PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MARTINS BORGES

(atualizado em 08-março-2017)

 

 

Bartyra Sette

Moacyr Villela

Inventários e Testamentos disponibilizados por:

Alda Câmara Bueno de Moraes

 

 

Alexandre Martins Borges (ou de Melo) natural da freguesia de Santo Antonio do Porto Judeu Ilha Terceira - Açores aonde foi batizado aos 17-05-1676, filho de Inácio Martins de Melo e Isabel Vieira Borges, já falecidos em 1699.

Livro de batizados freguesia de Santo Antonio Porto Judeu - Ilha Terceira 1643-1696 Alexandre foi batizado aos dezessete de Maio de 1676. Filho de Inácio Martins e Isabel Vieira celebrante o cura Belchior Coelho. Padrinhos Jerônimo Borges e Maria Vieira (pesq. Moacyr Villela)

Casou aos 15-02-1699 em Fonte do Bastardo, freguesia de Santa Barbara, com Maria Machado Souto Maior natural da matriz de Santa Cruz da Vila da Praia da mesma Ilha Terceira aonde foi batizada aos 19-09-1677 filha de Francisco de Melo e Ana Machado casados aos 26-10-1671, neta paterna de João de Fontes Velho e Catarina Velha de Melo naturais da Ilha de Santa Maria e materna de Melchior Machado Fernandes e Isabel de Souto Cardoso.

Livro de casamentos freguesia de Santa Barbara de Fonte do Bastardo - Ilha Terceira 1699-1756-  15-02-1699 na paroquial de Santa Barbara de Fonte do Bastardo Alexandre Martins de Melo natural e batizado na freguesia de Santo Antonio do Porto Judeu filho de Inácio Martins de Melo e sua mulher Isabel Vieira Borges já defuntos moradores que foram do Porto Judeu com Maria Machado Souto Maior filha de Francisco de Melo Fontes e sua mulher Ana Machado Souto Maior já defunta fregueses de Santa Cruz matriz da Vila da Praia (pesq. Moacyr Villela)

 

Livro de batizados freguesia de Santa Cruz matriz da Vila da Praia - Ilha Terceira 1673-1697 Maria. Batizada aos dezenove de setembro de 1677. Filha de Francisco de Melo e Ana Machada. Padrinhos Manoel Velho filho de Francisco João Velho e sua mulher Ilena Machada (pesq. Moacyr Villela)

 

Livro de casamentos freguesia de Santa Cruz matriz da Vila da Praia - Ilha Terceira 1633-1679 – Aos vinte e seis de outubro de 1671. Na paroquial de Santa Cruz matriz da Vila da Praia Francisco de Melo filho de João de Fontes Velho e Catarina Velha de Melo. Naturais da Ilha de Santa Maria freguesia de São Lourenço e Ana Machada filha de Melchior Machado Fernandes já defunto e Isabel de Souto Cardosa (pesq. Moacyr Villela)

 

            Francisco de Melo, viúvo de Ana Machado, aos 08-04-1687 casou em segundas na matriz da Vila da Praia com Catarina Coelho de Barcelos filha de Manoel Cardoso de Almeirem e Maria de Barcelos.

Livro de casamentos freguesia de Santa Cruz matriz da Vila da Praia - Ilha Terceira 1679-1718 – Aos oito de abril de 1687. Na paroquial de Santa Cruz matriz da Vila da Praia Francisco de Melo viúvo de Ana Machada com Catarina Coelho de Barcelos filha de João Cardoso de Almeirem e Maria de Barcelos já defunto (pesq. Moacyr Villela)

 

Alexandre Martins e Maria Machado batizaram filhos pelo menos em três diferentes freguesias da Ilha Terceira: Santa Barbara do lugar de Fonte do Bastardo, matriz da Vila de São Sebastião e freguesia de Santa Catarina do Cabo da Praia. Para o Brasil vieram vários de seus filhos, ainda na primeira metade do seculo XVIII, dos primeiros povoadores da região de São José, hoje Tiradentes:

 

1- Maria nasceu aos 02-01-1700 batizada no dia seis pelo vigário Cristovão Furtado de Mendonça na freguesia de Santa Barbara da Fonte do Bastardo. Padrinhos Francisco de Melo homem casado e Isabel do Espírito Santo moça solteira filha de João de Borba e sua mulher Joana de Barcelos Livro de batismos freguesia de Santa Barbara de Fonte do Bastardo - Ilha Terceira 1694-1722 (pesq. Moacyr Villela)

2- Mariana nasceu aos 29-04-1701. Batizada aos cinco de maio pelo vigário da freguesia de Santa Barbara de Fonte do Bastardo. Padrinhos alferes Pedro Ferreira de Aguiar e sua mulher Maria dos Anjos. Livro de batismos freguesia de Santa Barbara de Fonte do Bastardo - Ilha Terceira 1694-1722 (pesq. Moacyr Villela)

3- Antonia Ignacia Borges, que segue

4- João nasceu aos 14-10-1704 na freguesia de São Sebastião. Batizado aos 22 de outubro pelo vigário Antonio Gonçalves. Padrinhos João Cardoso da idade de oito anos filho do capitão Melchior Cardoso e Joana Batista e madrinha Joana do Espírito Santo mulher de João Vieira. Livro de batismos freguesia de São Sebastião - Ilha Terceira 1687-1722 (pesq. Moacyr Villela)

5- Inácio Martins Borges, que segue.

6- Catarina nasceu aos18-11-1708 em São Sebastião. Batizada aos vinte e dois do mês. Padrinhos João Coelho filho de Francisco de Melo e sua mulher Catarina de Barcelos madrinha Maria dos Anjos mulher do alferes Pedro Ferreira morador em Fonte do Bastardo. Livro de batismos freguesia de São Sebastião - Ilha Terceira 1687-1722 (pesq. Moacyr Villela)

7- Josefa nasceu aos 10-01-1711 na freguesia de Santa Catarina do Cabo da Praia. Batizada aos 27 de janeiro pelo vigário Leandro de Sousa Vasconcelos. Padrinhos o capitão mor da Vila da Praia Francisco Paim morador na Cidade de Angra e Maria de São Jose casada com Manoel Rodrigues Fernandes. Livro de batismos freguesia de Santa Catarina de Cabo da Praia - Ilha Terceira 1663-1713 (pesq. Moacyr Villela)

8- Clara nasceu na freguesia de Cabo da Praia aos10-06-1712. Batizada aos 21 de junho pelo padre João Vieira Borba. Padrinho Henrique de Bittencourt filho de Feliciano de Bittencourt e sua mulher Dona Clara moradores na Cidade de Angra. Livro de batismos freguesia de Santa Catarina de Cabo da Praia - Ilha Terceira 1663-1713 (pesq. Moacyr Villela)

9- Matheus Homem Borges que segue.

10- André Martins Borges que segue.

11- Luiza Clara Borges que segue

12- Sebastiana do Rozário, legatária do irmão André. Moradora na Ilha Terceira: “Deixo por esmola a minha irmã Sebastiana do Rozário doze mil réis que meus testamenteiros mandarão remeter a Ilha Terceira (...)”

 

Alexandre e Maria tiveram o neto, legatário do Tio André:

- Frei Thomaz da Vitória, morador na Ilha Terceira: “(...) caso meus Testamenteiros tenham notícia de que é vivo meu sobrinho Frei Thomaz da Vitória então se mandarão estes quarenta mil réis para a Ilha Terceira (...)”

 

3- Antonia Inácia Borges nasceu aos 06-06-1703 e foi batizada aos 13 de junho na matriz de São Sebastião da Vila do mesmo nome.

Livro de batismos freguesia de São Sebastião da Vila de São Sebastião - Ilha Terceira 1687-1722 Antonia filha de Alexandre Martins e Maria Machado batizada pelo vigário Antonio Gonçalves sendo padrinhos Antonio Faleiro e Beatriz Ferreira sua mulher (pesq. Moacyr Villela)

          Casou aos 03-06-1728 na matriz de Santa Cruz da Vila da Praia com Jacinto Homem Borges natural da matriz filho de Jacinto Homem Borges (ou da Costa) e Domitila do Rosário casados em 25-05-1704, neto paterno do alferes Antonio Machado Valadão e Luiza Rabela e materno de Pedro Vaz de Ornelas e Joana Cardosa de Ávila.

Livro de casamentos freguesia de Santa Cruz matriz da Vila da Praia - Ilha Terceira 1719-1737 – Aos três de junho de 1728 na matriz da Vila da Praia Jacinto Homem Borges natural da mesma freguesia filho de Jacinto Homem Borges e Domitila do Rosário com Antonia Inácia Borges moradora na Fonte do Bastardo. Batizada na freguesia da Vila de São Sebastião filha de Alexandre Martins Borges e Maria Machado Souto Maior (pesq. Moacyr Villela)

 

Livro de casamentos freguesia de Santa Cruz matriz da Vila da Praia - Ilha Terceira 1679-1718 – Aos vinte e cinco de maio de 1704 na matriz da Vila da Praia Jacinto Homem natural da mesma freguesia filho do alferes Antonio Machado Valadão e sua mulher Luzia Rabela já defunta com Domitila do Rosário filha de Pedro Vaz de Ornelas e Joana Cardosa de Ávila (pesq. Moacyr Villela).

 

             Jacinto Homem (pai) faleceu, na Cidade de Angra – Ilha Terceira com 57 anos “pouco mais ou menos”, aos 09-04-1727 três dias após haver chegado de viagem ao Brasil. Domitila faleceu aos 16-10-1735, tinha aproximadamente 50 anos.

Livro de óbitos Casa da Ribeira freguesia de Santa Cruz da Vila - Ilha Terceira 1695-1759 – Aos nove de abril de 1727 faleceu Jacinto Homem da Costa morador neste lugar da Casa da Ribeira de idade de 57 anos pouco mais ou menos. Recebeu os sacramento na Cidade de Angra por haver desembarcado na dita cidade três dias antes de sua morte muito fraquinho, vindo do Brasil , não fez testamento por haver se fiado de sua mulher. Foi sepultado nesta ermida de São João da Casa Ribeira. Sufragâneas da matriz de Santa Cruz dentro da capela da banda do Evangelho (pesq. Moacyr Villela).

 

Livro de óbitos Casa da Ribeira freguesia de Santa Cruz da Vila - Ilha Terceira 1695-1759 9 – Aos dezaseis de outubro de 1735 faleceu Domitila Borges viúva de Jacinto Home, moradores nesta freguesia de S. João da Casa da Ribeira. Tinha de idade 50 anos pouco mais ou menos sepultada nesta ermida de São João da Casa da Ribeira. Não fez testamento por não ter de que (pesq. Moacyr Villela).

 

          Antonia faleceu em Prados MG, aos 06-12-1746.

Prados, MG aos 06-12-1746 faleceu Antonia Inacia Borges mulher de Jacinto Homem Borges, natural da freguesia de S. Sebastião da Cidade de Angra, f.l. de Alexandre Martins e Maria Machado. Fez um testamento para se reduzir a publica forma por falta de Tabelião. Esta sepultada na Capela de Nossa Senhora da Lapa, filial desta matriz.

 

5- Inácio Martins Borges nasceu aos 14-05-1706 em São Sebastião. Batizado na matriz aos 20 de maio, padrinho o vigário Antonio Gonçalves Lourenço (Livro de batismos freguesia de São Sebastião - Ilha Terceira 1687-1722 pesq. Moacyr Villela).

          Casou aos 18-01-1729 na matriz da Vila da Praia com Maria Pamplona aí batizada em 17-12-1708. filha Apolônia de Merens Pamplona e seu primeiro marido Manoel Paim da Câmara. Outras informações sobre Apolonia na família “Tomás da Costa Pamplona”, neste site.

Livro de casamentos freguesia de Santa Cruz matriz da Vila da Praia - Ilha Terceira 1719-1737 – Aos dezoito de janeiro de 1729 na matriz da Vila da Praia Inácio Martins Borges natural da Vila de São Sebastião freguês de Fonte do Bastardo filho de Alexandre Martins Borges e Maria Machado Souto Maior com Dona Maria Pamplona  natural da Vila da Praia filha de Manoel Paim def.to e Dona Apolônia de Merens (pesq. Moacyr Villela).

 

Santa Cruz, Baptismos 1707-1720 Maria, f.l. de Manoel Paim da Camara e de D. Apolonia de Merens naturais desta vila da Praia, fregueses da matriz. Ela nasceu aos des de dezembro de 1708 e foi batizada em os 17 do dito mes, foram padrinhos Francisco de Azere e Antonia Pamplona naturais desta dita vila (pesq. Moacyr Villela).

 

          Inácio Martins Borges faleceu aos 04-06-1741 no lugar da Casa Ribeira com 36 anos morto por um tiro de espingarda. Com geração.

Casa da Ribeira, Óbitos 1695-1759 em os 04-06-1741 faleceu Ignacio Martins Borges, natural da vila de S. Sebastião, casado com D. Maria Pamplona, morador em Belo Jardim e fregues da Matriz de Santa Cruz da Vila da Praia, em idade de 36 anos, pouco mais ou menos. O qual não recebeu os sacramentos por o matarem a tiro de espingarda ficando logo no mesmo instante morto e foi sepultado nesta Ermida de S. João Baptista da Casa da Ribeira (pesq. Moacyr Villela).

 

9- Mateus nasceu em Santa Barbara de Fonte do Bastardo aos 08-10-1715, batizado aos 20 do mesmo mês pelo padre Francisco Coelho Machado. Padrinhos o sargento mor da Praia Mateus Homem Borges e madrinha Maria dos Anjos. Livro de batismos freguesia de Santa Barbara Fonte do Bastardo - Ilha Terceira 1694-1722 (pesq. Moacyr Villela).

          Matheus Homem Borges veio para o Brasil e aqui aos 01-10-1753 casou com Margarida Josefa do Nascimento, natural de Barbacena, filha de Manoel Borges Pacheco e sua segunda mulher Catarina de São José, família “Manoel Borges Pacheco”.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 01-10-1753 na capela de N. Sra da Lapa filial desta matriz de Prados, Mateus Homem Borgesm n. da freg. de Fontes Bastarda de S. Mateus termo da vila da Praia da Ilha 3ª. f.l. Alexandre Martins Borges e Maria Machada de Souto Maior = cc Margarida do Nascimento n/b na freg. N. Sra da Piedade da Borda do Campo Lide desta comarca, f.l. Manoel Borges Pacheco e Catarina de S. Jose.

 

          O casal se estabeleceu na Aplicação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Termo da Vila de São José, onde foram proprietários da Fazenda do Brejo, atraz da Serra de Ibituruna. Nesse local Matheus redigiu seu testamento aos 23-06-1781 e faleceu três dias depois. Seu inventário foi aberto anos depois, aos 28-08-1795.

          Margarida Josefa ditou seu testamento aos 18-10-1817 no Arraial de Bom Sucesso, aberto aos 03-05-1823. Seu inventário foi aberto no ano seguinte na casa em que morou no Sitio do Brejo.

Segundo os inventários, neste site, Matheus e Margarida foram pais de:

 

9-1 João Martins Borges batizado em Prados aos 16-06-1755. Aos 18-05-1774 casou com Eugenia Francisca Pires, natural do Bom Sucesso, filha de Manoel Pires Campello e Joana Francisca de Santana.

Prados, MG aos 16-06-1755 na capela de N. Sra da Lapa do Olho de Agoa, filial desta matriz dos Prados, bat a João, f.l. de Mateus Homem Borges, n. da Ilha Terceira e de s/m Margarida Josefa do Nascimento, n. da freg. de N. Sra da Piedade da Borda do Campo deste bispado de Mariana, np de Alexandre Martins Borges, n. de Porto Judeu freguesia de SAnto Antonio da Ilha Terceira e de s/m Maria Micaela Souto Maior n. da vila da Praia Bispado de Angra, nm Manoel Borges Pacheco e s/m Catarina de S. Jose, nts da ilha Terceira freguesia de Agoalva de N. Sra de Guadalupe Bispado de Angra. Foram padrinhos Andre Denis Linhares, solteiro da fregusia das Congonhas, e Antonia Mariana Luiza, solteira filha de Antonio Borges Machado da dita freguesia das Congonhas.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 18-05-1774 matriz, João Martins Borges, f.l. Matheus Homem Borges e Margarida Josefa do Nascimento, n/b na Capela da Lapa(?) dos Olhos dÁgoa freg. dos Prados; = cc. Eugenia Francisca Pires, f.l. Manoel Pires Campello e Joana Francisca de Santa Ana, n/b na Cap. do Bom Sucesso de tras da Serra, desta freguesia

        Em 1795 era morador no Julgado do Araxá. Pais de, q.d.:

9-1-1 João, batizado em 10-07-1775.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 10-07-1775 cap. S. João Batista, João, f.l. João Martins Borges e Eugenia Maria, padr.: Manoel da Silveira Machado, solteiro morador na freg. de S. João de el Rei e Margarida Josefa mulher de Mateus Homem desta freguesia.

9-1-2 Francisco, em 29-12-1778.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-12-1778 S. João Batista, Francisco, f.l. João Martins Borges e Eugenia Francisca Pires, padr.: Andre Martins Borges, casado e Floriana Maria da Soledade, solteira filha de Jeronimo Dias Camello, todos desta freguesia.

9-1-3 Maria, batizada aos 30-05-1781.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 30-05-1781 ermida S. João Batista, Maria, f.l. João Borges e Eugenia Francisca, padr.: Salvador Machado das Neves e Vitoria Teresa mulher de Andre Martins.

9-1-4 João, aos 01-06-1784.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 01-06-1784 Oliveira, João, f.l. João Martins Borges e Eugenia Francisca, padr.: Manoel Mendes dos Santos e Francisca Pires.

9-2 Ana Maria Dorotéa, batizada em 13-05-1757.

Prados, MG aos 13-09-1757 na capela de N. Sra da Lapa bat Ana, f.l. de Mateus Homem Borges e de s/m Margarida Josefa de Jesus, foram padrinhos Francisco Barbosa da Cunha e Maria Josefa do Nascimento.

          Falecida antes do pai, foi casada com José Manoel Martins de Souza, também falecido. Foram moradores em Araxá e deixaram os filhos seguintes:

9-2-1 Romana, batizada em 18-07-1775. Solteira, moradora  no Araxá em 1795. Solteira com 48 anos em 1824.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 18-07-1775 cap. S. João Batista, Romana, f.l. Jose Manoel Martins e Ana Maria Dorotea, padr.: Jose Pacheco Borges, o moço, e Ursula Rosa mulher de Jose Pacheco Borges todos desta aplicação.

9-2-2 Efigênia, casada, “cujo nome do marido ignora e protesta declarar”, moradora no Araxá..

9-2-3 José Manoel, falecido, de quem ficaram dois filhos menores. Morador em Tamanduá.

9-2-4 Joaquim casado com Rita Borges, moradores no Araxá.

9-2-5 João, casado com Isabel da Silveira, moradores no Araxá.

9-2-6 Theodorio, casado, moradores no Araxá (conforme transcrição no inventário do avô). Em 1824 no inventário da avó: “Theodora, casada”

9-2-7- Maria Inocência, casada com José Mariano, moradores em Bom Sucesso. José Mariano Joaquim de Jesus era viúvo de Maria Inocência dos Prazeres quando se casou aos 20-06-1806 com esta Maria Inocência.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 20-06-1806 Cap. Sra. Bom Sucesso, Jose Mariano Joaquim de Jesus, viuvo de Maria Inocencia dos Prazeres; = cc. Maria Inocencia, f.l. do Alf. Jose Manoel Martins de Souza e Ana Maria Dorothea, n/b nesta freguesia.

9-2-8 Claudina, casada com José Leandro, moradores no Araxá.

9-2-9- Beraldo, casado com Theodosia (ou Teodora) Mariana, moradores no Araxá.

9-2-10- Lauriana, falecida antes do avô, deixando filhos menores, moradores em Araxá.

9-2-11 Senhorinha, casada com José Borges, moradores no Araxá.

9-2-12 Juliana, casada com João Vicente, moradores no Araxá.

 

9-3 Cecília Maria dos Anjos, aos 16-07-1780 casou com Manoel José Ferreira, natural de Tiradentes, filho de Pedro Ferreira de Aguiar e Ana Maria da Conceição. Geração na família “Alf. Henrique Cardoso Leal”.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 16-07-1780 Capela de N. Sra. do Bom Sucesso, Manoel Jose Ferreira, f.l. Pedro Ferreira de Aguiar e Ana Maria da Conceição, n/b na matriz da vila de S. Jose; = cc. Cecilia Maria dos Anjos, f.l. Matheus Homem Borges e Margarida Josefa do Nascimento, n/b na freg. dos Prados 

          Em 1795 eram moradores no termo de Tamanduá.

 

9-4 Josefa Romana de Santa Ana, aos 17-07-1780 casou com Pedro José Ferreira, natural de Prados-MG e viúvo de Violante Julia Ferreira, filho de Pedro Ferreira de Aguiar e Ana Maria da Conceição. Geração na família “Alf. Henrique Cardoso Leal”.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 17-07-1780 Capela N. Sra. do Bom Sucesso, Pedro Jose Ferreira, viuvo de Violante Julia Ferreira, f.l. de Pedro Ferreira de Aguiar e Ana Maria da Conceição, n/b na freg. dos Prados; = cc. Josefa Romana de Santa Ana, f.l. de Matheus Homem Borges e Margarida Josefa do Nascimento, n/b na freg. da vila de S. Jose 

          Em 1795 eram moradores no termo de Pitangui-MG.

9-5 José Borges Pacheco, batizado em 01-05-1762. Aos 21-02-1789 casou com Maria Rosa de Souza, filha de Boaventura de Souza e Maria da Conceição.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 01-05-1762 Passatempo, Joseph, f.l. Matheos Borges e Margarida Josepha, padr.: Thomas da Costa Pamplona e Maria Antonia, viuva.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 21-02-1789 Jose Borges, da freg. dos Prados, f.l. Mateus Borges e Margarida Josefa = cc Maria Rosa, desta, f.l. Ventura de Souza e Maria da Conceição. Test.: Narciso de Souza Tavares e Antonio Peixoto do Amaral, Antonio Gonçales de Siqueira.

 

          José, já falecido, foi representado no inventário paterno pelos três filhos de seu casal. Maria Rosa faleceu em Bom Sucesso em 02-03-1833:

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) óbitos - a 02-03-1833 fal. Maria Rosa de Souza, viuva de Jose Borges.

 

- Francisca e Francelina, batizadas em 05-08-1796, não comparecem no inventário do avô paterno

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 05-08-1796 Fancisca, f.l. Jose Borges Pacheco e Maria Rosa, padr.: Francisco Luiz de Souza e Margaria Josefa.

 

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 05-08-1796 Francelina, f.l. Jose Borges Pacheco e Maria Rosa, padr.: Cap. Manoel Miz Ferreira e Felizarda Maria dos Santos.

9-5-1 José, nasceu em 17-11-1790. José Maria Borges, casado, morador no Julgado do Araxá .

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-01-1791 S. João Batista, Jose n. aos 17-11-1790, f.l. Jose Borges Pacheco e Maria Rosa de Souza, padr.: Andre Martins Borges e s/m Vitoria Teresa de Jesus.

9-5-2 Ana, batizada em 19-03-1792, legatária da avó paterna: “E o que restar da minha terça dará o meu Testamenteiro a (...) e tudo o mais que restar se repartirá com minhas filhas a saber: Margarida Felizarda, Quitéria e duas netas filhas de José Borges: Ana e Maria (...)”. Ana Rosa casou com Antonio Joaquim de Miranda.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-03-1792 Oliveira, Ana, f.l. Jose Borges Pacheco e Maria Rosa, padr.: Matheus Borges Pacheco e Luzia Rodrigues de Jesus mulher de Manoel Borges Pacheco, todos da aplicação da dita capela.

 

          Ana Rosa faleceu de sobre parto aos 25-04-1831.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) óbitos - aos 05-04-1831 faleceu de sobre parto Ana Rosa, mulher de Antonio Joaquim de Miranda. Sep. dentro da matriz.

 

          Antonio Joaquim, com 40 anos, comparece no censo de 1831 com vários filhos:

Censo Bom Sucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 128

ANTONIO JOAQUIM DE MIRANDA; chefe; masculino; parda; 40; viúva

CHRISPIANO DE MIRANDA; dependente; masculino; parda; 12; solteiro

JOZE JOAQUIM; dependente; masculino; parda; 8; solteiro

JOAQUIM ANTONIO; dependente; masculino; parda; 7;

PIO; dependente; masculino; parda; 6;

MANOEL; dependente; masculino; parda; 5;

MARIA BORGES; dependente; feminino; parda; 10; solteiro

RITA MARIA; dependente; feminino; parda; 9;

 

          Aos 22-04-1833, Antonio Joaquim (tambem citado como Antonio Francisco) casou segunda vez com Faustina Maria do Nascimento, filha natural de Ana Moreira Pinta.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 22-04-1833 Antonio Joaquim de Miranda, viuvo de Ana Rosa de S. Joaquim = cc Faustina Maria do Nascimento, f. nat. Ana Moreira Pinta. Ambos nts e moradores nesta freguesia. Test.: Jose Francisco de Miranda e Joaquim Francisco de Ananias.

 

Antonio e Faustina (ou Flauzina) tiveram, pelo menos:

- Mariana Maria de Jesus, com 14 anos em 14-01-1856, casou com Joaquim Ribeiro da Silva, com 20 anos.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 14-01-1856 Joaquim Ribeiro da Silva, 20 anos, = cc Mariana Maria de Jesus, 14 anos, f.l. Antonio Francisco de Miranda e Flausina Maria do Nascimento, test.: Martiniano Ferreira Rois e Missias Antonio.

 

Entre os filhos de Ana e Antonio:

9-5-2-1 Maria, batizada em 24-02-1818.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 24-02-1818 Maria, f.l. Antonio Joaquim de Miranda e Ana Rosa de S. Joaquim, padr.: Jose Francisco de Miranda e Maria Joaquina de Bom Sucesso.

9-5-2-2 Crispiniano de Miranda, com 12 anos em 1831. Crispiniano Antonio Borges, com 20 anos aos 11-02-1839 casou com Ana Bárbara da Conceição, de 19 anos e filha natural de Maria da Conceição.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 11-02-1839 matriz, Crispiniano Antonio Borges, branco de 20 anos, f.l. Antonio Joaquim de Miranda e Ana Rosa de S. Joaquim falecida = cc Ana Barbara da Conceição, parda de 19 anos, f. nat. de Maria da Conceição. Ambos nts e moradores nesta, test.: João Marcelino Gonçalves e Albino Jose dos Santos.

 

9-5-2-3 Rita Laurinda de Jesus, batizada em 25-07-1820. Aos 20-03-1840 casou com Albino José dos Santos, viúvo de Maria Borges de Souza.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais)  aos 25-07-1820 Rita, f.l. Antonio Joaquim de Miranda e Ana Rosa de S. Joaquim, padr.: Jose Francisco de Miranda e Maria Rosa de Souza.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 20-03-1840 Albino Jose dos Santos, viuvo de Maria Borges de Souza = cc Rita Laurinda de Jesus, f.l. Antonio Joaquim de Miranda e Ana Rosa de Jesus, n/b nesta freg., test.: Francisco Ferreira da Silva e Sebastião Antonio de Siqueira.

Albino e Maria Borges tiveram, q.d.:

- Maria Claudina dos Santos, com 16 anos em 21-08-1849, casou com Vicente Ferreira da Luz, de 20 anos e filho de outro e Francisca da Costa.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 21-08-1849 Vicente Ferreira da Luz, branco 20 anos, filho de outro e D. Francisca da Costa = cc Maria Claudina dos Santos, parda 16 anos, f. de Albino Jose dos Santos e da finada mulher Maria Borges de Souza, test.: Acacio Jose da Cruz e Manoel da Costa Souza.

- Iria Borges dos Santos, com 20 anos em 09-02-1855, casou com João Pinto C., de 37 anos.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 09-02-1855 João Pinto Co(rrea?), 37 anos = cc Iria Borges dos Santos, 20 anos,  f.l. Albino Jose dos Santos e da finada Maria Borges de Souza, test.: Francisco Ferreira Rodrigues e Bento Glz Castanheiras.

9-5-2-4 José Francisco de Miranda, batizado em 02-09-1821. Aos 23-09-1844 casou com Lucinda Cândida de Jesus, de 16 anos, filha de Januário Quintino Gracia e Ana Lucinda.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 02-09-1821 Jose, f.l. Antonio Joaquim de Miranda e Ana Rosa, padr.: Manoel da Silva Chaves e Joana Batista.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 23-09-1844 Jose Francisco de Miranda, branco 20 anos, f.l. Antonio Francisco de Miranda e Ana Borges = cc Lucinda Candida de Jesus, branca 16 anos, f.l. Januario Quint.to Gracia e Ana Lucinda, moradores nesta freguesia, test.: Serafim Alz de Andrade e Cesario de Sza Monteiro.

9-5-2-5 Joaquim Antonio de Miranda, batizado em 12-12-1822. Aos 20-05-1845 casou com Jerônima Maria de Jesus, de 14 anos, filha de Inácio Antonio Dias e Rita Maria de Jesus.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 12-12-1822 Joaquim, f.l. Antonio Joaquim de Miranda e Ana Rosa do Nascimento, padr.: Bento Jose Garcia.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 20-05-1845 Joaquim Antonio de Miranda, pardo 18 anos, f.l. Antonio Francisco de Miranda e Ana Borges = cc Jeronima Maria de Jesus, parda forra de 14 anos, f.l. Inacio Antonio Dias e Rita Maria de jesus. Ambos nts desta freguesia e nela moradores, test.: Candido Jose Dias e Cesario Miz.

9-5-2-6 Jerônimo, em 30-06-1824.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 30-06-1824 Jeronimo, f.l. Antonio Joaquim de Miranda e Ana Rosa de São Joaquim, padr.: o batizante e Teodora Candida.

9-5-2-7 Pio Antonio Borges, batizado em 20-10-1828, aos 15-02-1851 casou com Messias Ignez Florisbela Pimentel, filha de Felisberto Flores Pimentel e Ana Cândida Ribeira.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais)  aos 20-10-1828 matriz, Pio, f.l. Antonio Joaquim de Miranda e Ana Rosa de S. Joaquim, padr.: Mateos Borges Pacheco e Barbara Marcelina de Jesus.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas -  aos 15-02-1851 Pio Antonio Borges, branco de 20 anos, f. l. Antonio Francisco de Miranda e da finada Ana Rosa = cc Missias Ignez Florisbela Pimentel, parda da idade de 14 anos, f.l. Felisberto Flores Pimentel e Ana Claudina Ribeira. Ambos nts e moradores nesta freguesia; test.: Francisco Ferreira Rois e Francelino Soares da Silva.]

9-5-2-8 Manoel Sirino dos Santos, batizado em 22-02-1829. Aos 07-11-1850 casou com Maria Delfina das Dores, filha natural de Constancia Maria de Jesus.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 22-02-1829 Manoel, f.l. Antonio Joaquim de Miranda e Ana Rosa de S. Joaquim, padr.: Francisco Antonio da Silva e Rosa Maria de S. Jose.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 07-11-1850 Manoel Sirino dos Santos, 22 anos, f.l. Antonio Francisco de Miranda e da finada Ana Rosa de S. Joaquim = cc Maria Defina das Dores, parda de 15 anos, f. nat. de Constancia Maria de Jesus. Ambos nts e moradores nesta freguesia, test.: Elias Carlos de Sza e Tobias Rafael Lopes.

9-5-3 Maria Borges de Souza, batizada aos 19-08-1793, também legatária da avó paterna. Casou com Manoel da Silva Chaves falecido em 05-03-1826. Maria já era falecida em 25-06-1836 (casamento da filha Emerenciana).

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-08-1793 Oliveira, Maria, f.l. Jose Borges Pacheco e Maria Rosa, np Matheus Homem Borges e Margarida Josefa do Nascimento, nm Boaventura de Souza e Maria da Conceição, padr.: Manoel Borges Pacheco e Maria Severina Borges.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) óbitos Laos 05-03-1826 fal. Manoel da Silva Chaves, 33 anos, cc. Maria Borges. Jaz na matriz de Bom Sucesso.

Pais de, q.d.:

9-5-3-1 Emerenciana Borges de Souza aos 25-06-1836 casou com Justino Felicissimo Pereira da Silva, filho do falecido Tenente Manoel Pereira da Silva e Francisca Joaquina de Jesus.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 25-06-1836 Justino Felicissimo Pereira da Silva, f.l. Ten. Manoel Pereira da Silva, falecido e D. Francisca Joaquina de Jesus = cc Emerenciana Borges de Souza, f.l. Manoel da Silva Chaves e Maria Borges de Souza, falecidos. Ambos nts. bts e moradores nesta freguesia

9-5-3-2 Ana Borges de Souza, batizada em 25-03-1818. Aos 21-09-1826 casou com Tristão da Rocha Bello, exposto.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 25-03-1818 Ana, f.l. Manoel da Silva e Maria Borges, padr.: Jose Borges Pacheco e Maria Rosa de Souza.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 21-09-1836 matriz, Tristão da Rocha Bello, exposto ao Cap. Jose Antonio da Rocha Bello = cc Ana Borges de Souza, f.l. Manoel da Silva Chaves e Maria Borges de Souza, falecidos. Ambos os contraentes nts, bts e moradores nesta freguesia, test.: Venancio Jose Vivas e Antonio da Rocha Bello.

9-5-3-3 Manoel da Silva Chaves, batizado em 24-05-1823. Aos 07-01-1844 casou com Maria Joaquina de Jesus, de 17 anos, filha de Antonio Joaquim da Silva e Ana Joaquina de Jesus.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 24-05-1823 Manoel, f.l. Manoel da Silva Chaves e Maria Borges, padr.: ----- Baptista --------

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 07-01-1844 dispensados de consanguinidade em 2º grau igual, Manoel da Silva Chaves de idade 20 anos, f.l. de Manoel da Silva Chaves e Maria Borges de Souza, já falecidos = cc Maria Joaquina de Jesus, branca de idade 17 anos, f.l. Antonio Joaquim da Silva e Ana Joaquina de Jesus. Todos nts e moadores nesta freguesia, test.: Joaquim Carlos de Souza Teixeira, Francisco Ferreira R. e outros

 

9-5-4 e 9-5-5 Francisca e Francelina, batizadas em 05-08-1796. Não são mencionadas no inventário da avô paterno.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 05-08-1796 Francisca, f.l. Jose Borges Pacheco e Maria Rosa, padr.: Francisco Luiz de Souza e Margarida Josefa.

 

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 05-08-1796 Francelina, f.l. Jose Borges Pacheco e Maria Rosa, padr.: Cap. Manoel Miz Ferreira e Felizarda Maria dos Santos.

9-6 Matheus Borges Pacheco, batizado em 29-12-1765. Solteiro com 56 anos em 1824. Em 1831 Matheus vivia em Bom Sucesso no fogo 133 com 60 anos.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-12-1765 na ermida S. João Batista, Matheus, f.l. Matheus Homem Borges e Margarida Josefa, padr.: Castano da Silva, solteiro e Maria da Silva mulher de Thomas da Costa Pamplona.

 

Mapa de População do Distrito de Bonsucesso do Termo de São Jose Del Rei - 1831, quarteirão 2, fogo 133:

MATHEUS BORGES PACHECO; chefe; masculino; branca; 60; solteiro

3 escravos

9-7 Maria Severina Borges, provavelmente a batizada em 06-07-1767. Casou com Francisco Martins dos Santos, moradores no Termo da Campanha. Em 1826 nomeiam procuradores (inventário de Matheus fls. 23): “seus filhos: Francisco Martins Borges, João Evangelista Borges”.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 06-07-1767 ermida S. João Batista pos os santos óleos, Maria, f.l. Matheus Homem Borges e Margarida Josefa do Nascimento, padr.: Bernardo Homem da Silveira, casado e Francisca, solteira filha do batizante. Foi batizada com necessidade por Josepha Inacia de Jesus mulher de Francisco da Costa Fagundes.

9-7-1 João, batizado em 08-10-1797. João Evangelista Borges.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 08-10-1797 João, f.l. Francisco Martins dos Santos e Maria Severina Borges, padr.: Serafim dos Anjos V.ª e Senhorinha Constança do Ceo

9-7-2 Francisco, em 22-10-1899. Francisco Martins Borges.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 22-10-1799 Francisco, f.l. Francisco Miz dos Santos e Maria Severina Borges, padr.: João Miz e Ana Francisca de Jesus com pp a Caetano Homem Borges e Efigenia Candida de S. Jose.

9-8 Manoel Borges Pacheco, batizado em 25-01-1769. Casado, morador no Julgado do Araxá. Suas filhas foram lembradas pela avó em testamento: “...e minhas netas filhas de Manoel Borges”.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 25-01-1769 na ermida de S. João Batista, Manoel, f.l. Mateus Homem Borges e Margarida Josepha, padr.: Andre Martins Borges e Ana Maria mulher de Manoel Nunes da Costa.

9-9 Senhorinha Constancia do Céu, 4ª testamenteira materna. Solteira, de idade de cinquenta anos, moradora no Termo do Araxá em 1824.

9-10 Margarida Joaquina de Jesus, batizada em 20-11-1775. Aos 02-06-1805 casou com Francisco Pereira (Ferreira?) da Silva, natural de Congonhas de Sabará-MG e filho do Tenente Manoel Pereira Couto e Izabel Maria da Silva.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-11-1775 cap. S. João Batista, Margarida, f.l. Mateus Homem Borges e Margarida Josefa, padr.: João da Silva, casado e Ana Maria Dorotea mulher de Jose Manoel Martins de Souza.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 02-06-1805 Cap. N.Sra. do Bom Sucesso, Francisco Pereira da Silva, f.l. Tenente Manoel Pereira Couto e Izabel Maria da Silva, n/b freg. Congonhas de Sabará; = cc. Margarida Joaquina de Jesus, f.l. Matheus Homem Borges e Margarida Josefa do nascimento, n/b na freg. de Santo Antonio da vila de S. Jose.

9-11- Alexandre Martins Borges (também Alexandre Homem Borges), batizado em 10-02-1774. Em 1795 era viúvo de Maria Januária de Jesus, com apenas um filho conhecido. Pesquisa e descendência por Alda Câmara Bueno de Moraes em seu livro “Famílias Antigas”.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 10-02-1774 ermida S. João Batista, Alexandre, f.l. Mateus Homem Borges e Margarida Josefa, padr.: Jose Manoel Martins de Souza.

 

          Alexandre aos 20-01-1807 casou com Maria das Neves de São José, natural da Aplicação de São Francisco de Paula, com 18 anos em 1805, filha de José Rodrigues dos Santos, e sua primeira mulher Ana Joaquina de Jesus. Família “Henrique Cardoso”.

 (inserido no inventário de Ana Joaquima de Jesus)

Aos vinte dias do mês de janeiro do ano de mil oitocentos e sete na Capela de São Francisco de Paula da freguesia da vila de São Bento do Tamanduá, feitas as denunciações na forma do Sagrado Concilio, e sem se descobrir impedimento como constou da provisão do Muito Reverendo Doutor Vigário da Vara desta comarca o Reverendo Capelão daquela capela, de licença do Reverendo Vigário desta freguesia Antonio Xavier de Salles Matos, por serem seus paroquianos, administrou o sacramento do matrimonio aos contraentes que se receberam em face da igreja solenemente por palavras de presente, Alexandre Homem Borges com Maria das Neves, esta filha legítima de José Rodrigues dos Santos e de Ana Joaquina de Jesus, e logo lhes deu as bênçãos nupciais, testemunhas presentes o Reverendo Francisco José da Silva e José Rodrigues dos Santos.

Coadjutor João Martins Lopes.

 

          Maria das Neves faleceu em 02-12-1822 e foi inventariada pelo viúvo em 06-03-1823 no Sitio do Brejo. Em 1831 Alexandre vivia em Bom Sucesso no fogo 134 com 52 anos e viúvo.

Mapa de População do Distrito de Bonsucesso do Termo de São Jose Del Rei - 1831, quarteirão 2, fogo 134:

ALEXANDRE MARTINS BORGES; chefe; masculino; branca; 52; viúvo

1 escravo

          Compareceram no inventário de Maria das Neves, neste site, os filhos:

9-11-1 Ana, solteira com 16 anos

9-11-2 Josefa, batizada aos 20-11-1807. Solteira, com 15 anos em 1823.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-11-1807 Oliveira, Josefa, f.l. Alexandre Miz Borges e Maria das Neves, padr.: Alf. Andre Miz Borges e D. Margarida Josefa do Nascimento.

9-11-3 Joaquim, de nove anos

9-11-4 Rita, de seis anos

9-11-5 José, batizado em 03-09-1830, de dois anos em 1823.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 03-09-1820 Jose,. f.l. Alexandre Miz Borges e Maria das Neves, padr.: Alf. Francisco Ferreira da Silva e Felizarda Candida de Jesus.

 

9-12 Caetano Homem Borges, batizado aos 23-09-1771. Aos 02-03-1791 casou com Feliciana Clara da Silva, filha de José Jorge da Silva e Mariana Pascoa da Fonseca, família “José Jorge da Silva”.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 23-09-1771 ermida S. João Batista, Caetano, f.l. Mateus Homem Borges e Margarida Josefa, padr.: Ten. Caetano da Silva e D. Clara Borges

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 02-03-1791 matriz, Caetano Homem Borges, f.l. de Matheus Homem Borges e Marg-- ------ ---mento[danificado], n/b na freguesia de Santo Antonio-; = cc Feliciana Clara da Silva, f.l. de Jose Jorge [danificado] e --riana Pascoa da Fonseca, n/b nesta freguesia

9-13 Felizarda Maria dos Santos, aos 26-04-1803 casou com Manoel Barbosa de Faria, natural de S. Bento do Tamanduá-MG, filho de Silvestre Ribeiro Barbosa e Teodora Pereira Lima.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 26-04-1803 Cap. N. Sra, Bom Sucesso, Manoel Barbosa de Faria, f.l. Silvestre Ribeiro Barbosa e Theodora Pereira Lima, n/b freg. vila de S. Bento de Tamanduá; = cc. Felizarda Maria dos Santos, f.l. Matheus Homem Borges e Margarida Josefa do Nascimento, n/b nesta freguesia.

9-14 Quitéria Maria Borges (ou de Jesus), aos 26-04-1803 casou com Silvestre Ribeiro Barbosa, também filho de Silvestre Ribeiro Barbosa e Teodora Pereira Lima

B7: Casamentos - SJDRei, aos 26-04-1803 Cap. N. Sra, Bom Sucesso, Silvestre Ribeiro Barbosa, f.l. Silvestre Ribeiro Barbosa e Theodora Pereira Lima, n/b freg. vila de S. Bento de Tamanduá; = cc. Quiteria Maria de Jesus, f.l. Matheus Homem Borges e Margarida Josefa do Nascimento, n/b nesta freguesia.

 

10- Andre Martins Borges nasceu em Fonte do Bastardo na freguesia de Santa Barbara aos 18-11-1717, batizado pelo padre Francisco Coelho Machado aos 30 do mesmo mês. Padrinho o capitão Francisco Gil e sua mulher Dona Maria Livro de batismos freguesia de Santa Barbara Fonte do Bastardo - Ilha Terceira 1694-1722 (pesq. Moacyr Villela)

          Veio para o Brasil e casou em Prados-MG aos 01-10-1753 com Maria Josefa do Nascimento, batizada na Borda do Campo aos 08-08-1736, filha de Manoel Borges Pacheco e sua segunda mulher Catarina de São José, família “Manoel Borges Pacheco”.

 (pesq. Alda Câmara Bueno de Moraes) Capela de N.Sra da Lapa  filial de Prados – Livro II pag. 17/v  01.10.1753 – André Martins Borges – natural da Fonte Bastarda – São Mateus Vila da Praia – Ilha Terceira – filho de Alexandre  Martins Borges e Maria Machado Souto Maior

Maria Josefa do Nascimento – natural de Prados – filha de Manoel Borges Pacheco e Catarina de São José.

 

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). capela de Nossa Senhora do Rosário e São Jose do Ribeirão de Alberto Dias 1734/1737  livro 1 A Batizados 1726 1741, do Arquivo da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena, fls. 75, 08/08/1736 Maria, filha de Manoel Borges Pacheco e de Catarina de São José.

 

          Foram moradores na Aplicação de São João Batista do Termo da Vila de São José, proprietários da Fazenda Rio do Jacaré. Nesse lugar André redigiu seu testamento aos 07-06-1787 e faleceu aos 19-05-1788. Deixou legados para o sobrinho Frei Tomaz da Vitória e para a irmã Sebastiana, a serem remetidos para a Ilha Terceira. Contemplou também a irmã Luiza com 12$000.

          Viúva, Maria Josefa morou por algum tempo em casa do genro Manoel Fernandes dos Santos e depois se mudou para Oliveira onde morou com o filho Manoel no Sitio Ribeirão de Mandacaia. Aí ditou seu testamento aos 27-06-1812, aberto em 21-05-1817. Nele declarou naturalidade, filiação, o casamento e filhos. Citou também a cunhada Luzia Rodrigues da Assunção que lhe devia resto da legitima de seu pai. Deixou missas pela alma do irmão José Borges Pacheco.

 

André e Maria Josefa tiveram quatro filhos, segundo o inventário dele e testamento dela, neste site.

1-1 André Martins Borges, alferes. Casou com Vitória Tereza de Jesus, filha de Pedro Machado Ferreira e de Rosa Mariana de Borba, família “Pedro Machado Ferreira”.

          Possuíam fazenda na paragem do Ribeirão da Mandasaia (Mandacaia?) na Aplicação de Nossa Senhora da Oliveira, termo da Vila de São José. Vitória faleceu aos 18-08-1792.

          Segundo o inventário dela, neste site, deixou os filhos (situação em 1792)

- Maria, batizada em 29-06-1779. Não consta no inventário.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-06-1779 S. João Batista, Maria, f.l. Andre Martins Borges e Vitoria Teresa de Jesus, padr.: Manoel Correa da Silveira e s/m Mariana Rosa estes da freg. de S. João del Rei e aqueles desta freguesia.

10-1-1 João, de idade de quinze anos, pouco mais ou menos

10-1-2 Joaquina, batizada em 19-02-1781. Joaquina Teresa de Jesus aos 30-11-1797 casou com Manoel Francisco de Vargas, filho do Alferes Matias Francisco de Vargas e Maria Antonia da Silva. Geração na família “Matias Francisco de Vargas”.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-02-1781 ermida S. João Batista, Joaquina, f.l. Andre Martins Borges e Vitoria Teresa, padr.: João Borges e Ana Joaquina.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 30-11-1797; Oliveira; Manoel Francisco de Vargas; f. Alf.Mathias Francisco de Vargas e Maria Antonia da Silva; n. Oliveira; = cc. Joaquina Theresa de Jesus; f. André Miz Borges e Victoria Theresa de Jesus; n. Oliveira

10-1-3 José, batizado em 02-09-1784. Com oito anos em 1792.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 02-09-1784 Passatempo, Jose, f.l. Andre Martins Borges e Vitoria Teresa de Jesus, padr.: Francisco Rodrigues e Rosa Mariana de Borba.

10-1-4 Ana de idade de oito anos por nascer do parto com o herdeiro José.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos,  em o mes de Dezembro de 1784 cap. S. João Batista, Ana, f.l. Andre Martins Borges e Vitoria Teresa de Jesus, padr.: Custodio Machado Ferreira, e Maria Josefa do Nascimento avó paterno do batizado. Vila de S. Jose 09-01-1807

10-1-5 Theodora, batizada em 17-08-1788. Com três anos em 1792.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 17-08-1788 Santiago filial da matriz da vila de S. João del Rei de licença, Teodora, f.l. Andre Martins Borges e Vitoria Teresa de Jesus, padr.: Tome Borges Pacheco e s/m Barbara Maria de Jesus.

10-1-6 Manoel. de idade de um ano, batizado aos 14-06-1791.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-06-1791 S. João Batista, Manoel, f.l. Andre Martins Borges e Vitoria Teresa de Jesus, padr.: Jose Borges Pacheco e Maria Rosa de Jesus.

10-1-7 Elias, batizado em 27-08-1792.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos,  aos 27-08-1792 Oliveira, Elias, f.l. Alf. Andre Borges e Vitoria Teresa de Jesus, padr.: Manoel Martins do Espirito Santo e s/m Maria Madalena. Vila de S. José 03-04-1815 (obs a margem: fica averbado a requer.to do alf. Andre Mis Borges a 25-10-1818. o Coadj.or Lopes).

10-1-8 Rosa, batizada em 28-11-1786. Não consta no inventário materno.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 28-11-1786 Oliveira, sub conditione por ser batizada em casa, Rosa, f.l. Andre Martins Borges, o moço e Vitoria Teresa de Jesus, padr.: Narcizo Mendes Ribeiro e s/m Domingas Barbosa, estes são da freguesia das Lavras do Funil e aqueles desta, moradores na aplicação de S. João Batista.

10-2 Ana Joaquina do Nascimento, batizada aos 19-11-1764. Aos 15-10-1787 casou com o Alferes Manoel Fernandes dos Santos, filho de Sebastião Fernandes Gandra e Joana Antonia Pereira, família “Pedro Xavier e Luzia Bicuda de Alvarenga” neste site.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-11-1764 Oliveira, Ana, f.l. Andre Martins Borges e Maria Josepha do Nascimento, padr.: Thomas Francisco.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 15-10-1787; S. João Batista; Manoel Fernandes dos Santos; f. Sebastião Fernandes e Joana Antonia Pereira; = cc. Ana Joaquina do Nascimento; f. André Martins Bor--- e Maria Josefa do Nascimento

          Foram Moradores no Passatempo onde comparecem no censo de 1831:

Censo 1831 Passatempo-MG 6º quarteirão, fogo 11

ALFERES MANOEL FERNANDES; chefe do fogo; masculino; branca; 63; casado; agricultor

ANNA JOAQUINA; cônjuge; feminino; branca; 64; casado;

20 escravos

          Manoel testou em 13-11-1824 com registro no Livro de Óbitos em 18-02-1836. Ana testou em 20-04-1836 com registro em 02-07-1838. Não tiveram geração.

Passatempo, MG Igreja Passatempo Registro de Testamento de Manoel Fernandes dos Santos - (...) faço o meu testamento na maneira seguinte. Sou natural e batizado na capela de N. Sra da Gloria do Passatempo freguesia de Sto. Antonio da vila de S. Jose comarca do Rio das Mortes donde sou morador, f.l. de Sebastião Fernandes e Joana Antonia Pereira, ja falecidos. Sou cc Ana Joaquina do Nascimento de cujo matrimonio não temos filhos. Não tenho herdeiro algum descendente ou ascendente.

Testamenteiros em 1º lugar ao Alf. Manoel Gomes Pinheiro, em 2º a minha mulher Ana Joaquina do Nascimento, em 3º a Francisco Joaquim de Andrade.

E por verdade de tudo pedi a Simão Ribeiro Lima por mim escrevesse e como testemunha assinasse. Passatempo 13-11-1824 Manoel Fernandes dos Santos = como testemunha que este escrevi e assinei Simão Ribeiro Lima

Passatempo 18-02-1836 o Vig. Jose Fabião Cordeiro.

 

Passatempo, MG Igreja Passatempo Testamento de D. Ana Joaquina do Nascimento (...) filha leg. de Andre Martins Borges e Maria Josefa do Nascimento, n/b na freguesia de N. Sra da Oliveira então de S. Jose e do termo desta e moradora nesta Fazenda do Morro do Ferro da Aplicação e freguesia do Passatempo onde sempre vivi em companhia do finado meu marido Manoel Fernandes dos Santos.

Declaro que no estado conjugal e nem em tempo algum tive filho que suceda aos meus bens, por isso que deles disponho segundo minha vontade.

Testamenteiros em 1º lugar a meu irmão Manoel Martins do Espirito Santo, em 2º a meu compadre Mariano Alves Pereira, em 3º a meu sobrinho Jose Martins do Espirito Santo fazendo este um só corpo com o segundo, caso falhe o primeiro.

Cumpridas as minhas disposições, instituo por meus universais herdeiros aos filhos e filhas de meu irmão Manoel Martins do Espirito Santo, porem durante a vida deste ele sera o adiministrador de toda a herança e dela gozara de tudo quanto particularmente tocar a cada um.

Pedi a Fortunato Antonio da Cunha Magalhães que este por mim fizesse e por não saber ler nem escrever pedi a Tristão Pinto de Souza que por mim assinasse. Fazenda do Morro do Ferro 21-04-1836 a rogo de Ana Joaquina do Nascimento = Tristão Pinto de Souza. e no mesmo testamento se achava o papel do teor seguinte =[

 digo eu Ana Joaquina do Nascimento que entre os mais bens de que sou senhora e possuidora (...).

E por não saber ler nem escrever pedi a Fortunato Antonio de Magalhães que este por mim fizesse e a meu rogo assina meu irmão Manoel Martins do Espirito Santo. Morro do Ferro vinte de abril de 1836. A rogo de minha irmã Ana Joaquina do Nascimento = Manoel Martins do Espirito Santo. Como testemunha que este fiz e vi assinar Fortunato Antonio da Cunha Magalhães,

Passatempo 02-07-1838 O Vigario Jose Fabião Cordeiro.

10-3 João Martins Borges, batizado aos 26-06-1769. Capitão João Martins Borges aos 04-05-1791 casou com Francisca Silvéria da Silva, batizada na capela da Oliveira (certidão no inventário paterno). Francisca, já falecida em 1797, era filha de Manoel Afonso de Almeida e Francisca Clara da Silva, falecida em 20-07-1797 (inventário neste site), neta materna de Manoel de Souza e Ana Maria da Silva.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-06-1769 na ermida de S. João Batista, João, f.l. Andre Martins e Maria Josepha, padr.: João Correra e Margarida Josepha mulher de Matheus Borges Homem,

10-4 Manoel Martins Borges (ou Martins do Espirito Santo), batizado em 29-06-1772. Aos 05-05-1792 casou com Maria Madalena de Santa Ana, filha de João Pereira de Sampaio e Ana Quitéria de São Joaquim. Tiveram filhas que foram legatárias da avó Maria Josefa.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos, aos 29-06-1772 na Ermida de São João Batista, Manoel, f.l. Andre Martins Borges e Maria Josefa do Nascimento, padr.: João da Silva e Ana Maria do Nascimento mulher de Manoel Nunes da Costa.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 05-05-1792 Cap. S. Tiago, Manoel Martins do Espirito Santo, f.l. de Andre Martins Borges e Maria Josefa do Nascimento, n/b na vila de S. Jose; = cc; Maria M. de Santa Ana, f.l. João Pereira de São Payo e Ana Quiteria de [danificado]

Entre seus filhos:

10-4-1 Rita, batizada em 12-11-1794.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-11-1794 Oliveira, Rita n. 04, f.l. Manoel Martins do Espirito Santo e Maria Madalena de Santa Ana, np Andre Martins Borges e Maria Josefa do Nascimento, nm João Pereira de São Payo e Ana Quiteria de São Joaquim; padr.: Andre Martins Borges e Ana Quiteria de São Joaquim, todos da aplicação da dita capela.

10-4-2 Manoel, aos 10-03-1796.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 10-03-1796 Oliveira, Manoel n. aos 02, f.l. Manoel Martins do Espirito Santo e Maria Madalena, np Andre Martins Borges e Maria Josefa do Nascimento, nm João Pereira Sampaio e Ana Quiteria de São Joaquim, padr.: João Caetano de Santa Ana e Rita Felisbina do Sacramento.

10-4-3 José Martins do Espirito Santo batizado aos 12-06-1802 em S. José del Rei onde aos 12-01-1824 casou com Jesuina Candida do Nascimento, filha do Cap. José Gomes Pinheiro e Maria Jacinta do Nascimento. Geração na família “Gomes Pinheiro”, neste site.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos doze dias de Junho de 1802 Oliveira, Jose, f.l. Manoel Martins do Espirito Santo e Maria Madalena de Santa Ana, padr.: Paulo Rodrigues da Rocha e Maria Josefa do Nascimento por pp que apresentou Rita Felisbina de São Payo, solteira.

11- Luiza Clara Borges nasceu em Santa Catarina, Ilha Terceira e casou em Prados-MG aos 23-08-1747 com Policarpo da Silveira Brum, natural da Sé de Angra, filho de José Machado de Barcelos e Jerônima Catarina da Silveira de Brum.

(pesq. Alda Câmara Bueno de Moraes) Matriz de N.S.a da Conceição de Prados 23.08.1747 – Policarpo da Silveira de Brum – batizado na Sé de Angra – filho de José Machado de Barcelos e Jerônima Catarina da Silveira de Brum. Luiza Clara Borges – natural de Santa Catarina do - Bispado de Angra – Ilha Terceira, filha de Alexandre Martins Borges e Maria Machado Souto Maior.  Microfilme 1255428 Item 01 pag. 107

 

Tiveram os filhos batizados em Prados, q.d.:

11-1 Clara em 16-09-1748.

Prados, MG bat aos 16-09-1748 na capela de N. Sra da Lapa do Olho dagua bat a Clara, f.l. de Policarpo da Silveira e Luiza Clara Borges, fregueses desta freguesia de Prados donde é filial a dita capela; foram padrinhos Matheus Borges e Ana Marias e Ana Maria Clara, ambos solteiros e todos desta freguesia.

11-2 Alexandre em 15-10-1751.

Prados, MG bat 1740-1759 im 172 aos 15-10-1751 na capela dos Olhos dagua bat a Alexandre, f.l. de Policarpo da Silveira e Luiza Borges desta freguesia; foram padrinhos Andre Martins, solteiro da dita freguesia.