PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Manoel de Oliveira Couto

(atualizado em 17-novembro-2013)

 

Bartyra Sette

 

Manoel de Oliveira Couto natural de S. Salvador de Servaens do Arc. de Braga casou com Maria da Silva de Brito, natural da Parnaiba.

 

Foram moradores em Aiuruoca e Barbacena e possuiram fazenda de cultura na paragem chamada a Água Limpa da aplicação da capela de Santo Antônio da Ibertioga freguesia de Nossa Senhora do Pilar, vila de São João del Rei

 

Em 05-07-1788, Manoel já viúvo por volta de 16 anos, seus filhos e genros requerem inventário dos bens do casal alegando demencia de Manoel.

 

Foi inventariante o licenciado João de Souza Nunes, citado em outros documentos como Licenciado João de Souza Neves, genro do inventariado (inventário neste site colaboração de Adonias Ribeiro Franco Júnior e Adair Franco dos Reis)

 

Compareceram na ação nove filhos:

 

1- Teodosia de Oliveira viúva de José de Gouvea. Tronco da família “José de Gouvea”.

 

2- Maria de Oliveira de Jesus, com 58 anos em 1788.

 

3- Quitéria Maria de Oliveira casada com o Licenciado João de Souza Neves, natural da Sé do Bispado do Porto, filho de Gualter de Souza e Luiza Maria Neves.

Pais de, q.d.:

3-1 José, batizado em S. João del Rei aos 28-06-1764.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santo Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 28-06-1764 Jose, f.l. João de Souza Neves, da freg. da Sé Bispado do Porto e Quiteria de Oliveira, da freguesia de Aiuruoca, np Gualter de Souza, da freg. Passo ---- Bispado Porto e Luiza Neves da freguesia da Sé do Porto, nmaterna Manoel Oliveira Couto, de S. Salvador de Servaens Arc. Braga e Maria da Silva de Pinto(sic) da vila de Parnaiba- Bispado de S. Paulo, padr.: João Luiz Velho e Escolastica de Oliveira.

3-2 Mariana da Assunção Neves aos 07-05-1783 casou com Joaquim Lourenço de Oliveira, filho de Salvador Lourenço de Oliveira e Inácia Lemos de Godoy. Geração na família “Lemos-Oliveira- Godoy” Cap. 2

3-3 João de Souza Neves aos 03-08-1788 casou com Francisca Teixeira de Carvalho, filha de Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana do Sacramento, família “Lemos-Oliveira- Godoy” Cap. 2

3-4 Juliana, batizada em 05-06-1770.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santo Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 05-06-1770 Juliana, f.l.; Licenciado João Souza Neves e Quiteria de Oliveira, np Gualter Souza, da cidade do Porto e Luiza Maria Neves, da cidade do Porto, nmaterno Manoel Oliveira Couto e Maria Silva Brito, padr.: Jose Gouvea, casado e Maria de Santa Inácia cc Antonio Francisco.

 

4- Escolástica de Oliveira de Jesus foi a segunda mulher de  Domingos Gonçalves de Moraes; tronco da familia do mesmo nome.

 

5- Ana de Oliveira casada com Manoel da Silva Roriz

 

6-  Úrsula de Oliveira casada com Francisco Ferreira

 

7- Angélica de Jesus, com 40 anos em 1799. Aos 07-03-1791 casou com com o viúvo Manoel Alves da Silva, natural de Carrancas-MG, filho natural de Lourenço Alves de Barros e Josefa Maria

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 07-03-1791 Capela Santo Antonio Bertioga, filial da Borda do Campo, Manoel Alves da Silva, viuvo de Maria Leite de Jesus; = cc. Angelica de Jesus, f.l. de Manoel de Oliveira Couto e Maria da Silva, n/b nesta freguesia 

 

Manoel foi casado primeira vez em Carrancas aos 20-10-1778 com Maria Leite de Jesus, natural de Guaratingueta-SP, filha de José Soares Paes e Maria Freire, aportes a GP: familia “José Soares (Paes)”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 20-10-1778 Manoel Alves da Silva, f. nat. de Lourenço Alves de Barros e Josefa Maria, n/b nesta freg. Carrancas; = cc. Maria Leite de Jesus, f.l. Jose Soares Paes e Maria Freire, n/b na freg. Sto Antonio de Guaratingueta bispado de S. Paulo e fregueses desta freguesia.

 

8- Manoel de Oliveira Couto casado com Rosa Maria de Santo Antonio ou de Jesus. Pais de, q.d.:

8-1 Manoel de Oliveira Couto aos 26-08-1791 casou com Maria Rosa de Jesus, filha de Felix Nogueira Mendonça e Rosa Maria de Jesus.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 26-08-1791 Manoel de Oliveira Couto, desta freguesia, f.l. Manoel Oliveira Couto e Rosa Maria de Jesus = cc Maria Rosa de Jesus, desta, f.l. Felis Nogueira Mendonça e Rosa Maria de Jesus, test.: João Souza Neves e Joaquim Antonio.

8-2 Maria Rosa aos 30-04-1793 casou com Francisco Mello da Fonseca, natural de Barbacena, filho de Francisco Mello da Fonseca e Rita Maria de S. José.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 30-04-1793 Francisco Mello Fonseca, da vila de Barbacena, f.l. Francisco Mello da Fonseca e Rita Maria de S. Jose = cc Maria Rosa, desta. f.l. Manoel Oliveira Couto e Rosa Maria de Santo Antonio, test.: Cap. Antonio Jose Pereira e Antonio Gonçalves de Siqueira.

8-3 Ana Maria de Jesus aos 04-02-1795 casou com Apolinário Batista Rodrigues, natural de Barbacena, filho de outro e Felícia de Jesus Silva.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 04-02-1795 Apolinario Batista Rodrigues, da freg. de Barbacena, f.l. Apolinario Batista Rodrigues e Felicia de Jesus Silva = cc Ana Maria de Jesus, desta, f.l. Manoel Oliveira Couto e Rosa Maria de Santo Antonio, test.: Manoel Oliveira Silva e Manoel Oliveira Reis.

8-4 Joaquim, batizado em 30-11-1781.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santo Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 30-11-1781 Joaquim, f.l. Manoel Oliveira Couto e Rosa Maria, padr.: Luiz Gomes por pp a Jose Souza Neves e Maria de Oliveira, solteira.

8-5 Rita Francisca da Conceição, batizada em 13-11-1788. Aos 22-09-1809 casou com Ângelo Pereira, da vila do Principe, filho de José Pereira Amaral e Marcelina Almeida Saraiva

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra Piedade do Rio Grande aos 13-11-1788 Rita, f.l. Manoel Oliveira Couto e Rosa Maria, padr.: ---- e s/m Maria.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 22-09-1809 Angelo Pereira, da vila do Principe, f.l. Jose Pereira Amaral e Marcelina Almeida Saraiva = cc Rita Francisca da Conceição, desta, f.l. Manoel Oliveira Couto e Rosa Maria de Santo Antonio, test.: João Batista Costa e Manoel Alves Silva.

8-6 Joaquina, batizada em 14-07-1789

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santo Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 14-07-1789 Joaquina, f.l. Manoel Oliveira Couto e Rosa Maria, padr.: Manoel Delgado, solteiro e Ana de Oliveira.

          Joaquina Esméria de Jesus aos 30-08-1810 casou com José Furtado de Mendonça, viúvo de Teresa da Cunha. Geração na família “Andre Furtado de Mendonça”, neste site.

Casamentos Barbacena-MG na capela da Bertioga aos 30-08-1810 Jose Furtado de Mendonça, viúvo de Tereza da Cunha; = Joaquina Esmeria de Jesus, f.l. de Manoel de Oliveira Couto e de Rosa Maria de Santo Antonio, n/b na dita capela . Test.: João Batista da Costa e Francisco Xavier de Mendonça.

 

8-7 Rosa Maria de Santo Antonio aos 22-11-1803 casou com João Batista da Costa, natural de Lisboa, filho de Lourenço Felix da Costa e Jerônima Maria.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 22-11-1803 João Batista Costa, da freg. da Encarnação do Bairro Alto - Lisboa, f.l. Lourenço Felis Costa e Jeronima Maria = cc Rosa Maria de Santo Antonio, da freg. de Barbacena, f.l. Manoel Oliveira Couto e Rosa Maria de Santo Antonio, test.: Alf. Bento Jose Faria Souza e Dr. Bernardo Leite de Faria Souza.

 

9- João de Oliveira Silva aos 05-10-1779 casou com Ana Lopes dos Reis, natural das Lavras do Funil, filha de Gregório Lopes dos Reis e Teresa Maria. Ana já era falecida em 1788.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas i05-10-1779 matriz, João de Oliveira Silva, n. freg. Borda do Campo, f.l. de Manoel de Oliveira Coito e Maria da Silva Brito; = cc. Ana Lopes dos Reis, n. da freg. das Lavras do Funil, f.l. Gregorio Lopes dos Reis e Theresa Maria