PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Os MENDES DE CARVALHO

de Aiuruoca, MG

 

 

 

 

Bartyra Sette

Colaboração de Moacyr Villela

 

 

Teve inicio esta família com a chegada do português Manoel Mendes de Carvalho, natural de Amarante, que aqui casou com Antonia Maria de Souza, natural de Minas Gerais.

O casal residiu em Aiuruoca, onde tiveram fazenda na Paragem do Tripuhy, avizinhando com Bento Gonçalves de Carvalho e Francisco Gonçalves.

Manoel faleceu aos 12-01-1755 e teve seu inventário aberto em 15 de Março do mesmo ano (neste site). Deixou seis filhos menores que em 1764 eram tutelados de Antonio de Souza Caldas.

 

Anna Maria de Carvalho                    Cap. 1º

José Mendes de Carvalho                  Cap. 2º

Joaquim Mendes de Carvalho           Cap. 3º

Maria Antonia de Carvalho                Cap. 4º

Manoel Mendes de Carvalho, nascido por 1752

Mariana Mendes de Carvalho, nascida por 1753

 

 

Cap. 1º ANA MARIA DE CARVALHO

 

Ana Maria de Carvalho, batizada aos 05-11-1743, em Aiuruoca, onde aos 25-11-1773 casou com José Gomes da Costa, natural da freguesia de Santiago, vila de Soure, comarca de Leiria, bispado de Coimbra, filho de Manoel Gomes Raimundo (ou da Costa) e Ana Cardosa.

N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas - aos 25 novembro 1773 capela Sra. do Rosario da Lagoa - Jose Gomes da Costa, f.l. de Manoel Gomes Raymundo e Anna Cardoza, n. e b. freg. de Santiago da villa de Soure, comarca Leiria, bispado de Coimbra; com Anna Maria de Carvalho, f.l. de Manoel Mendes de Carvalho e D. Antonia Maria de Sousa, n. e b. na freg. de Aiuruoca.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 25 novembro 1773 capela Sra. do Rosario da Lagoa - Jose Gomes da Costa, f.l. de Manoel Gomes Raymundo e Anna Cardoza, n. e b. freg. de Santiago da villa de Soure, comarca Leiria, bispado de Coimbra; com Anna Maria de Carvalho, f.l. de Manoel Mendes de Carvalho e D. Antonia Maria de Sousa, n. e b. na freg. de Aiuruoca.

Foram pais de, q.d.:

1- Maria Antonia, batizada aos 20-12-1774 em Aiuruoca onde aos 06-7-1804 casou com José Soares de Gouvea, natural de Pouso Alto, filho de Luiz Soares da Costa e de Joana Rodrigues de Gouvea.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 20 dez 1774 Rosario da lagoa, MARIA, f. de Jose Gomes da Costa n. da vila de Soure com. de Leiria bisp. de Coimbra e Anna Maria de Carvalho n. desta freguesia; np de Manoel Gomes da Costa e Anna Cardosa, naturais da vila de Loures; nm de Manoel Mendes de Carvalho n. da vila de Marante e de Antonia Maria de Souza n. deste bispado; pdr.: Manoel Teixeira Martins solteiro, e Antonia Maria de Souza avó materna do batptizando.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 06 jul 1804 Lagoa - Joseph Soares de Govea, f.l. de Luiz Soares da Costa e Joanna Rodrigues de Gouvea, n. e b. freg. de Pouso Alto. c/ Maria Antonia, f. de Joseph Gomes da Costa e Anna Maria de Carvalho, n. e b. nesta freguesia.

2- Ana Joaquina de Carvalho, natural de Aiuruoca onde aos 01-09-1808 casou com Ignacio Antonio de Carvalho, batizado em Serranos aos 08-10-1774, filho de Manoel Pinto de Carvalho, natural da freguesia de Santa Marinha do bispado do Porto e Maria Vicência da Conceição, natural da freguesia de Carijos, casados na capela dos Serranos aos 03-10-1773; neto paterno de Domingos Pinto de Carvalho e Domingas Moreira; neto materno de Salvador Ribeiro e Josefa de Oliveira Leite - família “Josefa de Oliveira Leite”, neste site.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 01 set 1808 cap. Alagoa - Ignacio Antonio de Carvalho, f.l. de Manoel Pinto de Carvalho e Maria Vicencia da Conceição; c/Anna Joaquina de Carvalho, f.l. de Joseph Gomes da Costa e Anna Maria de Carvalho.

Ns. e bs. nesta freguesia.

 

Encontramos quatro filhos do casal, todos batizados em Serranos:

2-1 Maria, aos 27-8-1809, padrinhos Joseph ---- de Carvalho e Anna Mendes de Carvalho.

2-2 José, aos 26-5-1811, sendo seus padrinhos Manoel Joze de Mendonsa e Anna Maria Leite.

2-3 Ana, aos 04-10-1812, tendo por padrinhos Domingos José da Rosa e Anna Maria.

2-4 Silvéria, aos 05-01-1815, semndo seus padrinhos Antonio Alvares Fagundes e Joanna Maria Innocencia, sua mulhe.

 

 

Cap. 2º JOSÉ MENDES DE CARVALHO, ajudante

 

Batizado na matriz de Aiuruoca aos 04-05-1746, sendo sua madrinha Thomasia Maria das Neves, solteira. Casou na capela do Rosário aos 19-07-1791 com Maria Teixeira da Conceição, natural de Pitangui, filha do Licenciado José Teixeira Pinto e Josefa Rodrigues da Conceição, neta materna do Sargento mor José Rodrigues Braga, falecido aos 02-04-1764 e de Maria Bicudo falecida aos 18-04-1738 em Aiuruoca aonde ambos foram inventariados.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 19 julho 1791 capela do Rosario - Ajudante Jose Mendes de Carvalho e D. Maria Teixeira da Conceição.

Ele f.l. de Manoel Mendes de Carvalho e D. Antonia Maria de Souza, n. e b. na freg. de Aiuruoca.

Ela f.l. de João (sic) Teixeira Pinto e Josefa Rodrigues da Conceição, n. e b. freg. de Pintangui.

 

Tiveram, q.d.

1- José, batizado na capela da Alagoa aos 08-02-1799, sendo seus padrinhos Manoel Mendes de Carvalho e sua irmã Maria Mendes, solteiros.

2- Ana, batizada na matriz de Aiuruoca aos 04-07-1809 tendo por padrinhos o Capitão Joaquim Mendes de Carvalho e Francisca Maria de Jesus mulher de Manoel Teixeira Pinto.

 

 

Cap. 4º MARIA ANTONIA DE CARVALHO

 

Nascida por 1750, aos 17-12-1801 casou com o Alferes Joaquim José Correa de Toledo, viúvo de Ana Joaquina da Conceição, batizado aos 14-05-1743, filho de Manoel Correa Arnaut, natural de Lisboa e de Theresa Joaquina de Toledo, natural de Carrancas, (naturalidade encontrada em batismo de netos). Ascendência do Alferes Joaquim e de sua primeira mulher na família “Francisco Felix Correa” 3-9-2

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas.  aos 17 dez 1801 capela da Lagoa  onde são moradores. Alf. Joaquim Joseph Correa de Toledo, viuvo de Anna Joaquina;

c/ Maria Antonia de Carvalho, f.l. de Manoel Mendes de Carvalho e Antonia Maria de Souza, n. e b. nesta freg. de Aiuruoca.

 

____________________________________________________________________________________

 

Cap. 3º JOAQUIM MENDES DE CARVALHO

atualizado em 25-novembro-2015)

 

 

Bartyra Sette

 

Batizado na matriz de Aiuruoca aos 10-03-1748, sendo seus padrinhos Pedro Vas e Luiza de Sousa Cordeyra. Em Aiuruoca aos 08-07-1777(?) casou com Maria Josefa de Carvalho, natural desta freguesia, filha de Luiz Pinto de Carvalho, natural de Santa Marinha do Concelho de Bayam, Bispado do Porto e Barbara Maria Leite, natural do Bispado de Mariana, neta paterna de Domingos de Carvalho e Domingas Moreira, neta materna de Salvador Ribeiro e Josefa de Oliveira Leite - família “Josefa de Oliveira Leite”, neste site.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - 08 julho 1777 (?) Joaquim Mendes de Carvalho e Maria Josefa de Carvalho.

Ele f.l. de Manoel Mendes de Carvalho e D. Antonia Maria de Soiza, n. desta freguesia.

Ela f.l. de Luiz Pinto de Carvalho e Maria Barbara Leite, n. desta freguesia.

Pais de, q.d.:

1- Ana Mendes de Carvalho, batizada na Capela da Alagoa aos 16-10-1777, onde aos 25-11-1801 casou com o Capitão José Correa Arnaut de Toledo, viúvo de Ana Maria da Conceição, batizado na matriz de Aiuruoca aos 06-10-1744, sendo seus padrinhos Manoel de Sousa Vieyra, casado e D. Maria do Rego Barros, solteira filha do Sargento mor Francisco do Rego Barros. Era filho de Manoel Correa Arnaut e Thereza Joaquina de Toledo (SL. 5º, 490, 2-9)

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 16 out 1777 capela Lagoa, ANNA, f.l. de Joaquim Mendes de Carvalho e Maria Josepha de Carvalho, padr.: Francisco Ribeyro de Magalhaens com pp do Alf. Jose Correya de Toledo e Barbara Maria Leyte.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 25 nov 1801 - cap. Lagoa - Capitão Joseph Correa Arnaut de Toledo, viuvo de Anna Maria da Conceição; c/ Anna Mendes de Carvalho, f.l. Joaquim Mendes de Carvalho e D. Maria Josefa de Carvalho.

Nts. bts. nesta freguesia.

 

          Em 1831 viúva, Ana residia no fogo 115 no Distrito da Capela de Alagoa, com o filho Manoel e 4 escravos.

censo de Alagoa (neste site) 06-11-1831, fogo 215

Ana Mendes de Carvalho, Branco, 50, viuva

Manoel, Branco, 19, solteiro

4 escravos

1-1 Cândida Arnaut (ou Candida Ignacia de Toledo), batizada aos 17-10-1802 , sendo seus padrinhos Joseph Joaquim Carneiro de Miranda e Costa por procuração que dele apresentou o Padre Francisco Monteiro da Fonseca Borges. Casou com Gabriel do Rego Barros, filho de José Joaquim do Rego Barros e Maria Antonia do Sacramento. Com geração na família “Os Martins Covas” Cap. 2º, neste site.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -  aos 17 out 1802 Lagoa, Candida, f.l. do Cap. Joseph Correa Arnaut de Toledo e D. Anna Mendes de Carvalho; padr.: Dr. Joseph Joaquim Carneiro de Miranda e Costa por pp. que dele apresentou o Padre Francisco Monteiro da Fonseca Borges.

1-2 Francisco Arnaut de Toledo, batizado aos 02-08-1804.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 02 ago 1804 Alagoa, Francisco, f.l. do Cap. Joseph Correa Arnaut de Toledo e D. Anna Mendes de Carvalho; padr.: Revdo. Francisco Monteiro d'Affonseca Borges e Maria Victoria Nogueira de Gouvea.

          Casou com Ana Vitória de São José, filha de Manoel Furquim da Luz e Maria Mendes de Carvalho 6 abaixo.

          Encontramos os filhos:

1-2-1 José Cristiano de Toledo

1-2-2 Ana Cândida de Toledo, ambos padrinhos do irmão Manoel.

1-2-3 Manoel, batizado aos 02-08-1848

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 02-08-1848 capela Alagoa, MANOEL, f.l. de Francisco Arnaut de Toledo e Anna Victoria de São José, padr.: Jose Christiano de Toledo e Anna Candida de Toledo filhos do mesmo, ambos solteiros.

1-3 Manoel Arnaut de Toledo, casou com Maria Zepherina de Barros (6-3 abaixo), irmã de Ana Vitoria supra citada .

Pais de, q.d.:

1-3-1 Camila, batizada aos 30-7-1836

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos - aos 30-07-1836 Guapiara, CAMILLA, f.l. de Manoel Arnaut de Toledo e Maria Zepherina, padr.: o mesmo reverendo vigario (Jose de Abreu e Silva) e D. Anna Mendes de Carvalho, avó paterna.

1-3-2 Manoel, batizado aos 09-01-1848

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos - aos 9-01-1848 Capela Alagoa, MANOEL, f.l. de Manoel Arnaut de Toledo e D. Maria Zeferina de Barros, padr.: Cap. Antonio de Affonseca Guimarães e d. Anna Victoria Nogueira

1-3-3 Presciliana, batizada aos 29-05-1854.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos - aos 29-05-1854 matriz, PRESCILIANA, f.l. de Manoel Arnaut de Toledo e Maria Zeferina de Barros, padr.: Antonio Esau dos Santos e D. Maria Custodia de Siqueira.

 

          José Correa Arnaut de Toledo foi casado em primeiras núpcias, em Aiuruoca aos 26-06-1777, com Ana Maria da Conceição, viúva, aí batizada aos 03-02-1746, filha do Capitão Cosme do Rego Barros e Maria Barbosa de Lima, neta paterna do Sargento mor Francisco do Rego Barros e Arcangela Furquim da Luz, neta materna de Francisco Barbosa Lima, falecido aos 04-09-1776 (inventário neste site) e Maria Barbosa Lima.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 26 jun 1777 Alf. Jose Correa de Tolledo e Anna Maria da Conceição.

Ele f.l. do Ten. Manoel Correa Arnaut e D. Teresa Joaquina de Toledo, n. e b. nesta freguesia.

Ela viúva, f.l. do Cap. Cosme do Rego Barros e Maria Barbosa de Lima, n. desta freguesia.

2- Tenente Antonio Mendes de Carvalho, batizado na capela do Rosário aos 14-07-1779, tendo por padrinhos os tios José Mendes de Carvalho e Maria Antonia. Casou duas vezes. Em primeiras nupcias, aos 26-11-1812 com Silveria Maria do Sacramento, filha do Alferes José Joaquim de Barros e Maria Antonia do Sacramento, (família “Os Martins Covas” neste site).  Silvéria faleceu de pós parto aos 25-11-1829.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 14 julho 1779 Rosario da Lagoa, Antonio, f.l. de Joaquim Mendes de Carvalho e Maria Josefa de Carvalho; padr.: Jose Mendes de Carvalho e Maria Antonia, solteiros e tios do batizado. Todos desta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas.- aos 26 nov 1812 matriz - ten. Antonio Mendes de Carvalho, f.l. do Cap. Joaquim Mendes de Carvalho e Maria Josepha de Carvalho; c/ D. Silveria Maria do Sacramento, f.l. do Alf. Jose Joaquim de Barros e D. Maria Antonia do Sacramento.

Ns. bts e moradores nesta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - matriz aos 25 novembro 1829, c/test. 32 anos, de parto, D. Silveria Joaquina do Sacramento, cc. o ten. Antonio Mendes de Carvalho.

F. l. de Jose Joaquim do Rego Barros, já falecido, e Dona Maria Antonia do Sacramento, n. e b. nesta freguesia.

Testamenteiros: 1- meu marido; 2- m/irmão Francisco de Paula Barros; 3- m/irmão Gabriel do Rego Barros.

legados:

-a Zeferina mulher de Manoel de Soisa;

- a Escolastica mulher de Domingos Alves;

Sou cc. Antonio Mendes de Carvalho.

texto:

a criança que concebi;

-meus irmãos inteiros: Francisco de Paula Barros, Gabriel do Rego Barros, Hipolita cc. Joaquim Jose Ferreira, e Escolastica cc. o guarda mor Viricimo Placido de A----

Fazenda do Frances 13 novembro 1829. Registrado aos 13 novembro 1829.

 

          Antonio casou em segundas nupcias com Leonissa Pulqueria Villela, batizada aos 26-01-1806 na ermida da Boa Vista, tendo por padrinhos o Vigario Francisco de Abreu e Silva e D. Ignacia Marianna de Soisa mulher do Tenente Manoel Thomas Villela; faleceu aos 17-02-1877 em Aiuruoca, filha de Domingos Villela, falecido aos 31-08-1836 com testamento registrado na matriz de Aiuruoca, e Luiza Pulqueria dos Reis, estes casados aos 18-04-1790 (certidão no inventário de Domingos dos Reis e Silva, neste site); neta paterna de Domingos Villela e Maria do Espirito Santo, neta materna de Domingos dos Reis e Silva e Andreza Dias de Carvalho, família “Villela” Cap. 4º.

          Antonio e Leonissa em 1831 eram moradores na Guapiara, com 20 escravos.

Censo da Guapiara (neste site) 22-11-1831, 1º quarteirão, fogo 8

Antonio Mendes de Carvalho, Branco, 48, casado, roceiro

Leoniza Villela, Branco, 25, casado, costureira

20 cativos

          Antonio faleceu aos 11-11-1855 na Fazenda do Francês Distrito da Guapiara e foi inventariado no ano seguinte por sua segunda mulher. Seus filhos menores foram curatelados de Domiciano de Paula Barros. Leonissa faleceu aos 17-02-1877.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - óbitos -  aos 17 fevereiro 1877 D. Leonissa Pulcheria Villela, 71 anos.

2-1 Maria Mendes Villela, casada com Manoel Dias de Carvalho 7-3 abaixo, moradores no termo de Aiuruoca. Geração na família “Villela” Cap. 4º.

2-2 Luiza Cândida Mendes, casada com Joaquim Pereira de Carvalho 7-1 abaixo. Geração na família “Villela” Cap. 4º.

2-3 Antonio Mendes de Carvalho, batizado na matriz aos 02-05-1836, sendo seus padrinhos Modesto Antonio Vilela, solteiro e, D. Anna Mendes de Carvalho. Tinha 20 anos no inventário paterno

2-4 Francisca Honorata Mendes, batizada aos 14-04-1838. Casou aos 24-02-1879 com Joaquim Torquato de Carvalho, filho natural de Maria Joaquina de Carvalho, natural da freguesia da Alagoa, dispensados do impedimento de consanguinidade de 2º grau da linha lateral e afinidade ilícita no mesmo gráu. Citada como Francisca Severina do Amor Divino, com 18 anos, no inventário paterno.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 14-4-1838 matriz FRANCISCA, f.l. do Ten. Antonio Mendes de Carvalho e D. Leonisa Pulcheria Villela, padr.: Ten. Francisco Antonio Vilellla e D. M---- Candida mulher de João Alves.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 24 fev 1879 oratorio do Frances, disp. imp. cons. 2º grau linha lateral e afin. ilicita no mesmo grau.

Joaquim Torquato de Carvalho, filho natural de Maria Joaquina de Carvalho, n. e b. freg. Alagoa.

c/ Franisca Honoratha Mendes, f.l. do Ten. Antonio Mendes de Carvalho e D. Leonica Pulcheria Villela, n. b. nesta freguesia.

2-5 Umbelina Graciana (ou Augusta) Villela, com 14 anos em 1856. Casou com José Joaquim Mendes 7-4 abaixo, filho de Jose Mendes de Carvalho e Ana Esmeria de São José. Geração na família “Villela” Cap. 4º

2-6 Lucinda Cândida de São José (ou Mendes Villela), com 12 anos. Casou com Antonio Joaquim de Souza Pinto.

2-7 José Camilo Mendes Villela, com 10 anos.

 

3- Rosa Mendes de Carvalho, batizada aos 29-07-1783 na Guapiara, tendo por padrinho o Alferes Jose Correa Arnaut de Toledo. Faleceu aos 18-01-1806 com testamento (inventário e testamento neste site) sem geração, deixando viúvo Luiz José Tavares, que contraiu novas nupcias.

 

4- Francisco Mendes de Carvalho, morou em Resende-RJ

(registro de terras) N. Sra. da Conceição do Campo Alegre, Resende - RJ, lv. 67 fls. 77/78, 116- Francisco Mendes de Carvalho, divide com: Fructuoso da Costa e Almeida, com os herdeiros de Manoel Jose da Silva, com o meu pai Sr. Joaquim Mendes de Carvalho, que possuo por compra que fiz a Luiz Antonio do Prado e Anna Leopoldina da Rocha. 19 jan 1856.

5- Inácio Mendes de Carvalho, foi casado duas vezes. Em primeiras nupcias, aos 03-11-1805 na Guapiara, com Francisca das Chagas Gonçalves, natural de Prados, filha do Tenente Julião da Costa Resende e Anna Gonçalves de Moura (Família “João de Rezende Costa”). Casou em segundas núpcias com Ana Rosa de Jesus, filha de Manuel José de Barros e Maria da Luz Siqueira.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 03 nov 1805 Gopiara - Ignacio Mendes de Carvalho, f.l. do Cap. Joaquim Mendes de Carvalho e D. Maria Josepha de Carvalho, n. e b. nesta freguesia; c/ D. Francisca das Chagas Gonçalves, f.l. do Ten. Julião da Costa Resende e D. Anna Gonçalves de Moura, n. e b. freg. dos Prados.

Encontramos dez filhos das segundas núpcias nos registros de batizados de Aiuruoca:

5-1 Manoel, aos 03-12-1809, padrinhos o avô paterno e a avó materna.

5-2 Ana, aos 24-03-1811, sendo seus padrinhos Manoel Joseph de Barros ---- e d. Maria Josepha de Carvalho, avó paterna.

5-3 Ana (outra), aos 19-04-1812, padrinhos Manoel Forquim da Luz e s/m Maria Mendes de Carvalho

5-4 Francisco, em julho de 1814, padrinhos cap. Joaquim Mendes de Carvalho e ---- Maria Umbelina do Sacramento

5-5 Porcina, na Alagoa aos 19-05-1816, padrinhos ---- Mendes e José Mendes de Carvalho.

5-6 Candida, aos 03-03-1818, padrinhos Ten. Jeronimo de Arantes Marques e Esmeria  Emerenciana

5-7 Joaquim, aos 16-06-1822, padrinhos Manoel Martins de Barros e s/m Maria Gertrudes.

5-8 José, aos 07-06-1824, padrinhos Cap. Joaquim Mendes de Carvalho e Anna.

5-9 Manoel, aos 13-08-1826, padrinhos Felippe Mendes de Carvalho e Anna Esmeria mulher de --- José Mendes de Carvalho.

5-10 Antonio, em Pouso Alto aos 26-12-1828, padrinhos padr.: Francisco Rodrigues de Affonseca e Maria Delfina de Carvalho, estes da freguesia de Pouso Alto.

 

6- Maria Mendes de Carvalho, foi a segunda mulher de Manoel Furquim da Luz, falecido aos 05-10-1822, já septuagenário, com testamento registrado na matriz de Aiuruoca (e neste site) onde declara filiação, as duas núpcias e os filhos. Era filho de Antonio Furquim da Luz, natural da vila de Pitangui, falecido aos 01-02-1796 (testamento neste site) e Antonia do Sacramento, natural da freguesia de São João del Rei, casados na matriz de Aiuruoca aos 24-09-1749, neto paterno do Sargento mor Francisco do Rego Barros e de Arcangela Furquim da Luz; neto materno de Felipe Ferreira do Amaral e Maria Rodrigues. Família ”Antonio Furquim da Luz”.

 

        Manoel foi casado em primeiras núpcias, em Aiuruoca aos 11-09-1782, com Teodora Maria de Jesus, aí batizada aos 09-11-1763, filha de Jose Martins Borralho e Teodora Barbosa Lima, neta paterna de Manoel Antonio e Izabel Martins Borralho naturais da freguesia de São Vicente de Alfins Bispado do Porto, neta materna do Sargento mor Francisco Barbosa de Lima, falecido aos 04-09-1776 (inventário neste site) e de sua primeira mulher Maria de Andrade Sampaio. Geração na família “Os Barbosa Lima” de Aiuruoca, I- Cap. 8º.

 

          Maria, durante a inventariança, casou em segundas nupcias com Inácio Lopes de Siqueira. Em 1831 eram moradores no 4º quarteirão da Guapiara, fogo 22

Censo 22-11-1831 Guapiara - 4º quarteirão, fogo 22

Inacio Lopes, Branco, 42, casado, roceiro

Maria Mendes, Branco, 35, casado, costureira

Manoel Furquim, Branco, 18, solteiro, roceiro

Maria, Branco, 14, solteiro, fiadeira

Jose Furquim, Branco, 12, escola

Bernardino, Branco, 10

Joaquim Lopes, Branco, 7

Francisco Lopes, Branco, 5

Mariana, Branco, 3

Antonio Lopes, Branco, 2

20 cativos

 

Maria e Manoel tiveram os filhos, segundo seu inventário (neste site) e assentos de batismo:

6-1 Manoel, nomeado no testamento paterno. Solteiro em 1837.

6-2 Ana, nomeada no testamento paterno. Casou com Francisco Arnaut de Toledo 1-2 supra

6-3 Maria, batizada aos 18-01-1818 na capela da Alagoa, sendo seus padrinhos Cap. Joaquim Mendes de Carvalho e D. Anna Mendes de Carvalho. Casou com Manoel Arnaut de Toledo 1-3 supra

6-4 João, batizado na Guapiara aos 01-08-1819, padrinhos Revdo Severino Villela e D. Pudenciana --- (Claudina ?) Villela por pp. q. apresentou o Alf. Joaquim Joze Braga e Candida Ge---- de ----.

6-5 Francisca, batizada na matriz aos 04-12-1820. Não é nomeada no testamento paterno, provavelmente falecida na infância.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 04 dez 1820 matriz, FRANCISCA, f.l. de Manoel Furquim da Luz e de Maria Mendes de Carvalho; padr.: Jose Mendes de Carvalho e  ---- Francisca (?) Ignacia de Soisa, solteiros.

6-6 Bernardino, batizado aos 01-05-1822, sendo seus padrinhos Bernardino Ferreira Salgado morador no Rio e Maria Clementina de Barros.

 

Maria e Inácio tiveram, entre outros, os filhos:

6-7 Francisco Teodoro Lopes de Siqueira, aos 01-08-1874 em Quatis-Rj, casou com Emilia de Paula Coutinho, filha de José de Paula Coutinho e Ana Matildes Franco.

L. 1 - 1853 / 1880 - Casamentos - fl. 75 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa, 1.08.1874 - test. Ignácia Ferreira Franco e João Bráulio Fortes Junqueira - nub. Francisco Theodoro Lopes de Siqueira - fl. Ignácio Lopes de Siqueira e D. Maria Mendes de Carvalho - cc. Emilia de Paula Coutinho - fl. José de Paula Coutinho e D. Anna Mathildes Franco Coutinho.

Francisco foi inventariado em 1881 em Barra Mansa-RJ:

Forum de Barra Mansa - RJ

Transcrito e resumido por Plinio U. M. de Carvalho

Inventário - de 11.08.1881

Inventariado : Francisco Theodoro Lopes de Siqueira - Faria. 30.05.1881 - s/ test°.

Inventariante : D. Emilia Coutinho de Siqueira

Anna Mathildes - 5 anos de idade

          Emilia, com 36 anos em 18-02-1888, casou segunda vez com o Comendador Joaquim Leite Ribeiro de Almeida, com 63 anos, filho de José Leite Ribeiro de Almeida e Maria Claudina de Jesus. Comendador Joaquim era viúvo de Francisca Maria de Almeida.

Registro Paroquial Quatis, RJ, lv. 2, Folha 33v - 18/02/1888 - Na fazenda da Conceição.

Commendador Joaquim Leite Ribeiro de Almeida e Dona Emilia Coutinho de Siqueira.

Ele, viuvo de Dona Francisca Maria de Almeida, com 63 anos, filho de Jose Leite Ribeiro de Almeida, falecido e Dona Maria Claudina de Jesus.

Ela, viuva de Francisco Theodoro Lopes de Siqueira, com 36 anos, filha de Jose de Paula Coutinho e Dona Anna Mathilde Franco Coutinho, falecido.

Testemunhas: Antonio Teixeira Pinto Sobrinho e Francisco Leite Ribeiro d'Almeida (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza).

Francisco e Emilia tiveram a filha única:

6-7-1 Ana Matildes de Siqueira, batizada em Quatis aos 14-08-1876 onde aos 23-12-1894 casou com José Izidro Teixeira Leite, viúvo de Francisca Teixeira de Oliveira. Geração na família “Os Barbosa Lima” Cap. 10º, § 8º.

L. 4 - 1874/1886 - Batizados - fl. 17 v. - Ig. Mat. de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ 14.08.1876 - Anna Mathildes - n. 6.03.1876 - fl. de Francisco Theodoro Lopes de Siqueira e Emilia Coutinho  de Siqueira - np. de Ignácio Lopes de Siqueira e D. Maria Mendes de Carvalho - nm. de Tte. José  de Paula Coutinho  e de D. Anna Mathildes Franco Coutinho  - fp. o avô materno e D. Domicianna Maria Franco (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho).

7- José Mendes de Carvalho, casou com Ana Esmeria de São José, filha de Manuel Pereira Goulart, batizado em Aiuroca aos 16-5-1763, e Brigida Maria da Conceição casados na capela do Rosário em Aiuruoca aos 31-01-1786; neta paterna de João Pereira Gularte e Isabel Nunes de Siqueira; neta materna de Domingos Leme de Brito e Maria da Conceição Silva, batizada em Airuoca aos 08-11-1734; por Domingos bisneta de André Bernardes de Brito e de Margarida Nunes Rangel; por Maria da Conceição, bisneta de Antonio da Silva, falecido em Aiuruoca aos 31-03-1738 (inventário neste site) e Ines de Moraes - família “Narciso de Faria e Silva, guarda mor”.

Em 1831 o casal era morador na Alagoa de Aiuruoca no fogo 115

Censo de Alagoa de Aiuruoca 06-11-1831, fogo 115

Jose Mendes de Carvalho, Branco, 38, casado, lavoura

Ana, Branco, 38, casado

Joaquim, Branco, 9

Manoel, Branco, 5

Maria, Branco, 7

Ana, Branco, 2

6 escravos

Entre seus filhos:

7-1 Joaquim Pereira de Carvalho, batizado aos 06-10-1822. Casou com Luísa Cândida Mendes, filha de Antonio Mendes de Carvalho e Leonissa Pulqueria Villela 2-2 supra

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 06 out 1822 Alagoa, JOAQUIM, f.l. de Jose Mendes de Carvalho e Anna Esmeria; padr.: Cap. Joaquim Mendes de Carvalho, avô paterno e Birgida Maria avó materna. Todos desta freguesia.

 

Aiuruoca, MG Livro Misto 1845_1846 Juramento dos Oradores: Joaquim Pereira de Carvalho, branco, solteiro, natural e morador da freguesia desta vila da Aiuruoca onde vive de negocio de tropa de idade 25 anos. Seu pai Jose Mendes é irmão de Antonio Mendes pai da oradora - consanguineos em 2º grau de linha transversal. Seu pai José Mendes é irmão de Antonio Mendes pai da oradora - consanguinidade em 2º grau da linha transversal.

7-2 Maria Reginalda de São José, com 7 anos em 1831. Em 1845 requereu dispensa, do impedimento de afinidade em 2º grau de linha transversal igual, para se casar com Jacinto Borges Pinto, de 39 anos.

Aiuruoca, MG Livro Misto 1845 e 1845_1849 Jacinto Borges Pinto e Maria Reginalda de S. Jose - 1845 impedimento de afinidade ilicita em 2º grau de linha transversal por ter tido o orador copula carnal com uma prima irmã da oradora 07-03-1845.

1ª test. (aa) Matheos Glz. Disse que os oradores eram afins em 2º grau de linha transversal igual pq Ignacio Mendes era irmão de Jose Mendes, deste proveio a oradora e daquele proveio Ana Silveria com quem dizem ter tido o orador copula ilicita.

2ª test.: Francisco Jose Cardoso, homem pardo, casado, nat/mort nesta freguesia onde vive de seu oficio de ferreiro, de idade de 36 anos. parente por afinidade da oradora. aa Francisco Jose Cardoso

3º test.: Manoel Moreira de Souza, homem branco, casado, nat/m or desta freugesia onde vive de seu negocio e oficio de ferreira, de idade 31 anos. (...) Ignacio Mendes era irmão de Jose Mendes, e que deste proveio a oradora e daquele proveio Ana Silveria com quem dizem ter tido o orador copula ilicita.

Juramento dos Oradores: Jacinto Borges Pinto, homem branco, solteiro, nat e morador nesta freguesia onde vive de sua tropa e lavoura, de idade de 39 anos - afinidade em 2º grau de linha transversal igual pq Ignacio Mendes era irmão de Jose Mendes

Maria Reginalda de São Jose, branca, solteira, nat e moradora nesta freguesia onde vive em companhia de seus pais, de idade de 21 anos. (aa) Maria Reginarda de São Jose - afinidade em 2º grau de linha transversal igual pq Ignacio Mendes era irmão de Jose Mendes deste proveio a oradora e daquele Ana Silveria com quem dizem ter tido copula o mesmo orador.

Pais de, pelo menos:

7-2-1 João Borges Pinto na matriz de Alagoa aos 27-11-1875 “dispensados de consangüinidade em segundo grau misto de terceiro, duplicado na linha transversal” casou com Feliciana Mendes, filha de Joaquim Pereira de Carvalho e Luisa Candida Mendes 7-1 supra.

7-2-2 Maria, batizada em 15-11-1848.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 15-11-1848 Alagoa, MARIA, f.l. de Jacintho Borges Pinto e Maria Reginalda de São José. padr.: Manoel Dias de Carvalho e D. A--- Christina de Carvalho.

 

7-3 Manoel, com 5 anos em 1831. Manoel Dias de Carvalho com 20 anos requereu dispensa, do impedimento de consanguinidade em 2º grau, para se casar com Maria Mendes Villela filha de Antonio Mendes de Carvalho 2-1 supra.

Aiuruoca, MG Livro Misto 1845_1846 Juramento do Orador Manoel Dias de Carvalho, branco, solteiro, natural e morador desta vila de Aiuruoca onde vive de lavoura e negocio de tropa de idade de 20 anos. Disse que Jose Mendes, pai dele orador, é irmão de Antonio Mendes pai da oradora - consanguineos em 2º grau de linha transversal

 

testemunha: aa Antonio Esau dos Santos

Test.: Alf. Vicente de Mello Cesar, branco, casado, natural de Guaratingueta da Prov. de SP, morador nesta vila de idade 47 anos. Disse que Antonio Mendes é irmão de Jose Mendes, deste proveio o orador e daquele a oradora - consanguineos em 2º grau

Test.: aa Tristão Antonio da Silveira

test.: Eugenio Antonio de Araujo, branco, casado, natural da freg. do Cajuru do termo da cidade de S. João e morador desta vila de Aiuruoca onde vive de negocio de fazenda seca, de idade de 32 anos.

7-4 José, batizado aos 16-11-1828. José Joaquim Mendes casou com Umbelina Graciana (ou Augusta” Villela 2-5 supra.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos., aos 16 nov 1828 Alagoa, JOSE, f.l. de Jose Mendes de Carvalho e Anna Esmeria de S. Jose, padr.: Ignacio Mendes de Carvalho e Venancia Rosa de S. Jose.

7-5 Feliciana, batizada cerca de 1834

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - na era de 1834 pouco mais ou menos capela Alagoa FELICIANNA, f.l. do Capitão Jose Mendes de Carvalho e Anna Esmeria de São José, padr.: Constantino Lopes de Faria e Brisida Maria da Conceição.

 

8- João, batizado no Guapiara aos 09-06-1790

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 09 junho 1790, Gupiara, João, f.l. do ten. Joaquim Mendes de Carvalho e D. Maria Josefa; padr.: o Ten. Joseph Pinto de Miranda assistente na vila de S. João del Rei.

9- Joaquim, batizado aos 01-03-1798. Joaquim Mendes de Carvalho casou com Maria Joaquina da Silva, filha de Manoel Coelho de Oliveira e Josefa Joaquina da Silva. Geração na família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 4º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-. aos 01 março 1798 Lagoa, Joaquim, f.l. de Joaquim Mendes de Carvalho e de D. Maria Josefa de Carvalho.