PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MIGUEL RODRIGUES DA COSTA

(atualizado em 15-janeiro-2018)

 

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

 

Miguel Rodrigues da Costa, batizado em 29-09-1707 na freguesia de S. Miguel das Marinhas, concelho de Esposende, distrito de Braga, era filho de Sebastião Rodrigues e de Isabel da Costa, do lugar de Sepães. Aos 28-05-1724 casou com Inácia Pires, natural da mesma freguesia, do lugar de Redemoinhos, filha de Antonio Pires e Maria Martins.

São Miguel das Marinhas, Esposende. Aos 29-09-1707 batizou o Pe. João Glz com minha licença a Miguel filho de Sebastião Rodrigues e de sua mulher Isabel da Costa, foram padrinhos Manoel Gonçalves Viana Solt.ro filho de Roque Gonçalves e Maria solteira filha de Maria Martins todos do lugar de Sepães e por verdade me assino era ut supra. O Vig.ro Urbano de Faria Machado (pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

 

Ascendência de Ignácia Pires

 

Morador no lugar de Sepães, Miguel faleceu aos 15 de janeiro de 1780:

São Miguel das Marinhas, Esposende. Miguel Rodrigues do lugar de Sepães desta freguesia de São Miguel das Marinhas faleceu de vida presente com todos os sacramentos da Santa Madre Igreja aos 15-01-1780 e aos 16 dias do mesmo mês e ano foi sepultado dentro da Igreja Matriz. Fez testamento que se acha translado no livro deles em seu lugar do que para constar fiz este assento que assino era ut supra. O D.or Francisco Antônio de Villas Boas (pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

 

Tiveram vários filhos, todos batizados em S. Miguel das Marinhas. Vários deles emigraram para o Brasil:

 

1- Cap. Manoel Rodrigues da Costa, batizado em 18-03-1725. Casou com Joana Teresa de Jesus, natural da freguesia de Carijós-MG, filha de José da Costa de Oliveira, natural da freguesia de S. Vitor da cidade de Braga e sua mulher Leonor Pereira de Jesus natural da freguesia dos Carijós - família Sargento Mor Alexandre Pereira de Araújo, neste site.

São Miguel das Marinhas, Esposende, Braga-PT Manoel, filho legítimo de Miguel Rodrigues e de sua mulher Ignácia Pires nasceu em os 12-03-1725 e foi batizado em casa por necessidade pelo reverendo padre João Gonçalves, assistirão por padrinhos João Brás casado com Maria Pires e Joana Pires solteira filha de Antônio Pires da Torre e de Maria Martins do lugar de Redemoinhos, declaro que foi batizado aos dezoito do dito mês.O Vig.ro Urbano de Faria Machado (pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

Manoel faleceu em Barbacena aos 17-12-1785, com testamento. Nele citou um tio falecido, Inácio Martins do Pilar, a quem devia cerca de 500$000 em Vila Rica. Tambem citou a testamentária de Francisco Martins do Pilar.

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG), aos 17-12-1785 faleceu o Coronel Manoel Rodrigues da Costa, casado. Foi sepultado na capela do Registro segundo a verba de seu testamento.

Testamento:

(...) eu Coronel Manoel Rodrigues da Costa (...) faço este meu testamento na forma seguinte:

Testamenteiros: 1º a minha mulher Dona Joana Tereza de Jesus, 2º meu filho o Padre Manoel Rodrigues da Costa, 3º o meu irmão Antonio Rodrigues da Costa, em 4º ao Guarda mor Manoel Pereira de Alvim.

Meu corpo será sepultado nesta capela do Registro Velho de N. Sra do Pilar da qual sou padroeiro e envolto em hábito de N. Sra. do Monte do Carmo (...).

(...) sou casado por carta de ametade com D. Joana Tereza de Jesus de cujo matrimonio tenho doze filhos: = o Pe. Manoel Rodrigues da Costa = D. Maria Josefa da Costa, cc. Alferes Custodio Francisco Guimarães = D. Rosa Joaquina da Costa, cc. Jose Antonio de Figueiredo = D. Ana Joaquina da Costa = D. Francisca Dorotea da Costa, cc. João Gomes Aranha = D. Leonor Claudina da Costa = José = Joaquim = Francisco = Antonio = João = Bernardo, aos quais todos como meus filhos legítimos e por isso meus herdeiros forçados (...).

Sou f.l. de Miguel Rodrigues da Costa e Ignacia Pires, aquele já falecido e esta ainda a julgo viva, n/b na freg. de S. Miguel das Marinhas Arcebispado de Braga.

Sou testamenteiro do falecido Antonio de Affon.a a cuja testamentaria devo e ainda não dei contas; como tambem sou testamenteiro de Matias da Silva, da qual testamentaria não estão findas as contas no juizo onde pertence e tambem sou testamenteiro de meu genro o Capitão Manoel Monteiro de Pinho da qual testamentaria não está inda o inventário acabado.

Sou tutor dos órfãos do casal do falecido Capitão Manoel da Costa Gontigio e do casal do defunto Jose de Carvalho da Costa.

(...) uma cobrança em Vila Rica, pertencente a testamentaria do defunto meu tio Ignacio Martins do Pillar, da quantia de 500 e tantos mil réis do que sou devedor.

(...) fiz outra cobrança que se consederava perdida, porem os meus caixeiros deligenciaram de forma que vieram a cobrar 800 e tantos mil réis como consta dos meus livros pertencentes a testamentaria de Francisco Miz do Pillar.

(...) roguei ao Revdo. Paroco Antonio de Souza Montr. que este me escrevesse e como testemunha assinasse.

Citio do Registro Velho 12-12-1785 Manoel Rodrigues da Costa.

Codicilio:

Declaro que devo a Antonio Jose Rabello; declaro que devo a Antonio Glz R...;declaro que devo ao falecido Simão da Cunha.

Declaro que fiz venda de todos os bens que pertenciam a minha meação, tanto os de raiz como moveis e semoventes, cuja venda fiz a beneficio de meus herdeiros e credores, não com intuito de prejudicar nem a uns nem a outros, cuja venda fiz a meu sobrinho Manoel Rodrigues.

Hoje, Citio do Registro Velho 15-12-1785 Manoel Rodrigues da Costa.

 

      Manoel e Joana foram pais de doze filhos, segundo o testamento:

- Joana, nascida aos 29-09 e batizada aos 18-10-1767, não é citada no testamento paterno

Batismos - Barbacena - Registro Velho aos 18-10-1767 JOANNA nascida aos 29-09, f.l. do Capitão Manoel Roiz da Costa natural da freguesia de S. Miguel das Marinhas Com. Barcelos Arc. de Braga e s/m D. Joana Maria de Jesus natural da freguesia dos Carijós desta Comarca do Rio das Mortes; np de Miguel Rois da Costa e s/m Ignacia Pires naturais da dita freguesia das Marinhas; nm de Jose da Costa de Oliveira natural da freguesia de S. Vitor cidade de Braga e s/m Leonor Pereira natural da sobredita freguesia de Carijós. Padr.: Antonio Roiz da Costa, solteiro e Bernardina Caetana do Sacramento mulher de Jose Lopes de Oliveira.

1-1 Padre Manoel Rodrigues da Costa, batizado em 20-07-1754. Foi quem ficou encarregado das disposições do funeral da irmã Leonor.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 20-07-1754 na capela de S. Caetano de Paraopeba, filial desta matriz bat a Manoel, f.l. do Cap. Manoel Rodrigues da Costa e de Dona [dobra]anna Teresa de Jesus, moradores na freguesia da Borda do Campo na capela da Ibitipoca, nasceu aos dois do dito mês; foram padrinhos Jose da Costa de Oliveira e s/m D. Leonor Pereira de Jesus. Neto paterno de Miguel Rodrigues da Costa e de s/m Inacia Pires naturais da freguesia de S. Miguel das Marinhas Arc. Braga, e neto materno de Jose da Costa de Oliveira, n/b na freguesia de S. Vitor da cidade e Arcebispado de Braga e de D. Leonor Pereira de Jesus n/b nesta freguesia dos Carijós.

1-2 Maria Josefa da Costa casada com o Alferes Custódio Francisco Guimarães

 

1-3 Rosa Joaquina da Costa, natural de Barbacena onde aos 18-05-1774, casou com o Capitão Manoel Monteiro do Pinho, natural da freguesia de S. Martinho do Gandra, Comarca da Feira Bispado do Porto, filho de Antonio Monteiro de Pinho e Anna Francisca

Casamentos Barbacena - aos 18-05-1774 na capela de N. Sra, do Pilar do Registro Velho, Manoel Monteiro de Pinho, f.l. de Antonio Monteiro de Pinho e Anna Francisca, n/b na freguesia de S. Martinho do Gandra, com.ca da Feira, Bispado do Porto; = com Roza Joaquina da Costa, f.l. de Manoel Roiz da Costa e de Joanna Theresa de Jesus, n/b nesta freguesia.

          Pais de, q.d.:

1-3-1 Manoel Monteiro de Pinho, natural de Barbacena, na Capela do Livramento aos 28-02-1797 casou com Teresa Maria de Jesus, aí batizada aos 04-06-1780, filha do Capitão Antonio de Magalhães Passos e Maria Pereira das Neves

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 28 fev 1797 Livramento, Manoel Monteiro de Pinho, f.l. do Cap. Manoel Monteiro de Pinho e D. Rosa Joaquina da Costa, n. e b. freg. Barbacena;

c/ D. Teresa Maria de Jesus, f.l. do Cap. Antonio de Magalhães Passos e D. Maria Pereira das Neves, n. e b. nesta freguesia de Aiuruoca.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 04 junho 1780 Livramento - Theresa, f.l. de Antonio de Magalhães Passos e s/m Maria Pereira, padr.: Cap. Jose Ferreira Martins pp. que apresentou seu procurador Francisco da Costa Pereira e Maria Theresa de Novaes. Todos desta freguesia.

 

Rosa Joaquina também casou com José Antonio de Figueiredo. Tiveram, q.d.:

1-3-2 Ana, batizada aos 13-06-1797, padrinhos os tios maternos.

Barbacena - Batismo -Registro Velho aos 13-06-1797 Anna, f.l. de Jose Antonio de Figueiredo e Rosa Joaq.na da Costa, padr.: Antonio Roiz da Costa por pp q ap Francisco Roiz da Costa e Leonor Claudina da Costa, tios da batizada.

1-4 Ana Joaquina da Costa

1-5 Francisca Dorotea da Costa casada com João Gomes Aranha

1-6 Leonor Claudina da Costa, falecida em Barbacena aos 30-03-1831 com testamento onde declara filiação e institui por herdeiros as filhas de seu irmão Capitão Francisco Rodrigues da Costa (o inventariante) e o marido de uma delas, a quem deixou as partes que possuía na Fazenda do Registro Velho e terras na Fazenda de Torres (inventário neste site).

1-7 José

1-8 Joaquim, nascido aos 28-07 e batizado aos 31-08-1766. Joaquim Rodrigues da Costa, solteiro, faleceu em 30-06-1794.

Batismos - Barbacena - Registro Velho aos 31-08-1766 JOAQUIM nascido aos 28-07, f.l. do Capitão Manoel Rois da Costa natural da freguesia de S. Miguel das Marinhas Com. de Barcelos ARc. de Braga e s/m D. Joanna Maria de Jesus natural da freguesia de Carijós desta comarca; np de Miguel Roiz da Costa e s/m Ignacia Pires, naturais da dita freguesia Marinhas; nm de José da Costa de Oliveira, natural da freguesia de S. Vitor da cidade de Braga e s/m Leonor Pereira de Jesus natural da freguesia dos Carijós desta comarca e bispado. Padr.: José Antonio Barbosa, solteiro morador no Rio de Janeiro por pp q apres Manoel da Costa Gontijo, e Antonia Maria da Costa mulher do dito Manoel da Costa.

 

Barbacena, MG – Igreja N. Sra da Piedade. Aos 30-06-1794 faleceu Joaquim Roiz da Costa, solteiro, filho de D. Joana Tereza de Jesus V.ª, foi amortalhado no habito de S. Francisco, sepultado dentro da capela de N. Sra do Pilar do Registro Velho filial desta matriz de Barbacena. (pesq. Diego Duque Guimarães)

1-9 Francisco Rodrigues da Costa, capitão, testamenteiro e inventariante da irmã Leonor supra. Casou com Ana Custódia Engracia de São Francisco, filha do Sargento Mor Brás Alves Antunes e Luciana Clara de Santa Rosa. Geração na família “Os Alves Antunes”.

Batismos Barbacena - aos 25-12-1769 FRANCISCO nascido aos 14-12 deste, f.l. Cap. Manoel Rois da Costa natural da freguesia de S. Miguel das Marinhas C. de Barcellos Arc. de Braga e s/m D. Joanna Maria de Jesus natural da freguesia de Carijós deta comarca; np de Miguel Rois da Costa e s/m Ignacia Pires; nm de Jose da Costa Oliveira natural da freguesia de S. Vitor Arc. Braga e s/m Leonor Pereira de Jesus natural da freguesia de Carijós desta comarca e bispado. Padr.: Francisco José de Figueiredo, solteiro e AguidaTheresa de Jesus, tambem solteira.

1-10 Antonio, batizado aos 24-02-1771

Batismos  Barbacena, Registro aos 24-02-1771 ANTONIO, f.l. do Cap. Manoel Rodrigues da Costa e s/m Joanna Theresa de Jesus; np de Miguel Rodrigues da Costa e Ignacia Pires;nm do Sargento Mor Alexandre Pereira digo Joze da Costa Oliveira e s/m Leonor Pereira de Jesus, ele natural da freguesia de S. Miguel das Marinhas Arc. de Braga e esta natural da freguesia N. Sra. da Conceição deste bispado. Padr.: Alferes Manoel

 

1-11 João batizado em 27-09-1772.

Barbacena, MG aos 27-09-1772 na capela de N. Sra do Pilar do Registro Velho, filial desta matriz, bat a João, f.l. do Cap. Manoel Roiz da Costa, n. de S. Miguel de Marinhas comarca de Barcelos ARc. Braga, e de D. Joana Teresa de Jesus, n. da freguesia dos Carijos desta comarca e bispado, neto paterno de Miguel Roiz da Costa e de s/m Ignacia Pires, naturais da dita freguesia de S. Miguel, e neto materno de Jose da Costa de Oliveira n. da freguesia de S. Vitor da cidade de Braga e de s/m Leonor Pereira n. da sobredita freguesia dos Carijos. Foram padrinhos Antonio da Fonseca, solteiro e D. Maria Josefa da Costa, solteira filha do dito Cap. Manoel Rodrigues da Costa, todos desta freguesia. Nasceu no dia tres do dito mes e ano.

1-12 Bernardo Rodrigues da Costa. Na catedral de Mariana, com registro em Barbacena, aos 24-04-1805 casou com Inácia Brigida Coutinha, natural de Mariana, filha de Antonio Correa da Silva e Ana Perpetua

Barbacena, MG na Catedral de Mariana aos 24-04-1805 se receberam Bernardo Roiz da Costa, f.l. do Cel. Manoel Roiz da Costa e D. Joana Teresa de Jesus, natural desta freguesia = E Inacia Brigida Coutinha, f.l. de Antonio Correa da Silva e Ana Perpetua, n/b na mesma catedral. Test.: Cap. Jose Joaquim da Rocha e o Cap. Joaquim Coelho Duarte.

 

2- Antonio Rodrigues da Costa, batizado em 25-05-1737. 3º testamenteiro do irmão Manoel.

São Miguel das Marinhas, Esposende, Braga-PT Antônio, filho legítimo de Miguel Rodrigues e de sua mulher Ignácia Pires nasceu em os 22-05-1727 e aos 25 do mesmo mês e ano foi batizado, foram padrinhos Francisco Gonçalves solteiro filho que ficou de Bartolomeu Gonçalves e de sua mulher Catarina Martins, e Maria Pires mulher de João Brás todos do lugar de Sepães. Pe. Gabriel Pinheiro (pesq. Vinicius da Mata Oliveira)..

          Faleceu em Barbacena-MG aos 16-07-1797 com testamento. Solteiro, sem herdeiros forçados, instituiu herdeiros aos irmãos.

Barbacena, MG – Igreja N. Sra da Piedade óbitos - 16-07-1797 faleceu Antonio Rodrigues da Costa, solteiro, sep. dentro da capela de Santa Rita.

Testamento: (...) sendo no ano de 1797 na minha fazenda chamada e sita no Ribeirão de S. Rita, freguesia e termo da vila de Barbacena, eu Antonio Rodrigues da Costa (....) faço este meu testamento:

Testamenteiros: em 1º a meu irmão Cap. João Roiz da Costa e seu genro o Furriel Manoel Moreira da Silva, ambos undiso, e em segundo a meu sobrinho e afilhado João Roiz da Costa, em terceiro a meu compadre o Ten. Antonio de Almeida Ramos, e em quarto ao Tesoureiro dos Ausentes da Comaca.

Sou natural da freguesia de S. Miguel das Marinhas termo da vila de Espozende comarca de Barcelos Arc. de Braga, filho legitimo de Miguel Roiz da Costa e Ignacia Pires, já defuntos, e sempre vivi no estado de celibato e não tenho herdeiro algum forçado descendente nem ascendente. Instituto por meus herdeiros nas duas partes dos meus bens a meus irmãos o Cap. João Roiz da Costa, e ao Revdo P.e Domingos Roiz da Costa, e a meus sobrinhos e sobrinhas filhos do falecido meu irmão o Cel.  Manoel Roiz da Costa todos moradores nesta terra, e em Portugal a minhas irmãs Maria = Esperança = Agos.to moradores na dita minha freguesia.

Declaro que os bens que possuo são os q se acharem por meu falecimento e assim mais declaro que fiz doação de uma fazenda e umas casas constantes de uma escritura ao R.do P.e de S. Ana Chaves para o seu patrimonio os quais bens me devem tornar depois do falecimento do dito P.e conforme a condição com que lhe dei.

Sou sócio em igual parte com o T.te João Garcia Pereira e Manoel Bras de Almeida em o casco da fazenda sita na capela de S. Rita desta freguesia e termo = sou socio com meu irmão Cap. João Roiz da Costa em a fazenda denominada Ribeirão do Pilar desta mesma freguesia e termo e assim nas terras de cultura como tambem nas menores.

Declaro que as terras mencionadas em que sou sócio com o dito meu irmão por meu falecimento sedo na pessoa dele dito meu irmão, como não sendo ele vivo na mesma forma o sedo nas de seus herdeiros como tambem lhes perdoo tudo que ele ao mesmo tempo me dever.

Declaro que se me devem varias dividas. = Ordena missas = esmolas pias =

Legados: a meu sobrinho e afilhado João Roiz da Costa, filho de meu irmão Cap. João Roiz da Costa (...) = a m/sobrinha e afilhada Constança filha do dito meu irmão = dê a enjeitadinha que tenho criado por nome Rita (...) = liberta escravos = se dê 20$000 rs a cada um de todos os meus afilhados e afilhadas =

Recomendo a cobrança que me deve meu sobrinho Manoel Roiz, casado.

Tudo que restar da minha terça depois de cumpridos todos os meus legados se repartira por todos os meus parentes assim pela parte paterna como materna em igual parte pois os instituo por meus universais herdeiros dos ditos remanescentes.

Roguei a Antonio Rodrigues dos Santos que este por mim escrevesse, em o qual me assino em a minha dita fazenda sita no Ribeirão chamado de S. Rita aos cinco de junho de 1797 - Antonio Rodrigues da Costa

 

3- Maria, batizada em 03-11-1728. Herdeira do irmão Antonio, em 1797 residia em São Miguel das Marinhas.

São Miguel das Marinhas, Esposende, Braga-PT Maria, filho legítimo de Miguel Rodrigues e de Ignácia Pires do lugar de Sepães, nasceu aos 22-05-1728 e foi batizado nesta Igreja aos 3 dias do mês de novembro, foram padrinhos Custódio André solteiro filho que ficou de João André já falecido e de Domingas Alves e madrinha Catarina solteira filha que ficou de Bartolomeu Gonçalves e de sua mulher Catarina Gonçalves já defuntos. O Pe. Fra.co Ant.o Xavier (pesq. Vinicius da Mata Oliveira)..

4- João Rodrigues da Costa, batizado em 10-12-1730. Casou  com Felícia Maria da Fonseca, natural de Prados-MG, filha do Capitão Luiz Marques da Fonseca natural da vila de Santarem e de Rosa Maria de Bessa natural do Rio de Janeiro, família “Luiz Marques da Fonseca”.

São Miguel das Marinhas, Esposende, Braga-PT. João, filho legítimo de Miguel Rodrigues e de sua mulher Ignácia Pires do lugar de Sepães, nasceu aos 07-12-1730 e foi batizado nesta Igreja aos 10 do mesmo mês, foram padrinhos Antônio Gonçalves casado com Mariana Gonçalves e Ana solteira filha de João Gonçalves e de sua mulher Maria Rodrigues. O Pe. Antônio Fernandes (pesq. Vinicius da Mata Oliveira)..

Felícia faleceu viúva, com testamento, aos 19-09-1810. O casal teve seu inventário (neste site) aberto aos 06-06-1812 na Fazenda do Pilar da Ibitipoca, Termo de Barbacena, Comarca do Rio das Mortes. Eram proprietários das Fazendas o Pilar e o Esmeril.

Compareceram os filhos:

4-1 Manoel Rodrigues da Costa

4-2 Capitão João Rodrigues da Costa, casado com Vicência Faria Correa de Lacerda.

          Pais de, pelo menos:

4-2-1 Inocência, batizada aos 02-02-1797,

Barbacena - Batismos Ibitipoca aos 02-02-1797 INOCENCIA, f.l. do Cap. João Roiz da Costa e D. Vicencia Faria Correa de Lacerda. Padr.: Cap. João Roiz da Costa avo da batizada e D. In.ca Felizarda da Costa tia da mesma.

4-3 José Rodrigues da Costa, alferes, casado com Jacinta Teodora de Jesus. Faleceu durante a inventariança.

4-3-1 Maria Perpétua, legatária da avó paterna. “deixo a minha neta Maria Perpétua, filha de meu filho José Rodrigues da Costa, uma mulatinha por nome Sebastiana, de esmola

4-4 Maria Jacinta da Costa, batizada em 20-04-1767.

Barbacena, MG aos 20-04-1767 na capela de N. Sra da Conceição da Ibitipoca bat a Maria, f.l. do Cap. João Rodrigues da Costa e de D. Felicia Maria da Afonserca, foram padrinhos o Dr. Manoel Jose Dias, casado por pp a Antonio Rodrigues da Costa, e D. Luciana Clara de SAnta Rosa mulher do SArg. Mor Bras Alves Antunes tocando por pp desta D. Francisca Maria de Afonseca mulher do Cap. Manoel dos Santos Crasto, Nasceu no dia 3 de abril do dito ano e por não aparecer este assento me informei com pessoas fidedignas e com o mesmno padrinho da batizada e mandei lançar neste livro de Suplementos aos 13-01-1789

          Na capela de N. Sra da Conceição da Ibitipoca aos 23-02-1789, Maria Jacinta casou com o Capitão Manoel Moreira da Silva, batizado em 16-11-1760 na capela do Calambau, filial de Guarapiranga (Piranga/MG), filho de outro Manoel Moreira da Silva e Teresa Ferreira de Jesus.

(pesquisa de Vinícius da Mata Oliveira) Curia Metropolitana de Juiz de Fora-MG, Certidão de Casamento, periodo 1750-1801, folha 125v. Manoel Moreira da Sylva e Maria Jacinta da Costa. Aos 23-02-1789 depois de feitas as denunciações na forma do Conciliio Tridentino sem se descobrir impedimento e com provisão do Rdo. Dor. Vigario da Vara desta comarca na capela da Sra da Conceição da Ibitipoca filial desta matriz de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo o Pe. Manoel Rodriguez da Costa, de licença minha, assistio ao Sacramento do Matrimonio que entre si contrahirão Manoel Moreira da Sylva, filho leg. de M.el Moreira a S.ª e de Tereza Ferreira de Jesus, e Maria Jacinta da Costa, filha leg.ª de João Roiz da Costa e de Felicia M.ª da Afonceca; e lhes deu as bençãos nupciaes na forma do Ritual Romano. Sendo de tudo prezentes testemunhas Antonio Rodrigues da Costa, e João Pedro de Bustamante todos desta freguezia de que fis este acento. O vigario Dom Agostinho Pitta de Castro.

 

(Vinícius da Mata Oliveira) Piranga, MG N.Sra da Conceição - Calambau, Guarapiranga. Manoel filho legítimo de Manoel Moreira da Silva e de Teresa Ferreira de Jesus nasceu aos 08-11-1760 e foi batizado aos 16 do dito mês e ano na Capela do Calambau pelo Reverendo Joaquim (__) foram padrinhos Domingos (__) Valente (__) De que mandei fazer este assento que assinei. O Coadjutor Francisco Pereira (__).

             Viúva, Teresa Ferreira de Jesus, natural de Guarapiranga, filha de João Ferreira Pires e de Josefa Soares da Rosa, faleceu aos 27 de julho de 1807 na Capela de São Caetano do Xopotó (atual Cipotânea/MG) com testamento. Declarou onze filhos de seu casal: Anacleta, Rosa, Anastácia, José Moreira, Luís, João, Domingos, Antonio, Maria, Francisca e Manoel

(Vinícius da Mata Oliveira) Piranga, MG N.Sra da Conceição - São Caetano do Xopotó, Guarapiranga. Teresa Ferreira de Jesus viúva de Manoel Moreira da Silva de quem teve onze filhos Anacleta, Rosa, Anastácia, José Moreira, Luís, João, Domingos, Antônio, Maria, Francisca e Manoel, faleceu com todos os sacramentos e foi sepultada a 27-07-1807 dentro desta Capela de S. Caetano filial desta Matriz, filha legítima de João Ferreira Pires e Josefa Soares da Rosa, nascida e batizada nesta Matriz de Guarapiranga com seu testamento aprovado, amortalhada em Hábito de Nossa Senhora do Carmo de quem era Irmã Terceira, acompanhada por cinco sacerdotes, os Reverendos Antônio de Campos, Antônio Duarte Pinho, Narciso Soares e Manoel João Ferreira Almada e pelo Capelão Joaquim Francisco de Arruda por quem foi encomendada, os quais lhe disseram missa de corpo presente, assim de dois sacerdotes mais o Pe. Manoel da Silva e Araújo, e o Pe. José Pinho estes disseram só missa de corpo presente por não chegarem a tempo de a (__) foi sepultada na forma supra do que se faz este assento que assinei. O Coadjutor Manoel Dias Braga.

 

Foram filhos do Cap. Manoel Moreira e Maria Jacinta, e herdeiros da filha Teresa Luisa:

4-4-1 Felícia batizada em 14 de dezembro de 1789. Em 1853 Felícia Teodora estava casada com Manoel Pereira dos Santos, louco.

 (Vinícius da Mata Oliveira) Conceição de Ibitipoca, Barbacena. Aos 14-12-1789 na Capela de Ibitipoca filial desta Matriz de Borda do Campo o Padre José Ferreira Paiva de licença minha batizou e pôs os santos óleos a Felícia filha legítima de Manoel Moreira e Maria Jacinta da Costa. Padrinhos Antônio Rodrigues da Costa e Felícia Maria da Fonseca todos desta freguesia de que mandei fazer este assento. O Vigário Dom Agostinho Pitta de Castro.

4-4-2 Manoel Moreira Rodrigues, batizado em 23 de junho de 1791. Casou com Bernardina Carolina de São Joaquim, natural de Barbacena, filha de Jacinto Gonçalves Campos e Luisa Euqueria do Sacramento - família “Os irmãos Gonçalves Campos” Cap. 2º. neste site.

(pesq. Vinícius da Mata Oliveira) Conceição de Ibitipoca, Barbacena. Aos 23-06-1791 na Capela de Ibitipoca filial desta Matriz de Borda do Campo o Padre José Ferreira Paiva de licença minha batizou e pôs os santos óleos a Manoel filho legítimo de Manoel Moreira da Silva e Maria Jacinta da Costa. Padrinhos João Rodrigues da Costa e Teresa Ferreira de Jesus por procuração que apresentou Inocência Felizarda todos desta freguesia de que mandei fazer este assento que assinei. O Vigário Dom Agostinho Pitta de Castro.

         Já falecido em 1853, Manoel foi representado no inventário da irmã Teresa Luisa pelos sete filhos de seu casal, descritos na família supra citada.

4-4-3 Maria, batizada em 29 de dezembro de 1792. Não é citada no inventário da irmã Teresa e sim Maria Anacleta com 38 anos em 1853.

(Vinícius da Mata Oliveira) Conceição de Ibitipoca, Barbacena. Aos 29-12-1792 na Capela da Ibitipoca filial desta Matriz de Borda do Campo o Padre José Ferreira Paiva de licença minha batizou e pôs os santos óleos a Maria filha legítima de Manoel Moreira da Silva e Maria Jacinta. Padrinhos Agostinho Nogueira e Anacleta Rosa da Silva todos desta freguesia de que mandei fazer este assento. O Vigário Dom Agostinho Pitta de Castro.

4-4-4 Ana, batizada em 30 de novembro de 1797. Em 1853 Ana Esmeria estava casada com Joaquim Rodrigues Fernandes.

(Vinícius da Mata Oliveira) Conceição de Ibitipoca, Barbacena. Aos 30-11-1797 na Capela da Ibitipoca filial desta Matriz de Borda do Campo o Padre José Ferreira Paiva de licença minha batizou e pôs os santos óleos a Ana filha legítima de Manoel Moreira da Silva e Maria Jacinta. Padrinhos João Rodrigues da Costa e Inocência Felizarda por procuração de Rosa Angélica da Silva desta freguesia de que mandei fazer este assento que assinei. O Vigário Dom Agostinho Pitta de Castro.

4-4-5 Antonia Teodora de São José, batizada em 13-06-1798. Casou com José Caetano Rodrigues, filho do Alferes José Rodrigues de Oliveira e Ana Joaquina de São José - familia Bernardina Caetana do Sacramento.

4-4-6 Francisca Carolina, nascida aos 18 de abril de 1799 e batizada aos 29 do mesmo mês. Casou com José Alves Outeiro.

(Vinícius da Mata Oliveira) Conceição de Ibitipoca, Barbacena. Aos 29-04-1799 na Capela da Senhora da Conceição da Ibitipoca filial desta Matriz da Barbacena o Padre José Ferreira de Paiva de licença minha batizou e pôs os santos óleos a Francisca filha legítima do Furriel Manoel Moreira da Silva e Dona Maria Jacinta da Costa, foram padrinhos Francisco Dionísio Fortes de Bustamante Nogueira e Ana de São Pedro nasceu aos 18 do dito mês de que mandei fazer este assento. O Vigário Dom Agostinho Pitta de Castro.

4-4-7 Constancia Cândida de São Joaquim, viúva em 1853. Foi a segunda mulher de Jacinto Honorio (Rodrigues) de Paula, viuvo de Francisca Claudina de Paula e filho de Francisco de Paula Rodrigues e Constança Claudina da Costa. Geração na família Bernardina Caetana do Sacramento. Seus filhos foram tutelados pelo tio João Moreira Rodrigues.

Transcrito por Renata Diório e Disponibilizado por Vinícius da Mata Oliveira.

"Jacinto Honório de Paula e Constância Cândida de São Joaquim (Conceição da Ibitipoca, Registro: 95945, 38.9595, 1843)

Os Oradores Jacinto Honório de Paula, e Constança Cândida de São Joaquim, naturais, batizados e moradores na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Ibitipoca, se acham juntos e contratados para se receber em matrimônio; porém o não podem efetuar, sem que intervenha a Piedade da Igreja, dispensando com eles no impedimento da consanguinidade, em 2o grau de linha transversal igual, porquanto são primos [coirmãos], cujas mães são legítimas irmãs. As causas que apresentam para impetrar a dispensa do referido impedimento, são, entre outras, as seguintes:

 

Os oradores se amam reciprocamente para o fim do Matrimônio; o qual decerto é vantajoso à Oradora que tem trinta anos de idade; é órfã de pai e mãe; e necessita d'amparo para si, e d'administração, para os bens, que herdou dos mencionados seu pais, no valor, sim, de quatro contos, seiscentos e vinte dous mil, oitocentos  reis; mas quase toda esta quantia em escravos; e estes, avaliados, entre herdeiros, pelas estimativas de nascimento, e cor, sendo a porção de terras, que coube á cada um apenas dez ou doze alqueires; e não fazendo ela de renda líquida por falta d'aministração com mil réis - Deve, ainda com todo o mencionado dote, não tem a Oradora conseguido esposar-se, como deseja, com pessoa igual a si, sofrendo o desgosto de ver [frustadas] por duas vezes as mas esperanças e diligencias, uma das quais foi emprega com outro também seu parente (...).

 

(...) o orador é viúvo à quem ficou uma filha de idade a qual necessita, de quem a crie, e eduque, com Amor e Caridade. Ora , a Oradora já por ser sua Parenta, já por ser pessoa Religiosa e temente a Deus, deve desempenhar esta tarefa, melhor do que outra qualquer mulher estranha (...)"

4-4-8 João Moreira, batizado em 29 de novembro de 1807 Estava casado em 1853. João Moreira Rodrigues em 1857 foi nomeado tutor de seus sobrinhos, filhos de 4-4-7.

(Vinícius da Mata Oliveira) Conceição de Ibitipoca, Barbacena. Aos 29-11-1807 na Capela da Senhora da Senhora da Conceição da Ibitipoca filial desta Matriz da Barbacena o Padre José Ferreira de Paiva de licença minha batizou e pôs os santos óleos a João inocente filho legítimo de Manoel Moreira da Silva e de Dona Maria Jacinta da Costa, foram padrinhos Francisco Rodrigues da Costa e Dona Luísa Teodora todos desta freguesia de que mandei fazer este assento. O Vigário Dom Agostinho Pitta de Castro.

4-4-9 Teresa Luiza de Jesus faleceu solteira e demente. Foi inventariada em 1853 por seu cunhado José Caetano Rodrigues. Sem geração, herdaram seus irmãos.

ARQUIVO HISTÓRICO MUNCIPAL PROF. ALTAIR JOSÉ SAVASSI

Caixa: 15               Ordem: 15              Ano: 1853            Cód.: 1SVC

Disponibilizado por Vinícius da Mata Oliveira

Documento: Inventário

Inventariada: Teresa Luísa de Jesus

Inventariante: José Caetano Rodrigues

 

Fls. 01

Diz José Caetano Rodrigues que tendo aí perante juízo justificado a demência de Dona Teresa Luísa de Jesus, foi o suplicante nomeado curador da mesma e recebeu os seus bens como consta dos autos respectivos.

Tendo agora a dita Dona Teresa falecido na freguesia da Ibitipoca deste termo ficou o suplicante na posse dos bens da mesma por cuja razão que o suplicante proceder a inventário, visto haverem herdeiros menores (...)

 

Fls. 04 vº

Herdeiros irmãos da falecida Dona Teresa

1 Dona Felícia Teodora, casada com Manoel Pereira dos Santos, louco.

2 Dona Maria Anacleta, de 38 anos.

3 Dona Ana Esméria, casada com Joaquim Rodrigues Fernandes

4 Dona Antônia Teodora, casada com o inventariante

5 Dona Francisca Carolina, casada com José Alves Outeiro

6 Dona Constança Cândida de São Joaquim, viúva

7 João Moreira, casado

 

Sobrinhos da falecida inventariada filhos do falecido seu irmão Manoel Moreira Rodrigues

1 Dona Constança Umbelina, casada com Antônio Joaquim Pires

2 Dona Maria Bernardina, casada com Francisco José Moreira

3 Dona Elisiária, casada com Domiciano Ferreira Campos

4 Dona Balbina, solteira de 17 anos

5 Dona Ana, solteira de 13 anos

6 Manoel Jacinto, de 16 anos

7 José Jacinto, de 8 anos

 

Fls. 24 vº

Raiz

Nas benfeitorias da fazenda do Canta Galo cem mil réis – 100$000

Na casa velha da Ibitipoca uma parte, quatro mil réis – 4$000

Em terras de cultura na fazenda, um conto e oitenta mil réis – 1:080$000

Dinheiro contado em poder de Dona Bernardina viúva de seu irmão Manoel Moreira, duzentos e cinquenta e nove mil réis – 259$000

Idem em poder do inventariante, trezentos mil réis – 300$000

 

Fls. 29 vº

Monte-mor – 5:243$280

Contas e despesas do funeral – 103$280

Monte partível – 5:140$000

Pagamento da décima de heranças – 514$000

Monte líquido – 4:626$000

A cada herdeiro – 578$250

 

4-5 Francisco Rodrigues da Costa, capitão de ordenanças.

4-6 Ignácia Felizarda da Costa, batizada aos 27-11-1769. Casada com o Capitão João Gonçalves Pires

Barbacena - batismos - Capela N. Sra. da Conceição aos 27-11-1769 IGNACIA, f.l. de João Rois da Costa natural da freguesia de S. Miguel das Marinhas Termo da vila de Espozende Arc. de Braga e de Felicia Maria da Fon.ca natural de Prados; np de Miguel Rois da Costa e Ignacia Pires, da mesma freguesia de S. Miguel das Marinhas; nm do Capitão Luiz Marques da Fon.ca natural da vila de Santarem e de D. Rosa Maria de Bessa natural do Rio de Janeiro. Padr.: Lldo. Sebastião Correa, solteiro.

             Pais de, q.d.:

4-6-1 Rita, batizada aos 11-12-1802

Barbacena - batismo - Santa Rita aos 11-12-1802 Ritta, f.l. Cap. João Glz Pires e D. Ignacia Felizarda da Costa. Padr.: Cap. Mor Manoel de Sá Fortes Bustam.e Nogr.ª e D. Antonia Maria.

4-6-2 Francisca, batizada aos 29-10-1804

Barbacena - Batismo -  Ibitipoca aos 29-10-1804 Francisca, f.l. de João Glz Pires e D. In.ca Felizarda da Costa, padr.: Pedro Teixr.ª Nogr.ª e D. Ant.ª Fr.ca de Paula.

4-6-3 Vitória, batizada aos 27-04-1809

Barbacena - lv. 8 - Santa Rita aos 27-04-1809 Victoria, f.l. de João Glz Pires e de D. In.ca Feliz.da da Costa, padr.: Jose Mrz de Andrade e D. In.ca de Sa Fortes por pp q ap p Pe. Fr.co X.er Fortes.

4-7 Miguel Rodrigues da Costa, capitão de ordenanças. Casou com Maria José Rodrigues de Santana, filha de José Rodrigues da Cruz e sua segunda mulher Joaquina Maria de Rezende, neta paterna de João Rodrigues e Paula da Cruz, neta materna de Joaquim Ferreira da Silva e Ana Joaquina de Rezende, família “João de Rezende Costa”.

          Cap. Miguel e Maria José tiveram, q.d.:

4-7-1 João, nasceu em 20-01-1814 e foi batizado em Valença-RJ aos 21 de abril do mesmo ano.

Valença-RJ - Igreja Nossa Senhora da Gloria aos 21-04-1814 João n. aos 20-01, f.l. Cap. Miguel Rodrigues da Costa n/b na cap. Sra da Conceição da Ibitipoca filial da freg. de N. Sra da Piedade da vila de Barbacena e D. Maria Jose Rodrigues de Santa Ana n/b na freg. de N. Sra da Conceição do Alferes deste bispado do Rio de Janeiro NP Cap. João Rodrigues da Costa n. freg. S. Miguel, porto(?) e Mesão Frio da Prov. do Minho e s/m D. Felicia Maria da Fonseca n. da freg. de S. Jose da comarca ndo Rio das Mortes bispado de Mariana NM Jose Rodrigues da Cruz n. da cidade de Lisboa e s/m D. Joaquina Maria de Rezende n. da freg. da Piedade da vila de ------- PP Com. João Rodrigues Pereira de Almeida e D. Joaquina Maria de -----de, viuva.

 

4-8 Luiz Rodrigues da Costa, alferes. Na Capela do Livramento aos 26-11-1807 casou com Luiza Teodora de São José, aí batizada aos 17-04-1789.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos -  aos 26 nov 1807 - Livramento - Luiz Rodrigues da Costa, f.l. do Cap. João Rodrigues da Costa e D. Felicia Maria d'Affonseca, n. e b. freg. Barbacena; c/ D. Luisa Theodora de São Jose, f.l. Ten-cel Francisco da Cunha de Carvalho e D. Anna Victoria Pereira, n. e b. nesta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 17 abril 1789 Livramento - Luiza, f.l. do ten. cel. Francisco da Cunha de Carvalho e d. Anna Vitoria Pereira; padr.: Alf. Antonio da Costa Pereira solteiro e D. Margarida da Cunha, filha do cel. Antonio da Cunha de Carvalho, todos desta freguesia.

 

          Luiza era filha do Tenente Coronel Francisco da Cunha de Carvalho, natural de Santo André de Molares Arcebispado de Braga, e de Ana Vitória Pereira, natural de São João del Rei, casados em Serranos aos 09-10-1772, neta paterna de Antonio da Cunha e Theodosia Alves, neta materna de Francisco da Costa Pereira e Helena Maria de Jesus.

          Luiz Rodrigues da Costa faleceu sem testamento em 06-08-1821 e foi inventariado no mesmo ano, inventário neste site. Durante a inventariança Luiza casou segunda vez com o Tenente José Martins de Andrade.

Geração na família “Os irmãos Cunha de Carvalho - Carvalho da Cunha”.

 

4-9 Constancia Claudina da Costa, aos 19-09-1796 casou com o Alferes Francisco de Paula Rodrigues. Geração na família “Bernardina Caetana do Sacramento”.

Casamento Capela Nossa Senhora da Conceição da ----, filial da matriz de Barbacena. Aos 19-09-1798 Francisco de Paula Rodrigues, f.l. de Jose Rodrigues Braga e de Bernardina Caetana do Sacramento; = Constancia Claudina da Costa, f.l. do Capitão João Rodrigues da Costa e de Felicia Maria da Fonseca.

 

5- Padre Domingos Rodrigues da Costa, batizado em 03-10-1734. Herdeiro do irmão Antonio. Residia em Minas em 1797.

São Miguel das Marinhas, Esposende, Braga-PT. Domingos filho legítimo de Miguel Rodrigues e de sua mulher Ignácia Pires nasceu aos 30-09-1734 e foi batizado em perigo de morte em casa por Domingos Gonçalves solteiro aos 3 dias do mês de outubro. Foram padrinhos o mesmo batizante supra e Maria solteira filha natural de Serafina Alves. O Pe. Francisco Borges dos Reis (pesq. Vinicius da Mata Oliveira)..

6- Mariana, gemea do anterior. Não foi citada no testamento do irmão Antonio.

São Miguel das Marinhas, Esposende, Braga-PT Mariana filha legítima de Miguel Rodrigues e de sua mulher Ignácia Pires nasceu aos 30-09-1734 e foi batizada aos 3 de outubro da mesma era, foram padrinhos Custódio Martins do Pilar solteiro filho legítimo de Domingos Pires e de sua mulher Maria Antônia e Angélica solteira filha legítima de Antônio Pires e de sua mulher Maria Martins. O Pe. Francisco Borges dos Reis (pesq. Vinicius da Mata Oliveira)..

7- Agostinho, batizado em 28-02-1737. Em 1797 residia em São Miguel de Marinhas,

São Miguel das Marinhas, Esposende, Braga-PT. Agostinho, filho legítimo de Miguel Rodrigues e de sua mulher Ignácia Pires do lugar de Sepães, nasceu aos 25-02-1737 e foi batizado nesta Igreja aos 28 do mesmo mês, foram padrinhos Agostinho Correa de Carvalho, da freguesia de São Bartolomeu do Mar e Domingas solteira filha que ficou de Bartolomeu Gonçalves e de sua mulher Domingas da Costa do lugar de Sepães. Coadjutor Ant.o F.rz (pesq. Vinicius da Mata Oliveira)..

8- Esperança, batizada em 19-06-1739. Em 1797 residia em São Miguel de Marinhas,

São Miguel das Marinhas, Esposende, Braga-PT Esperança, filha legítimo de Miguel Rodrigues e de sua mulher Ignácia Pires do lugar de Sepães, nasceu aos 12-06-1739 e foi batizado nesta Igreja aos 19 do mesmo mês, foram padrinhos Bento Correa de Carvalho da freguesia de São Bartolomeu do Mar e Maria Gonçalves do lugar de Sepães digo Maria solteira, filha que ficou de Bartolomeu Gonçalves do lugar de Sepães desta freguesia e por verdade fiz este assento. Paulo de Oliveira Velho (pesq. Vinicius da Mata Oliveira)..

9- Antonia, batizada em 15-06-1743. Não foi citada no testamento do irmão Antonio.

São Miguel das Marinhas, Esposende, Braga-PT Antônia, filha legítima de Miguel Rodrigues e de Ignácia Pires do lugar de Sepães nasceu aos 13-06-1743 e foi batizado aos 15 do mesmo mês e ano, foi padrinho José Francisco solteiro filho de Maria Francisca viúva e madrinha Maria da Costa solteira filha de Manoel Fernandes e Maria da Costa ambos do mesmo lugar. O Pe. Paulo de Oliveira Velho (pesq. Vinicius da Mata Oliveira)..

10- Francisco, batizado em 24-10-1745. Tambem não foi citado.

São Miguel das Marinhas, Esposende, Braga-PT Francisco, filho legítimo de Miguel Rodrigues e de sua mulher Ignácia Pires do lugar de Sepães, nasceu aos 22-10-1745 e foi batizado nesta Igreja aos 24 do mesmo mês, foram padrinhos Manoel Alves Martins e Esperança filha de Antônio Lourenço do lugar de Sepães. O Pe Luís de Souza (pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

 

 

________________________________________________________________________________________________________________

 

Ascendência de Ignácia Pires

 

 

Vinicius da Mata Oliveira

 

PAIS

 

2- Antônio Pires, do lugar de Redemoinhos, casou-se aos 21 de junho de 1702 com Maria Martins. Antônio faleceu aos 13 de novembro de 1729

São Miguel das Marinhas, Esposende. Aos 21-06-1702 se receberam em minha presença dadas as denunciações na forma do Sag.do Conc.o Trid.o Ant.o Pi.z f.o de Gregório Pi.z e Ant.a F.rz com M.a M.iz f.a de D.os M.iz e Ana Dias todos do lugar de Redemoinhos não ouve impedimento. João de Faria.

 

São Miguel das Marinhas, Esposende. Aos 13-11-1729 faleceu Antônio Pires da Torre casado com Maria Martins do lugar de Redemoinhos desta freguesia de São Miguel das Marinhas com todos os sacramentos não consta que fizesse testamento foi sepultado dentro da Igreja tem obrigação de sua alma a dita sua mulher e por verdade fiz este assento que assinei dia, mês, era ut supra. O Vig.ro Urbano de Faria Machado.

 

3- Maria Martins, também do lugar de Redemoinhos

 

 

AVÓS

 

4- Gregório Pires, de Redemoinhos, casou-se aos 24 de outubro de 1670 com:

São Miguel das Marinhas, Esposende. Aos 24-10-1670 se receberam Gregório P.iz fº de Ant.o P.iz e M.a M.iz com Ana F.rz fª de P.o F.rz e Isabel Dias do lugar de Redemoinhos e não saiu impedimento, t.as M.el M.iz Ant.o P.iz Fr.co Dias e por verdade assino ut supra. O Cura D.os da Costa.

 

5- Ana Fernandes, faleceu em 23 de dezembro de 1680.

São Miguel das Marinhas, Esposende. Aos 23-12-1680 faleceu com todos os sacramentos Ana F.rz do lugar de Redemoinhos sepultou-se dentro da Igreja não fez testamento tem obrigação de sua alma Gregório P.iz marido e por verdade me assino ut supra. João de Faria.

 

6- Domingos Martins, casou-se aos 31 de outubro de 1666 com Ana Dias. Domingos faleceu aos 09 de dezembro de 1680

São Miguel das Marinhas, Esposende. Em o último dia de 10-1666 se receberam D.os M.iz fº de M.el M.iz da gandra e de M.a G.lz de Redemoinhos com Ana Dias fª de André Dias e de Justa M.iz todos de Redemoinhos corridos os pregões não ouve impedimento estando todos os fregueses presentes e por verdade me assino era ut supra. João de Faria.

 

São Miguel das Marinhas, Esposende. Aos 09-12-1680 faleceu D.os M.iz Agudo de Redemoinhos com todos os sacramentos não fez testamento tem obrigação de sua alma Ana Dias m.er e por verdade me assino ut supra. João de Faria.

 

7- Ana Dias, faleceu em 18 de setembro de 1721

São Miguel das Marinhas, Esposende. Aos 18-09-1721 faleceu Ana Dias mulher que foi de Domingos Martins do lugar de Redemoinhos desta freguesia de São Miguel das Marinhas com todos os sacramentos não fez testamento foi sepultada dentro da Igreja tem obrigação de sua alma seu genro Antônio Pires e por verdade fiz este assento que assino dia, mês, era ut supra. O Vig.ro Urbano de Faria Machado.

 

 

BISAVÓS

 

8- Antônio Pires, casou-se com Maria Martins aos 12 de janeiro de 1642. Faleceu aos 25 de março de 1688

São Miguel das Marinhas, Esposende. Aos 12-01-1642 recebi eu Amador de Aguiar vig.ro desta freguesia de São Miguel das Marinhas a Ant.o P.iz fª de Ant.o P.iz e de sua mulher Ana M.iz já defuntos com M.a M.iz fª de Fr.co M.iz mercador e de Ana F.rz todos desta freguesia moradores na aldeia de Redemoinhos e lhe dei os banhos em três domingos e dias santos contínuos conforme o Sagrado Concílio Tridentino T.as que presentes estavam Ant.o Ro.iz Fr.co G.lz e Pascoal Aº. Amador de Aguair.

 

São Miguel das Marinhas, Esposende. Aos 25-03-1688 faleceu com todos os sacramentos An.to P.iz de Redemoinhos foi sepultado no meio do corpo da Igreja não fez testamento tem obrigação de sua alma seu fº Gregório P.iz e por verdade me assino ut supra. João de Faria.

9- Maria Martins, moradora na aldeia de Redemoinhos.

 

10- Pedro Fernandes, casou-se aos 12 de outubro de 1642 com

São Miguel das Marinhas, Esposende. Aos 12-10-1642 recebi eu Amador de Aguiar vig.ro desta freguesia de São Miguel das Marinhas a Pº F.rz fº de Pº F.rz já defunto e de sua mulher C.na M.iz com Isabel Dias fª de D.os Dias já defunto e de sua mulher M.a Dias rz todos desta freguesia moradores na aldeia de Redemoinhos e lhe dei os banhos em três domingos e dias santos contínuos conforme o Sagrado Concílio Tridentino. Amador de Aguair.

11- Isabel Dias

 

12- Manoel Martins, da Gandra.

13- Maria Gonçalves, de Redemoinhos.

 

14- André Dias,

15- Justa Martins, ambos de Redemoinhos.

 

 

TRISAVÓS

 

 

16- Antônio Pires,

17- Ana Martins, ambos já falecidos em 12 de janeiro de 1642

 

18- Francisco Martins, mercador

19- Maria Fernandes

 

20- Pedro Fernandes, já falecido em 12 de outubro de 1642

21- Catarina Martins

 

22- Domingos Dias, já falecido em 12 de outubro de 1642

23- Maria Dias, falecida aos 03 de dezembro de 1657

São Miguel das Marinhas, Esposende. Aos 03-12-1657 faleceu M.a Dias mulher que foi de D.os Dias do lugar de Redemoinhos com todos os sacramentos e por verdade fiz este que assinei dia, mês e ano ut supra. O Vig.ro Antônio de Araújo.