PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MATEUS PINHEIRO LEME

(atualizado em 29-abril-2016)

 

 

Moacyr Villela

 

 

Mateus Pinheiro Leme foi casado com Felipa Gaga de Oliveira com quem teve filhos batizados em Taubate, Pindamonhangaba e Baependi.

 

Felipa Martins(sic) faleceu com 40 anos, casada com Mateus Pinheiro, moradores nas Furnas, foi sepultada em 10-11-1748 na Matriz de Baependi.

(pesq. Moacyr Villela) ôbitos de Baependi, MG A 10 de Novembro de 1748 faleceu Felipa Martinns de idade de 40 anos casada com Mateus Pinheiro moradores na Furnas. Foi sepultada na Matriz de Baependi...

 

Em 14-02-1751 “faleceu de acidente” em Baependi, Vitoria Pedrosa casada com Mateus Pinheiro Leme. Não sabemos se era uma segunda esposa do pai ou esposa do filho homônimo abaixo.

(pesq. Moacyr Villela) ôbitos de Baependi, MG A 14 de fevereiro de 1751 faleceu Vitoria Pedrosa mulher de Mateus Pinheiro Leme e não recebeu os sacramentos Faleceu de acidente e foi sepultada na Matriz..

 

Filhos de Mateus e Felipa que encontramos nos livros paroquiais de Baependi, Aiuruoca e Campanha:

 

1- Mateus Pinheiro Leme (filho). Em 1753 ja estava casado com Ana Maria da Conceição, natural de Jacarei–SP, filha de Martinho Gracia e Suzana de Góes. Foram moradores em Baependi e Campanha.

          Ana Maria faleceu em Baependi onde foi sepultada em 18-10-1800

B7: Baependi,MG - Óbitos - aos 18-10-1800 foi sepultada Anna Maria da Conceição, viuva de Matheus Pinheiro Leme. Faleceu de uma gangrena.

 

Filhos do casal que documentamos:

1-1 José, faleceu na infância e foi sepultado na Matriz de Baependi em 25-03-1753.

(pesq. Moacyr Villela) ôbitos de Baependi, MG A 25 de Março de 1753 faleceu Jose inocente, filho legitimo de Mateus Pinheiro e de sua mulher Ana Maria e foi sepultado nesta Matriz.

 

1-2 Manoel batizado em 16-06-1765. Manoel Pinheiro Leme, natural da Campanha do Rio Verde, casou em Aiuruoca aos 22-05-1799 com Antonia Maria da Silveira, filha de Silvestre Dutra Pinheiro e Maria da Conceição.

(pesq. Moacyr Villela) batismo de Campanha, MG  - A 16 de Junho de 1765 na Capela de São Gonçalo , batismo de Manoel, filho legitimo de Mateus Pinheiro Leme  natural e batizado em Baependi e de Ana Maria da Conceição natural de Jacarei –SP . Avós Paternos Mateus Pinheiro Leme e Felipa de Oliveira . Avós Maternos Martinho Gracia e Suzana de Gois . foram padrinhos Antonio de Oliveira e Marcela Maria ambos solteiros.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 22 maio 1799 matriz de Aiuruoca - Manoel Pinheiro Leme, f.l. de Matheus Pinheiro Leme e Anna Maria da Conceição, n. e b. Campanha do Rio Verde; = c/ Antonia Maria da Silveira, f.l. de Silvestre Dutra Pinheiro e Maria da Conceição, n. e b. nesta freg.

 

1-3 Maria Angélica do Espírito Santo, filha de Mateus Pinheiro Leme e Ana Maria da Conceição casou em 08-02-1780 em Aiuruoca com o viúvo Manoel José “Claque” de Araujo, natural de Guaratinguetá-SP, filho do Ajudante Domingos de Araújo e Rita Maria dos Santos, neto paterno de Estevão Gonçalves e Sebastiana de Araujo, naturais de S. Martinho, Arc. de Braga e neto materno de Duarte Jasson da Costa, natural do Porto, e Rosa Maria do Prado, de Pindamonhangaba.

          Manoel José foi casado três vezes. Primeira vez aos 03-08-1762 em Guaratinguetá-SP com Maria Leme de Jesus. Terceira vez, viúvo de Maria Angélica, casou com Maria Silveria da Conceição. Faleceu aos 20-08-1821 em Baependi, com testamento, sem geração. Família “Jasson da Costa”, neste site.

 (pesq. Moacyr Villela) casamentos Aiuruoca, MG aos 8 de Fevereiro de 1780  matriz de Aiuruoca . Testemunhas Antonio de Magalhães Passos e Francisco Afonso Villar . casamento de Manoel Jose de Araujo , viuvo por falecimento de sua primeira mulher Maria Leme de Jesus sepultada em Guaratingueta com Maria Angelica do Espirito Santo filha legitima de Mateus Pinheiro Leme e Ana Maria da Conceição natural e batizada em Baependi.

 

2- Angelica do Bonsucesso natural de Pindamonhangaba casou em 17-02-1749 em Baependi com Gonçalo Jose dos Santos natural de Lisboa–PT, filho de pais incognitos

(pesq. Moacyr Villela) matrimonios de Baependi, MG A 17 de Fevereiro de 1749, sem impedimento, Testemunhas , Jose da Silva Leme e Nicolau Antonio Nogueira casaram Gonçalo Jose dos Santos natural e batizado na Freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai da Cidade e Arcebispado de Lisboa filho de pais incognitos e Angelica do Bonsucesso da Vila de Pindamonhamgaba filha legitima de Mateus Pinheiro e de sua mulher Felipa Gaga ja defunta , moradores nesta Freguesia.

 

3- José Pinheiro, natural de Taubate (ou de Baependi), casou com Inacia Correa de Camargo natural de Baependi e filha de Mateus de Camargo e Maria Correa. Casaram em Aiuruoca em 02-10-1763 e receberam as bençãos em 28-01-1754 em Baependi.

(pesq. Moacyr Villela) matrimonios de Baependi, MG - A 28 de janeiro de 1754 na Matriz de Baependi . testemunhas João Gomes de Lemos e Alberto Bicudo ambos casados. Jose Pinheiro, filho legitimo de Mateus Pinheiro e de Felipa Gaga, natural e batizado em Taubate , com Inacia Correa de Camargo filha legitima de Mateus de Camargo e Maria Correa natural e batizada em Baependi, na quaç ambos os contraentes são moradords.. tendo ja antes os contraentes se recebido em Aiuruoca no dia 2 de Outubro de 1753 e então não receberam as bençãos, como consta da certidão do reverendo vigario de Aiuruoca. E logo lhes dei as bençãos nupciais depois da qual os contraentes ratificaram o matriimonio já dantes celebrado.

 

Encontramos em Campanha batismos de filhos do casal:

3-1 Rita batizada em 27-08-1762 na Capela de São Gonçalo da Campanha.

(pesq. Moacyr Villela) batismo de Campanha, MG  - A 27 de Agosto de 1762 batismo de Rita  filha legitima de Jose Pinheiro batizado na Freguesia de Baependi(sic) e de Inacia de Camargo batizada na mesma freguesia de Baependi. PP João Pinheiro casado e Ana Pinheira Leme solteira.

 

3-2 Isabel, gemea com a anterior e batizada no mesmo dia e local

(pesq. Moacyr Villela) batismo de Campanha, MG  - A 27 de Agosto de 1762 batismo de Izabel  filha legitima de Jose Pinheiro batizado na Fregueisa de Baependi(sic) e de Inacia de Camargo batizada na mesma freguesia de Baependi. PP Mateus Pinheiro e Izabel solteira filha do mesmo Mateus Pinheiro.

 

3-3 Manoel batizado em 29-04-1764 em São Gonçalo.

(pesq. Moacyr Villela) batismo de Campanha, MG A 29 de Abril de 1764na Capela de São Gonçalo , batismo de Manoel, filho legitimo de Jose Pinheiro natural e batizado na Vila de Taubate e Inacia de Camargo natural e batizada em Baependi, avós paternos Mateus Pinheiro e Maria de Cargo(sic). Foram padrinhos Francisco Pinheiro S.e Maria Pinheira filha de Antonio Pires.

3-4 Maria batizada em 19-11-1769.

Aiuruoca, MG aos 19-11-1769 nesta matriz bat a Maria, f.l. de Jose Pinheiro e Inacia de Camargo, que nasceu aos 9 do dito mes. Foram padrinhos João Ferreira da Conceição e Rita Maria Golarte.

3-5 Tomé em 24-07-1774.

Aiuruoca, MG aos 24-07-1774 nesta matriz bat a Tome, f.l. de Jose Pinheiro Leme e Inacia de Camargo, foram padrinhos Manoel Jose de Araujo, solteiro e Maria Angelica, solteira filha de Mateus Pinheiro Leme, todos desta freguesia.

 

4- Francisco batizado em janeiro de 1737 em Baependi

(pesq. Moacyr Villela) batismo de Baependi, MG...dias do mes de Janeiro de 1737 batismo de Francisco filho legitimo de ....Leme e de Felipa Gaga de Olive...padrinhos Dogs Miz filho de Jose Miz ...D. Joana Nogueira do Prado ....

 

5- Salvador batizado em outubro de 1739 em Baependi. Salvador Pinheiro Leme casou em 24-09-1778 em Aiuruoca com Mariana Garcia dali natural filha de João Soares Terra e Maria Feliz da Cunha.

(pesq. Moacyr Villela) batismo de Baependi, MG... de Outubro de 1739 batismo de Salvador  filho legitimo de Ma.... Pinheiro e de sua mulher Felipa Gaga . Foram padrinhos Domingos Teixeira Vilela casado e Maria solt, filha de Jose Martins do Prado todos moradores nesta Freguesia

 

(pesq. Moacyr Villela) matrimonios de Aiuruoca, MG - A 24 de Setembro de 1778 na Capela do Varadouro casamento de Salvador Pinheiro Leme filho legitimo de Mateus Pinheiro e Felipa Gaga natural de Baependi com Mariana Garcia  filha legitima  de João Soares Terra e Maria Feliz da Cunha natural e batizada em Aiuruoca.. testemunhas Capitão João de Mendonça Coelho e João Tavares Pereira.

 

6- Rosa. Possivelmente filha de Mateus Pinheiro Leme – pai, registrou dois filhos naturais em Baependi

6-1n Jose batizado em 08-03-1739 filho de Rosa, solteira, filha de Mateus Pinheiro e pai incognito

(pesq. Moacyr Villela) batismo de Baependi, MG A 8 de Março de 1739 batismo de Jose inocente filho de Rosa solteira, filha de Mateus Pinheiro, e pai incognito. Fraom padrinhos [---------] e Francisca de Chaves, casada.

 

6-2n Faustino batizado em 26-02-1742 filho de Rosa, solteira, filha de Mateus Pinheiro .

(pesq. Moacyr Villela) batismo de Baependi, MG  26 de fevereiro de 1742 batismo de Faustino.filho natural de Rosa solteira filha de Mateus Pinheiro. Foram padrinhos Inacio ... Azevedo casado e Angelica do Bonsucesso mulher de Jose... do Prado todos moradores nesta Freguesia.