PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MANOEL DA SILVA LEMES

(atualizado em 07-janeiro-2012)

 

Bartyra Sette

 

 

Tenente Manoel da Silva Lemes (ou Lemos), natural da Conceição de Figueiros Patriarcado de Lisboa, filho de Francisco de Souza Lemes e Suzana de Carvalho. Casou com Francisca de Souza Pereira, natural de Taubaté-SP (ou Ubatuba), filha de Luiz de Souza Pereira natural de Setubal-PT e Maria Rodrigues da Silva natural de Taubaté (ou Pindamonhangaba).

 

Manoel e Francisca tiveram filhos nascidos em Carrancas-MG em meados do século XVIII.

 

Encontramos nos livros paroquiais da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Carrancas:

 

1- Ana da Silva Lemes, batizada na capela de S. Gonçalo da Ibituruna aos 18-10-1753.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 18-10-1753 cap. S. Gonçalo da Ibituruna, Ana, f.l. Manoel da Silva Lemes n. da freg. da Conceição de Figueiros Arc. de Lisboa e Francisca de Souza Pereira n. Taubate Bispado de S. Paulo, np Francisco de Souza Lemes e Suzana de Carvalho nts e moradores da dita freguesia de Figueiros, nm Luiz de Souza Pereira n. de Setubal e Maria Rodrigues da Silva n. de Taubate Bispado de S. Paulo, padr.: Guarda Mor Diogo Bueno de Afonseca e Maria de Goes, viuva, todos moradores e fregueses desta freguesia.

          Casou aos 06-09-1773 com Miguel Pires da Silva, filho do Sargento Mor Salvador Pires Monteiro e Margarida Ribeira de Escobar. Geração na familia “Salvador Pires Monteiro”.

B7: casamentos) Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 06-09-1773 Miguel Pires da Silva, f.l. Sarg. Mor Salvador Pires Monteiro e D. Margarida Ribeira de Escobar, n/b na freg. da Piedade bispado de S. Paulo; = cc.  Ana da Silva Lemes, f.l. Manoel da Silva Lemos e Francisca de Souza Pereira, n/b nesta freguesia.

 

2- Manoel da Silva Lemes, batizado em 02-05-1755. Casou aos 25-10-1775 com Josefa de Carvalho (ou Gonçalves) de Almeida filha de Domingos Gonçalves de Carvalho e Izabel de Almeida, neta paterna de Nicolao Carvalho e Maria Gonçalves, neta materna de Pedro de Almeida de Oliveira e Maria da Conceição, familia “Pedro de Almeida de Oliveira”

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 02-05-1755 cap. de S. Ana, Manoel, f.l. Manoel da Silva Lemos n. da freg. de N. Sra da Coneição da Figueiros Patriarcado de Lisboa e Francisca de Souza Pereira n. de Obatuba Bispado de S. Paulo, np Francisco Gomes da Silva e Suzana de Carvalho moradores na dita freguesia de N. Sra da Conceição de Figueiras, materno de Luiz de Souza Pereira n. do Reconcavo da Bahia e Maria Rodrigues da Silva n. de Pindamonhangaba Bispado de S. Paulo, padr.: Manoel Francisco Xavier e Feliciana de Afonseca, todos moradores desta.

 

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-10-1775 Manoel da Silva Lemes, f.l. Manoel da Silva Lemos e Francisca de Souza Pereira; = cc. Josefa de Carvalho de Almeida, f.l. Domingos Gonçalves de Carvalho e Izabel de Almeida. Ambos nts/bts nesta freg.

 

          Manoel faleceu aos 12-06-1819 com inventario aberto pela viúva um ano depois na Fazenda Corrego de Santana, da aplicação do Senhor Bom Jesus dos Perdões, termo da vila de São Jose. Herdaram filhos e netos do casal:

2-1 Antonio Gomes da Silva Lemos, casado.

2-2 Silvestre da Silva Lemos, casado. Em 1829 estava “sobrecarregado com oito filhos

2-3 Custódia, já falecida, casada que foi com Antonio Barbosa da Costa, nomedo para tutor dos cunhados dementes. Recusando-se a assumir a responsabilidade teve prisão decretada e “fugiu e se não sabe para donde”. Custódia foi representada pelo filho:

2-3-1- João, 9 anos. Aos 18 anos morava com o pai.

2-4 Madalena casada com José Vicente, morador em Campanha.

2-5 Laureano da Silva Lemos, casado

2-6 Ana, solteira, 23 anos. Casou depois com Martinho Pereira.

2-7 Custodio, solteiro, demente, 20 anos. Faleceu antes de 1829 e herdou a viúva sua mãe.

2-8 Felizarda, solteira, demente, 12 anos. Em 1829 vivia com sua mãe.

2-9 Elias, solteiro, demente, 11 anos, também vivia com sua mãe.

 

3- José Carlos da Silva Lemes, casou aos 10-08-1779 com Luiza Taveira de Jesus, filha de Manoel de Siqueira e Rita da Conceição. Outras informações sobre os irmãos de Luiza em Aportes à Genealogia Paulistana “Maria Jorge”

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-05-1758 cap. Sta Ana, Jose n. aos 15, f.l. Manoel da Silva Lemos n. freg. N. Sra da Conceição das Figueiras Patriarcado de Lisboa e Francisca de Souza Pereira n. da vila de Ubatuba Bispado de S. Paulo, padr.: Francisco Gonçalves Ladim e Manoel do Monte Gato, solteiros e todos moradores desta freguesia.

 

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 10-08-1779 José Carlos da Silva Lemes, n/b nesta freg. das Carrancas, f.l. Manoel da Silva Lemes e Francisca de Souza; = cc. Luísa Taveira de Jesus, f.l. Manoel de Siqueira e Rita da Conceição, n/b na freg. dos Prados deste bispado de Mariana e todos fregueses desta. Test.: Francisco Jorge da Silva, Flavio Antonio de Moraes e Inacio Xavier Bueno.

 

4- Maria, nasceu aos 02-01-1771 e recebeu os óleos aos 07 de março do mesmo ano.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 07-03-1771 sub conditione por ter sido batizada em casa por necessidade no dia em que nasceu que foi aos 02-01, Maria, f.l. Manoel da Silva Lemes e Francisca de Souza Pereira.

 

5- Joaquim da Silva Lemes, em S. João del Rei aos 08-03-1791, casou com Josefa Rosa de Jesus, exposta.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas - aos 08-03-1791 nesta matriz de S. João del Rei e testemunhas o Furriel Luiz Antonio da Silva Rodarte, o Ajudante Luiz Manoel de Souza e Almeida, Salvador Paes dos Passos, e Francisco Xavier da Cruz. Joaquim da Silva Lemes, f.l. Ten. Manoel da Silva Lemes e Francisca de Souza Pereira, n/b na freguesia das Lavras = cc Josefa Rosa de Jesus, exposta em casa do Capitão Francisco Rodrigues, n/b nesta freguesia.