PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MIGUEL LOPES DA SILVA

(atualizado em 21-janeiro-2013)

 

 

 

Regina Moraes

Bartyra Sette

Colaboração: Moacyr Urbano Villela

 

 

Na segunda metade do século XVIII, Miguel Lopes da Silva e sua mulher Julia Maria do Nascimento moravam em Lavras no sul de minas, onde deixaram grande geração.

 

Miguel nasceu na freguesia de Santa Eulália de Cavanelos, termo da vila dos Prados, arcebispado de Braga, filho de Francisco Lopes e Maria Pereira. Faleceu com testamento em 30-09-1793 em sua Fazenda Cachoeira do Campo, em Lavras, que confrontava com “Isabel Pedrosa, com o Alferes Jose Pereira de Carvalho e a viúva e herdeiros de Manoel Lopes Pinto” e foi inventariado por sua viúva em 1793 (inventário neste site).

Lavras, MG aos 30-09-1793 faleceu Miguel Lopes da Silva casado com Julia Maria do Nascimento, sepultado dentro da ermida de N Sra da Conceição do Porto Real filial desta matriz. Fez testamento: (...) aos 16-09-1793 em minha casa e fazenda da Cachopeira do Campo do Rio Grade eu Miguel Lopes da Silva faço este meu testamento(...).

Sou natural da freguesia de Santa Eulalia de Cabanelas do Arc. Braga, f.l. de Francisco Lopes e Maria Pereira. Sou casado com Julia Maria do Nascimento, filha leg. de Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade, de cuja mulher tenho doze filhos que são os seguintes: Jeronimo Pereira do Lago, casado = Julia Maria da Silva, ja falecida, que foi casada com Jose Vieira da Fonseca já falecido e como tiveram filhos estes herdam a parte que couber a sua mãe como minha filha e legitima herdeira = Francisco Lopes da Silva, casado = Teresa Maria de Jesus que foi casada com Domingos Rodrigues Goulart = Diogo Garcia Lopes, casado = Madalena Maria de Jesus casada com Manoel Gonçalves Braga = João Carlos da Silva, casado = Manoel Jose da Silva, casado = Maria Pereira, casada com Manoel Francisco Mafra = Ana Lopes de Jesus casada Antonio Gonçalves Valim = Joaquim solteiro = e Antonio solteiro.

Legados da terça: a meu filho Antonio 40$000 rs - a meu filho Joaquim 30$000 rs - a minha neta Hipolita 10$000 rs - a cada um dos meus netos que são meus afilhados 8$000 rs. - legados pios -

Testamenteiros em 1º lugar a Julia Maria do Nascimento, minha mulher, em 2° a meu filho Diogo Garcia Lopes, em 3º a meu filho Francisco Lopes da Silva.

Fazenda da Cachoeira do Campo 16-09-1793 Miguel Lopes da Silva

 

Julia Maria, nascida em São João Del Rei, era filha de Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade, uma das chamadas Três Ilhoas (família “Diogo Garcia”). Sobreviveu ao marido por mais de vinte anos e foi inventariada em 1816 (inventário no site de Luís Antonio Villas Boas).

 

Tiveram, segundo seus inventários, doze filhos:

1- Jerônimo Pereira do Lago

2- Julia

3- Francisco Lopes da Silva

4- Teresa Maria de Jesus

5- Diogo Garcia Lopes

6- Madalena Maria de Jesus

7- João Carlos da Silva

8- Manoel Jose da Silva

9- Maria Pereira

10- Ana Lopes

11- Joaquim

12- Antonio

 

Alem destes tiveram ao menos mais um, falecido adulto antes do pai sem declarar herdeiros necessários:

13- José Carlos da Silva, batizado aos 27-07-1752 em Carrancas, e falecido em Barbacena aos 09-07-1790:

Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas em 09/FEV/2007 no microfilme 1285446, item 06, dos batismos de Carrancas, onde na pág. 89 consta: "Aos 27/JUL/1752 na capela de Nossa Senhora da Conceição do Rio Grande filial desta matriz das Carrancas com licença minha batizou o reverendo PHELIPPE DE SOUZA capelão da sobredita capela e pos os santo óleos a JOSEPH filho legítimo de MIGUEL LOPES DA SILVA natural da freguesia de Santa Eulália de Cavanelos termo da vila dos Prados, arcebispado de Braga filho de FRANCISCO LOPEZ e de MARIA PEREIRA e de sua mulher JULIA MARIA DO NASCIMENTO natural da freguesia de São João del Rei bispado de Mariana filha de DIOGO GARCIA e de JULIA MARIA DA CARIDADE naturais da freguesia de Nossa Senhora das Angustias da ilha do Faial bispado de Angra. Foram padrinhos os sobreditos DIOGO GARCIA e sua mulher JULIA MARIA DA CARIDADE, avós maternos e fregueses da freguesia de São João del Rei ..."

 

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) (Jose Carlos da S.ª) matriz aos 09-07-1790 faleceu Jose Carlos da Silva, homem branco, solteiro, sepultado na matriz. Fez testamento .

testamento:

(...) eu Jose Carlos da Silva faço este meu testamento da forma seguinte:

Sou n/b na freguesia de N. Sra da Conceição das Carrancas termo da vila de São João del Rei, f.l. de Miguel Lopes da Silva e s/m Julia Maria do Nascimento.

Testamenteiros: 1º meu pai Miguel Lopes da Silva, em 2º minha mãe Julia Maria do Nascimento, em 3º a Jeronimo Pereira do Lago.

Declara bens, devedores, entre eles: meu irmão Diogo me deve um crédito de 25 oitavas (...); deixa legados.

Nomeio e instituo por meus universais herdeiros meus pais e o que restar da minha terça deixo a minhas irmãs que repartirão igualmente.

07-07-1790

 

 

1- Jerônimo Pereira do Lago, batizado em Carrancas aos 10-10-1753. Na Capela de N. Sra. de Nazaré filial de S. João del Rei aos 09-02-1789, casou-se com Teresa Custódia de Jesus, natural de Barbacena, filha de João Gonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) cap. Rio Grande aos 10-10-1753 Jeronimo n. 30-09, f.l. Miguel Lopes n. Sta. Eulalia de Cavanelas Arc. Braga e Julia Maria n. da freg. de S.João del Rei, np Francisco Lopes e Maria Pereira nts e moradores da mesma freg. de Santa Eualia de Cavanelas, nm Diogo Garcia e Julia Maria do Nascimento n. da Ilha do Faial e moradores na freg. de S. João del Rei, padr.: Jacinto Pereira da freg. de S. João del Rei e Maria Garcia mulher de Domingos Villela desta freguesia.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 09-02-1789 Cap. N. Sra. de Nazare filial de S. João del Rei, Jeronimo Pereira do Lago, f.l. Miguel Lopes da Silva e Julia Maria do Nasdcimento, n/b freg. Lavras; = cc. Theresa Custodia de Jesus, f.l. JoãoGonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho, n/b na freg. Borda do Campo

 

          Jeronimo foi inventariado por sua viúva, em 1802, deixando sete filhos e “um ainda por nascer”, tutelados por Mateus Ferreira Martins (inventário neste site):

1-1 Ana, batizada em 25-03-1790. Em 1810 estava casada com o Alferes Joaquim Rodrigues Terra.

Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplementos aos 25-03-1790 nesta matriz bat a Ana, f.l. Jeronimo Pereira do Lago e Teresa Custodia de Jesus, padr.: Miguel Lopes da Silva e Margarida Francisca do Evangelho

1-2 José, com 10 anos. já falecido em 1815 há mais de dois anos.

1-3 Emerenciana, 8 anos. Em 1810 estava casada com Francisco Joaquim Terra. Tiveram ao menos:

1-3-1 Francisco das Chagas Terra casou aos 15-04-1860 em Batatais-SP com Maria Cândida de Barros, filha de outra Maria Cândida de Barros e seu segundo marido Francisco Potenciano da Silva, familia “Antonio Vieira de Moraes”  cap 1, § 3.

1-4 Mariana Inocência (ou Inácia?) do Lago, batizada em 07-11-1793.

Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplementos aos 07-11-1793 nesta matriz bat a Mariana, f.l. Jeronimo Pereira do Lago e Teresa Custodia de Jesus, padr.: Joaquim Carlos e Maria Teresa.

Na Capela do Campo Belo aos 04-03-1810 casou com Silvério de Souza Melo, filho de Francisco José de Souza Mello.

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 04-03-1810 na Cap. do Campo Bello, Silverio de Souza Mello e Marianna Ign.ca do Lago. Ele f.l. Francisco Jose de Souza Mello e ela f.l. de Jer.º Per.ª do Lago e Ther.ª Custodia de Js. Ambos nts/bts nesta freguesia.

1-5 Hipolita Tenorata Leonor de Vitória, 6 anos. Aos 20-07-1814 casou com Joaquim Borges da Costa, filho de outro e Madalena Maria de Jesus, família “Antonio Borges da Costa”.

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 20-07-1814 Cap. S. Bento filial desta matriz, Joaquim Borges da Costa, f.l. de Joaquim Borges da Costa e Magdalena Maria de Js.; = cc. Ipolita Tenorata Leonor de Victoria, f.l. de Jeronimo Per.ª do Lago e Teresa Custodia de Js. Nts/bts nesta freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil.

1-6 João, 4 anos.

1-7 Manoel, 2 anos em 1082, já era falecido em 1820 “andando no caminho do Rio de Janeiro”.

1-8 Jerônimo, póstumo, batizado em 24-12-1802.

 

2- Júlia Maria da Silva, batizada na capela da Madre de Deus em 19-01-1755. Aos 11-06-1770 casou com José Vieira da Fonseca, natural da Ilha de S. Miguel, filho de Manoel Vieira de Fonseca e Domingas de Faria.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-01-1755 cap. Sra Madre de Deus, Julia, f.l. Miguel Lopes da Silva n. freg. Santa Eulalia Cabanellas termo da vila do Prado Arc. Braga e Julia Maria n. freg. S. João del Rei, np Francisco Lopes e Maria Pereira nts da dita freg. de Sta Eulalia, materno Diogo Garcia n. Ilha do Faial e Julia Maria da Caridade moradores na freg. de S. João del Rei, padr.: Jose Garcia, solteiro e Ana Maria do Nascimento por pp a seu marido Alf. Manoel Pereira do Amaral

 

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 11-06-1770 cap.do Rio Grande, José Vieira de Afonseca, n/b freg do Bom Jesus lugar do Rabo do Peixe Ilha de S. Miguel bispado de Angra, f.l. Manoel Vieira de Afonseca e Domingas de Faria, já defuntos; = cc. Júlia Maria da Silva, n/b na freg. N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei, f.l. Miguel Lopes da Silva e Julia Maria do Nascimento.

Julia, já falecida em 1802, foi representada no inventário paterno pelo filho:

2-1 Francisco, com 22 anos em 1802.

 

 

3- Francisco Lopes da Silva, batizado em 27-07-1756. Foi casado com Ana Luiza Mafra.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 27-07-1756 cap. Porto Real, Francisco, f.l. Miguel Lopes da Silva n. freg. Sta Eulalia de Cavanelas da vila de Prado Arv. Braga e Julia Maria do Nascimento n. vila de S. João del Rei deste bispado moradores nesta freguesia, np Francisco Lopes e Maria Pereira do Lago nts e mo5rador5es na dita freguesia de Santa Eulalia, nm Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade nts da freg. de N. Sra das Angustias da Ilha do Faial, padr.: João Paulo de Oliveira, solteiro e Caterina, solteira filha de Diogo Garcia.

          Em Campanha aos 27-09-1797, casou com Ana Antonia de Jesus, filha de Antonio Gonçalves Valim e Maria Rosa de Jesus. Em 1816 (inventário materno) Francisco era viúvo.

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 27-09-1797 Francisco Lopes da Silva, viuvo que ficou de Anna Luisa Mafra; = Anna Antonia de Jesus, f.l. de Antonio Gonçalves Valim e Maria Rosa de Jesus, n/b na capela de S. Bento do Campo Bello.

 

4- Teresa Maria de Jesus, batizada em 12-10-1757.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 12-10-1757 Cap. Rio Grande, Teresa, f.l. Miguel Lopes da Silva n. freg. Santa Eulalia de Cavanelas Arc. Braga e Julia Maria do Nascimento n. freg. N. Sra do Pilar da vila de S. João del Reim np Francisco Lopes e Maria Pereira nts da freg. de Cavanella, nm Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade nts da Ilha do Faial freg. de N. Sta das Angustias, padr.: Alf. Manoel Pereira do Amaral e Teresa, solteira filha de Diogo Garcia.

          Em 1802 era viúva de Domingos Rodrigues Gularte, filho de José Rodrigues Goulart e Isabel Pedrosa. Domingos teve seu inventário aberto aos 11-12-1809 na Fazenda Cachoeira do Campo e Teresa declarou “haver falecido seu marido há mais de trinta e quatro anos pouco mais ou menos, sem testamento”. Geração do casal na família “Isabel Pedrosa”.

 

5- Diogo Garcia Lopes, batizado aos 20-01-1760. Aos 27-02-1786, casou-se com Inácia Teresa do Evangelho, filha de João Gonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho, já citados.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) 20-01-1760 Diogo n. aos 12, f.l. Miguel Lopes da Silva n. freg. Santa Eulalia de Cavanelos Arc. Braga e Julia Maria do Nascimento n. da freg. vila S. João del Rei e moradores desta freguesia, padr.: Diogo, solteiro filho de Diogo Garcia da vila de S. João del Rei, e Ana Maria de Jesus mulher de Francisco da Costa ---ra moradores na Aiuruoca.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, fls.  81 aos 27-02-1786 na Ermida de S. Bento filial desta paroquial de S. Ana, Diogo Garcia Lopes, f.l. Miguel Lopes da Silva e Julia Maria do Nascimento, n/b freg. S. Ana das Lavras do Funil; = cc. Ignacia Theresa do Evangelho, f.l. João Gonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho, n/b freg. da Borda do Campo

Pais de, q.d.:

5-1 João Garcia Lopes, batizado por 1790. Aos 03-05-1820 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Teresa Joaquina das Dores, filha do falecido Alf. Mateus Ferreira Martins e Maria Luciana do Evangelho.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos - No anno de mil sette centos e noventa - com pouca differença - nesta na Ermida de Sta. Theresa - filial desta Matriz o Padre Manoel  Silvério - de licença baptizou e poz os Santos Óleos a João - fl. de Diogo Garcia Lopes e de D. Ignácia Theresa de Jesús  - fp. João Gonçalves Valim e D. Julia Maria  - Do que fiz este assento, por informação de pessoas fidedignas e por não ter sido feito em tempo competente (pesq. Plinio U. M. Carvalho)

 

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 03-05-1820 com dispensa do 2º grau de consanguinidade em linha transversa, João Gacia Lopes, f.l. Diogo Garcia Lopes e Inacia Teresa de Jesus = cc Teresa Joaquina das Dores, f.l. Alf. Mateus Ferreira Martins, falecido e Maria Luciana do Evangelho. Ambos nts da freg. das Lavras do Funil Bispado de Mariana, test.: Vigario Joaquim Martins Rodrigues e Manoel Ferreira Martins, solteiro esta da predita freguesia das Lavras e os mais desta.

5-2 Mariana Vitória Felisbina, batizada em 05-08-1791. Aos 09-11-1807 casou com Francisco Carlos Fernandes Bravo, filho de Francisco Fernandes das Chagas e Rosa Severina da Silva., família “Paes Godoy dos Passos”.

Lavras, MG Igreja Santana aos 05-08-1791 nesta matriz de Santana das Lavras do Funil bat a Mariana, f.l. Diogo Garcia Lopes e Inacia Teresa do Evangelho, padr.: Mateus Ferr.ª Roiz e s/m Maria Luciana do Evangelho

 

Lavras, MG Igreja de Santana aos 09-11-1807 na capela de S. Bento do Campo Belo filial desta matriz de S. Ana das Lavras do Funil Francisco Carlos Fernandes Bravo, f.l. Francisco Fernandes das Chagas e Rosa Severina da Silva, n/b na freguesia da vila de S. João = cc Mariana Vitoria Felisbina,. f.l. Diogo Garcia Lopes e Ignacia Teresa do Evangelho.

5-3 Margarida Francisca Zeferina aos 04-11-1816 em Franca-SP casou com Antonio José de Souza natural de Piumhi-MG, filho de Januário José de Souza e Ana Luiza do Espírito Santo.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 04-11-1816 Antonio Jose de Souza n, da freg. de Pinhui Bispado de Mariana, f.l. Januario Jose de Souza e Ana Luiza do Espirito Santo = cc Margarida Francisca Zeferina n, da freg. das Lavras do mesmo bispado, f.l. Diogo Garcia Lopes e Inacia Teresa do Evangelho, test.: Francisco Carlos Fernandes Brabo e Manoel Botelho Netto, casados, este da freguesia de Jacui e todos os mais desta freguesia.

5-4 Diogo Garcia Lopes aos 08-10-1827 em Franca casou com Maria Luiza do Espírito Santo, filha de Antonio Martins Rodrigues e Ana Luiza do Espírito Santo.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 08-10-1827 Diogo Garcia Lopes n. freg. das Lavras do Funil f.l. Diogo Garcia Lopes e Inacia Teresa do Evangelho, falecidos = cc Maria Luiza do Espirito Santo n. desta freg., f.l. Antonio Martins Rodrigues e da finada Ana Luiza do Espirito Santo, test.: Alf. Mateus Coelho da Fonsea e João Garcia Lopes, casados.

5-5 Emidia, batizada em 08-01-1810.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos aos 08-01-1810 na ermida de S. Domingos desta matriz bat a Emigdia, filha leg.  de Diogo Garcia Lopes e de Inacia Teresa do Evangelho - foi padrinho Manoel Rodrigues da Costa .

6- Madalena Maria de Jesus casada com Manoel Gonçalves Braga. Madalena já era falecida em 1816 (inventário materno no site de Luís Antonio Villas Boas) e foi representada pelos filhos:

6-1 Teresa Vitória de Jesus (ou das Dores) casada com o Alferes Manoel Antonio Pereira, natural de Lavras do Funil, filho de Domingos Antonio Pereira e Ana Josefa do Sacramento. Geração na família “Domingos Antonio Pereira”.

6-2 Ana Angélica, casada com Manoel Gonçalves

6-3 Lourença de Campos, casada com João Alves Campos, filho de Manoel Gonçalves Lopes e Narcisa Maria de Jesus. Geração na família “João Alves Campos”.

6-4 Constança, casada com José Joaquim dos Santos

6-5 Antonia Maria de Jesus, casada com Custódio José Pereira, filho de José Antonio Pereira e Genoveva Rosa de Jesus. Geração na família “Domingos Antonio Pereira”.

6-6 Lourenço, com 13 anos em 1816.

6-7 Júlia, com 11 anos.

 

7- João Carlos da Silva, batizado aos 01-11-1762. Aos 13-11-1787 casou com Francisca Maria do Evangelho, filha de João Gonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho já citados.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 01-11-1762 João, f.l. Miguel Lopes da Silva n/b freg. Santa Eulalia de Cabanelas termo da vila de Prados Arc. Braga e Julia Maria do |Nascimeno n/b na freg. S. João del Rei, padr.: Padre João Pereira de Carvalho e Francisca Teresa de Jesus, solteira filha de Diogo Garcia.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 13-11-1787 Capela N. Sra. de Nazare filial de S. João, João Carlos da Silva, f.l. Miguel Lopes da Sylva e Júlia Maria do Nascimento, n/b na freg. Lavras do Funil; = cc. Francisca Maria do Evangelho, f.l. João Gonçalves Valim e Margarida Francisca do Evangelho, n/b freg. Borda do Campo.

Pais de, q.d.:

7-1 Miguel Lopes da Silva, natural de Lavras do Funil onde, aos 14-09-1812, casou com Josefa Vereciana de Moraes, filha de Pedro Angelo Pimenta e Izabel Angélica de Moraes, família “Lazaro de Torres”.

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 14-09-1812 matriz, Miguel Lopes da S.ª, f.l. de João Carlos da Silva e Francisca Maria do Evangelho; = cc. Josefa Verecianna de Mor.s, f.l. de Pedro Angelo Pimenta e Izabel Angelica de Mor.s. Nts/bts nesta.

Pais de, pelo menos:

7-1-1 Maria, batizada em 15-03-1814.

Lavras, MG Igreja Lv Suplemento aos 15 de M.º de 1814 na capela de S. Bento filial desta matriz bat a Maria, f.l. Miguel Lopes da Silva e Josefa Eucrecianna(sic) de Moraes, padr.: João Carlos da Silva e Francisca Maria de Jesus.

 

8- Manoel José da Silva, batizado aos 29-10-1764. Casou aos 30-01-1786, com Francisca Maria de Moraes, filha do Alferes Antonio de Moraes e Escolástica Maria do Bom Sucesso. Família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 3º.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-10-1764 cap. Rio Grande, Manoel, f.l. Miguel Lopes da Silva e Julia Maria, padr.: Manoel Gonçalves Garcia e Ana Maria do Nascimento.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 30-01-1786 Cap. N.S. Conceição do Rio Grande filial desta paroquial, Manoel Jose da Sylva, f.l. Miguel Lopes da Sylva e Julia Maria do Nascimento, n/b freguesia Lavras do Funil; = cc. Francisca Maria de Morais, f.l. Alferes Antonio de Morais e Escholastica Maria do Bom Sucesso, n/b freg. Aiuruoca

 

9- Maria Pereira do Nascimento, batizada aos 23-04-1767. Aos 16-07-1788 na Capela de Nazaré casou  com Manoel Francisco Mafra, filho de Paulo Francisco Mafra e Estácia Ana Ribeira.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-04-1767 cap. Porto Real, Maria n. aos 05, f.l. Miguel Lopes da Silva n. da freg. de S. Martinho de Cavanellas Arc. Braga e Julia Maria do Nascimento n. S. João del Rei, padr.: João Luiz Gonçalves morador na Aiuruoca e Teresa Maria de - da freg. de S. João del Rei.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 16-07-1788 Cap. N. Sra. de Nazare filial de S. João del Rei, Manoel Francisco Mafra, f.l. Paulo Francisco Mafra e de Estacia Anna Ribeira, n/b freg. Baependi; = cc. Maria Pereira do Nascimento, f.l. Miguel Lopes da Silva e Julia Maria do Nascimento, n/b freg. Lavras.

 

10- Ana Lopes de Jesus, batizada aos 23-02-1769. Aos 01-07-1793, casou com Antonio Gonçalves Valim, filho de Antonio Gonçalves Valim e Inácia Ribeira do Evangelho.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-02-1769 cap. Porto Real, Ana de oito dias, f.l. Miguel Lopes da Silva e Julia Maria, padr.: Manoel Lopes da Silva, casado e Maria Pimenta, solteira.

 

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, 01-07-1793 Cap. Porto Real, Antonio Glz Valim, f.l. de Antonio Glz Valim e Ignacia Ribeira do Evangelho; = Anna Lopes de Jesus, f.l. de Miguel Lopes da Silva e Julia Maria do Nascimento. Nts/bts na freg. das Lavras.

          Ana faleceu em 01-06-1794 e foi sepultada na ermida de Nossa Senhora da Conceição do Porto:

Lavras, MG aos 01-06-1794 faleceu Ana Lopes da Silva casada com Antonio Gonçalves Valim sepultada dentro da ermida de N Sra da Conceição do Porto filial desta matriz.

          Antonio faleceu com testamento redigido na Fazenda S. Pedro em 05-11-1840 e aberto aos 01-01-1841. Estava casado com Ana Esméria de Jesus. Não declarou as primeiras núpcias. (família “Martins Covas” Cap. 1º)

 

11- Joaquim Carlos da Silva, batizado em 28-04-1771. Solteiro em 1793, estava casado em 1816.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-04-1771 cap. Porto Real, Joaquim n. aos 08, f.l. Miguel Lopes da Soçva e Julia Maria do Nasdcimento, np Francisco Lope e Maria Pereira da freguesia de Santa Eulalia de Cabanellas Arc. Braga, nm Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade, padr.: Jose Ferreira Martins, casado e Izabel Pedrosa mulher de João da Costa.

 

12- Antonio Joaquim da Silva, batizado em 19-07-1772. Solteiro em 1793, em 1816 inventariante materno, estava casado.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-07-1772 cap. Sra de Nazare da matriz de N. Sra do Pilar de S. João del Rei, Antonio, f.l. Miguel Lopes da Silva e Julia Maria do Nascimento, np Francicso Lopes e Maria Pereira nts da freg. de Santa Eulalia de Cavanellas Arc. Braga, nm Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade nts da freg. N. Sra das Angustias da Ilha do Faial, padr.: Manoel Gonçalves Lopes e Vitoria Maria de Jesus.