PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MARIA TEIXEIRA DE CARVALHO,

Miranda Ramalho - Gonçalves da Costa

(atualizado em 25-março-2017) 

 

Regina Junqueira

Bartyra Sette

 

Maria Teixeira de Carvalho batizada aos 04-11-1747 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada - filial de Prados, filha de Luiza da Costa Ferreira e seu segundo marido Domingos Teixeira de Carvalho casados em Prados aos 11-10-1747, neta paterna dos falecidos Antonio Carvalho e Maria Teixeira.

Prados, MG aos 04-11-1747 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada, filial desta matriz bat a Maria, f.l. de Domingos Teixeira de Carvalho e de s/m Luiza da Costa Ferreira, fregueses desta dita matriz e foram padrinhos o Revdo Padre Manoel de Souza Ribeiro, e Angela Maria de Jesus mulher de Luiz da Silva de Queiroz, todos desta dita matriz.

 

Prados, MG aos 11-10-1747 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada, filial desta matriz e testemunhas Luiz da Silva de Queiroz e o Lic. Antonio dos Reis de Oliveira, se receberam Domingos Teixeira de Carvalho, n/b na freg. de Santa Maria de Canedo do Arc. Braga, f.l. de Antonio Carvalho e de s/m Maria Teixeira, ja defuntos = com Luiza da Costa Ferreira, n/b na freguesia de São Romão do sertão do Arc. da Bahia, f.l. de João da Costa Ferreira, já defunto e de s/m Domingas Teresa de Jesus, viuva por falecimento de seu primeiro marido João da Costa Paes que esta sepultado na freguesia de Santo Antonio da vila de S. José. Ambos moradores nesta dita freguesia.

 

Luiza da Costa Ferreira

(atualizado em 05-março-2017)

 

Domingos Teixeira de Carvalho, natural da freguesia de Santa Maria de Canedo Arc. de Braga, faleceu aos 09-05-1782 com testamento no estado de viúvo e teve seu inventário (neste site) aberto aos 07-02-1783 por um seu sobrinho Manoel Alves Teixeira. No processo Maria se apresentou como filha e, por libelo civil, habilitou-se à herança.

Barra Longa, MG Igreja S. Jose - Lagoa - aos 09-05-1782 faleceu Domingos Teixeira de Carvalho, viúvo, aplicado da Lagoa Dourada filial desta matriz dos Prados, sepultado na dita capela. Fez seu solene testamento de teor seguinte: (...) eu Domingos Teixeira de Carvalho, morador nesta aplicação de Santo Antonio da Lagoa Dourada freguesia de N Sra da Conceição dos Prados comarca do Rio das Mortes Bispado de Mariana, f.l. Antonio Carvalho e Maria Teixeira, ja defuntos, nat/bat na freguesia de Santa Maria de Canedo Arc. de Braga. Fui casado com Maria Teixeira(*) ja defunta, viuva que ficou de João da Costa Pais, de cujo matrimonio tive uma filha por nome Maria Teixeira que casei com João de Miranda Ramalho, já defunto. Peço e rogo que esta seja minha testamenteira, a qual depois de cumprido os meus legados e pagas as minhas divias, a instituo por minha herdeira; em 2º lugar a meu sobrinho Manoel Alves Teixeira, que quando a dita acima não aceite, em 3º a João da Costa Pais.

Declaro que reservei tres crioulos e estes tomo a minha terça; dois são para dar a meu sobrinho Manoel Alves a quem vendi a fazenda, para que este os receba pelo molato que lhe vendi por nome Manoel e passe ao dito mulato sua carta de alforria. O remanescente da minha terça deixo que o meu testamenteiro disponha em obras pias. Aos 08-05-1782.

Aprovação aos 08-05-1782 a rogo do testador Domingos Teixeira de Carvalho em seu lugar me assino o Padre Miguel Lourenço Pimentel.

Termo de Abertura certifico que falecendo dos 8 para os 10 dias de maio deste presente ano de 1782 Domingos Teixeira de Carvalho, viuvo, meu paroquiano, aplicado  da Lagoa Dourada filial desta matriz dos Prados com este seu solene testamento foi o mesmo entregue fechado e lacrado (...) para dispor o funeral na forma disposta. Prados 10-05-1782 O Vig. Manoel Martins de Carvalho (indicação Silvia Buttros)

Nota: (*) engano do copista na transcrição do nome da mulher do testador que é Luiza da Costa Ferreira a viúva de João da Costa Paes.

 

Maria casou em primeiras núpcias com João de Miranda Ramalho, de quem teve cinco filhos, todos Miranda Ramalho. João era natural da Freguesia de São Lourenço Bispado do Porto, filho de Manoel Antonio e Ana Gonçalves de Miranda, faleceu na Lagoa Dourada em 27-05-1778 com testamento redigido aos 14-05-1778 e registrado no Livro de Óbitos da Matriz de Prados. Nomeou 1º testamenteiro o cunhado João da Costa Paes.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Prados, Minas Gerais) - óbitos -  aos 27-05-1778 João de Miranda Ramalho, casado que era com Maria Teixeira de Carvalho, moradores na Aplicação da Lagoa Dourada.

Testamento: (...) eu João de Miranda Ramalho, morador de Santo Antonio da Lagoa Dourada, freguesia de N. Sra. da Conceição dos Prados (...) f.l. de Manoel Antonio e de s/m Anna Gonçalves de Miranda, já falecidos, natural e batizado na freguesia de S. Lourenço Bispado do Porto. (....).

Testamenteiros: em 1º lugar a meu cunhado João da Costa Paes, em 2º ao Capitão João Martins Rodrigues, em 3º a Joseph Simoens (?) da Fonseca. (...).

(...) declarou que sou casado com Maria Teixeira de Carvalho e temos cinco filhos vivos e havidos de legitimo matrimonio, que são: Manoel = Joseph = Joachim -= João e Maria.

(...) e das duas partes da terça darão os meus testamenteiros a Clemencia de Jesus, mulher de Antonio Fernandes, 50 oitavas; a Manoel da Silva Portelha 50 oitavas (...) se repartira peos meus quatros filhos machos.

(....)

Aplicação da Lagoa Dourada, 14-05-1778.

 

Era viúva quando do inventário paterno e nesse estado teve um filho natural que carregou o seu nome de família.

 

Maria casou em segundas em Lagoa Dourada aos 16-06-1795 com Bento Gonçalves da Costa, natural São Paio da Vila dos Arcos de Val de Vez, do Termo da Vila de Valença do Arcebispado de Braga, filho legítimo de Manoel Gonçalves da Costa e de Simoa da Costa. Não teve filhos deste casamento, mas vários enteados, todos Gonçalves da Costa, filhos do primeiro casamento de Bento com Maria Joaquina da Costa (ou de Souza).

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Capela Sto. Antonio da Lagoa Dourada aos 16-06-1795 Bento Gonçalves da Costa, viúvo de Maria Joaquina de Soiza = D. Maria Teixeira de Carvalho, viúva de João de Miranda Ramalho. Testemunhas João da Costa Pais e João T. de Azedias

 

Maria faleceu com testamento aos 25 de janeiro de1822 e Bento faleceu poucos dias depois aos 17 de fevereiro do mesmo ano. Por essa época o casal vivia separado, ele na Fazenda das Águas na Aplicação da Lage e ela na Fazenda Capão Seco, ambas no termo da Vila de São José. Maria deixou legados a várias de suas netas, entre elas uma de nome Leodora, cujos pais não nomeou. (inventários neste site)

 

Miranda Ramalho


Filhos que tiveram João Miranda Ramalho e Maria Teixeira de Carvalho:

 

Manoel de Miranda Ramalho, nascido por 1766, desassisado, sendo seu curador o irmão Capitão Joaquim de Miranda Ramalho. Em 1831, aos 60 anos era agricultor em Lagoa Dourada, segundo o censo, e proprietário de sete escravos.

Maria Luiza de Miranda              § 2º

José de Miranda Ramalho          § 3º

Joaquim de Miranda Ramalho    § 4º

João de Miranda Ramalho          § 5º

 

 

Maria Luiza de Miranda § 2º

 

Maria Luiza de Miranda, natural de Prados-MG, casou aos 16-07-1784 com Bento Gonçalves de Carvalho, natural de Congonhas do Campo (nome completo encontrado no inventário da sogra).

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Matriz de São João del Rei aos 16-07-1784 [danificado] Gonçalves de Carvalho, f.l. de [danificado ---to] Gonçalves Pacheco e Felicia de Tal, n/b freguesia de Congonhas do Campo = Maria Luiza de Miranda, f.l. de João de Miranda Ramalho e de Maria Teixeira, n/b na freguesia de Prados.

Maria Luiza já era falecida aos 18-04-1821 e foi representada no inventário materno por seus sete filhos:

 

2-1 José Gonçalves de Miranda, ajudante, casado.

2-2 Antonio Gonçalves, solteiro, de idade de vinte e oito anos. Em 1831, com 40 anos, Antonio Gonçalves de Miranda morava no quarteirão 12º de Lagoa Dourada com dois dependentes pardos e três escravos, conforme o censo.

2-3 Bento Gonçalves, solteiro, de idade de vinte ----- anos. Provavelmente Bento Gonçalves de Carvalho, com 38 anos em 1831, negociainte em Lagoa Dourada, onde morava sozinho no quarteirão 12, conforme o censo

2-4 José Gonçalves de Miranda

2-5 Floriana Luiza, nascida nas Congonhas do Campo-MG. Em Prados aos 17-02-1806 casou com João da Silva de Andrade, aí batizado em 13-07-1777 e filho do Alferes João da Silva de Andrade e Joaquina dos Santos Correa.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Lagoa aos 17-02-1806 João da Silva de Andrade, f.l. do Alf. João da Silva de Andrade e Joaquina dos Santos Correa, n/b nesta freguesia de Prados = Floriana Luiza [---nda], f.l. de Bento Gonçalves de Carvalho e Maria Luiza de Miranda, n/b freguesia Congonhas do Campo.

 

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 13-07-1777 na capela da Lagoa Dourada filial desta matriz de Pados bat a João, f.l. de João da Silva de Andrade e de Joachina dos Santos Correa; foram padrinhos Elias, filho do Cap. Jose Antonio da Silva, e Francisca, filha de Amaro de Freitas de Almada todos desta freguesia.

Alferes João e Joaquina faleceram em Prados, ele em 18-03-1814 e Joaquina em 22-04-1816, ambos sepultados na Capela da Lagoa Dourada.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 18-03-1814 faleceu o Alf. João da Silva de Andrade, casado; foi sepultado dentro da Capela da Lagoa.

 

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 24-04-1816 na capela da Lagoa Dourada faleceu Joaquina dos Santos Correa, sepultada dentro da dita capela; com testamento solene cujo teor é o seguinte: = (...) sendo no ano de 1816 aos cinco dias do mes de março em casas de minha residencia nesta Lagoa Dourada freguesia de Prados termo da vila de S. Jose deste bispado de Mariana = Eu,. Joaquina dos Santos Correa (...) ordeno o meu testamento na forma seguinte: = fui nascida e batizada na matriz da Sra da Conceição da Real Vila de Queluz deste bispado de Mariano. Fui casada com o Alf. João da Silva de Andrade de cujo matrimonio tivemos, que existem, três filhos: Gertrudes casada com o Alf. Antonio Joaquim da Silva = Jose e João tambem casados os quais são os herdeiros que tenho.

Testamenteiros em 1º a meu genro Alf. Antonio Joaquim da Silva.; em 2º a meu neto Antonio Joaquim de Andrade, em 3º lugar a Jose da Silva de Andrade tambem meu neto, ambos filhos do dito meu genro acima declarado (...).

Foram três os filhos do casal João da Silva de Andrade e Joaquina dos Santos Correa, que viviam em 1816:

I- Gertrudes casada com o Alferes Antonio Joaquim da Silva, 1º testamenteiro da sogra. Pais de, pelo menos:

I-1 Antonio Joaquim de Andrade, 2º testamenteiro da avó materna.

I-2 Jose da Silva de Andrade, 3º testamenteiro da avó.

II- José, batizado em 30-11-1773. Estava casado em 1816.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 30-11-1773 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada filial desta matriz dos Prados bat a Jose, f.l. de João da Silva de Andrade e Joachina dos Santos Correa; foram padrinhos o Cap. Jose Antonio da Silva e s/m Maria Helena de Jesus, todos desta freguesia.

III João da Silva de Andrade.

 

       Os filhos, abaixo relacionados, receberam legados da avó materna de Floriana:

2-5-1 Joaquim

2-5-2 a 2-5-6 filhas, tambem legatárias de Maria Teixeira de Carvalho.

2-6 Felicia, casada com Manoel Joaquim. Em 1831 Manoel Joaquim Quadros e sua mulher Felicia Maria de Miranda moravam em Lagoa Dourada:

Quarteirão 12, fogo 12

MANOEL JOAQUIM QUADRO, branco, 42, agricultor

FELICIA MARIA DE MIRANDA, cônjuge, 32, fiadeira

MARIA FELICIA, branca, 12, fiadeira

JOAQUINA FELICIA, branca, 10, fiadeira

FRANCISCA, branca, 5

CONSTANCIA, branca, 2

Ana Joaquina da Silveira, branca, 22, fiadeira

 

2-7 Theodora, casada com ----- de Freitas

 

 

José de Miranda Ramalho § 3

 

José de Miranda Ramalho, natural da freguesia de Prados, na Capela da Lagoa Dourada aos 17-08-1795 casou-se com Maria Rodrigues da Silva, filha de André Rodrigues Chaves e Gertrudes Joaquina da Silva, neta paterna de Domingos Alves e Maria Rodrigues, neta materna de Tomás da Silva e Valentina de Mattos. Família “Valentina de Mattos”.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Lagoa aos 17-08-1795 Jose de Miranda Ramalho, f.l. de João de Miranda Ramalho e Maria Teixeira de Carvalho = Maria Rodrigues da Silva, f.l. de Andre Rodrigues Chaves e Gertrudes Joaquina da Silva. Nts/bts freg. Prados.

 

Teve, pelo menos, os filhos legatários dos avós e tios:

1 Maria Joaquina, legatária do avô materno e da avó paterna. Maria de Miranda e Silva, aos 03-02-1812, casou com Manoel Ferreira de Souza, filho de Francisco José Ferreira de Souza e Antonia Rita de Jesus Xavier (família “Os Rodrigues Dantas e os Silva Xavier” Cap. 2º).

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Lagoa aos 03-02-1812 Manoel Ferreira de Soiza, f.l. de Francisco Jose Ferreira de Souza e D. Antonia Rita de Jesus Xavier, n/b na freguesia de Queluz = Maria de Miranda Silva, f.l. de Jose de Miranda Ramalho e Maria Rodrigues da Silva, n/b nesta freguesia de Prados.

2- Ana, legatária do avô materno. Ana Joaquina de Miranda, aos 05-02-1817, casou com João Machado de Miranda, filho de Antonio Machado de Miranda e Maria Rodrigues. Família João de Rezende Costa.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Lagoa aos 05-02-1817 João Maxado de Miranda, f.l. de Antonio Maxado de Miranda e Anna Joaquina de Rezende = Anna Joaquina de Miranda, f.l. de Joze de Miranda Ramalho e Maria Rodrigues. Nts/bts na freg. de Prados.

3- Joaquim, afilhado e legatário do avô materno. Comparar com o morador do fogo 3 em Lagoa Dourada, vizinho de Manoel de Miranda Ramalho e de José de Miranda Ramalho:

Mapa de População do Distrito de Lagoa Dourada do Termo de São Jose Del Rei – 1831

Quarteirão 6, fogo 3:

JOAQUIM RODRIGUEZ CHAVES, branco, 28, agricultor

UMBELINA JOAQUINA DE SOUZA, conjyge, bramca, 28

JOAQUIM RODRIGUEZ, dependente, branco, 3

GERVASIO RODRIGUEZ, dependente, branco, 1

 

4- José, legatário do avô materno. Em 1831 José de Miranda Ramalho, com 31 anos, era criador de gado em Lagoa Dourada:

Mapa de População do Distrito de Lagoa Dourada do Termo de São Jose Del Rei – 1831

Quarteirão 6, fogo 4

JOSE DE MIRANDA RAMALHO, chefe do fogo, branco, 31, criador de gado

LIONARDA FRANCISCA, cônjuge, branca, 24

JOSE FRANCISCO DE MIRANDA, dependente, branco, 2

5- João, legatário do avô materno

6- Bárbara, legatária da avó paterna

7- Constancia, legatária da avó paterna

8- Gertrudes, legatária da avó paterna

9- Francisco, legatário da tia Valentina Joaquina da Silva (viúva de João Miranda Ramalho e irmã da Maria Rodrigues) “Deixo ao meu sobrinho Francisco, filho de José de Miranda, duzentos mil réis” (testamentos de João e Valentina neste site).

 

10- Antonio José de Miranda, com certeza neto de João de Miranda Ramalho e Maria Teixeira de Carvalho, afilhado e herdeiro dos tios João de Miranda Ramalho e Valentina Joaquina da Silva, de quem herdou a Fazenda do Capão Seco. Na dúvida, fica aqui arrolado como filho de José de Miranda Ramalho, por indícios encontrados em diversos documentos.

Antonio José casou duas vezes, em primeiras núpcias com Maria Joaquina Rodrigues de Miranda 1-8 do § 4º, falecida aos 18-05-1841, filha do Capitão Severino Rodrigues Chaves e sua primeira mulher Ana Gonçalves de Miranda.

 

          Antonio José faleceu em 23-11-1864 e foi inventariado em 1865 por sua viúva Maria José de Cortona. Em 1868 Maria José já estava casada com o advogado Joaquim Francisco da Silva.

 

          Antonio José e Maria Joaquina, segundo seus inventários (neste site colaboração de Anamaria Nunes Vieira Ferreira) tiveram os filhos:

10-1 Romualda Chaves de Miranda, com 7 anos em 1842. Em 1857 (inventário do avô materno) estava casada com Pedro Chaves de Miranda.

10-2 Eliziário Antonio de Miranda, com 3 anos em 1842. Em 1857 estava casado.

10-3 Maria, com 6 meses em 1842, faleceu antes da partilha materna.

 

Antonio e Maria José tiveram os filhos:

10-4 Afonso Júlio de Miranda, em 1868 estava casado com Inocência Pereira Nunes, moradores na Paraíba do Sul

10-5 Maria Affonsina de Miranda, em 1868 estava casada com Nuno Telmo da Silva Mello

10-6 Anacleto Gustavo de Miranda, em 1868 estava casado e em 1873 já viúvo, com 27 anos, negociante e morador em Juiz de Fora.

10-7 Joana Josephina de Miranda, aos 14-09-1867 casou-se com Ignácio Ernesto Nogueira da Gama, filho do Dr. Ernesto Velasco Nogueira da Gama.

transcrito por Edriana Nolasco a pedido de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

Certidão de Casamento de Ignácio Ernesto Nogueira da Gama e Joana Josephina de Miranda

Tiago Mendes Ribeiro, Presbytero Secular do Hábito de São Pedro, Capelão Extranumerário Cerimoniário do Solio Episcopal de Mariana, Vigário Collado da Freguesia de Santo Antonio da cidade de Juiz de Fora.

Certifico que aos 14 de Setembro de 1867, nesta freguesia de Santo Antonio do Juiz de Fora, o Reverendo Cônego José de Souza e Silva (...) de licença assistiu ao Sacramento do Matrimônio dos contraentes Ignácio Ernesto Nogueira da Gama e de Dona Joana Josephina de Miranda, e lhes conferiu as Bênçãos Nupciais perante as testemunhas o Doutor José Correira e Castro, e Alferes Antonio Amalio Halfeld. O que afirmo in fide Parochi. Cidade de Juiz de Fora, 29 de Maio de 1868.

O Vigário Tiago Mendes Ribeiro

 

10-8 Luiza Adelaide de Miranda com 16 anos em 1868. Aos 12-05-1872 casou-se com Teofilo Dutra Chaves, filho de Antonio Dutra Nicacio e Maria Vitória de Jesus casados aos 02-08-1826, neto paterno de Antonio Dutra Nicacio e Maria Joaquina de São Jose, neto materno do Guarda Mor Domingos Gonçalves de Carvalho e Antonia Rodrigues Chaves - família “Os Carvalho Duarte” I-Cap. 2º, nota de rodapé, neste site.

Transcrito por Edriana Nolasco - Museu de São João Del Rey a pedido de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

Certidão de Casamento Theophilo Dutra Chaves e Luiza Adelaide de Miranda

Aos doze dias do mês de Maio do ano de 1872, nesta Matriz de Santo Antônio, pelas cinco horas e vinte minutos da tarde, em virtude de Provisão do Reverendíssimo Senhor Vigário Geral, depois de preenchidas todas as mais formalidades prescritas pelo Sacro Concílio de Trento, tomados os depoimentos verbais (...) receberam-se em matrimônio Theophilo Dutra Chaves e Dona Luiza Adelaide de Miranda, ele filho legítimo de Antonio Dutra Nicacio e Dona Maria Victoria de Jesus, natural e batizado em Guarulhos, em Campos, e morador na de São João Baptista de Nitteroy, e ela filha legítima do Major Antonio José de Miranda e de Dona Maria José de Cortona de Miranda, natural e batizada na Freguesia de Lagoa Dourada, no bispado de Mariana e moradora nesta Freguesia de Santo Antonio. E logo lhes dei as Bênçãos Nupciais na forma do Ritual Romano. Do que para constar lavrei este termo que assinei. O Coadjutor José Marcellino do Valle. Testemunhas: Nuno Telmo da Silva e Mello, Joaquim José do Rozário.

 

10-9 Antonio José de Miranda Filho, com 14 anos em 1868 tutelado do cunhado Ignácio Ernesto Nogueira da Gama.

 

 

Joaquim de Miranda Ramalho § 4º

(atualizado em 04-novembro-2010)

 

Aos 04-02-1796 casou com Joaquina Plácida de Souza, batizada em Janeiro de 1778, filha de Bento Gonçalves da Costa e Maria Joaquina de Souza, falecida em 06-12-1792 (inventário neste site), neta paterna de Manoel Gonçalves da Costa e de Simoa da Costa, neta materna de Francisca Xavier. Bento Gonçalves casou em segundas nupcias com Maria Teixeira de Carvalho, sogra de sua filha Joaquina, havendo aqui o entrelaçamento das famílias Teixeira de Carvalho, Miranda Ramalho e Gonçalves da Costa.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 04-02-1796; Lage; Joaquim de Miranda Ramalho; f. João de Miranda Ramalho e Maria Teixeira de Carvalho; n. Prados; = cc. Joaquina Plácida de Souza; f. Bento Gonçalves da Costa e Maria Joaquina de Souza; n. São José del Rei

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos, em o mes de Janeiro de 1778 pouco mais ou menos na cap. de Santo Antonio, Joaquina nascida aos 26 dias do mes de Dezembro do ano proximo precedente, f.l. Bento Gonçalves da Costa e Maria Joaquina de Souza, padr.: Joaquim de Rezende Costa e s/m Helena Maria de Souza. Vila de S. Jose 09-11-1795.

 

1- Ana Gonçalves de Miranda, natural da freguesia de Prados, foi a primeira mulher do Capitão Severino Rodrigues Chaves, filho de André Rodrigues Chaves e Gertrudes Joaquina da Silva Família “Valentina de Mattos”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Capela Lagoa aos 23-11-1814 Severino Rodrigues Chaves, f.l. do Cap. Andre Rodrigues Chaves e Gertrudes Joaquina da Silva = Anna Gonsalves de Miranda, f.l. do Alf. Joaquim de Miranda Ramalho e Joaquina Placida de Souza. Nts/bts na freguesia de Prados.

          Capitão Severino faleceu em 18-10-1857 e foi inventariado por sua viúva Maria Rita de Mendonça (inventário neste site, colaboração de Anamaria Nunes Vieira Ferreira).

          Capitão Severino e Ana Gonçalves tiveram, segundo inventário do Capitão, os filhos, situação em 07-11-1857

1-1 Honório Rodrigues Chaves, casado, pródigo

1-2 Ana Gertrudes Chaves, aos 01-05-1848, casou-se com Antonio Joaquim Pereira da Malta Lodares, natural de Penafiel Arcebispado de Braga, filho de Antonio Pereira da Malta Lodares e Joana Gertrudes da Conceição. Antonio era sobrinho e caixeiro do tio Francisco Pereira da Malta Lodares, com ascendência na família “Os Alves Antunes”.

 (RMMJ) Paróquias de São João Del Rei - Matrimônios, Antonio Joaquim da Malta Lodares, natural de Penafiel, Arc de Braga, f de Antonio Pereira da Malta Lodares e Joana Gertrudes da Conceição = Ana Gertrudes Chaves, f de Severino Rodrigues Chaves e Ana Gonçalves de Miranda. Test: Comendador Alexandre José da Silveira e S Mor Antonio João de Miranda. Capela de Bom Jesus dos Matosinhos - 01-05-1848

 

          Antonio Joaquim, viúvo, casou segunda vez aos 28-11-1861 com Maria Cândida de Almeida, filha de Antonio Joaquim de Almeida e Feliciana Cardosa de Andrade. Geração deste matrimônio na família “Origens dos Carneiros e Costa Rios”.

 

          Ana Gertrudes e Antonio Joaquim tiveram, pelo menos:

1-2-1 Maria, batizada em 31-03-1849. Maria Izabel, legatária dos avós maternos.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 31-03-1849 Maria, branca, f.l. Antonio Joaquim Pereira da Malta Lodares e D. Ana Gertrudes Chaves, padr.: Cap. Severino Rodrigues Chaves e D. Maria Rita de Mendonça.

1-2-2 Carlota, batizada em 27-04-1850.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 27-04-1850 Carlota, branca, f.l. Antonio Joaquim Pereira da Malta Lodares e D. Ana Gertrudes Chaves, padr.: Severino Chaves de Miranda e Romualda Maria de Miranda.

1-2-3 Francisco em 18-10-1851

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 18-10-1851 Francisco, branco, f.l. Antonio Joaquim Pereira da Malta Lodares e D. Ana Gertrudes Chaves, padr.: Aureliano Inacio Botelho e s/m Ana Diolina de Andrade.

1-2-4 Antonio em 13-07-1853.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 13-07-1853 Antonio, branco, f.l. Antonio Joaquim Pereira da Malta Lodares e D. Ana Gertrudes Chaves, padr.: Pedro Chaves de Miranda e s/m Romualda Maria de Miranda.

 

1-3 Severino Rodrigues Chaves, trinta anos

1-4 Pedro Chaves de Miranda, casado

1-5 Joaquim Chaves de Miranda, vinte e seis anos

1-6 Antonio Chaves de Miranda, casado. Comparar com III abaixo.

1-7 Romualdo Chaves de Miranda, casado

1-8 Maria, falecida, foi casada com Antonio José de Miranda 10 do § 3º ali a geração.

 

 

João de Miranda Ramalho § 5

 

Natural de Lagoa Dourada, onde possuía a Fazenda Bandeirinha e era “senhor de várias datas de terras e águas minerais no Arraial da Lagoa Dourada”. Em 1831 João e sua mulher moravam no fogo 29 do 6º quarteirão do citado distrito.

João faleceu com testamento aberto aos 22-01-1832. Casou na matriz de Prados aos 16-07-1798 com Valentina Joaquina da Silva, falecida aos 26-12-1845, filha de André Rodrigues Chaves e Gertrudes Joaquina da Silva. Família já citada.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos -matriz aos 16-07-1798 João de Miranda Ramalho, f.l. de João de Miranda Ramalho e Maria Teixeira de Carvalho = Valentina Joaquina da Silva, f.l. do Cap. Andre Rodrigues Chaves e D. Gertrudes Joaquina da Silva. Nts/bts nesta.

Sem geração, Valentina nomeou como seu herdeiro universal o sobrinho e afilhado Antonio José de Miranda (testamentos do casal neste site).

Antonio José seria o que aos 18 anos morava em companhia de João e Valentina:

Mapa de População do Distrito de Lagoa Dourada do Termo de São Jose Del Rei – 1831

6º quarteirão, fogo 29

JOAO DE MIRANDA RAMALHO, branco, 50, agricultor

VALENTINA JOAQUINA DA SILVA, cônjuge, branca, 50

MARIA EUFRASIA, dependente, parda, 1

ANTONIO JOSE DE MIRANDA, dependente, branco, 18

CRISPINIANO, dependente, crioulo, 9

 



Teixeira de Carvalho

 

Miguel Teixeira de Carvalho § 6º

 

Batizado em Prados aos 06-06-1782, filho natural de Maria Teixeira de Carvalho, havido quando Maria era viúva e antes de seu segundo casamento, reconhecido pela mãe em testamento, sem declaração da paternidade.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 06-06-1782 na capela do Olho Dagoa filial desta matriz de Prados bat a Miguel, exposto em casa de Maria Teieira, viuva; foi madrinha Maria de Miranda, filha da dita, moradores nesta freguesia dos Prados.

Aos 01-08-1803 casou com Ana Vicência de Jesus, filha de João Bernardes Pacheco, natural da Ilha de Santa Maria e Inocencia Maria de Freitas, neta paterna de Antonio Pacheco Borges e Maria do Rozário. João faleceu com testamento aos 14-05-1811 e Inocência aos 22-03-1838 ambos em Tiradentes (inventários neste site).

Miguel foi morador no sertão de Farinha Podre, para onde se retirou antes da morte de sua mãe e onde foi Guarda-Mor. Já era falecido em1838.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Lagoa aos 01-08-1803 Miguel Teixeira de Carvalho, exposto em casa de Maria Teixeira de Carvalho = Anna Vieira(sic) de Jesus, f.l. de João Bernardes Pacheco e Inacia(sic) Maria de Freitas. Nts/bts nesta.

 

____________________________________________________________________________________________

 

GONÇALVES DA COSTA

(atualizado em 09-novembro-2016)

 

Bento Gonçalves da Costa, natural de São Paio da Vila dos Arcos de Val de Vez, do Termo da Vila de Valença do Arcebispado de Braga, filho legítimo de Manoel Gonçalves da Costa e de Simoa da Costa.

Casou em primeiras nupcias com Maria Joaquina de Souza, natural de Tiradentes, filha de Antonio de Souza Serqueira e de sua mulher Francisca Xavier, esta muito provavelmente a filha de “Pedro Xavier e Luzia Bicuda de Alvarenga” casal tronco da família do mesmo nome, neste site.

Maria Joaquina faleceu em 06-12-1792 com testamento onde declara naturalidade, filiação e seus oito filhos (inventário neste site)

Bento casou em segundas núpcias com Maria Teixeira de Carvalho, sem geração. Faleceu em 17-02-1822 com testamento onde declara filiação, os dois casamentos, seus filhos legítimos e um filho natural.

 

Bento e Maria Joaquina tiveram os filhos:

1- Ana Gonçalves de Souza

2- Antonio Gonçalves da Costa

3- Domingos Gonçalves de Souza

4- Felix Gonçalves de Souza

5- Gertrudes, solteira, já falecida em 1821.

6- Joaquina, casada com o Alferes Joaquim de Miranda Ramalho;

7- Manoel Gonçalves de Souza

8- Justino Gonçalves da Costa, demente

 

Bento teve o filho natural reconhecido em testamento:

9- Manoel Gonçalves, pardo, havido antes do primeiro casamento de Bento.

 

1- Ana Gonçalves de Souza, batizado em 17-09-1766. Aos 24-02-1796 casou com Felisberto Virgolino Martins Pereira, filho do Capitão Bernardo Martins Pereira e Luiza Maria do Sacramento.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 17-09-1766 Lage, Ana, f.l. Bento Gonçalves e Maria Joaquina de Souza, padr.: Antonio de Souza e Francisca Xavier seus avós maternos.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 24-02-1796; Lage; Felizberto Virgulino Martins Pereira; f. Cap. Bernardo Martins Pereira e Luiza Maria do Sacramento; n. S. Jose; = cc. Ana Gonçalves de Souza; f. Bento Gonçalves da Costa e Maria Joaquina de Souza; n. São José del Rei

2- Capitão Antonio Gonçalves da Costa, batizado em 28-09-1768. Aos 26-11-1803 casou com Bazilia Zeferina do Amaral, filha de Jose Carvalho de Azevedo Nascentes e Romana Joaquina do Amaral.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 28-09-1768 Lage, Antonio, f.l. Bento Gonçalves da Costa e Maria Joaquina, padr.: Mateus da Costa Pereira e Helena Maria de Souza, solteiros.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 26-11-1803 Desterro; Antonio Gonçalves da Costa, f.l. Bento Gonçalves da Costa e Maria Joaquina de Souza, falecida, n/b nesta freguesia; cc D. Basilia Zeferina do Amaral, f.l. Jose Carvalho de Azevedo Nascentes e D. Romana Joaquina do Amaral, n/b cap. do Brumado filial de Congonhas do Campo; test.: Cap. João dos Santos Silva e Felix Gonçalves de Souza.

          Em 1831 eram moradores em Nossa Senhora da Penha de França da Laje, Capitão Antonio com 64 anos declarados e Bazilia com 53:

Censo 1831 Nossa Senhora da Penha de França da Laje, fogo 87

ANTONIO GONCALVES DA COSTA, 64, casado, chefe, masc.

BAZILIA ZEFERINA, 53, casado, cônjuge, fem.

JOZE GONCALVES DE AZEVEDO, 25, solteiro, dependente, masc.

ANTONIO GONCALVES, 24, solteiro, dependente, masc.

JOAQUIM THOMAZ, 16, solteiro, dependente, masc.

63 escravos

 

Entre seus filhos:

2-1 José Gonçalves de Azevedo, citado no inventário da irmã abaixo, com 25 anos em 1831.

2-2 Maria Joaquina de Souza, falecida em Tiradentes em 28-03-1836 e inventariada por seu pai no mesmo ano.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas óbitos, matriz aos 28-03-1836 faleceu de maligna Maria, mulher de Antonio da Costa Maia.

          Foi casada com o “demente” Antonio da Costa Maia, filho do Capitão Mor Manoel da Costa Maia e de Hipólita Justiniana Peregrina, neto materno do Capitão José Alves Lima e Ana Maria da Conceição, esta inventariada em 1812 (inventário neste site).

          Maria deixou, segundo seu inventário (neste site) os filhos, situação em 13-09-1836:

2-2-1 Maria com 8 anos.

2-2-2 Antonio com 6 anos

2-2-3 Francisca com 4 anos.

2-2-4 Manoel com um ano.

 

3- Domingos Gonçalves de Souza, alferes, batizado em 28-05-1770.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 28-05-1770 Lage, Domingos, f.l. Bento Gonçalves da Costa e Maria Joaquina de Souza, padr.: Domingos Gonçalves de Vasconcellos e Teresa de Jesus mulher de Jose Custodio

          Casou com Joaquina Leocádia de Jesus e faleceu com testamento aberto aos 09-08-1825 onde declara filiação, os filhos vivos e falecidos legitimados por posterior casamento e, uma filha natural (testamento neste site). Por ocasião de seu testamento morava no Arraial do Piunhi Termo da Vila de São Bento do Tamanduá.

Domingos teve com Joaquina Leocádia:

3-1 Justino Gonçalves de Souza.

3-2 Cândido Gonçalves da Costa, herdeiro do remanescente da terça paterna.

3-3 Constancia.

3-4 Ana, já falecida em 15-10-1816 “dez missas pela alma da falecida Ana, minha filha”.

 

e a filha natural:

3-5 Joaquina, parda “minha filha natural, parda, havida de outra mulher diferente”.

 

4- Felix Gonçalves de Souza, alferes, batizado em 12-01-1772.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-01-1772 Lage, Felix, f.l. Bento Gonçalves da Costa e Maria Joaquina de Souza, padr.: João da Silva e Violante Pereira do Sacramento da freguesia dos Prados.

          Casou com Maria Clara de Rezende já falecida em Outubro de 1840. Alferes Felix faleceu com testamento redigido na Fazenda Boa Vista em 10-10-1840 e aberto aos 14-01-1841, onde declara filiação, casamento e filhos Foi inventariado no mesmo ano por seu filho Antonio (inventário neste site).

          Felix e Maria Clara tiveram cinco filhos, situação em 16-03-1841:

4-1 Antonio Gonçalves de Rezende, com 24 anos em 1841.

4-2 Maria Clara, casada com João José da Costa

4-3 José Gonçalves de Souza, com 19 anos.

4-4 Ana, batizada em 27-08-1821. Com 17 anos em 1841.

Resende Costa, MG Igreja N. Sra da Penha - aos 27-08-1821 na Capela Nova do Desterro, bat a Ana, f.l. do Alf. Feliz Glz de Souza e D. Maria Clara de Rezende, e foram padrinhos o mesmo padre (Pe. Jose Coelho de Souza) e o Cap. Antonio Glz da Costa, e para a todo o tempo constar, e depois de bem informado faço este assento aos 06-08-1841.

4-5 Francisca, com 16 anos.

 

Alferes Felix teve a filha natural, reconhecida em testamento:

4-6 Maria Joaquina, em 1840 estava casada com João de Deos.

 

5- Gertrudes, com 20 anos em 1793. Solteira, já era falecida em 1816, testamento do irmão Domingos “Mais oito missas pela alma de minha irmã Gertrudes”.

 

6- Manoel Gonçalves de Souza, batizado em 03-12-1777. Estava casado em 1822.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-12-1777 Lage, Manoel, f.l. Bento Gonçalves da Costa e Maria Joaquina de Souza, padr.: João Lopes Valadão e s/m Ana Maria.

7- Joaquina, nasceu em 26-12-1777. Aos 04-02-1796 casou com o Alferes Joaquim de Miranda Ramalho, filho de João Miranda Ramalho e Maria Teixeira de Carvalho § 4º supra

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos, em o mes de Janeiro de 1778 pouco mais ou menos na cap. de Santo Antonio, Joaquina nascida aos 26 dias do mes de Dezembro do ano proximo precedente, f.l. Bento Gonçalves da Costa e Maria Joaquina de Souza, padr.: Joaquim de Rezende Costa e s/m Helena Maria de Souza. Vila de S. Jose 09-11-1795.

 

São José del Rei, Minas Gerais  e capelas filiadas, cas. 04-02-1796; Lage; Joaquim de Miranda Ramalho; f. João de Miranda Ramalho e Maria Teixeira de Carvalho; n. Prados; = cc. Joaquina Plácida de Souza; f. Bento Gonçalves da Costa e Maria Joaquina de Souza; n. São José del Rei

8- Justino Gonçalves da Costa, batizado em 19-03-1782. Com 10 anos em 1793 “mentecapto”. Vivia em 1822.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-03-1782 Lage, Justino, f.l. Bento Gonçalves da Costa e Maria Joaquina, padr.: Manoel Gonçalves dos Santos e Ana Joaquina mulher de Antonio da Costa.

 

__________________________________________________________________________________

 

Luiza da Costa Ferreira

(atualizado em 05-março-2017)

 

Luiza, natural de Santo Antonio do Manga Bispado de Pernambuco (ou da freguesia de S. Romão do sertão Arc. da Bahia), era filha de Domingas Teresa de Jesus e de João da Costa Ferreira, falecido em Prados aos 02-06-1736.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos doys dias do mes de junho de 1736 faleceu João da Costa Ferreira desta freguesia, cc Domingas Tereza de [dobra]. Foi sepultado na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada da parte de fora; fez testamento; deixou por seus testamenteiros a João da Costa Paes e João Jorge Ram[dobra]

Em Prados aos 02-07-1736 casou primeira vez com João da Costa Paes, natural de Sampaio dos Carvalhaes Arc. Braga, filho de Antonio Manoel e Maria Gomes:

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 02-07-1736 na capela de Sto Antonio da Lagoa Dourada João da Costa Paes, f.l. Antonio Manoel e Maria Gomes, naturais da freg. de São Paio dos Carvalhaes Arc. Braga =cc Luiza da Costa Ferreira, f.l. João da Costa Ferreira e Domingas Teresa de Jesus, natural da freg. de Santo Antonio do Manga Bispado de Pernambuco. Test.: João Gonçalves de Moura e Francisco Jose Nunes.

 

João da Costa Paes, já falecido em 1747 e sepultado em S. José del Rei e Luiza da Costa Ferreira tiveram, pelo menos, o filho:

1- João da Costa Paes, batizado em Prados aos 19-05-1738. 1º testamenteiro do cunhado João de Miranda Ramalho e 3º testamenteiro do tambem cunhado Domingos Teixeira de Carvalho.

Prados, MG aos 19-05-1738 na capela de Sto Antonio da Lagoa Dourada bat a João, f.l. João da Costa Paes e Luiza da Costa Ferreira, fregueses desta freguesia; foram padrinhos Antonio Marques de Moraes, desta freguesia, e Maria Pedrosa mulher de João Alves Preto, da freguesia de São Jo-- (danificado)

          Tenente João da Costa Paes, em Prados aos 04-06-1774 casou com com Maria Joaquina do Sacramento, aí batizada em 07-07-1753, filha de Pedro Francisco Gonçalves e Rita Quiteria de Azevedo tronco da família do mesmo nome, neste site.

Prados-MG. Aos quatro de junho de 1774 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada filial desta matriz de Prados em cuja freguesia os contraentes são moradores, se receberam João da Costa Paes natural de Prados filho de João da Costa Paes e Luzia(sic) da Costa Ferreira com Maria Joaquina do Sacramento natural de Prados filha de Pedro Francisco G[danificado] e Rita Quitéria (pesq. Moacyr Villela)

          Maria Joaquina do Sacramento faleceu aos 02-02-1786 com testamento. Declarou sete filhos de seu casal (idades em 1786):

(pesq. Moacyr Villela) IPHAN São João Del Rei inventário de Maria Joaquina do Sacramento – inventariante o viúvo João da Costa Paes. Fazenda ressaca – Lagoa Dourada freguesia de Prados – ela era natural da freguesia de Prados filha de Pedro Francisco e Rita Quitéria de Azevedo. Faleceu com testamento aos 02-02-1786 e só fora casada com o inventariante deixando herdeiros os filhos – João (11 anos)/Luiza(10 anos)/Joaquim (8 anos)/ Francisca( 7 anos)/Antonio ( 4 anos)/Manoel( 3 anos)/ Constantino (um ano e meio)

Alguns bens inventariados -16 escravos/Casa no arraial da Lagoa Dourada/100 datas de terras minerais em sociedade com o sogro do inventariante Pedro Francisco/ Fazenda da Ressaca/ 35 cabeças de gado vacum/7 bois de carro/ 10 cavalos/50 porcos/22 carneiros/ 50 carros de milho no paiol.

1-1 João da Costa Paes com 11 anos em 1786. Aos 14-06-1802 casou com Emerenciana Josefa do Rosario, natural da vila de S. José, filha de João Lopes Valadão e Ana Rodrigues.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Curralinho aos 14-06-1802 João da Costa Pais, f.l. do Ten. João da Costa Pais e Maria Joaquina do Sacramento, n/b na freguesia de Prados = Emerenciana Josepha do Rosario, f.l. de João Lopes Valladana e Anna Rodrigues, n/b freguesia vila de S. Jose.

          Em 1831 o casal comparece no censo de Santo Antonio do Monte, João com 58 anos e Emerenciana com 47, com dois dependentes.

Censo 1831 Sto Antonio do Monte-MG, quarteirão 12, fogo 15

JOAO DA COSTA PAIS, chefe do fogo, branca, 58, 2

EMERENCIANA JOSEFA, cônjuge, branca, 47, 2,

JOAO DA COSTA, dependente, branca, 20, 1, ferreiro

ANTONIO DA COSTA, dependente, branca, 18, 1, ferreiro

nº escravos 9

nº moradores: 13

1-2 Luiza da Costa Ferreira, batizada em 11-07-1776, com 10 anos em 1786. Aos 26-04-1790 casou com o Furriel Antonio Bernardes de Moura, filho de João Bernardes de Moura e Maria da Assumção dos Prazeres. Geração na familia “José de Andrade Braga”.

Prados, MG aos 11-07-1776 na capela da Lagoa Dourada filial desta matriz dos Prados bat a Luiza, f.l. de João da Costa Paes e de Maria Joaquina do Sacramento, naturais e batizados nesta freguesia dos Prados, np de João da Costa Paes, n. da freguesia de Sampaio de Carvalhaes termo de Barcelos e Luiza da Costa Ferreira, n. da freguesia de S. Romão Bispado de Pernambuco, nmaterna de Pedro Francisco, natural da freguesia de Eulalia de Beiriz Arc. Braga termo de Barcelos e de Rita Quiteria de Azevedo, n. da freguesia de Camera de Lobos Bispado de Funchal Ilha da Madeira; foram padrinhos o Cel. Severino Ribeiro e Maria Teixeira mulher de João de Miranda Ramalho, todos desta freguesia.

 

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Lagoa aos 26-04-1790 Furriel Antonio Bernardes de Moura, f.l. de João Bernardes de Moura e Maria da Assumção dos Prazeres = Luiza da Costa Ferreira, f.l. do Tenente João da Costa Paes e Maria Joachina do Sacramento, n/b cap. de Sto. Antonio da Lagoa Dourada.

1-3 Joaquim, com 8 anos.

1-4 Francisca da Costa Ferreira com 7 anos em 1786. Aos 04-05-1795 casou com José Francisco dos Anjos, filho de José Francisco de Andrade e Ana Maria de Jesus.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Aos 04-05-1795 Jose Francisco dos Anjos, f.l. de Jose Francisco de Andrade e de Anna Maria de Jesus = Francisca da Costa Ferreira, f.l. do Ten. João da Costa Paes e Maria Joaquina do Nascimento.

1-5 Antonio com 4 anos.

1-6 Manoel da Costa Paes com 3 anos em 1786. Aos 13-06-1815 casou com Eugenia Maria do Espírito Santo, filha de João Bernardes Pacheco e Innocencia Maria de Freitas. Geração na família “Amaro de Freitas de Almada”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Capela da [----] aos 13-06-1815 Manoel da Costa Pais, f.l. do Ten. João da Costa Pais e Maria Joaquina do Sacramento = Eugenia Maria do Espirito Santo, f.l. de João Bernardes Pacheco e Innocencia Maria de Freitas. Bts, nesta freguesia de Prados.

1-7 Constantino com ano e meio em 1786.