PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Paes Godoy dos Passos

Aportes à Genealogia Paulistana

 

 

SL. 5º, 218, Luzia Leme foi casada com João de Godoy Pinto, f.o de Izidoro Pinto de Godoy e de Antonia Preto.

SL. 6º, 44, 2-10 João de Godoy Pinto, C.c. Luzia Leme, f.a de Aleixo Leme de Alvarenga e de Ana de Proença. Teve 5 f.os:

 

Do casal João de Godoy Pinto e Luzia Leme proveio, entre outros:

 

Ana Maria de Godoy (ou de Proença).

(atualizado em 21-setembro-2012)

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

Ana Maria de Godoy, também referida como Ana Maria de Proença, casou em Santana do Parnaíba no ano de 1694 com Salvador Paes (dos Passos), filho dos falecidos Paulo Gonçalves e Maria Paes.

ASBRAP 2 - Livro 1 de casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme. Rodnei Brunete da Cruz. Salvador Paes, filho de Paulo Gonçalves e Maria Paes, ambos falecidos = cc Ana Maria de Godoy, filha de João de Godoy Pinto, falecido e Luzia Leme (ano 1694)

 

Em 1699 foi feito o inventário de Luzia Leme, publicado pelo DAESP no vol 24, resumido e disponibilizado neste site, com subsídios. Nesse ano Ana Maria já havia recebido seu dote, razão pela qual Salvador abriu mão da herança.

 

Descobrimos em documentos alguns filhos do casal no sul de Minas Gerais que não constam na Genealogia Paulistana:

 

- Joaquim Paes dos Passos (ou de Godoy). Em 1764 casou em São João Del Rei-MG com Tereza Maria de Jesus, batizada em 21-04-1745, filha de Patrício Lopes e Bernarda Cide Borges (ou Borges Cide).

B7: SJDR casamentos - Novembro de 1764: Joaquim Paes dos Passos, n/b nesta freg., f.l. Salvador Paes dos Passos e Ana Maria de Proença; = cc. Theresa Maria de Jesus, n. nesta mesma freguesia, f.l. Patricio Lopes e Bernarda Side Borjes.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo de Bertioga aos 21-04-1745 Teresa, f.l. Patricio Lopes e Bernarda Borges Cide, padr.: Domingos Antonio Pereira cc Maria Gertrudes, e Ana Machado cc Francisco Gonçalves Chaves.

 

Pais de, q.d.:

- Joaquim, batizado em 11-05-1766.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra Nazare aos 11-05-1766 Joaquim, f.l. Joaquim Paes dos Passos e Teresa Maria de Jesus, n. da freg. N. Sra do Pilar.

- Francisca, em 18-12-1768:

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 18-12-1768 Francisca, f.l. Joaquim Paes e Teresa Maria de Jesus, padr.: Revdo Padre Antonio Neto Costa.

- Maria Caetana do Nascimento, batizada em 17-02-1771. Aos 25-11-1790 casou com Francisco Rodrigues de Jesus. Pais de Adriana Rosa de Jesus casada aos 30-09-1807 com Antonio Soares Ferreira, filho de Manoel Soares Ferreira e Maria Bárbara da Silva, família “Lobo da Silva Rios”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 17-02-1771 Maria, f.l. Joaquim Paes Passos e Teresa Maria, padr.: Manoel Jesus Pereira e s/m Emerenciana Helena de Santana.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 25-11-1790 Francisco Rodrigues de Jesus, desta freguesia, f. pais incognitos = cc Maria Caetana do Nascimento, desta, f.l. Joaquim Paes de Godoi e Teresa Maria de Jesus. Test.: Padre Francisco da Costa Dis e Antonio Gonçalves de Siqueira.

 

- Salvador Paes dos Passos. Casou 25-10-1769 com Maria Ferreira da Conceição, filha de Henrique Pereira Tavares e Quitéria Ferreira Gil.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, 25-10-1769 Salvador Paes dos Passos, f.l. de Salvador Paes dos Passos e Ana Maria de Proença; = cc. Maria Ferreira da Conceição, f.l. Henrique Pereira Tavares, já fal. e Quiteria Ferreira Gil. Ambos os contraentes nts e bts nesta freguesia.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 10-10-1751 na capela N. Sra da Conceição bat Maria, f.l. Henrique Tavares e Quiteria Gil, padr.: Antonio Pereira, casado e [danificado]

 

- Izabel Paes Godoy dos Passos, que segue no § 1º

 

- Maria do Nascimento, que segue no § 2º

 

 

 

§ 1º - Izabel Paes Godoy dos Passos

(atualizado em 16-julho-2014)

 

 

Izabel foi batizada na Capela de São Caetano da Freguesia de N Sra do Pilar aos 03-11-1712.

AEAM - Processo “de genere” do Padre Salvador Paes dos Passos

Em 03/11/1712 batizei e pus os Santos Óleos com solenidade nesta Capela de São Caetano freguesia de Nossa Senhora do Pilar do Rio das Mortes a Izabel  filha de legítimo matrimônio de Salvador  Pais e Ana Vieira de Proença, foram padrinhos Joachim da Costa Silva, e Benta Dias (...) Padre Francisco Roiz Ribeiro.

 

Em 1726 casou na capela de Santa Rita, filial da Matriz de São João Del Rei, com Francisco Nunes da Costa, filho de outro e de Maria de Torres. O assento de seu casamento não foi localizado no livro da Matriz de São João Del Rei quando do processo de habilitação sacerdotal do filho do casal, razão pela qual foi lançado somente no ano de 1766, depois de depoimentos em juízo.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas - Capela de Santa Rita filial desta matriz no ano de mil setecentos e vinte [danificado] ---- sem impedimento algum como declarado (...) Dr. Vigario da Vara daquele ano (...) o Reverendo Padre Manoel de Valladares em tempo de --- era do supra declarado ano, assistio ao sacramento do matrimonio (...) celebraram por palavras de presente na presença das testemunhas Antonio Ribeiro Teixeira e Domingos da Silva Teixeira, Francisco Nunes da Costa e Izabel Paes Godoy dos Passos; esta f.l. de Salvador Paes dos Passos, de Santo Amaro e Ana Maria de Pruença natural da vila de --- ambos do Bispado de S. Paulo; e aquele f. de Francisco Nunes da Costa e Maria de ---res, ambos moradores na freguesia de Pussos(?) do Bispado de Coimbra. O que nesta ---- apresentado pelo Reverendo Dr. Vigario da Vara desta mesma vila em virtude (...) assento passado a requerimento do Bacharel Salvador Paes Godoy dos Passos havido e reputado filho legitimo e de legitimo matrimonio dos ditos contraentes, por filiação que depos no dito juizo. (...) assina ordem sobre --- o mesmo matrimonio que se julgou por sentença por não aparecer nos livros desta matriz a verdade que se procuravam deste --- assento na qual se ordenava se --- nos livros Livros da Igreja o referido assento para todo o tempo constar(...). o Beneficiado(?) Joseph Rodrigues da Cruz Aos 18 dias do mes de Abril de 1766. (aa) O Coadjutor Joseph Rodrigues da Cruz.

 

De Genere 1762 de Salvador: [fl105 e v] [Casamento dos pais do Habilitando:]

(...) na capela de Santa Rita filial desta Matriz de No/ssa Senhora doPillar da Vila de São João del Rei, no ano de / 1726 (...) O Reveren-/do padre Manoel de Valladares (...) assistiu o Sacra/mento, que na mesma Capela celebraram / por palavras de presente na presença deste e das testemunhas / "Antonio Ribeiro Teixeira" e Domingos Silva Pei/xoto" Francisco Nunes da Costa e Izabel Paes de Godoy do / Passos, esta filha legítima, de Salvador Pais dos Passos, na-/tural da Vila do Itú [e sua mulher D. Anna Vieira de Proença] ambos do Bispado de São Paulo, e / aquele filho de Francisco Nunes da Costa, e de Maria / de Torres, ambos moradores na freguesia de Passos Bispado de Co/imbra (...)

 

Francisco Nunes, natural do lugar de Ceras, freguesia de São Pedro de Alviuveira, Prelazia de Thomar, era filho de Antonio Gonçalves Farim, batizado aos 22-06-1628 na freguesia de Santa Margarida, e de Iria Nunes, natural da Freguesia de Olalhas, ambas no Bispado de Placencia, Reino de Castella. Neto paterno de Bartolomeu Farim e Catarina Romana.

 

Maria de Torres era filha de Manoel Gomes e Sabina de Torres, ambos naturais e moradores da citada freguesia de Pussos, onde Francisco Nunes e Maria de Torres se casaram aos 01-02-1692:

AEAM - Processo “de genere” do Padre Salvador Paes dos Passos

Ao primeiro de fevereiro de 1692 se receberam nesta Igreja de Santo Estevão de Pussos [sic] na  forma do Sagrado Concílio Tridentino (...) Francisco Nunes de Seras e Maria de Torres  dos Cazais da Igreja desta freguesia Testemunhas Francisco  Vas Balthazar Fernandes, Antonio Fernandes Dali (...)  Padre Manoel Alvez Ribeiro

 

Francisco Nunes(pai) teve um irmão, Manoel Nunes da Costa, batizado aos 17-01-1700, que recebeu Carta de Familiar do Santo Oficio em 16-11-1743. Em 1761 era negociante e ainda solteiro, segundo certidão transcrita no processo “de genere” do Padre Salvador Paes dos Passos.

 

Izabel e Francisco foram moradores na Freguesia de São João Del Rei onde nasceram filhos. Identificamos em documentos os seguintes filhos do casal:

 

1-1 Salvador Paes Godoy dos Passos, batizado em 02-08-1734 em São João Del Re. Formou-se na Faculdade dos Sagrados Cânones na Universidade de Coimbra. Por volta de 1762 habilitou-se ao sacerdócio em Mariana e foi durante muitos anos capelão da Capela de São Vicente Ferrer da Formiga, Freguesia de São Bento do Tamanduá-MG, onde era morador.

AEAM - Processo “de genere” do Padre Salvador Paes dos Passos

 Aos 02/08/1734 na Capela de Santa Rita batizou o Padre Jose Fernandes Barros, e pôs os Santos Óleos a Salvador filho legíti-mo de Francisco Nunes da Costa, e de Iza/bel Paes, foram padrinhos Francisco Fernandes de  Oliveira solteiro, e Antonia de Lua  Preta (...)

 

Padre Salvador faleceu com testamento redigido aos 12-12-1812 e aberto aos 22-06-1814. Sem herdeiros necessários, deixou legados para vários irmãos e sobrinhos. (Processo “de genere” e testamento neste site).

 

1-2 Euquerio, batizado em 03-09-1736.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 03-09-1736 Euquerio, f.l. Francisco Nunes da Costa e Izabel Paes, padr.: --- Bastos, solteiro e Rita, filha de Pascoal ----.

1-3 Ana, batizada em 30-01-1740. Ana Maria de Proença aos 28-11-1758, dispensados do impedimento de afinidade lícita em 3º grau, casou com Antonio Coelho Ribeiro, natural de Bastos Arc. Braga, viúvo de Ana Maria da Luz filha de Pascoal da Fonseca Gouvea e Antonia da Luz Preta, família “Godoys” neste site.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Brumado aos 30-01-1740 Ana, f.l. Francisco Nunes da Costa e Izabel Paes, padr.: João Vieira Barbosa, solteiro e Inacia Caetana de Souza cc Jose Ribeiro de Carvalho.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 28-11-1758 nesta matriz  Antonio Coelho Ribeiro, n. freg. S. João de Arnoia Arc. Braga, f.l. Francisco Coelho e Luzia Ribeiro, viuvo de sua primeira mulher Ana Maria da Luz = cc Ana Maria, n. desta, f.l. Francisco [danificado] e [danificado]. test.: Alexandre da Silva Barros e Inacio Alves Coelho.

 

          Terceira vez aos 12-06-1760 viúvo de sua segunda mulher, Antonio casou com Maria Vitória, filha de Francisco Xavier do Prado e Teresa da Fonseca, com geração na família “Francisco Xavier do Prado”, neste site.

Ana Maria de Proença e Antonio tiveram, pelo menos, o filho:

1-3-1 Manoel Antonio Ribeiro aos 11-11-1800 casou com Joaquina Maria dos Anjos (depois de Jesus), filha de José Muniz Falcão e Maria Antonia de Jesus.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 11-11-1800 Manoel Antonio Ribeiro, desta, f.l. Antonio Coelho Ribeiro e Ana Maria da Fonseca = cc Joaquina Maria dos Anjos, desta, f.l. Jose Muniz Falcão e Maria Antonia de Jesus, test.: Alf. Joaquim Rodrigues Pacheco e Alf. Antonio Peixoto do Amaral.

          Joaquina Maria, viúva, testou em 04-01-1837 em Santo Antonio do Amparo-MG e teve seu testamento registrado no livro de óbitos em 17-04-1849. Declarou sete filhos de seu casal, três falecidos sem geração e quatro vivos em 1837:

Santo Antonio do Amparo, MG Igreja Santo Antonio óbitos - Testamento de D. Joaquina Maria de Jesus (...) aos 04-01-1837 neste arraial de Santo Antonio do Amparo, eu Joaquina Maria de Jesus (...) sou f.l. de Jose Mones e Maria Antonia de Jesus, já falecidos, e batizada na freguesia de N Sra do Bom Sucesso, e que fui casada com o falecido Manoel Antonio Ribeiro de cujo matrimonio tivemos sete filhos, os quais morreram tres sem herdeiros e só se acham vivos quatro a saber: Manoel, Maria, Joaquim, e Ana. Testamenteiros em 1º a m/filho Manoel Antonio Ribeiro, em 2º a meu filho Joaquim Antonio, em 3º a Antonio de Souza Rocha. Deixo o remanescente da minha terça a meu filho Manoel Antonio Ribeiro. Era ut supra.

Nada mais continha. Sto Antonio do Amparo 17 de abril de 1849

1-3-1-1 Manoel Antonio Ribeiro 1º testamenteiro materno.

1-3-1-2 Maria, batizada em 11-11-1804.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 11-11-1804 Maria, f.l. Manoel Antonio Ribeiro e Joaquina Maria dos Anjos, padr.: Cap. João Gonçalves de Mello e Ana Alves da Conceição, casada.

1-3-1-3 Joaquim Antonio, batizado em 22-08-1806. 2º testametneiro materno

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 22-08-1806 Joaquim, f.l. Manoel Antonio Ribeiro e Joaquina Maria dos Anjos, padr.: Padre Manoel Jose Braga e Maria Teresa.

1-3-1-4 João, batizado em 15-01-1808. Já falecido em 1837

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 15-01-1808 João, f.l. Manoel Antonio Ribeiro e Joaquina Maria de Jesus, padr.: João Mendes Silverio e Teresa Maria de Jesus.

1-3-1-5 Ana, batizada em 28-12-1810.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 28-12-1810 Ana, f.l. Manoel Antonio Ribeiro e Joaquina Maria de Jesus, padr.: Vicente Venancio de Mello, solteiro e Ana Rosa de Jesus cc Jose da Silveira Barros.

1-4 Maria Sabina de Torres. Natural da Freguesia de São João Del Rei, casou com Manoel Ribeiro da Silva, batizado em São Gonçalo do Brumado-MG em 1740, filho de Antonio Ribeiro da Silva e Antonia Maria de Almeida.

Foram moradores no Arraial de São Vicente Ferrer, termo de São Bento do Tamanduá, onde Manoel era sócio do Padre Salvador na Fazenda Bom Retiro.

Maria Sabina ditou seu testamento aos 18-12-1812 (neste site), aberto aos 20-02-1814. Manoel faleceu aos 20-04-1830. Segundo a testamentária de Maria Sabina e outros documentos, deixaram descendência sediada principalmente no Arraial da Formiga, termo de São Bento do Tamanduá, descrita na família “Os Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado” Cap 4º.

1-5 Rita Francisca Godoy dos Passos. Recebeu por doação a parte que Padre Salvador tinha na Fazenda Bom Retiro para se sustentar e à sua mãe, com quem morava pelos anos 1780. Vivia então “com aquela honra, recato e honestidade como deve ser a sua pessoa”. Por disposição testamentária, foi testamenteira, inventariante e herdeira do irmão, aparentemente solteira e sem filhos.

          Rita faleceu com testamento (neste site) aberto em 15-02-1829, declarando sua naturalidade e filiação, sem se referir ao estado civil. Deixou esmolas para as filhas de seu irmão José e por universal herdeiro Serafim Nunes da Costa e, caso fosse falecido, herdariam seus filhos. No testamento do Padre Salvador, Serafim, filho de Ana da Silva, também foi nomeado co-herdeiro. Serafim comparece no censo de Formiga de 1839:

Serafim Nunes da Costa, 56 anos, casado, branco, lavrador, não sabe ler e escrever

 

1-6 Henrique Nunes da Costa. Recebeu “por esmola” 80$000 do irmão Padre Salvador

 

1-7 Antonio Nunes da Costa, batizado em 13-08-1747. Também contemplado no testamento do Padre Salvador.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Brumado aos 13-08-1747 Antonio, f.l. Francisco Nunes da Costa e Izabel Paes, padr.: Antonio Ribeiro da Silva e s/m Maria de Almeida

1-8 Joana Felizarda, batizada em 11-11-1749. Também legatária do Padre Salvador, teve ao menos dois filhos citados no testamento do padre:

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Brumado aos 11-11-1749 Joana, f.l. Francisco Nunes da Costa e Izabel Paes, padr.: João Barbosa.

1-8-1 Antonio Afonso

1-8-2 Salvador

 

1-9 José Nunes da Costa. Casado com Thereza Maria de Nazaré, já era falecido em 1812, deixando filhos. Entre eles, legatárias da tia Rita:

1-9-1 Antonia de Godois, batizada em 17-02-1771. Em 1827 estava casada com Manoel dos Santos.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 17-02-1771 Antonia, f.l. Jose Nunes da Costa e Teresa Maria de Nazare, padr.: Francisco Nunes da Costa e Teresa Maria de Jesus.

1-9-2 Rita, batizada em 28-09-1772.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra. de Nazaré aos 28-09-1772 Rita, f.l. Jose Nunes da Costa e Teresa Maria de Nazare, padr.: Antonio Jorge e Maria da Penha.

1-9-3 Joaquina

1-9-4 Francisco, batizado em 14-01-1781.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 14-01-1781 Francisc

o, f.l. Jose Nunes da Costa e Teresa Maria de Nazare, padr.: Patricio Lopes de Castro e --- Ferreira, filha de Jose Pereira.

1-10 Francisco Nunes da Costa, casou duas vezes. Aos 25-05-1765 com Ana de Almeida e segunda vez casou com Francisca Rosa de Nazaré. Faleceu antes de 1812 e deixou filhos, moradores no Arraial de São Tiago.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 25-05-1765 Francisco Nunes da Costa, desta, f.l. Francisco Nunes da Costa, falecido e Izabel Paes de Godoy Passos = cc Ana de Almeida, desta, filha de pais incognitos.

Francisco e Ana tiveram, pelo menos:

1-10-1 Antonio, batizado em 26-11-1767.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 26-11-1767 Antonio, f.l. Francisco Nunes da Costa e Ana de Almeida, np Francisco Nunes da Costa e Izabel Paes de Godois, padr.: Manoel Inacio e Luiza Antonia da Luz.

 

Francisco e Francisca  tiveram, q.d.:

1-10-2 Leonor, batizada em 09-07-1780. Leonor Rosa de São Tiago aos 17-10-1797 casou com Marcelino José de Freitas, filho de Salvador de Freitas de Oliveira e Maria Joaquina Lopes de Siqueira. Geração na família “Lopes de Siqueira” Cap. 7º.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 09-07-1780 Leonor, f.l. Francisco Nunes da Costa e Francisca Rosa de Nazare, padr.: Manoel Fernandes de Carvalho por pp a Jose Pereira de Sampaio, e Bibiana Antonia do Sacramento.

1-10-3 Francisco Antonio da Costa, batizado em 30-06-1782. Aos 24-11-1813 casou com Maria Justina da Silveira, filha de Vicente Ferreira Rosa e Luiza Hipólita da Silveira, família “Alves Pedrosa” Cap. 1º.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 30-06-1782 Francisco, f.l. Francisco Nunes da Costa e Francisca Rosa de Nazare, padr.: Henrique Nunes da Costa por pp a João Pereira de Sampaio e Ana Quiteria de S. Joaquim.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. da Ibituruna aos 24-11-1813 Francisco Antonio da Costa, desta, f.l. Francisco Nunes da Costa e Francisca Rosa de Nazare = cc Maria Justina da Silv.a, da freg. de Lavras, f.l. Vicente Ferreira e Luiza Hipolita da Silveira, test.: Serafim dos Anjos Vieira e Joaquim Ferreira da Rocha.

Pais de, q.d.:

1-10-3-1 Fortunato, batizado em 28-12-1813.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 28-12-1813 Fortunato, f.l. Francisco Antonio da Costa e Maria Justina da Silveira, padr.: Vicente Ferreira Rosa e Luiza Hipolita da Silveira.

1-10-3-2 Cândido, em 06-07-1816.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 06-07-1816 Candido, f.l. Francisco Antonio da Costa e Maria Justina da Silveira, padr.: Antonio Lourenço Justiniano e Iria Maria de Jesus.

 

1-10-4 Antonio Lourenço Justiniano, batizado em 05-09-1784. Aos 10-02-1812 casou com Maria Custódia do Saccramento, filha de Vicente Coelho da Costa e Ana Luiza Ferreira, família “Domingos Ferreira Guimarães” § 8º.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 05-09-1784 Antonio, f.l. Franisco Nunes da Costa e Francisvca Rosa de Nazare, padr.: Dr. Salvador Paes Gody Passos por pp a Antonio Mendes Vale, e Maria das Neves, viuva.

1-10-5 Manoel José do Nascimento, Batizado em 01-01-1787. Aos 11-11-1809 casou com Maria Luiza, exposta.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 01-01-1787 Manoel, f.l. Francisco Nunes da Costa e Francisca Rosa de Nazare, padr.: João Pinto de Carvalho por pp a João Mendes do Valle, e Mariana da Fonseca, casada.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 11-11-1809 nesta matriz, Manoel Jose do Nascimento, f.l. Francisco Nunes da Costa e Francisca Rosa de Nazare = Maria Luiza, exposta em casa de João da Costa Coelho. Test.: Jose Antonio Pereira e Jose Pedro Villas Boas.

 

1-10-6 José Francisco Martins, batizado em 22-11-1788. Aos 03-02-1810 casou com Esméria Maria Florinda, batizada em Tiradentes em 20-10-1787, filha de Carlos Alexandre Ribeiro e Maria Florinda do Amaral, batizada em 17-07-1755, neta materna de Antonio Luiz Bemfica e Helena do Amaral Gurgel.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 22-11-1788 Jose, f.l. Francisco Nunes da Costa e Francisca Rosa de Nazare, padr.: Francisco Gonçalves Barros e Maria Josefa.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 03-02-1810 Jose Francisco Martins, f.l. Francisco Nunes da Costa e Francisca Rosa de Nazaré = cc Esmeria Maria Florinda, desta, f.l. Carlos Alexandre e Maria Florinda, test.: Cap. Jose Antonio e Alf. Sebastião Manoel de Sa

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-10-1787 Japão, Esmeria, f.l. Carlos Alex. Ribeiro e Maria Florinda do Amaral, padr.: Antonio Luiz Bemfica e s/m Elena Grogel do Amaral avós da batizada.

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-07-1755 Passatempo, Florinda, f.l. Antonio Luiz Bemfica e Helena do Amaral Grugel, padr.: Manoel Luiz do Nascimento e Rita Maria do Amaral.

Pais de, pelo menos:

10-6-1 José, batizado em 25-12-1810.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 25-12-1810 Jose, f.l. Jose Francisco Martins e Esmeria Martins, padr.: Alf. Joaquim Jose da Fonseca e s/m Francisca Josefa de Jesus.

1-10-7 João, em 05-01-1791

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 05-01-1791 João, f.l. Francisco Nunes da Costa e Francisca Rosa de Nazare, padr.: Padre Bento Francisco Ribeiro e Maria Madalena, solteira.

 

1-10-8 Joaquim Serafim de Santana aos 30-06-1801 casou com Mariana Antonia da Silva, filha de Vicente José da Silva e Joaquina Lopes de Siqueira; família “Lopes de Siqueira” Cap. 14º.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 30-06-1801 matriz, Joaquim Serafim de Santa Anna, f.l. Francisco Nunes da Costa e Francisca Roza de Nazareth, n. desta freguesia; = cc. Marianna Antonia da Silva, f.l. Vicente Jose da Silva e Joaquina Lopes de Siqueira, n. das Lavras

Pais de, q.d.:

1-10-8-1 Manoel, batizado em 16-05-1802.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Nazare aos 16-05-1802 Manoel, f.l. Joaquim Serafim Santana e Mariana Antonia da Silva, padr.: Antonio Joaquim Villas Boas, solteiro e Francisca Rosa de Nazare, viuva.

1-10-8-2 José, em 25-03-1804.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 25-03-1804 Jose, f.l. Joaquim Serafim Santana e Mariana Antonia da Silva, da aplicação de Nazare, padr.: João Pedro Villas Boas e Francisca Maria da Encarnação.

1-10-8-3  Joaquina aos 19-03-1806 na cap. N. Sra de Nazare, padr.: Marcelino José de Freitas, casado e Ana Joaquina da Silva.

1-10-8-4 Antonio, capela Nazare aos 15-05-1813, padr.: Felisberto José do Nascimento e Maria Joaquina da Silva.,

1-10-8-5 Mariana, cap. N. Sra de Nazare aos 21-09-1815, padr.: Francisco Domingues, casado e Maria Joaquina, solteira.

1-10-8-6 João, na cap. N. Sra de Nazare aos 12-07-1818, padr.: Vicente Lopes de Siqueira e D. Joaquina de Oliveira.

 

1-11 Eugênia Maria de Godoy Passos em 1764 casou com Antonio Mesquita dos Santos, filho de Antonio Gonçalves da Silva e Maria de Mesquita.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, em 1764 Antonio Mesquita dos Santos, f.l. Antonio Gonçalves da Silva e Maria de Mesquita, falecida = cc Eugenia Maria Godoy Passos, desta, f.l. do falecido Francisco Nunes Costa e Izabel Paes de Godoy Passos, test.: João Pinto de Magalhães e Salvador Paes Godoy Passos.

 

 

Notas:

- Vicente Nunes da Costa, neto de Francisco Nunes da Costa e Izabel Paes de Godoy Passos, nomeado segundo testamenteiro do tio padre Salvador, sem que os pais fossem identificados

 

 

§ 2º - Maria do Nascimento

 

Fabricio Gerin

Bartyra Sette

 

Maria nasceu aos 08-09-1715 e foi batizada na Igreja Matriz de N Sra do Pilar aos 21 do mesmo mês:

De Genere do neto Jose Carlos Fernandes Bravo

Aos vinte e hum de [/] septembro de mil settecentos e [/] quinze nesta Igreja Matriz de Nossa [/] Senhora do Pillar da Villa de São João [/] de El Rey na pia baptismal baptizou [/] com minha licença o Reverendo Padre [/] Manuel da Costa Novaes a Maria [/] filha legitima de Salvador Paes [/] e de sua mulher Anna Maria de Proen[/]ça, nasceo a oito do dito mês de septem[/]bro: forão padrinhos o Alferes João Fran[/]cisco [ilegível] [?] e Custodia Moreira - o vi[//]gario Manoel Alvares de [?] Coelho [...]

 

Em setembro de 1732 casou na capela de Santa Rita com Bartolomeu Fernandes, natural da freguesia de S. João de Lamares Arc. Braga, filho de Domingos Fernandes e Maria Gonçalves.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, capela de Santa Rita aos 15-09-1732 Bartolomeu Fernandes, n. freg. S. João de Lamares Arc. Braga, f.l. Domingos Fernandes e Maria Gon[danificado] = cc Maria do Nascimento, n. desta freg. de N. Sra do Pilar, f.l. [danificado] dos Passos e Ana Maria de Proença. Test.: Pedro Correa de Mattos e Cap. João Ribeiro da Silva.

 

Filhos de Bartolomeu Fernandes e Maria do Nascimento, q.d.:

2-1 José, batizado na capela de S. Gonçalo aos 28-07-1737, foram padrinhos: Jose Pires de Godoi, solteiro e Mariana de Souza Monteiro, casada.

2-2 Rita, na capela Sta Rita do Rio Abaixo aos 18-04-1739, padrinhos Isabel Paes cc Francisco Nunes da Costa.

2-3 Josefa, no mesmo dia que sua irmã supra, padrinhos: João Rodrigues Mayo?, solteiro e Izabel Paes [danificado].

2-4 Francisco, batizado na capela de S. Gonçalo aos 18-09-1740, padrinhos: Jeronimo de Paiva, solteiro e Antonia da Silva mulher de Francisco Ribeiro.

          Em 1772 Francisco Fernandes das Chagas casou com Rosa Severina da Silva Bravo, batizada em 23-02-1755, exposta em casa de Manoel de Jesus Pereira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, [dia e mes danificado] de 1772 Francisco Fernandes das Chagas, f.l. Bartolomeu Fernandes e Maria do Nascimento, falecida = cc Rosa Severina da Silva Bravo, exposta em casa de Manoel de Jesus Pereira. Ambos os contraentes nts/bts nesta freguesia.

Faleceu Francisco com inventário aberto aos 14-12-1797 na paragem Catanduba, termo da vila de São João del Rei. Teve três filhos legitimos e um natural, dois deles chamados Francisco.

Pesquisa de Fabricio Gerin.

(inventariante: a viúva, sua mulher, Rosa Severina da Silva - filhos legítimos: o Reverendo José Carlos Fernandes Bravo; Francisco Fernandes das Chagas, solteiro, de 23 anos; Joaquim Carlos Fernandes Bravo, solteiro, de 21 anos – filho natural: o mesmo falecido antes do matrimônio teve um filho natural por nome Francisco Fernandes das Chagas, o qual se acha casado - Dizem o Padre José Carlos Fernandes Bravo, e Francisco Fernandes das Chagas, e Joaquim Carlos Fernandes Bravo, herdeiros de seu falecido pai Francisco Fernandes das Chagas, que por este juízo se procedeu o inventário dos bens do mesmo, sendo inventariante sua mãe cabeça de casal, a qual no título dos herdeiros declarou que o falecido seu marido pai dos suplicantes antes de casado tivera um filho natural por nome Francisco Fernandes das Chagas, e por quanto isto é verdade incontestável, querem os suplicantes assinar termo no mesmo inventário, de que o reconhecem por irmão, e filho natural do dito seu pai, para entrar com eles na herança).

 

          Rosa Severina compareceu no censo de 1831 com 78 anos declarados.

[Mapa de População da Capela da Mutuca, da freguesia de Campanha do Rio Verde (17/11/1831): fogo 159 – Rosa Severina da Silva, 78 anos, branca, viúva, fiadeira / Felix, 36 anos, crioulo, solteiro, escravo, valeiro / Honório, 28 anos, crioulo, solteiro, escravo, valeiro]

 

2-4-1n Francisco Fernandes das Chagas, filho natural. Casado em 1797.

 

2-4-1 José Carlos Fernandes Bravo, batizado em 19-10-1773. Em 1790 habilitou-se as ordens sacras juntamente com os irmãos Francisco e Joaquim.

Pesquisa de Fabricio Gerin.

AEAM 1087 - Jose Carlos Fernandes Bravo - 1796 - S. João Del Rei - Armário 06 - Pasta 1087.

GENERE  1790

[fl. 02]

Dizem Jose Carlos Fernandes Bravo, e [/] Francisco Fernandes das Chagas, e Joaquim [/] Carlos Fernandes Bravo naturaes, e batizados [/] na frg.a de N. Senhora do Pilar da Vila de S. [/] João de El Rei comarca do Rio das Mortes filhos [/] legítimos de Francisco Fernandes das Chagas, [/] e de Roza Severina da Silva naturaes, e bati[/]zados na frg.a sobredita de N. Senhora do Pi[/]lar da Vila de S. João de El Rei. Netos paternos de Bartho[/]lomeu Fernandes [/] n.al, e baptizado na frg.a de Vila [/] Real de Justes Ar[/]cebispado de Braga, e de [/] Maria da Con.cam n.al e batizada [/] na frg.a de N. Senhora do Pilar [/] da Vila de S. João de El Rei deste [/] Bispado. Maternos sam in[/]cógnitos por ser exposta a mai dos oradores em caza de Manoel de [/] Jesus Pereira na V.a de S. Joao de El [/] Rei deste Bp.do

[fl. 16v]

[...] Parochial [/] de Nossa Senhora do Pillar da Villa de São [/] João de El Rei [...] Aos dez de outubro de mil sette[/]centos e settenta e trez na capella de Nossa [/] Senhora da Conceição filial desta Ma[/]triz o Reverendo Capellão Manuel Fe[/]rreira Godinho baptizou e pos... os santos [/] óleos a Joze filho legitimo de Fran[/]cisco Fernandes das Chagas, e de Rosa [/] Severina da Silva: Forão padrinhos [/] o Capitão Francisco Neri [?] Bravo [//] [fl. 17] e Luciana Elena de Santa Anna [/] todos desta freguezia: o coadjutor Luis Pe[/]reira Gonzaga [...]

Aos dezoito [/] dias do mês de septembro de mil sette[/]centos e quarenta annos baptizou de minha [/] licença o Reverendo Dionizio Ferreira Alva[/]res na Capella de São Gonçalo do Bruma[/]do filial desta Matriz da Villa de São [/] João de El Rey a Francisco filho legitimo [/] de Bartholomeu Fernandes e de sua mulher Maria do Nascimento e lhe pos os [/] santos oleos: Forão padrinhos Jeronimo [/] de Paiva Solteiro e Antonia da Silva [/] mulher de Francisco Ribeiro todos morado[/]res nesta freguezia: o vigario Doutor Ma[/]nuel da Rosa Coutinho [...]

Aos vinte três dias do mês de [/] Fevereiro de mil settecentos e sinco[/]enta e sinco annos nesta Matriz de Nossa [/] Senhora do Pillar Baptizei e pus os [/] santos óleos a Rosa engeitada exposta [/] em casa de Manuel de Jesus Pereira [/] forão padrinhos Francisco Neri Bra[/]vo, e todos desta freguezia de São João [/] de El Rey o Coadjutor Antonio Alvares [/] Coelho [...]

[fl. 17v]

Ao primeiro de [/] mil settecentos e settenta e dous nesta Pa[/]rochial de São João de El Rey pelas sinco para [/] as seis horas da tarde feitas as deligencias na for[/]ma do Sagrado Concilio e Constituição [...] como consta do Reverendo Doutor [/] vigário da vara desta comarca na pre[/]zença do Reverendo Doutor Mathias An[/]tonio Salgado vigário collado desta [/] dita Parochial, e das testemunhas abaixo [/] assignadas se cazarão por palavras da [/] prezente Francisco Fernandes das Xa[/]gas, filho Legitimo de Bartholomeu Fer[/]nandes e de Maria do Nascimento ja defun[/]ta, e Rosa Severina da Silva Bravo exposta [/] em caza de Manuel de Jesus Pereira, e am[/]bos os contrahentes naturais e baptizados nesta [/] dita freguezia e Parochial de São João [/] de El Rey, e logo lhes deo as bençãos na forma do [/] Ritual Romano [...]

Aos vinte e hum de [/] septembro de mil settecentos e [/] quinze nesta Igreja Matriz de Nossa [/] Senhora do Pillar da Villa de São João [/] de El Rey na pia baptismal baptizou [/] com minha licença o Reverendo Padre [/] Manuel da Costa Novaes a Maria [/] filha legitima de Salvador Paes [/] e de sua mulher Anna Maria de Proen[/]ça, nasceo a oito do dito mês de septem[/]bro: forão padrinhos o Alferes João Fran[/]cisco [ilegível] [?] e Custodia Moreira - o vi[//] [fl. 18] gario Manoel Alvares de [?] Coelho [...]

Aos quatorze dias do mês de [/] septembro de mil settecentos e trinta [/] e dois na capella de Santa Rita com Pro[/]vizão do Reverendo Vigario da vara desta [/] comarca o doutor Joze de Souza Ribeiro [/] e Araujo em prezença do Padre Joze Fer[/]nandes de Barros, e das testemunhas Pedro Pe[/]reira de Mattos, o capitão João Ribeiro da [/] Silva e mais povo que prezente estava [/] se receberão com palavras de prezente [/] Bartholomeu Fernandes, natural da fre[/]guezia de São João de Lamares Arcebispado [/] de Braga filho de Domingos Fernandes [/] e de sua mulher Maria Gonçalves da dita [/] freguezia e Maria do Nascimento filha [/] de Salvador Paes dos Passos e de sua mulher [/] Anna Maria de Proença natural [/] desta freguezia de Nossa Senhora do Pillar [/] [...]

 

          Padre José Carlos Fernandes Bravo comparece no censo de 1831, capelão da Mutuca, com 58 anos:

Pesq. Fabricio Gerin [Mapa de População da Capela da Mutuca, da freguesia de Campanha do Rio Verde (17/11/1831): fogo 141 – José Carlos Fernandes Bravo, 58 anos, branco, solteiro, capelão / Venância, 42 anos, crioulo, solteiro, escravo / João, 22 anos, africano/preto, solteiro, escravo / Antonio, 20 anos, africano/preto, solteiro, escravo / Paulo, 18 anos, africano/preto, solteiro, escravo]

 

2-4-2 Francisco Fernandes das Chagas (tambem Francisco Carlos Fernandes Bravo) solteiro com 23 anos em 1797. Em Lavras aos 09-1-1807 casou com Mariana Vitoria Felisbina ou do Nascimento, filha de Diogo Garcia Lopes e Ignacia Teresa do Evangelho, família “Miguel Lopes da Silva”.

Lavras, MG Igreja de Santana matr. aos 09-11-1807 na capela de S. Bento do Campo Belo filial desta matriz de S. Ana das Lavras do Funil Francisco Carlos Fernandes Bravo, f.l. Francisco Fernandes das Chagas e Rosa Severina da Silva, n/b na freguesia da vila de S. João = cc Mariana Vitoria Felisbina,. f.l. Diogo Garcia Lopes e Ignacia Teresa do Evangelho.

2-4-3 Joaquim Carlos Fernandes Bravo casou com Brigida Maria de Jesus, filha de Domingos Ribeiro Rebordões e de (Angélica) Brígida Maria de Jesus casados em Aiuruoca aos 13-09-1769, neta paterna de Miguel Francisco e Maria Ribeiro, neta materna de João Ferreira dos Santos e Maria José de Jesus, por esta bisneta de José Martins do Prado e Angelica do Bom Sucesso - família “José Martins do Prado”.

          Joaquim Carlos e Brigida comparecem no censo de 1831, ele com 55 anos declarados e ela com 50, com duas filhas solteiras:

Pesq. Fabricio Gerin [Mapa de População da Capela da Mutuca, da freguesia de Campanha do Rio Verde (17/11/1831): fogo 209 – Joaquim Carlos Fernandes Bravo, 55 anos, branco, casado, lavrador / Brígida Maria, 50 anos, branca, casada / Clementina, 20 anos, solteira, rendeira / Mariana, 18 anos, solteira, fiadeira / Maria, 43 anos, africana/preta, solteira, escrava, fiadeira / André, 14 anos, crioulo, escravo / João, 8 anos, crioulo, escravo / Porcidônia, 9 anos, crioula, escrava / Antonio, 6 anos, crioulo, escravo / José, 4 anos, crioulo, escravo / Jerônimo, 1 ano, crioulo, escravo]

          Brigida faleceu com testamento de 06-07-1835 e inventário aberto pelo viúvo em 06-05-1837 na fazenda Pinhal do Morro Preto, aplicação do Espírito Santo da Mutuca. Compareceram seis filhos:

Pesq. Fabricio Gerin:

Inventário aberto aos 06/05/1837 na fazenda Pinhal do Morro Preto, aplicação do Espírito Santo da Mutuca (inventariante: o viúvo da mesma, Joaquim Carlos Fernandes Bravo – herdeiros: Joaquim Carlos Fernandes Bravo Filho, casado; Maria Joaquina de Jesus, casada com Joaquim Martins Novaes; Ana, casada com João Martins Novaes; Lino, casado; Clementina Maria de Jesus, solteira, de 22 anos; Mariana Maria de Jesus, solteira, de 20 anos) - e testamento de 06/07/1835 (sou f.l. de Domingos Ribeiro Rebordões e Brígida Maria de Jesus – sou natural da vila de Baependi e moradora presentemente na vila da Campanha da Princesa – sou casada com Joaquim Carlos Fernandes Bravo, do qual tive os seguintes filhos: Joaquim, Lino, Maria, Ana, Clementina e Mariana).

2-4-3-1 Joaquim Carlos Fernandes Bravo Filho, casado

2-4-3-2 Maria Joaquina de Jesus, casada com Joaquim Martins Novaes

2-4-3-3 Ana, casada com João Martins Novaes

2-4-3-4 Lino, casado

2-4-3-5 Clementina Maria de Jesus, solteira, de 22 anos

2-4-3-6 Mariana Maria de Jesus, solteira, de 20 anos

2-5 Ana, filha de Bartolomeu Fernandes e Maria do Nascimento, batizada na capela de S. Gonçalo do Brumado aos 13-01-1743. Foram padrinhos Jose da Silva Martins, solteiro e Inacia Leme de Oliveira, casada

          Ana Maria Villela aos 26-05-1762 casou com Francisco Jorge de Azevedo, natural das Carrancas, filho de Manoel Felix(Felicio) Ribeiro e Inácia Ferreira.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 26-05-1762 cap. da Ibituruna Francisco Jorge [----]vedo, n. freg. Carrancas, f.l. Manoel -licio Ribeiro e de ------- Ferreira, já defuntos = cc Ana Maria Villela, n. desta freguesia, f.l. Bartolomeu Fernandes e Maria do Nascimento. Test.: Manoel Botelho e Inacio ---reira.

 

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-03-1746 na cap. N. Sra de Nazare da freg. de S. João del Rei com licença, Alexandre, f. nat. de Joana Moreira bat. na freg. de Taubate e deu por pai Sebastião Gonçalves, todos desta freguesia do Rio Grande e Carrancas, padr.: Francisco Jorge, solteiro e sua mãe Inacia Ferreira mulher de Manoel Felicio todos desta freguesia; nasceu o dito inocente aos 12 dias do mes de março do sobredito ano.

Francisco Jorge e Ana tiveram os filhos, q.d.:

2-5-1 Inacia Maria de Jesus aos 14-02-1809 casou com Joaquim Alves de Oliveira, filho de Amaro Alves Madeira e Ana Correa da Silva, família “Amaro Alves Madeira”

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 14-02-1809 cap. Sra do Bom Sucesso, Joaquim Alves de Oliveira, f.l. Amaro Alz Madeira e Ana Correa da Silva, n/b cap. Bom, Sucesso = cc Inacia Maria de Jesus, f.l. Francisco Jorge de Azevedo e Ana Maria, n/b na cap. do Desterro da freguesia de S. Jose. Test.: Manoel Jose Antunues e Jose Joaquim Pereira.

2-5-2 Rita de Cassia, batizada aos 10-10-1774. Aos 03-02-1795 casou com Antonio João Barbosa, filho de Antonio Antonio João Furtado e Maria da Encarnação

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 10-10-1774 cap. N. Sra. do Bom Sucesso bat. Rita, f.l. Francisco Jorge e Ana Maria Villela, padr.: Tomas Moreira de Souza e s/m Feliciana Soares da Conceição.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 03-02-1795 na cap. S. Gonçalo da Ibituruna, Antonio João Barbosa, desta, f.l. Antonio João Furtado e Maria da Encarnação = cc Rita de Cassia, desta, f.l. Francisco Jorge de Azevedo e Ana Maria Villela.

2-5-3 Ana Joaquina da Ascenção aos 03-02-1795 casou com José Joaquim da Encarnação, f.l. Miguel Antonio e Francisca Maria de Jesus

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 03-02-1795 cap. S. Gonçalo da Ibituruna Jose Joaquim da Encarnação, f.l. Miguel Antonio e Francisca Maria de Jesus cc Ana Joaquina da Ascenção, desta, f.l. Francisco Jorge de Azevedo e Ana Maria Villela.

2-6 José, na capela de S. Gonçalo do Brumado aos 13-10-1744, padrinhos Jose da Silva Martins, solteiro e Josefa Paes Lira mulher de João Fernandes Costa.

2-7 Joaquina, na capela Sta Rita do Rio Abaixo aos 16-12-1748, padrinho Manoel Francisco de Lima

2-8 Joaquina, na capela Sta Rita do Rio Abaixo aos 18-02-1750, padrinhos: Valeriano dos [danificado], solteiro e Joana Barbosa da Silva mulher de [danificado]

2-9 Bartolomeu Fernandes da Silva aos 10-02-1793 casou com Maria Francisca de Jesus, exposta.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, capela Bom Sucesso aos 10-02-1793 Bartolomeu Fernandes da Silva, desta, f.l. Bartolomeu Fernandes e Maria do Nascimento = cc Maria Francisca de Jesus, exposta. Test.: Gonçalo João Salvador e Manoel Jorge Martins da Silva.

Bartolomeu já era falecido em 18-03-1831 quando Maria Francisca casou segunda vez com João Batista Mandi, exposto.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 18-04-1831 matriz dispensados de afinidade ilicita, João Batista Mandi, exposto a João Pacheco = cc Maria Francisca de Jesus viuva de Bartolomeu Fernandes da Silva. Ambos moradores e nts desta freguesia, test.: Joaquim Francisco M--- e Venancio Jose Vevas.

 

          Filhos de Bartolomeu Fernandes da Silva e Maria Francisca de Jesus, que encontramos batizados em São João del Rei, :

2-9-1 José Fernandes de Jesus, batizado em 12-05-1793, foram padrinhos Francisco da Costa e s/m Josefa Maria de Jesus. Aos 28-11-1814 casou com Ana Rosa de Jesus, filha natural de Barbara Marinha da Silva

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Bom Sucesso aos 28-11-1814 Jose Fernandes de Jesus,  f.l. Bartolomeu Fernandes da Silva e Maria Francisca de Jesus = cc Ana Rosa de Jesus, desta, f. natural de Barbara Marinha da Silva. Ambos nts/bts e moradores nesta mesma freguesia. Test.:João Rodrigues de Faria e Jose Manoel de Souza.

Pais de, q.d.:

2-9-1-1 Joaquim, batizado em 10-12-1815.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, capela Santo Antonio do Amparo aos 10-12-1815 bat. Joaquim, f.l. Jose Fernandes de Jesus e Ana Maria, padr.: Joaquim Mendes Rosa e Maria Francisca das Chagas.

2-9-2 Antonia, batizada em 08-04-1804.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Santo Antonio do Amparo aos 08-04-1804 Antonia, f.l. Bartolomeu Fernandes da Silva e Maria Francisca de Jesus, padr.: Teotonio Jose da Silva e Escolastica Pimenta

2-9-3 Joaquim Fernandes da Silva casou aos 16-06-1827 com (Maria) Joaquina de Jesus, viúva de Manoel Alves de Jesus.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) (Joaquim Frz e M.ª Joaquina) aos 16-06-1827 cap. S. Antonio do Amparo, revalidaram o matrimonio contraido na freguesia da Ventania Bispado de S. Paulo, Joaquim Fernandes da Silva, f.l. Bartolomeu Fernandes da Silva e Mar.ª Francisca de Jesus = cc Maria Francisca de Jesus digo Joaquina de Jesus, viuva de Manoel Alz de Jesus. Nts/bts e moradores nesta freguesia.

2-9-4 Jacinta, batizada em 06-01-1808 foram padrinhos Cap. Joaquim Alves Ferreira e Jacinta Rosa de Jesus mulher de Manoel Jose Pereira

2-9-5 Manoel, batizado aos 20-08-1809. Foram padrinhos Cap. Manoel Gomes Carneiro e D. Josefa Maria

2-9-6 Francisca, em 18-010-1812, padrinhos José Fernandes Chagas de Jesus e Inacia Maria Clara.

 

2-10 Maria da Conceição, filha de Bartolomeu Fernandes e Maria do Nascimento, casou duas vezes. Aos 10-12-1751 casou com Manoel Francisco de Lima, natural de S. Salvador Arc. Braga, filho de Manoel Francisco e Maria Gonçalves.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 10-12-1751 na capela de S. Gonçalo, Manoel [----] Lima, n. (...)  S. Salvador de (...) Valença Arc. Braga, f.l. Manoel Francisco (...) e Maria Gonçalves = cc Maria da Conceição, n/b nesta mesma freguesia de N. Sra do Pilar, f.l. Bartolomeu Fernandes e Maria do Nascimento. Test.: Antonio Pinto Correa e João Correa Pinto

          Segunda vez aos 13-07-1795 com Francisco Correa das Neves, viúvo de Rosa Maria de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 13-07-1795 na Ermida de Santo Antonio do Amparo, Francisco Correa das Neves viuvo de Rosa Maria de Jesus = cc Maria da Conceição, viuva de Manoel Francisco de Lima. Test.: Angelo Pimenta de Godoy e Bartolomeu Fernandes da Silva. Todos desta freguesia.

Manoel Francisco e Maria da Conceição tiveram os filhos, q.d.:

2-10-1 Maria, batizada na capela de Santa Rita aos 02-01-1753. Maria Josefa do Sacramento aos 13-12-1771 casou com João Pinheiro Lobo, natural de Itu-SP, filho do Cap. Leonel Pinheiro Lobo e Ignez Gomes do Couto

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 02-01-1753 na cap. de Santa Rita bat. Maria, f.l. Manoel Francisco Lima e Maria do Nascimento, padr.: Padre Jose Fernandes e Rita do Nascimento, solteira.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 13-12-1771 João Pinheiro Lobo, n. Candelaria da vila de Itu-SP, f.l. Cap. Leonel Pinheiro Lobo e Ignez Gomes do Couto = cc Maria Josefa do Sacramento, n. desta, f.l. Manoel Francisco Lima e Maria da Conceição, test.: Antonio Jose da Costa e Leandro Barbosa da Silva. E aos 10-01-1772 na capela de Santa Rita (...) lhes deu as bençãos.

2-10-2 Inacia Maria Clara aos 14-12-1771 casou com Teotonio da Silva, natural de Lisboa-PT, filho de Manoel Guedes e Gracia Maria

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 14-12-1771 Teotonio da Silva n. N. Sra de Assunção Lisboa-PT, f.l. Manoel Guedes e Gracia Maria = cc Inacia Maria Clara, desta, f.l. Manoel Francisco Lima e Maria da Conceição, test.: Antonio Jose de Carvalho e João Garcia.

2-10-3 Ana Joaquina aos 19-07-1789 casou com Francisco Xavier de Mattos, natural de S. Bartolomeu, filho do Alf. Verissimo de Souza Brito e Maria de Mattos

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, em 19-07-1789 Francisco Xavier de Mattos n. freg. S. Bartolomeu, f.l. Alf. Verissimo de Souza Brito e Maria de Mattos = cc Ana Joaquina, desta, f.l. Manoel Francisco Lima e Maria da Conceição, test.: Pe. Miguel Ribeiro da Silva e Francisco Ribeiro de Jesus.

Pais de, pelo menos:

2-10-3-1 Francisco, batizado em 06-11-1791.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, em 06-11-1791, Francisco, f.l. Francisco Xavier de Mattos e Ana Joaquina, padr.: Padre Barnabe Ribeiro da Silva e Floriana Eufrasia da Silva.

2-10-4 Maria Caetana aos 19-01-1795 casou com Manoel Mendes Carneiro, filho de Antonio Mendes Carneiro e Maria Francisca do Rosario, família “Pedro Nunes Barreto”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. Sto Antonio do Amparo em 19-01-1795 Manoel Mendes Carneiro, desta, f.l. Antonio Mendes Carneiro e Maria Francisca do Rosario = cc Maria Caetana, desta, f.l. Manoel Francisco Lima e Maria da Conceição, test.: Bartolomeu Fernandes da Silva e Joaquim Lima.

2-10-5 Domingos batizado em 08-10-1768.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, aos 08-10-1768 na cap. de Santa Rita bat. Domingos, f.l. Manoel Francisco Lima e Maria (...), npaterno Manoel Francisco e Maria Gonçalves do Arc. Braga, nmaterno Bartolomeu Fernandes; padr.: Jose Fernandes e Inacia (...) de Oliveira,