PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MANOEL DA COSTA VALLE

Aportes à Genealogia Paulistana

SL. 3º, 50, 4-3 Maria do Rosario Pedroso, casada com Manoel da Costa.

(atualizado em 21-janeiro-2013)

 

 

 

Colaboração de: Moacyr Urbano Villela

 

 

Manoel da Costa Valle, natural da freguesia de Balazar Arc. de Braga, filho de Antonio da Costa e Maria Martins. Casou com Maria do Rosario Pedrosa de Moraes, natural de Guaratinguetá-SP e foram povoadores de Lavras do Funil, onde tiveram ao menos, q.d:

 

1- Maria Francisca de Moraes, natural de Lavras do Funil, em 1775 requereu dispensa do “Impedimento em 3º grau de consanguinidade misto com segundo” para casar,como casou aos 29-11-1777 em Carrancas-MG, com Domingos de Bastos Antunes, natural de Guaratinguetá-SP, filho de Maria Barbosa de Lima e Antonio de Bastos Antunes.

Igreja Sant'Ana (Lavras, Minas Gerais) - Casamentos - 1775 - dizem os oradores Dom.os de Bastos Antunes e Maria Francisca de Moraes, ele n/b na vila de Guaratingueta Bispado de S.Paulo e esta n/b na freguesia de Lavras do Funil Com. do Rio das Mortes - Dispensa do Impedimento em 3º grau de consanguinidade misto com segundo:

- que Maria Barboza de Lima e Anna Barboza de Lima são irmãs e que de Maria Barboza de Lima procedeu Dom.os de Bastos o orador;

- que de Anna Barboza de Lima procedeu Maria Rozr.º Pedroza e desta Maria Francisca de Moraes - a oradora -

 

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-11-1777, os contraentes parentes por consanguinidade de segundo grau misto com o terceiro do que foram dispensados, Domingos de Bastos Antunes, f.l. Antonio de Bastos Antunes e Maria Barbosa de Lima, n/b na freg. Sto Antonio da vila de Guaratingueta bispado de S.Paulo; = cc. Maria Francisca de Moraes, f.l. Manoel da Costa Valle e Maria Pedrosa de Moraes, n/b na freg. da Borda do Campo deste bispado e fregueses desta.

 

Domingos não consta na GP no rol dos filhos de Maria Barbosa Lima:

SL. 3, 52, 3-5 Maria Barbosa de Lima em 1755 era viúva de Antônio de Bastos Antunes, natural de Portugal. Teve q. d:

4-1 Antonio de Bastos Antunes

4-2 Maria Antunes

4-3 José de Bastos Antunes

4-4 Gaspar de Bastos Antunes

4-5 Anna Maria de Jesus

4-6 Branca Maria,

 

          Maria Francisca casou aos 11-09-1788 em segundas com Jerônimo de Oliveira Carneiro, filho de Francisco Mendes Carneiro e Josefa Maria. Faleceu em 24-12-1789.

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 11-09-1788 nesta paroquial, Jeronimo de Oliveira Carneiro, f.l. Francisco Mendes Carneiro e Josefa Maria, n/b na freg. Congonhas do Campo; = cc. Maria Francisca de Moraes, f.l. Manoel da Costa Valle e Maria do Rosario Pedrosa, viúva de Domingos de Bastos Antunes, moradora em Lavras.

 

Lavras, MG aos 24-12-1789 faleceu Maria Francisca de Moraes casada com Jeronimo de Oliveira Carneiro, foi sepultada dentro desta matriz.

 

 

Maria e Domingos tiveram, q.d.:

1-1 Luiz de Bastos Antunes, natural de Lavras do Funil. Na matriz de S. João del Rei aos 14-01-1810 casou com Izabel Maria, filha do Tenente José Maria de Moura e Genoveva Maria de Oliveira

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 14-01-1810 na Ermida de S. Bernardo do Maccaia, f. matriz de S. João del Rei, Luiz de Bastos Antunes, f.l. de Domingos de Bastos Antunes e Maria Francisca de Moraes; = Izabel Maria, f.l. do Tenente Jose Maria de Moura e Genoveva Maria de Oliveira. Nts/bts nesta.

1-2 Maria Angélica de Moraes casou em primeiras aos 02-08-1797 com Miguel Dias de Moura, irmão inteiro de Izabel Maria supra. Segunda vez, aos 28-05-1813, com Frutuoso José da Silva, filho de Pedro da Silva de Gouvea e Perpétua Maria de Oliveira. Geração deste matrimonio na família “José de Gouvea”.

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil,  matriz aos 02-08-1797 Miguel Dias de Moira, f.l. de Joze Maria de Moira e Genoveva Maria de Oliveira; = cc. Maria Angelica de Moraes, f.l. de Domingos de Bastos Antunes e Maria Francisca de Moraes.

 

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 28-05-1813 matriz, Frutuoso Jose da Silva, f.l. Pedro da Silva de Gouvea e Perpetua Maria de Oliveira, n/b Capela do Garambeo, filial de Barbacena e morador nesta, de idade 26 anos; = cc. Maria Angelica de Moraes, f.l. Domingos de Bastos Antunes e Maria Francisca de Moraes, viuvo por falecimento de Miguel Dias de Moura.

 

          Maria Angélica e Miguel Dias tiveram, pelo menos, os filhos:

1-2-1 Miguel Dias de Moura, solteiro com 22 anos em 1831, vivia em Bom Sucesso com a mãe e o padrasto.

1-2-2 Venancio Dias de Moura, com 20 anos em 1831.

1-2-3 Marcelino Dias de Moura, solteiro com 17 anos em 1831.

 

1-3 José de Bastos Antunes aos 15-10-1806 em Lavras-MG casou com sua prima Bernarda Inácia do Rosário, filha do Alferes Manoel Joaquim da Costa e Antonia Violante do Espírito Santo, neta paterna Manoel da Costa Valle e Maria do Rosário Pedroso, neta materna de Francisco Inácio Botelho e Maria Theresa de Araújo Botelho. Família “Francisco Inácio Botelho”.

Pesquisa realizada por Luis Antonio Villas Bôas no dia 27/MAR/2003 no microfilme 1285469, item 2, livro s/n de casamentos de Lavras (1793-1839 desordenado, faltando anos) onde à folha 59 consta : "Aos 15 de outubro de 1806 nesta Matriz .... matrimônio de JOSÉ DE BASTOS ANTUNES filho legítimo de DOM.os DE BASTOS ANTUNES e MARIA FRANCISCA DE MORAES e BERNARDA IGN.ca DO RASARIO filha legítima do Alferes MANOEL JOAQUIM COSTA e IGNACIA DO ROSARIO. Foram testemunhas MANOEL  (ilegivel) SOARES e Capitão JOSE de (ilegivel).

 

2- Manoel Joaquim da Costa Valle, nasceu aos 18-11-1754 e foi batizado na capela das Lavras em 19-02-1755.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-02-1755 cap. das Lavras, Manoel n. aos 18-11-1754, f.l. Manoel d Costa Valle n. da freg. de Balazar Arc. Braga e D. Maria do Rosario, não disse de donde era natural (na entrelinha - Guaratingueta), np Antonio da Costa e Maria Martins nts da dita freguesia de Balazar, nm Belxior(sic) Pedroso de Moraes n. S. Paulo e Ana Barbosa de Lima n. de Guaratingueta, padr.: Manoel Francisco Boeno e D. Maria Pedrosa Aranha por pp desta a Domingos Rodrigues de Afonseca.

          Casou três vezes. Primeira vez, aos 20-06-1787, com Antonia Violante do Espírito Santo, filha de Francisco Inácio Botelho, natural da Vila da Covilha, batizado na Freguesia de São Thiago Bispado da Guarda de Portugal e Maria Teresa de Araújo Meneses, natural da Campanha-MG, neta paterna de Francisco José Botelho e de Theresa Maria Joana, neta materna de Domingos Gonçalves Vianna e Branca Theresa de Toledo (inventário de Francisco Inácio neste site e SL. 5º, 448, 4-4)

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 20-06-1787 nesta paroquia, Manoel Joaquim da Costa Valle, f.l. Manoel da Costa Valle e Maria Pedrosa de Moraes; = cc. Antonia Violante do Spirito Santo, f.l. Francisco Ignacio Botelho e D. Maria Theresa de Araujo Meneses. Nts. desta freguesia

 

          Antonia Violante faleceu 20-09-1790 e foi inventariada em 1791. Manoel Joaquim segunda vez, aos 21-01-1793, casou com Mariana de Souza Monteiro, filha de André Martins Ferreira e Maria de Souza Monteiro

SJDRei, aos 21-01-1793 Capela S. Gonçalo da Ibituruna, Manoel Joaquim da Costa, f.l. Manoel da Costa Valle e Maria do Rozario Pedrosa e Moraes, viúvo de Antonia Violante do Espirito Santo; = cc. Mariana de Souza Monteiro, f.l. Andre Martins Ferreira e Maria de Souza Monteiro, n/b nesta freguesia.

 

          Mariana de Souza faleceu aos 26-12-1818 e foi inventariada no ano seguinte. Manoel, terceira vez, casou com Mariana Vitória de Moraes. Em 1831 moravam em São João Nepomuceno, ele com 74 anos e Mariana Vitória com 50:

Censo 1831 São João Nepomuceno de Lavras, fogo 19

MANOEL JOAQUIM DA COSTA, chefe do fogo, branco, 74, casado

MARIANNA VICTORIA, cônjuge, branco, 50, casado

BERNARDINO JOAQUIM DA COSTA, dependente, branco, 30, solteiro

JOAQUIM DA COSTA MONTEIRO, dependente, branco, 18, solteiro

 

Mariana Vitória natural de Lavras, viúva em primeiras núpcias de José Manoel de Oliveira, era filha de Pedro Gonçalves da Silva e Maria da Conceição e Moraes, casados em Carrancas-MG em 19-01-1768, neta paterna do Sargento Mor Inácio Gonçalves da Silva e Maria da Silva, neta materna de João Pedroso de Moraes e Ana Barbosa de Lima (SL. 3º, 50, 4-8 e Genealogia Guaratinguetaense; Pe. Adalberto Ortmann: AGL nº 4; 1952, fls. 371, Tn93:)

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-01-1768 cap. do Rosario, Pedro Gonçalves da Silva, n. freg. S. João del Rei, f.l. Sarg. Mor Inacio Gonçalves da Silva e D. Maria da Silva; = cc Maria da Conceição e Moraes, n. freg. Guaratingueta bispado de S. Paulo, f.l. Cap. João Pedroso de Moraes e D. Ana Barbosa de [danificado].

 

          Manoel faleceu com testamento e foi inventariado em 1835. Sem geração do terceiro matrimônio deixou geração do primeiro descrita na família “Francisco Inácio Botelho”, e do segundo na família “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” Cap. 1º § 9º.

 

          Mariana Vitória faleceu aos 05-05-1860 em Nepomuceno onde era moradora, e foi inventariada em 1861 (inventário neste site). Sem geração de ambos os matrimônios deixou legados a diversos sobrinhos e sobrinhos netos e como herdeiros os enteados do segundo matrimônio de Manoel.

Irmãos de Mariana citados em seu testamento:

- Polidoro, pai de Maria e Mariana, legatárias da tia Mariana.

- Joaquina, mãe de Joana e Antonia, idem.

- Rosa, mãe de Mariana que era mãe de Maria e Ana, as três ultimas legatárias de Mariana.

 

José Manoel de Oliveira, primeiro marido de Mariana Vitória, foi casado três vezes. Era natural da freguesia de S. Salvador Bispado do Porto, filho de Manoel de Oliveira e Ana Maria do Rosário. Casou primeira vez em Lavras aos 28-04-1770 com Maria Jerônima Marques, natural de S. João del Rei, filha de Manoel Marques da Cunha e Helena Marques. Segunda vez, também em Lavras, com Brigida Antonia da Silva inventariada em 1807. Terceira vez com Mariana Vitória sua inventariante.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-04-1770 José Manuel de Oliveira, n/b na freg. de S. Salvador da Lavra Bispado do Porto, f.l. Manoel de Oliveira e Ana Maria do Rosario; = cc. D. Maria Jerônima Marques, n/b na freg. do Pilar da vila de S. João del Rei, f.l. Manoel Marques da Cunha e D. Helena Marques. Test.: Alf. Francisco Alves Landim e João Francisco do Valle.

 

          Segundo testamento e inventário de José Manoel (neste site) teve geração dos dois primeiros matrimônios:

Com Maria Jerônima, dois filhos:

I- José Joaquim Marques, batizado em 20-04-1771, casou com Ana Joaquina do Espirito Santo.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 20-04-1771 matriz, Jose, f.l. Jose Manoel de Oliveira e Maria Jeronima Marques, padr.: Cap. Francisco Alves Landim e D. Brites da Costa, viuva.

         Pais de, pelo menos:

I-1 Graciana, legatária do avô paterno.

II- Ana Felícia de Oliveira aos 11-06-1791 casou com Furriel Uriel Jonas de Toledo exposto em casa do Revdo. João Gomes Salgado.,

Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 11-06-1791 nesta matriz, Uriel Jonnas de Tolledo, exposto em casa do Revdo. João Gomes Salgado; = cc. Anna Felicia de Oliveira, f.l. do Cap. Jose Manuel de Oliveira e D. Maria Jeronima Marques. Nts/bts nesta.

Pais de, pelo menos:

II-1 Leodora, legatária do avô paterno. Leodora Candida Miquelina de Oliveira aos 21-02-1814 casou com André Ferreira Ribeiro, filho de José Ferreira Ribeiro falecido em 22-08-1809 e sua segunda mulher Ana Espindola do Rosário, falecida em 16-05-1796 (inventários com subsidios, neste site).

Sta Ana das Lavras do Funil, MG aos 21-02-1814 matriz, Andre Ferr.ª Ribeiro, f.l. de J.e Ferr.ª Ribr.° e Anna de Espindola; = cc. Leodora Candida Miquelina de Oliveira, f.l. de Uriel Jonas de Toledo e Anna Felicia de Oliveira. Nts/bts nesta.

II-2 Jonas, batizado em agosto de 1799.

Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplemento no mes de agosto de 1799 bat a Jonas, f.l. Uriel Jonas de Toledo e Ana Felicia de Oliveira, foram padr.: Jose Joaquim Marques e D. Brigida Antonia da Silva.

II-3 Eduardo, batizado em 24-02-1803.

Lavras, MG Igreja Santana aos 24-02-1803 nesta bat a Eduardo, f.l. Furriel Uriel Jonas de Toledo e Felicia de Oliveira, padr.:Cap. Jose Joaquim Teixeira e  D. Ana Clara.

II-4 Marciano Herculano de Oliveira, batizado em 29-09-1806 e falecido em 20-02-1836.

Lavras, MG Igreja Santana aos 29-09-1806 nesta matriz bat a Marciano, f.l.  Furriel Uriel Jonas de Toledo e D. Felicia de Oliveira, padr.: Ten. Manoel Antonio Teixeira e D. Joana Teodora de Landim.

 

Lavras, MG Igreja de Santa Ana Óbitos aos 20-02-1836 fal. Marciano Herculano de Oliveira, de idade 25 anos, f.l. Uruiel Jonas de Toledo e Ana Felicia. Foi sepultado no adro desta matriz

 

Com Brigida, segundo inventário de ambos (neste site), quatro filhos:

III- Alferes Flavio José de Oliveira, 16 anos em 1807. Em 1819 estava casado com Eleodora Cândida dos Serafins;

IV- Manoel José de Oliveira, 14 anos. Em 1819 estava casado com Flávia Antonia de Araújo.

V- Antonia Joaquina de Oliveira, com 12 anos em 1807. Aos 05-02-1810, casou com José Ferreira Ribeiro, filho de José Ferreira Ribeiro e sua primeira mulher Ana de Espindola do Rosário (inventário de José e Ana com subsídios, neste site).

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 05-02-1810 matrIz, Jose Ferreira Ribeiro, f.l. de Jose Ferreira Ribeiro e Anna de Espindola; = cc. Antonia Joaquina de Oliveira, f.l. do Cap. Jose Manoel de Oliveira e D. Brigida Antonia da Silva. Nts/bts nesta freguesia de Lavras.

VI- Carlos José Ribeiro, 7 anos. Aos 15-11-1819 casou com Antonia Maria de Oliveira, filha de Antonio de Pádua da Silva Leite e Ana Maria de Oliveira

inserido no inventário paterno:

Acento de casamento - livro de casamentos Lavras fl 242

-Aos 15 de novembro de 1819 na ermida do Capitão Joaquim Gonçalves desta matriz, o padre Antonio Gonçalves de licença assistiu ao matrimonio que contrairam, Carlos Jose de Oliveira, filho legitimo de Jose Manoel de Oliveira e Dona Brígida Antonia da Silva, com Dona Antonia Maria de Oliveira filha legitima de Antonio de Pádua da Silva Leite e Dona Ana Maria de Oliveira....( final rasgado)....

 

3- José, batizado em 22-02-1756.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 22-02-1756 cap. Sta Ana das Lavras, Jose n. aos 10-02, f.l. Manoel da Costa Valle n. da freg. de Valazar do Arc. Braga e Maria do Rosario Pedrosa de Moraes n. vila Guaratingueta-SP, np Antonio da Costa e Maria Martins nts e moradores da freguesia de Valazar, nm Belchior Pedroso de Moraes e Ana Barbosa de Lima nts e moradores na dita vila de Guaratingueta, padr.: Diogo Bueno de Afonseca e Lucrecia Leme de Siqueira mulher de Manoel Francisco Boeno, todos moradores desta.

 

4- Joaquim, em 16-04-1758.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 16-04-1758 cap. Sta Ana, Joaquim n. aos 01, f.l. Manoel da Costa Valle n. da freg. de Valazar Arc. Braga e D. Maria do Rosario Pedrosa n. da vila de Guaratingueta Bispado de S. Paulo, np Antonio da Costa e Maria Martins da dita freguesia de Valazar, nm João Pedroso de Moraes e Ana Barbosa de Lima nts da dita vila de Guartingueta, padr.: Cap. Bartolomeu Bueno do Prado por seu pp Manoel do Monte Gato, e Maria Jorge assistindo e tocando na pia o batizado Domigos Rodrigues da Silva seu marido,

 

5- Izabel, em 18-09-1763.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-08-1763 nasceu Izabel, f.l. Manoel da Costa Valle e Maria do Rosario Pedrosa de Moraes, batizada em 18 de setembro pelo Reverendo Padre Manoel da Sª com licença do Reverendo Vigario Manoel Martins; e lhe pos os santos oleos e foram padrinhos Jose Garcia filho do defunto Diogo Garcia, solteiro e Julia Maria mulher de Miguel Lopes da Silva, e foi batizada na capela de N. Sra do Rosario filial desta matriz.

 

6- Antonio, em 26-05-1765.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 26-05-1765 cap. Rosario, Antonio, f.l. Manoel da Costa Valle e Maria do Rosario, padr.: Luiz Dias de Almeida e s/m Luzia da Palma

 

7- Joana, em 14-11-1766.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-11-1766 cap. Rosario, Joana, f.l. Manoel da Costa Valle n. das freg. de Baladares Arc. Braga e Maria do Rosario Pedrosa n. da freg. Guaratingueta-SP, padr.: João Pedro de Bustamante e Sá por pp a Manoel Jose Vieira.

 

8- Francisco José da Costa, batizado em Carrancas aos 20-11-1767. Aaos 01-11-1790 casou com Francisca de Paula da Anunciação, filha do Tenente José Maria de Moura e Genoveva Maria de Oliveira, já citados.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 20-11-1767 cap. do Rosario, Francisco n. aos 18, f.l. Manoel da Costa Valle n. freg. Santa Maria Arc. Braga e Maria do Rosario de Moraes n. vila Guaratingueta-SP, padr.: Cap. Mor Manoel Antunes Nogueira e s/m D. Rita Luiza Vitoria por pp ao Cap. Manoel Jose Vieira e Maria da Conceição

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 01-11-1790 matriz, Francisco Jose da Costa, f.l. Manoel da Costa Valle, já falecido e Maria do Rozario Pedrosa de Moraes, n/b freg. Lavras; = cc. Maria de Paula da Anunciação digo, Francisca de Paula da Anunciação, f.l. Tenente José Maria de Moura e D. Genoveva Maria de Oliveira, n/b freg. Vila de Jurucaba, digo, vila de Surocaba (?) Bispado de S. Paulo.

 

9- Ana Maria de Jesus Moraes, batizada em 23-02-1769. Aos 19-07-1784 casou com Domingos Francisco de Oliveira, filho de Domingos Francisco Leitão e Margarida Bicuda Lemes

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-02-1769 Ana n. aos 10, f.l. Manoel da Costa Valle e Maria do Rosario Pedrosa de Moraes, padr.: Revdo Padre Manoel da Silva de Jesus.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 19-07-1784 matriz S. Ana, Domingos Francisco de Oliveira, f.l. Domingos Francisco Leitão e Margarida Bicuda Lemes, n/b freg. N.Sra. da Piedade Bispado de S.Paulo; = cc. Anna Maria de Jesus Moraes, f.l. Manoel da Costa Valle e Dona Maria do Rozario Pedroza de Moraes, n/b freg. S. Barbara do Mato Dentro.