PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MANOEL DE PASSOS FERREIRA

 

 

Sílvia Mendes Buttos

 

 

Manoel de Passos Ferreira, natural da freguesia de São José, da cidade de Lisboa, filho de André Pinto Ferreira, natural de Vila Boa, Sobre Tâmega, Bispado do Porto, e de Joana Maria, natural de São Martinho de Sintra, Patriarcado de Lisboa, Casou em 1ªs núpcias, na Capela de N.S. do Rosário dos Pretos, filial de Catas Altas, aos 17/06/1750, com Eulália Rodrigues da Anunciação, natural da freguesia de N.S. do Pilar do Iguaçu, Bispado do Rio de Janeiro, filha do Licenciado Manoel Rodrigues da Costa, natural de São Salvador de Passo de Souza, e de Mariana Rodrigues Leal, natural de N.S. do Pilar do Rio de Janeiro.

Catas Altas, MG. Aos 17-06-1750, na Capela de N.S. do Rosário dos Pretos, filial da Matriz de N.S. da Conceição de Catas Altas, Manoel de Passos Ferreira, f.l. de André Pinto Ferreira, e de Joana Maria, nat. E bat. na freguesia de São José da Cidade de Lisboa; com Eulália Roiz da Anunciação, f.l. do Licenciado Manoel Roiz da Costa, e de Mariana Roiz Leal, nat. E bat. na freguesia de N.S. do Pilar do Aguassu, Bispado do Rio de Janeiro, e moradores nesta freguesia. Foram testemunhas Domingos Roiz da Costa, e o Rev.do Felipe de Cerqueira Távora.

 

Eulália Rodrigues faleceu em Catas Altas, MG, aos 19-02-1754.

Catas Altas -. Aos 19-02-1754 faleceu Eulália Rodrigues da Anunciação, mulher de Manoel de Passos Ferreira, e não recebeu mais que o sacramento da penitência subconditione. Foi sepultada dentro desta Matriz de N.S. da Conceição das Catas Altas.

 

Manoel de Passos Ferreira, viúvo de Eulália Rodrigues, casou em 2ªs núpcias aos 10-01-1757 com Clara Francisca de França, nat. de Catas Altas, onde foi batizada aos 09-05-1735, filha de Pantaleão Nunes de França, natural da freguesia de São Nicolau, da cidade e Bispado do Porto, e de Clara Ferreira Coutinho, natural da freguesia da Sé do Rio de Janeiro.

Catas Altas -.  Aos 10-01-1757, na Capela de São Francisco do Morro da Água Quente, da freguesia de Catas Altas, Manoel de Passos Ferreira, viúvo que ficou de sua primeira mulher Eulália Rodrigues da Anunciação, f.l. de André Pinto Ferreira, e de Joana Maria, já defuntos, nat. E bat. na freguesia de São José da Cidade de Lisboa; com D. Clara Francisca de França, f.l. do Sargento Mor Pantaleão Nunes de França, e de D. Clara Ferreira Coutinho, nat. E bat. na freguesia de N.S. da Conceição das Catas Altas, deste Bispado de Mariana. Foram testemunhas o Sargento Mor André de Pinho, e o Alferes José de Freitas Caldas, ambos casados e moradores nesta freguesia.

 

Catas Altas, MG -  Aos 9 de Maio de 1735, matriz, Clara, f.l. de Pantaleão Nunes de França, e de sua mulher D. Clara Ferreira Coutinho. Foram padrinhos Manoel Quezado Jacome Vilasboas, e D. Ana de Souza Coutinho. De que fiz este assento era ut supra. O Vig.roD.osLuis da Silva.

 

Filhos com Eulália Rodrigues:

 

1- Ana, bat. 21/02/1751. Ana Rodrigues da Anunciação casou no Oratório de Manoel de Passos Ferreira, paroquiano da Matriz de N.S. da Conceição de Catas Altas, aos 26/11/1765, com Francisco Xavier Barbosa, natural e batizado na freguesia de N.S. de Montserrate de Viana, Arcebispado de Braga, f.l. de João Barbosa, e de Mariana de Almeida.

Catas Altas -  Aos 21-02-1751, Ana, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de Eulália Rodrigues da Anunciação. Nasceu aos 17 do dito mês e ano. NP de André Pinto Ferreira, nat. Da freg. De Vila Boa, do Bispado do Porto, e Joana Maria, nat. Da Vila de Sintra, moradores na freguesia de São José do Patriarcado de Lisboa; NM do Licenciado Manoel Rodrigues da Costa, nat. Da freg. De São Salvador de Passo de Souza, e Mariana Rodrigues Leal, nat. Da freg. De N.S. da Candelária do Rio de Janeiro, e moradores nesta. Foram padrinhos Domingos Rodrigues da Costa, e Teodora Rodrigues da Assunção.

 

Catas Altas -. Aos 26-11-1765, no Oratório de Manoel de Passos Ferreira, paroquiano desta Matriz de N.S. da Conceição de Catas Altas, Francisco Xavier Barbosa, f.l. de João Barbosa, e de sua mulher Mariana de Almeida, nat. Da freguesia de N.S. do Monserrate de Viana, Arcebispado de Braga; com Ana Rodrigues da Anunciação, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de Eulália Rodrigues da Anunciação, natural desta freguesia. Foram testemunhas o Licenciado Luiz de Araújo Pereira, e o Licenciado Manoel Ferreira de Barros.

2- Tomaz, bat. 7/01/1753

Catas Altas, Bat. 1742-1768im. 91. Aos 07-01-1753, Thomaz, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de Eulália Rodrigues da Anunciação. Nasceu a 30-12-1752. NP de André Pinto Ferreira, nat. Da freg. De Vila Boa, do Bispado do Porto, e Joana Maria, nat. Da Vila de Sintra, moradores na freguesia de São José do Patriarcado de Lisboa; NM do Licenciado Manoel Rodrigues da Costa, nat. Da freg. De São Salvador de Passo de Souza, e Mariana Rodrigues Leal, nat. Da freg. De N.S. da Candelária do Rio de Janeiro, e moradores nesta. Foram padrinhos o Sargento Domingos Pinto Ferreira, e D. Maria Teresa de Jesus, mulher do Tenente Manoel Alvares Martins Porto.

3- Manoel, bat. 17/03/1754

Catas Altas -. Aos 17-03-1754, Manoel, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de Eulália Rodrigues da Anunciação, nascido aos dezoito de Fevereiro do dito ano, e foi batizado em casa.NP de André Pinto Ferreira,  e Joana Maria, nat. Da Vila de Sintra, do Patriarcado de Lisboa; NM do Licenciado Manoel Rodrigues da Costa, e Mariana Rodrigues Leal, moradores nesta freguesia de Catas Altas. Fizeram vezes de padrinhos Antônio Simões Alvares, e D. Custódia Rodrigues de Jesus, mulher do Sargento Mor André de Pinho.

 

Filhos com Clara Francisca de França:

 

4- Maria, bat. 14/11/1757

Catas Altas - Aos 14-11-1757, Maria, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, nat. e bat. na freg. de São José Patriarcado de Lisboa, e de D. Clara Francisca de França, nat. e bat. nesta freguesia. Nasceu aos 29 de Outubro do dito ano.NP de André Pinto Ferreira, nat. e bat. na freguesia de Vila Boa, Bispado do Porto, e de sua mulher Joana Maria, nat. e bat. na freguesia de São Martinho da Vila de Sintra, Patriarcado de Lisboa; NM do Sargento Mor Pantaleão Nunes de França, nat. e bat. na Cidade do Porto, e de sua mulher D. Clara Ferreira Coutinho, nat. e bat. na Cidade do Rio de Janeiro. Foram padrinhos o Padre Domingos Pinto Ferreira, e D. Ana Ferreira de Souza, mulher de Antônio Ferreira Pinto.

 

5- Antônia, bat. 14-02-1759. Antônia Maria Angélica de França casou na Capela de S. Francisco de Tapanhuacanga, aos 08/01/1775 dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto ao 2º, com Francisco José Xavier de Freitas, filho do Capitão José de Freitas Caldas, e de Francisca Maria Xavier. Geração na família “João Godinho Rosado”, neste site.

Catas Altas – Aos 14/02/1759, Antônia, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de Clara Francisca de França. Foram padrinhos o Sargento Mor Pantaleão Nunes de França, e D. Antônia Maria Coutinho, mulher de Rafael João, todos desta freguesia de N.S. da Conceição de Catas Altas.

 

Catas Altas - Aos 08/01/1775, na Capela de S. Francisco de Tapanhuacanga, Francisco Xavier de Freitas, f.l. do Capitão José de Freitas Caldas, e de D. Francisca Maria Xavier, com D. Antônia Maria Angélica de França, f.l de Manoel de Passos Ferreira, e de D. Clara Francisca de França. Ambos naturais de Catas Altas. Dispensados do impedimento de 3° grau, misto ao 2°. Foi testemunha João Batista de Figueiredo Leitão.

 

6- Vicente, bat. 05-04-1760, falecido aos 29/01/1761.

Catas Altas - Aos 05-04-1760, Vicente, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de D. Clara Francisca de França. Nasceu aos 28 de Março do dito ano. NP de André Pinto Ferreira, nat. Da freg. De Vila Boa do Bispo, Sobretâmega, Comarca e Bispado do Porto, e Joana Maria, nat. Da Vila de Sintra, moradores em Lisboa; NM do Sargento Mor Pantaleão Nunes de França, bat. na freguesia de São Nicolau da Cidade do Porto, e D. Clara Ferreira Coutinho, batizada na Sé do Rio de Janeiro. Foram padrinhos o Alferes Remígio Varela da Fonseca, assistente na freguesia de são Miguel deste Bispado, e D. Clara Ferreira Coutinho, mulher do dito Sargento Mor Pantaleão Nunes de França.

 

Catas Altas - Aos 29/01/1761, Vicente, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e D. Clara Francisca de França, foi encomendado pelo Padre José de Carv alho, e sepultado dentro desta Igreja Matriz.

7- Clara, bat. 14-11-1761. Clara Augusta de França casou no Morro da Água Quente, aos 18/10/1779, com Francisco Xavier de Figueiredo, filho do Capitão Luiz de Figueiredo Leitão, e de D. Antônia Maria Caetana. Geração na família Figueiredo Neves § 6º, neste site.

Catas Altas - Aos 14 de Novembro de 1761, Matriz, Clara, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, nat. e bat. na freguesia de São José da Cidade, e Patriarcado de Lisboa, e de D. Clara Francisca de França, nat. e bat. na freguesia de N.S. da Conceição das Catas Altas; neta pela parte paterna de André Pinto Ferreira, nat. e bat. na freguesia de Vila Boa, Bispado do Porto, e de sua mulher Joana Maria, nat. e bat. na freguesia de São Martinho da Vila de Sintra, Patriarcado de Lisboa; e pela parte materna neta do Sargento Mor Pantaleão Nunes de França, nat. e bat. na Cidade do Porto, e de sua mulher D. Clara Ferreira Coutinho, nat. e bat. naCidade do Rio de Janeiro. Foram padrinhos o Padre Pantaleão Nunes de França, e D. Francisca Maria, mulher do Alferes José de Freitas Caldas.

 

Catas Altas - Aos 18-10-1779, na Ermida de N.S. da Conceição no Morro da Água Quente, filial de Catas Altas, o Alferes Francisco Xavier de Figueiredo, f.l. do Capitão Luís de Figueiredo Leitão, e de sua mulher D. Antônia Maria Caetana, natural e batizado na freguesia de Santo Antônio da Casa Branca, deste Bispado; e D. Clara Augusta de França, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de sua mulher D. Clara Francisca de França, natural e batizada na freguesia das Catas Altas.

 

8- Rita, bat. 07-02-1763. Rita Constância Bernardina de França casou em Catas Altas, aos 12/02/1799, com o Alferes Francisco José Xavier de Freitas, viúvo de sua irmã Antônia Maria Angélica de França - 5 supra.

Catas Altas - Aos 07-02-1763, Rita, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de D. Clara Francisca de França. Nasceu aos 26 de Janeiro do mesmo ano. Foram padrinhos o Rev.do Padre Domingos Pinto Ferreira, e D. Isabel Maria Leonor de França, fazenda as suas vezes, por procuração, Luiz Alvares da Silva, morador na Barra do Caeté.

 

Catas Altas . Aos 12/02/1799, o Alferes Francisco Xavier de Freitas, viúvo que ficou de Antônia Maria Angélica de França, f.l. do Capitão José de Freitas Caldas, e de D. Francisca Maria Xavier, com D. Rita Constância Bernardina de França, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de D. Clara Francisca de França.Foram testemunhas o Sargento Mor João Batista de Figueiredo Leitão, e o Capitão José Alves da Cunha Porto.

 

9- Narcisa, bat. 29-10-1764. Narcisa Jacinta Leonor de França casou em Catas Altas, aos 22/11/1790, com o Capitão Luís Antônio Pimenta de Figueiredo, filho do Dr. Antônio José Pimenta da Cunha e Vasconcelos, e de D. Teresa Maria de Jesus e Souza.

Catas Altas - Aos 29-10-1764, no Oratório de Manoel de Passos Ferreira, Narcisa, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de D. Clara Francisca de França. Foram padrinhos o Licenciado Luiz de Araújo Pereira, e D. Clara Ferreira Coutinho, viúva do Sargento Mor Pantaleão Nunes de França.

 

Catas Altas -  Aos 22/11/1790, o Capitão Luís Antônio Pimenta de Figueiredo, natural da freguesia de Ouro Preto, f.l. do Dr. Antônio José Pimenta da Cunha e Vasconcelos, e de D. Teresa Maria de Jesus e Souza, com D. Narcisa Jacinta Leonor de França, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de D. Clara Francisca de França. Foram testemunhas o Sargento Mor João Batista de figueiredo Leitão, e o Capitão Francisco Xavier de Figueiredo.

10- Manoel, bat. 28-04-1766

Catas Altas - Aos 28-04-1766, Manoel, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de D. Clara Francisca de França. Foram padrinhos o Padre Manoel Moreira, e D. Manoela Maria Valentina de Proença, mulher do Capitão João Batista de Figueiredo Leitão.

 

11- Francisca, bat. 08-10-1767. Francisca Clara de França casou em Catas Altas, aos 14/10/1789, com o Ajudante João Martins de Oliveira, filho do Alferes João Martins Couto, e de D. Ana Maria de Oliveira.

Catas Altas - Aos 08-10-1767, Francisca, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de D. Clara Francisca de França. Foi batizada em casa, por Francisco Xavier Barbosa.

 

Catas Altas - Aos 14/10/1789, o Ajudante João Martins de Oliveira, natural da freguesia de Santa Bárbara, f.l. do Alferes João Martins Couto, e de D. Ana Maria de Oliveira, com D. Francisca Clara de França, natural de Catas Altas, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de D. Clara Francisca de França. Foram testemunhas o Rev.do Joaquim de Oliveira Gago, e o Capitão Manoel Rodrigues Rabelo.

Pais de, q.d.:

11-1 Manoel Martins de Oliveira, em Santa Barbara aos 07-02-1819 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Ana Leopoldina de Souza Coutinho, filha do Cap. Mor José Alves da Cunha Porto e Mariana Perpetua de França, 12-5 abaixo.

Santa Barbara, MG aos 07-02-1819 na Ermida de N. Sra da Conceição, filial desta matriz de Santo Antonio do Ribeirão de Santa Barbara, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau se receberam Manoel Martins de Oliveira, f.l. do Sargento Mor João Martins de Oliveira e de D. Francisca Clara de França, natural da freguesia de S. João Batista = e D. Ana Leopoldina de Souza Coutinho, f.l. do Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto e de D. Mariana Perpetua de Souza(sic), natural e batizada e residente nesta freguesia. Testemunhas o Barão de S. João Marcos Pedro Dias Paes Leme e o Tenente Coronel Jose de Mello de Souza Almeida Brandão e Meneses.

Pais de, pelo menos:

11-1-1 José, batizado em 23-04-1820.

Igreja S. J. Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Ermida da dita Fazenda do M.Grande, Arquid.Mariana, Certidão de Batismo(Transcrição) de José, Fl.104(108) do Livro de Batismos dos anos de 1810-1860. Pais: Alferes Manoel Martins de Oliveira e de Anna Leopoldina de Soiza Coutinho. Avós Paternos: Sarg.-Mor João Martins de Oliveira e D.Francisca Clara de França. Avós maternos: não constam. Padrinhos: Sarg.-Mor João Matins de Oliveira e D.Francisca Clara de França, avós paternos do Baptizado. Padre: Antonio Izidoro da Silva Diniz. Vigário: Remigio Varella da Fon.a (pesquisa Antonio Carlos Castro).

11-2 Maria Carolina de Oliveira Leme aos 27-01-1819 casou com João Alves de Souza Coutinho, filho do Cap. Mor José Alvares da Cunha Porto e de Mariana Perpetua de França, 12-12 abaixo.

Barão de Cocais, MG Igreja S. João Batista aos 27-01-1819 na capela de N.Sra. Mãe Aut.a do Socorro, filial desta matriz de S. João Batista do Morro Grande se receberam João Alves de Souza Coutinho, f.l. do Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto e de D. Mariana Perpetua de Souza Coutinho, natural da freguesia de Santa Barbara = e D. Maria Carolina de Oliveira Leme, f.l. do Sarg. Mor Joam Martins de Oliveira e D. Francisca Clara de França, natural desta freguesia de S. João Batista do Morro Grande, dispensados no 2º grau de consanguinidade de linha transversal. Testemunhas Barão de S. João Marcos Pedro Dias Paes Leme e o Cap. João Batista Ferreira e Souza Coutinho.

 

12- Mariana, bat. 18/02/1769. Mariana Perpétua de França, ou Mariana Perpétua de Souza Coutinho, casou em Catas Altas, aos 21/08/1783, com o Capitão José Alvares da Cunha Porto, filho de José Antônio da Cunha, e de Domingas Antônia Pereira Alvares.

Catas Altas - Aos 18/02/1769, em casas de morada de Manoel de Passos Ferreira, Mariana, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de Clara Francisca de França. NP de André Pinto Ferreira, e de sua mulher Joana Maria; NM do Sargento Mor Pantaleão Nunes de França, e de sua mulher D. Clara Ferreira Coutinho. Foram padrinhos o Capitão Tenente José dos Santos Ferreira com procuração do Rev.do Pantaleão Nunes de França, e D. Maria Narcisa de França.

 

Catas Altas -. Aos 21/08/1783, José Alvares da Cunha Porto, f.l. de José Antônio da Cunha, e de Domingas Antônia Pereira Alvares, nat. e bat. na freg. De Santo Ildefonso, Bispado do Porto; e D. Mariana Perpétua de França, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de Clara Francisca de França, nat. e bat. na freg. de Catas Altas.

 

Entre seus filhos:

12-1 Maria Barbara de Souza Coutinho, em Santa Bárbara aos 27-02-1810, casou com José de Mello Souza Almeida Brandão e Menezes, filho do Tenente da Guarda Real Luiz de Souza Almeida Brandão de Meneses e de Felipa Antonia de Melo.

Santa Barbara, MG Igreja de Sto Antonio aos 27-02-1810 na Ermida de N. Sra da Conceição, filial desta matriz de Santo Antonio do Ribeirão de Santa Barbara se receberam o Tenente Jose de Melo Souza Almeida Brandão de Meneses, f.l. do Tenente da Guarda Real Luiz de Souza Almeida Brandão de Meneses e de D. Felipa Antonia de Melo, natural e batizado na freguesia de N. Senhora dos Anjos do Arroios  e morador em Vila Rica = e D. Maria Barbara de Azevedo Souza Coutinha, f.l. do Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto e de D. Mariana Perpetua de Souza Coutinho, n/b e moradora nesta sobredita freguesia. Testemunhas o Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto e Alferes Francisco Xavier de Freitas.

12-2 Rita Ricardina de Cassia e Souza Coutinho, aos 27-02-1810 em Santa Barbara, casou com Guarda Mor Pedro Dias Paes Leme, marquês de S. João Marcos, filho do Cel. Guarda Mor Geral Fernando Dias Paes Leme da Camara e Francisca Peregrina Mello de Souza. Geração em aportes a GP: Pedro Dias Paes Leme, marquês de S. João Marcos, SL. II, 456, 6-1, neste site.

Santa Barbara, MG Aos 27-02-1810 na ermida N Sra da Conceição filial desta matriz de Santo Antonio do Ribeirão de Santa Barbara. Guarda Mor geral Pedro Dias Paes Leme, f.l. do Cel. Guarda Mor Geral Fernando Dias Paes Leme da Camara e D. Francisca Peregrina Mello de Souza, natural e batizado no Bispado do Rio de Janeiro = cc D. Rita Ricardina de Cassia e Souza Coutinho, f.l. Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto e D. Mariana Perpetua de Souza Coutinho, natural e batizada e residente nesta freguesia. Testemunhas Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto, Alf. Francisco Xavier de Freitas.

12-3 Izabel Maria Leonor de Souza Coutinho, aos 10-06-1810 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau misto do 1º, casou com Cap. João Baptista Ferreira de Souza Coutinho. Geração em 14 abaixo.

Santa Bárbara, MG aos 10-06-1810 na Ermida do Capitão Mor Jose Alvares da Cunha Porto, desta freguesia de Santo Antonio do Ribeirão de Santa Barbara, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau misto do 1º se receberam o Cap. João Baptista Ferreira de Souza Coutinho, f.l. de Manoel de Passos Ferreora e D. Clara Francisca de França, natural da freguesia de N. Sra da Conceeição de Catas Altas = e D. Izabel Maria Leonor de Souza Coutinho, f.l. do Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto e de D. Mariana Perpetua de Souza Coutinha, nascida e batizada (sic), e ambos os contraentes moradores nesta sobredita freguesia. Testemunhas o Guarda Mor geral Pedro Dias Pais Leme da Camera e o Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto.

12-4 Mariana Carolina de Souza Coutinho, aos 10-01-1819, dispensados do impedimento de afinidade licita em 1º grau, casou o Barão de São João Marcos, Pedro Dias Paes viúvo de Rita Ricardina de Cassia e Souza Coutinho 12-2 supra. Geração em aportes a GP: Pedro Dias Paes Leme, marquês de S. João Marcos, SL. II, 456, 6-1, neste site.

Santa Barbara, MG. A 10-01-1819 na ermida N Sra da Conceição filial desta matriz, dispensados do impedimento de afinidade licita em 1º grau o Barão de São João Marcos, Pedro Dias Paes, natural da cidade do Rio de Janeiro = cc D. Mariana Carolina de Souza Coutinho, filha leg. do Cap.-mor José Álvares da Cunha Porto e D.Mariana Perpétua de Souza Coutinho, natural e residente nesta freguesia, sendo testemunhas o Capitão de Mar e Guerra Alexandre Luis de Souza e Meneses, e o Desembargador e Ouvidor desta Comarca de Sabará, José Teixeira de Afonseca Vasconcelos.

12-5 Ana Leopoldina de Souza Coutinho, aos 07-02-1819 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Manoel Martins de Oliveira, filho do Sargento Mor João Martins de Oliveira e de D. Francisca Clara de França, 11-1.

Santa Barbara, MG aos 07-02-1819 na Ermida de N. Sra da Conceição, filial desta matriz de Santo Antonio do Ribeirão de Santa Barbara, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau se receberam Manoel Martins de Oliveira, f.l. do Sargento Mor João Martins de Oliveira e de D. Francisca Clara de França, natural da freguesia de S. João Batista = e D. Ana Leopoldina de Souza Coutinho, f.l. do Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto e de D. Mariana Perpetua de Souza(sic), natural e batizada e residente nesta freguesia. Testemunhas o Barão de S. João Marcos Pedro Dias Paes Leme e o Tenente Coronel Jose de Mello de Souza Almeida Brandão e Meneses.

12-6 Flavia Florentina de Souza Coutinho, aos 23-04-1820 dispensados no impedimento de afinidade licita em 1º grau de linha transversal igual e no de consanguinidade em 2º grau misto de 1º, casou com seu tio João Batista Ferreira de Souza Coutinho, viúvo de sua irmã Isabel Leonor de Souza Coutinho.

Barão de Cocais, MG Igreja S. João Batista - aos 23-04-1820 na Ermida de S. Ana do Gongo Soco, filial desta matris de S. João do Morro Grande se receberam o Guarda Mor Geral João Batista Ferreira de Souza Coutinho, viuvo de D. Izabel Maria de Souza Coutinho = e D. Flavia Florentina de Souza Coutinho, f.l. do Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto e de D. Mariana Perpetua de Souza Coutinho. Foram dispensados no impedimento de afinidade licita em 1º grau de linha transversal igual e no de consanguinidade em 2º grau misto de 1º. Testemunhas o Dr. Desembargador Ouvidor desta Comarca Jose Antonio da Silva Maia, alem de outros muitas pessoas presentes.

12-7 Manoel Mariano de Souza Coutinho, aos 10-01-1821 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com D. Francisca Luisa.

Santa Barbara, MG Igreja de Sto Antonio - aos 10-01-1821 na capela de Santa Ana, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau se receberam o Tenente Manoel Mariano de Souza Coutinho, f.l. do Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto e de D. Mariana Perpetua de Souza Coutinho, natural e morador nesta freguesia de Santo Antonio do Ribeirão de Santa Barbara = e D. Francisca Luisa. Testemunhas o Barão Pedro Dias Paes Leme, o Guarda Mor Geral João Batista Ferreira de Souza Coutinho

          Segunda vez aos 20-09-1844 dispensados do impedimento de 3° grau da linha transversa, Manoel com 50 anos casou com Maria Madalena de Souza e Castro, de 32 anos, filha do Capitão Manoel Bernardes Varela da Fonseca, e da falecida Ana Luísa de Souza e Castro, família “João Godinho Rosado”, neste site.

Ouro Preto, MG - Aos 20/09/1844, na Capela do Padre Faria, desta freguesia, dispensados do impedimento de 3° grau da linha transversal, o Capitão Manoel Mariano Alves de Souza Coutinho, de idade de 50 anos, pouco mais ou menos, e D. Maria Magdalena de Souza e Castro, de idade de 32 anos, brancos, aquele natural e morador na freguesia de São João do Morro Grande, viúvo da finada Francisca, filho dos finados Capitão Mor José Alves da Cunha Porto, e D. Mariana Perpétua de França; e esta, desta freguesia, f.l. do Capitão Manoel Bernardes Varela da Fonseca, e D. Ana Luísa de Souza e Castro, já falecida. Testemunhas: o Reverendíssimo Emerenciano Maximiano d'Azeredo Coutinho, e o Comendador José João de Souza Coutinho, além de outros mais. O Vigr.o Encomendado Agostinho Resende d'Ascenção.

12-8 provavelmente Candida Marcelina de Souza Coutinho casou com Manoel Furtado Leite Pinto Coelho (SL. 4º, 332, 7-1), batizado em Barão de Cocais aos 18-01-1789, filho de Felicio Moniz Pinto Coelho da Cunha e sua primeira mulher Mariana Manoela Furtado Leite de Mendonça.

Barão de Cocais, MG Igreja S. João Batista aos 18-01-1789 na capela de Santa Ana de Cocais, filial desta matriz de S. João Batista do Moro Grande pos os santos oleos a Manoel, f.l. do Cap. Felicio Muniz Pinto Coelho e de D. Mariana Emanuela Furtado Leite de Mendonça. Nascido ao primeiro dia do dito mes e batizado em casa pelo Cap. Mor Manoel Furtado Leite e Mendonça por estar em perigo de morte, e o mesmo foi padrinho

         Com geração de três filhos na GP, entre eles:

12-8-1 João Batista Furtado Leite Pinto Coelho, aos 20-09-1845 dispensados do impedimento de consanguinidade de 2º grau, casou com Isabel Maria de Souza Coutinho

Barão de Cocais, MG aos 20-09-1845 se receberam em matrimonio João Batista Pinto Coelho e D. Izabel Maria de Souza Coutinho. Foram dispensados do impedimento de sanguinidade no 2º grau de linha transversal. Testemunhas Cap. Manoel Marianno de Souza Coutinho e Pantaleão Nunnes de Faria

12-9 Maria da Conceição de Souza Coutinho, aos 12-08-1821 em Barão de Cocais, casou com o viúvo Cel. Felicio Moniz Pinto Coelho da Cunha.

Barão de Cocais, MG Igreja S. João Batista aos 12-08-1821 na Ermida de D. Mariana Perpetua de Souza Coutinho, filial da freguesia de Santa Barbara se receberam o Ilmo Cel. Felicio Muniz Pinto Coelho da Cunha, viúvo de D. Mariana Manuela Furtado Leite de Mendonça = e D. Maria da Conceição de Souza Coutinho, f.l. do Ilmo. Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto, já falecido e D. Mariana Perpetua de Souza Coutinho, n/b na freguesia de Samta Barbara. Testemunhas o Ilmo. G. M. Gal. Jose Luiz Pinto Coelho da Cunha e outras muitas.

          Cel. Felicio Moniz Pinto Coelho da Cunha foi primeira vez casado, aos 08-08-1786 em Barão de Cocais, com Mariana Emanuela Furtado Leite. Geração em SL. 4º, 332, 6-1.

Barão de Cocais, MG Igreja S. João Batista aos 08-08-1786 na capela da Sra Santa Ana de Cocais, filial desta matriz de S. João Batista do Morro Grande se receberam o Cap. Felicio Pinto Coelho e D. Mariana Emanuela Furtado Leite. Testemunhas o Padre João Pereira e o Padre Bento Ribeiro Neves e os pais dos mesmos contraentes o Coronel Luiz Jose Pinto Coelho e o Cap. Mor Manoel Furtado Leite Mendonça.

12-10 Clara Sofia de Souza Coutinho, em Caete aos 04-01-1827, casou com Felix Antonio de Monlevade, filho de João Antonio Dessandes Monlevade (ou Jean-Antoine Félix Dissandes de Monlevade), francês e de Izabel Felicidade de Sallé.

Caete, MG Igreja N. Sra da Conceição - Aos 04-01-1827 na capela de São Caetano de Macaúbas, desta Matriz de Caeté se receberam Feliz Antonio de Monlevade, f.l. de João Antonio Dessandes Monlevade, de Nação Francesa e de D. Izabel Felicidade de Sallé = e Dona Clara Sofia de Souza Coutinho, f.l. do Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto e D. Mariana Perpetua de Souza Coutinho. Testemunhas o Barão de Catas Altas e C.el José de Mello de Souza Almeida Brandão e Menezes. O Par.º Manoel Carvalho de Moraes.

12-11 José Maria Alvares da Cunha Porto, aos 17-10-1813 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Senhorinha Francisca de Paula Pinto, natural de Caete-MG, filha de Tomas Pinto.

Santa Barbara, MG Igreja de Sto Antonio [Jose M.ª Alz - D. Senhorinha Fran.ca Pinto] aos 17-10-1813 na Ermida do Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto desta freguesia de Santo Antonio do Ribeirão de Santa Barbara, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau se receberam Jose Maria Alvares da Cunha Porto, f.l. do Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto e de D. Mariana Perpetua de Souza Coutinho = e D. Senhorinha Francisca de Paula, f.l. de Tomas Pinto, natural da freguesia de N. Sra do Bom Sucesso da vila de Caele. Ele contraente natural desta freguesia aonde ambos são residentes. Testemunhas o Cap. Jose de Mello de Souza Brandão e o Cap. João Batista Ferreira de Souza Coutinho.

12-12 João Alves de Souza Coutinho, aos 27-01-1819 dispensados no 2º grau de consanguinidade, casou com Maria Carolina de Oliveira Leme, filha do Sarg. Mor João Martins de Oliveira e Francisca Clara de França 11-2 supra.

Barão de Cocais, MG Igreja S. João Batista aos 27-01-1819 na capela de N.Sra. Mãe Aut.a do Socorro, filial desta matriz de S. João Batista do Morro Grande se receberam João Alves de Souza Coutinho, f.l. do Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto e de D. Mariana Perpetua de Souza Coutinho, natural da freguesia de Santa Barbara = e D. Maria Carolina de Oliveira Leme, f.l. do Sarg. Mor Joam Martins de Oliveira e D. Francisca Clara de França, natural desta freguesia de S. João Batista do Morro Grande, dispensados no 2º grau de consanguinidade de linha transversal. Testemunhas Barão de S. João Marcos Pedro Dias Paes Leme e o Cap. João Batista Ferreira e Souza Coutinho.

 

13- Joana, bat. 10-06-1771.

Catas Altas - Aos 10/06/1771, Joana, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de Clara Francisca de França.Foram padrinhos o Vig.ro do Inficionado Antônio Dias Delgado de Carvalho, e D. Antônia Maria Angélica de França.

 

13- Domingos, bat. 15-12-1772. Domingos Pinto Ferreira casou em Catas Altas, aos 09/05/1796, com Maria Teodora de Viveiros Proença, filha do Sargento Mor João Batista de Figueiredo Leitão, e de D. Manoela Maria Valentina de Proença.

Catas Altas - Aos 15 de Dezembro de 1772, Matriz, Domingos, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de sua mulher, D. Clara Francisca de França. Foram padrinhos o R.do Vigário da Vila de Caeté, Domingos Pinto Ferreira, e D. Manuela Maria Valentina de Proença, mulher do Capitão Joao Batista de Figueiredo Leitão. De que fiz este assento, dia e era ut supra.

 

Catas Altas - Aos 09-05-1796, na Ermida de S. João Batista, filial de Catas Altas, o Alferes Domingos Pinto Ferreira, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de D. Clara Francisca de França; e D. Maria Teodora de Viveiros Proença, f.l. do Sargento Mor João Batista de Figueiredo Leitão, e de sua mulher D. Manuela Maria Valentina de Proença, moradores nesta freguesia. Foram testemunhas o Capitão José alvares da Cunha Porto, e o Capitão Francisco Xavier de Figueiredo.

 

Catas Altas. Aos 13 de Maio de 1772, Matriz, o Rev.do Vig.ro da freguesia de N.S. da Conceição do Mato Dentro do Serro Frio Manoel José Vieira Godinho batizou e pôs os Santos Óleos a Maria, f.l. do Capitão João Batista de Figueiredo Leitão, e de sua mulher D. Manuela Maria Valentina de Proença. Foram padrinhos o Sargento Mor João da Silva Tavares, e D. Francisca Xavier, mulher do Capitão José de Freitas Caldas. De que fiz este assento dia, e era ut supra. O Vig.ro Manoel Moreira de Figueiredo.

 

14- João, bat. 15-11-1775. João Batista Ferreira de Souza Coutinho casou com sua sobrinha Isabel Maria Leonor de Souza Coutinho, item 12-3 retro. Casou em 2ªs núpcias, na Ermida de Santana do Gongo Soco, aos 23/04/1820, com D. Flávia Florentina de Souza Coutinho, irmã da anterior, item 12-6.

Catas Altas - Aos 15/11/1775, João, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de sua mulher, D. Clara Francisca de França. Foram padrinhos o Capitão João Batista de Figueiredo Leitão, e D. Clara Augusta de França, filha do mesmo Manoel de passos Ferreira.

 

Santa Bárbara - Aos 10/06/1810, na Ermida do Capitão Mor José Alvares da Cunha Porto, dispensados do impedimento de consangüinidade de 2° grau misto ao 1°, o Capitão João Batista Ferreira de Souza Coutinho, f.l. de Manoel de Passos Ferreira, e de D. Clara Francisca de França, natural da freg. De N.S. da Conceição de Catas Altas; e D. Isabel Maria Leonor de Souza Coutinho, f.l. do Capitão Mor José Alvares da Cunha Porto, e de D. Mariana Perpétua de Souza Coutinho, nat. e bat. e ambos moradores nesta sobredita freguesia. Foram testemunhas o Guarda Mor Geral Pedro Dias Paes Leme da Câmara, e o Capitão Mor José Alvares da Cunha Porto.

 

Barão de Cocais, MG Igreja S. João Batista - aos 23-04-1820 na Ermida de S. Ana do Gongo Soco, filial desta matris de S. João do Morro Grande se receberam o Guarda Mor Geral João Batista Ferreira de Souza Coutinho, viuvo de D. Izabel Maria de Souza Coutinho = e D. Flavia Florentina de Souza Coutinho, f.l. do Cap. Mor Jose Alvares da Cunha Porto e de D. Mariana Perpetua de Souza Coutinho. Foram dispensados no impedimento de afinidade licita em 1º grau de linha transversal igual e no de consanguinidade em 2º grau misto de 1º. Testemunhas o Dr. Desembargador Ouvidor desta Comarca Jose Antonio da Silva Maia, alem de outros muitas pessoas presentes.

Cap. João Baptista e Izabel Maria tiveram, pelo menos, o filho:

1-1-4-12-1 José, batizado em 28-04-1811.

Igreja S. J. Baptista do Morro Grande, Barão de Cocais-MG, Ermida Cap.-mor José Alz C.a Porto, Arquid.Mariana, - Fl. 28v do Livro de Batismos dos anos de 1800-1823. Aos 28-04-1811 Batismo de José, que nasceu em seis do sobredito mes e ano. Pais: Cap.João Baptista Ferreira de Souza Coutinho e D.Izabel Maria Leonor de Souza Coutinho. Padrinhos: Guarda-Mor Geral Pedro Dias Paes Leme da Camara e D.Marianna Perpetua de Souza Coutinho. Padre: João Baptista de Figueredo, Vigário de Catas Altas. Vigário: Jozé da Silva de Azeredo (pesq. Antonio Carlos de Castro).