PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Maria Inácia de Jesus

(Gomes do Nascimento)

(atualizado em 30-dezembro-2013)

 

 

Alda Câmara Bueno de Moraes

 

Maria Inácia de Jesus chegou a Goiás por volta de 1850, época em que o sertão do Rio Bonito, atual Caiapônia, era terra inóspita habitada pelos temidos índios caiapós. Acompanhada de 15 filhos, genros, noras, netos, escravos e agregados, partiu de Carmo do Rio Claro-MG, juntamente com o marido, João José Penna, em direção a um destino incerto e de retorno imprevisível.

 

Maria Inácia nasceu em Ibertioga-MG, então distrito de São João Del Rei, onde foi batizada em maio/1800, filha de Alexandre Gomes do Nascimento e Ana Antônia de Jesus (inventário neste site). Neta paterna de João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição, neta materna de Manoel Pereira Penella e Ana Maria de Jesus.

 

Um detalhe chama a atenção sobre essa mulher – em 1846, bem antes de ficar viúva e ainda moradora em Minas, já era titular de vastos latifúndios. Com a morte do marido, continuou proprietária de grandes extensões de terras, apesar do número excessivo de sucessores. Próximo da Abolição seus herdeiros ainda compravam propriedades com escravos de sua herança, uma vez que escravos eram, sim, moeda de troca. João José Penna, o marido, faleceu em 04-10-1858 e seu inventário só foi concluído 25 anos depois, em 1883, em função de inúmeras interferências das centenas de interessados, uma vez que grande parte dos filhos já era falecida. Outro detalhe intrigante faz parte da história desse casal – vários filhos e alguns netos tinham sobrenomes inventados aleatoriamente. Em função dessa inexplicável criatividade, várias famílias em Goiás desconhecem o fato de pertencerem a um mesmo tronco – Lamounier, Nascimento, Vasconcelos, Avelino, Fagundes, Teodoro, Galvão, Faria e outros, legítimos descendentes de Maria Inácia de Jesus e João José Penna. Maria Inácia foi sepultada em 01-01-1877.

 

Torres do Rio Bonito 01.01.1877 – “Ao primeiro de janeiro de 1877, sepultou-se no cemitério desta vila, Maria Inácia de Jesus, viúva, de idade de 77 anos, natural da Província de Minas Gerais.  Morreu repentinamente e foi sepultada na forma do Ritual Romano. Do que para constar faço assento”.

 

 

OS GOMES DO NASCIMENTO

 

A família Gomes do Nascimento, da qual Maria Inácia faz parte, teve seu início no Brasil com João Gomes do Nascimento, natural de Santa Maria de Cova, termo de Barcelos, Arcebispado de Braga-PT, filho de Manoel Fernandes e Maria Gomes do Nascimento, casado na capela de Santo Antônio da Bertioga, em 05-10-1745, com Rita Maria da Conceição, natural da Vila de São José e aí falecida em 1775, filha de Daniel de Sousa Pimentel e Leonor Rodrigues Cid. Daniel, natural de Taubaté-SP, era filho de Pedro dos Reis Pimentel e Ignez de Sousa. Leonor, natural de Pindamonhangaba, era filha de João Antunes de Brito e Apolônia de Albernaz - Família “Bento da Costa Preto” Cap. 3º.

A família de João Gomes do Nascimento foi criteriosamente estudada por Apparecida Gomes do Nascimento Thomazelli em seu livro “As Famílias de Nossa Família”, onde colhemos subsídios posteriormente confirmados por registros paroquiais e cartoriais.

 

Livro de Casamentos de 1757 a 1751 da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena -– “Aos cinco dias do mês de outubro de 1745 pelas onze horas, nesta capela de  Santo Antônio da Bertioga, freguesia de N.Sra da Piedade da Borda do Campo... João Gomes do Nascimento, natural e batizado na freguesia de  Santa Maria da  Vila de Cova, termo de Barcelos, Arcebispado de Braga, filho de Manoel Fernandes e sua mulher Maria Gomes, com Rita Maria da Conceição, natural da freguesia da Vila de São José, filha de Daniel de Sousa Pimentel e sua mulher Leonor Rodrigues Cid”.

 

João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição, avós paternos de Maria Inácia de Jesus, tiveram os seguintes filhos, conforme inventário dele, disponibilizado por Luiz Antônio Villas Boas, mais acréscimos de pesquisas em diversas fontes:

 

1- Maria Gomes do Nascimento, batizada em 02-05-1747. Aos 12-10-1762 casou-se com Manoel Nunes Ribeiro, filho de Caetano Nunes Coelho e Maria de Sousa.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 02-05-1747 Maria, f.l. João Gomes do Nascimento, n. freg. Santa Maria de Vila Cova Barcelos Arc. Braga e Rita Maria da Conceição, n. vila S, Jose, np Manoel Gomes e Maria Gomes, nm Daniel Souza Pimentel e Leonor Rodrigues. Padr.: Cap. Mor ---- por pp a Manoel Azevedo Mattos.

 

(RMJ)- Matriz de N. Sra do Pilar, casamentos – Aos 12-10-1762: Manoel Nunes, nascido e batizado na Freguesia de São Pedro ---, filho de Caetano Nunes e Maria de Souza, com Maria Gomes do Nascimento, filha de João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição

 

Segunda vez aos 06-05-1799 casou-se com João Pereira Balbão, natural de Barbacena, filho de Maria Fernandes dos Reis e Manoel Pereira Balbão, este falecido em Barbacena em 06-09-1799 (inventário neste site colaboração de Cristiano Luiz Pereira), família “André Fernandes Chaves”.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 06-05-1799 matriz, João Pereira Balbão, f.l. Manoel Pereira Balbão e Maria Fernandes dos Reis. n/b freg. de Barbacena; = cc. Maria Gomes do Nascimento viuva de Manoel Nunes Ribeiro.

Maria faleceu em 1819 em Santana do Garambéu, deixando treze filhos, todos do primeiro casamento. Inventários de Maria e Manoel disponibilizados no site de Luiz Antonio Villas Boas.

1-1 Manoel Caetano do Nascimento casado com Maria Gertrudes do Nascimento, filha de Antonio Ferreira Martins, falecido aos 27-10-1795 e Maria Gertrudes, neta paterna de João Martins e de Catharina Ferreira (família “Domingos Antonio Pereira”, neste site).

          Manoel Caetano e Maria Gertrudes tiveram ao menos os filhos, q.d, batizados na capela de Nazaré:

1-1-1 Manoel, batizado em 23-07-1789

1-1-2 José, batizado em 23-08-1793

1-1-3 Felipa, em 23-09-1795

1-1-4 Francisco de Paula do Nascimento, em Bom Sucesso-MG aos 13-02-1836, casou com Maria Joaquina de Moraes, filha do falecido Capitão Joaquim Machado de Moraes e Josefa Clementina de Jesus, neta paterna de Bartolomeu Machado Borges e Teodora Antonia de Moraes, neta materna de José Borges Campos e Laureana Felicia do Nascimento, família “Manoel Inácio de Faria”.

 

1-2 Maria Rita do Nascimento casada com Marcos Carneiro Figueira, filho de Manoel Carneiro Figueira e Escolástica do Espírito Santo. Geração na família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap 11º.

 

1-3 Custódia Maria casou aos 30-06-1783 em São Francisco da Onça com Antônio Caetano Freire. Seu termo de casamento, hoje com partes ilegíveis, foi transcrito no livro de casamentos da Matriz de N Sra do Pilar:

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas [termo muito danificado], aos 30-06-1783 Cap. S. Francisco da Onça, testemunhas: Manoel Nunes ---.  Antonio Caetano Freire, f.l. ------- Freire e --- Al---- [danificado]; = cc. -ustodia --ria do --- Nas-----, f.l. de Ma----  ------ e Maria Gomes ---- [danificado]

          Custódia faleceu aos 20-06-1796, durante o inventário paterno, e foi representada pelos filhos:

Lavras, MG aos 20-06-1796 faleceu repentinamente Custodia Maria do Nascimento cc Antonio Caetano Freire, foi sepultada dentro da capela do Divino Espirito Santo.

1-3-1 Maria Custódia com 11 anos em 1796

1-3-2 Joaquim Antonio 8 anos

1-3-3 José seis anos. José Manoel Caetano, casou aos 20-11-1811 em Lavras do Funil com Antonia Caetana da Silva, filha de Francisco Jose da Silva e Luiza Antonia de Andrade. Familia “Domingos Borges da Silva”.

1-4 Gertrudes Felizarda do Nascimento, batizada em 17-12-1769. Casou em 04-11-1793 na matriz de São João del Rei (pesquisa de Luiz Antonio Villas Boas) com Antônio Joaquim da Silva, filho de Matias da Silva Borges e Francisca do Sacramento. Batizaram o filho José em 29-03-1796, na capela da Bertioga. Geração na família “Domingos Borges da Silva”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 17-12-1769 Gertrudes, f.l. Manoel Nunes Ribeiro e Maria ----, padr.: Antonio Monteiro da Fonseca, solteiro e Rita Maria da Conceição, casada.

1-5 Bento Gomes Ribeiro ou Bento José Ribeiro, batizado em 1772. Com vinte e cinco anos em 1796.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, em 1772 Bento, f.l. Manoel Nunes Ribeiro e Maria Gomes do Nascimento, np Caetano Nunes Coelho e Maria de Souza, da freg. S. Pedro de Cete, neto materno João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição. Padr.: Manoel Gomes, solteiro e Joana Rosa, casada.

1-6 José Caetano Ribeiro casado com Ana, filha de Clemente da Costa.

1-7 Antonio Gomes Ribeiro com 8 anos em 1796. Em Barbacena aos 20-07-1800 casou-se com Severina Maria de Jesus, filha de Ricardo da Silva Borges e Ana Maria de São José. Geração na família “Domingos Borges da Silva”.

Casamentos Barbacena - matriz aos 20-07-1800 Antonio Gomes Ribro., f.l. de Manoel Nunes Ribr.º e Maria Gomes do Nascimento; = Severina Maria de Jesus, f.l. de Ricardo da Silva Borges e Anna Maria de S. José. Nts e bts. nesta.

 

1-8 Isidoro Gomes do Nascimento com 11 anos em 1796. Geração na família “Os Fagundes do Nascimento” Cap 2º.

1-9 Francisco Gomes Ribeiro batizado em 29-06-1788. Aos 08-07-1805 casou na Capela de N Sra de Nazaré com Emerenciana Angélica da Silva, filha de Matias Borges da Silva e Francisca Maria do Sacramento. Geração na família “Domingos Borges da Silva”

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Francisco de Assis do Onça aos 29-06-1788 Francisco, f.l. Manoel Nunes Ribeiro e Maria Gomes do Nascimento, padr.: Joaquim Alves Lima, solteiro e Ana Maria da Fonseca, casada.

 

B7: - Casamentos - SJDRei, aos 08-07-1805 Cap. N. Sra. Nazareth, Francisco Gomes Ribeiro, f.l. Manoel Nunes Ribeiro e Maria Gomes do Nascimento, n/b nesta freguesia; = cc. Emerenciana Angelica da Silva, f/l de Mathias da Silva Borges e Francisca Maria do Sacramento, n/b freguesia de Barbacena.

 

1-10 Marcos Vicente de Paula, batizado em 29-07-1790, casou duas vezes. Em 06-11-1811, viúvo de Inácia Maria de São José, casou com Luciana Luisa da Silva, filha de Manoel de Oliveira C. e Rosa Maria de Santo Antonio.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 29-07-1790 Marcos, f.l. Manoel Nunes Ribeiro e Maria Gomes do Nascimento, padr.: Marcos Carneiro e Maria Gertrudes, solteiros.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Francisco do Onça aos 06-11-1811 Marcos Vicente de Paula, viuvo de Inacia Maria de São Jose = cc Luciana Luzia da Silva, da freg. de S. João del Rei, f.l. Manoel Oliveira Co--- e Rosa Maria de Santo Antonio. Test.: João Pereira Malva e Vicente Joaquim do Nascimento.

          Marcos e Luciana tiveram, q.d.:

1-10-1 Manoel, batizado em 04-10-1812. Afilhado da avó paterna, recebeu dela metade do remanescente da terça.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap.N. Sra das Dores do Pouso Real aos 04-10-1812 Manoel, gemeo, f.l. Marcos Vicente Paula e Luciana Luiza da Silva, padr.: Isidoro Gomes do Nascimento e Maria Gomes do Nascimento.

1-10-2 Maria, gêmea de Manoel.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap.N. Sra das Dores do Pouso Real aos 04-10-1812 Maria, gemea, f.l. Marcos Vicente Paula e Luciana Luiza da Silva, padr.: João Pereira Balbão e Maria Gomes do Nascimento.

1-10-3 José, batizado em 10-08-1814.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap.N. Sra das Dores do Pouso Real aos 10-08-1814 Jose, f.l. Marcos Vicente Paula e Luciana Luiza da Silva, padr.: Luiz Gomes do Nascimento e Maria Gomes do Nascimento.

1-10-4 Francisca, em 27-08-1815.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap S. Francisco de Assis do Onça aos 27-08-1815 Francisca, f.l. Marcos Vicente Paula e Luciana Luiza da Silva, padr.: Antonio Gomes do Nascimento e D. Antonia Maria do Nascimento.

1-11 João José do Nascimento, batizado em 23-04-1784.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 23-04-1784 João, f.l. Manoel Nunes Ribeiro e Maria Gomes do Nascimento, padr.: Domingos Fagundes, solteiro e Custodia Maria do Nascimento cc Antonio Caetano Freire.

          Casou-se na Matriz de Lavras, em 20-06-1803, com Tereza Maria de Jesus, filha do Alferes Domingos Antonio Pereira e Ana Josefa do Sacramento (família “Domingos Antonio Pereira).

          Filhos q.d:

1-11-1 Manoel, batizado na capela do Rosário de Lavras em 23.03.1803

1-11-2 Domingos, batizado em 25-05-1806

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas aos 25-05-1806 Domingos, f.l. João Jose do Nascimento e Teresa Maria de Jesus, padr.: Alf. Manoel Caetano do Nascimento e Ana Josefa do Sacramento, fregueses de Lavras.

1-12 Vicente Joaquim do Nascimento

1-13 Luiz Gomes do Nascimento, batizado em 05-06-1781. Casou com Teresa Maria de Jesus, filha de José Francisco e Teresa.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Francisco de Assis do Onça aos 05-06-1781 Luiz, f.l. Manoel Nunes Ribeiro e Maria Gomes do Nascimento, padr.: Cap. Luiz Cardoso Fontes por pp a seu sobrinho Jacinto Cardoso Fontes, e D. Andreza Dias de Carvalho cc Cap. Domingos Reis Silva.

 

2- Joana Maria da Conceição, batizada em Ibertioga em 25-06-1749, casou-se na Matriz do Pilar de São João Del Rei, em 23-02-1773, com Inácio Gomes da Rocha, filho de Manoel Gomes Batista e Maria Gonçalves da Rocha (inseridos na família Artur da Rocha). Certidão transcrita por Apparecida Thomazelli no seu livro As Famílias de Nossa Família.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 25-06-1749 Joana, f.l. João Gomes do Nascimento e Rita Maria Gomes, padr.: Manoel Teixeira Maciel e Leonor Rodrigues.

 

“Aos vinte e três de fevereiro de mil setecentos e setenta e três, pelas sete para oito horas da manhã, feitas as diligências... na presença do reverendo doutor vigário da vara desta comarca...Ignácio Gomes da Rocha... Joana Maria da Conceição”  Fls 97 livro de casamentos de 1762 a 1773.

Viveram em São Tomé das Letras e segundo a mesma fonte tiveram os seguintes filhos:

2-1 João Gomes do Nascimento, batizado em 25-12-1773. Casou com Joana Antônia de Oliveira, filha de Antônio Gonçalves Valim e Maria Rosa de Jesus, sua segunda mulher.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 25-12-1773 João, f.l. Inacio Gomes Rocha e Joana Maria da Conceição, padr.: João Gomes do Nascimento e s/m Rita Maria da Conceição.

2-2 Ana Josefa do Nascimento (ou Gomes) casada em 25-04-1798 com Vicente Ferreira Mafra, filho de Paulo Francisco Mafra e Estácia Ana Ribeiro do Evangelho.

B7: Campanha-MG - casamentos - aos 25-04-1798 Vicente Ferreira Mafra, f. de Paulo Francisco Mafra, já falecido e Estacia Ana Ribeira, n/b na freguesia da Campanha; = Ana Josefa Gomes, f. de Ignacio Gomes da Rocha e de Joana Maria da Conceição, n/b freguesia da vila de S. João del Rei.

          Vicente redigiu seu testamento na Fazenda do Rio do Peixe aos 06-09-1845 e aberto em 04-06-1853. Declarou nove filhos de seu casal: “Maria Luiza = Antonio = Paulo = Vicente = Joaquim = Francisco = Manoel = Anna Candida = e Jose”

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA03 Testamentos - Campanha da Princesa 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu Vicente Ferr.ª Mafra a 04-06-1853 de quem é testamenteiro Paulo Fran.co Mafra.

Digo eu, Vicente Francisco(sic) Mafra abaixo assinado, fui cc. Anna Josefa de cujo matrimonio tivemos os filhos seguintes: = Maria Luiza = Antonio = Paulo = Vicente = Joaquim = Francisco = Manoel = Anna Candida = e Jose, aos quais todos instituo por meus herdeiros universal.

Testamenteiros: 1º meu filho Paulo Francisco Mafra, 2º meu filho Vicente Ferreira Mafra, 3º Joaquim Ferreira Mafra.

É minha vontade gratificar minha filha Candida, cc. João de Deos, dando-lhe minha escrava Vecencia da minha terça.

Fazenda do Rio do Peixe 06-09-1845 Vicente Ferreira Mafra

Aprovação 10-09-1845

Abertura: 04-06-1853

Aceitação 07-06-1853 Paulo Francisco Mafra

 

2-2-1 Maria Luiza

2-2-2 Antonio Ferreira Mafra, solteiro, redigiu seu testamento na Fazenda do Engenho do Brejo da freguesia de Três Corações do Rio Verde em 09-08-1870 e aberto aos 17-09-1870. Reconheceu o filho natural:

2-2-2-1 Antonio, com 20 anos em 1870,  filho natural de Josefa Maria de Jesus

 

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871

Registro do testamento com que faleceu Antonio Ferreira Mafra, a 17-09-1870.

Eu, Antonio Ferreira Mafra, f.l. de Vicente Ferreira Mafra e Anna Josefa Gomes. Sou solteiro porem tenho um filho ilegitimo de nome Antonio, filho de Josepha Maria de Jesus, ao qual instituo por meu herdeiro universal, depois de pagas todas as minhas dividas e satisfeitas minhas disposições.

O dito meu filho tem vinte anos de idade, pouco mais ou menos, não tem porem idoneidade alguma para reger sua pessoa e bens, por isso nomeio para tutor ou curador do mesmo o Alferes Antonio Jose Gomes de Carvalho.

Instituo herdeiros de minha terça os menores Joaquim = e Jose, filhos legitimos de Joaquim Lopes e de Francisca de tal.

Testamenteiros: 1º Alf. Antonio Jose Gomes de Carvalho, 2º Miguel Jose de Andrade, 3º Antonio Machado, cc. uma minha sobrinha filha do meu irmão Paulino Ferreira Mafra.

(nomeia devedores)

Ratifico a declaração retro de que sou solteiro e nunca fui casado, porem tenho um filho ilegitimo de nome Antonio, filho de Josepha Maria de Jesus.

Fazenda do Engenho do Brejo da freguesia de Três Corações do Rio Verde, 09-08-1870 Antonio Ferreira Mafra

Aprovação 09-08-1870

Abertura 17-09-1870

 

2-2-3 Paulo Francisco Mafra, 1º testamenteiro paterno. Casou com Luciana Inácia de Souza, filha de Francisco Inacio de Souza e Maria Teresa Villela. Geração na família “A Família Villela” Cap. 5º.

2-2-4 Vicente Ferreira Mafra, 2º testamenteiro paterno.

2-2-5 Joaquim Ferreira Mafra, aos 07-03-1835 na matriz de Três Corações-MG, casou com Rita Silvéria de Cássia, filha de José Alves, já falecido e Vicencia Umbelina de Cassia

B7: Casamentos - Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) aos 07-03-1835 matriz dos Três Corações do Rio Verde, Joaquim Fernandes Maffra f.l. de Vicente Ferreira Maffra e Anna Josefa = D. Ritta Silveria, f.l. de José Alves, falecido e D. Vicencia Umbelina de Cassia. Test.: Antonio Carvalho e João de Deus Silva.

Pais de, batizados em Três Corações, q.d.:

2-2-5-1 José Alves Ferreira Mafra, dispensados do impedimento de consanguinidade, aos 23-11-1853 casou comsua prima Ana Francisca de Paula, filha de Paulo Francisco Mafra 2-2-3 supra.

B7: casamentos, Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) aos 23-11-1853 no oratório da fazenda de Paulo Francisco Maffra. Jose Alves Ferreira Maffra, f.l. de Joaquim Fernandes Maffra e Rita Silveria de Cassia; = Anna Francisca de Paula, f.l. de Paulo Francisco Maffra e Luciana Maria de Jesus, com dispensa do parentesco de consanguinidade. Test.; Cap. João da Costa Silva e Antonio Lopes Guimarães.

2-2-5-2 Mariana Vitalina de Cássia, aos 26-11-1853, casou com Jeronimo Antonio Machado, batizado em Lavras doFunil,  filho de Joaquim José de Azevedo e Mariana Gonçalves Chaves

B7: casamentos, Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) aos 26-11-1853 no oratório da fazenda do Capitão João da Costa Silva. Jeronimo Antonio Machado, f.l. de Joaquim Jose de Azevedo e Marianna Gonçalves Chaves; = Mariana Vitalina de Cassia, f.l. de Joaquim Fernandes Maffra e Ritta Silveria de Cassia.

Ele n/b na freguesia de Lavras do Funil, ela n/b nesta.

Test.: João da Costa Silva e João  Ferreira Godinho

2-2-5-3 Joaquim, batizado aos 22-01-1840.

B7: Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) Joaquim aos 22-01-1840, f.l. de Joaquim Fernandes Mafra e Ritta Silveria, nasceu aos 01 deste, padr.: Capitão Joaquim Jose de Sampaio e D. Anna Felisbina de Paula.

2-2-5-4 Paulina, aos 23-07-1843

B7: Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) Paulina aos 23-07-1843, f.l. de Joaquim Fernandes Mafra e D. Ritta Silveria, nasceu ha 29 dias deste ano, padr.: Joaquim Gonçalves Ferreira e D. Maria da Incarnação Flausina.

2-2-5-5 Honoria, aos 23-04-1845

B7: Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) Honoria aos 23-04-1845, f.l. de Joaquim Fernandes Maffra e D. Ritta Silveria de Cassia, nasceu ha 28 dias, padr.: Francisco Ferreira Maffra e D. Francisca Placidina de Souza.

2-2-5-6 João, aos 34-06-1848

B7: Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) João aos 34-06-1848, f.l. de Joaquim Fernandes Maffra e D. --- Silveria de Cassia, padr.: Paulo Francisco Maffra e D. Candida Bernardina mulher de João de Deos Maffra.

2-2-5-7 Maria, aos 14-10-1849

B7: Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) Maria aos 14-10-1849, f.l. de Joaquim Fernandes Mafra e Ritta Silveria, padr.: Francisco Antonio da Luz e Mariana Leopoldina dos Reis.

2-2-5-8 João, aos 14-05-1852

B7: Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) João aos 14-05-1852, f.l. de Joaquim Fernandes Maffra e D. Rita de Cassia, padr.: Jose da Costa Silva e D. Maria Jacintha de Souza.

 

2-2-6 Francisco Ferreira Mafra casou com Rita Eufrasia. Francisco, viúvo, redigiu seu testamento em casa do genro Francisco Gonçalves Valim na freguesia de S. Tomé das Letras aos 13-01-1872, aberto aos 09-02-1873. Declarou duas filhas de seu casal:

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 05, Testamentos - Campanha da Princesa 1872-1897;

Registro do testamento com que faleceu Francisco Ferreira Mafra, aberto a 09-02-1873, testamenteiro Francisco Gonçalves Vallim morador na freg. de S. Tome das Letras termo de Baependi.

Eu, Francisco Ferreira Mafra, f.l. Vicente Ferreira Mafra e D. Anna Josepha Mafra, bat. na matriz dos Três Corações do Rio Verde e morador no lugar denominado L--- do mesmo distrito.

Declaro que meus pais são ambos falecidos e estando enfermo em casas de meu genro Francisco Gonçalves Valim e minha filha Anna Francisca de Paula, moradores na freguesia de S. Tome das Letras, termo e Comarca de Baependi (...) faço este meu testamento.

Fui cc. Rita Eufrasia, já falecida, de cujo matrimonio temos duas filhas: a primeira de nome Anna Francisca de Paula e a segunda de nome Marianna, ambas casadas, a primeira com Francisco Gonçalves Valim e a segunda com Antonio Manoel.

Testamenteiros: 1º meu genro Francisco Gonçalves Valim, 2º Thome Francisco Valim, 3º a meu irmão Joaquim Fernandes Mafra.

Deixo a minha terça para minha filha Anna Francisca de Paula e genro Francisco Gonçalves Valim.

Rio do Peixe 13-01-1872 Francisco Ferreira Mafra

Aprovação 13-01-1872

Abertura 09-02-1873

Aceitação 04-03-1873 Francisco Gonçalves Valim

 

2-2-6-1 Ana Francisca de Paula casada com Francisco Gonçalves Valim, moradores em S. Tomé das Letras.

2-2-6-2 Mariana casada com Antonio Manoel

 

2-2-7 Manoel Joaquim Mafra, aos 07-03-1835, casou com Madalena Teodora da Costa, filha de Tomé Borges da Costa e Teodora Nicesia Gomes do Nascimento.

B7: casamentos, Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) aos 07-03-1835 matriz dos Três Corações do Rio Verde, Manoel Joaquim Maffra, f.l. de Vicente Ferreira Maffra e Anna Josefa = Magdalena Theodora da Costa, f.l. de Thomé Borges da Costa e Theodora Nicezia Gomes do Nascimento. Testemunhas: Antonio Theodoro da Silva e João de Deus Maffra.

         Pais de, q.d.:

2-2-7-1 Paulo, nasceu aos 23-08-1838 e foi batizado aos 02-09.

B7 - Batismos, Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) Paulo aos 02-09-1838, f.l. de Manoel Joaquim Mafra e Magdalena Theodora, nasceu aos 23-08, padr.: Manoel da Costa Silva e Maria Jacintha da Silva.

2-2-8 Ana Cândida casada com João de Deus

2-2-9 José

 

2-3 Silvério Gomes do Nascimento aos 18-02-1816 casou-se com Madalena Frauzina de São José, filha de João Rodrigues Duarte e Ana Bernardina de Jesus, família “Domingos Rodrigues Barreiros”.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 18-02-1816 Silverio Gomes do Nascimento, f.l. Inacio Gomes da Rocha e Joana Maria da Conceição, bat. na freg. de Lavras; = cc. Madalena Frauzina de São Jose, f.l. João Rodrigues Duarte e Ana Bernardina de Faria, nat. na freg. de Lavras. Test.: João Fernandes dos Santos e Fernando Gomes do Nascimento.

2-4 Francisco Gomes do Nascimento, batizado em 02-12-1781. Faleceu viúvo, com geração, em 19-12-1852, em São Tomé das Letras.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 02-12-1781 Francisco, f.l. Inacio Gomes Rocha e Joana Maria da Conceição, padr.: Franicsco Tavares Pereira, solteiro e Maria Gomes, casada.

2-5 Batista Gomes do Nascimento, batizado em 06-09-1785. Casou com Ana Antônia da Silva, filha de Antônio da Costa Silva e Maria Caetana Mafra. Geração na família “Isabel Pedrosa”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 06-09-1785 na ermida [danificado], Batista, f.l. Inacio Gomes da Rocha e Joana Maria da Conceição, padr.: Revdo Francisco Pimenta de Oliveira e Margarida [danificado] do Evangelho.

2-6 Fernando Antônio do Nascimento casado com Mariana Luiza do Nascimento, filha de Antônio Gonçalves Valim e Maria Rosa de Jesus, sua segunda mulher.

2-7 Gomes Antônio do Nascimento casado com Antônia Luiza da Conceição, filha de Antônio Luiz dos Santos e Maria Josefa da Conceição, neta paterna de Luiz de Oliveira Neto e Ana Maria de Jesus

            Antonio Luiz, natural de Prados-MG, ditou seu testamento aos 17-08-1845 em S. Tomé das Letras onde foi sepultado:

Baependi-MG Testamento 1819 a 1823,

Registro do Testamento de Antonio Luiz dos Santos sepultado em S. Tome

Eu, Antonio Luiz dos Santos, morador nesta freguesia de S. Tome das Letras, n/b na freg. de Prados, f.l. de Luiz de Oliveira Neto e Ana Maria de Jesus, ambos falecidos.

Declaro que me acho no estado de viuvo; fui casado com Maria Josepha da Conceição, e dela tenho duas filhas: Antonia, cc. Gomes Antonio do Nascimento; e Maria, cc. Jose Francisco Teixeira e são minhas herdeiras.

Declaro que a minha terça dos meus bens é minha vontade dar a minha filha Maria Antonia, mulher do dito Jose Francisco Teixeira, e na minha terça entrará a parte que tenho da minha casa.

Declaro que um oratorio e suas imagens ja dei a minha neta Ana, mulher de Jose Gonçalves Goes, dei ainda em vida de minha finada mulher

Testamenteiros: 1º minha filha Maria Antonia, 2º Jose Gonçalves Goes.

Freguesia de S. Tome das Letras aos 17-08-1845 Antonio Luiz dos Santos

Aprovação feita pelo escrivão Joam de Medeiros Teixera com cinco testemunhas.

Abertura: seguia-se o termo de Abertura feito pelo Reverendo Vigario Joam Ribeiro Maia.

 

Gomes Antonio e Antonia Luiza tiveram, q.d.:

2-7-1 Antonio Gomes do Nascimento aos 30-08-1838 casou com Maria Teresa de Jesus, filha de Jose Francisco do Nascimento e Francisca Inacia de Jesus

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 30-08-1838 cap. S. Tome, Antonio Gomes do Nascimento, f.l. Gomes Antonio do Nascimento e Antonia Luiza da Conceição; = cc Maria Teresa de Jesus, f.l. Jose Francisco do Nascimento e Francisca Inacia de Jesus. Test.: Alf. Antonio Joaquim Alvares e João Luiz Gonçalves.

 

2-8 Teodora Nicésia Gomes do Nascimento casada com Tomé Borges da Costa, filho de Domingos Borges da Costa e Madalena Cardoso.

 

3- Quitéria Maria do Nascimento (ou de Jesus), batizada em 1751. Casou em São João del Rei com João José de Ávila, filho de Antônio de Ávila Bittencourt e Inácia Ferreira, família “Guiomar de Alvarenga” Cap. 4º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio da Bertioga da Borda do Campo em 1751 Quiteria, f.l. João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição, padr.: Manoel Miqueias e Izabel de Souza.

Foram encontrados os filhos:

3-1 Felisberto José do Nascimento casado em 16-07-1801, na capela do Cajuru, com Rita Maria de Jesus, inventariada em 1828, deixando 11 filhos, sendo que a mais nova, Mariana, faleceu em seguida. Rita era filha de João de Abreu Villas Boas e Josefa Maria do Carmo (inventário de Rita neste site)

 “... e logo declarou o inventariante que a inventariada havia falecido sem testamento,  mas que não sabia dia, mês e ano...  Uma parte de terras na Fazenda denominada Tejuco...”

 

          Felisberto casou segunda vez com Mariana Delfina de Jesus ou Mariana Antonia de Oliveira, ou ainda Mariana Delfina da Conceição, nomes com que aparece em documentos diversos disponibilizados neste site, filha de Francisco Antonio de Oliveira e Francisca Lopes de Siqueira. Geração deste matrimônio na familia “Lopes de Siqueira” Cap. 11º. Felisberto, faleceu aos 04-07-1841 deixando ao todo dezessete filhos, conforme seu inventário (neste site)

Filhos de Felisberto e Rita Maria: (idades em 1828, todas “pouco mais ou menos”).

3-1-1 Maria Custódia, casada com Manoel Lopes da Silva, provavelmente pais de:

3-1-1-4 Ana Custódia de Jesus casada com João José de Ávila. Ana faleceu aos 28-07-1824. Em seu inventário, aberto aos 18-05-1830, o viúvo João José de Ávila declarou que entre os bens do casal havia: “- parte do valor da Fazenda denominada o Tejuco de Cima que lhe coube em partilha por herança de seu sogro Manoel Lopes da Silva:  75$000”

          Segundo inventário de Ana Custódia (neste site) o casal teve os filhos:

3-1-1-4-1 Francisca, com quinze anos em 1830.

3-1-1-4-2 Mecias com quatorze.

3-1-1-4-3 José com onze.

3-1-1-4-4 Francisco com nove

3-1-1-4-5 Joaquim com sete

 

3-1-2 José Felisberto, solteiro, de idade de vinte e três anos

3-1-3 Maria Rita, aos 20-08-1827 casou com Silvestre Lopes da Silva, filho de Manoel Lopes da Silva e Francisca Maria de Jesus; família “João Alves Campos”.

3-1-4 Claudina, solteira, de idade de dezoito anos

3-1-5 Francisca, solteira, de idade de dezesseis anos

3-1-6 Silvério, solteiro, de idade de quatorze anos

3-1-7 João Batista, de idade de doze anos

3-1-8 Francisco, de idade de dez anos

3-1-9 Silvestre, de idade de oito anos

3-1-10 Silvéria, de idade de seis anos

3-1-11 Mariana, falecida depois de inventariada sua mãe.

 

3-2 Maria, batizada em 30-03-1781.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 30-03-1781 Maria, f.l. João Jose Avila e Quiteria Maria do Nascimento, padr.: Padre João Reis Silva por pp a Jose Nunes Cruz, e Ana Maria de S. Jose, casada.

3-3 João - batizado em 31-05-1786.

3-4 Luiza Maria do Nascimento, que Apparecida Thomazelli informa ter se casado em 20-10-1802, na capela da Bertioga, com Joaquim José de Gouveia, filho de Manoel José de Gouveia e Tereza Paula de Oliveira (família “Goulart de Andrade”).

3-5 José - batizado em 29-10-1789

Batismos - Bertioga aos 29-10-1789 JOSE, filho de João Jose de Avilla e Quiteria Maria do Nascimento. Padr.: Antonio Carvalho Duarte e s/m Mariana de Jesus.

3-6 Floriana Maria da Conceição, aos 19-11-1794 em S. João del Rei, casou com Manoel Francisco Pereira, filho de Manoel Pereira Penella e Ana Maria de Jesus, família “João Alves Campos”.

4- Manoel Gomes do Nascimento, batizado em 27-01-1753. Casou na igreja da Piedade da Borda do Campo em 26-11-1773, com Ana Maria da Fonseca, filha de Manoel Vaz de Brito e Úrsula da Fonseca. Manoel Vaz de Brito faleceu em Barbacena em 04-08-1762 e foi inventariado por Usula em 13 do mesmo mês na paragem Candonga (geração e inventário inseridos na família “Antonio Luiz de Medeiros”)

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 27-01-1753 Manoel, f.l. João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição, padr.: Domingos Pereira da Silva e Custodia Maria de Araujo.

Manoel Gomes e Ana Maria tiveram os filhos, q.d.:

4-1 Isabel, batizada em 29-12-1788, na capela de São Gonçalo

4-2 Inácio Gomes do Nascimento casado em 29-05-1804 com Francisca de Paula de São José, filha de Ricardo da Silva Borges e Ana Maria de São José (Família “Domingos Borges da Silva”)

Casamentos Barbacena - matriz de S. João del Rei aos 29-05-1804 Inacio Gomes do Nascimento, f.l. de Manoel Gomes do Nascimento e de Anna Maria de Jesus; = Francisca de Paula de S. José, f.l. de Ricardo da Silva Borges e Anna Maria de S. José. Ambos nts desta.

 

5- Ana Maria da Conceição, casada em 26-05-1777, na Capela da Bertioga, filial de São João del Rei, com João José de Souza, natural de Santa Maria de Cova, termo de Barcelos, Arcebispado de Braga, filho de Urbano de Souza e Rosa Maria.

RMJ: Paróquias de SJDR, Casamentos - 26-05-1777 – Capela da Bertioga – 11h da Manhã, João José de Soiza, natural da Freguesia de Santa Maria da Cova, termo de Barcelos, Arcebispado de Braga, filho de Urbano de Soiza e Roza Maria; c.c. Anna Maria da Conceição, filha de João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição

 

Pais de, q.d.:

5-1 José, batizado em 16-10-1785 na capela de Santo Antonio da Bertioga. José Alexandre do Nascimento casou com Ana Ribeira de Assis, viuva de José da Silva Pinto e filha de Francisco Ribeiro Tostes e Ana Francisca do Espirito Santo. Geração na família “Francisco Gonçalves da Costa”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e Capelas Filiadas, aos 16-10-1785 na capela Sto Antonio da Bertioga filial da matriz de Barbacena, bat Jose, f.l. João Jose de Souza e Ana Maria da Conceição, padrinhos: Alexandre Gomes, solteiro e Maria Alvares do Rosario, casada, todos desta freguesia.

 

6- Inácia Maria do Nascimento, casada em 27-10-1774, na matriz do Pilar de São João del Rei, com José Luiz Campos, natural de Carrancas, filho de Manoel Coelho da Costa e Francisca do Couto Monteira, neto paterno de Antonio Luiz e Luzia da Costa, neto materno de João Luiz Porto e Izabel Monteira, família “Manoel Coelho da Costa”

6-1 Ana Josefa do Nascimento. Casou aos 09-09-1805 com João Alves dos Santos, filho de outro e de Domingas de Oliveira, família “João Alves dos Santos”.

B7: Casamentos - SJDRei, fls 140v. aos 09-09-1805 Capela N. Sra. do Bom Sucesso, João Alvares dos Santos, f.l. de João Alvares dos Santos e Domingas de Oliveira, viúvo de Ana Rachel; = cc. Ana Josefa do Nascimento, f.l. Joze Luiz Campos e Ignacia Maria do Nascimento, n/b na freguesia de Barbacena.

 

          João Alves foi casado primeira vez com Ana Raquel de Jesus, filha de Manoel da Costa Lima já falecido e de Ana Maria de Jesus ainda viva em 1805. Ana Raquel faleceu aos 07-02-1805 e foi inventariada no mesmo ano pelo viúvo. Nessa época João morava em sua fazenda ao pé da Perepetinga, Aplicação de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Trás da Serra da Ibituruna. Compareceram em seu inventário (neste site) cinco filhos (idades em 17-06-1805):

I- Rachel, batizada em 31-07-1791. Raquel Domingas de Oliveira aos 24-01-1810 casou com José Ribeiro da Costa, filho de Antonio Rodrigues da Costa e de Maria da Trindade (família “Lemos-Oliveira-Godoy”)

II- José com10 anos.

III- Cândida com 8 anos. Cândida Luiza de Jesus aos 02-03-1813 casou com José Vieira da Fonseca, filho de Manoel Vieira da Fonseca e Teresa Maria de Jesus

IV- João, batizado em 22-08-1799.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 22-08-1799 João, f.l. João Alves dos Santos e Ana Raquel, padr.: P.e Jose Francisco Morato.

V- Bernardina, batizada em 19-07-1801. Bernardina Cândida de Oliveira aos 24-11-1819 casou com Francisco Fernandes Lima, filho de Pedro Fernandes Lima e Agostinha Pascoal

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 19-07-1801 pos os santos óleos a Bernardina, f.l. João Alves dos Santos e Ana Raquel de Jesus. Batizada privadamente por Francisco da Silva Vaz q assistiu as cerimonias da igreja.

VI- Alberto, batizado em 10-06-1797. Não comparece no inventário materno.

B7: foto mf 1285058 item 5 Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) fls. 6v aos 10-06-1797 Alberto, f.l. João Alves dos Santos e Ana Raquel, padr.: Antonio Md.º de Santa Ana e Lucinda Candida.

 

          Ana Josefa e João Alves tiveram filhos batizados em Bom Sucesso-MG, q.d.:

6-1-1 Balbino, em 14-04-1806.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 14-04-1806 Balbino, f.l. João Alz dos Santos e Ana Josefa, padr.: João Soares e Inacia Maria.

6-1-12 Ana, em 21-02-1808.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 21-02-1808 Ana, f.l. João Alves dos Santos e Ana Josefa do Nascimento, padr.: Francisco Nunes de Avellar e Maria Inacia do Nascimento.

6-1-3 Antonio, em 08-10-1809.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 08-10-1809 Antonio, f.l. João Alves dos Santos e Ana Josefa do Sacramento(sic), padr.: Jose Luiz Gomes e Maria Custodia

6-1-4 Maria, em 03-05-1812.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 03-05-1812 Maria, f.l. João Alves dos Santos e Ana Josefa do Nascimento, padr.: Alf. Jose da S.ª Machado e Izabel -----

6-1-5 Verginardo, em 25-07-1814.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 25-07-1814 Verginado, filho l. João Alves dos Santos e Ana Josefa, padr.: Alexandre Gomes do Nascimento e Ana Josefa de Jesus

6-1-6 João, em 10-05-1816.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 10-05-1816 João, f.l. Alf. João Alves dos Santos e Ana Josefa do Nascimento, padr.: P.e Manoel Jose Borges e Ana Rosa de Jesus.

6-1-7 José, em 08-03-1818.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 08-03-1818 Jose, f.l. João Alves dos Santos e Ana Josefa, padr.: T.e Antonio Ribeiro de Jesus por pp a Joaquim Bueno e Maria Ribeira de Jesus.

6-1-8 Fortunato, em 02-07-1820.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 02-07-1820 Fortunato, f.l. João Alz dos Santos e Ana Josefa do Nascimento, padr.: João Alz do Espirito Santo e Joaquina Angelica Freire.

6-1-9 Maria, em 21-09-1822

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 21-09-1822 Maria, f.l. João Alves dos Santos e Ana Joefa, padr.: João Antonio da Silva e Izabel Joaquina de S. Jose.

6-2 Maria Ignacia do Nascimento aos 19-02-1800 casou com Antonio Pereira dos Santos, nascido na freguesia de N. Sra. de Guadalupe da Ilha Graciosa Bispado de Angra, filho de Manoel José da Cunha e Maria do Rosário.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 19-02-1800 Capela N.Sra. Bom Sucesso, Antonio Pereira dos Santos, f.l. Manoel Jose da Cunha e Maria do Rozario, n/b na freg. de N. Sra. de Guadalupe da Ilha Graciosa Bispado de Angra; =cc. Maria Ignacia do Nascimento, f.l. de Joze Luiz Campos e Ignacia Maria do Nascimento, n/b nesta fregusia.

Pais de, q.d.:

6-2-1 Antonio José dos Santos, batizado em 05-10-1800. Aos 11-09-1828 casou com Mariana Eulalia de Jesus, filha de João Ferreira Pires e Izabel Joaquina de Jesus.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 05-10-1800 Antonio, f.l. Antonio Pereira dos Santos e Maria Inacia do Nascimento, padr.: Jose Luiz Campos e Inacia Maria do Nascimento.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 11-09-1828 Antonio Jose dos Santos, f.l. Antonio Pereira dos Santos e Maria Inacia do Nascimento, = cc Mariana Eulalia de Jesus, f.l. João Ferreira Pires, já falecido e Izabel Joaquina de Jesus. Nts/bts nesta freguesia.

Pais de, q.d.:

6-2-1-1 João, batizado em 05-04-1832.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 05-04-1832 João, f.l. Antonio Jose dos Santos e Mariana Eulalia de Jesus, padr.: Manoel Dias de Oliveira e Francisca Rosa de Santa Ana.

6-2-2 Raquel, batizada em 01-07-1805.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 01-07-1805 Raquel, f.l. Antonio Pereira dos Santos e Maria Inacia do Nascimento, padr.: João Alz dos Santos e Raquel de Oliveira.

6-2-3 Maria, em 05-03-1809.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 05-03-1809 Maria, f.l. Antonio Pereira dos Santos e Maria Inacia, padr.: João Antonio da Silva e s/m Izabel Maria

6-3 José Luiz Campos aos 26-04-1819 casou com Possidonia Maria de Jesus, nascida em Lisboa-PT, filha de Possidonio José Orsino e Maria Luiza de Jesus.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 26-04-1819 Capela S. Francisco da Onça, Jose Luiz Campos, f.l. Jose Luiz Campos e Ignacia Maria do Nascimento, n/b nesta freguesia; = cc. D. Possidonia Maria de Jesus, f.l. do Dr. Possidonio Jose Orsino e D. Maria Luiza de Jesus, n/b na cidade de Lisboa e moradora nesta freguesia

 

7- Antônio Gomes do Nascimento, casado em 22-05-1779 na matriz do Pilar de São João del Rei, com Ana Maria da Silva, batizada em 14-12-1761, filha de Domingos Ferreira da Silveira e Rita Maria da Conceição. Batizaram o filho, Joaquim, em 01-02-1789, na capela da Bertioga. Casou-se segunda vez com Mariana Francisca do Espírito Santo.

RMJ: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR, 22-05-1779 - Matriz- 10h da manhã, Antonio Gomes do Nascimento, desta, fl de João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição. C.c. Ana Maria da Silva, nat da Borda do Campo, filha de Domingos Ferreira da Silveira e Maria da Conceição

 

B7: Batismos  Barbacena  - Faria- aos 14-12-1761 ANNA, f.l. de Domingos Ferreira da Silveira e s/m Maria da Conceição; np de João Homem da Silveira e Maria de S. José; nm de Manoel de Barros e Maria de Oliveira. Todos naturais da freguesia de S. Roque Ilha do Pico Bispado de Angra. Padr.: Martinho de Faria Moreira e s/m Quiteria Maria de Jesus.

 

8- Verônica Maria da Conceição, batizada em 17-04-1763 na matriz do Pilar de São João Del Rei, casou-se no mesmo local em 28-01-1778, aos 15 anos, com Agostinho da Cruz Fagundes (25 anos), natural da freguesia de Santo Estevão, Termo de Guimarães, Arcebispado de Braga, filho de Francisco Fagundes e Domingas de Sousa.  Verônica faleceu com testamento aberto em 23-12-1831 (neste site). Geração descrita na família “Os Fagundes do Nascimento” Cap. 1º, neste site.

“... eu Verônica Maria da Conceição, filha legítima de João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição, nascida e batizada na freguesia de São Francisco do Onça, freguesia de São João Del Rei, onde sou moradora, casada com Agostinho da Cruz Fagundes, de cujo matrimônio...”

 

“...logo declarou o inventariante que sua mulher havia falecido, com testamento solene, no dia 23.12.1831”.

 

9- José Gomes do Nascimento casado primeira vez com Narcisa Maria de Nazaré (inventários no site de Luiz Antônio Villas Boas), filha de Antônio Ferreira Martins e Maria Gertrudes (família “Domingos Antonio Pereira”).

“...certifico que vendo o  livro... aos 05 de fevereiro de 1785, nesta matriz de São João Del Rei... em presença das testemunhas... administrei o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram José Gomes do Nascimento, filho legítimo de João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição – e Narciza Maria de Nazaré, filha legítima de Antônio Ferreira Martins e Maria Gertrudes...”

9-1 José Gomes do Nascimento casado em 20-02-1808, na capela do Onça, com Josefa Joaquina de Jesus, filha de Manoel Teixeira Nogueira e Maria Teresa de Jesus; família “Pedro Teixeira Nogueira”, neste site. José faleceu 30-11-1831, deixou cinco filhos, e foi inventariado pela mulher. (inventário neste site).

(RMJ) 20-02-1808 na Capela de N. Sra da Conceição do Onça

José Gomes do Nascimento, f. de José Gomes do Nascimento e Narcisa Maria de Nazaré, com Josefa Joaquina de Jesus, filha de Manoel Teixeira Nogueira e Maria Tereza de Jesus.

9-1-1 Manoel José do Nascimento, casado

9-1-2 Maria Joaquina de Jesus, solteira, de idade de vinte e quatro anos em 1840.

9-1-3 Rita de Cássia de Jesus casada com Vicente José Dias, moradores no Curato da Onça.

9-1-4 Francisca Claudina de Jesus, viúva de Severino Moreira da Costa:

9-1-4-1 Aureliano, com 3 anos em 1840

9-1-4-2 Antonio com um ano.

9-1-5 Ana Lúcia de Jesus, solteira, de idade de dezoito anos pouco mais ou menos.

 

9-2 Narcisa Maria do Nascimento casada em 30-04-1808, com Bernardino Alves Pedrosa, filho de João Alves Pedrosa e Maria Fernandes de São José – conforme família “Os Alves Pedrosa” Cap. 6º, neste site.

(RMJ) 30-04-1808- Matriz - Bernardino Alz Pedroso, bat na Capela da Piedade, f. de João Álvares e Maria Fernandes com Narciza Maria do Nascimento, bat na capela do Onça, filha do Alf José Gomes do Nascimento e Narciza Maria de Nazaré

9-3 Manoel Joaquim no Nascimento casado com Constânça Matildes de Jesus (ou Constança Antonia de São José), filha de João Alves Pedrosa e Maria Fernandes de São Jose - família “Os Alves Pedrosa” Cap. 6º.

inserido no inventário de João Alves Pedrosa, fls. 82:

Dizem Manoel Joaquim do Nascimento e Constancia Matildes de Jesus, aquele órfão do Alferes José Gomes do Nascimento e esta do Alferes João Alves Pedrosa (...).

9-4 Maria Rita do Nascimento casada com Custódio José dos Santos, filho de Paulo Nunes dos Santos e de Maria da Silva. Foi batizada na capela de Nazareth, em 22-07-1792.

9-5 Ana Josefa do Nascimento casada aos 17-06-1808 com Silvério Lourenço de Oliveira, filho de Joaquim Lourenço de Oliveira e Mariana da Assunção. Geração na família “Lemos-Oliveira-Godoy” Cap. 2º.

B7: - Casamentos - SJDRei, aos 17-06-1808 Cap. da Onça, Silverio Lourenço de Oliveira, f.l. Joaquim Lourenço de Oliveira e de Mariana da Assumpção, n/b Cap. da Piedade; = cc. Ana Josefa do Nascimento, f.l. Jose Gomes do Nascimento e Narciza Maria de Nazareth, n/b na Cap. da Onça.

9-6 Antônio – batizado em 13-09-1795, na capela de Nazareth.

 

Segunda vez, José Gomes do Nascimento, o pai, casou-se com Ana Dias.

(RMJ) Matriz de  N Sra Do Pilar casamentos- Aos 1-11-1798 nesta Matriz: José Gomes do Nascimento, viúvo de Narcisa Maria de Nazaré com Ana Dias, filha de Manoel Dias da Cruz e Rosa do --- de (Borba ?)

 

Tiveram segundo o inventário de Ana Dias aberto aos 11-07-1805 (no site de Luiz Antonio Villas Boas)

9-7 Maria, batizada em 21-08-1799 na Capela de São Francisco do Onça

9-8 Cândida

9-9 Francisco

 

10- Alexandre Gomes do Nascimento, batizado em 17-12-1767, décimo filho de João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 17-12-1767 Alexandre, f.l. João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição, padr.: Antonio da Fonseca Matos, solteiro por pp a Manoel Nunes, e Andreza Dias casada com Alf. Domingos Reis Silva.

          Casou-se em 29-05-1793 na capela do Cajuru, filial da matriz de São João Del Rei, com Ana Antônia de Jesus filha de Manoel Pereira Penella e Ana Maria de Jesus. Esta, falecida sem testamento, em 08-01-1782, conforme seu inventário, (neste site) deixando quatro filhos menores - Ana Antônia de Jesus, Manoel, Isabel e Maria, família “João Alves Campos”, neste site.

 “...de quem é inventariante o viúvo seu marido Manoel Pereira Penella, que declarou ter sua dita mulher falecido em oito de janeiro do presente ano de 1782 e que não fizera testamento”.

 

Alexandre, que parecia ser um líder na família, sabia ler e escrever e “era instruído nos bons costumes”, já era falecido em 1822. Sua mulher teve o testamento aberto em 28-03-1822.

“...declaro que sou filha legítima de Manoel Pereira Penella e Ana Maria de Jesus, que sou nascida e batizada na Capela de N.Sra da Conceição do Porto, freguesia das Lavras do Funil.... Fazenda do Pouso Alegre, 12 de janeiro de 1822” 

 

    Os filhos de Alexandre e Ana Antônia foram doze.

10-1 Alexandre Gomes do Nascimento, batizado em 01-09-1794, estava casado em 1817 com Ana Claudina de Jesus, filha de José Alves Pedrosa e Leonor Maria da Assunção (inventários neste site).

“Ao hum  de setembro de mil setecentos e noventa e quatro, nesta capela de São Miguel do Cajuru, filial da matriz de São João Del Rei, batizei e pus os santos óleos ao inocente Alexandre, filho de  Alexandre Gomes do Nascimento e Ana Antônia de Jesus. Foram padrinhos   Manoel Pereira Penella e Rita Maria da Conceição”.

 

10-2 Rita Paulina de Jesus casada com Antônio Joaquim da Silva, foi batizada em 29-03-1796, na capela da Bertioga.

 

10-3 Ana Matildes de Jesus, foi batizada em 10-08-1797, na capela da Bertioga. Foi casada com João Neto Carneiro, filho de Frutuoso Neto Carneiro e Maria do Rosário Alves. Geração na família “Frutuoso Neto Carneiro”, neste site.

 

10-4 MARIA INÁCIA DE JESUS título deste estudo, batizada em 31-05-1800.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Francisco de Assis do Onça aos 31-05-1800 Maria, f.l. Alf. Alexandre Gomes do Nascimento e Ana Antonia de Jesus, padr.: Domingos Ferreira Braga e Genovevva Maria da Silva.

          Casada com João José Penna residiram em Carmo do Rio Claro, onde João José era ajudante da Guarda Nacional, e dali se mudaram para Goiás por volta de 1850. Filhos conforme inventário dele.

10-4-1 Francisco José Penna Lamounier casado com Maria Carolina de Jesus.

10-4-2 Antônia Inácia de Jesus casada com José Luiz de Faria, filho de Manoel José de Faria e Luiza Francisca da Assunção (ou de Carvalho) - família “Alves Pedrosa”, Cap. 3º, neste site. Teve quatro filhos desse casamento.

São Sebastião da Ventania 21.06.1844 – Aos vinte e um dias de junho de mil oitocentos e quarenta e quatro sepultou-se dentro da capela do Rosário, desta freguesia de Ventania, José Luiz de Faria, branco, casado com Antônia Inácia de Jesus, trinta e poucos anos mais ou menos, de mordedura de cobra, sem sacramentos... acompanhado por mim que disse uma missa de corpo presente por sua alma”

 

     Segunda vez Antônia casou-se com Manoel Antônio Pereira Víctor e teve mais quatro filhos.

 

10-4-3 Estevão José Penna de Vasconcelos casado com Inácia Villela Junqueira, filha de Manoel Joaquim Villela e Helena Bernardina Junqueira (família “Villela” Cap. 8º). Segunda vez com Joaquina Maria de Jesus, viúva de Francisco Ferreira de Assis. Terceira vez com a sobrinha Marciana Dina do Espírito Santo, filha de sua irmã, Antônia Inácia e seu segundo marido. Estevão faleceu em Caiapônia-GO, em 10-08-1881. Com Inácia teve a filha única, Donanciana Vilela Junqueira, que foi casada com seu primo João José de Faria. Não teve filhos com Joaquina. Com Marciana Dina teve cinco filhos.

 

Boa Esperança 19.08.1844 - “Aos dezenove de agosto de mil oitocentos e quarenta e quatro... o cônego Manoel Marques de Abreu juntou em matrimônio Estevão José Penna... e Inácia Vilela Junqueira, filha de Manoel Joaquim Vilela e Helena Bernardina Junqueira, já falecidos”.

 

Inácia faleceu no segundo parto e foi sepultada em 22-12-1847, na capela do Bom Jesus dos Aflitos, hoje Itaci, “com um inocente”.

 

10-4-4 Ana Maria de Jesus casada com José Umbelino Penna – sem notícias

10-4-5 Prudenciana Maria de Jesus, batizada em 30-10-1825. Casada com Luciano Antônio Leite, filho de Domingos Antônio Leite e Josefa Maria do Sacramento.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Francisco de Assis do Onça aos 30-10-1825 Prudenciana, f.l. João Jose Penna e Maria Inacia de Jesus, padr.: Manoel Gomes do Nascimento e Ana de S. Jose.

10-4-6 Severino José Penna casado com Maria Jesuína de Carvalho, filha da irmã dele Maria Luiza de Jesus e Aureliano Ferreira de Carvalho.

10-4-7 Maria Umbelina de Jesus casada com Joaquim Maximiano Ribeiro

10-4-8 Prudente José Penna casado com Maria Rosa de Jesus, falecida em 11.06.1872, filha de Manoel Antônio Pereira Víctor e sua primeira mulher, Ana Vicência de Jesus, falecida em Carmo do Rio Claro em 11-12-1844.

10-4-9 José Penna do Nascimento casado em 04-10-1852, em São Sebastião da Ventania, hoje Alpinópolis-MG, com sua sobrinha Maria Carolina de Faria, filha da irmã dele, Antônia Inácia e seu primeiro marido, José Luiz de Faria. Segunda vez casou-se com outra sobrinha, Ana Vicência do Espírito Santo, filha do irmão dele Prudente José Pena e Maria Rosa de Jesus.

10-4-10 José Avelino do Carmo – faleceu solteiro e endividado, em data que nem o inventário registra. O registro de óbito de uma certa Josefa Carmo de Jesus, nascida em Minas e falecida em 1927, em Caiapônia-GO, com 78 anos, traz José Avelino como pai e mãe de nome ignorado.

10-4-11 Felisbina Francisca do Espírito Santo casada em 02-12-1865, com Antônio Joaquim Fernandes, filho de Joaquim Ferreira da Silva e Maria Joaquina de Jesus (Fernandes).

10-4-12 Maria Maximiana de Jesus casada com João Claudino Leite, filho de Antônio Claudino Leite e Floriana Francisca de Jesus.

10-4-13 João José Penna (filho) casado com Emília Antônia Nunes, filha de Joaquim Antônio Nunes e Gertrudes Francisca de Sousa.

10-4-14 Jesuína Francisca do Espírito Santo casada em 26-10-1857, com Miguel Manoel Dias, natural da freguesia do Cajuru-SP, filho de Felisberto Manoel Dias e Ana Paula Moreira. Jesuína faleceu em 28-08-1925, com 89 anos de idade.

10-4-15 Maria Luiza de Jesus casada com Aureliano Ferreira de Carvalho, natural de Carmo do Rio Claro, filho de Francisco Ferreira de Assis e Joaquina Maria de Jesus, segunda esposa de Estevão José Penna Vasconcelos. Maria Luiza faleceu em 02-08-1903 e seu marido em 23-12-1915.

10-5 Silvéria Cândida de Jesus (ou Silvéria Andreza), batizada em 08-02-1800. Foi casada com Bento Alves Pedrosa, filho de José Alves Pedrosa e Leonor da Assunção - família “Os Alves Pedrosa” Cap. 5º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Francisco de Assis do Onça aos 08-02-1800 Silveria, f.l. Alexandre Gomes e D. Ana Antonia, padr.: Domingos Fernandes Braga e Genoveva Maria da Silva (a margem: batismo feito em 08-02-1799).

10-5-1 Alexandre, batizado em 04-01-1825.

04.01.1825 – Capela de São Francisco do Onça, batizado de Alexandre,       filho de Bento Alves Pedrosa, neto paterno de José Alves Pedrosa e Leonor da Assunção -  e Silvéria Andreza de Jesus, neto materno  de   Alexandre Gomes do Nascimento e Ana Antônia de Jesus”.

10-6 Francisco Faustino do Nascimento, batizado em 17-02-1802. Casou com Rita Francisca de Jesus, inventariada em 1879, conforme Apparecida Thomazelli, que cita 10 filhos. Rita era filha de Manoel Francisco Pires e Bernarda Maria de Jesus - Família “Bernardo da Costa de Mendonça”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Francisco de Assis do Onça aos 17-02-1802 Francisco, f.l. Alf. Alexandre Gomes do Nascimento e Ana Antonia de Jesus, padr.: Jose Gomesdo Nascimento e Francisca Maria da Conceição.

10-7 Carlos José do Nascimento, batizado em 04-08-1803. Era solteiro em 1828

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Francisco do Onça aos 04-08-1803 Carlos, f.l. Alf. Alexandre Gomes do Nascimento e Ana Antonia de Jesus, padr.: Padre Antonio Ribeiro de Rezende e D. Francisca de Paula.

10-8 Antônio Carlos do Nascimento, batizado em 04-09-1805. Alferes Antonio faleceu solteiro e foi inventariado em 1828. Herdaram os onze irmãos (inventário neste site).

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Francisco de Assis do Onça aos 04-09-1805 Antonio, f.l. Alf. Alexandre Gomes do Nascimento e Ana Antonia de Jesus, padr.: Cap. Jose Ferreira da Silva e D. Felicia Jacinta de Souza.

 

“Certifico que disse uma missa de corpo presente pela alma do falecido Antônio Carlos do Nascimento, que foi sepultado nesta capela de Santo Antônio da Bertioga , dentro do corpo da igreja, no dia sétimo de outubro de mil oitocentos e vinte e seis”.

10-9 Manoel Gomes do Nascimento, batizado em 30-06-1807. Era solteiro em 1828

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Francisco de Assis do Onça aos 30-06-1807 Manoel, f.l. Alf. Alexandre Gomes do Nascimento e D. Ana Antonia de Jesus, padr.: Pedro Teixeira e s/m D. Antonia

10-10 Severino Pedro do Nascimento (ou Severino José), batizado em 29-06-1809. Casou-se com Mariana Antônia de Jesus, inventariada sem descendentes em 1835 (inventário neste site).

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Francisco de Assis do Onça aos 29-06-1809 Severino, f.l. Alf. Alexandre Gomes do Nascimento e D. Ana Antonia de Jesus, padr.: Severino Domenciano dos Reis e Maria Rita do Nascimento.

 

 “... logo declarou que a inventariada sua mulher havia falecido sem testamento no dia dez de dezembro do ano próximo passado de mil oitocentos e trinta e quatro...”

          Herdaram os pais de Mariana, Manoel Francisco Pires e Bernarda Maria de Jesus, que procederam da seguinte forma:

“Atendendo ao muito amor com que meu genro tratou minha filha Mariana de Jesus, tanto em vida como na moléstia com a qual faleceu, por isso  e para remuneração faço doação ao dito meu genro, Severino José, da quantia de cem mil reis.  Vila de São João, 27 de janeiro de 1835”.

Outras informações sobre a família de Mariana na família “Bernardo da Costa de Mendonça”.

 

 Severino casou-se, então, com Luiza Maria de Jesus, como está no testamento de 1867, arquivado em Barbacena (conforme Apparecida Thomazelli).

 

10-11 José Gomes do Nascimento ou José Alexandre, batizado em 1810. Faleceu solteiro em 1886.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Francisco de Assis do Onça aos 08-09-1810 Jose, f.l. Alf. Alexandre Gomes do Nascimento e D. Ana Antonia de Jesus, padr.: Joaquim Antonio e Veronica da Conceição.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap.N. Sra das Dores do Pouso Real aos 09-12-1810 Jose, f.l. Alf. Alexandre Gomes do Nascimento e D. Ana Antonia de Jesus, padr.: Joaquim Antonio Afonso e Veronica Maria da Conceição cc Agostinho Fagundes.

 

10-12 Valéria Antônia da Paixão, filha póstuma, batizada em 1812.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Francisco de Assis do Onça aos 08-09-1812 Valeria, f.l. Alf. Alexandre Gomes do Nascimento e Ana Antonia de Jesus, padr.:Jose Joaquim da Silva e D. Ana Feliciana de Rezende.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap.N. Sra das Dores do Pouso Real aos 23-08-1812 Valeria, f.l. Alf. Alexandre Gomes do Nascimento e Ana Antonia de Jesus, padr.: Jose Joaquim da Silva e D. Ana Feliciana de Rezende.

 

11- Francisca Maria da Conceição casada com Custódio da Cruz Fagundes, irmão do cunhado dela, Agostinho, filhos de Francisco Fagundes e Domingas de Sousa, naturais da Freguesia de São Salvador de Briteiros, Arcebispado de Braga. Francisca faleceu em 24-02-1863. O casal teve seis filhos, conforme inventário dela, descritos na família “Os Fagundes do Nascimento” Cap. 2º.

“Aos 19 de maio de 1790, na capela de Santo Antônio da Bertioga...  o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram Custódio da Cruz Fagundes, filho legítimo de Francisco Fagundes e Domingas de Sousa, natural da freguesia de São Salvador de Briteiros, Arcebispado de Braga e Francisca Maria da Conceição, filha legítima de João Gomes do Nascimento e Rita Maria...”

 

12- Feliciana Maria da Conceição, batizada em 03-07-1771, gêmea com Felicia.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 03-07-1771 Feliciana, f.l. João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição, padr.: Domingos Reis Silva, casado e Maria Fernandes, casada.

          Conforme Apparecida Thomazelli, casou-se na capela de São Francisco do Onça, em 15-02-1790, com Luiz Manoel Vieira, filho de Luiz Vieira Guedes e sua mulher Mariana Lemes de Oliveira. Foram testemunhas Agostinho da Cruz Fagundes e José Gomes do Nascimento. São conhecidos apenas dois filhos:

12-1 Cesário José do Nascimento – 24 anos no censo de 1831, casado com Rita, 20 anos. Três escravos

12-2 Ana Jacinta do Nascimento – casada em 03-11-1824,  na capela do Onça com Joaquim Antônio da Silva (conforme Apparecida Thomazelli)

 

13- Felícia Maria da Conceição, gêmea com Feliciana. Casou-se em 23-07-1790 na capela da Bertioga, com José Joaquim da Silva, filho de Matias da Silva Borges e Francisca do Sacramento, família “Domingos Borges da Silva”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 03-07-1771 Felicia, f.l. João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição, padr.: Padre Manoel Antonio Salgado e Maria Gomes do Nascimento, casada.

          Batizaram o filho José em 18-06-1797, na capela da Bertioga.

 

14- João Gomes do Nascimento (filho) casou-se em 21-06-1792, na capela de Santa Rita, filial de Barbacena, com Vicência Maria Perpétua, filha de João da Costa e Maria Inácia (transcrição do termo no site de Luiz Antônio Villas Boas).