PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

MANOEL DA SILVA VILA FRIAS

 

 

Bartyra Sette

 

 

Manoel da Silva Vila Frias, natural da freguesia S. João Batista da Silva Escura Bispado de Viseu, era filho de Simão da Silva e Catarina da Silva. Em 1733 em S. João del Rei-MG casou com Joana Francisca Tavares, natural de S. Sebastião do Cabo-Pernambuco, filha do Capitão Jerônimo Tavares e Maria da Assunção.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas,  [inicio danificado corria o ano de 1733] nesta matriz, Manoel da Silva e D. Joana Tavares. O contraente f.l. Simão da Silva e Catarina da Silva natural e batizado na freg. de S. João Batista da Silva Escura Bispado de Viseu e a contraente f.l. do Cap. Heronymo Tavares e D. Maria da Assunção, natural e batizada na freguesia de São Sebastião do Cabo Bispado de Pernambuco.

 

Manoel e Joana tiveram os filhos batizados em São João del Rei, que encontramos:

 

1- Maria, batizada em 24-03-1737. Maria Josefa da Silva aos 28-11-1752 casou com João Soares de Bulhões, natural da freguesia da Candelaria do Rio de Janeiro, filho de Manoel Soares Gomes e Felipa de Bulhões.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 24-03-1737 Maria, f.l. [danificado] da Silva Vila Frias e D. --- Tavares, padr.: Dr. Cipriano Jose da Rocha, casado e D. Inacia da Fonseca de Madureira, solteira.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas,cap. N. Sra da Conceição aos 28-11-1752 João Soares de Bulhões, n/b na freg. N Sra da Candelaria Bispado do Rio de Janeiro, f.l. Manoel Soares Gomes e Felipa de Bulhões = cc Maria Josefa da Silva, n/b nesta freguesia, f.l. Manoel da Silva Vila Frias e Joana Francisca Tavares, test.: Padre Dr. Joaquim Jose de Mello e Padre João Mendes Pereira.

          João faleceu com testamento na cidade do Rio de Janeiro em 30-11-1762. Foi inventariado por Maria Josefa em S. João del Rei, MG no mesmo ano. Compareceram quatro filhos do casal, com outras informações na família “Felipa de Bulhões”, neste site.

Arquivo : IPHAN - São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1762 Caixa: 587

Inventariado: João Soares de Bulhões

Inventariante: Maria Josefa da Silva - viúva

Local: São João del Rei

Anotado por: Moacyr Villela

Autos aos 15-12-1762

 

Procuração passada na Cidade do Rio de Janeiro em 7 de Dezembro de 1762 pela viúva, em sua casa na Travessa da Rua da Alfândega:

Na Vila de São João Del Rei institue como procuradores a seu pai Manoel da Silva Villa Frias, a seu tio Caetano da Silva, a Francisco Martins da Silva, a Antonio Tavares da Silva Dornelas, ao Reverendo Antonio de Andrade Bezerra, aos Doutores Jose da Silveira e Souza, Diogo Moreira da Silva Rabelo, Manoel Luis de ...Lima Varela e a João Antonio da Silva.

Na Vila de São Jose aos Doutores Antonio da ( Hore?), Doutor Antonio Gomes, Doutor Manoel Caetano, Alferes Bernardo Alves da Neiva, Manoel Rodrigues Carneiro e em Vila Rica ao Coronel João Francisco Lisboa.

 

Declarou que seu marido tinha falecido na Cidade do Rio de Janeiro de onde era natural, domiciliado no Distrito da Conceição Comarca do Rio das Mortes onde tem a maior parte de seu cabedal e a viagem que fez ao Rio de Janeiro foi acidental.

Filhos Herdeiros:

- Mariana com 8 anos;

- João com 6 anos;

- Inacia com 3 anos;

- Francisco com 2 meses de idade nascido antes do falecimento de seu pai.

 

Tutor do órfãos seu avô materno Manoel da Silva Villa Frias.

Bens inventariados:

- Uma divida que deve ao casal Francisco Rodrigues Nunes no valor de 36.000 cruzados pela compra do Engenho no Distrito de Conceição da Barra;

- Muitos creditos somando o valor de 17.524.064 reis

- 16 escravos

 

Testamento escrito na Cidade do Rio de Janeiro em 8 de Novembro de 1762

Nomeia como testamenteiros pela ordem: a Mulher, seu tio Caetano da Silva em segundo lugar, em terceiro ao padre Antonio de Andrade Bezerra e em quarto lugar  a Manoel Lopes de Figueiredo.

"Sou natural deste Rio de Janeiro batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Candelaria, filho legitimo de Manoel Soares Gomes e de sua mulher Felipa de Bulhões ja defuntos. Sou casado com Maria Josefa da Silva que se acha em minha companhia com 4 filhos de legitimo matrimônio, Mariana, Inacia, João e um recem nascido que ainda não tem nome.Declaro que vim do Rio das Mortes donde ha muitos anos tenho domicilio e la tenho quase todos o meus bens suposto que vendidos e pretendo voltar ao lugar se Deus me der vida."

"Deixo 400.000 reis para o transporte de minha mulher para as Minas".

"Tenho Duas irmãs legitimas Inacia e Maria e deixo a elas 100.000 reis e 6 doblas. Tenho mais duas meias irmãs de parte de pai a quem deixo 6 doblas a cada uma, Ursula e Maria."

"Os bens que possuo a maior parte em creditos estão com Caetano da Silva e ele tem em seu poder 16 escravos que me pertencem".

 

Certidão de óbito : Faleceu a 30 de Novembro de 1762 na Freguesia da Sé Catedral e foi sepultado na ordem de São Francisco.

 

Diz o Ten Cel. Antonio Joachim de Oliveira que pelos ----- juntos se mostra estar casado com D. Mariana Ritta de Bulhões orfã que ficou de João Soares de Bulhões (...).

Diz Mariana Ritta de Bulhões f.l. de João Soares de Bulhões e de D. Maria Josefa da Silva Tavares que ela se acha hoje casada com Antonio Joaquim de Oliveira, tenente coronel da artilharia desta praça (...).

 

Luis Jaime de Magalhães Coutinho Cardoso vigario colado na paroquial igreja de S. Jose desta cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro certifico que consta do livro que nesta dita freguesia serve de lançar os assentos e termos dos recebimentos a folha trezentos e vinte e um verso se acha um do teor seguinte: aos 01-01-1766 na igreja de S. Francisco de Paula desta cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro se receberam o Tenente Coronel do Regimento da Artilharia desta praça Antonio Joaquim de Oliveira, f.l. de Jose de Oliveira Furtado e de D. Maria Joaquina de Miranda, nat/bat na freguesia de Nossa Senhora das Merces da cidade de Lisboa; Com D. Mariana Rita de Bulhões, f.l. do Cap. João Soares de Bulhões e de D. Maria Josefa de Souza Tavares, natural e batizada na freguesia de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei.

 

Certidão de Batismo: Freguesia de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei que MARIANA, f.l. de João Soares de Bulhões e de D. Marioa Josefa da Silva Tavares, neta paterna de Manoel Soares Gomes e de D. Felipa de Bulhões e pela materna de Manoel da Silva Vila Frias e de D. Joana Francisca Tavares fora batizada na capela de N. Ssra da Conceição da Barra filial da dita matriz de S. João del Rei aos 18-05-1755 por filha dos pais acima declarados (...) 14 de 9bro de 1775

 

Requer Emancipação: Diz João Soares de Bulhões, tenente do regimento de artilharia desta praça, filho legitimo de João Soares de Bulhões, já defunto, e de D. Maria Josefa da Silva Tavares, natural das Minas do Rio das Morte4s vila de S. João del Rei, que ele tem todo a capacidade necessaria para bem administrar seus bens e reger sua pessoa (...).

 

Requer a legitima paterna: Diz Francisco Xavier de Bulhões, alferes de uma das Companhias de Cavalaria Auxiliar da cidade do Rio de Janeiro, que ele justificou sua capacidade na dita cidade por bem reger e governar sua pessoa e bens (...) se mande entregar ao mesmo suplicante a sua legitima paterna.

Na forma requerida Vila de S. João 20 de Maio de 1783.

 

Dizem o Alf. Manoel Antonio de Carvalho, por cabeça de sua mulher D. Ignacia Pulqueria de Bulhões, e o Alferes Francisco Xavier de Bulhões, filhos emancipados de João Soares de Bulhões, já falecido, que a estes se tem mandado entregar o produto de suas legitimas.

 

 

1-1 Mariana com 8 anos em 1762.

1-2 João com 6 anos;

1-3 Inacia com 3 anos;

1-4 Francisco com 2 meses de idade nascido antes do falecimento de seu pai.

 

2- Felix, batizado em 18-11-1738.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 18-11-1838 nesta paroquial de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei bat a Felix, f.l. Manoel da Silva Vila Frias e D. Joana Tavares. Padr.: Manoel Dias da Silva, solteiro.

 

3- Teresa, em janeiro de 1740.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos [--]ze de janeiro de 1740 nesta matriz. bat a Teresa, f.l. Manoel da Silva Vila Fria e D. Joana Francisca Tavares, padr.: Dr. Ouviror Geral da Comarca do Rio das Mortes Cipriano Jose da Rocha

 

4- Rita em 30-10-1743

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 30-10-1743 Rita, f.l. Manoel da Silva Vila Vila Frias e D. Joana Tavares, padr.: Padre Dr. Manoel Rosa Coutinho e Inacia Caetana de Souza, casada.

 

5- Dr. Joaquim da Silva Tavares, batizado em 19-07-1745. Aos 07-02-1780 casou com Luzia Perpétua de Moura, filha de Manoel Marinho de Moura e Maria de Assumpção Moraes. Geração na família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º § 6º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 19-07-1745 Joaquim, f.l. Manoel da Silva Vila Frias e D. Joana Francisca Tavares, padr.: Antonio Tavares da Silva, casado do Rio de Janeiro e D. Maria de Souza Delgado cc Jose da Costa Fialho, desta freguesia.

 

6- Francisco, batizado em 30-01-1747.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 30-01-1747 bat a Francisco, f.l. Manoel da Silva Vila Frias n/b na freg. de S. João Batista da Silva Escura Bispado de Biseu comarca de --gueyra filho legitimo de Simião da Silva e de Catarina Andre da Silva; e de D, Joana Francisca Tavares natural de Pernambuco da freguesia de São João(sic) do Cabo, filha legitima do Cap. Jeronimo Tavares e Maria da Assunção. Padr.: Antonio de Freitas e não teve madrinha

 

7- José, batizado em 24-08-1749.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 24-08-1749 Jose, f.l. Manoel da Silva Vila Frias e Joana Francisca Tavares, padr.: Revdo. Dr. Jose Sobral de Souza e Inacia de Almeida.