PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MANOEL DE OLIVEIRA GALANTE e JOÃO MANOEL DE SIQUEIRA LIMA

(atualizado em 31-outubro-2018)

 

 

Moacyr Villela

 

 

Rita Maria de Jesus, natural de São João del Rei, era filha natural de Domingos Fernandes de Mattos e Catarina da Cunha escrava alforriada natural do Rio de Janeiro e falecida em 1722. Rita Maria casou duas vezes.

 

Primeira vez em S. João del Rei em 7 de janeiro de 1740 casou com Manoel de Oliveira Galante, natural de S. Pedro de Vila Franca Ilha de S. Miguel-Bispado de Angra, filho do falecido José de Oliveira e Maria Luiz de Aguiar (batismo de 5 abaixo)

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, em janeiro 1740 Manoel de Oliveira Galante, da freg. S. Pedro de Vila Franca Bispado de Angra, f.l. Jose de Oliveira, falecido e Maria Luiz = cc Rita de Jesus, desta, f. natural de Catarina da Cunha, falecida, test.: Cap. Mor João de Mattos e Sarg. Mor Antonio Fernandes de Amorim.

Manoel faleceu em Carrancas aos 06-03-1751 com testamento e foi inventariado no mesmo ano (inventário neste site).

Carrancas, MG aos 06-março-1751 faleceu Manoel de OLIVEIRA Galante, fregues desta freguesia, casado com Rita de Jesus. Esta sepultado dentro desta igreja, fez seu testamento:

(...) no ano do nascimento de NSJC de 1751 eu Manoel de Oliveira Galante faço este meu testamento: encomenda a alma.

Testamenteiros em 1º a meiu compadre Sebastião Ferreira Leitão, em 2º a meu primo Manoel Caetano, m 3º Jose de Araujo Martins; encomenda o sepultamento e missas.

Sou natural da ilha de S. Miguel da freguesia de vila Franca, f.l. de Joseph de Oliveira e Maria Luiz, Fui casado nesta freguesia das Carrancas com Rita de Jesus da qual tenho cinco filhos a saber: dois machos e tres femeas. Declara bens, dividas e devedores.

(...) e por não poder escrever roguei a Joseph Garcia que este meu testamento me fizesse e como testemunha se assinasse. Assinou a rogo do testador Mnaoel de Oliveira Galante, Domingos da Cunha.

Segunda vez em Carrancas aos 15-09-1756, Rita Maria casou com João Manoel de Siqueira Lima, natural de Santa Maria da Vila Nova da Maia termo da vila do Porto da Barca Arc. de Braga, filho Antonio de Siqueira e Maria Rodrigues Lima

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 15-09-1756 João Manuel de Siqueira Lima, n. da freg. de Santa Maria da vila Nova da Maia termo da vila do Porto da Barca Arc. de Braga, f.l. Antonio de Siqueira e Maria Rodrigues Lima; = cc  Rita de Jesus, n. vila S. João del Rei, f. nat. de Catarina da Cunha, viuva que ficou de Manoel de Oliveira Gualante.

 

Rita Maria, já falecida em 1770 (casamento do filho Francisco), teve geração dos dois matrimônios:

Com Manoel de Oliveira Galante, segundo seu inventário, cinco filhos:

1- Catarina de Oliveira Galante

2- Francisco de Oliveira Galante

3- Antonio Brás de Oliveira Galante

4- Ana de Oliveira Galante

5- Maria de Oliveira Galante

 

Com João Manoel de Siqueira Lima, q.d.:

6 - Felix

7- João Manoel de Siqueira Lima

8- Pedro

9- Genoveva Maria de Siqueira

 

 

1- Catarina de Oliveira Galante, com 10 anos em 1751. Casou aos 18-01-1758 na matriz de S. João del Rei com Manoel Fernandes de Siqueira natural da freguesia de São Pedro de Vila Maior, Bispado de Lamego, filho legitimo de Manoel Fernandes de Siqueira e de Catarina Martins.

          Viúva, Catarina foi inventariada em 06-09-1777. Deixou filho único de seu casal:

Arquivo: IPHAN – São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1777  Caixa: 312

Inventariada: Catarina de Oliveira Galante

Inventariante: Manoel Jose de Freitas – tambem testamenteiro

Local: Vila de São João Del Rei

Anotado por: Moacyr Villela

 

Abertura em 6 de setembro de 1777. Ela era viuva de Manoel Fernandes de Siqueira e deixou um unico filho menor seu herdeiro

- Jose ao presente com 19 anos assentou praça no regimento pago na Cidade do Rio de Janeiro onde se encontra.

Testamento: Filha de Manoel de Oliveira Galante e sua mulher Rita de Jesus ja falecidos

Entre seus bens se inclue uma venda na Vila de São João, em sociedade e que foi arrematada em praça por Pedro Jose de Menezes pelo valor de 64.800 reis

 

1-1 José, com 19 anos em 1777, praça no regimento pago na Cidade do Rio de Janeiro.

 

2- Francisco de Oliveira Galante, batizado em Carrancas aos 21-10-1742.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 21-10-1742 Francisco, f.l. Manoel de Oliveira e Rita de Jesus, padr.: Francisco de Avila Fagundes e s/m Maria da Porciuncula.

          Em Carrancas aos 19-09-1770 casou com Maria da Silva Pereira, filha de Simão da Silva Teixeira, exposto e Caetana Francisca de Jesus, neta materna de João Pereira de Carvalho e Joana forra, família “Diogo Garcia”.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-09-1770 Francisco de Oliveira Galante, n/b nesta freguesia, f.l. Manoel de Oliveira Galante e Rita de Jesus, já defuntos; = cc.  Maria da Silva Pereira, f.l. Simão da Silva Teixeira e Caetana Francisca de Jesus, n/b na freg. N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei.

Francisco e Maria tiveram, q.d.:

2-1 Miguel batizado em 25-02-1773.

Lavras-MG Igreja Santa Ana aos 25-02-1773 na ermida do Campo Belo bat a Miguel, f.l. Francisco de Oliveira Galante e Maria da Silva Pereira, padr.: Jose da Silva Pereira e Caetana Francisca de Jesus.

2-2 Inacia Maria de Oliveira, batizada em Lavras aos 21-03-1775. Na Campanha aos 02-02-1792 casou com Manel José da Silva, batizado em 06-06-1770, filho de Raimundo da Silva, natural da freguesia de S. Mateus da Ilha Graciosa e de Rita Maria de Jesus, natural da Campanha, neto paterno de Antonio Francisco da Silva e Catarina de Mello, neto materno de Francisco Pereira de Mendonça e Vicencia Maria de Andrade.

Lavras-MG Igreja Santa Ana bat - aos 21-03-1775 nesta igreja matriz bat a Ignacia, f.l. Francisco de Oliveira Galante, n. desta freguesia e Maria Pereira n. da freguesia de SJDR. Padr.: Francisco Ferreira Pezo(?) e D. Maria Josefa de Moraes, ambos solteiros e todos desta freguesia.

 

Campanha, MG aos 02-02-1792 nesta matriz Manoel Jose da Silva, f.l. Raimundo da Silva e Rita Maria de Jesus, n/b nesta freguesia = cc Inacia Maria de Oliveira, f.l. Francisco de Oliveira Galante e Maria Pereira da Silva, n/b na freg. das Lavras do Funil deste bispado.

 

Campanha, MG aos 06-06-1770 nesta matriz bat a Manoel, nascido de oito dias, f.l. Raimundo da Silva n. da Ilha Graciosa e de Rita Maria n. desta freguesia, np Antonio Francisco da Silva e Catarina de Mello, nm Francisco Pereira de Mendonça e Vicencia Maria de Andrade a qual foi madrinha e Jose Pimentel.

Com geração em Campanha.

3- Antonio Braz de Oliveira Galante, com 6 anos em 1751. Aos 11-09-1769 casou com Joaquina Felizarda da Conceição, filha de Ana Marques da Fonseca e pai incognito

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 11-09-1769 Antonio Braz de Oliveira Galante, n/b nesta freguesia, f.l. Manoel de Oliveira Galante e Rita de Jesus; = cc. Joaquina Felizarda da Conceição, n/b freg. Sto Antonio da vila de S. Jose, f. de Ana Marques da Fonseca e pai incognito.

Pais de, q.d.:

3-1 Manoel de Almeida Fontes, aos 02-11-1793 em São João del Rei com registro em Lavras do Funil, casou com Maria Duarte de Santa Rosa, filha de Antonio Duarte de Abreu e Joana Francisca da Conceição.

Sta Ana das Lavras do Funil-MG, aos 02/Nov/1793, Matriz de S. João Del Rei, Manoel de Almeida Fontes, f. de Antonio Braz de Oliveira Galante e de Joaquina Felizarda do Espírito Santo; c.c. Maria Duarte de S. Rosa, f. de Antônio Duarte de Abreu e de Joana Francisca da Conceição. Ambos nat. e bat. na freg. de Lavras. TT: o Reverendo Manoel Antônio de Castro e Manoel Antônio de Souza. (pesquisa Silvia Buttros)

4- Ana de Oliveira Galante, batizada em 29-12-1746, casou duas vezes.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) fls.  39 aos 29-12-1746 Ana, f.l. Manoel de Oliveira Galante n. da freg. de S. Pedro da vila Franca Ilha de S. Miguel Bispado de Angra e Rita de Jesus n. freg. de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei comarca do Rio das Mortes Bispado do Rio de Janeiro, fregueses desta freguesia, padr.: Revdo Padre Manoel ---- morador no distrito de Nazare da dita freguesia de S. João del Rei e Francisca, solteira filha de Antonio dos Anjos morador no sitio dos Dois Irmãos? freg. de N. Sra da Conceição da Aiuruoca.

          Aos 28-09-1767 casou com João Antonio da Costa, filho do falecido Antonio Nunes Cardoso e Maria Pedrosa, família “Francisco Bicudo de Andrade”.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-09-1767 João Antônio da Costa, f.l. Antonio Nunes Cardoso, já defunto e Maria Pedrosa; = cc. Ana de Oliveira Galante, f.l. Manoel de Oliveira Galante e Rita de Jesus. Ambos os contraentes nts desta freguesia.

          Segunda vez aos 09-01-1781 casou com José de Oliveira Ruellas, batizado em 19-04-1756, filho de João de Oliveira Ruellas natural da vila de Ovar Bispado do Porto e de Águeda Cardoso natural de S. Paulo.

Lavras, MG Igreja Santa Ana matr. - aos 09/Jan/1781, Matriz, José de Oliveira Roelas, f. de João de Oliveira e de Águeda Cardoso, nat. e bat. na freg. de Campanha; c.c. Ana de Oliveira  Galante, f. de Manoel de Oliveira e de Rita de Jesus, nat. e bat. na freg. de Lavras, e viúva que ficou de João Antônio da Costa. TT: Flávio Antônio Duarte (sic), João Fernandes de Oliveira e Inácio Xavier Bueno. (pesq. Silvia Buttros)

 

B7: Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 19-04-1756 Jose, f.l. João de Oliveira Ruella n. da vila de Ovar Bispado da cidade do Porto e Agueda Cardosa n. da freg. de N. Sra da Conceição Bispado de S. Paulo; padr.: Leandro Ribeiro, solteiro e Joana Felicia mulher do Alf. Bartolomeu Gomes da Costa, todos moradores nesta freguesia.

Ana e João Antonio da Costa tiveram, pelo menos:

4-1 Clara, batizada em 24-11-1767.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24-11-1767 matriz, Clara n. aos 16, f.l. João Antonio da Costa e Ana de Oliveira Galante, nts desta freg., padr.: Manoel da Silva Manço e s/m Ana Maria Gomes.

 

5- Maria de Oliveira Galante, nasceu em 5 de abril de 1749, ultima filha de Manoel de Oliveira Galante e Rita de Jesus.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos ??-04-1749 Maria n. aos 05, f.l. Manoel de Oliveira Galante e Rita de Jesus, np Jose de Oliveira e s/m Maria Luiz de Aguiar naturais da Ilha de S. Miguel, pela materna de Domingos Fernandes de Mattos e s/m(sic) Catarina da Cunha moradores na freg. de S. João del Rei, Foi batizada por mim aos [-------] do dito mês, padr.: Francisco de Araujo, filho de Jose de Araujo Martins, e madrinha sua mãe Joana Maria da Fonseca moradores na freg. de S. João del Rei.

          Em 22-02-1763 casou com José de Souza Romão, natural de S. Romão de Aguiar de Souza bispado do Porto, filho de Manoel de Souza e da falecida Ana de Souza

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 22-02-1763 José de Souza Romam, n/b na freg. de S. Romão de Aguiar de Souza bispado do Porto, f.l. Manoel de Souza e Ana de Souza, já defunta; = cc.  Maria de Oliveira Galante, n/b na freg. N. Sra. da Conceição das Carrancas desta comarca, f.l. Manoel de Oliveira Galante, já defunto e Rita de Jesus.

Pais de, q.d.:

5-1 Manoel, batizado em 14-07-1765.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-07-1765 Manoel, f.l. Jose de Souza Romam n/b na freg. de S. Romam de Aguiar de Souza Bispado do Porto  e Maria de Oliveira Galante n/b nesta freguesia, padr.: João Manoel de Siqueira Lima e s/m Rita de Jesus.

 

6- Felix, batizado em 12-05-1757, filho de João Manoel de Siqueira Lima e Rita de Jesus.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 12-05-1757 Felix, f.l. João Manoel de Siqueira Lima n. da freg. de Vila Nova do Arc. Braga e Rita de Jesus n. vila S. João del Rei, np Antonio de Siqueira e Maria Rodrigues nts e moradores na dita vila Nova, nm Domingos Fernandes de Mattos e Catarina da Cu[cortado o final da pagina]

 

7- João Manoel de Siqueira Lima, nasceu aos 26-05-1759 e foi batizado em 20 do mês seguinte. Aos 16-04-1780 casou com Matildes Luiza Vitória Bustamante (ou de Miranda), filha natural de José Francisco de Miranda, branco e Valeria Antunes Nogueira escrava crioula.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 20-06-1759 João n. aos 26-05, f.l. João Manoel de Siqueira Lima n. de Santa Maria de Vila Nova de Muia Arc. Braga e Rita de Jesus n. da freg. de S. João del Rei deste bispado, padr.: Ventura Correa morador na ---- runa e Helena Maria Gondim, moradora na freg. de S. João del Rei, mulher de Jo--- do Espirito Santo e Souza, assistindo e tocando o dito João por ela Antonio da Costa Guimarães morador na vila de S. Jose por pp.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra Conceição das casas de D. Rita Luiz Vitória de B ustamante, viúva do Cap. Mor Manoel Antunes. João Manoel de Siqueira Lima, da freg. de Lavras, f.l. João Manoel de Siqueira Lima, branco e Rita de Jesus, parda forra  = cc Matildes Luiza Vitoria Bustamante, desta, f. natural de Jose Francisco de Miranda, branco e Valeria Antunes Nogueira escrava crioula da dita Rita Luiza Vitoria viuva do Cap. Mor Manoel Antunes Nogueira, que a libertou. Test.: Jose Francisco de Miranda e Francisco da Costa Dias.

 

João Manoel e Matildes tiveram os filhos, q.d.:

7-1 José, batizado em 03-03-1781.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 03-03-1781 Jose, f.l. João Manoel de Siqueira e Matildes Luiza Vitoria, padr.: João Manoel de Siqueira Lima, viuvo e D. Maria Leonarda da Silveira, solteira.

7-2 Ana, em 16-04-1783.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 16-04-1783 Ama, f.l. João Manoel de Siqueira Lima e Matildes Francisca, padr.: João Francisco de Miranda, solteiro.

7-3 Jacinta em 06-01-1793.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 06-01-1793 Jacinta, f.l. Cap. João Manoel de Siqueira Lima e Matildes Francisca de Miranda, padr.: Jose Francisco de Miranda, desta freguesia e Rosalia Maria Ferreira de Freitas, casada todos moradores na freguesia das Lavras.

7-4 Maria Francisca de Siqueira aos 09-08-1821 casou com seu primo João Furtado de Siqueira 9-2 abaixo, filho de Antonio Furtado de Mendonça e Genoveva Maria de Siqueira.

7-5 Rita Francisca de Siqueira, batizada em 19-01-1799. Aos 28-01-1828 casou com João Batista de Siqueira, filho de Félix de Siqueira Lima e de Risoléia Ferreira de Freitas

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, na matriz de licença, aos 19-01-1799 bat. a Rita, f.l. Cap. João Manoel de Siqueira Lima e Matildes Francisca de Miranda, fregueses de Lavras, padr.: Jose Francisco de Miranda, solteiro e Ana Alves Antunes, viuva, todos desta freguesia.

 

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 28-1-1828 na Cap. do Esp. Santo, Coqueiral, João Batista de Siqueira, f. de Félix de Siqueira Lima e de Risoléia Ferreira de Freitas = cc Rita Francisca de Siqueira, f. de João Manuel de Siqueira Lima e de Matildes Francisca de Miranda. Test.: Felix Jacob de Siqueira e Antonio Frz de Carvalho. (pesq. Silvia Buttros)

 

8- Pedro, batizado em 02-05-1761.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 02-05-1761 Pedro, f.l. João Manoel de Siqueira n/b na freg. de Sta Maria de vila Nova de Muia Arc. Braga e Rita de Jesus, padr.: Domingos de Abreu Coutinho e Ana da Rocha Leme mulher de Pedro -----;

9- Genoveva Maria de Siqueira, batizada em Carrancas aos 12-05-1763. Aos 14-02-1778 casou com Antonio Furtado de Mendonça, natural da freguesia de Santa Catarina de Castelo Branco da Ilha do Faial Bispado de Angra, filho de outro e Rita Maria da Conceição

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 12-05-1763 Genoveva, f.l. João Manoel de Siqueira e Rita da Assunção(sic) de Jesus, padr.: Domingos Ribeiro Rebordoens e Caterina de Oliveira cc Manoel Fernandes Figueira.

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-02-1778 Antonio Furtado de Mendonça, f.l. Antonio Furtado de Mendonça e Rita Maria da Conceição, n/b na freg. de Santa Catarina de Castelo Branco da Ilha do Faial Bispado de Angra; = cc  Genoveva Maria de Siqueira, f.l. João Manoel de Siqueira Lima e Rita de Jesus, n/b nesta freguesia.

Genoveva e Antonio tiveram os filhos, q.d.:

9-1 Silverio, batizado na matriz de S. João del Rei aos 26-01-1793.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 26-01-1793 Silverio, f.l. Antonio Furtado de Mendonça e Genoveva Maria de Siqueira, padr.: Jose Francisco de Miranda, solteiro e Rosalia Maria de Freitas, casada da freguesia de Lavras os mais desta freguesia

9-2 João Furtado de Siqueira, natural de Lavras. Em Boa Esperança aos 09-08-1821 casou com Maria Francisca de Siqueira 7-4 supra, filha de João Manoel de Siqueira Lima e Matildes Francisca de Miranda

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 09-08-1821 na Cap. do Esp. Santo, Coqueiral, João Furtado de Siqueira, nat. de Lavras e f. de Antônio Furtado de Mendonça e de Genoveva Maria de Siqueira = cc Maria Francisca de Siqueira, nat. de Dores, f. de João Manuel de Siqueira Lima e de Matildes Francisca de Miranda (pesq. Silvia Buttros)