PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Miguel Luiz

 

 

Bartyra Sette

 

Segundo pesquisa de Felix Guisard Filho (F.G.Fº), in Achegas à História de Taubaté, Miguel Luiz faleceu com testamento, processado em Taubaté em 20-01-1658.

F.G.Fº, 1º, fls. 78: testamento processado em Taubaté, SP aos 20.01.1658; declarou:"que sou solteiro e nunca fui casado e tenho cinco filhos naturais a saber: João Luiz, Sebasteão Luiz, Francisco Luiz, Amancio Luiz e Maria Luiz.

No título dos bens de raiz encontramos entre outros: "mais um pedaço de terras que está no rio Iuna, partindo com terras de Gabriel de Góes e rio de Parahyba abaixo com terras de João do Prado Martins que serão meia legua pouco mais ou menos conforme a carta de datas que lhe passou Jacques Felix Capitão e povoador desta villa e confirmadas do capitão sismeiro Valerio Carvalho e com confirmação do capitão-mór sismeiro Dyonisio da Costa".

 

Solteiro, declarou cinco filhos naturais. Encontramos mais uma filha.

1- João Luiz

2- Sebastião Luiz

3- Francisco Luiz

4- Amancio Luiz

5- Mariana Luiz

6- Francisca Luiz

 

1- João Luiz, tutor e curador de seus irmãos. Morador na paragem Pindmonhangaba, foi inventariado em 1671 por sua mulher Inocencia Rodrigues.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado João Luiz 1671

Ano de 1671 em a paragem que chamam Pindamonhangaba, sitio e fazenda de dona viuva Inocencia Rodrigues, mulher que ficou do defunto João Luiz. Assinou a seu rogo Antonio Lourenso.

 

Montou a fazenda que se achou por morte de João Luiz em 8.240 reis os quais bens conteudos ficam obrigados aos orfãos irmãos do dito João Luiz como seu tutor e curador que foi (...) Mariana Luiz e Amancio Luiz. Com declaração que os bens destes orfãos foram deixados por Miguel Luiz cuja clareza dos ditos bens dos ditos orfãos se achava no inventario do dito Miguel Luiz (...) 29-maio-1671.

 

 (...) era o dito João Luiz tutor e curador dos órfãos seus irmãos Amancio Luiz e Mariana Luiz (...)

Digo eu Marcelino Correa, morador nesta vila, que estou pago e satisfeito de toda a legitima que se me era a dever de legitima de minha mulher Mariana Luiz que lhe ficou por morte e falecimento de Miguel Luiz, da qual legitima era curador João Luiz. 1672 anos

Digo eu Francisco Borges Roiz, morador nesta vila, que recebi toda a legitima de Amancio Luiz, como seu procurador, a qual era a dever seu irmão João Luiz (...) 17-abril-1772

 

 (...) dos orfãos, filhos bastardos de Miguel Luiz, irmãos do dito João Luiz (...).

 

2- Sebastião Luiz casou com Izabel do Prado, com 12 anos em 1658, filha de Bautista Gago e Ana Rodrigues esta falecida com testamento em 21-maio-658.

Foram irmãos inteiros de Izabel, segundo o testamento:

- Maria de 9 anos.

- Jorge de 8 anos

- Joana de 6 anos.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariada: Ana Rodrigues - 1658

Testamenteiro e Inventariante Bautista Gago

Autuação do testamento da defunta Ana Rodrigues, mulher de Bautista Gago, em 27-junho-1658 na vila de S. Francisco das Chagas, lugar chamado Piracangagua.

Inventariante o marido Bautista Gago.

 

Testamento: (...) 13-fevereiro-1658 eu Ana Rodrigues faço este testamento na forma seguinte: encomenda a alma e sepultamento - encomenda missas.

Testamenteiro a meu marido.

Sou casada com Bautista Gago do qual tenho um filho e tres filhas. (...) Oje 13-fevereiro-658 neste bairro de Piracangagua = Ana Roiz =

Cumpra-se como nele se contem S. Francisco 21-maio-658

 

Autos do inventário aos 27-junho-1658. Inventariante o viúvo Bautista Gago.

Titulo dos Herdeiros

Jorge de 8 anos

Izabel de 12

Maria de 9

Juana de 6 anos.

          Morador em Pindamonhangaba, Sebastião foi inventariado por Izabel em 01-fevereiro-1673. Compareceram três filhos naturais e quatro legítimos:

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Inventariado Sebastião Luiz - 1673

Autos ao 01-fevereiro-1673 nesta vila em sitio e fazenda do defunto em a paragem Pindamonhangaba.

Inventariante Izabel do Prado, mulher do dito defunto. Assinou a seu rogo Bernardo Sanches de La Pimenta.

 

Titulo de filhos naturais:

- Maria Luiz cc Miguel Luiz.

- João Luiz de idade 18 ate 20 anos.

- Rodrigo de idade 18 anos pouco mais ou menos.

 

Titulo de filhos legitimos:

- Miguel 12 anos.

- Batista de um ano.

- Ana Maria de dois anos.

- Ana de dois anos.

 

citados:

- Maria Luiz, em sua pessoa, mulher de Miguel Luiz, filha do defunto Sebastião Luiz, para estas partilhas. Deu por resposta que seu sogro Inacio de Camargo iria procurar por ela. 01-fevereiro-1673 - Inacio de Camargo vinha procurar por sua nora Maria Luiz, visto estar seu filho, marido da dita, ausente. Ao qual encarregou o dito juiz procurasse tambem pelos orfãos irmãos de sua nora.

 

(...) se achou, como consta de uma petição que fica acostada a este inventário, dever-lhe seu sogro Bautista Gago nas peças do gentio da terra por nome Martinha e Domingas sua filha 4720 reis e sendo oitenta braças de terras em piracangagua e de chãos nesta vila tres braças e sete palmos, que tudo confessou o dito Bautista Gago dever ainda ao dito seu genro, filha e netos do que fiz este termo.

 

Sebastião Luiz, morador nesta vila de S. Francisco das Chagas, que ele é casado com uma filha de Baptista Gago, lhe é necessario a folha de partilhas para saber o que é seu no que.

Bautista Gago se obriga a entregar a legitima de sua filha Izabel do Prado, mulher de Sebastião Luiz (...) 07-julho-1665

 

2-1n Maria Luiz casada com Miguel Luiz de Camargo, filho de Inácio de Camargo - aportes à GP - Camargos, título - Inácio de Camargo - SL. I, 178.

2-2n João Luiz de idade 18 ate 20 anos

2-3n Rodrigo Luiz de idade 18 anos.

 

2-1 Miguel 12 anos.

2-2 Ana Maria de dois anos.

2-3 Ana de dois anos.

2-4 Batista de um ano.