PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Maria da Silva Leite

 

SL. 2, 488, 4-1, Maria da Silva Leite casou-se 1.° com Gaspar de Mattos, que faleceu em 1734, viúvo de Maria Vieira da Cunha, f.° de Sebastião de Mattos e de Izabel de Araujo, natural de Portugal, em Tit. Prados; 2.ª vez casou-se em 1736 em S. Paulo com Manoel Garcez, natural do Rio de Janeiro; 3.ª vez casou-se com Jorge da Silva Ferraz, cavaleiro professo da ordem de Cristo, que ocupou os cargos do governo em S. Paulo e foi juiz ordinário e de órfãos duas vezes.

Teve

Do 1.º marido 5 f.ºs:

5-1 Escholastica Maria de Mattos

5-2 Francisca Xavier Maria de Mattos

5-3 Bento Caetano Leite

5-4 Frei Gaspar da Soledade

5-5 Maria Caetana da Assumpção Mattos, e outros falecidos em tenra idade.

 

Do 2.° marido não teve f.ºs.

Do 3.° marido teve 2 f.ºs:

5-6 Antonio Bernardo da Silva Ferraz

5-7 João José da Silva Ferraz

 

SL. 2, 497, 4-6 Escolástica Madalena de Aguiar, casou-se em S. Paulo com o Dr. Dom Manuel Garcez e Gralha, natural do Rio de Janeiro; mudaram-se para Goiás onde faleceram sem geração.

 

Bartyra Sette

 

 

Maria da Silva Leite, filha de Francisca da Silva Teixeira e de Manoel Carvalho de Aguiar, falecido com testamento em 25-10-1748, neta paterna de outro Manoel Carvalho de Aguiar e de s/m Potencia Leite. Maria casou duas vezes e não três como está na GP. Quem casou com Manoel Garcez foi sua irmã Escolástica Madalena.

SP, SP aos 25-outubro-1748 faleceu Manoel Carvalho de Aguiar, n. desta cidade, f. de Manoel Carvalho de Aguiar e de s/m Potencia Leite, casado que foi com Francisca da Silva Teixeira; foi sepultado na capela de N. Sra do Monte do Carmo. Fez seu testamento. (no texto) da sua terça a sua filha Gertrudes. Testamenteiros Joseph da Silva Ferrão, Manoel de Macedo, Francisco de Salles Ribeiro, Antonio Xavier Garrido e ao Dr. Dom Manoel Garcez e Gralha.

 

Primeira vez Maria casou com o viúvo Gaspar de Mattos, falecido em 14-09-1734 e inventariado em 1735. Gaspar foi primeira vez casado com Maria Vieira da Cunha, filha de Inacio Vieira Antunes e Mariana da Cunha, com geração na família “Francisco Vieira Antunes” Cap. 1º, neste site.

SAESP Inventários e Testamentos não publicados

Inventariado Gaspar de Mattos - ano 1735

Juizo de Órfãos

(não tem as paginas iniciais iniciais)

 

Termo de Tutoria aos filhos herdeiros e menores deste inventario, do segundo matrimônio:

Local: em casas de morada do inventariado.

 

Julgo estas partilhas por sentença por estarem feitas (...) 19-fevereiro-1735

Quitação que da o Guarda Mor Bartolomeu de Freitas Esmeraldo como procurador da viuva Maria Leite da Silva e o Capitão Manoel [danificado]za como tutor dos orfãos do primeiro matrimônio e Francisco de Sales Ribeiro como tutor dos órfãos do segundo matrimonio, e Manoel de Macedo por cabeça de sua mulher Escolastica da Silva.

 

Diz Jose da Silva Ferrão curador e administrador dos bens de seus enteados Francisca, Gaspar, Bento e Maria, filhos de seu antecessor Gaspar de Mattos (...).

Conta da órfã Francisca

Conta do órfão Gaspar

Conta do orfão Bento

Diz o Sargento Mor Matias Als Vieira, morador nesta cidade, como cabeça de sua mulher Francisca Maria Xavier de Mattos, que na folha de partilha (...). (novembro 1748)

 

Diz o Revdo P.e Fr. Sebastião de Mattos, por seu procurador, q fazendo se lhe pagamento de sua legitima, no inventario e partilhas q se fez neste Juizo, por morte de seu pai Gaspar de Mattos (...).

 

Diz o Sargento Mor Matias Alves Vieira de Castro, como tutor dos orfãos seus cunhados, filhos do defunto seu sogro Gaspar de Mattos, (...) que ao orfão Bento se adjudicaram, como tambem se darem em pagamento na mesma forma a seus irmãos os RR. PP. Fr. Sebastião e Jose Vieira (...). (abril de 1750)

 

Diz o P.e Bento Caetano de Mattos por seu pp (...) e pq quer haver a dita sua legitima.

Diz Bento Caetano de Mattos, clerigo de menores, filho do defunto Gaspar de Mattos e de s/m Maria da Silva Leite, moradores na cidade de S. Paulo deste estado, que ele se acha com a idade de 21 anos (...) para poder ser entregue da sua legitima.

 

Diz Maria Caetana da Assunção, órfã que ficou do defunto Gaspar de Mattos (...) com efeito de ser emancipada, e se lhe entregue o que de sua legitima paterna lhe pertencer para livre o reger e administrar,

Alvara de Emancipação a Bento Caetano de Mattos e Maria Caetana de Mattos (.,..) se acham com capacidade para regerem seus bens e terem de idade mais de 18 anos, como constou da certidão do seu batismo (...) Rio de Janeiro 07-outubro-1752.

 

Durante a inventariança e com provisão de 1735, Maria casou com José da Silva Ferrão, natural do lugar de Pernes freguesia de N. S da Encarnação Arcebispado de Lisboa onde fora batizado em 1690, filho de Bernardo Girão da Maya e de s/m Catherina da Silva Soteria

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1735

Justificante Joseph da Silva Ferrão - 11-abril-1735

Diz Joseph da Silva Ferrão, morador nesta cidade e nela fregues, natural do lugar de Pernes freguesia de N. S da Encarnação adonde foi batizado, f.l. de Bernardo Girão da Maya e de s/m Catherina da Silva Suteria todos naturais do dito lugar Arcebispado de Lisboa, esta contratado para se casar com Maria da Silva Leite, viuva que ficou do defunto Gaspar de Mattos, filha de Manoel Carvalho de Aguiar e de s/m Francisca da Silva Teixreira, ja defunta, naturais, moradores e fregueses desta cidade.

Solteiro, livre e desimpedido, e quem sem impedimento se passou de sua patria para a cidade de Lisboa onde assistiu alguns anos e se desobrigou na freguesia de S. Cristovão onde era fregues, e desta se passou para esta cidade(...).

Certidão:- (...) o defunto Gaspar de Mattos, marido que foi da contraente, falecera aos 14-setembro-1734 e foi sepultado na capela da Ordem de S. Francisco. S. Paulo 23-abril-1735

Testemunhas 11-abril-1735

- Francisco Rodrigues Ferreira, morador nesta cidade, natural de Portugal, de idade 42 anos

- Bartolomeu de Freitas Esmeraldo, morador nesta cidade, moloi fidalgoi de idade 40 anos

- Jose de Freitas da Silva, morador nesta cidade, vive de seu negocio, n. da freguesoa de Santa Maria de Loures termo da cidade de Lisboa Ocidental, de idade 40 anos.

- Alexandre Francisco de Vasconcelos, morador nesta cidade, vive de seu negocio, n. da viloa de Santarem Arc. da cidade de Lisboa de idade 40 anos.

- Antonio Vaz de Oliveira, morador nesta cidade, vive de sua lavoura, n. da vila de Sardoal comarca da vila de Tomar, de idade 35 anos.

- Cap. Francisco Pinheiro Sepeda, morador nesta cidade, n. do Arc. Braga, de idade de 44 anos.

Depoimento do justificante:

(...) fora batizado no ano de 1690.

 

José da Silva Ferrão faleceu com testamento em 01-11-1762:

São Paulo, SP Igreja N. Sra da Assunção obitos 1757-1777 im 63 - Joseph da Silva Ferrão - aos 01-11-1762 faleceu Joseph da Silva Ferrão, natural do lugar de Pernes ----------- de Alcaneda comarca de Santarem, f.l. de Bernardo Girão da Maya e de s/m Catarina da Silva, ja defuntos. Casado com D. Maria da Silva Leite. Legados: a quatro engeitados da sua casa a saber Ignacio, Jose, Honorio e Francisco(?) 200 mil reis = as suas sobrinhas filhas do Tenente General Bernardo [-------------] Ferrão assistente nas Minas, a saber: Teresa, Catarina, Antonia, Maria, Isabel e Joana todo o remanescente de sua terça depois de cumpridos os seus legados. Testamenteiros: seu irmão o Tenente General Bernardo da Silva Ferrão, seu sobrinho Dr. Bernardo da Silva Ferrão, João Cortez Xavier da Silva, [---------------], Alferes [----------------], Lourenço de Cavalho, D. Maria da Silva Leite, sua mulher, [------] Luiz de Campos, o Ajudante [-------------] dos Santos e o Guarda Mor Salvador Marques Brandão.

 

Gaspar de Mattos e Maria da Silva Leite tiveram cinco filhos:

1- Escolastica Maria de Mattos

2- Francisca

3- Gaspar

4- Bento

5- Maria

 

1- Escolastica Maria de Mattos, com justificação de 1734, casou com Manoel de Macedo, natural da freguesia de S. Lourenço de Riba de Selho comarca da vila de Guimarães Arc. de Braga, filho de outro Manoel de Macedo e de s/m Mariana Cardosa. Geração em SL. 2º, 489, 5-1.

ACMSP Dispensa Matrimonial ano 1735

Manoel de Macedo e Escolastica Maria de Matos

Justificação de Manoel de Macedo aos 07-janeiro-1734

Diz Manoel de Macedo, morador nesta cidade, natural da freguesia de S. Lourenço de Riba de Selho comarca da vila de Guimarães Arc. de Braga, f.l. de Manoel de Macedo e de s/m Mariana Cardosa = Escolastica Maria de Matos, f.l. de Gaspar de Matos, ja defunto e de s/m Maria Leite da Silva, moradora natural e freguesa.

Veio da dita sua patria para esta cidade de menor idade (...).

Testemunhas.

Depoimento do Justificante: veio de sua terra com a idade de onze anos (...).

 

2- Francisca Maria Xavier de Mattos, batizada na Sé de São Paulo em 24-05-1728, casou duas vezes.

5-2 Francisca Xavier Maria de Mattos, f.ª de Maria da Silva Leite n.º. 4-2 de pág. 488 e 1.º marido Gaspar de Mattos, casou-se 1.ª vez em 1743 em S. Paulo com o sargento-mor Mathias Alvares Vieira de Castro; 2.ª vez em 1763 em S. Paulo com o doutor Antonio Fernandes do Valle f.º do capitão Antonio Fernandes do Valle e de Esperança Antonia de S. José, naturais de Portugal.

 

          Primeira vez, com provisão de 1748, Francisca casou com o Sargento Mor Matias Alves Vieira, batizado em 21-04-1708 na freguesia de S. Cosme de Gondomar Bispado do Porto e falecido em 13-02-1763, filho do falecido Andre Jorge e de Maria Matias.

ACMSP Dispensa Matrimonial ano 1748

Autos de Casamento Mathias Alves Vieira, sargento mor e Francisca Maria Xavier de Mattos 08-julho-1748

Sargento Mor Mathias Alves Vieira, f.l. de Andre Jorge, ja defunto e de s/m Maria Mathias, todos naturais da freguesia de Gondomar Bispado do Porto = com Francisca Maria Xavier de Mattos, f.l. de Gaspar de Mattos e de Maria da Silva Leite, n/b nesta cidade.

- Sé de S. Paulo:- aos 24-maio-1728 bat a Francisca, f. de Gaspar de Mattos e de s/m Maria Leite, foram padrinhos Mateos de Mattos e Ignacia Vieira.

- Mathias, f. de Andre Jorge e de s/m Maria Matias da aldeia da Gandra desta freguesia de S. Cosme de Gondomar, nasceu aos 16 dias do mes de abril de 1708 e foi batizado de minha licença pelo padre Jose Pereira de S. Miguel de Baixo e de sua irmã Maria, solteira foi madrinha aos 21 do dito mes, de que fiz este assento Reitor Baltezar Soares Vr.ª.

 

SP, SP aos 13-fevereiro-1763 faleceu o Sargento Mor Matias Álvares Vieira de Castro, casado com D. Francisca Maria Xavier de Mattos, natural de S. Cosme de Gondomar Bispado do Porto, filho de Andre Jorge e de Maria Mathias. Foi enterrado em a veneravel Ordem Terceira do Carmo, segundo o seu testamento que constitue a tudo a alma por herdeira, testamenteiros a dita sua mulher, ao Reverendo Dr. Tesoureiro Mor Manoel Vilela Bueno, e Chantre Manoel de Jesus Pereyra, e Manoel Jose.

          Segunda vez com provisão de 1763, casou com Dr. Antonio Fernandes do Valle, batizado em 27-07-1720 em Nandufe Bispado de Viseu, filho do falecido Antonio Fernandes do Valle e de Esperança Antonia Maria de S. José.

ACMSP Dispensa Matrimonial ano 1763

Antonio Fernandes do Valle, dr. e Francisca Maria Xavier de Mattos, dona

Autos a favor de estado livre do Dr. Antonio Fernandes do Valle 03-agosto-1763

Filho leg. do Cap. Antonio Frz do Valle, ja defunto e de Esperança Antonia Maria de S. Jose, natural de Nandufe Bispado de Viseu = com Dr. Francisca Maria Xavier de mattos, viuva do Sarg. Mor Mathias Alvs Vieira de Castro.

Depoimento do Justificante: (...) tinha de idade 41 ou 42 anos. Saiu de sua patria para Coimbra onde residiu  sete anos fazendo so as matriculas nna Universidade na freguesia de S. Salvador, e que daqui voltara para sua terra e dai passados alguns anos viera para |Lisboa onde assistiu  tres meses pouco mais ou menos, e dai saiu em direitura  para a vila de Santos onde esteve onde ou doze dias vindo para esta cidade  (...) foi para Viamão onde assistiu alguns meses (...).

Testemunhas.

Autos de Casamento - 07-agosto-1763

Sé de S. Paulo:- aos 13-fevereiro-1763 faleceu o Sargento Mor Matias Álvares Vieira de Castro, casado com D. Francisca Maria Xavier de Mattos, natural de S. Cosme de Gondomar Bispado do Porto, filho de Andre Jorge e de Maria Mathias. Foi enterrado em a veneravel Ordem Terceira do Carmo, segundo o seu testamento. S. Paulo 08-agosto-1763

 

Certidão: (...) aos 27-julho-1720 fora batizado o sobredito acima, filho dos mesmos pais. Assim o certifico. Dada em Viseu aos 25-junho-1764

 

          Viúva novamente, Francisca faleceu com testamento de 03-07-1799 e aberto em 23-04-1800. Sem geração deixou legados pios, aos sobrinhos e aos filhos adotivos.

Arquivo do Estado de SP - Juizo de Residuos-  Contas de testamento- 19-11-1801

Testadora: Fran.ca Mª X.er de Mattos - Tttrº- P.e Joaquim Antº Frz' de Saldª

Em nome da SSma Trindade.... Aos 03-07-1799 nesta Cidade de S Paulo, eu D Francisca Maria Xavier de Mattos enferma e em meu perfeito juízo fiz este meu testamento na forma seguinte: Prª m.te (encomendou a alma, fez pedidos pios) - Declaro que sou natural desta cidade de S Paulo filha leg de Gaspar de Matos e s/m D. Maria da Sª Leite e fui cazada prª m.te com o Sargº Mor Mathias Alves Vieira de Castro e secundariam.te com o Doutor Antonio Fernandes do Valle já defuntos dos quais matrimônios não tive fº algum vivo.

Testamenteiros (pela ordem): o filho adotivo e afilhado R. Joaquim Antonio de Saldanha, Fabião Carneiro Soares e Cap.m Joaquim Floriano de Araujo.

Deixou o resto da terça ao filho adotivo. Fez recomendações sobre seu sepultamento e deixou missas por sua alma.

...7$200 ao Recolhimento da Luz.. mª irmã Maria Caetana da Assunçao Madre Regente do sobredito Recolhimento...

Declaro q a meu fº adoptivo Joze Vieira do Valle (dinheiro em agradecimento dos cuidados que teve com ela depois da ultima viuvez)

Deixo as trez minhas sobrinhas filhas do Coronel Joze Vaz de Carvalho meu sobrinho a saber D. Ana Joaquina, D. Francisca e D. Jacinta (um credito devido por Pedro Domingues da Sª Guimarães).

Ao meu sobrinho o Sargento Mor Joaquim Jose de Macedo Leite...

A Joaquim Joze fº do D.or Miguel (Carlos?) e s/m D. Fran.ca Xavier de Castro....

A minha sobrª D. Anna Maria de Salles viúva.....

A Mª Fran.ca donzela q. se tem criado em mª caza....

A Ana Fran.ca de Araujo irmã do Cap.m Joaquim Floriano...

A D. Bernarda Maria Buena....

(Alforriou vários escravos)

Ao menino Francisco de Paula q se acha criando em minha casa....(assinou aos 08-07-1799)

Abertura 23-04-1800.

 

3- Gaspar, s.m.n.

 

4- Padre Bento Caetano de Mattos, clerigo de menores.

 

5- Maria Caetana da Assunção, Madre Regente no Recolhimento da Luz em 1799.