PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MANOEL DA SILVA PACHECO

(atualizado em 13-junho-2014)

 

 

Regina Junqueira

 

 

Manoel da Silva Pacheco filho de Francisco João Pacheco e Domingas da Silva, casou aos 28-02-1728 na Capela da Batalha da Freguesia de Santo Idelfonso, PT, com Quitéria Maria de Almeida, natural de Santo Ildefonso, filha de Jacinto Fernandes de Oliveira e de Ana da Cunha.

Certidões anexadas no processo de habilitação do Padre José da Silva Pacheco

 (....) Aos 28/02/1728 nesta Capella da / Batalha (...) nesta freguesia de Santo Ildefonço [se casaram solenemente] [trecho corroído] Manoel da Silva Pacheco fi/lho legitimo de Francisco João Pacheco, e de Domingas da Silva, / natural da freguesia de Santa Maria / de Bermaim Arcebispado de Bra/ga (...) com Quitéria de Almeida filha legitima / de Jacinto Fernandes de Oliveira / e de Anna Cunha, natural da / rua de Patrão das Almas, desta freguesia (...)

 

ilegível] [trecho corroído] novembro mil / seiscentos [ilegível][trecho corroído] batizei a Manoel / filho de Francisco João Pacheco e de sua milher / Domingas da Sylva foram Padrinhos o Padre Manoel / Pereira do lugar de Perullas, e Maria Solteyra filha / de Simão Vaz do mesmo lugar da preza (...).

 

Pouco depois de casados, Manoel e Quitéria vieram para o Brasil, juntamente com os pais e as irmãs de Quitéria – Jacinta Maria de Jesus e Antonia Maria de Almeida, familia “Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado”, com mais informações sobre a família de Jacinto Fernandes de Oliveira.

Como suas irmãs, Quitéria e Manoel fixaram residência em São Gonçalo do Brumado, termo de São João Del Rei.

 

Quitéria faleceu em Janeiro e teve seu inventário aberto aos 04-08-1770 por seu marido, que por sua vez já era falecido em 1816. No inventário de Quitéria (neste site) foram arrolados sete filhos:

 

1- Manoel da Silva Pacheco, nascido por 1730, com 40 anos em 1770.

 

2- Barnabé da Silva de Oliveira, nascido por 1734.

 

3- Clara (Maria) de Almeida Silva (ou Clara Maria da Silva como citada no testamento de Antonio Ribeiro - 1774), batizada em 13-03-1737.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap.Sto Antonio aos 13-03-1737 Clara, f.l. Manoel da Silva Pacheco e Quiteria Maria de Almeida, padr.: Lic. Domingos de Souza solteiro e Jacinta Maria, casada.

          Casou com Manoel José de Souza, natural da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Vila do Porto, Ilha de Santa Maria do Bispado de Angra, filho de Manoel de Souza e Sebastiana da Costa. Manoel faleceu com testamento redigido na Fazenda da Varge, Aplicação de São Thiago Maior do Termo da Vila de São José,  aberto aos 15-02-1804. Nele declarou sua naturalidade, filiação, casamento e dois filhos, deixando legado à “Dará mais seis mil réis por esmola a Leonarda e Bárbara e Luiza, todas igualmente filhas de Clara Maria.  Em 1805 Clara morava no Arraial de S. Antonio do Amparo, Temo da Vila de São José.

 

          Clara Maria e Manoel tiveram dois filhos, segundo testamento e inventário de Manoel (neste site):

3-1 João José de Souza, nomeado primeiro testamenteiro de seu pai

3-2 Quitéria

 

4- Ana de Almeida, casada com Manoel Pereira de Mattos, natural da freguesia de S. Julião termo de Ponte de Lima Arc. de Braga filho de outro e Maria de Aguiar, da mesma freguesia.

          Moradores na fazenda do Pau Barbado falecidos antes de 1816 (testamento do Padre José). Manoel legou partes da Fazenda Pau Barbado como patrimônio de seu cunhado José da Silva Pacheco. Este em seu testamento determinou que o mesmo patrimônio voltasse para o cunhado ou, na sua falta, a seus herdeiros.

Ana e Manoel tiveram ao menos q.d:

4-1 Ana, batizada em 27-09-1762.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo aos 27-09-1762 Ana, f.l. Manoel Pereira de Mattos e Ana Almeida Silva, padr.: Marcos Magalhães e Quiteria ----.

4-2 Manoel em 17-04-1764.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Brumado aos 17-04-1764 Manoel, f.l. Manoel Pereira de Mattos, e Ana Almeida Silva, np Manoel Pereira de Mattos e Maria de Aguiar, de  S. Julião - Valença Arc. Braga, nm Manoel da Silva Pacheco e Quiteria Maria de Almeida, de Santo Ildefonso Arc. Braga, padr.: Padre Damaso Ribeiro da Silva e Clara Maria da Silva.

4-3 Floriana Maria Pereira do Sacramento. Em S. João del Rei aos 23-05-1790 na Matriz do Pilar casou com Antonio Alves Carrijo, filho de Manoel Alves Carrijo e Ana Maria da Apresentação - família “Alves Carrijo”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 23-05-1790 Capela --, Antonio Alves Carrijo, f.l. Manoel Alves Carrijo e Ana Maria da Presentação, n/b na freg. de Itaubira = cc. Floriana Maria Pereira do Sacramento, f.l. do Alferes Manoel Pereira de Mattos e Ana de Almeida e Silva, n/b nesta freguesia.

          Floriana e Antonio tiveram q.d.

4-3-1 Joaquim Alves Pereira habilitou-se à herança do tio-avô Padre José da Silva Pacheco. Aos 22-03-1829 casou com Maria Silvéria de Araujo (ou do Nascimento) batizada em Lavras aos 11-10-1807, filha de Antonio Joaquim de Azevedo e Maria Bernarda do Nascimento.

Matriz da Nova Freguesia do Bom Jesus do Campo Belo-MG (e capelas filiadas), Matriz - Aos 22-03-1829, Joaquim Alz. Per.ª., f.l. de Antonio Alz. Carrejo e Floriana Maria Pereira = Maria Silveria de Araujo, f.l. de Antonio Joaquim de Azevedo e Maria Bernarda. O contraente desta freguesia e a contraente da freguesia de Lavras.

 

Lavras, MG Igreja Santana bat 1804-1881 Lv Suplemento - aos 11-10-1807 nesta matriz bat a Maria, f.l. Antonio Joaquim de Azevedo e Maria Bernarda do Nascimento, padr.: L.º Francisco Pereira de Araujo e Ana Esmeria de Azevedo.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos - no anno de mil oito centos e nove - nesta Matriz - o Coadjutor José Francisco Morato - baptizou e poz os Santos Óleos á Maria - fl. de Antonio Joaquim de Azevedo e de D. Maria Bernarda do Nascimento - fp. o Licenciado Francisco Pereira  de Araujo e D. Anna Esméria de Azevedo - e por não achar asssento informado delle o lancei aqui para constar

 

4-4 José Marcelino Pereira da Silva guarda mor. Em Tiradentes aos 23-05-1802 casou com Josefa Maria Saraiva, filha do Cap. José Cabral Tavares e Maria Josefa Ferreira. Geração na família “Maria de Siqueira Paes” § 2º.

          Guarda mor José faleceu aos 03-10-1837 com 65 anos declarados.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, óbitos, matriz aos 03-10-1837 fal. Guarda Mor Jose Marcellino Pereira da Silva, homem branco, cc. D. Josefa Maria Saraiva, de idade de 65 anos, filho legitimo de Manoel Pereira de Mattos e D. Ana de Almeida e Silva. Foi sep. aos 04 do dito.

4-5 Guarda Mor Luiz Pereira da Silva aos 24-05-1802 casou com Batista Custódia Cabral, filha do Cap. José Cabral Tavares e Maria Josefa Ferreira. Geração na família “Maria de Siqueira Paes” § 2º.

4-6 Marcelino,batizado em

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap.Sto Antonio do Rio das Mortes aos 25-07-1769 Marcelino, f.l. Manoel Pereira de Mattos, da freg. S. Julião termo de Ponte de Lima Arc. Braga e Ana Almeida Silva, desta freguesia, np Manoel Pereira de Mattos e Maria de A---, da dita freguesia de S. Julião, nm Manoel da Silva Pacheco e Quiteria Maria de Almeida, padr.: Manoel Ferreira Godinho

4-7 Leonor Maria Pereira. Casou aos 19-06-1800 na Matriz de São João Del Rei com Luiz Alves de Moura, filho de Luiz Caetano de Moura, natural de Bastos-PT e Narcisa Alves da Conceição. Geração na família “Alves Carrijo”.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 19-06-1800 matriz, Luiz Alves de Moura, f.l. de Luiz Caetano de Moura e Narcisa Alves da Conceição; = cc. Leonor Maria Pereira, f.l. Alferes Manoel Pereira de Matos e Anna de Almeida de Souza(sic). Nts/bts nesta freguesia

B7:(duplicata) Casamentos - SJDRei, aos 19-06-1800 matriz, Luiz Alvares de Moura, f.l. de Luiz Caetano de Moura e Narcisa Alvares da Conceição; = cc. Leonor Maria Pereira, f.l. Alferes Manoel Pereira de Matos e Anna de Almeida e Silva. Nts/bts nesta freguesia

 

 

Manoel Pereira de Mattos teve mais descendentes, filhos ou netos, (provavelmente outros filhos de Floriana, pelo apelido “Alves”) que se habilitaram ao patrimônio do Padre José, arrolados em seu inventário juntamente com Joaquim acima, todos moradores em Campo Belo, termo da Vila de São Bento do Tamanduá:

4-?-1 José Alves Pereira c.c. Maria Joaquina de Jesus, filha de Francisco Correa Afonso e Ana Joaquina. Família “Antonio Correa Afonso”.

4-?-2 Angelino Alves Pereira c.c. Mariana Augusta de Santa Rita, irmã inteira de Maria Joaquina supra.

4-?-3 Isabel Alves Pereira, já falecida em 1832, c.c.José Barbosa Vilar

4-?-4 Maria Alves Pereira c.c.Manoel Joaquim de Oliveira

4-?-5 Marcelino Alves Pereira

4-?-6 Antonio Alves Pereira

 

5- Maria de Almeida e Silva, batizada em 22-04-1739, tendo por padrinhos Antonio de Figueiredo e Maria da Conceição, mulher de Pedro de Almeida de Oliveira

 

6- Tereza, batizada na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes em 30-08-1741, tendo por padrinhos Luiz Antunes de Carvalho e Agueda Josefa de (?). Não consta no inventário materno.

 

7- Joana de Almeida e Silva, batizada em 09-11-1745. Com 22 anos em 1870

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap.Sto Antonio do Rio das Mortes Pequeno aos 09-11-1745 Joana, f.l. Manoel da Silva Pacheco e Quiteria Maria de Almeida, padr.: Francisco Guimarães, solteiro e Antonia de Almeida, casada

 

8- Padre José da Silva Pacheco, batizado em 30-01-1750.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes Pequeno aos 30-01-1750 Jose, f.l. Manoel da Silva Pacheco e Quiteria Maria de Almeida, padr.: Manoel de Souza Magalhães, solteiro e Mariana filha do Alf. Antonio Ribeiro da Silva.

          Em 1777 habilitou-se em Mariana para receber as ordens sacras, em processo onde declarou sua filiação e a de seus pais bem como as respectivas certidões (processo neste site). Faleceu com testamento aberto em 1826 (neste site). Deixou por herdeiros (e testamenteiros) os filhos de Joaquim José de Santana Passos e Desidéria Maria da Silva, já falecidos em 1816:  

- Irene Maria da Silva

- Desidério Antonio de Jesus e Silva, capitão e advogado, falecido em 01-06-1851 com testamento, solteiro, deixou missas por alma do Padre José da Silva Pacheco, seu benfeitor, e por herdeiras suas irmãs Irena, Desidéria e Cecília. (inventário neste site).

- Desidéria Maria da Silva

- José Joaquim de Santa Ana Passos

- Juliana Maria da Silva

- Joaquim José de Santa Ana Passos

- Cecília Antonia de Jesus

- Francisco Antonio José dos Passos

- João Batista de Santa Ana

 

(Fontes: Livros Paroquiais da Matriz do Pilar e Testamento e Inventário do Padre José da Silva Pacheco)