PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MATHEUS LEME BARBOSA

(atualizado em 22-março-2017)

 

 

Bartyra Sette

Regina M. Junqueira

 

Matheus Leme Barbosa era filho de Francisco Nunes da Costa e Lucrécia Leme Barbosa, família “Lucrecia Leme Barbosa” neste site (S.L. 3º, 32, 2-6). Casou com Rosária Maria de Jesus(*), filha de Francisco Alves Barbosa e Isabel Fragosa, naturais de Taubaté-SP (ou Pindamonhangaba).

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 17-08-1749 Sancha, filha leg. de Mateus Leme e Rosalia Maria, np Lucrecia Leme natural de Taubaté e Francisco Nunes da Costa, nmaterna de Francisco Alveres e Izabel Fragosa naturais de Taubaté Bispado de S. Paulo, padr.: o Revdo Manoel Caetano de Figueiredo e Julia Maria, mulher de Diogo Garcia.

 

Rosária Maria foi irmã de, pelo menos:

- Maria Alves da Porciuncula, casada duas vezes. Com Inácio Franco Torres e com Francisco de Ávila Fagundes. Família “Maria Alves da Porciúncula.

- Francisco Alves Barbosa, solteiro em 1748.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 07-01-1748 Inacio, f.l. Jose de Souza e Joana Ribeira, padr.: Francisco Alvares Barbosa, solteiro filho de Izabel Fragoza viuva, e Maria Alvares Taveira mulher de Estanislau Teixeira, todos desta freguesia.

- João Alves Barbosa, solteiro em 1748.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-09-1748 Maria, f.l. Jose Rodrigues Golarte e Iabel Pedrosa, padr.: João Alvares Barbosa, solteiro filho de de Izabel Fragosa viuva, e D. Maria Barbosa da Perciuncula mulher de Francisco de Avila Fagundes.

- Maria da Encarnação, nascida por 1721.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 13-07-1741 Maria adulta, de idade que disse ter pouco mais ou menos de 20 anos por ter duvida em seu primeiro batismo, filha legitima de Francisco Alvares Barbosa e Izabel Fragoza; padr.: eu Padre Manoel de Barros paroco desta freguesia e Maria Alvares da Porciuncula mulher de Francisco de Avila Fagundes.

 

Testamento de Francisco de Ávila Fagundes 05-04-1759: Declaro que minha cunhada Maria da Encarnação é possuidora de um sítio das Carrancas e por seu consentimento o vendi a Luís Gomes por preço de trezentos mil réis (...).

 

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24-10-1744 cap. N. Sra da Conceição do Rio Grande, Branca, f.l. Miguel Pires Barreto e D. Joana Pedroza de Toledo, padr.: Ten. João Lopes e Sequeira e Maria da Encarnação filha de Izabel Fragoza viúva, todos desta freguesia.

- Josefa Barbosa da Silva casou com João de Almeida da Fonseca, filho de João de Almeida e Francisca da Fonseca naturais da freguesia de Santo Ildefonso da cidade do Porto

Pais de, q.d.:

- João de Almeida da Fonseca, batizado em Carijós aos 02-09-1733. Padrinho da irmã Micaela.

Conselheiro Lafaiete-MG Igreja N Sra da Conceição aos 02-09-1733 nesta matriz bat a João, f.l. de João de Almeida da Fonseca e de Josepha Barbosa, moradores nesta freguesia, Foram padrinhos o Lic. Antonio de Araujo, solteiro e Ana Maria Angelica mulher do Cap. Francisco Pinto de Souza, todos moradores nesta freguesia.

- Francisco, aos 08-09-1734 tambem em Carijós.

Conselheiro Lafaiete-MG Igreja N Sra da Conceição aos 08-09-1734 bat a Francisco, f.l. de João de Almeida e de s/m [------]pha Barbosa, foram padrinhos Bartolomeu Gomes, moradores todos nesta freguesia e madrinha Josefa Maria do Espirito Santo mulher de Luiz Vieira moradores da freguesia das Congonhas.

- Maria Madalena de Jesus casou com Geraldo da Silva Araujo, filho de Domingos da Silva e Ana de Araujo nts da freg. de Santa Lucrecia de fonte de Louro Arc. Braga. Pais de, q.d., batizados em Ouro Branco-MG:

- Maria em 03-04-1755.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 03-04-1755 bat Maria n. aos 26-03, f.l. Geraldo da Silva Araujo e Maria Madalena, npaterna de Domingos da Silva e Ana de Araujo nts da freg. de Santa Lucrecia de fonte de Louro Arc. Braga, e pela materna de João de Almeida da Fonseca e de Josefa Barbosa da Silva. Padr.: Cap. Antonio João Bellas, cc Antonia Marcelina, e Josefa Barbosa mulher do dito João de Almeida.

- Genoveva em 19-08-1756.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 19-08-1756 bat a Genoveva nascida aos 12, f.l. Geraldo da Silva Araujo e Maria Madalena de Jesus, npaterna de Domingos da Silva e Ana de Araujo nts da freg. de Santa Lucrecia de fonte de Louro Arc. Braga, e pela materna de João de Almeida da Fonseca e de Josefa Barbosa da Silva. Padr.: Cap. Silvestre da Silva Araujo e Maria de Jesus, viuva.

- Ana em 08-05-1758.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 08-05-1758 bat a Ana, f.l. Geraldo da Silva Araujo e Maria Madalena de Jesus, npaterna de Domingos da Silva e Ana de Araujo nts da freg. de Santa Lucrecia de fonte de Louro Arc. Braga, e pela materna de João de Almeida da Fonseca e de Josefa Maria digo Barbosa da Silva. Padr.: Manoel Dias de Souza, solteiro e Ana Maria, solteira fiha de Luiz Vieira

- Teresa em 01-10-1759.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 01-10-1759 bat a Teresa, f.l. Geraldo da Silva Araujo e Maria Madalena de Jesus, npaterna de Domingos da Silva e Ana de Araujo nts da freg. de Santa Lucrecia de fonte de Louro Arc. Braga, e pela materna de João de Almeida da Fonseca n. da cidade do Porto e de Josefa Barbosa da Silva, n. das Carrancas deste bispado. Padr.: Manoel Fernandes --, solteiro e Antonia Marcelina mulher do Cap. Antonio João Bellas.

- José Mariano de Almeida, filho de João de Almeida da Fonseca e Josefa Barbosa, batizado em 08-03-1753. Testou em 11-10-1798 e foi sepultado na Campanha em 13-10-1799.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 08-03-1753 na capela da Passagem bat a Jose, f.l. João de Almeida da Fonseca e Josefa Barbosa, npaterno de João de Almeida e Francisca da Fonseca nts da freg. de Santo Ildefonso da cidade do Porto, e pela materna de Francisco Alves Barbosa e Izabel Fragosa moradores na freguesia das Carrancas; padr.: Alf. Antonio Luiz Costa, solteiro e Maria da Encarnação, solteira sobrinha di dito João de Almeida, todos moradores nesta freguesia.

 

Campanha, MG Igreja Santo Antonio obitos - aos 13-10-1799 foi sepultado na capela de N Sra do Rosario Jose Mariano de Almeida, homem branco, solteiro. Fez seu solene testamento

Copia do Testamento com que faleceu Jose Mariano de Almeida: (...) eu Jose Mariano de Almeida, f.l. João de Almeida de Afonseca e de Josefa Barbosa da Silva, n/b na freguesia do Ouro Branco Bispado de Mariana, morador de presente nesta freguesia da Campanha do Rio Verde comarca do Rio as Mortes.

Testamenteiros em 1º lugar a Maria The---- Madalena, em 2º Manoel da Silveira, em 3º a Jose da Costa Cardoso

Depois de pagas as minhas dividas, o restante dos meus bens instituo por meus universais herdeiros os filhos de minha comadre Maria The---- Madalena a saber: Matheus = Luiz = Jose = Joaquim = e João.

Arraial da Campanha aos 11-10-1798 Jose Mariano de Almeida

- Micaela em 14-10-1755.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 14-10-1755 bat a Micaela n. aos 08, f.l. , f.l. João de Almeida da Fonseca e Josefa Barbosa, npaterno de João de Almeida e Francisca da Fonseca nts da freg. de Santo Ildefonso da cidade do Porto, e pela materna de Francisco Alves Barbosa e Izabel Barbosa moradores na freguesia das Carrancas; padr.: João de Almeida da Fonseca, solteiro filho do mesmo João de Almeida.

 

 

 

(*) Divergências quanto ao nome da mulher de Mateus:

1- ISABEL Maria de Jesus, segundo o casamento do filho Lourenço (pesquisa de José Guimarães)

2- CESARIA Maria de Jesus, segundo Genealogia Guaratinguetaense; Padre Adalberto Ortmann: AGL nº 4; fls. 349, Bn12: Mateus Leme Barbosa (filho de Lucrecia Leme  Barbosa e Francisco Nunes da Costa), estabeleceu-se nas Minas Gerais, cc. Cesaria Maria de Jesus e teve 10 filhos, todos nascidos em Carrancas, MG.

 

O inventário de Matheus foi aberto em São João Del Rei em 1765 por sua viúva. Compareceram 11 filhos do casal, situação em 1765 (inventário neste site). Os filhos Francisco, Antonio e Mateus não são citados:

 

1- Lucrécia Leme Rangel, com quarenta anos em 1765. Aos 21-09-1745 casou com João dos Reis Neves, natural do Bispado do Porto, filho de Antonio Luiz dos Reis e Izabel Francisca Fonton.

B7: casamentos -Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 21-09-1745 João dos Reis Neves, n. da freg. da vila de Azura Bispado do Porto, f.l. Antonio Luiz dos Reis e Izabel Francisca Fonton; = cc Lucrecia Leme Barbosa, f.l. Matheus Leme Barbosa e Rozaria Maria de Jesus, moradores nesta freguesia.

          João faleceu em 15-04-1761 e com inventário (neste site) aberto aos dezenove de maio do mesmo ano pela viúva. Compareceran sete filhos do casal, todos menores em 1761, tutelados do tio materno Lourenço José.

1-1 José, batizado em Carrancas-MG aos 07-05-1747. Com quatorze anos em 1761.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 07-05-1747 Jose n. aos 18-04, f.l. João dos Reis Neves n/b na freg. de Santa Maria a nova na vila de Asora Bispado do Porto e Lucrecia Leme Barbosa n/b na freguesia e vila de Guaratingueta Bispado de S. Paulo, fregueses da freguesia de S. João del Rei; padr.: Antonio Vaz de Siqueira, solteiro fregues da freguesia de S. João del Rei e Maria da Porciuncula mulher de Francisco de Avila Fagundes,

          José Joaquim das Neves em novembro de 1783 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade para se casar com Brigida Maria da Conceição, filha de Domingos Leme de Brito e Maria da Conceição. Aparentemente o matrimônio não se realizou pois, em 31-01-1786 Brigida se casou com Manoel Pereira Goulart, família “Narciso de Faria e Silva, guarda mor”.

LDS: Aiuruoca-MG. Dispensas matrimonias livro misto 1787- 1790

Jose Joaquim Neves e Brizida Maria da Conceição

Mariana 14-11-1783 autuação de uma petição

Dizem Jose Joaquim Neves, n/b na freg. das Carrancas e Brizida Maria da Conceição n/b freg. Aiuruoca e moradores na Campanha do Rio Verde: consanguinidade em 3º grau misto com 2º(sic) pq:

Mateus Leme Barbosa é irmão inteiro e legitimo de Margarida Nunes Rangel por serem ambos filhos dos mesmos pais.

Que de João dos Reis Neves casado que foi com Lucrecia Leme Rangel nasceu o orador Jose Joaquim Neves

Da dita Margarida Nunes Rangel casada que foi com Andre Bernardes de Brito nasceu Domingos Leme de Brito que casou com Maria da Conceição de quem nasceu a oradora Brizida Maria da Conceição - 3º grau de consanguinidade.

Os oradores são pessoas brancas,

 

1-2 Ana, batizada em 08-12-1748. Ana dos Reis aos 11-02-1771 casou com José Alves Campos, filho de João Alves Campos e Maria Lemes da Silva, família “João Alves Campos”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 08-12-1748 Ana n. aos 24-11, f.l. João dos Reis Neves e Lucrecia Leme Barbosa, fregueses da freg. de N. Sra do Pilar de S. João del Rei e moradores no distrito da Conceição, padr.: Manoel Ferreira Pereira, casado e morador no distrito da Conceição, e Maria da Encarnação, solteira filha de Izabel Fragoza viuva, freguesa desta freguesia.

 

B7: casamentos o  Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais). aos 11-02-1771 José Alves Campos, f.l. João Alves Campos e Maria Lemes da Silva, n/b na freg. das Congonhas do Campo comarca de Vila Rica deste bispado; = cc.  Ana dos Reis, f.l. João dos Reis Neves e Lourença(sic), n/b nesta freguesia.

1-3 Maria, batizada em 08-09-1750. Com onze anos em 1761.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 08-09-1750 Maria n.; aos 18-08, f.l. João dos Reis Neves n. da freg. de Sta Maria a nova da vila de Azurar Bispado do Porto e Lucrecia Lemes Barbosa n. desta freg., padr.: Diogo Gracia morador no Cajuru e Rosaria Maria desta freguesia.

1-4 Joana, batizada em 12-03-1752. Com dez anos.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 12-03-1752 matriz, Joana, f.l. João dos Reis Neves n. da freg. de Santa Maria de Azurar da mesma vila Bispado do Porto e Lucrecia Leme Rangel n. da freg. de Santo Antonio de Guaratingueta-SP, np Antonio Luiz dos Reis e Izabel Francisca Fontom, nm Mateus Leme Barbosa e Rosalia Maria de Jesus, padr.: João Vieira Pacheco, solteiro n. da Ilha Terceira Bispado de Angra e fregues da freguesia de S. João del Rei e madrinha por procuração que apresentou Branca Leme da Silva filha do dito Mateus Leme, e D. Margarida da Cunha mulher de Manoel Pacheco freguesa da freg. de S. João del Rei.

1-5 Inácia, batizada em 25-03-1754. Não é citada no inventário paterno.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-03-1754 matriz, Inacia, f.l. João dos Reis Neves n. de Azurar Bispado do Porto e Lucrecia Lemes Barbosa n. Guaratingueta Bispado de S. Paulo, np não se soube, nm Mateus Leme Barbosa n. da vila de Guaratingueta e Rosalia Maria n. desta freguesia, padr.: o Reverendo Padre Manoel Caetano de Figueiredo n. do Bispado de Viseu e Maria Luiz, solteira filha de Mateus Leme natural de Guaratingueta, e todos moradores desta freguesia. Os pais da dita batizada são moradores em S. João del Rei e ela nasceu nesta freguesia.

1-6 Maria, batizada em 25-03-1754. Não é citada no inventário paterno.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-03-1754 matriz, Inacia, f.l. João dos Reis Neves n. de Azurar Bispado do Porto e Lucrecia Lemes Barbosa n. Guaratingueta Bispado de S. Paulo, np não se soube, nm Mateus Leme Barbosa n. da vila de Guaratingueta e Rosalia Maria n. desta freguesia, padr.: o Reverendo Padre Manoel Caetano de Figueiredo n. do Bispado de Viseu e Maria Luiz, solteira filha de Mateus Leme natural de Guaratingueta, e todos moradores desta freguesia. Os pais da dita batizada são moradores em S. João del Rei e ela nasceu nesta freguesia.

1-7 João, batizado em 13-10-1756. Com cinco anos. em 1761.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 13-10-1756 João n. aos 02, f.l. João dos Reis Neves n. Azurar Bispado do Porto e Lucrecia Leme Rangel n. de Guaratingueta, np Antonio Luiz dos Reis e Izabel Francisca nts e moradores no dito Azurar, nm Mateus Leme Barbosa n. Guaratingueta e Rosalia Maria n. desta freguesia, padr.: Miguel Caetano de Queiroz por pp a Mateus Leme Barbosa, e Teresa solteia filha de Mateus Leme natural desta freguesia.

1-8 Mafalda, com três anos. Mafalda das Neves Ramos aos 14-02-1774 casou com Manoel de Souza Vieira, natural da Borda do Campo, filho de Francisco de Souza Mello e Quitéria Vieira da Silva. Manoel era viúvo de Luiza Antonia de Mello.

B7: casamentos -  Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-02-1774 Manoel de Souza Vieira, viuvo de Luiza Antonia de Mello, f.l. Francisco de Souza Mello e Quitéria Vieira da Silva, n/b na freg. da Borda do Campo; = cc. Mafalda das Neves Ramos, f.l. João dos Reis Neves e Lucrecia Lemes Rangel, já defuntos, n/b nesta freguesia.

1-9 Matheus, batizado em 30-09-1760. Com sete meses em 1761.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 30-09-1760 Mateus n. aos 20-09, f.l. João dos Reis Neves n. de Azurar Bispado do Porto e Lucrecia Leme Rangel n. de Guaratingueta-SP, padr.: João Paulo de Oliveira, solteiro e Josefa, solteira filha de Mateus Leme Barbosa.

 

2- João Leme Barbosa, com trinta e poucos anos em 1765.

 

3- Francisco Leme Barbosa, solteiro em 1749. Não comparece no inventário paterno.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-01-1749 Lourenço, pardo, f. nat. de Manoel da Silva Guimarães casado na vila de Guimarães no reino, e de Izabel, crioula solteira escrava de Antonio de Brito Peixoto, padr.: Francisco Leme Barbosa e Maria Leme Barbosa, solteiros filhos de Mateus Leme Barbosa.

4- Maria Luiza, com trinta e seis anos.

 

5- Lourenço José de Andrade Silva, batizado em 10-08-1731. Em Baependi aos 17-08-1763 casou com Úrsula Maria de Jesus, filha de Manoel Martins Covas e Maria da Silva Luz. Lourenço José faleceu em 15-01-1799 e teve seu inventário (neste site) aberto pela viúva aos oito de Julho do mesmo ano. Geração na família “Os Martins Covas” Cap. 2º.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 10-08-1731 Lourenço, filho Leg. de Mateus Leme e Maria de Jesus, do sitio das Carrancas de baixo, padr.: Cap. Mor João de Toledo Piza, casado do sitio do Rio Grande e Izabel Fragoza, viuva do sitio das Carrancas de baixo.

 

Baependi, MG aos 17-08-1763 nesta matriz se receberam Lourenço Jose de Andrade S.ª, n/b na freg. de N. Sra da Conceição das Carrancas desta comarca, f.l. de Mateus Leme Barbosa e de s/m Rosalia Maria de Jesus = com Ursula Maria de Jesus, n/b nesta freguesia, f.l. de Manoel Martins Covas e de s/m Maria da Luz.

 

6- Thereza Branca da Silva, batizada em 09-04-1733. Aos 05-08-1759 casou com João Vieira Pacheco, natural de Santa Luzia da Ilha Terceira, filho de Antonio Fernandes e Lucrecia Vieira.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 09-04-1733 Branca, f.l. Mateus Leme e Rosaria Maria de Jesus, das Carrancas de baixo, padr.: Coronel Inacio Franco Torres e sua mulher D. Maria de Afonseca

 

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 05-08-1759  João Vieira Pacheco, natural da freguesia de Santa Luzia da Ilha Terceira Bispado de Angra, f.l. Antonio Fernandes e Lucrecia Vieira; cc Teresa Branca da Silva, natural e freguesa desta mesma freguesia, f.l. Mateus Leme Barbosa e Rosalia Maria de Jesus, todos moradores desta fregesia.

Pais de, q.d.:

6-1 Ana Isabel, batizada em 03-08-1760. Aos 20-10-1776 casou com Antonio de Souza Freire, batizado aos 10-01-1743 em S. João del Rei, filho de Luiz Freire de Souza e Iria da Costa - em Aportes à GP “Salvador da Motta Paes - sogro Maximo Aguiar da Costa SL IIIº, 77, 4-6”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 03-08-1760 Ana n. aos 27-07, f.l. João Vieira Pacheco n. freg. Sta Luzia da Ilha Terceira e Teresa Branca da Silva n. desta freg. das Carranas. padr.: Lourenço Jose de Andrade, solteiro e D. Maria Alves da Porciuncula.

 

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 20-10-1776 - Antonio de Souza Freyre, f.l. Luiz Freyre de Souza e Iria da Costa, n/b na freg. de . João del Rei; cc Ana Isabel, f.l. João Vieira Pacheco e Teresa Branca da Silva, n/b nesta mesma freguesia onde todos são fregueses. Test.: Revdo Manoel Caetano de Figueiredo e Manoel Barbosa de Lima.

 

          Antonio faleceu aos 22-05-1787, foi inventariado no mesmo ano pela viúva. Compareceram 6 filhos, tutelados pelo tio José Ramos Barbosa e em 1796 por Manoel Alves Taveira.:

Museu Regional de São João Del Rei – Livro de Tutelas numero 1 fl. 75 V.

Inventariado: Antonio de Souza Freire

Inventariante: Ana Izabel - viúva

Data do Inventario – 29 de Agosto de 1787

Local – Traituba da freguesia de Baependi.

Transcrito por: Moacyr Villela

Aos 29 de Agosto de 1787 em Traituba da Freguesia do Baependi fesse inventario dos Bens de Antonio de Souza Freire. Faleceu sem testamento em 22 de maio do dito ano, de que foi inventariante a viúva, sua mulher Ana Izabel.

Filhos:

1- Maria, 8 anos;

2- Mafalda, 5 anos;

3- Rosaria, 4 anos;

4- Antonio, 3 anos;

5- Matias, 1 ano e meio;

6- Joaquim, 1 mês.

É tutor desses órfãos Jose Ramos Barbosa, tio dos mesmos. Rematou a viúva as legitimas dos órfãos em 5 de junho de 1788

Tutela transferida em 1796 para Manoel Alves Taveira.

Capital – 2:319$910

Meação da viúva – 1:046$796.

6-1-1 Maria, com 8 anos em 1787.

6-1-2 Mafalda, 5.

6-1-3 Rosária, 4.

6-1-4 Antonio, 3.

6-1-5 Matias, 1 ano e meio.

6-1-6 Joaquim, um mês, póstumo.

 

6-2 Joaquim, batizado em 27-11-1763.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 27-11-1763 Joaquim, f.l. João Vieira Pacheco n/b na freg. Sta Luzia da cidade de Angra da Ilha Terceira e Teresa Branca da Silva n/b nesta freg., padr.: Inacio Franco Torres, solteiro e Maria da Conceição, solteira.

 

6-3 José Ramos Barbosa, batizado em 13-06-1765. Tutor de seus sobrinhos filhos de Ana Izabel supra. Aos 25-01-1807 casou com Custódia Maria Ribeiro, filha de João Pinto Ribeiro e Maria Vieira de Jesus. Geração na família “João Pinto Ribeiro, de Baependi”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 13-06-1765 Jose, f.l. João Vieira Pacheco n/b na freg. Santa Luzia da Ilha Terceira e Teresa Branca da Silva n/b na freg. N. Sra da Conceição das Carrancas, np Antonio Fernandes e Lourença Vieira, nm Mateus Leme Barbosa e Rosalia Maria de Jesus, fregueses desta freguesia, padr.: por pp que apresentou Domingos de Paiva, Reverendo Manoel Caetano de Figueiredo e Maria da Encarnação, solteira.

 

6-4 Maria Madalena de Jesus, batizada em 02-11-1767. Casou com o Capitão Luiz Alves Taveira, filho de Manoel Alves Taveira e Josefa Leme de Lima (família “Manoel AlvesTaveira”).

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 02-11-1767 cap. Carrancas, Maria f.l. João Vieira Pacheco n. Ilha Terceira Bispado de Angra e Teresa Branca n. desta freg., padr.: Padre Jose Alves de Lima e Maria Luiza, solteira filha de Rozalia Maria, viuva.

 

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 02-11-1767 cap. Carrancas, Maria f.l. João Vieira Pacheco n. Ilha Terceira Bispado de Angra e Teresa Branca n. desta freg., padr.: Alexandre Luiz, solteiro filho de D. Maria Alves da Porciuncula, viuva e Antonia Maria, solteira filha de Rozalia Maria, viuva, todos fregueses desta.

          Maria Madalena faleceu no estado de viúva com testamento aberto aos 17-02-1830, onde declara naturalidade, filiação, matrimônio e os quatro filhos (inventário neste site):

6-1-1 Maria Antonia da Conceição casada com José Raimundo Barbosa, filho de Alexandre Luis Barbosa e Ana Senhorinha Gonçalves (família “Maria Alves da Porciúncula”). José foi testamenteiro e inventariante da sogra.

6-1-2 Ana Antonia da Conceição, casada com Francisco Antonio Vieira;

6-1-3 Alferes José Alves Taveira, casado;

6-1-4 Rita Alves do Desterro, com 35 anos em 1830, demente. Faleceu em 11-03-1851.

6-5 Rita Inácia dos Santos, batizada em 12-07-1770. Foi a primeira mulher de Manoel Alves Taveira, filho do Capitão Luiz Alves Taveira e Maria Bárbara da Conceição (família “Manoel Alves Taveira”).

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 12-07-1770 Rita, f.l. João Vieira Pacheco e Teresa Branca, padr.: Guarda Mor Miguel Nunes Bernardes e D. Ana Izabel, solteira.

 

7- Antonia Maria, batizada em 19-12-1734. Solteira em 1765.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-12-1734 Antonia, f.l. Mateus Leme Barbosa e Rosalia de Jesus, padr.: eu o Padre Antonio Mendes paroco nesta

8- Antonio, batizado em 13-06-1737. Não comparece no inventário paterno.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 13-06-1737 Antonio, filho leg. Mateus Leme Barbosa e Rozalia Maria de Jesus, moradores das Carrancas de cá, padr.: eu o Padre Antonio Mendes paroco nesta freguesia e Maria de Araujo mulher de Pascoal Leite Pais, moradora na Cachoeira desta freguesia.

 

9- Mateus, batizado em 22-02-1739. Também não comparece no inventário paterno.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 22-02-1739 Mateus, f.l. Mateus Leme e Rosalia Maria, da caveira de cá, padr.: Francisco de Avila Fagundes e Maria Alves Barbosa.

 

10- Josefa Maria, com vinte e cinco anos pouco mais ou menos. Josefa Maria de Nazaré legatária do primo Padre Inácio

 

11- Theresa Custódia do Sacramento, batizada como Custódia, com vinte e quatro anos pouco mais ou menos em 1765. Casou em Carrancas aos 13-09-1784 com José Ribeiro da Silva, filho do Capitão João Ribeiro da Silva e Jacinta Maria de Jesus. (Família “Os Ribeiro da Silva de S. Gonçalo do Brumado”). Não teve filhos de seu casamento segundo o testamento do marido.

B7: Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, (a margem: Jose Ribeiro da S.ª e Tereza Custodia do Sacramento) aos 13-09-1784 na Cap. de N. Sra, Conc. das Carrancas, Jose Ribeiro Ribeiro (sic) de Almeida, f.l. do Capitão João Ribeiro da s.ª e D. Jacinta Maria de Jesus, n/b freg. de S. João del Rei; = cc. Thereza Custodia do Sacramento, que no batismo teve o nome de Custodia, f.l. Matheus Lemes e Rozalia Maria de Jesus, n/b nesta Freguesia das Lavras do Funil

12- Ana Quitéria, batizada em 17-08-1744. Solteira em 1765.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 17-08-1744 nesta matriz, Ana, f.l. Mateus Leme Barbosa e Rosaria Maria, moradores nesta freguesia, padr.: Antonio Vaz de Siqueira, morador no Rio das Mortes pequeno e Juliana de Oliveira mulher de Antonio Raposo moradores nesta freguesia.

 

13- José, batizado em 28-08-1746. José Lemes de Andrade aos 02-02-1780 casou com Isabel Rodrigues da Silva (ou Isabel Pedrosa), filha de José Rodrigues Goulart e Isabel Pedrosa. Geração na família “Isabel Pedrosa”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-08-1746 nesta matriz, Jose, f.l. Mateus Leme Barbosa e Rosalia Maria de Jesus, desta freguesia, padr.: Jose de Souza, solteiro morador na vila de S. João del rei e D. Luiza da Rosa de Toledo, solteira filha de Francisco Xavier da Silva moradora desta freguesia.

 

B7: casamentos -Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 02-02-1780 José Leme de Andrade, f.l. Mateus Leme Barbosa e Rosalia Maria de Jesus, n/b nesta freguesia de Carrancas; = cc. Isabel Pedrosa, f.l. Jose Rodrigues e Izabel Pedrosa, n/b nesta mesma freguesia onde são moradores.

 

14- Sancha, batizada em 17-08-1749.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 17-08-1749 Sancha, filha leg. de Mateus Leme e Rosalia Maria, np Lucrecia Leme natural de Taubaté e Francisco Nunes da Costa, nmaterna de Francisco Alveres e Izabel Fragosa natuais de Taubaté Bispado de S. Paulo, padr.: o Revdo Manoel Caetano de Figueiredo e Julia Maria, mulher de Diogo Garcia.