PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

Miguel Vaz Pinto

(atualizado em 14-fevereiro-2018)

 

 

Bartyra Sette

 

Miguel Vaz Pinto e Inocencia Leme do Prado foram moradores em Mogi das Cruzes em principios do século XVIII e onde Miguel faleceu em 05-09-1760.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 05-09-1760 fal. Miguel Vaz Pinto, sepultado dentro desta matriz amortalhado em um lençol que lhe deu seu filho Francisco Vaz Pinto.

 

Foram filhos do casal, q.d.:

 

1- Manoel Vaz Pinto, segundo a GP (SL.5, 121, 5-2) casou com Isabel da Cunha Pontes, filha de Jose Bassan Maciel e Mariana da Cunha Pontes, neta materna de Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes. Geração em SL. 5º, 121, 5-2

SL. 5, 121, 5-2 Isabel da Cunha Pontes casada com Manoel Vaz Pinto, f.º de Miguel Vaz Pinto e de Innocencia Leme do Prado, de Mogi das Cruzes.

 

2- Maria Leme foi a segunda mulher de Henrique Delgado da Silva, filho de Francisco Delgado da Silva e Izabel Fernandes Tinoco (ou do Prado) neto materno de Antonio de Freitas e de Antonia de Soveral, por esta bisnetos de Gaspar Gonçalves e Helena de Soveral - família Ana de Freitas, inserida na família “Clemente Alvares”.

 

3- Francisco Vaz Pinto casou primeira vez aos 30-11-1743 com Tomasia Correa, batizada em 24-08-1720, filha de Antonio Delgado da Silva e Ignez Correa - família Manoel da Cunha, neste site.

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Francisco Vaz Pinto e Thomazia Correa

Autos aos 26-novembro-1743

Ele f.l. de Miguel Vaz Pinto e de s/m Inocencia Leme do Prado. Ela f.l. de Antonio Delgado da Silva e de s/m Ines Correa. Solteiros e todos desta freguesia de Santa Ana das Cruzes de Mogi.

- aos 10-maio-1725(?) na capela de N. Sra da Ajuda bat a Francisco, f. de Miguel Vaz Pinto e de s/m Inocencia Leme do Prado, foram padrinhos [----]es da Cunha e Maria de Almeida.

- aos 24-agosto-1720 bat a Thomazia, f. de Antonio Delgado da Silva e de s/m Ignez Correa, foram padrinhos Francisco Delgado da Silva e Maria Monteira de Alvarenga. Mogi 15-9bro-1743 anos.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 30-11-1743 Francisco Vaz Pinto, f.l. Miguel Vaz Pinto e Inocencia Leme do Prado = cc Tomasia Correa, f.l. Antonio Delgado da Silva e Ignez Cor[---] todos nts e moradores desta. Test.: (aa) Manoel Rodrigues de Amaral e Carlos Jose de Campos

          Terceira vez aos 13-11-1763, viúvo de Margarida Correa da Silva, casou com Angelica Teresa de Carvalho, natural de Santo Amaro-SP, filha de Guilherme Gomes de Carvalho natural de Guimarães Arc. Braga e Clara Maria das Neves natural de S. Paulo.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 13-11-1763 Francisco Vaz Pinto, viuvo de Margarida Correa da Silva, n. desta vila e f.l. Miguel Vaz Pinto e Inocencia Leme do Prado  = cc Angelica Teresa de Carvalho n. freg. Santo Amaro deste bispado, f.l. Guilherme Gomes de Carvalho n. de Guimarães Arc. Braga e Clara Maria das Neves n. da cidade de S. Paulo,

          Quarta vez aos 23-10-1781, Francisco casou com Rosa Maria Vaz, filha de José Alves Guimarães e Margarida Gonçalves, neta materna de Manoel Gonçalves e Rosa Maria de S. Paio, naturais de Santos-SP.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 23-10-1781 Francisco Vaz Pinto, viuvo de Angelica Teresa de Carvalho = cc Rosa Maria Alves, f.l. Jose Alves Guimarães e Margarida Gonçalves, nm Manoel Gonçalves e Rosa Maria de S. Paio nts da vila de Santos e np não souberam. Test.: Antonio Jose Monteiro, casado e Camilo de Lellis Froes, solteiro e moradores nesta vila.

 

4- João Ferreira Pinto em Mogi das Cruzes aos 06-07-1745 casou com a viúva Francisca Moreira, natural de Jacarei-SP, filha de Guilherme Vaz Moreira e Izabel Bicuda.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 06-07-1745 João Ferreira Pinto, f.l. Miguel Vaz Pinto e Inocencia Leme do Prado, solteiro = cc Francisca Moreira n. da vila de Jacarei, viuva de João da Cunha Monteiro, f.l. Guilherme Vaz Moreira e Izabel Bicuda, todos os mais nts e moradores desta.. Test.: Manoel Carvalho Pinto e Manoel Rois;

 

Francisa e João da Cunha Monteiro. já falecido em 1744, tiveram, pelo menos a filha:

I- Ana, batizada em 02-01-1744 em Aiuruoca, póstuma.

Aiuruoca, MG aos 02-01-1744 nesta matriz bat a Ana, filha postuma de João da Cunha Monteiro e de s/m Francisca Pereira, foram padrinhos Jose Martins Borralho, solteiro e Maria Soares mulher de Domingos Teixeira, todos desta freguesia.

 

João Ferreira e Francisca de Oliveira tiveram o filho:

4-1 Antonio Ferreira Pinto casou com Angela Nunes, filha de José Francisco Xavier e Maria Jorge de Godoy, estes citados nas famílias "Miguel Fernandes Nogueira" e “Godoys”, neste site.

SL. 5, 83, 6-1 Ângela Nunes, casada em 1775 em Jacarei com Antonio Ferreira Pinto, f.o de João Ferreira Pinto e de Francisca Moreira, n. p. de Miguel Vaz Pinto e de Inocência Leme do Prado.

 

5- Miguel Vaz Pinto, batizado em Mogi das Cruzes aos 30-11-1719. Com provisão de 1752 casou com Martinha de Siqueira, filha de Domingos Rodrigues Lamin e Maria Fernandes Nogueira e viúva de João de Moraes Garcia falecido no sertão das minas de Cuiaba.

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Miguel Vaz Pinto e Martinha de Siqueira

Autos aos 06-maio-1752

Martinha de Siqueira, natural e moradora da vila de Mogi das Cruzes, viúva de João de Moraes (...) Como o dito seu marido faleceu nos sertões das minas do Cuiaba (...) precisa justificar o falecimento do dito seu marido.

Testemunhas: (João de Moraes Garcia falecera nas minas de Cuiaba havera quatro anos pouco mais ou menos).

 

Autos do Casamento aos 03-agosto-1752

Miguel Vaz Pinto, f.l. de Miguel Vaz Pinto e de s/m Inocencia Leme. Martinha de Siqueira, viuva de João de Moraes Gracia, todos naturais e moradores sdesta vila de Santa Ana das Cruzes de Mogi.

- aos 30-novembro-1719 na capela de Nossa Senhora da Estrela bat a Miguel, f. de Miguel Vaz Pinto e de s/m Inocencia Leme, foram padrinhos Domingos Barbosa Calheiros e Izabel Vaz Sardinha.

          Pais de, pelo menos:

5-1 Ana Maria de Santana batizada aos 19-11-1753 em Mogi das Cruzes onde em 20-09-1772, com provisão, casou com Felix de Souza Teixeira, batizado em Jacarei aos 01-01-1748, filho de Francisco de Souza Teixeira e Maria Soares de Siqueira, neto materno de Manoel Martins da Cunha e Joanna Soares de Siqueira. Geração na familia Manoel de Siqueira Caldeira.

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Felix de Souza Teixeira e Ana Maria de Santana

Autos de Casamento aos 17-setembro-1772

Ele f.l. de Francisco de Souza Teixeira, ja defunto e de s/m Maria Soares de Siqueira.

Ana Maria de Santana, f.l. de Miguel Vaz Pinto e de s/m Martinha de Siqueira. O contraente natural e batizado na vila de Nossa Senhora da Conceição da vila de Jacarei e enela morador. A contraente natural e batizada nesta matriz de Santa Ana da vila de Mogi das Cruzes.

- ao primeiro de janeiro de 1748 bat a Felix, f. de Francisco de Souza e de s/m Maria Soares, foram padrinhos Manoel de Souza e Ignacia de Araujo, casados e fregueses desta freguesia. Jacarei 9-setembro-1772

 6- Teresa, batizada em 24-08-1728.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 24-08-1728 Teresa, f.l. Miguel Vaz e Inocencia Leme do Prado, padr.: Francisco Machado e Mariana de Pontes.