PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MANOEL DE JESUS PEREIRA

(atualizado em 16-julho-2010)

 


Informações colhidas por nós em livros paroquiais e inventários disponíveis
neste site e no site de Luís Antonio Villas Boas.

 

Regina Junqueira

Bartyra Sette

 

Manoel de Jesus Pereira nasceu na Vila de Alcobaça, Patriarcado de Lisboa, filho legítimo de Antonio Pereira dos Santos e Violante Maria.

 

Antes de 1742 já assistia na Vila de São João del Rei-MG, onde exercia os oficios de inquiridor, contador e distribuidor daquela vila. Neste ano, seu irmão Francisco Néri Bravo era Tabelião Judicial no mesmo lugar. Para poderem continuar com suas serventias, pediram dispensa ao rei e obtiveram sentença favorável em janeiro de 1742:

BNL, Seção Ultramarina, pesquisa Moacyr Urbano Villela

“Francisco Neri Bravo, Tabelião do Judicial e notas da Villa de São João de EL Rei das Minas geraes, e seo irmão Manoel de Jesus Pereira Enqueredor , Deztribuidor e Contator da mesma Villa fizerao petição a V Mage por esse Conselho em que dizem que elles se achao servindo os dos officios em o mesmo juízo com toda a boa satisfação sem delles ter havido queixa; e porque o Ouvidor daquella Comarca os impede continuar nas das serventias com o motivo de serem parentes em grao proibido, o que V. Mage costumava dispensar, principalmente em partes em que ha falta de  pessoas aptas para semelhantes serventias.

Pede a V. Mag.e lhe faça mce dispensalos para poderem servir no mesmo juízo.

E dandose vista deste requerimento ao Procurador da Coroa respondeo se fizesse justiça.

Ao Conselho parece que visto o que os Suppes alegao seja V. Mage servido fazerlhe mercê e havellos por dispensados para que possao servir ambos naquelle juízo os seus officios. Lisboa dezoito de Janeiro de mil Settecentos e quarenta e dous.”

 

De acordo com outros manuscritos pesquisados por Moacyr Urbano Villela, Francisco Néri viera para o Brasil com provisão para exercer o oficio de escrivão de meirinho da Vila Rica de Ouro Preto no ano de 1736, porem lá chegando o Governador Gomes Freire de Andrade não lhe deu posse. Sem recursos, apelou ao Rei, alegando que já provara sua capacitação, pagara todas as despesas e que sem os proventos do prometido ofício, não tinha como se sustentar em “terras tam distantes e sem o conhecimento de pessoas que o socorrao para sua sustentaçao...” 

 

Aparentemente depois disso mudou para São João del Rei onde assumiu o tabelionato Judicial.

 

Em 1747 Manoel de Jesus arrematou para si próprio o oficio de tabelião de São João del Rei pelo prazo de três anos, “oferecendo de donativo para a minha Leal fazenda” a quantia de quatro conto e cincoenta mil réis.

 

Manoel de Jesus Pereira casou com Emerenciana Helena de Santana, natural de Ouro Preto, filha legítima de Francisco Xavier de Souza, de Guimarães e Joana Maria do Espírito Santo, de Lisboa,, família “Francisco Xavier de Souza”.

 

Em 1765, com quatro filhas e dois filhos, o mais velho com nove anos, tomou providencias para ir com a familia para o reino:

BNL, Seção Ultramarina, pesq Moacyr Urbano Villela

“Diz Manoel de JESUS Pereira natural da Villa de Alcobaça casado com Emerenciana Ellena de Sta Anna, assistente na Comarca de Sam Joam de El REY, com quatro meninas e dous meninos, sendo o mais velho de todos de nove annos, q o supe pretende vir da dª comarca com a mesma sua famillia pª a sua patria, para o q. necessita de q. V. Mage lhe faça a Grassa de conceder-lhe faculde mandando-lhe passar ordem p.ª q. o Governador daquele destricto lhe nam ponha impedimto.”

Sentença favorável foi expedida aos 25-01-1765.

 

Manoel e Emerenciana seguiram morando em Conceição da Barra termo da Villa de São João del Rei onde possuíam casas e fazenda. Ele faleceu em 08-01-1780 com testamento, redigido no sitio da Ponte e Engenho aos 01-01-1780 e teve seu inventário aberto por sua mulher aos 15-01-1781 no Sitio Engenho da Barra (neste site). Entre seus bens deixou uma casa na Rua da Prata no Arraial de Nossa Senhora da Conceição da Barra.

 

Emerenciana casou segunda vez aos 19-06-1782 com Manoel Inácio Villas Boas, filho de Manoel Gomes Villas Boas e Inácia Quitéria de Almeida, com quem não teve filhos. Faleceu aos 31-12-1795, com testamento redigido em São João del Rei aos 05-08-1795, e com inventário aberto aos 03-03-1796 em Conceição da Barra por seu segundo marido. (inventário de Manoel Inácio e Testamento de Emerenciana no site de Luís Antonio Villas Boas).

Livro de Casamentos da Matriz do Pilar e Capelas Filiadas: Aos 19-6-1782, Manoel Inácio Villas Boas, filho de Manoel Gomes Villas Boas e Inacia Quitéria de Almeida, com Emerenciana Helena de Santa Ana, viúva de Manoel de Jesus Pereira, filha de Francisco Xavier de Soiza e Joana Maria da Trindade, n/b na freguesia de Ouro Preto.

 

Manoel e Emerenciana tiveram nove filhos arrolados nos inventários do casal e citados no testamento de Manoel, neste site. Duas filhas, que existiam em 1765, provavelmente morreram na infância e não constaram dos inventários dos pais.

 

1- José Joaquim Pereira com 27 anos em 1781 quando estava em Lisboa aos cuidados de seu tio Francisco Bravo de Aguiar, morador na Baixa da Ajuda na rua da Alcotina, para estudar na Universidade de Coimbra, segundo consta no testamento de Emerenciana (no site de Luís Antonio Villas Boas). Aparentemente ficou vivendo em Lisboa onde ainda estava aos 41 anos.

 

2- Manoel de Jesus Pereira, 25 anos em 1781, nomeado por seu pai segundo testamenteiro. Foi morador na Fazenda da Ponte, na Aplicação da Capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra. Aos 26-01-1784 casou com Luciana Maria de Jesus (ou da Silva), natural de Prados, filha do Capitão José Antonio da Silva e Maria Helena de Jesus, neta paterna de André João e de Maria Antonia, neta materna de João de Resende Costa e Helena Maria de Jesus (inventários do Capitão José, Maria Helena e testamento de João de Resende Costa, neste site).

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - 26-01-1784 na Ermida de N. Sra do Rosario dos Cataguases Distrito da Lagoa Dourada. Manoel de Jesus Pereira, f.l. de Manoel de Jesus Pereira e D. Emerenciana Helena de Santa Ana, n/b na freg. da vila de São João del Rei = D. Lucianna Maria da Silva, f.l. do Cap. Joze Antonio da Silva, já falecido e D. Maria Helena de Jesus, n/b freg. de Prados.

          Manoel faleceu aos 07-11-1816 na sua Fazenda Campo Lindo e onde teve seu inventário aberto por sua mulher aos 05-02-1817 (neste site). Entre seus bens uma casa na Rua da Prata, outra no Arraial das Lavras, uma ponte de madeira na Cachoeira do Rio Grande chamada Ponte Nova, partes da Fazenda Engenho da Ponte na Aplicação de Conceição da Barra havidas por herança, além da Fazenda Campo Lindo. Nesta fazenda tinha terras e criação partindo com os herdeiros de Bartolomeu Jaques Villas Boas, Francisco José Ferreira e Ana Antonia da Silva Resende, terras estas vindas por herança de Maria Elena de Jesus, viúva do Capitão José Antonio da Silva, sogros de Manoel, conforme se vê no inventário de José Antonio.

Em seu inventário foram arrolados seis filhos legítimos e um natural:

 

2-1 Manoel de Jesus Pereira, legítimo, 26 anos, solteiro em 1817. Casou aos 6-9-1819 com Maria Rita Pereira, filha de Francisco Fernandes de Lima, falecido aos 13-02-1819, e Joaquina Antonia Pereira, neta materna de Thomas Pereira da Silva e Antonia Martins Bahia (família “Manoel Martins Bahia”). O inventário de Francisco está disponível no site de Luís Antonio Villas Boas e nele consta a seguinte certidão:

Item do mesmo livro a folha 38 se acha o seguinte : Aos 06/SET/1819 na Capella de Santo Antonio filial desta Matriz, o Padre Joaquim Maximo Rodarte da Silva assistiu ao santo sacramento do matrimonio que com palavras de presente contrairam Manoel de Jesus Pereira e Maria Rita Pereira em presença das testemunhas o Capitão Joaquim Pio da Silva Tavares e o Capitão Serafim dos Anjos Vieira Machado e receberam as bençãos nupciais havendo precedido as admoestações e provisão do ordinário de que fiz este assento. O vigário Manoel da Piedade Valongo de Lacerda.

 

          Manoel faleceu no dia 13 de agosto de 1846 e Maria Rita aos 10 de Junho de 1847. O inventário de ambos foi aberto aos 10-07-1847 por seu genro José Honório da Fonseca (neste site). Deixaram uma fazenda em Campo Lindo, vizinha das terras de José Justino de Oliveira (cunhado do inventariado), Venâncio José Fernandes Lima e Manoel Afonso Leite, nas margens do Rio Grande. Manoel teve seis filhos arrolados em seu inventário, todos também filhos de Maria Rita:

 

2-1-1 Emerene Avelina de Jesus ou Emerena Umbelina de Jesus ou Emerenciana Avelina de Jesus,  aos 30-07-1847 casou com José Honório da Fonseca. Foi sepultada aos 23-10-1851 na Capela do Rosário em Lavras, sem geração.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 30-07-1847 ermida Campo Lindo. Jose Honorio da Fonseca e D. Emerenciana Avelina de Jesus; test.: Jose Justino de Oliveira e Francisco Candido de Carvalho.

 

         (inserido no inventário paterno):

Aos vinte e três de Outubro de mil oitocentos e cinquenta e um sepultou-se no Adro da Capela do Rosário de Lavras à Emerena Umbelina de Jesus mulher de José Honório da Fonseca, falecida de parto, de idade de vinte anos incompletos com todos os sacramentos e foi encomendada pelo Padre Joaquim Antonio de Resende, capelão da dita.

Vigário Firmiano José Custódio dos Santos.

2-1-2 Mecias Carolina de Jesus, batizada aos 25-12-1834 na Capela do Rosário, filial da Matriz de Santa Ana de Lavras do Funil, tendo por padrinhos Diogo Garcia de Andrade e Rita Felicia de Andrade. Casou na Capela da Ponte Nova aos 22-02-1848, em cerimônia presidida pelo Padre Luiz José de Souza e testemunhada por José Justino de Oliveira e Antonio Candido de Carvalho, com José Joaquim da Cruz, filho de Francisco José da Cruz e Francisca Maria de Jesus, neto paterno de Acácio José da Cruz e Rita Joaquina do Rosário, neto materno de Joaquim Bueno da Fonseca e de Angela Maria da Conceição. (famílias “Acácio José da Cruz” e “Martins Bahia”). Obtiveram dispensa de 3º grau de consaguinidade em linha transversal, misto de 2º. Eram parentes porque Maria Rita Pereira, mãe de Mecias Carolina era irmã de Joaquina Antonia Pereira, avó materna de José Joaquim.

Esse casamento não foi bem visto por Venâncio José Fernandes, tio de Mecias, cunhado do falecido Manoel de Jesus Pereira e irmão de Maria Rita Pereira (mulher de Manoel e mãe de Mecias). Argumentou Venâncio, que José Justino de Oliveira, casado com uma tia paterna de Mecias (ou seja, irmã de Manoel) resolveu casar a sobrinha em familia de “tocado com o mal de Lázaro” que seria hereditário e por este motivo requereu a remoção da tutela que até então José Justino exercia.

 

2-1-3 Pocidonio de Jesus Pereira, nascido aos 05-03-1837 segundo declaração de seu pai. Tratou casamento com Joaquina Maria de Jesus, filha de Venâncio José Fernandes, 2-5 abaixo.

2-1-4 Herculano Pereira de Jesus, batizado na Capela do Rosário, Freguesia de Nazaré, aos 20-4-1840, segundo depoimento de Francisco Fernandes Lima, padrinho do dito Herculano juntamente com sua mulher Maria Clara Ferreira.

2-1-5 Hipólita de Jesus Pereira, batizada aos 26-09-1841 tambem na Capela do Rosário, tendo por padrinhos José Justino de Oliveira e Emerenciana Clara de Santana. Casou com seu primo Albano de Jesus Pereira 2-5-3 abaixo.

2-1-6 Izac Pereira, batizado na capela de Santo Antonio da Ponte Nova aos 08-02-1845, segundo declaração de testemunhas. Faleceu aos 5 anos e seus irmãos se habilitaram à sua herança no inventário paterno.

 

2-2 Maria Helena de Jesus, legítima, nascida por 1802, aos 2-5-1819, na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Vila de Queluz, casou com José Tavares Coimbra, natural de Queluz, filho do Alferes Joaquim Tavares Coimbra e Rosa Francisca de Jesus.

 

2-3 José de Jesus Pereira, com 14 anos em 1817, também legítimo.

 

2-4 Luciana Maria de Jesus, filha legítima, nascida por 1804, aos 15 anos estava contratada para casar com Manoel Tavares Coimbra, irmão inteiro de José Tavares Coimbra, com o qual de fato casou no dia 03-05-1819 no mesmo lugar que sua irmã Maria Helena supra.

 

2-5 Francisca Maria de Jesus, também legítima, nascida por 1806, aos 05-09-1819, na Capela de Santo Antonio, casou com Venâncio José Fernandes, tendo por testemunhas o Capitão Silvestre José Freire e o Capitão José Antonio de Mesquita. Venâncio era irmão inteiro de Maria Rita Pereira em 2-1 supra e de Domingos Fernandes Lima, casado com Francisca Maria de São José, em “Alves Pedrosa” neste site. Venâncio  faleceu no estado de viúvo aos 18-3-1878 e teve seu inventário aberto aos 17 de junho do mesmo ano, deixando entre outros bens, terras de cultura na Fazenda Campo Lindo. Herdeiros arrolados em seu inventário (neste site):

2-5-1 José Fernandes de Jesus, casado

2-5-2 Joaquina Maria de Jesus, casada com Pocidonio de Jesus Pereira, filho de Manoel de Jesus Pereira, 2-1 acima. Em 1878 passaram uma procuração no Distrito do Rosário, em Lavras, Comarca do Sapucaí.

2-5-3 Albano José de Jesus, já falecido casado que foi com sua prima Hipólita de Jesus Pereira, 2-1-5 supra, representado no inventário paterno por seus filhos:

2-5-3-1 Emilia, casada com José Alves de Souza

2-5-3-2 Joaquim, solteiro, 19 anos

2-5-3-3 José solteiro, 17 anos, casou depois com Crescencia (?) de Jesus

2-5-4 Antonio de Jesus Pereira, casado com Maria Flausina de Nazaré, filha de Manoel Joaquim de Freitas e sua primeira esposa Flauzina Umbelina de Jesus, citada na família “Os Carvalho Duarte” Cap 3º, § 9º, neste site. Antonio teve seu inventário aberto em Nazaré aos 11-02-1818 por sua mulher (neste site). Pais de:

2-5-4-1 Maria Flausina de Freitas casada com José Felipe de Carvalho, provável filho de José Pedro de Carvalho e primeira mulher (“Carvalho Duarte” Cap 8, § 13, neste site)

2-5-4-2 Amelia Ernestina de Jesus, casada com João Batista de Carvalho

2-5-4-3 Olimpia Deolinda de Jesus, casada com José Ursinio Guimarães

2-5-4-4 Ana Flausina de Jesus, casada com Tarcisio Pedro de Alcântara

2-5-4-5 Maria Teixeira de Nazareth, casada com Hildebrando da Costa Guimarães

2-5-4-6 Antonio Santiago, casado

2-5-4-7 Messias Jesus, solteiro, maior de 21 anos.

2-5-5 Silvestre de Jesus Pereira, casado, morador no Distrito de Santo Antonio da Ponte Nova

2-5-6 Luciana, casada com Ambrósio da Silva Rios

2-5-7 Francisca, já falecida, casada que foi com Martiniano José Coelho, representada por seu filho:

2-5-7-1 José Pedro Coelho, nascido por 1858

 

2-6 Emerenciana Helena de Santana, filha legítima, com oito anos, pouco mais ou menos em 1817. Provavelmente foi a que casou com Justino José de Oliveira, tio e tutor dos filhos de Manoel de Jesus Pereira 2-1 supra, por ser casado com uma tia dos órfãos, segundo consta no inventário do mesmo Manoel.

 

2-7 Francisco de Jesus Pereira, filho natural, habilitado como herdeiro por sentença, com Auto de Libelo anexado ao inventário do pai. Nele consta que Domingas Pereira da Conceição, moça branca e “honesta” vivia com sua mãe Quitéria Ferreira da Conceição, na mesma Fazenda da Ponte onde morava Manoel de Jesus Pereira. O Capitão Manoel de Jesus “chegando a desonestar a dita moça Domingas”, montou casa para a dita na mesma fazenda onde a conservou quase em “cativeiro” e dela teve o filho Francisco. Quando estava para se casar com D. Luciana, providenciou o casamento de Domingas com Francisco Frazão de Oliveira. Francisco viveu por algum tempo em casa do pai, mas “por temer o gênio do mesmo seu pai” voltou para a casa materna.

Domingas e Francisco Frazão tiveram ao menos, q.d:

- Joaquina, batizada aos 02-07-1788:

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, batismo, aos 02-07-1788 Joaquina, f.l. Francisco Frazam e Domingas Pereira, padrinhos: Alferes Manoel Ignacio de Almeyda Villas Boas, casado e Theresa Maria Teixeira, parda solteira.

 

          Francisco casou três vezes: primeiro com Violanta Maria de Jesus, a segunda com Mariana Bernardina de Jesus e a terceira com Ana Rita de Jesus, sua inventariante. Faleceu aos 08-06-1856, com testamento lavrado aos 22-04 do mesmo ano na Fazenda Cafuá, no Distrito de Santo Antonio da Ponte Nova, Freguesia de Nazaré, onde morava. Não teve filhos dos dois últimos casamentos, porém teve do primeiro, segundo seu inventário (neste site):

2-7-1 Maria Cândida de Jesus, casada com Antonio Joaquim da Silva, inventariante do sogro

2-7-2 Ana Maria de Jesus, casada com Eleutério José Martins

2-7-3 Joaquina Maria de Jesus, casada com Francisco Inácio Lopes

2-7-4 Manoel de Jesus Pereira

 

3- Ana Claudia de São Bernardo, com vinte anos em Janeiro de 1781. Em 21 de Outubro de 1783 casou-se com José Joaquim Teixeira, filho de Manoel Teixeira Ribeiro e Maria Rosa de Toledo. Família “Francisco Felix Correa”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, 21-10-1783  - N Sra da Conceição da Barra, José Joaquim Teixeira, f de Manoel Teixeira Ribeiro e Maria Rosa de Toledo, nat de Santo Antonio da Piedade da Campanha; c.c. Anna Claudia de São Barnardo, f de Manoel de Jesus Pereira e Emerenciana E----- da Santa Anna. (RMJ)

 

4- Maria Leonor de Jesus, batizada aos 20-06-1762, tendo por padrinhos Anastácio José e sua irmã Ana Plácida.

 

5- Joaquim Pereira dos Santos, batizado em 01-01-1764. Aos 16 anos estava em Lisboa para estudar na Universidade de Coimbra, onde se formou, conforme está no testamento de sua mãe.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 01-01-1764 Joaquim, f.l. Manoel de Jesus Pereira e Emerenciana Helena de Santana, np Antonio Pereira dos Santos e Violante Maria, nm Francisco de Souza, de Guimarães e Joana do Espírito Santo, de Lisboa, padr.: Caetano da Silva e Francisca Escolastica de Santa Teresa.

 

6- Joaquina Leonor do Nascimento, batizada aos 10-02-1766. Em 09-07-1798 usando então o nome de Joaquina Maria Coitinha, casou com Antonio José Pereira, batizado em 29-10-1769, filho de Gonçalo Pereira Souto e Margarida Rodrigues de Godoy.

Casamentos - SJDRei - Capela S. Antonio do Rio das Mortes - Aos 09-07-1798, Antonio Jose Pereira, f.l. Gonçalo Pereira Souto e Margarida Rodrigues de Godois; = cc. D. Joaquina Maria Coitinha, f.l. Manoel de Jesus Pereira e D. Emerenciana Helena de Santa Anna. Nts/bts nesta freguesia.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra de Nazare aos 29-10-1769 Antonio, f.l. Gonçalo Pereira e Margarida Rodrigues, padr.: Jose da Silva e Helena Maria cc Jose Antonio Sobral.

 

7- Emerenciana Helena de Santana, batizada em 02-09-1770.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, capela N. Sra da Conceição da Barra aos 02-09-1770, Emerenciana, f.l. Manoel de Jesus Pereira e Emerenciana Helena de Santana, padr.: Cap. Bras Alves Antunes e Maria Lemes de Oliveira.

 

8- Francisco, batizado em 01-03-1772.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, capela N. Sra da Conceição da Barra aos 01-03-1772, Francisco, f.l. Manoel de Jesus Pereira e Emerenciana Helena de Santana, padr.: José, irmão do batizando e D. Joana Francisca Tavares.

 

9- Bernardo, nascido por 1777.