PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

MIGUEL DE CARVALHO

(atualizado em 14-fevereiro-2018)

 

Luiz Henrique C. Ribeiro

 

 

Miguel de Carvalho e Maria de Lara foram moradores em Mogi das Cruzes-SP onde Miguel foi inventariado em 12-12-1696. Maria já era falecida em março de 1701.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesquisa: Fabricio Gerin - Bartyra Sette

Inventarios do 2º Cartório de Mogi das Cruzes, SP

Inventariado: Miguel Carvalho

Autos 12-12-1696

Declarante a viuva Maria de Lara

Curador dos Órfãos: João Vaz Cardoso, seu cunhado.

Filhos do Defunto:

Maria Gonçalves, cc. João Vaz Cardoso = Ana Gonçalves = Leonor de Siqueira = Izabel de Goes, digo de Barros.

Curadoria: João Vaz Cardoso.

 

João Nunes Bicudo, cc. Izabel de Barros filha do defunto Miguel Carvalho e Maria de Lara, já defunta, requer a legitima 01?-03-1701.

07-03-1701 Jose Pedroso da Silva já cc. Leonor Gonçalves, filha de Miguel Carvalho, requer a legitima.

 

Compareceram no inventário paterno quatro filhas do casal:

 

1- Maria Gonçalves das Neves (ou Carvalha ou de Lara) casada com João Vaz Cardoso curador de suas cunhadas órfãs. Maria testou em 10-02-1720 e declarou três filhos de seu casal:

SAESP inv. test ñ publicados

Maria Gonçalves das Neves

Testamento

Aos 10-02-1720 Eu Maria Gonçalves das Neves (...)

Testamenteiros Cap. Manoel Cardoso da Cunha, o moço e Aparicio de Candia.

Sou cc João Vaz Cardoso e tivemos dois filhos Martinho Carvalho e Manoel Cardoso e uma filha por nome Benta de Lara casada com Teodosio Fernandes de Moraes

Recibos: Recebi do Cap Manoel Cardoso da Cunha, testamenteiro da defunta Maria Gonçalves Carvalha (...).

 

1-1 Martinho Carvalho da Cunha casou aos 03-09-1720 com Domingas Fernandes Nogueira, filha de Geraldo Fernandes Nogueira e sua primeira mulher Catarina Gomes Correa, família “Miguel Fernandes Nogueira” neste site.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 03-09-1720 nesta igreja matriz Martinho Car[----] Cunha, f. João Vaz Cardoso e Maria Gonçalves = cc Domingas Frz f. de Geraldo Frz Nogueira e Catarina [------]

Entre os filhos do casal:

1-1-1 Rita Nogueira aos 15-10-1759 casou com João Afonso Pereira, viúvo de Maria Machado de Lima (família “Miguel Fernandes Nogueira”), filho de João Afonso Pereira e Domingas de Góes, neto paterno de Antonio Afonso Pereira e Catarina Rodrigues de Meneses, neto materno de Francisco de Siqueira Caldeira e Maria Correa da Cruz.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 15-10-1759 João Afonso Pereira, viuvo de Maria Machado de Lima, np Antonio Afonso Pereira, n. da freg. de S. João de Longo- termo de Monsanto PT e Catarina Rodrigues de Meneses, nm Francisco de Siqueira Caldeira e Maria Correa da Cruz = cc Rita Nogueira, f.l. Martinho Carvalho, já defunto e Domingas Nogueira, np João Vaz Cardoso e Maria Gonçalves, nm Geraldo Fernandes Nogueira e Catarina Gomes, todos desta freguesia.

1-1-2 Catarina Gomes Nogueira aos 06-06-1736 casou com João Bicudo Pereira, filho de João Afonso Pereira e Domingas de Góes supra citados.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 06-06-1736 João Bicudo, f. l. João Afonso Pereira e Domingas de Goes = cc Catarina Gomes Nogueira, f.l. Martinho de Carvalho e Domingas Nogueira.

Geração de cinco filhos em SL. 7, 331, 4-3, entre eles não consta Francisco e Joaquim:

1-1-2-1 Antonio Rodrigues de Carvalho aos 16-01-1770 casou com Maria Ribeira das Neves, filha de Francisco Ribeiro e Ana das Neves Pereira, neta paterna de Manoel Alves Couceiro e Maria da Luz do Prado, neta materna de Antonio de Brito Pereira natural da cidade do Porto e Ignez Correa de Lemos.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 16-01-1770 Antonio Rodrigues de Carvalho, f.l. João Bicudo Pereira e Catarina Gomes, nts desta freguesia, np João Afonso Pereira e Domingas de Goes, nm Martinho Carvalho e Domingas Nogueira = cc Maria Ribeira das Neves, f.l. Francisco Ribeiro e Ana das Neves Pereira, np Manoel Alves Couceiro e Maria da Luz do Prado, nm Antonio de Brito Pereira n. da cidade do Porto e Ignez Correa de Lemos, todos os mais nts desta freguesia. Test.: Jose Nogueira Collaço cc Maria de Jesus Machada, e Lourenço Gonçalves de Moraes cc Domingas Ribeiro.

          Pais de, q.d.:

1-1-2-1-1 Angelo Rodrigues de Carvalho aos 20-07-1790 casou com Margarida de Jesus Moraes, filha de Antonio Martins de Siqueira e Angela de Faria (família Domingos de Góes e SL. 7º, 515, 5-5).

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 20-07-1790 Angelo Rodrigues de Carvalho, f.l. Antonio Rodrigues de Carvalho e Maria Ribeira = cc Margarida Lopes de Moraes, f.l. Antonio Martins de Siqueira e Angela de Faria, todos nts e fregueses desta.

1-1-2-1-2 Bento Rodrigues de Carvalho, batizado em 10-02-1781. Em 11-11-1797, com provisão, casou com Rosa Rodrigues, batizada em 09-05-1780, filha de Simão Rodrigues Cardoso e Rosa Pimenta - família Domingos Freire de Figueiredo.

Mogi das Cruzes, SP aos 10-fevereiro-1781 nesta matriz bat a Bento, filho de Antonio Bicudo e de s/m Maria Ribeira, padrinhos Francisco, solteiro filho de Francisco Ribeiro Lima e de s/m Ana das Neves Pereira, a qual serviu de madrinha. Os padrinhos fregueses de Jacarei.

1-1-2-2 Salvador Rodrigues de Carvalho aos 20-11-1770 casou com Joana de Moraes, filha de Antonio Vaz dos Reis e Joana Vieira, neta paterna de Domingos Vaz dos Reis e Madalena de Moraes, neta materna de Antonio de Candia e Ana Vieira

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 20-11-1770 Salvador Rodrigues de Carvalho, n. desta, f.l. João Bicudo Pereira e Catarina Gomes Nogueira, np João Afonso Pereira e Domingas de Goes, nm Martinho Carvalho da Cunha e Domingas Nogueira = cc Joana de Moraes, n. desta, f.l. Antonio Vaz dos Reis e Joana Vieira, np Domingos Vaz dos Reis e Madalena de Moraes, nm Antonio de Candia e Ana Vieira

1-1-2-3 Francisca Rodrigues de Menezes aos 02-09-1788 casou com Salvador Rodrigues de Siqueira, filho de João Rodrigues Lamim e Feliciana da Silva, neto paterno de Felix Rodrigues Lamim e Teresa de Siqueira, neto materno de Leonardo de Siqueira e Rosa da Silva. Salvador era viúvo de Ana Maria de Jesus, filha de Antonio Ribeiro do Prado e Felicia de Jesus, família “João Gonçalves Alentado”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP aos 02-09-1788 Salvador Rodrigues de Siqueira, viuvo de Ana Maria de Jesus = cc Francisca Rodrigues de Menezes, f.l. João Bicudo Pereira e Catarina Gomes Nogueira, np João Afonço Pereira e Catarina de Menezes, nm Martinho Carvalho da Cunha e Domingas Gomes Nogueira, todos desta freguesia.

1-1-2-4 Quitéria de Jesus aos 21-11-1766 casou com Antonio de Góes, filho de Antonio de Góes e Maria de Jesus, neto paterno de Tomé de Góes da Silva e sua primeira mulher Maria da Presentação, neto materno de Manoel Machado de Lima e Ursula da Cunha, família “Antonio Alvares Couceiro”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 21-11-1766 Antonio de Goes, f.l. Antonio de Goes e Maria de Jesus, np Tome de Goes da Silva e Maria da Presentação, nm Manoel Machado de Lima e Ursula da Cunha = cc Quiteria de Jesus, f.l. João Bicudo Pereira e Catarina Gomes Nogueira, np João Affonso Pereira e Domingas de Goes, nm Martinho Carvalho da Cunha e Domingas Nogueira, Os contraentes nts e moradores desta freguesia,

1-1-2-5 Maria Gonçalves aos 20-07-1767 casou com Francisco dos Reis Pedroso, filho de Gaspar dos Reis Pedroso e Izabel da Silva

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 20-07-1767 (a margem: Francisco dos Reis Pedroso c/ Maria Glz) Francisco dos Reis Pedroso, f.l. Gaspar dos Reis Pedroso e Izabel da Silva, np Gaspar da Cunha e Izabel da Veiga, nm Gabriel Nunes e Izabel Pedrosa = cc Catarina Gomes Nogueira, n. desta, f.l. João Bicudo Nogueira digo com Maria Gonçalvel natural e freguesa desta matriz, filha leg. João Bicudo Pereira e Catarina Gomes Nogueira, np João Afonso e Domingas de Goes, nm Martinho de Carvalho da Cunha e Domingas Nogueira. Test.: Jose de Lima Franco cc Teresa da Silva, e Joaqum Domingues de Carvalho cc Catarina Nunes.

          Segundo o termo supra: Gaspar dos Reis Pedroso seria filho de Gaspar da Cunha e Izabel da Veiga e, Izabel da Silva filha de Gabriel Nunes e Izabel Pedrosa. Notar o termo abaixo.

ASBRAP 10-70, fls. 20 aos 03-02-1783 João de Souza Evangelista, n. na vila de Jacarei, f. de Gaspar dos Reis Pedroso n. na cidade do Porto e de Isabel da Silva Prado, n. na vila de Jacarei; np de Gabriel Nunes de Sousa e de Maria dos Reis Pedroso, naturais da cidade do Porto, nm de Gaspar da Cunha Teixeira n. em Mogi das Cruzes e de Isabel da Veiga Maciel, n. em N. Sra. da Conceição de Guarulhos;

1-1-2-6 Francisco José Pereira, não consta no rol de seus irmãos na GP. Aos 03-06-1783 casou com Maria do Monte, filha de Diogo Adorno e sua segunda mulher Luiza Maria de Jesus, família “Lazaro de Torres”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 03-06-1783 Francisco Jose Pereira, f.l. João Bicudo e Catarina Gomes Nogueira, np João Afonso e Domingas de Goes, nm Martinho Carvalho da Cunha e Domingas Nogueira = cc Maria do Monte, f.l. Diogo Adorno e Luiza Maria, np Francisco Gomes Braga e Maria Francisca de Oliveira nts desta vila, nm não se souberam os nomes. Nota: avós da oradora trocados, maternos por paternos.

1-1-2-7 Joaquim Rodrigues de Carvalho, também não é citado no rol de seus irmãos. Aos 25-04-1786 casou com Catarina Maria de Jesus, filha de Lourenço de Candia e Catarina de Sene, neta paterna de Luiz de Candia de Abreu e Margarida Vaz Pinto, neta materna de João de Chaves e Maria Nunes, família “Lazaro de Torres”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 25-04-1786 Joaquim Rodrigues de Carvalho, n. desta, f.l. João Bicudo Pereira e Catarina Gomes Nogueira, np João Afonso e não souberam o nome da avo, nm Geraldo Fernandes Nogueira e Catarina Correa, todos ntes desta vila = cc Catarina Maria de Jesus, n. desta, f.l. Lourenço de Candia e Catarina de Sene, np Luiz de Candia de Abreu e Margarida Vaz Pinto, nm João de Chaves e Maria Nunes todos nts desta,

1-1-3 Luiz, batizado em 21-08-1726.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 21-08-1726 Luiz, f.l. Martinho Carvalho da Cunha e Domingas Fernandes Nogueira, np João Vaz da Cunha(sic) e s/m Maria Gonçalves de Lara, nm Geraldo Fernandes Nogueira e s/m Catarina Gomes Correa. Padr.: seu avo Geraldo Fernandes Nogueira e Joana Barbosa.

1-1-4 Maria da Cunha, batizada em 24-08-1728. Aos 27-02-1759 casou com José Martins, natural da freguesia de Santa Maria do Bispado do Porto, filho de Felipe Martins e Domingas Martins, neto paterno Francisco Martins e Margarida Josefa, neto materno Domingos da Silva e Maria da Silva.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 24-08-1728 Maria, f.l. Martinho Carvalho da Cunha e Domingas Fernandes Nogueira, padr.: Jose Pedroso da Silva e Joana Barbosa Maciel.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 27-02-1759 Joseph Martins, n. freg. Santa Maria de Silva Escura da Maia do Bispado do Porto, f.l. Felipe Martins e Domingas Martins, np Francisco Martins e Margarida Josefa, nm Domingos da Silva e Maria da Silva, todos da dita freg. de Santa Maria da Silva Escura do bispado do Porto = cc Maria da Cunha, f.l. Martinho Carvalho e Domingas Fernandes Nogueira, np João Vaz de Carvalho e Maria Glz nm Geraldo Fernandes Nogueira e Catarina Gomes Correa.

1-2 Manoel Cardoso

1-3 Benta de Lara casada com Teodosio Fernandes de Moraes. Pais de, q.d.:

1-3-1 Ana de Lara aos 18-01-1733 casou com José Fernandes de Azevedo, filho de Paulo Fernandes de Azevedo.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 18-01-1733 Jose Fernandes de Azevedo, f. de Paulo Fernandes de Azevedo  [danificado] oculta = cc Ana de Lara, f. Teodozio Fernandes de Moraes e s/m Benta de Lara,

1-3-2 Francisco, batizado em 01-01-1728

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 01-01-1728 Francisco, f.l. Teodosio Fernandes de Moraes e Benta de Lara padr.: Gaspar Vaz de Lima e Ana da Cunha Caraça.

1-3-3 Martinho em 18-11-1729

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 18-11-1729 Martinho, f.l. Teodosio Fernandes de Moraes e Benta de Lara, padr.: Salvador da Cunha e Maria Pinta

1-3-4 Rita Cardosa de Moraes, batizada aos 11-02-1739 em Mogi das Cruzes. Em Atibaia-SP aos 16-07-1759 casou com Antonio Fernandes natural da Freguesia de Santiago de Pias, termo da Villa de Monções do Arcebispado de Braga, filho de Francisco Fernandes e Esperança da Costa, naturais e moradores da dita Freguesia de Santiago.

ACMSP - Dispensas Matrimoniais ano 1759

Autos de Casamento de Antonio Fernandes e Rita Cardosa de Moraes 04-julho-1759

Ele f.l. de Francisco Fernandes e de s/m Esperança da Costa, natural que foi da freguesia de Santiago de Pias Arc. Braga e de presente morador nesta freguesia de S., João de Atibaia.

Rita Cardosa de Moraes, f.l. de Teodosio Fernandes de Moraes e de Benta de Lara, moradora e natural que foi da vila de Santa ana das Cruz\s de Mogi e de presente nesta freguesia de S. João de Atibaia.

Certidão - aos 11-fevereiro-1739 bat a Rita, f. de Teodosioo Fernandes de Moraes e de s/m Benta de Lara, foram padrinhos Gaspar de Oliveira e Josefa de Lima da Silva, todos moradores nesta freguesia. Vila de Mogi 16-junho-1759

Autos de justificação de menoridade e estado livre a favor de Antonio Fernandes 10-maio-1759

Depoimento do justificante: homem solteiro, que vive de andar no caminho, f.l. de Francisco Fernandes e de s/m Esperança da Costa, que é natural da freguesia de Santiago de Pias Arc. de Braga, que de idade tinha 24 para 25 anos, que viera de sua terra para Lisa, e de Lisboa para no Rio de Janeiro onde esteve oito dias, e dai para Santos, e de Santos para a freguesia de Atibaia na qual assistiu dois anos, e desta tem andado com seus cavalos conduzindo carga para o sertão de Camanducaia e Mogi (...).

Testemunhas

 

Atibaia,SP Igreja S. João Batista matrimônios:

Aos 16-07-1759, nesta Freguesia de Sam Juam de Atibaya e na Igreja Matriz dela feitas as denunciações na forma do sagrado Concilio Tridentino e Constituição do Bispado, depois de admitidos os contraente abaixo nomeados a satisfação dos preceitos da quaresma do ano presente. Sem constar de impedimento algum de manhã, por virtude de uma provisão do Muito Reverendo Doutor Manoel Jose Vaz Vigario geral deste Bispado, cuja me foi apresentada e fica em meu poder perante mim Ignacio Xavier Morera parocho desta dita freguesia se receberam por palavras de presente por marido e mulher como manda a Santa Madre Igreja de Roma, Antonio Fernandes, natural da Freguesia de Santiago de Pias do Arcebispado de Braga e morador desta Freguesia, filho legitimo de Francisco Fernandes e de sua mulher Esperança da Costa ambos naturais e moradores na freguesia dita de Santiago, com Rita Cardosa de Moraes, filha legitima de Theodosio Fernandes de Moraes e de sua mulher Benta de Lara, todos naturais da Villa de Mogi das Cruzes e moradores desta freguesia.

Os contratantes não sabem dizer os nomes naturalidades, e alcunhas de seus avós nem ha meios por onde se possa conhecer razam por que senam expressam neste termo. Acharam-se presentes as testemunhas Luiz Nunes Serrano, homem solteiro e Francisco Gonsalves Dultra, casado, o qual por não saber ler nem escrever se assinou com uma cruz na forma do seo costume e ambos são moradores desta freguesia os quais, digo e logo dei aos contraentes.as bênçãos na forma do Ritual Romano, de que fiz este termo, no mesmo dia mes e era ut supra que assinamos como as testemunhas asima referidas. (aa)Vig. Ignacio Xavier Mor.ª - signal de Fran.co Glz Dultra - Luiz Nunes Serrano

 

Inicialmente Antonio e Rita moraram nos arredores de Atibaia, batizando filhos em diversas paroquias vizinhas. Depois mudaram para Camanducaia-MG onde nasceu ao menos mais um filho, e onde todos os outros se casaram. Encontramos em documentos:

1-3-4-1 Domingos Fernandes, natural de Atibaia. Em Camanducaia-MG aos 13-01-1784 casou com Maria Francisca da Silva, daí natural, filha de Antonio do Prado de Camargo e de Maria de Oliveira Garcia, todos moradores desta mesma freguesia; família “Sebastião Martins do Prado”.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição, em 13-01-1784 nesta matriz, Domingos Fernandes, natural da Villa de Atibaya, filho leg. de Antônio Fernandes e de Rita Cardosa de Moraes = cc Maria Francisca da Silva, natural desta freguesia sendo filial de Santa Ana de Sapucai, filha leg. de Antonio do Prado de Camargo e de Maria de Oliveira Garcia, todos desta freguesia.

 

Domingos faleceu sem testamento aos 27-10-1817 e foi sepultado no adro da Matriz de Camanducaia.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição obitos. “Aos vinte e sete de outubro de mil oitocentos e dezessete, faleceu da vida presente com todos sacramentos, Domingos Fernandes de idade de trinta(sic) anos, casado que foi com Maria Franca, do bairro do Cubatão morreu de ---tima, seu corpo  amortalhado em pano branco, sepultado no adro desta matriz, sua alma por mim encomendada, não fez testamento, todos fregueses desta mesma freguesia”

 

Filhos de Domingos e Maria Francisca q.d, todos batizados em Camanducaia:

1-3-4-1-1 Manoel, em 17-10-1784

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição Aos 17/10/1784, MANOEL, filho de Domingos Fernandes, natural de Nazaré e de sua mulher Maria Francisca da Silva, natural desta freguesia, foram padrinhos, Antonio do Prado de Camargo e sua mulher Maria Garcia de Oliveira, avós do inocente pela parte materna, todos desta freguesia.

1-3-4-1-2 Rafael em 30-03-1787.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat - Aos 30-03-1787,bat a RAFAEL nascido aos 4 do dito mes, filho de Domingos Fernandes e de sua mulher Maria Francisca da Silva, os pais são batizados e naturais da Villa de Atibaya e moradores no bairro do Cubatão desta freguesia, neto paterno de Antonio Fernandes e de s/m Rita Cardosa esta natural da dita vila de Atibaia e aquele de Portugal, foram padrinhos Joaquim Fernandes e Gertrudes Maria da Silva, solteiros, esta filha de Ângelo Vaz de Lima e aquele do dito Antonio Fernandes, e fregues de Jaguary, e os mais todos desta freguesia.

1-3-4-1-3 Maria, em 13-06-1789.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat - Aos 13/06/1789, MARIA nascida aos 30 do mes de maio proximo, filha de Domingos Fernandes  e de sua mulher Maria Francisca da Silva moradores do bairro do Cubatão, padrinhos, Joaquim da Silva de Oliveira e Maria Franca da Silva, solteiros, esta filha de Ângelo Vaz de Lima e aquele filho de Antonio do Prado de Camargo, todos desta freguesia.

1-3-4-1-4 Raimundo nasceu em 01-06-1791 e foi batizado em 29 do mesmo mês.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição - Raimundo, bat aos 29/06/1791,nascido aos 01/06/1791, filho de Domingos Fernandes e de sua mulher Maria Francisca da Silva esta n. desta freguesia e aquele da vila de Atibaia e moradores no Bairro do Cubatão, pp Anastacio Alvres de Oliveira, solteiro filho de Sebastião Alvres de Oliveira fregues de Jaguari, e Isabel Ribeira(sic) Garcia, solteira, filha de Anto do Prado de Camargo, todos desta Freguesia

1-3-4-1-5 Jacinta em 08-09-1793.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição bat 1776-1795 Imagem 171- Aos 08/09/1793 bat. Jacinta, filha de Domingos Fernandes e de sua mulher Maria Francisca da Silva. Padrinhos, Jose Luiz de Mello, solteiro e Maria Fernandes, filha solteira de Antonio Fernandes . todos desta freguesia.

1-3-4-1-6 Henrique, em 15-11-1795.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição - Aos 15/11/1795 bat. ENRIQUE, filho de Domingos Fernandes, natural de Jaguary e de Maria Francisca da Silva, natural desta freguesia, moradores no bairro do Cubatão, padrinhos, Joaquim Prado(?), solteiro e Isabel, filha solteira de Antonio do Prado, todos desta freguesia.

 

1-3-4-2 Francisco Fernandes, natural de Jaguari. Em Camanducaia aos 30-09-1795 casou com Ana Jacinta de Azevedo, filha de João Lopes da Silva e Escolastica Maria de Azevedo, naturais de Nazaré, deste Bispado, neta paterna de Sebastião Lopes de Siqueira e de Escolastica Fernandes, naturais da Freguesia de Nasaré e neta materna de José de Azevedo Vieira e Maria Telles de Menezes.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição– Aos 30 dias de setembro de 1795 nesta matriz de N Sra da Conceição de Camanducaia Bispado de São Paulo,  Francisco Fernandes, natural de Jaguary e fregues desta matriz do bairro do Cubatão, filho Leg. de Antônio Fernandes, natural da Freguesia de Santiago de Piaz, termo da Villa de Monção, arcebispado de Braga e de Rita Cardosa, natural da vila de Mogi das Cruzes, deste Bispado, neto paterno de Francisco Fernandes e Esperança da Costa, naturais da dita Freguesia de Santiag de Piazo, neto materno de Theodoro Fernandes e de sua mulher Benta de Lara, naturais da Villa de Mogi das Cruzes, = cc Anna Jacinta de Azevedo, natural e freguesa desta matriz do bairro do Rio acima, filha leg de João Lopes da Silva e de Escolastica Maria de Azevedo, naturais de Nazaré deste Bispado, neta paterna de Sebastião Lopes de Siqueira e de Escolastica Fernandes, naturais da mesma Freguesia de Nasaré e neta materna de Jose de Azevedo Vieira e Maria Telles de Menezes, cujas naturalidades não sabem dizer. Testemunhas Domingos Fernandes e Manoel Jose de Azevedo, ambos casados e fregueses desta matriz.

 

1-3-4-3 Custódio Fernandes, natural de Bragança-SP. Aos 25-11-1800 em Camanducaia casou com Gertrudes Maria de Azevedo, irmã inteira de Ana Jacinta de Azevedo supra citada.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição aos 25-11-1800 nesta freguesia - Custodio Fernandes, natural da Villa de Bragança e morador desta, filho Leg. de Antônio Fernandes , natural da Villa de Monção, Arc. de Braga e de Rita Cardosa, natural da villa de Mogi das Cruzes, neto paterno de Francisco Fernandes  e Esperança da Costa, naturais da dita vila de Munção, neto materno de Theodosio Fernandes e Benta de Lara, naturais da Villa de Mogi das Cruzes, = com Gertudes Maria de Azevedo, natural desta, filha de João Lopes da Silva e Escolastica Maria de Azevedo, naturais de Nazaré, neto paterno de Sebastião Lopes de Siqueira e Escolastica Fernandes, também de Nazaré, e pela materna, de Jose de Azevedo Vieira e Maria Teles de Menezes, naturais da Europa, ignoram sua naturalidade.

1-3-4-4 Antonio Fernandes aos 27-08-1801 casou com Maria Angélica, filha de José Teixeira e Antonia Pedrosa Pinta, neta paterna de José Teixeira das Neves e Rosa Maria de Jesus, neta materna de José Pinto Romeiro e Rita Pereira.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição - 27/08/1801 - Antonio Fernandes nat da Vila de Bragança, filho leg de Antonio Fernandes natural de partes da Europa e Rita Cardosa, natural da Vila de Sam Juam de Atibaya, neto paterno de Francisco Fernandes e Esperança da Costa, da Europa, e materno(*) de Jose Pinto Romeiro* e Rita Pereira*, naturais de Mogi das Cruzes = cc Maria Angelica, filha de Jose Teyxera e Antonia Pedrosa Pinta esta da Campanha e aquele da A--baya, neta paterna de Jose Teyxera das Neves, natural de Campanha e Rosa Maria de Jesus, natural da Atibaya e materna de Jose Pinto Romeiro e Rita Pereira, naturais de Mogy.

(*)Obs.: equivoco na declaração da filiação de Rita Cardosa. Repetiram a filiação de Antonia Pedrosa Pinta.

 

1-3-4-5 Joaquim Fernandes aos 03-07-1803 casou com Ângela Maria da Piedade, filha de Bartolomeu Antonio Pereira e Ana de Moraes de Jesus casados em 25-09-1770, neta paterna de Bartolomeu Rodrigues Pereira e Teresa, neta materna de Antonio da Cunha Gago e Maria de Moraes de Godoy, família “Domingos de Góes” neste site.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição - aos, 03/07/1803, Joaquim Fernandes natural desta Freguesia, filho de Antônio Fernandes natural das partes de Lisboa e que ignoram seu lugar próprio e de Rita Cardosa, natural de Mogi das Cruzes, e nada sabe sobre seus avós, com Angela Maria da Piedade, moradora nessa Freg. e natural de Mogi das Cruzes, filha de Bartolomeu Antonio Pereira, natural de Santo Antônio da Itatiaia(?) de Vila Rica e de Anna de Morais de Jesus, natural de Mogi das Cruzes

 

1-3-4-6 Ana Fernandes, natural de Camanducaia, casou com José Franco da Silva. Pais de, q.d.:

1-3-4-6-1 Maria Gertrudes, aos 25-11-1806 em Camanducaia, casou com João de Góes Maciel, filho de outro e Antonia Rodrigues.

Camanducaia, MG Igreja Imaculada Conceição - Aos 25/11/1806, João de Goes Maciel, natural de Nazaré, morador desta, filho de João de Goes Maciel e sua mulher Antonia Rodrigues, naturais de Nazaré, com Maria Gertrudes n. e moradora desta, filha de Jose Franco da Silva e de sua mulher Ana Fernandes, naturais desta Freguesia, neta materna de Antonio Fernandes, natural da Europa e Rita Fernandes, natural da Villa de Bragança

 

1-3-5 Maria da Conceição, natural de Mogi das Cruzes, filha de Teodosio Fernandes de Moraes e Benta de Lara. Em Conselheiro Lafaiete aos 09-01-1761 casou com João de Abreu Ferreira, filho dos falecidos Salvador de Abrey e Maria Francisca e viúvo de Catarina da Fonseca.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 09-01-1761 nesta matriz, sem impedimento, se receberam João de Abreu Ferreira, f.l. de Salvador de Abreu e de s/m Maria Francisca, ja defuntos, viuvo de Catarina de Affonseca = E Maria da Conceição, f.l. de Teodosio Fernandes de Moraes e Benta de Lara Cardoza, n/b na freguesia de Santa Ana de Mogi das Cruzes, Bispado de S. Paulo.

 

2- Ana Gonçalves

 

3- Leonor de Siqueira, Gonçalves, Góes e tambem de Lara casou com José Pedroso da Silva.

          José faleceu em 17-02-1744 e foi inventariado por Leonor no mês seguinte. Foram oito os filhos do casal.

Óbitos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 17-02-1744 fal. Jose Pedroso da Silva marido q foi de Leonor de Lara, Sem testamento.

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesquisa: Fabricio Gerin - Bartyra Sette

Inventarios do 2º Cartório de Mogi das Cruzes, SP

Inventariado: José Pedroso da Silva, marido de Leonor de Lara 14/03/1744

Autos 14-03-1744

Inventariante a viuva cabeça de casal.

Falecera aos 17-02 sem testamento. Fora casado somente uma vez com ela e tiveram oito filhos, seis femeas e dois machos. Assina a seu rogo Luiz Correa da Fonseca.

Salvador Carvalho, cc = Bento Carvalho, 25 = Ana Pedrosa cc João de Siqueira Aranha = Izabel da Silva, viuva de Felipe Afonso = Maria de Lara cc Felix da Rosa = Escolastica da Silva cc Joao da Fonseca = Cristina Maria, 30 = Joana da Luz, 23.

Curadoria Antonio de Fontes Barbosa.

3-1 Escolástica da Silva aos 06-03-1734 casou com João da Fonseca Pinto, filho de Martinho da Fonseca Pinto e Maria Correa de Moraes. Geração na família "Sebastião da Fonseca Pinto".

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 06-03-1734 João da Fonseca Pinto, f.l. Mar(danificado)-------- Fonseca Pinto e Maria Correa = cc -----------tica da Silva, f.l. Jose Pedroso -----va e Leonor de Lara.

3-2 Salvador Carvalho da Silva casou duas vezes. Aos 04-06-1737 com Ana Nunes Nogueira filha de Francisco Nunes de Mattos e Maria de Jesus Nogueira SL. 5, 82, 4-5. Ana não consta no rol de seus irmãos na GP

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 04-06-1737 Salvador Carvalho da Silva, f.l. Jose Pedroso da Silva e [---]nor de Lara = cc Ana Nunes Nogueira, f. l. Francisco Nunes de Mattos e Maria de Jesus Nogueira. Todos nts e fregueses desta.

          Segunda vez aos 19-07-1745, Salvador casou com Leonor Correa, filha de Pedro de Mattos e Ignez Correa.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 19-07-1745 Salvador Pedroso da Silva, viuvo de Ana Nunes de Mattos, f.l. Jose Pedroso da Silva e Leonor de Lara, todos nts desta = cc Leonor Correa, f.l. Pedro de Mattos e Ignez Corrrea nts e moradores da cidade de S. Paulo

          Salvador, já falecido em 1779 e Ana Nunes tiveram, q.d.:

3-2-1 Ana Pedrosa aos 27-11-1779 casou com Jerônimo Gomes, natural de Taubate e viúvo de Leonor de Siqueira.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 27-11-1779 Jeronimo Gomes, viuvo de Leonor de Siqueira e natural da vila de Taubate = cc Ana Pedrosa, f.l. Salvador Pedroso e Ana Nunes, falecidos, np Jose Pedroso e Leonor de Lara, nm Francisco Nunes de Mattos e Maria Fernandes de Jesus, todos desta freguesia.

3-3 Ana Pedrosa aos 22-11-1729 casou com João de Siqueira Aranha.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 22-11-1729 João de Siqueira Aranha cc Ana Pedrosa. Test.: Manoel Cardoso da Cunha e Felis Rodrigues Lamin

3-4 Izabel da Silva, batizada aos 08-11-1705. Casou com Felipe Afonso Pereira falecido em 10-02-1730.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 08-11-1705 bat. Izabel, f. Jose Pedroso da Silva e Leonor de Lara, padr.: João Nunes Bicudo e Felipa da Cunha.

          Felipe, provavel filho de João Affonso Pereira, natural de Portugal e de Domingas de Góes,

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 15-08-1706 Philipe, f. João Afonso Pr.ª e Domingas de Goes, padr.: Antonio de Figr.º e Izabel Correa.

 

          Aos 03-05-1746 Izabel casou segunda vez com Salvador de Pontes, viúvo de Maria de Lima, filho de Antonio de Pontes Sutil e Izabel da Fonseca; família "Sebastião da Fonseca Pinto".

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 03-05-1746 Salvador de Pontes, viuvo de Maria de Lima = cc Izabel da Silva, viuva de Felipe Afonso Pereira, todos nts e moradores desta.

 

(RMJ) ACMSP 1746 4-35-210

Salvador de Pontes e Izabel da Silva

21-04-1746

Ele viúvo de Maria de Lima ela viúva de Felipe Afonso, todos moradores da Vila de Santa Anna das Cruzes de Mogy, sem impedimento algum.

Livro de defuntos da Freguesia de Mogy

Fl 35 – Aos 12-01-1746 faleceo da vida presente Maria de Lima mulher que foi de Salvador de Pontes. Sepultada na Matriz, sem testamento por não ter de que.

Fl 50 – Aos 10-02-1730 se deu sepultura a F() Affonso marido que foi de Izabel da Sylva nesta Igreja de Santa Anna

Ele foi batizado na Capela das religiosas do Carmo e não se acha assento algum.

 

          Izabel e Felipe tiveram, q.d.:

3-4-1 Luiza da Silva aos 03-02-1739 casou com Simplicio Pedroso de Alvarenga, filho de Antonio Leite Ferreira e Maria Pedrosa de Alvarenga.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 03-02-1739 Simplicio Pedroso de Alvarenga, f.l. Antonio Leite Ferreira e Maria Pedrosa de Alvarenga = cc Luiza da Silva, f.l. Felipe Afonso Pereira e Izabel da Silva.

         Geração em SL. 5, 340, 4-2, entre eles:

3-4-1-1 Catarina da Silva de Jesus, aos 28-11-1765 em Mogi das Cruzes, casou com José Gomes da Silva, filho de Simão Vaz Pinto e Maria de Mattos, neto paterno dos falecidos João Gomes Ferreira e Maria Pinta da Fonseca, neto materno de Antonio de Candia de Mattos e Joana Rodrigues de Siqueira, família “João Gomes Ferreira”.

3-4-2 Rita Rodrigues de Jesus batizada em 07-03-1728. Casou com Faustino Leme da Silva, filho de Gaspar Vaz de Lima e Maria Leme. Geração em Aportes à GP: “Maria Leme - SL III, 183, 4-4”.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 07-03-1728 Rita, f.l. Felipe Afonso e Izabel [-------], padrinhos Felis da [----] e [-----].

3-4-3 Ana da Silva de Jesus casou com Bonifacio de Moraes, filho de Manoel Gonçalves e Lourença de Moraes, família “João Gonçalves Alentado”. Pais de, pelo menos:

3-4-3-1 João Rodrigues de Moraes aos 07-07-1783 casou com Gertrudes Maria, filha de José do Prado Leme e Maria Nunes de Jesus casados em 29-05-1760, neta paterna de Felix da Costa Garcia e Maria do Prado Leme, neta materna de Pedro Pires de Mattos e Ignez Correa da Silva, aportes à GP “Clara Pereira - SL.III, 278,3-1, neste site.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 07-07-1783 João Rodrigues de Moraes, f.l. Bonifacio de Moraes e Ana da Silva de Jesus, np Manoel Gonçalves e Lourença de Moraes, nm Felipe Afonso e Izabel da Silva, todos nts desta freguesia = cc Gertrudes Maria, f.l. Jose do Prado Leme e Maria Ramos de Jesus, np Felix da Costa Gracia e Maria do Prado Leme, nm Pedro Pires e Ignez Correa, esta natural de S. Paulo e os mais da Conceição dos Guarulhos.

3-5 Maria de Lara em 1744 estava casada com Felix da Rosa, filho de João Affonso Pereira, natural de Portugal e Domingas de Góes. Pais de, q.d.:

3-5-1 João, batizado em 21-03-1728.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 21-03-1728 João, f.l. Felix da Rosa e Maria de Lara, padr.:Jose Ribeiro e Leonor de Lara,

3-5-2 Maria de Lara aos 16-02-1765 casou com Francisco Pires Monteiro, filho de Pedro Pires de Mattos e Ignes Correa da Silva, neto paterno de João Pires e Leonor de Mattos, neto materno de Francisco Dias da Silva (ou Antunes) e Ana Pedrosa, Aportes à GP: “Clara Pereira - SL.III, 278,3-1neste site.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 16-02-1765 Francisco Pires Monteiro, f.l. Pedro Pires de Mattos e Ignes Correa da Silva n. da cidade de S. Paulo, np João Pires e Leonor de Mattos, nm Francisco Dias da Silva e Ana Pedrosa = cc Maria de Lara, f.l. Felis da Rosa e Maria de Lara, np João Afonso Pereira n. de Portugal da vila de Monção e Domingas de Goes, nm Jose Pedroso da Silva e Leonor de Lara todos desta freguesia.

 

3-6 Cristina Maria, com 30 anos em 1744.

3-7 Bento Carvalho, com 25.

3-8 Joana da Luz, com 23.

 

4- Izabel de Barros aos 22-02-1701 casou com João Nunes Bicudo filho de Diogo Fernandes Nunes e Catarina de tal.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 22-02-1701 João Nunes Bicudo f. Diogo Frz Nunes e Catarina [danificado] nts desta vila = cc Izabel de Barros f. Miguel Carvalho e Maria de Lara. Foram padr.: Domingos Freire, Domingos da Cunha Caraça, Catharina de Mendonça, Maria da Silva