test.: Cap. Francisco Tavares da Silva e Cap. Luiz Jose de Paiva. Jose Antonio Lopes, viuvo de Rita Gomes da Rocha = cc Josefa Sabina de Paiva, f.l. João de Paiva e Silva e Maria Rodrigues, n/b nesta freguesia.

 

10- Maria Rita de Paiva, batizada aos 08-05-1791 na Capela de Madre de Deus. Aos 04-06-1810 casou com José Alves Taveira, filho de Joaquim Alves Taveira e Maria Rodrigues, família “Manoel Alves Taveira”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra Madre de Deus aos 08-05-1791 Maria, f.l. João Paiva e Silva e Maria Rodrigues, padr.: Francisco Tavares da Silva e Joana Rosa de Jesus.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 04-06-1810 Jose Alves Taveira, f.l. Joaquim Alves Taveira e Maria Jose do Espirito Santo, n. da freg. das Lavras = cc Maria Rita de Paiva, f.l. João de Paiva e Silva e Maria Rodrigues, n/b nesta freguesia.

 

 

§ 5º Francisco Manoel de Paiva

(atualizado em 29-dezembro-2014)

 

Citado por sua mãe em testamento, Ajudante Francisco Manoel casou duas vezes. Primeira vez com Maria Lopes dos Reis, batizada em 07-12-1760 em Campanha, filha do Ajudante Gregorio Lopes dos Reis natural da Freguesia de São Silvestre do Bispado de Coimbra e de Maria da Conceição natural de Carrancas, família “Gaspar João Barreto, o filho”, neste site.

Maria Lopes dos Reis foi sepultada na capela de S. Gonçalo em março de 1805:

Campanha, MG aos nove de março de1805 foi sepultada dentro da capela de S. Gonçalo D. Maria Lopes dos Reis, de idade de quarenta(sic) anos, sem sacramentos por morrer repentinamente.

 

(duplicada) Campanha, MG no primeiro de março de 1805 foi sepultada dentro da capela de S. Gonçalo D. Maria Lopes dos Reis, mulher do Ajudante Francisco Manoel de Paiva, morador no Barreto. Faleceu repentinamente sem sacramentos, tendo de idade cincoenta(sic) anos.

Francisco Manoel casou em segundas com Caetana Alves da Silva, com quem não teve filhos. Caetana, filha de Veríssimo da Silva Ferreira e Maria Pires Farinho (família “Pires Farinho”), fora casada em primeiras núpcias com João José Leitão de Almeida, com geração que declarou em testamento redigido e aberto em 1838, tendo o casal feito partilha amigável dos bens uns 7 anos antes.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA – MG - Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

Registro do testamento com que faleceu D. Caetana Alves da Silva, falecida aos 22-12-1838 de quem é testamenteiro Manoel Alves de Almeida

Eu, Caetana Alves da Silva, f.l. de Vericimo da Silva Ferreira e Maria Pires Farinha, já falecidos, n/b na Capela de S. Caetano da freg. da Piranga.

Declaro que fui casada duas vezes; primeiro consorcio com Joam Jose Leitam de Almeida e tivemos os filhos seguintes: Manoel = Jose = Maria = e Ana estes estão vivos e Clara e Francisca já são falecidas, e todos estes estão preenchidos de suas legitimas paterna menos Jose que só tem em si 17$000 réis.

Declaro que do segundo consorcio com Francisco Manoel de Paiva do qual não tivemos filhos algum e fizemos separação de bens amigavel ha mais de sete anos mais ou menos.

Testamenteiros: 1º a meu filho Manoel Alves de Almeida, 2º Francisco Jose de Carvalho, 3º Agostinho Fernandes Lima.

Declaro que os herdeiros que deixo são os meus filhos com os meus netos, filhos de minha filha Francisca mulher de Manoel Bernardino de Paiva.

(...) em poder de meu genro Luiz de Paiva se acha outra escrava (...); me deve por um credido de meu filho Manoel Alves de Almeida 198$220 réis.

Deixo a minha neta e afilhada Francisca, filha de minha filha Ana (...).

Deixo da minha terça para minha filha Ana Claudina da Silva estas moradas de casas para ela morar e por seu falecimento ficara para a minha neta Ana sua filha.

Remanescente da terça para a minha neta e afilhada Francisca, filha de minha Ana.

Declaro por meus herdeiros universais meus filhos e aqueles netos filhos de minha filha Francisca.

Arraial do Carmo Escaramuça 13-12-1838 Caetana Alves da Silva

Aprovação 13-12-1838 - Aceitação 11-02-1839 nesta vila da Campanha do Rio Verde Manoel Alves de Almeida

-Abertura 22-12-1838

 

Francisco Manoel e Maria Lopes tiveram aos menos sete filhas que foram herdeiras da tia Mariana Clara. Em 27-03-1810 tinham o seguinte estado:

1- Mariana Clara do Espiriyto, casada com João Garcia Ribeiro. Tiveram filhos batizados na Campanha, entre eles:

1-1 Francisca, batizada em 23-03-1804. Foisepultada em 01-07-1805.

Campanha, MG aos 23-03-1804 na capela de S. Gonçalo bat a Francisca, f.l. de João Garcia Ribeiro e de Mariana Clara do Nascimento, digo do Espirito Santo, foram padrinhos o Ajudante Francisco Manoel de Paiva e Ana Teodora .

 

Campanha, MG aos 01-07-1805 foi sepultada no adro da capela de S. Gonçalo Francisca, f. de João Garcia morador no Barreto tinha um ano de idade.

1-2 Francisco batizado em 13-04-1805.

Campanha, MG aos 13-04-1805 na capela de S. Gonçalo bat a Francisco, f.l. de João Garcia Ribeiro e de D. Mariana Clara do Espirito Santo, foram padrinhos Francisco Jose de Azevedo e D. Francisca de Paula filha do Ajudante Francisco Manoel.

1-3 Pedro em 20-07-1806.

Campanha, MG aos 20-07-1806 na capela de S. Gonçalo bat a Pedro branco, f.l. de João Garcia Ribeiro e de D. Mariana Clara do Espirito Santo, foram padrinhos Luiz Antonio de Azevedo e s/m Ana Josefa.

1-4 Francisca, batizada em 17-08-1807.

Campanha, MG aos 17-08-1807 na capela de S. Gonçalo bat a Francisca, f.l. de João Garcia Ribeiro e de D. Mariana Gomes(sic) de Lima, foram padrinhos o Padre Antonio Jose Gomes de Lima, e D. Ana Eleodora.

1-5 Francisca de Paula, falecida aos seis meses, sepultaa aos 05-12-1808.

Campanha, MG aos 05-12-1808 foi sepultada no adro da capela de S. Gonçalo Francisca de Paula, f. de João Garcia, mortador no Barreto tinha seis meses de idade.

1-6 Cirino, batizado em 1306-1810.

Campanha, MG aos 13-06-1810 na capela de S. Gonçalo bat a Cyrino, branco, f.l. de João Garcia Ribeiro e de D. Mariana Clara do Espirito Santo, foram padrinhos o Furriel Silverio Gomes e D. Ana Eleoddora.

1-7 Antonia em 26-08-1811.

Campanha, MG aos 26-08-1811 bat Antonia, branca, f.l. João Garcia Ribeiro e de D. Mariana Clara do Espirito Santo, foram padrinhos Antonio Jose Pereira e D. Ana Angelica.

2- Manoel, batizado em 20-02-1777

(pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG. “Aos 20 de Fevereiro de 1777 na Capela de São Gonçalo filial da Campanha. Batizou e pos os santos óleos o Capelão Jose de Melo ao inocente Manoel, filho de Francisco Manoel de Paiva natural da Freguesia da Conceição da Barra deste Bispado e de Maria Lopes dos Reis natural desta Freguesia. Neto pela parte paterna de Domingos de Paiva e de Tomazia Maria e pela materna do Ajudante Gregorio Lopes dos Reis e Maria da Conceição. Foram padrinhos o Ajudante Gregorio Lopes dos Reis e ... Maria...?.”

3- José, em 1779 “mais ou menos”:

(pesq. Moacyr Villela) LDS batismos de Campanha suplementos “No ano de 1779 pouco mais ou menos na Capela de São Gonçalo o reverendo Capelão da mesma batizou Jose  filho legítimo do Ajudante Francisco Manoel de Paiva e de sua mulher Dona Maria Lopes dos Reis. Foram padrinhos o Ajudante Gregorio Lopes dos Reis e Dona Jacinta Maria por procuração que apresentou de Tomazia Maria da Silva e por não aparecer esse assento na data fiz esta para constar”.

4- Ana Teodora de Paiva, batizada em 22-07-1782. Solteira com 27 anos em 1810.

(pesq. Moacyr Villela) LDS batismos de Campanha “Aos 22 de Julho de 1782 nesta matriz da Campanha batizei Ana de 18 de junho proximo, filha legitima de Francisco Manoel de Paiva natural da Freguesia da Vila de São João Del Rei e de Maria Lopes dos Reis natural desta da Campanha. Avós paternos Domingos de Paiva e Tomazia Maria da Silva . Avós maternos, o Ajudante Gregorio Lopes dos Reis e Maria da Conceição ja defunta. Foram padrinhos o Alferes Manoel de Paiva e Silva e sua mulher D. Maria Buena do Prado.””

5- Luiz José, batizado em 09-07-1786.

(pesq. Moacyr Villela) LDS batismos de Campanha. “Aos 9 de Julho de 1786  nesta matriz, batizei Luis Jose de 10 dias, filho legitimo do Ajudante Francisco Manoel de Paiva natural da Freguesia da Vila de São João Del Rei  e de D. Maria Lopes dos Reis natural desta Freguesia. Avós paternos Domingos de Paiva e Tomazia Maria da Silva. Maternos o Ajudante Gregorio Lopes dos Reis e Maria da Conceição. Foram padrinhos Luis Antonio de Azevedo e Ana Josefa Dias sua mulher”

6- Francisca de Paula Paiva, solteira 20 anos. Francisca de Paula dos Reis em 1813 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau para se casar com Vicente de Paiva e Silva, viúvo de Joaquina da Silva Mendes e filho de José de Paiva e Silva § 6 abaixo.

7- Rita Maria de Paiva, batizada em 24-01-1793. Solteira com 18 anos em 1810.

Campanha, MG aos 24-01-1793 na capela de S. Gonçalo bat a Rita, f.l. do Ajudante Francisco Manoel de Paiva e de Maria Lopes dos Reis, foram padrinhos o Cap. Antonio de Paiv apor pp q apresentou o Alf. Luiz Jose de Paiva morador nas Lavras do Funil, e Joana osa de Jesus mulher do dito Luiz Jose de Paiva.

8- Joaquina Maria de Paiva, batizada em 12-02-1796. Solteira, 15 anos.

Campanha, MG aos 12-02-1796 na capela de S. Gonçalo bat a Joaquina, f. do Ajudante Francisco Manoel de Paiva e de Maria Lopes dos Reis, foram padarinhos Domingos de Paiva e Silva por pp que apresentou do Ten Jose Caetano (----) e D. Ana Leonor de Gusmão Bueno, viuva.

9- Joana Cândida de Paiva, solteira 13 anos.

10- Maria Joaquina de Paiva, 11 anos.

 

 

§ 6º José de Paiva e Silva

(atualizado em 22-agosto-2014)

 

Batizado em 21-08-1737. Contemplado no testamento de sua mãe, também citado no testamento do tio Antonio Fernandes de Paiva: “a minha sobrinha Geralda, filha de meu sobrinho Jose de Paiva”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 21-08-1737 Jose, f.l. Domingos de Paiva e Tomasia Maria da Fonseca Silva. Batizado em necessidade.

 

José casou primeira vez com Maria Josefa da Trindade, filha de Leandro de Campos Silva e Juliana de Oliveira Cunha.

 

Maria Josefa faleceu aos 05-02-1775. Com filhos pequenos para criar, José casou novamente em fins de 1775, conforme se infere de uma declaração sua no inventário de Maria Josefa (neste site), com Isabel Nunes de Siqueira (família “Isabel Nunes de Siqueira”).

 

José ditou seu testamento em 1795 e faleceu em 28-12-1803:

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 28-12-1803 foi sepultado Jose de Paiva S.ª, branco, de sessenta anos. Fez seu solene testamento. Conduzido na tumba das almas de quem era irmão, casado.

 

Cúria Diocesana de Campanha – MG

Livro de Óbitos de Campanha CAMP-LO 04 – 1804(sic)-1815

Testador: José de Paiva e Silva

Testamento transcrito no livro de óbitos – Não consta a data de abertura nem o registro do falecimento

Data - 1795

Local – Freguesia de Campanha do Rio Verde

Transcrito por: Moacyr Villela

Data da Transcrição: 2007

TESTAMENTO - Trechos:

Eu Jose de Paiva e Silva......rogo a milha mulher Isabel Nunes de Siqueira e a meu filho Gaspar Jose de Paiva e a meu cunhado Inácio Pereira Gularte queiram ser meus testamenteiros....

Declaro que fui casado com Maria Josefa da Trindade e do seu falecimento me ficaram três filhos Giralda, Gaspar e Francisca os quais se acham casados. Declaro que minha filha Giralda que se acha casada com Jose da Costa Souza levou desta casa uma crioula por nome Ana e um cavalo com sela e freio e xareis de pano vermelho e os mais gastos e despesas próprios de seu casamento.

Declaro que desta mulher segunda tive ate hoje 9 filhos. Tomazia, Maria, Escolástica, João, Antonia, Jose, Vicente, Joaquim, Pedro e estão casadas Tomazia e Maria.

Devo a Cristóvão da Cunha primo do Coronel Antonio da Cunha , 9 oitavas;

Declaro mais que em meu nome se acha um credito do Coronel Henrique Dias de Vasconcelos,...(rasgado )...Antonio de Almeida.....(rasgado) cunhado do mesmo Coronel. O qual por seu falecimento deixou a..rasgado... e ao falecido André da Silveira ou seus herdeiros.

Se acha outro credito meu de 20.000 ao Capitão João Ribeiro do Turvo da Aiuruoca e a João Ferreira Guimarães tio do Capitão Bento Ferreira..

 

Izabel, viúva, em 24-05-1805 contraiu segundas nupcias com Antonio Martins do Prado, viúvo de Maria Francisca de Jesus.

Campanha-MG - casamentos - aos 24-05-1806 Antonio Martins do Prado, viuvo de Maria Francisca de Jesus sepultada nesta freguesia = Isabel Nunes de Siqueira, viuva do falecido seu marido Jose de Paiva e Silva.

 

José e Maria Josefa tiveram 3 filhos, melhor descritos na família "Juliana de Oliveira Cunha”, neste site:

1- Geralda Maria Joaquina de Paiva, 12 anos em 1775. Em 03-07-1780 casou com José da Costa Souza, filho do Alferes Domingos da Costa Guimarães e Rita de Souza Nascimento, inventariados em 1796 bem depois de falecidos. Geração na família “Domingos da Costa Guimarães”.

2- Gaspar José de Paiva, batizado em 28-09-1766. Com 9 anos em 1775.

Aiuruoca, MG aos 28-09-1766 na capela da Sra do Porto bat a Gaspar, f.l. de Jose de Paiva e Silva e Maria Josefa da Trindade, foram padrinhos Gaspar de Abreu e s/m Clara do Nascimento.

          Gaspar casou três vezes. Primeira vez, aos 12-04-1788, casou com Leonor Francisca de Jesus, filha de Luiz Colaso Moreira e de Ana Maria de Jesus. Leonor faleceu de sobre parto e foi sepultada aos 02-09-1804.

Campanha-MG - casamentos -. cap. S. Gonçalo aos 12-04-1788 Gaspar Jose de Paiva, f.l. de Jose de Paiva e Silva e de Maria Josefa da Trindade, já falecida, n/b na freguesia da Aiuruoca = Leonor Francisca de Jesus, f.l. de Luiz Colaso Moreira e de Ana Maria de Jesus, n/b nesta.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 02-09-1804 foi sepultada dentro desta matriz Leonor Francisca de Jesus, mulher do Alf. Gaspar Jose de Paiva, faleceu de um sobre parto, de idade de 32 anos pouco mais ou menos.

 

          Aos 15-02-1805 Gaspar casou com Andreza Maria de Jesus, filha de Antonio da Silva Gago e Anastácia Moreira de Aguiar; família “Sebastião Bicudo de Mendonça” § 2º: Sem Geração do segundo matrimônio.

Campanha-MG - casamentos - aos 15-02-1805 Alferes Gaspar Jose de Paiva, viuvo de D. Leonor Francisca de Jesus = Andreza Maria de Jesus, f. de Antonio da Silva Gago e Anastacia Moreira de Aguiar, bat. nesta.

          Gaspar faleceu em 24-09-1846 e foi inventariado no ano seguinte por sua terceira mulher Maria Cândida de Paiva Bueno. Geração na família “Juliana de Oliveira Cunha”.

3- Francisca Josefa da Trindade, batizada em 18-01-1770. Com 6 anos em 1775.

Aiuruoca, MG aos 18-01-1770 nesta matriz bat a Francisca, f.l. de Jose de Paiva e Silva e Maria Josefa da Trindade, foram padrinhos o Cap. Roque de Souza Magalhães e Francisca de Moraes Leite.

          Casou aos 22-09-1791com Antonio Teixeira de Carvalho, filho de Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana Maria do Sacramento (família “Lemos-Oliveira- Godoy”, Cap 2º)

RMJ: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas 22-09-1791 - Matriz, Antonio Teixeira de Carvalho, desta, f de Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana Maria do Sacramento; c.c. Francisca Josepha da Trindade, nat de Aiuruoca, f de José de Paiva e Silva e Maria Josepha da Trindade. test: Reverendo José (ilegível) e Alferes Luiz José de Paiva

Francisca e Antonio tiveram, pelo menos:

3-1 Ana Teixeira, legatária da tia-avó Mariana Clara do Nascimento:”Deixo mais a Ana Teixeira, filha da dita minha sobrinha (Francisca), para uma escrava a quantia de cento e cinquenta mil réis a qual se acha na companhia de meu irmão Luis.”

3-2 Bernarda, batizada em 25-08-1799.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Madre de Deus aos 25-08-1799 Bernarda, f.l. Antonio Teixeira de Carvalo e Francisca Josefa da Conceição. Batizada em necessidade pelo Cap. Luiz Jose de Paiva, padr.: o mesmo capitão e Francisca de Paula, solteira.

 

José e Izabel tiveram, segundo testamento de José em 1795, nove filhos, Ana Joaquina e Ana Escolastica não são mencionadas:

- Ana Joaquina, batizada em 19-09-1780.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG “Aos de 19 de Setembro de 1780 nesta Matriz da Campanha batizei a inocente Ana Joaquina de mes e meio filha legitima de Jose de Paiva Silva natural da Conceição da Freguesia de São João Del Rei e de Izabel Nunes de Siqueira natural da Aiuruoca. Avõs Paternos Domingos de Paiva e Tomazia Maria da Silva  . Avós Maternos João Pereira Goularte e e Izabel Nunes de Siqueira . Foram padrinhos o Alferes Manoel de Paiva com procuração  de Domingos de Paiva e Dona Maria Buena mulher do dito Alferes..

 

- Ana Escolástica, batizada em 15-08-1784.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG “Aos de 15 de Agosto de 1784. nesta Matriz da Campanha batizei a inocente Ana Escolastica nascida a 9 de julho filha  legitima de Jose de Paiva Silva natural da Freguesia da Vila  de São João Del Rei e de Izabel Nunes de Siqueira  natural da Aiuruoca. Avós Paternos Domingos de Paiva e Tomazia Maria da Silva  . Avós Maternos João Pereira Goularte  e Izabel Nunes de Siqueira . Foram padrinhos João Crisostomo da Fonseca Reis por seu procurador o Capitão Manoel Jacinto Torres e Dona Maria Joaquina de Jesus mulher deste”

 

José de Paiva e Silva e Isabel Nunes de Siqueira tiveram os filhos:

4- Tomásia Antonia Cândida de Paiva batizada em 05-08-1776.

Aiuruoca, MG aos 05-08-1776 na capela da Sra. Santa Ana da Guapiara filial desta matriz, bat a Tomasia Antonia, f.l. de Jose de Paiva e Silva, n/b na freguesia de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei e de Izabel Nunes de Siqueira, foram padrinhos Antonio de Paiva e Silva e D. Ana Maria mulher do Alf. Antonio de Souza Caldas.

          Já estava casada em 1795 com o Alferes Joaquim Mendes dos Santos, filho de José Mendes dos Santos e Ana Josefa da Conceição, família “Gaspar João Barreto, o filho”, neste site.

Tomásia foi legatária do irmão José Francisco “Deixo mais a minha irmã Tomazia Antonia de Paiva casada com o Alferes Joaquim Mendes dos Santos – 100.000;”

          Ambos faleceram em Baependi com testamento. Tomasia redigiu o seu em 13-09-1835 e foi sepultada em 04-03-1869 com 60 anos. Joaquim em 08-03-1839 e foi sepultado em 15-01-1840. Sem geração do casal.

B7: Baependi-MG - Óbitos, aos 04-03-1839 sep. na matriz de Baependi D. Thomasia Antonia Candida de Paiva, idade 60 anos, cc. Alferes Joaquim Mendes dos Santos, faleceu de hidropsia.

Registro do Testamento (trechos)

Eu D. Thomasia Antonia Candida de Paiva, sou brasileira n. da Lagoa de Aiuruoca termo desta vila e desta Provincia de Minas Gerais, f.l. de Jose de Paiva e Silva e Izabel Nunes de Siqueira, já falecidos.

Sou cc. Alferes Joaquim Mendes dos Santos, filho de Jose Mendes dos Santos e Ana Josefa, de cujo matrimonio não tivemos filho algum.

Declaro que no estado de solteira tive uma filha de nome Maria, a qual foi exposta em casa de Ignacio de Siqueira em S. Gonçalo da Campanha, a qual reconheço por minha filha e instituo por minha herdeira na parte que por lei me competir.

Testamenteiros: em 1º a meu marido Joaquim Mendes dos Santos; 2º Ten. Cel. Joaquim Nogueira; e, 3º a Antonio Carlos Nogueira. Baependi 13-09-1835.

Registro em Baependi aos 05-03-1839

 

B7: Baependi-MG - Óbitos, aos 15-01-1840 sep. nesta matriz o Alferes Joaquim Mendes dos Santos, branco, viuvo, idade 80 anos, falecido de estupor.

Registro do Testamento (trechos)

Joaquim Mendes dos Santos, f.l. Jose Mendes dos Santos e Ana Josepha da Conceição, já falecidos, n. freg. Campanha da Princesa e morador nesta de Baependi.

Testamenteiros: 1º Cel. Joaquim Nogueira de Sá; 2º Cap. Antonio Pereira Pinto, 3º Tenente Francisco Jose ade Souza Rodrigues.

Declaro que fui cc. D. Thomasia Antonia Candida de Paiva, falecida, de cujo matrimônio não tivemos filhos.

(...) minha herdeira universal minha afilhada exposta Candida Honoria, que existe em minha companhia.

Vila Santa Maria Baependi 08-03-1839

Aprovação

Registro Vila de Baependi 15-01-1840

 

          Tomasia declarou em testamento e reconheceu a filha natural tida em solteira:

4-1 Maria, exposta em casa de Ignacio de Siqueira em S. Gonçalo da Campanha.

 

5- Maria Vilhena de Paiva em 28-08-1792 casou com Isidoro Martins da Costa, filho de Antonio Martins da Costa e Maria da Conceição, neto paterno de Antonio Martins da Costa e Maria Pinta, neto materno de Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves de Moraes. Geração na família “Antonio Borges da Costa”.

 

6- Escolástica Joaquina de Paiva, batizada cerca de 1780 na Campanha onde aos 20-03-1798, casou com Francisco Inácio de Toledo, irmão de Maria Teresa citada em 5.

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG, “No ano de 1780 pouco mais ou menos na Capela de São Gonçalo o reverendo Capelão Francisco Rodrigues Pacheco batizou e pôs os santos óleos a Escolastica filha legitima  de Jose de Paiva  e Silva e Izabel Nunes de Siqueira. Foram padrinhos Francisco Manoel de Paiva e Maria Lopes dos Reis e por não aparecer este assento informado dele o lancei aqui para a todo o tempo constar O vigario Antonio da ... Monteiro Galvão.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 20-03-1798 Francisco Ignacio de Tolledo, f.l. de Antonio Francisco Braga e s/m Ursula Margarida de Tolledo, n. em Aiuruoca; = Escolastica Joaquina de Paiva, f.l. de Jose de Paiva e Sylva e s/m Izabel Nunes de Siqueira, n/b nesta.

A 28 de Abril receberam as bênçãos.

 

Em 1831, com 50 anos e viúva, Escolástica comparece no censo de Aiuruoca:

Censo1831 Aiuruoca-MG, fogo 2,

Escolastica Joaq.na de Paiva, B., 50, viúva

Balbina, B., 16, S.

Maria, B., 15, S.

José Francisco, B., 13, S.

3 cativos

 

Escolástica foi inventariada em Aiuruoca em 1851 com testamento. Compareceram dois netos e um bisneto representando a neta Balbina, já falecida (inventário neste site)

Pais de, que documentamos:

6-1 Alexandrina Angélica de Toledo. Casou em Aiuruoca aos 18-04-1814 com Joaquim Francisco Morato, filho de José Francisco Morato e Ana Maria Pimenta de Godoy (família “Pimenta de Godoy”, cap 1º, neste site):

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, aos 18 abril 1814 matriz - Joaquim Francisco Morato, f.l. do alf. Jose Francisco Morato e Anna Maria Pimenta, n. e b. freg. Sta. Anna das Lavras do Funil; c/ Alexandrina Angelica de Toledo, f.l. do furriel Francisco Ignacio de Toledo e de Escholastica Joaquina de Paiva, n. e b. nesta freg.

 

          Provavelmente ambos já falecidos em 1831 quando os três filhos moravam com a avó materna.

6-1-1 Maria Claudina de Paiva batizada em Aiuruoca aos 28-07-1816, casou com Ezequiel José Correa, filho do Sargento Mor José Joaquim Correa Guimarães e Maria Joaquina da Silveira. Geração na família “José Joaquim Correa Guimarães”.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 28 julho 1816 matriz, Maria Claudina, f.l. de Joaquim Francisco Morato e Alexandrina Angelica de Toledo, padr.: o revdo. Joaquim Jose Maia e Maria Joanna de Toledo.

 

6-1-2 Balbina com 16 anos em 1831, no censo de Aiuruoca, quando morava com a avó materna. Casou com Manoel Garcia Duarte. Balbina já era falecida em 1851 (inventário da avó materna) e foi representada pelo filho único:

6-1-2-1 Joaquim Bernardo, solteiro com 17 anos, tutelado pelo tio Ezequiel José Correa. Em 1854 “em idade de vinte anos, sabendo ler e escrever e contas, música, ofício de alfaiate e acha-se presentemente trabalhando por seu ofício na vila de Queluz da Província de São Paulo”

6-1-3 José Francisco Morato, com 13 anos em 1831. Em 1851 casado, morador no Termo de Aiuruoca.

7- João Antonio de Paiva, batizado aos 22-07-1782 na Campanha. Em Aiuruoca aos 28-06-1799 casou com Maria Teresa de Toledo, filha de Antonio Francisco Braga e Úrsula Margarida de Toledo, neta paterna de Manoel Francisco Braga e Teresa Maria de Jesus (família “Manoel Francisco Braga”).

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG “Aos 22 de Julho de 1782  nesta Matriz da Campanha batizei...ao inocente João Antonio de treze de junho proximo filho legitimo de Jose de Paiva e Silva natural da Freguesia de São João Del Rei e de Izabel Nunes de Siqueira natural da Freguesia da Aiuruoca. Avós Paternos Domingos de Paiva e Tomazia Maria da Silva . Avós Maternos João Pereira Goularte e Izabel Nunes de Siqueira. Foram padrinhos o Alferes Manoel de Paiva com procuração de Francisco Ribeiro Mendes e Dona Maria Buena do Prado mulher do dito Alferes.

Pais de, q.d.:

7-1 Justino José de Paiva casou com Maria Madalena da Silva, filha de Antonio Fernandes de Brito e Helena da Silva. Pais de, batizado em Resende-RJ:

5-1-1 Joana, em 14-06-1829

14-06-1829 Joana, f. Justino Jose de Paiva e Maria Madalena da Silva; np João Antonio de Paiva e Maria Thereza; nm Antonio Fernandes de Brito e Helena da Silva (acervo Itamar Bopp ficha 1266)

7-2 Ana Izabel de Paiva, batizada em Aiuruoca aos 12-05-1805. Em 1821 requereu dispensa para se casar com Francisco José Correa Braga, portugues, filho de Luiz Antonio Correa Braga e Ana Joaquina de Jesus.

Aiuruoca, MG livro misto 1821-1827. Querem casar Francisco Jose Correa Braga, f. de Luiz Antonio Correa Braga e Ana Joaquina de Jesus n/b na freg. de Santa Maria de Mir[cortado] Arc. Braga = com Ana Izabel de Paiva, f. de João Antonio de Paiva e Maria Teresa, n/b nesta freg. da Aiuruoca onde ambos são moradores - sem impedimentos.

No L.º --- f. 203v há o seguinte: aos 12-05-1805 nesta matriz de N. Sra da Conceição da Aiuruoca bat. Ana Izabel, f.l. João Antonio de Paiva e Maria Teresa de Toledo. Foram padr.: Cap. Feliciano Roldão da Cunha Cavalgante e Maria Justina de Toledo, solteiros. desta freguesia.

Aiuruoca 22-07-1821

 

Testemunhas:

João Jose Lopes, casado, morador em a freg. da Aiuruoca, de idade perto de 30 anos, q vive de sua roça, esta o justificante para ser seu cunhado. Disse conhece-lo pq morava perto de sua terra que é a freguesia de Santo Estevão, e que veio solteiro e desempedido pq na sua terra se não casa a reserva de 22 para 23 anos, e que está na Aiuruoca a seis meses feito caixeiro.

Atesto e faço certo que João Antonio de Paiva, homem branco, casado, vive honesta e religiosamente educa a sua familia, e com o seu trabalho a mantem, não sendo alias homem abastado da fortuna; e assim mais que Francisco Jose Correa Braga representara ter de idade 17 anos, é pobre, filho da Europa, e há seis meses vive nesta freguesia para onde se mudou com exercicio de caixeiria de fazenda seca do Cap. Joaquim Jose Braga. Aiuruoca 22-07-1821.

 

8- Antonia Marcelina de Paiva, batizada aos 15-06-1786 na Campanha onde, aos 28-07-1803, casou com Joaquim Luiz Pinheiro, portugues, filho de Luiz Pinheiro e Maria Bárbara da Rosa

(pesq. Moacyr Villela) Campanha, MG suplementos “Aos de 15 de junho de 1786 nesta Matriz da Campanha batizei condicionalmente por ter sido batizada em casa por necessidade, a Antonia de 9 dias filha legitima de Jose de Paiva natural da Conceição da Freguesia de São João Del Rei e de Inacia Nunes de Siqueira natural da Aiuruoca. Avós Paternos Domingos de Paiva e Tomazia Maria  da Silva . Maternos , João Pereira Goularte e Izabel Nunes de Siqueira . Foram padrinhos o Capitão João da Fonseca e Silva e sua mulher Dona Ana Rodrigues.”

 

Campanha-MG - casamentos - aos 28-07-1803 Joaquim Luiz Pinheiro, f. de Luiz Pinheiro e Maria Barbara da Rosa, bat.  na freguesia de N. S. da Ba--- Graça Arcebispado de Braga = Antonia Marcelina de Paiva, f.l. do Alferes Jose de Paiva e Silva e de [cortado] --nes de Siqueira, n/b nesta.

 

Segundo testamento do irmão José Francisco, em 1828 estava casada com Joaquim José da Silveira “Autorizo minha irmã Antonia de Paiva a receber esse legado não obstante ter casado com Joaquim Jose da Silveira que se ausentando para as partes do Sul não se tem dele a menor noticia a muitos anos”.

Antonia e Joaquim Luiz Pinheiro tiveram, q.d.:

8-1 Policena, batizada em 28-01-1804.

Campanha, MG igreja Santo Antonio bat. aos 28-01-1804 bat a Policena, f.l. Joaquim Luiz Pinheiro e Antonia Marcelina de Paiva, padr.: o Cap. Manoel de Paiva e Silva e D. Maria Boena do Prado.

             Policena Honoria de Paiva casou com Faustino Pereira da Silva e tiveram, pelo menos:

8-1-1 Antonio Pereira da Silva “Tó” batizado em 25-07-1830.

Natercia, MG Igreja Sta Catarina bat -aos 25-07-1830 bat a Antonio, f.l. Faustino Pereira da Silva e Policena Honoria de Paiva, foram padr.: Alf.  Joaquim Severino de Paiva, todos estes moradores desta matriz e Joaquina Carneiro, de Pouso Alto, solteira.

Em 1851 requereu dispensa de consanguinidade duplicada em 4 º igual, e 3º misto de 2º para se casar com Ana Izabel de Paiva, filha de Gaspar José de Paiva (2 supra) e sua terceira mulher Maria Cândida de Paiva Bueno, família “Juliana de Oliveira Cunha”.

Campanha, MG lv. misto 1851-1880 imagem

Antonio Pereira da Silva e D. Ana Izabel de Paiva - 1851 junho 30

Consanguinidade duplicada em 4º grau igual, e 3º misto de segundo, a oradora orfã de pai.

Testemunhas:

Martiniano da Silva Reys, casado, natural e morador desta cidade, de idade 34 anos, primo da oradora.

Cap. Antonio Vicente Xavier Lisboa, viuvo, natural desta cidade onde vive de negocios, de idade de 50 anos

Depoimento dos oradores:

Antonio Pereira da Silva, solteiro, natural da freguesia de Santa Catarina e morador ainda em casa de seus pais, de idade de 20 anos

 

Aos 20-06-1851 em casas de morada de D. Maria Candida de Paiva.

Depoimento da oradora Ana Izabel de Paiva, solteira, natural e moradora desta cidade.

Pais de, q.d.:

8-1-1-1 Ana Izabel de Paiva em 1879 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto com o 2º para se casar com Joaquim Carlos de Paiva Caldas, filho de Joaquim Dias Caldas e Francisca de Paula Bueno de Paiva, § 3º supra.

8-1-1-2 Amélia Izabel de Paiva, batizada aos 16-12-1866.

Lambari, MG - Igreja N Sra da Saude bat aos dezesseis dias do mes de Dezembro de mil oitocentos e sessenta e seis  bat Amelia n. aos 06-09 do mesmo ano, f.l. Antonio Pereira da Silva Tó e D. Ana Izabel de [dobra]va, foram padrinhos Dr. Francisco Honorio Ferreira Brandão e D. Emerenciana Umbelina de Paiva, e por não ter sido feito este assento em lugar competente aqui o lancei informado pelo pai da batizada Sr. T.e Antonio Pereira da Silva Tó.

Em 1884 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau atingente ao 2º para se casar com Teofilo Ottone Caldas, filho de Joaquim Dias Caldas e Francisca de Paula Paiva, neto paterno de de Angelico Caldas e Felicia, neto materno de Francisco de Paula Bueno e Ana Joaquina dos Reis, § 3º supra.

 

9- José Francisco de Paiva e Silva, em Campanha aos 07-06-1805, casou com Maria de Jesus, exposta ao Capitão Antonio Borges da Costa.

Campanha-MG - casamentos - aos 07-06-1805 Jose Francisco de Paiva, f.l. de Jose de Paiva Silva e Izabel Nunes de Siqueira = Maria de Jesus, exposta em casa do Cap. Antonio Borges da Costa.

          José faleceu aos 25-03-1828 em Baependi com testamento ditado em 10 do mesmo mês, onde declara “que me acho a muitos anos divorciado de minha mulher Maria de Jesus por sentença e fizemos nossa partilha ou separação nos poucos bens que então tínhamos, por escritura publica, no cartório do Capitão João Crisostomo da Fonseca Reis hoje falecido... Meu testamenteiro deve usar essa escritura se aquela minha mulher tentar participar nos bens deste inventario cujos foram adquiridos sem o concurso dela.”

 

          Sem geração, deixou diversos legados e instituiu por herdeiro a Francisco Albino de Paiva, exposto em sua casa “Isso pelo amor que lhe tenho e não é meu filho, pois nunca o reconheci por tal.” (testamento neste site).

 

10- Joaquim Severino de Paiva e Silva, batizado em 05-12-1792. Casou duas vezes.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 05-12-1792 bat a Joaquim, f.l. de Jose de Paiva e Silva e Izabel Nunes de [danificado] foram padrinhos o Cap. [danificado]

          Primeira vez com Maria Benta Carneiro, irmã de José Carneiro Santiago, filhos do Alferes Manoel Carneiro Santiago (processo matrimonial da filha Joaquina abaixo) e Ana Francisca de Freitas (os outros filhos deste casal na família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 5º). Segunda vez, Joaquim casou com Ana Flauzina de Souza.

          Joaquim e Maria Benta em 1831 residiam em Santa Catarina:

censo 10-11-1831 Santa Catarina - 41

Joaquim Severino de Paiva, branco, 39, casado, negociante

Maria Bento Carneiro, branco, 29, casado

Manoel, branco, 3

Ana, branco, 9

Maria, branco, 8

Joaquina, branco, 1

Teresa, crioulo, 60, viúva

Pedro Jose, crioulo, 25, solteiro

36 escravos

          Maria Benta faleceu em Campanha aos 10-03-1849 e foi inventariada no mesmo ano (inventário, neste site). Joaquim faleceu com testamento redigido na Freguesia de Santa Catarina em 25-02-1857 e aberto aos 01-03-1857, com geração de ambos os casamentos.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamento com que faleceu Joaquim Severino de Paiva e Silva, 74 aos 01-03-1857 de quem é testamenteiro Manoel Severino de Paiva.

Eu Joaquim Severino de Paiva e Silva, residente nesta freguesia de Santa Catarina. Fui cc. Dona Maria Bento Carneiro, já falecida, de cujo matrimonio tivemos os seguintes filhos: = Anna, cc. Cap. Antonio Carneiro Santiago = D. Maria, cc. Cap. Antonio Ribeiro da Luz = Manoel Severino de Paiva = D. Joaquina, cc. Manoel Carneiro Netto = D. Emerenciana cc. João Tristão de Azevedo = D. Placidina, cc. Antonio Ribeiro de Magalhães = Antonio, falecido = Joaquim = e João.

Passando a segundas nupcias com D. Anna Flauzina de Souza tivemos dois filhos = Joze e = Francisco, todos meus legitimos herdeiros.

Testamenteiros: 1º meu filho Cap. Manoel Severido de Paiva, 2º meu genro Cap. Antonio Carneiro Santiago, 3º meu genro Cap. Antonio Ribeiro da Luz.

(...) meu testamenteiro entregara a minha mulher D, Anna Flauzina de Souza a quantia de quatro contos de reis constantes da Escritura de nossa casamento passada no cartorio desta freguesia.

Legou escravos aos genros e:

- a Joaquina, f. de Domenciano da Silva Vieira, 100$000;

O restante da minha terça deixo aos meus dois filhos do segundo matrimonio Jose e Francisco para sua instrução e nomeio para tutor dos mesmos o Capitão Antonio Ribeiro da Luz (...).

Freguesia de Santa Catarina 25-02-1857 Joaquim Severino de Paiva e Silva

Aprovação: 25-02-1857

Abertura: 01-03-1857

Aceitação: 04-03-1857 Manoel Severino de Paiva.

 

          Joaquim e Maria Benta tiveram nove filhos:

10-1 Ana Isabel de Paiva, 27 anos em 1849, casada com Antonio Carneiro Santiago, irmão de Maria Benta Santiago.

Moradores em Carmo do Baependi em 1839:

censo Carmo de Baependi 12-02-1839, fogo 336

Antonio Carneiro Santiago, branco, 24, casado, lavrador, le e escreve

Ana Isabel de Paiva, branco, 15, casada

16 escravos

10-2 Maria Cândida de Paiva, com 15 anos em 26-05-1839, casou com Antonio Ribeiro da Luz, com 24 anos, filho do Capitão Mathias Antonio da Luz e Ana Ribeiro de Carvalho. Família “Antonio Ribeiro de Carvalho” Cap. 7º.

Natercia, MG (ex Santa Catarina) - casamentos,. aos 26-05-1839 Antonio Ribeiro da Luz e D. Maria Candida de Paiva; ele f.l. do Cap. Mathias Antonio da Luz e D. Anna Ribeiro de Carvalho, de idade 24 anos, nascido e morador na freguesia do Carmo; = com D. Maria Candida de Paiva, f.l. do Cel. Joaquim Severino de Paiva e D. Maria Benta Carrneiro, de idade 15 anos, natural da mesma freguesia do Carmo.

          Major Antonio Ribeiro da Luz, residente no Distrito de Maria da Fé, foi inventariado em 1896.

Local: Centro de Documentação e Memória de Cristina Luiz Barcellos de Toledo

Ano: 1896

Inventariado: Major Antonio Ribeiro da Luz

Inventariante: João Ribeiro de Paiva e Luz

Transcrição: Fábio J. Ferraz Pereira

Ilmo Sr. Dr. Juiz de Direito da Comarca de Christina

João Ribeiro de Paiva e Luz, na qualidade de primeiro testamenteiro do finado pai Antonio Ribeiro da Luz, residente no Distrito de Maria da Fé, nesta Comarca, vem requerer a V. Excia designar o inventário e marcar dia para ser feito o mesmo, visto haver orphãos, e desde já offerece como louvado para os bens do espólio por sua parte o Conselheiro Joaquim Delfino Ribeiro da Luz, sendo ouvido o Sr. Promotor Público da Comarca. Nestes termos e sendo de justiça

E.R.R.D

João Ribeiro de Paiva e Luz

Títulos Herdeiros

1- José Ribeiro de Paiva e Luz, solteiro

2- João Ribeiro de Paiva e Luz, cazado

3- Manoel Ribeiro de Paiva e Luz, cazado

4- D. Maria Candida Ribeiro Vieira, cazada com Bernardo Vieira da Silva Carneiro

 

Nettos:

Filhos de Joaquim Ribeiro de Paiva e Luz já falecido

1- João Carneiro Ribeiro da Luz

2- D. Celestina, cazada com Victor Carneiro Santiago

3- Antonio Carneiro Ribeiro da Luz, cazado

4- D. Maria, cazada com Joaquim de Oliveira Mendes

5- Herculano, solteiro 14 annos

 

Filhos de Anna Candida Ribeiro de Paiva, já falecida que fora casada com Joaquim Severino de Paiva e Silva Jr

1- José Marcos Ribeiro de Paiva

2- D. Eulalia Paiva de Oliveira, cazada com Ildephonso Baptista de Oliveira

3- D.Maria Candida Ribeiro de Paiva, solteira 28 annos

4- D. Lidia Ribeiro de Paiva solteira 28 annos

5- Antonio Ribeiro de Paiva, solteiro com 23 annos

6- Alzira Ribeiro de Paiva, solteira 16 annos

7- Maria Candida Ribeiro de Paiva solteira com 14 annos

 

          Compareceram os herdeiros (segundo o inventário):

10-2-1 José Ribeiro de Paiva e Luz, solteiro

10-2-2 João Ribeiro de Paiva e Luz, casado. Provavelmente o casado com Maria, filha de Manoel Gonçalves da Costa e Maria Ribeiro Santiago. Família “Antonio Gonçalves da Costa Cap 2º”.

         Maria Inácia da Costa Luz faleceu na vila de Maria da Fé em 29-04-1922 e foi inventariada em Cristina-MG no mesmo ano.

Local: Arquivo do Fórum de Cristina

Ano 1922

Inventariada: Dona Maria Ignacia da Costa Luz

Inventariante: Manoel Ribeiro da Luz

Transcrição: Fábio J. Ferraz Pereira

Aos vinte e quatro dias do mês de junho de mil novecentos e vinte e dois nessa cidade e Comarca de Cristina, Estado de Minas Gerais em meu cartório e perante mim escrivão abaixo nomeado compareceu  o inventariante Manoel Ribeiro da Luz representado por seu procurador o advogado Doutor Virgilio Vieira e por ele me foi dito que a inventariada Dona Maria Ignacia da Costa Luz faleceu na Vila de Maria da Fé, dessa Comarca no dia vinte e nove de abril do corrente anno, sem deixar testamento ou qualquer declaração de ultima vontade tendo deixado os seguintes filhos:

Títulos Herdeiros

1- Maria Ribeiro Lemos, maior casada com Antonio Gonçalves de Lemos

2- Antonio Ribeiro da Luz, maior e casado

3- Pedro Ribeiro da Luz, maior e casado residente em Santa Rita do Sapucahy

4- Armando Ribeiro da Luz, maior e casado

5- Dona Carlina Ribeiro Franqueira, já falecida, casada que foi com Joaquim Gomes Franqueira, hoje representada pela seguinte filha: a) D. Maria José Franqueira, maior e solteira

6- Manoel Ribeiro da Luz, maior e solteiro

7- Dona Amélia Ribeiro Guedes, maior e casada com Lucas Evangelista Guedes;

Que todos os herdeiros são maiores e residentes em Maria da Fé, com excepção do terceiro nomeado que é residente em Santa Rita do Sapucahy deste Estado. Estas são as declarações que tem a fazer. Espera constar e lavrou-se este tremo que assigno. Eu João Lourenço de Noronha Luz Escrivão do 1º Officio.

 

Foram seus filhos, segundo o inventário (colaboração de Fábio J. Ferraz Pereira):

10-2-2-1 Maria Ribeiro Lemos casada com Antonio Gonçalves de Lemos

10-2-2-2 Antonio Ribeiro da Luz, casado

10-2-2-3 Pedro Ribeiro da Luz, casado e residente em Santa Rita do Sapucai-MG

10-2-2-4 Armando Ribeiro da Luz,  casado

10-2-2-5 Carlina Ribeiro Franqueira, já falecida, casada que foi com Joaquim Gomes Franqueira. Foi representada pela filha única:

10-2-2-5-1 Maria José Franqueira, solteira e maior.

10-2-2-6 Manoel Ribeiro da Luz, maior e solteiro

10-2-2-7 Amélia Ribeiro casada com Lucas Evangelista Guedes

 

10-2-3 Manoel Ribeiro de Paiva e Luz, casado

10-2-4 Maria Cândida Ribeiro casada com Bernardo Vieira da Silva Carneiro

10-2-5 Joaquim Ribeiro de Paiva e Luz foi casado com Joaquina Ribeiro Santiago (ou de Paiva e Luz). Joaquina, viúva, passou a segundas nupcias com Manoel Severino de Paiva. Faleceu em 04-12-1883 e foi inventariada por Manoel no mesmo mês.

Local: Arquivo do Fórum de Itajubá

Ano 1883

Inventário:  Dona Joaquina Ribeiro de Paiva e Luz

Inventariante: Manoel Severino de Paiva

Transcrição: Fábio J. Ferraz Pereira

Tenho a honra de levar ao conhecimento de V.Sa que no dia 4 do corrente faleceu Donna Joaquina Ribeiro de Paiva e Luz, mulher de Manoel Carneiro de Paiva, deixando filhos orphãos do seu primeiro consorcio, e bens de fortuna. Não só o viúvo como o tutor pedem diligencias do inventario por interesse da família.

Itajubá, 8 de Dezembro de 1883.

O escrivão de Orphãos

Luis Antonio Pinto de Noronha

Herdeiros: Casamento com o finado Joaquim Ribeiro de Paiva e Luz

1- João Carneiro Ribeiro Santiago, solteiro com vinte annos de idade

2- Antonio Carneiro Ribeiro Santiago, solteiro de desesseis  annos de idade

3- Dona Celestina Cândida Ribeiro, de treze annos de idade

4- Dona Maria, de 7 annos de idade

5- Heculano de idade de 5 annos

6- Augusto de idade de um anno e meio

Monte mor:  55.161$365

 

Foram filhos de Joaquim e Joaquina segundo os inventários:

10-2-5-1 João Carneiro Ribeiro Santiago, solteiro com 20 anos em 1883. Citado como João Carneiro Ribeiro da Luz no inventário do avô paterno.

10-2-5-2 Antonio Carneiro Ribeiro Santiago, com 16 anos.

10-2-5-3 Celestina Cândida Ribeiro, com 13 anos. Em 1896 estava casada com Vitor Carneiro Santiago.

10-2-5-4 Maria com 7 anos em 1883. Casou com Joaquim de Oliveira Mendes.

10-2-5-5 Herculano, com 5 anos em 1883 e 14 em 1896.

10-2-5-6 Augusto, com ano e meio em 1883. Não comparece no inventário do avô paterno em 1896.

 

10-2-6 Ana Cândida Ribeiro de Paiva, casou com Joaquim Severino de Paiva e Silva Junior. Ana, já falecida em 1896, foi representada no inventário paterno por seus filhos. Geração em 12-8.

10-3 Manoel Severino de Paiva, 21 anos em 1849, casado. Provavelmente o referido na família “Antonio Ribeiro de Carvalho” Cap. 7º casado com Joaquina Ribeiro Santiago.

10-4 Joaquina Cândida de Paiva, 19 anos em 1845, casada com seu primo Manoel Carneiro Santiago Neto, filho de José Carneiro Santiago e de Dona Inácia Maria (família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap 5º). Em 1845 Manoel e Joaquina requereram dispensa do Impedimento de consangüinidade em segundo grau em linha transversal igual, “porque o pai do orador é irmão inteiro da mãe da oradora. Jose Carneiro Santiago, pai do orador é legitimo e inteiro irmão de Dona Maria Benta Carneiro mãe da oradora. Ambos filho legítimos do Alferes Manoel Carneiro Santiago.”

Arquivo da Cúria da Diocese de Campanha - MG livro NAT-LPM -02- sem numeração

Processos de Dispensa de Impedimentos Matrimoniais - 1841/1878

Freguesia de Santa Catarina

Oradores: Manoel Carneiro Neto e Dona Joaquina Candida de Paiva

Ano: 1845

Transcrito e disponibilizado por: Moacyr Villela

Data da Transcrição:2006

Objetivo: Dados Genealógicos.

Impedimento de consangüinidade em segundo grau, em linha transversal igual, porque o pai do orador é irmão inteiro da mãe da oradora

Jose Carneiro Santiago, pai do orador é legitimo e inteiro irmão de Dona Maria Benta Carneiro mãe da oradora. Ambos filho legítimos do Alferes Manoel Carneiro Santiago.

A oradora tem 15 anos e sua mãe vive gravemente enferma.

Declaração da oradora - Filha legitima do Coronel Joaquim Severino de Paiva e Silva e de Dona Maria Benta Carneiro, natural e moradora na freguesia de Santa Catarina.

Declaração do orador - Filho, legitimo de Jose Carneiro Santiago e de Dona Inácia Maria nascido e batizado na hoje Freguesia do Espirito Santo  e morador na nova matriz de Santa Rita do municipio de Campanha.

10-5 Emerenciana Umbelina de Paiva, 17 anos em 1849, solteira. Casou com João Tristão de Azevedo.

10-6 Placidina Honoria de Paiva, 15 anos em 1849. Casou com Antonio Ribeiro de Magalhães, filho de Antonio de Souza Magalhães e Joaquina Ribeiro de Magalhães. Geração na família “Antonio Rabelo” Cap. 2º.

10-7 Antonio Carneiro de Paiva, 13 anos em 1849. Faleceu durante a inventariança materna “em estado de orfandade”.

10-8 Joaquim Severino de Paiva (e Silva) Junior, 12 anos em 1849. Casou com Ana Cândida Ribeiro de Paiva, filha de Antonio Ribeiro da Luz e Maria Cândida de Paiva. 12-2-6.

          Ana, já falecida em 1896, foi representada no inventário paterno pelos filhos (situação em 1896):

10-8-1 José Marcos Ribeiro de Paiva

10-8-2 Eulalia Paiva de Oliveira casada com Ildefonso Baptista de Oliveira

10-8-3 Maria Cândida Ribeiro de Paiva, solteira 28 anos

10-8-4 Lidia Ribeiro de Paiva, solteira 28 anos

10-8-5 Antonio Ribeiro de Paiva, solteiro com 23 anos

10-8-6 Alzira Ribeiro de Paiva, solteira 16 anos

10-8-7 Maria Cândida Ribeiro de Paiva, solteira com 14 anos

 

10-9 João Carneiro de Paiva, 12 anos em 1849.

 

Joaquim e Ana Flauzina tiveram dois filhos, herdeiros da terça paterna:

10-10 José

10-11 Francisco

 

 

11- Vicente. Vicente Ferreira de Paiva legatário do irmão José Francisco. Vicente de Paiva e Silva casou duas vezes. Em 1813, com 20 anos e viúvo de Joaquina da Silva Mendes com geração, requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau para se casar com Francisca de Paula (Paiva) dos Reis, de 24 anos, filha do Ajudante Francisco Manoel de Paiva e sua primeira mulher Maria Lopes dos Reis, § 5º supra.

Processo Matrimonial - Campanha-MG - Livro Misto 1818

www.familysearch.org (record search pilot)

Oradores Vicente de Paiva e Silva e D. Francisca de Paula dos Reis 1813

Dizem os oradores Vicente de Paiva e Silva, viuvo de Joaquina da Silva Mendes, e D. Francisca de Paula dos Reis, que estão convencionados para se receberem em matrimonio mas obsta-lhes o impedimento de parentesco consanguinmeo no 2º grau que se duplica.

-q o orador é f.l. do falecido Jose de Paiva e Silva e D. Izabel Nunes de Seq.ra, sendo aquele falecido pai do orador irmão inteiro do Ajudante Francisco Manoel de Paiva pai da oradora - por isso se conclue que os oradores são primos em segundo grau de parentesco por consanguinidade.

- q a oradora é f.l. do Ajudante Francisco Manoel de Paiva e sua primeira mulher D. Maria Lopes dos Reis.

 

Termo de apresentação e juramento aos 12-05-1813

Depoimento dos oradores

Vicente de Paiva e Silva, viuvo de Joaquina da Silva Mendes, orador da presente justificação, de idade de 20 anos, morador nesta freguesia onde vive de sua lavra, f.l. de Jose de Paiva e Silva e de sua mulher segunda Izabel Nunes de Cerqueira. A oradora é f.l. do Ajudante Francisco Manoel de Paiva e de sua primeira mulher D. Maria Lopes dos Reis; e que possue  4 escravos no valor de 400$000rs sendo a metade para seu filho orfão.  (aa) Vicente de Paiva e Silva.

D. Francisca de Paula Reis, solteira, n/b nesta freguesia e moradora nesta cidade, de 24 anos, é f.l. do Ajudante Francisco Manoel de Paiva e de sua primeira mulher D. Maria Lopes dos Reis, e que seu pai é irmão inteiro do falecido Jose de Paiva e Silva, pai do orador. O orador é filho leg. do falecido Jose de Paiva e Silva e de sua segunda mulher D. Izabel Nunes de Cerqueira.

 

Testemunhas:

O Cap. Guilherme Jose Xavier de Athaide e Cunha, solteiro, natural e morador nesta freguesia da vila da Campanha da Princesa, de idade 42 anos, vive de sua agencia. Sabe por conhecer que o orador Vicente de Paiva e Silva é f.l. de Jose de Paiva e Silva e D. Izabel Nunes de Cerqueira e que o dito Jose de Paiva, pai do orador é irmão inteiro do Ajudante Francisco Manoel de Paiva pao da oradora D. Francisca de Paula dos Reis. A oradora é f.l. do Ajudante Francisco Manoel de Paiva e de sua primeira mulher D. Maria Lopes dos Reis. Que o orador possui o valor de 400$000 rs sendo a metade de um seu filho orfão.

- Tenente João Crisostomo da Fonseca Reis, casado, nascido e morador nesta freguesia de idade de 39 anos, q vive de seu oficio de tabelião nesta vila.

- Alf. Miguel Araujo de Athaide, solteiro, natural desta freguesia da vila da Campanha onde é morador, de idade 28 anos, que vive de sua agencia, aos costumes disse nada. Sabe, por conhecer e ser publico, que o orador é f.l. de Jose de Paiva e Silva e D. Izabel Nunes de Cerqueira e que o dito Jose de Paiva, pai do orador, é irmão inteiro do Ajudante Francisco Manoel de Paiva, pai da oradora e que por isso se conclue que os oradores são primos em segundo grau de parentesco por consanguinidade. Sabe que a oradora Francisca de Paula dos Reis é f.l. do dito Ajudante Francisco Manoel de Paiva e de sua primeira mulher D. Maria Lopes dos Reis e que é pobre e não é formosa. O orador possue 3 creoulinhos e um grande, porem que a metade pertence a uma orfã sua filha que lhe ficou da primeira mulher

 

12- Pedro José de Paiva, também natural da Campanha onde foi batizado aos 05-07-1795. Na Ermida da Fazenda da Conquista dos Arantes, freguesia de Aiuruoca, aos 17-01-1814, casou com Delfina Diocesia de Arantes, filha do Capitão Francisco de Arantes Cunha e Ana Rita Felisbina do Sacramento (família “Bernarda Dutra da Silveira” Cap. 2º, § 1º).

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 05-07-1795 bat a Pedro, f.l. de Jose de Paiva e Silva e Izabel Nunes de Siqueira, foram parinhos o Guarda Mor Manoel Ferreira da Costa Neves e D. Julha Maria de Jesus mulher o Cap. Domingos Jose.

 

Casamentos - Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, aos 17 jan 1814 ermida Sto. Antonio do Amparo da Fazenda da Conquista dos Arantes, desta freguesia - Pedro Jose de Paiva, f.l. de Jose de Paiva Silva e Isabel Nunes de Siqueira, n. e b. na freguesia da vila da Campanha; c/ Delphina Diocesia de Arantes, f.l. do cap. Francisco de Arantes Cunha e d. Anna Rita Felisbina do Sacramento, n. e b. nesta freg.

 

          Delfina faleceu aos 15-04-1859.

Igreja N. Sra. da Conceição - Aiuruoca: obitos - 15 abril 1859, maior de sessenta anos, D. Delfina Deocezia de Arantes., cc. Pedro Jose de Paiva.

Cópia do Testamento [muito danificado, faltando pedaços]

Eu Delfina Deocezia de Arantes, f. l. do cap. Francisco de Arantes ---ques e D. Anacleta Felisbina do Sacramento, falecidos, n. b. e moradora nesta freguesia.

Testamenteiros: 1º meu marido Pedro Jose de [----], 2º meu [----] Tenente Jeronimo d'Arantes Silva, [------------] irmão Justino {---------]

no texto:

-m/afilhado Jose, f. de João Antonio de Paiva e de minha sobrinha e afilhada Maria Claudina de Rezende.

Pagas as minhas dividas e cumpridas as disposições deste meu testamento instituo herdeiro do restante da minha meação ao dito meu marido Pedro Jose de Paiva

E nesta forma tenho disposto o meu testamento escrito a meu rogo pelo Vigario da Vara Antonio dos Reis Silva Rezende e por mim assinado.

Vila de Aiuruoca 03-12-1844.

 

 

§ 7º Luiz José de Paiva

 

Alferes Luiz casou duas vezes. Em primeiras núpcias, aos 27-02-1786, com Joana Rosa de Jesus, viúva de Antonio Rabelo.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Capela N. Sra. do Livramento, filial da Matriz de Prados, aos 27-02-1786 Alferes Luiz Jose de Paiva, f.l. de Domingos de Paiva e de Thomazia Maria da Sylva, n/b freguesia de N. Sra. do Pilar da vila de S. João del Rei = D. Joanna Roza de Jesus, sem bênçãos por ter sido viúva do falecido Antonio Rabelo.

Joana Rosa, natural de Prados, filha de Pedro Teixeira Nogueira e Teresa Maria de Santo Antonio, faleceu com testamento (neste site) ditado no Engenho do Queima Sangue do Rio Grande aos 07-06-1815 e aberto aos 28-08 do mesmo ano. Nele declara naturalidade, filiação, nomeia 1º testamenteiro o marido Capitão Luiz José de Paiva. Não se refere ao casamento anterior, provavelmente sem prole (família “Pedro Teixeira Nogueira”, neste site).

Capitão Luiz, depois Sargento Mor, segunda vez, casou com sua sobrinha Ester Cândida Ubaldina de Paiva. Já era falecico em 1839 quando Ester redige seu testamento em 29-07-1839.

 

Luiz teve com Joana Rosa, as filhas:

1- Francisca de Paula Policena de Jesus, casou aos 08-06-1806 com José Joaquim de Andrade. Geração na família “João Gonçalves de Mello”, neste site.

2- Ana Rosa Ludovina de Paiva, casou aos 08-06-1806  com Francisco José de Andrade e Mello, irmão inteiro de José Joaquim. Geração na família citada.

 

 

§ 8º Mariana Clara do Nascimento

 

Mariana Clara, batizada em 18-04-1751, casou na Matriz de São João Del Rei com Gaspar José de Abreu, filho legítimo de João Carvalho Coutinho e de Josefa de Abreu, natural e batizado na Freguesia de Freixo de Baixo do Conselho de Santa Cruz, Arcebispado de Braga.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição aos 18-04-1751 Mariana, f.l. Domingos de Paiva e Tomasia Maria da Fonseca Silva, padr.: João da Silva Fonseca, solteiro desta freguesia e Maria, solteira f. de Domingo F. da freg. das Carrancas.

 

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, 09-02-1766 matriz, Gaspar Joseph de Abreu, n/b freg. S. Salvador ----- de baixo termo de Santa Cruz de Riba Tamega Com. Guimarães Arcebispado de Braga, f.l. João Carvalho Coutinho e Josepha de Abreu; = cc. Catharina(sic) Clara do Nascimento, n/b nesta freguesia, f.l. Domingos de Paiva e Thomasia Maria da Silva.

 

Foram moradores na Fazenda Maranhão em Lavras do Funil. Na mesma fazenda morava o Capitão Valentim José da Fonseca, cujos filhos Gaspar, Valentim e Jose receberam legados e Mariana Clara.

Mariana faleceu aos 16-12-1809 com testamento redigido aos 19-11-1805. Sem herdeiros necessários deixou legados a várias pessoas e por herdeiras as filhas fêmeas de seus irmãos João, Manoel e Francisco Manoel. Gaspar faleceu aos 20-06-1810 e deixou por herdeiros seus sobrinhos Antonio José de Abreu, Manoel Antonio de Abreu e José Antonio de Abreu (inventários neste site).

 

 

§ 9º Ana Joaquina de Paiva

 

Batizada em 09-06-1743. Aos 18-04-1763 casou com Pantaleão Ferreira da Costa, filho de J.; Ferreira e Antonia Gonçalves.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 09-06-1743 Ana, f.l. Domingos de Paiva e Tomasia Maria da Fonseca Silva, padr.: Domingos Chaves.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas; 18-04-1763 na Capela de ----, Pantaleão Ferreira da Costa e Ana Joaquina de Paiva. O contraente n/b na freguesia da Campanha Bispado de ------, f.l. Jose(?) Ferreira e Antonia Gonçalves; ela contraente n/b na sobredita freguesia de N. Sra. do Pilar desta ----- de SJDR, f.l. Domingos de Paiva e Thomazia [danificado].

 

Foram moradores na paragem do Rio Grande denominada “Antonio Gonçalves Branco” da Aplicação de Madre de Deus.

 

Ana faleceu aos 06-02-1767 com inventário (neste site) aberto pelo viúvo no ano seguinte. Pantaleão já era falecido em 1799 quando do testamento de sua sogra que deixou "...dez(missas) pela alma de meu falecido genro Pantaleão Ferreira da Costa".

 

Pantaleão e Ana tiveram uma única filha que sobreviveu à mãe:

 

1- Antonia, batizada em 23-09-1765. Com três anos em 1768.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. n. Sra da Madre de Deus aos 23-09-1765 Antonia, f.l. Pantaleão Ferreira da Costa e Ana Joaquina, padr.: Gaspar Jose de Abreu e Mariana de Paiva.

            Antonia Joaquina de Paiva aos 21-04-1779 casou com José Cardoso de Mesquita, viúvo de Maria Lopes.

Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição aos 21-04-1779 na capela da Sra da Madre de Deos filial da matriz de S. João del Rei, Jose Cardoso de Mesquita, viuvo de Maria Lopes = cc Antonia Joaquina de Paiva, f.l. Pantaleão Ferreira da Costa e Ana Joaquina de Paiva, n/b na freg. de S. João del Rei.