PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Miguel Ribeiro da Silva

(atualizado em 27-fevereiro-2017)

 

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

 

 

Miguel Furtado filho de Francisco Furtado, falecido com testamento de 01-12-1689 e inventariado em 07-06-1691, e de Izabel Ribeiro, neto paterno de Daniel (ou Leonel) Furtado e Gracia Mendes, neto materno de Domingos da Silva e Maria Ribeiro de Alvarenga - família “Os irmãos Furtado” Cap. 2º, neste site.

 

Miguel Furtado solteiro em 1689, já era casado em 07-06-1691.

 

Com o nome de Miguel Ribeiro da Silva casou primeira vez com Maria Micaela de Castro falecida em 14-08-1742.

 

Segunda vez em 29-11-1745, já com 80 anos, Miguel tirou provisão para se casar com Mecia Raposa de Siqueira, filha de João do Prado da Cunha e de Maria Paes de Siqueira e viúva de João da Cunha Portes falecido no sertão dos Goiases. Geração de Mécia e João da Cunha em SL. 3º, 247, 3-3.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1745

Miguel Ribeiro da Silva e Mecia Raposa de Siqueira 29-11-1745

Diz Miguel Ribeiro da Silva, f.l. de Francisco Furtado e de s/m Izabel Ribeira, viuvo de Maria Micaela de Castro, naturais da cidade de S. Paulo = com Mecia Raposa de Siqueira, f.l. de João do Prado da Cunha e de s/m Maria Paes de Siqueira, viuva de João da Cunha Portes, fregueses da cidade de S. Paulo.

 

Igreja Paroquial da cidade de S. Paulo: (...) assentos de defuntos: aos 14-08-1742 faleceu Maria Micaela de Crasto, mulher que foi de Miguel Ribeiro, com todos os sacramentos, sepultada na capela de N. Sra do Bom Sucesso. Deixou por seus testamenteiros João da Silva Ribeiro e a seu marido Miguel Ribeiro da Silva. S. Paulo, 27 de novembro de 1745.

 

Depoimento do contraente Miguel Ribeiro da Silva, n/b nesta cidade de S. Paulo, f.l. de Francisco Furtado e de s/m Izabel Ribeira, de idade que disse ser de oitenta anos (...) e que tinha sido casado com Maria Micaela de Crasto a qual falecera tres para quatro anos nesta cidade.

Depoimento da contraente Mecia Raposo de Siqueira, n/b nesta cidade de S. Paulo, f.l. de João do Prado e de Maria Paes, de idade que disse ter de 30 anos pouco mais ou menos (...); que tinha sido casada com João da Cunha Portes o qual falecera no caminho das minas dos Goyas havera catorze anos (...).

 

 (...) o qual João da Cunha Portes fazendo viagem para os Guayases faleceu nesse sertão de picada de uma cobra e por ser sertão longe de povoação e igreja lhe não puderam dar sepultura no sagrado o sepultara nessa paragem havera treze anos (...) justificar o obito do defunto seu marido.

Testemunhas: Alf. Aleixo Graces da Cunha - Antonio Cardoso da Silveira - Mateus de Siqueira.

 

          Miguel faleceu em S. Paulo aos 01-07-1748 estando “preso na cadeia desta cidade”. Teve geração legítima e adulterina

SP, SP Igreja N. Sra da Assunção ao 01-07-1748 faleceu Miguel Ribeiro casado com Mecia Raposa de Siqueira, do bairro de S. Miguel, estando preso na cadeia desta cidade. Foi sepultado dentro desta igreja da Sé donde era fregues. Fez seu testamento; no poder de sua mulher deixava um caderno que continha o que se lhe devia e tambem o que ele devia, e que a mais dos seus negocios daria solução seu filho João da Silva Ribeiro; testamenteiro ao Alf. Aleixo Garces, a seu filho João da Silva Ribeiro, a Jose de Medeiros e a Antonio Branco.

 

Foram filhos de Miguel Ribeiro da Silva, q.d.:

1- Izabel Ribeira, filha legitima de Miguel Ribeiro da Silva e sua primeira mulher Maria Micaela de Castro. Em Santo Amaro aos 20-08-1708, casou com Manoel da Silva Ferreira, filho de José da Silva Preto e de s/m Maria Ferreira, naturais da vila de Chaves Arc. Braga.

Santo Amaro, SP aos 20-08-1708 se receberam Manoel da Silva Ferreira, f. de Jose da Silva Preto e de s/m Maria Ferreira, naturais da vila de Chaves Arc. Braga = com Izabel Ribeira, f. do C. Miguel Ribeiro e de s/m M.ª de Crasto. TT. Garcia Roiz Velho, João Paes Domingues, Sebastiana de Pontes, Custodia Dias.

 

 

Miguel e Domingas Moreira, irmã de Catarina de Candia, tiveram q.d:

2- João da Silva Ribeiro

3- Teresa Ribeiro da Silva

 

e muito provavelmente, filha de ambos:

4- Mariana Pedrosa

 

2- João da Silva Ribeiro batizado em 28-10-1705 em Santo Amaro. Testamenteiro paterno e de Maria Micaela de Castro.

Matriz de Santo Amaro – Aos 28-10-1705; bat. João, filho adulterino de Miguel Ribeiro da Silva. Foram padrinhos Miguel de Eiró Chaves e Izabel Ribeira.

 

          Casou em Santo Amaro aos 10-07-1724 com Mariana Domingues (ou Sardinha).

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 10-07-1724 feitas as denunciações como manda o Concilio se receberam in Faciie Eclesie  João da Silva Ribrº com. Mariana Sardinha de q forão testemunhas  Luiz Porrate, Anto Coelho, e Ignes de Pontes e Mª Pedr() mes e era supra.

          Mariana era filha de Jeronimo Pereira Sardinha e Clara Domingues, casados em Santo Amaro em 1700. Neta paterna de Gaspar Sardinha e Maria Berreto Luiz, e neta materna de Guilherme Vicente e Justina Luiz.

Matriz de Santo Amaro – Casamentos – Aos 25-08-1700; Hieronimo Pereira Sardinha, filho de Gaspar Sardinha e Maria Barreta Luiz já defunta; com Clara Domingues, filha de Guilherme ----- e (Jus)tina Luiz do Paço Testemunhas: Domingos Antunes, ---- Nardy, Mariana Barreta e Clara Domingues

 

          Foram moradores em Santo Amaro onde João teve escravos, servos e administrados.

 

          Em solteiro, João da Silva Ribeiro teve:

2-1n- Miguel, filho natural de Antonia, batizado em 19-12-1723

Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 19-12-1723; Miguel; filho natural de João da Silva Ribeiro e de sua mae Antonia; Padrinhos: Mathias da Silva e Ignacia Pontes.

 

Filhos de João e Mariana que encontramos em diversas freguesias:

 

2-1 Pedro da Silva, batizado em 1725 em Santo Amaro onde casou aos 06-07-1758 com Angela Maria Pedrosa, filha natural de Antonio Mendes e Mariana Pedrosa, neta paterna de João Mendes e Domingas Vicente, neta materna de Domingas Moreira, 4-1 abaixo

Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 19-05-1725; PEDRO; filho de João da Silva e Mariana Sardinha; Padrinhos: Francisco Fco Xavier casado e Clara Domingues viuva.

 

Matriz de Santo Amaro - Casamentos- Aos 06-07-1758; sendo dispensados no 3º grau de sanguinidade, Pedro da Silva, desta, fl de João da Silva Ribeiro e Mariana Domingues, np de Miguel Ribeiro e Domingas Pedrosa, nm de Fulano (sic) Sardinha e Clara Domingues, desta; cc. Angela Maria Pedrosa, filha natural de Antonio Mendes e Mariana Pedrosa, np de João Mendes e Domingas Vicente, nm (não sabe do avô) e Domingas Moreira, desta. T: Francisco Xavier Gonçalves e Vicente Ferreira Machado.

2-2 Maria Perpétua da Luz, citada por Silva Leme, casou em Sorocaba aos 07-09-1756 com Francisco Xavier de Almeida, natural de Itu, filho de João Paes de Almeida e Maria Antunes de Moura. Ele era viúvo de Escolastica de Moraes com geração na família Bento de Oliveira Pires.

Sorocaba-SP Igreja N. Sra da Ponte - aos 07-09-1756 nesta matriz onde ambos os contraentes são fregueses e testemunhas o Cap. Joseph de Almeida Leme, casado e o Revdo Padre Raphael Tobias. Francisco Xavier de Almeida, natural da vila de Itu, f.l. de Joam Paes de Almeida e Maria Antunes de Moura e viuvo de Escolastica de Moraes, moradora que foi da freguesia de Cotia, neto paterno não souberam dizer, neto materno de João de Moura Gaviam natural de Lisboa e s/m Maria da Luz natural de S. Paulo = cc Maria Perpetua da Luz, n. da freguesia de Santo Amaro, f.l. Joam da Silva Ribeiro n. de S. Paulo e Mariana Domingues n. de Santo Amaro, neta paterna de Miguel Ribeiro da Silva n. de S. Paulo e s/m Domingas Moreira n. de Santo Amaro, neta materna de Jeronimo Pereira Sardinha, de Santo Amaro e s/m Clara Domingues tambem de Santo Amaro.

 

2-2-1 Tereza Maria, nascida em Sorocaba onde casou em 22-12-1778 com José de Proença de Abreu, filho de Romão de Proença e Francisca Monteira

Igreja de N Sra da Ponte de Sorocaba – Casamentos – Aos 22-12-1778 se receberão em Face da Igreja por palavras de presente José de Proença Abreu natural desta villa filho de Romão de Proença e Francisca Montera;com Thereza Maria natural desta villa filha de Francisco Xavier natural da villa de Ytu e Maria Perpetua da Luz natural de Santo Amaro; o contraesnte np de Antonio de Proença nat de Parnahiba e Gertrudes Domingues desta villa, nm de Sylvestre Ribeiro natural de Portugal e Joana Ribeira nat do Rio de Janeiro, A contranete np de João Pais de Almeyda nat do Rio de Janeiro e Maria Antunes de São Paulo, nm de João da Sylva e Mariana Domingues, de Santo Amaro.

2-3 Antonio da Silva Ribeiro, casou em Sorocaba aos 17-12-1765 com Ana Maria, enteada de Maria Perpétua (1-1 supra), filha de Francisco Xavier de Almeida sua primeira mulher Escolastica de Moraes. No termo do casamento alguém cometeu um engano quanto aos avós maternos de Ana Maria, que de fato foram José de Moraes Pires e Izabel Gonçalves Paes, moradores na Cotia.

Igreja de N Sra da Ponte de Sorocaba – Casamentos – Aos 17-12-1765 – se receberão solenemente em Face da Igreja conforme os Ritos Antonio da Sylva Ribeyro filho de João da Sylva Ribeyro e Marianna Domingues naturais de Santo Amaro, np de Miguel Ribeyro da Sylva e Domingas Moreyra, e por materna não sabe; com Anna Maria natural da Cutia filha de Francisco Xavier de Almeyda e Escolastica de Moraes, esta da Cotia e aquele de Ytu., np de João (apagado) natural de Parnahiba e Maria Antunes de Moura de São Paulo, nm de João de Moura e Maria da Luz.

2-4 Euzebio Domingues da Silva, batizado em Santo Amaro aos 26-09-1734, casou em Rio Pardo-RGS com Josefa Maria da Apresentação, filha de Manoel Caetano da Fonseca e Ana Branca Machado. Com geração na família ”Nunes de Pontes”, Cap 1º, § 1º.

Matriz de Santo Amaro- batismos - 26- 09-1734; Eusebio, filho de João da Silva Ribeiro e Mariana Domingues; Padrinhos: Jose Domingues filho de Salvador Domingues Gandra e Aplonia Mor digo Paula Moreira da Silva filha solteira do defunto Mathias Rodrigues da Silva,

2-5 Luzia, batizada em Santo Amaro aos 17-02-1737

Matriz de Santo Amaro – Batismos- Aos 17-02-1737; Luzia, filha de João da Silva Ribeiro e Mariana Domingues; Padrinhos: Miguel Ribeiro da Silva e Maria Machada mer de Martinho Rodrigues Gato.

 

3- Teresa Ribeiro da Silva, natural de Santo Amaro. Casou com Garcia Rodrigues Velho, filho de Pedro Lamim e Izabel Rodrigues Velha natural de Santos.

          Garcia e Tereza foram moradores em Mogi das Cruzes, onde batizaram filhos q.d:

3-1 Miguel, batizado em Mogi das Cruzes em 26-10-1726.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 26-10-1726 Miguel, f.l. Gracia Rodrigues e Teresa Ribeira da Silva, padr.: Lcdo. Domingos Lopes de Godoy e Catarina de Lemos.

3-2 Pedro, em 09-01-1729

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 09-01-1729 Pedro, f.l. Gracia Rodrigues e Teresa Ribeira, padr.: Licenciado Domingos Lopes de Godoy e Izabel Correa. Passei aqui este assento que recebi, Mogi 24-01-1729.

3-3 João Rodrigues Furtado, natural de Mogi das Cruzes. Casou em Conceição dos Guarulhos aos 16-08-1760 com Izabel da Cunha Pontes, filha de Sebastião Sutil da Cunha (ou Sebastião da Cunha Pontes) e Ana Rodrigues Barbosa naturais de Mogi das Cruzes, neta paterna de Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes naturais de Mogi das Cruzes, neta materna de Domingos Barbosa Calheiros e Maria Paes da Assunção naturais da Conceição dos Guarulhos, conforme se vê nos documentos que reunimos nas famílias “Antonio Alves Couceiro” e “Nunes de Pontes” Cap. 1° § 3º. (Salvador de Pontes do Canto). Domingos é citado por hipótese não confirmada em SL 8, 242, 2-1, como filho do Capitão Domingos Barbosa Calheiros e Maria Maciel, quando de fato é neto deles.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. - aos 16-08-1760 nesta igreja e testemunhas Joseph Barbosa de Lima Paes, solteiro e Joseh de Camargo Paes, solteiro fregueses da cidade. João Rodrigues Furtado, f.l. Guarcia Rodrigues Velho e Theresa Ribeira, natural da vila de Mogi das Cruzes, np Pedro Lamin e Izabel Rodrigues esta natural da vila de Santos e ele natural da vila de Jacarei e pela materna de Miguel Ribeiro Furtado natural de Santo Amaro e Maria Moreira natural de Santo Amaro = cc Izabel da Cunha Pontes, f.l. Sebastião Sutil da Cunha e Ana Rodrigues Barbosa naturais da vila de Mogi das Cruzes, neta paterna de Manoel da Cunha Lobo natural de Mogi das Cruzes e Izabel de Pontes natural de Mogi, e pela materna de Domingos Barbosa natural desta freguesia e Maria Paes natural desta freguesia.

 

3-4 Ana Rodrigues da Silva, natural de Mogi das Cruzes onde foi batizada aos 18-09-1743. Aos 25-01-1764 casou com Francisco da Silva de Carvalho, batizado em Santo Amaro aos 05-09-1737, filho de José da Silva de Carvalho e Maria Nunes de Tavora naturais de Santo Amaro, neto paterno de Salvador Rodrigues Missel e Maria de Carvalho, neto materno de Caetano Ribeiro da Silva e Maria Nunes de Tavora.

          Tiveram que pedir dispensa por serem parentes em 4º grau mixto de 3º, porque Domingas Moreira, avó de Ana, era irmã de Catarina de Candia, bisavó de Francisco. No processo foram anexadas as certidões de batismos de Ana e Francisco

ACMSR ano 1764 Dispensa Matrimonial

Francisco da Silva de Carvalho e Ana Rodrigues - 17-01-1764

Impedimento de consanguinidade em 4º grau misto com 3º porque:

- Catarina de Candia e Domingas Moreira eram irmãs, e daquela procedeu Maria Nunes e desta outra Maria Nunes de Tabora mãe do orador Francisco da Silva de Carvalho.

De Domingas Moreira nasceu Teresa Ribeira mãe da oradora Ana Rodrigues.

 

Batismo: aos 5 de setembro de 1737  bat a Francisco, f.l. de Jose da Silva de Carvalho e s/m Maria Nunes, foram padrinhos Luiz Dias, filho solteiro de Antonio Dias Furtado, e Antonia da Rocha viuva de Antonio ------ Serqueira, todos moradores nesta freguesia de Santo Amaro.

 

Francisco da Silva de Carvalho, f.l. de Jose da Silva de Carvalho e Maria Nunes de Tabora com Ana Rodrigues, f.l. de Garcia Roiz Velho e Teresa Ribeira da Silva. O contraente n/b nesta freguesia de Santo Amaro e a contraente em Santa Ana das Cruzes de Mogi.

Em um dos livros de batizados a f 98(?): Aos dezouto de setembro de 1743 bat a Ana, f.de Garcia Rodrigues Velho e de s/m Teresa Ribeira. Padrinhos João da Silva e Mariana Domingues

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 25-01-1764 Francisco da Silva de Carvalho, f.l. Jose da Silva de Carvalho e Maria Nunes de Tabora nts todos de Sto Amaro deste bispado, np Salvador Rodrigues Missê e Maria Carvalho nts da dita freguesia de Santo Amaro, nm Caetano Ribeiro da Silva e Maria Nunes de Tavora nts da mesma freg.. de Santo Amaro = cc Ana Rodrigues da Silva, n. desta, f.l. Garcia Rodrigues Velho e Teresa Ribeira da Silva nts desta vila, np Pedro Lamim e Izabel Rodrigues Velha nts da vila de Santos deste bispado, nm Miguel Ribeiro da Silva e Domingas Moreira nts da freg. Sto Amaro deste bispado.

 

Matriz de Santo Amaro – Batismos – Aos 05-09-1737; Francisco, filho de Joseph da Sylva Carvalho e Maria Nunes; Foram padrinhos: Luiz Dias filho solteiro de Antonio Dias Furtado e Antonia da Rocha viúva.

 

3-5 Maria Rodrigues da Silva batizada aos 09-06-1746 na Capela da Ajuda. Casou aos 22-06-1765 com João Batista Pedroso, batizado em Santo Amaro aos 21-11-1742 filho de João Batista Pedroso (ou Batista da Costa) e Maria da Silva, de Santo Amaro, neto paterno de Salvador Rodrigues e Maria da Silva, neto materno de João da Costa e Maria Silveira. Certidões dos batismos de ambos em seu processo matrimonial.

ACMSP ano 1765 Dispensa Matrimonial.

Autos de Casamento de João Batista Pedroso e Maria Rodrigues da Silva - 26-05-1765

João Batista Pedroso, f.l. de João Batista Pedroso, ja defunto e de s/m Maria da Silva todos moradores e fregueses de S. Amaro - e Maria Rodrigues da Silva, f.l. de Garcia Rodrigues Velho, ja defunto e de s/m Teresa Ribeira, todos moradores na vila de Mogi das Cruzes.

Batismo a f. 113: aos 09-06-1746 na capela da Sra da Ajuda bat a Maria, f. de Garcia Rodrigues Velho e s/m Teresa Ribeira, padrinhos João da Silva Ribeiro e Messia Correa de Siqueira, todos desta freguesia. Vila de Mogi 05-05-1762.

Batismo a f 69: aos 21-11-1742 bat a João, f.l. de Batista da Costa e de s/m Maria da Silva, foram padrinhos Salvador Rodrigues de Proença, viuvo e Rita Mendes, filha solteira de Tomas Mendes moradores nesta freguesia de Santo Amaro.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 22-06-1765 João Batista Pedroso, f.l. João Batista Pedroso e Maria da Silva, de Santo Amaro, np Salvador Rodrigues e Maria da Silva, nm João da Costa e Maria Silveira = cc Maria Rodrigues da Silva, f.l. Garcia Rodrigues Velho e Teresa Ribeira da Silva, np Pedro Lamim e Izabel Rodrigues Velha desta freguesia, nm  Miguel Ribeiro da Silva e Domingas Moreira de Santo Amaro.

 

Pais de q.d.:

3-5-1 Joaquim Rodrigues Furtado aos 07-06-1791 casou com Maria Clara Ferreira, filha de Tomé Ferreira Leme e Izabel da Cunha Pontes; familia “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 3º.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 07-06-1791 Joaquim Rodrigues Furtado, f.l. João Batista Pedroso e Maria Rodrigues da Silva nts freg. de Santo Amaro deste bispado, np e nm de avos cujos nomes se ignoram = cc Maria Clara Ferreira, f.l Tome Ferreira Leme e Izabel da Cunha Pontes, nts desta vila de avos cujos nomes me não souberam dizer.

 

3-6 Agostinha Rodrigues da Silva, batizada aos 24-03-1749 em Mogi das Cruzes. Aos 03-07-1771, dispensados dos impedimentos de consanguinidade, casou com Inácio Rodrigues da Silva, batizado aos 02-09-1743 em Santo Amaro, filho de Salvador Rodrigues e Maria Nunes, neto paterno de Salvador Rodrigues e Catarina de Candia, neto materno de José Nunes e Joana Moreira,

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1771

Autos de Casamento Inacio Rodrigues da Silva e Agostinha Rodrigues da Silva 07-06-1771 -

Impedimento de consanguinidade de 3º grau misto de 4º em razão de serem irmãs Catarina de Candia e Domingas Moreira, e que daquela nascera Jose Nunes e deste Maria Nunes e desta Ignacio Rodrigues o orador; e que de Domingas Moreira nascera Teresa Ribeira, desta Agostinha Rodrigues oradora; e outrossim que Izabel Ribeira e Madalena Ribeira eram irmãs. e que daquela nascera Miguel Ribeiro e deste Teresa Ribeira, e desta Agostinha Rodrigues oradora; e que de Madalena Ribeira nascera Catarina Ribeira e desta Salvador Rodrigues, e deste Ignacio Rodrigues orador.

 

Ignacio Rodrigues da Silva, n. da freguesia de Santo Amaro e fregues ao presente da freguesia de N. Sra da Conceição deste bispado de S. Paulo, f.l. de Salvador Rodrigues Missel e de s/m Maria Nunes Pinta, ja defunta = com Agostinha Rodrigues da Silva, n. e freguesa desta freguesia de Mogi das Cruzes deste bispado de S. Paulo, f.l. de Garcia Rodrigues Velho, ja defunto e de s/m Teresa Ribeira.

(...) Batismo: aos 02-09-1743 bat a Ignacio, f.l. de Salvador Rodrigues Missel e de s/m Maria Nunes Pinta, foram padrinhos Jose Nunes, casado e Paula Moreira, filha solteira do defunto Matias da Silva, moradores nesta freguesia. Santo Amaro 28-05-1771

(...) Batismo da Suplicante: aos 24-03-1749 nesta freguesia e matriz bat a Agostinha, f. de Garcia Rodrigues Velho e s/m Teresa Ribeira da Silva, padrinhos Pedro da Silva Ribeiro, solteiro morador na freguesia de N. Sra da Conceição e madrinha Micaela Rodrigues Pinta, casada e moradora nesta freguesia.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 03-07-1771 Dispensados do impedimento no 4º grau de consanguinidade misto com o 3º e no mesmo 4º grau [--------] Inacio Rodrigues, n. freg. Sto Amaro, f.l. Salvador Rodrigues e Maria Nunes, np Salvador Rodrigues e Catarina de Candia, nm Jose Nunes e Joana Moreira = cc Agostinha Rodrigues, n, desta, f.l. Garcia Rodrigues Velho e Teresa [-----] da Silva, np Pedro Lamim e Izabel Rodrigues Velha, nm Miguel Ribeiro e Domingas Moreira. Test.: Domingos Barbosa de Pontes, solteiro f.l. Salvador da Cunha Pontes e Izabel Fernandes Paes, e Miguel Rodrigues da Silva cc Maria Gertrudes da Cunha.

 

4- Mariana Pedrosa, filha de Domingas Moreira (ou Pedrosa) e muito provavelmente de Miguel Ribeiro da Silva, teve com Antonio Mendes Raposo, filho de João Mendes Raposo e Domingas Vicente, as filhas naturais:

4-1 Angela Maria Pedrosa, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau, aos 06-07-1758 casou com Pedro da Silva, filho de João da Silva Ribeiro e Mariana Domingues, np de Miguel Ribeiro e Domingas Pedrosa, nm de Jeronimo Pereira Sardinha e Clara Domingues 2-1 supra.

Matriz de Santo Amaro - Casamentos- Aos 06-07-1758; sendo dispensados no 3º grau de sabguinidade, Pedro da Silva, desta, fl de João da Silva Ribeiro e Mariana Domingues, np de Miguel Ribeiro e Domingas Pedrosa, nm de Fulano (sic) Sardinha e Clara Domingues, desta; cc. Angela Maria Pedrosa, filha natural de Antonio Mendes e Mariana Pedrosa, np de João Mendes e Domingas Vicente, nm (não sabe do avô) e Domingas Moreira, desta. T: Francisco Xavier Gonçalves e Vicente Ferreira Machado.

4-2 Antonia Mendes Pedrosa aos 17-08-1794 casou com Eugenio Rodrigues da Silva, filho de Pascoal Rodrigues Barbosa e Maria Leme da Silva.

Casamentos de Sto Amaro-SP aos 17-08-1794 Eugenio Rodrigues da Silva, filho de Pascoal Rodrigues Barbosa e Maria Leme da Silva, natural e morador desta Cc. Antonia Mendes Pedrosa, filha natural de Antonio Mendes Raposo e mãe incógnita. T: Antonio Rodrigues da Silva, casado e Baltazar da Silva Colaço, casado, morador nesta.