PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Manoel Vieira Ambre

(atualizado em 29-dezembro-2014)

 

Moacyr Villela

 

Manoel Vieira Ambre, natural da freguesia de N. Sra da Estrela da Ilha de S. Miguel, era filho de Manoel Ambar e Maria Vieira. Casou com Beatriz Gomes Viegas, natural da freguesia de Porto Calvo, Alagoas Bispado de Pernambuco, filha de José Alves de Crasto e Lourença Gonçalves, ambos da mesma freguesia.

Foram moradores na Campanha onde Manoel testou no arraial de Ouro Fala em 15 de Outubro de 1760 e faleceu em 24 do mesmo mês.

Declarou treze filhos de seu casal:

Arquivo: IPHAN – São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1761 Caixa: 611

Inventariado: Manoel Vieira Ambre

Inventariante: Beatriz Gomes Viegas - viúva

Local: arraial de Ouro Fala, Distrito de São Gonçalo, Freguesia de Campanha do Rio Verde

Anotado por: Moacyr Villela

Abertura do inventário em 7 de Maio de 1761 no arraial da Campanha

Faleceu com testamento em 24 de Outubro de 1760

(Obs.: o documento esta erroneamente arquivado como sendo de 1771)

Testamento:

Escrito no arraial de Ouro Fala em 15 de Outubro de 1760 ,em casas de morada do testador e assinado a seu rogo pelo genro Licenciado Antonio Pedro Correia de Melo.

Declara se natural e batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Estrela, Bispado da Cidade de Angra, filho legitimo de Manoel Ambar e Maria Vieira ja defuntos e que era casado há muitos anos com Beatriz Gomes Viegas com quem teve 13 filhos que são seus herdeiros:

Testamenteiros indicados: Em primeiro lugar a mulher, em segundo o filho Manoel e em terceiro o compadre Bento Correa de Melo.

Assina em Cruz na presença de seu cunhado Teodozio Alves de Oliveira, morador na comarca de Sabara, na presença tambem de João Rodrigues dos Anjos, do padre Antonio Jose de Figueiredo, João de Souza Lobato, Jose de Souza Lobato, Antonio Martins Leme todos moradores neste Continente com exceção do cunhado que mora em Sabara.

Aprovado em 16 de Outubro de 1760

Apresentado pelo filho Manoel Vieira Ambre no arraial da Campanha em 7 de Novembro de 1760

 

Filhos Herdeiros:

- Manoel 40 anos;

- Rita 38 anos;

- Rosa 37 anos;

- Bernardo 36 anos;

- Pedro, 35 anos;

- Julião (idade esta rasgada);

- Antonio 27 anos;

- Ana Maria 25 anos;

- Teresa 18 anos;

- Faustino(a) 16 anos;

- Catarina 15 anos;

- Micaela 13 anos;

- Narcizo 9 anos.

 

- A sua filha Rosa quando se casou com o defunto(sic) Antonio Pedro de Melo levou em dote 2 escravos e um brinco de diamantes;

- Os órfãos Julião e Antonio quando se ausentaram do casal levaram 1 escravo, 2 cavalos selados, uma farda de pano e mais roupas.

 

Entre os Bens Inventariados:

- 14 escravos;

- Um sitio com casas de vivenda e paiol cobertos de capim no caminho que vai do Ouro Fala para Santa Catarina. Confronta com João da Silveira

- Uma lavra que parte com Manoel de Souza da Silveira e Miguel de Faria Sodre;

- Lavras nas vizinhanças do arraial de São Gonçalo com 16 datas de terras minerais e aguas que parte com Bento Correa de Melo e com o Rio Sapucai.

 

1- Manoel Vieira Ambre, com 40 anos em 1761. 3º testamenteiro paterno. Testou em 01-05-1796. Solteiro, instituiu herdeiros seus cinco filhos naturais. Foi sepultado aos três do mesmo mês e ano na capela de S. Gonçalo:

Campanha, MG aos 03-05-1796 foi sepultado dentro da capela de S. Gonçalo Manoel Vieira Ambar, homem branco,solteiro, fez solene testamento.

Copia do Testamento com que faleceu Manoel Vieira Ambar:  (...) eu Manoel Vieira Ambar, f.l. de Manoel Vieira Ambar e de Beatriz Gomes Veiga, ja defuntos, natural e batizado na freguesia de Santo Antonio do Rio Acima da Comarca de Sabara donde vim para esta Campanha; que vivo de mineral, faço este meu testamento: Declaro que nunca fui casado e tenho cinco filhos naturais de mulheres livres, a saber: Manoel Vieira = Luiz Vieira = João Vieira = Juliana Vieira, viuva de Nicolao de Moraes Simoens = Marcelina Vieira cc Francisco Dutra Pereira, os quais todos os reconheço e instituo por meus legitimos herdeiros em igual parte dos meus bens que são as duas partes dos meus bens liquidos, depois de pagas asminhas dividas.

Testamenteiros em 1º a meu filho Manoel Vieira Ambar, em 2º a Jose Antonio de Almeida, em 3º ao Ten. Jose Caetano Ferreira de Sampaio.

Legados pios e encomendação de missas e o que restar de minha terça se diga tudo em missas pela minha alma.

Legados: a Isabel Vieira quatro alqueires ....; a Francisco crioulo, outros quatro alqueires de terra de cultura;a meu tio Teodosio Alves de Oliveira o sitio onde ele mora, bem entendido o capão; uma crioulinha por nome Joana, que minha irmã Catarina Vieira Ambar criou, faço a doação dela (a irmã).

(no texto) meu irmão Narciso Vieira.

Em primeiro de maio de 1796 = Manoel Vieira Ambar. E não se continha mais no dito testamento que aqui bem e fielmente copiei do proprio a que me reporto.; Campanha 12 de maio de 1796

1-1 Manoel Vieira Ambar filho natural de Luzia e Manoel Vieira Ambar, 1º testamenteiro paterno. Aos 07-07-1800 casou com Ana Inacia da Silva, batizada em 11-04-1779, filha de José da Silva Carneiro e de Inacia Maria Moreira. Com geração na Campanha.

Campanha, MG aos 07-07-1800 na capela de S. Gonçalo se receberam Manoel Vieira Ambar, f. natural de Luzia Vieira Ambar = cc Ana Ignacia da Silva, f. de Jose da Silva Carneiro e de Inacia Maria Moreira. Ambos nts e bts nesta freguesia. Test.: o Padre Francisco Mendes Ribeiro e o Padre João Machado dos Santos;

 

Campanha, MG aos 11-04-1779 bat Ana, f. de Jose da Silva Carneiro, pardo forro e Ignacia Maria Moreira, foram padrinhos Joaquim Jose Correa e Cristina Maria Moreira, e por não aparecer este assento, informado dele, o lancei aqui.

1-2 Luiz Vieira

1-3 João Vieira

1-4 Juliana Vieira Ambre, natural da Campanha, filha natural de Izabel, preta forra e do Ten. Manoel Vieira Ambre. Aos 15-11-1786 casou com Nicolau de Moraes Simões, filho natural de Mariana de Moraes, preta forra, e Domingos Simões da Fonseca.

Campanha-MG - casamentos - na ermida do Oiro filial da matriz da Campanha aos 15-11-1786 Nicolau de Moraes Simoens, f. natural de Mariana de Moraes, preta forra, e de Domingos Simoens da Fonseca, n/b na freguesia de Nazare da Caxoeira do Campo deste Bispado; = Juliana Vieira Ambre, f. natural de Izabel, preta forra, e do Ten. Manoel Vieira Ambre, n/b na freguesia da Campanha.

          Nicolau testou em S. Gonçalo aos 30-01-1795 e foi sepultado em 8 domês seguinte. Declarou dois filhos legitimos e uma natural, tida em solteiro, cujo nome não sabia:

Campanha, MG aos 08-02-1795 foi sepultado na capela de S. Gonçalo, Nicolao de Moraes Simões, casado com Juliana Vieira Amber que ficou por testamenteira.

Copia do testamento com que faleceu Nicolao de Moraes Simões: (...) eu Nicolao de Moraes Simões, filho de Domingos Simões de Afonseca e de Mariana de Moraes Sarmenta, natural da freguesia de N. Sra de Nazare da Cahoeira do Campo (...) faço este meu testamento na forma seguinte: sou casado com Juliana Vieira Ambar de cujo matrimonio temos duas filhas: Maria e Silveria, que são as minhas herdeiras e, assim mais, uma menina cujo nome ignoro que tera de idade sete para oito anos e que foi exposta em uma das casas do lugar a capela de S. Gonçalo de Bação, de uma mulher da freguesia de Itaubira que o meu testamenteiro procurara saber o nome e aonde ela se acha. Genevefa Vieira da Trindade, mulher de João de Souza oficial carpinteiro que se acham de presente moradores na Piedade do Baraujuba(?) debaixo, por esta saber não só que é minha filha a sobredita enjeitada, mas tambem aonde foi exposta, mas tambem donde existe e se he viva ou morta, e tambem sabe disso um Joaquim Jose de Santa Ana, que era boticario nesse tempo e morava com seu irmão Jose Dias junto a igreja da Itaubira; cuja menina a deixo por minha herdeira igual com as do matrimonio, pela ter em tempo de solteiro, cuja menina a minha consorte, que é a minha testamenteira, procurara trazer paa a sua companhia por ser esta a minha vontade.

Testamenteiros em 1º a minha consorte Juliana Vieira Ambar, em 2º ao Cap. Dionisio Anacleto de Affonseca Reis, em 3º ao Ten. Manoel Vieira Ambar, em 4º Manoel Vieira, o mosso.

Declara dividas, contas. Declaro que tenho contas com meu sogro Tenente Manoel Vieira Ambar (...). Remanescente da terça, metade em missas por minha alma e a outra metade em missas pela alma de meu pai e minha mãe. (...) S. Gonçao 21 de novembro de 1794.

E logo se seguia a a aprovação.

E junto ao dito testamento veio uma meia folha de papel escrita e assinada pelo testador, cujo copia é a seguinte.  Declaro que passei um credito a Pedro Machado que ele cobra como cabeça de sua mulher Josefa Maria de 160$000 rs divida falida(...) e este papel se ajuntara ao meu Testamento para que junto com o dito testamento os meus testamenteiros darão cumprimento a tudo isto Hoje S. Gonçalo 30-01-1795 Nicolao de Moraes Simões (...).

E não se continha mais cousa alguma no dito papel do testamento separado que aqui mandei copiar do proprio a que me reporto. Campanha 16-02-1795 O Vgr. Antonio de Souza Monteiro Galvão.

1-4-1 Maria

1-4-2 Silveria, batizada em 19-02-1793.

Campanha, aos 19-02-1793 na capela de S. Gonçalo bat a Silveria, f.l. do Alf. Nicolao de Moraes Simões e Juliana vieira Ambar; foram padrinhos o cap. Dionisio Anacleto da Fonseca Reis e sua mãe D. Maria do Nascimento, viuva.

1-5 Marcelina Eleodora Vieira casada com Francisco Dutra Pereira, com geração na Campanha.

 

2- Rita, com 38 anos.

3- Rosa Maria da Conceição, com 37 anos, casada com o Licenciado Antonio Pedro Correa de Mello (e Saâ), natural da cidade do Rio de Janeiro. Antonio faleceu aos 14-12-1760 em Santa Catarina-MG:

Campanha, MG Igreja Santo Antonio - aos 14-12-1760 anos faleceu sem sacramento algum por morrer de repente com tiros em Santa Catarina para o prenderem o Licenciado Antonio Pedro Correa de Mello e Saâ casado com Roza Maria, natural e batizado n a cidade do Rio de Janeiro, de idade de 50 anos pouco mais ou menos. Sepultado nesta matriz. Não se achou testamento.

Licenciado Antonio e Rosa Maria tiveram os filhos, q.d.:

3-1 Perpétua, batizada em S. João del Rei aos 03-02-1746.

São João del Rei, MG Igreja N. Sra do Pilar aos 03-02-1746 nesta matriz bat a Perpetua, f.l. Lic. Antonio Pedro Correa de Mello e Rosa Maria da Coneição, padr.: Cap. Mor Manoel Esteves da Cruz e Teresa Barbosa da Silveira mulher de Manoel Ribeiro de Souza.

3-2 Antonio, em 13-02-1748

São João del Rei, MG Igreja N. Sra do Pilar aos 13-02-1748 nesta matriz bat a Antonio, f.l. Antonio Pedro Coprrea de Mello e Rosa Maria da Conceição, moradores nesta vila. Foram padrinhos o Sarg. Mor Antonio de Moraes Sarmento e Izabel Paes de Figueiredo, mulher de Verissimo Jose Ribeiro.

 

4- Bernardo, com 36 anos em 1761.

5- Pedro, com 35 anos.

6- Julião Ambar solteiro em 1760 quando apadrinhou Maria, filha natural de Cipriana Pedrosa.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-06-1760 cap. S. Gonçalo, Maria, f. natural de Cipriana Pedrosa viuva que ficou de Lourenço da Cunha, padr.: Julião Ambar, solteiro filho de Manoel Vieira Ambar, e Joana de Oliveira, solteira filha de Domingos de Oliveira.

 

7- Antonio, com 27 anos em 1761. Antonio Custodio Vieira Ambar testou em julho de 1796 e foi sepultado aos 15-07-1797 na capela de S. Gonçalo. Solteiro, instituiu por herdeiro seu filho natural:

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 15-07-1797 foi encomendado e sepultado dentro da capela de S. Gonçalo Antonio Custodio Vieira Ambar. Fez seu solene testamento.

Copia do testamento com que faleceu Antonio Custodio Vieira Ambar: Eu Antonio Vieira Ambar (...) faço o meu testamento da forma seguinte: sou natural da freguesia dos Raposos deste bispado, f.l. de Manoel Vieira Ambar e de Beatriz Gomes Viegas, ambos falecidos. Sempre vive no estado de solteiro e tenho um filho por nome Antonio Rodrigues da Cunha que instituo por meu herdeiro.

Testamenteiros em 1º lugar a Feliz Bonifacio de Soisa, em 2º lugar a meu irmão Narcizo Vieira Ambar, em 3º lugar a Francisco Dutra Pereira.

Encomenda missas. No texto: meu falecido irmão Manoel Vieira Ambar. O remanescente da minha terça deixo a meu herdeiro.

(...) -- de julho de 1796 Antonio Custodio Vieira Ambar - segue-se a aprovação

7-1 Antonio Rodrigues da Cunha, filho natural.

 

8- Ana Maria da Conceição, com 25 anos em 1761, natural da freguesia de Raposos Bispado de Mariana. Casou com Inácio da Rocha Machado natural da freguesia do Rabo de Peixe Bispado de Angra, filho de Manoel da Rocha Machado e Maria Josefa dos Anjos.

          Pais de, q.d.:

8-1 Antonio, batizado em Campanha aos 18-12-1767.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 18-12-1767 cap. S. Gonçalo, Antonio, f.l. Inacio da Rocha n. freg. Rabo de Peixe Bispado de Angra e Ana Maria da Conceição n. freg. dos Raposos deste bispado, np Manoel da Rocha Machado e Maria Josefa dos Anjos, maternos Manoel Vieira Ambar, falecido e Beatriz Gomes Viegas. Padr.: Manoel Vieira Ambar e s/mãe Beatriz Gomes Viegas.

8-2 Maria em 20-08-1769.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-08-1769 cap. S. Gonçalo, Maria de oito dias, f.l. Inacio da Rocha n. da Ilha Terceira Bispado de Angra e Ana Maria n./b nos Raposos deste bispado, np Manoel da Rocha e Maria Josefa, maternos Manoel Vieira Ambre e Breatriz Gomes, padr.: Pedro Jose e Teresa Maria, solteiros.

8-3 Francisca Maria de Jesus, batizada aos 13-10-1771. Em 13-09-1786 casou com Cap. Antonio Luiz Pinto, natural de S. Miguel de Queirão do Bispado de Vizeu, filho de Domingos Antonio e Maria Francisca.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-10-1771 cap. S. Gonçalo, Francisca, f.l. Inacio da Rocha e Ana Maria da Conceição, padr.: Custodio Vieira.

 

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 13-09-1786 Antonio Luiz Pinto, f.l. de Domingos Antonio e de Maria Francisca, n/b na freguesia de S. Miguel de Queirão do Bispado de Vizeu; = Francisca Maria de Jesus, f.l. de Inacio da Rocha Machado e Anna Maria de Jesus, n/b nesta freguesia.

8-3-1 Antonio Luiz Pinto, batizado em Campanha em 27-06-1787. Dispensados do impedimento “por afinidade espiritual”, casou com Ana Umbelina de Noronha, viúva do Capitão Antonio Lopes de Faria Pinto e filha de Domiciano José Monteiro de Noronha e Mariana Justina de Meirelles. Geração na família “.Meirelles Freire”.

 

9- João Vieira, falecido em 10-05-1756 aos 20 anos. Não é citado no testamento paterno.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 10-05-1756 faleceu João Vieira, solteiro de idade 20 anos, repentinamente de um tiro; f.l. Manoel Vieira Ambar e Brites Gomes moradores nesta freguesia. Sep. capela S. Gonçalo.

10- Teresa, com 18 anos em 1761.

11- Faustino(a), com 16 anos.

12- Catarina, com 15 anos. Catarina Vieira Ambar legatária do irmão Manoel.

13- Micaela, com 13 anos.

14- Marcela, batizada em 23-07-1749. Não é citada no inventário paterno.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-07-1749 Marcela, f.l. Manoel Vieira Ambre n. da freg. N. Sra da Estrela da Ilha de S. Miguel bispado de Angra e Beatriz Gomes n. da freg. de Porto Calvo do bispado de Pernambuco, padr.: Bento Correa de Mello, e Maria Caetana de Sa mulher de Domingos de Araujo.

15- Narcizo, batizado em 25-02-1752. Com nove anos em 1761. Narcizo Vieira Ambre aparentemente casou duas vezes. Em Campanha aos 07-10-1783, viuvo de Ana Pascoa da Ressurreição, casou com Margarida Teodora Pimentel, filha de José Rodrigues Pimentel e Izabel da Fonseca, natural da freguesia de Mogi Mirim Bispado de S.Paulo.

Campanha-MG - casamentos - aos 07-10-1783 cap. S. Gonçalo. Narcizo Vieira Ambre, viuvo que ficou de s/m Anna Pascoa da Ressurreição; com Margarida Teodora Pimentel, f.l. de Jose Rodrigues Pimentel e Izabel da Fonseca, n/b na freguesia de Mogi Mirim Bispado de S.Paulo.

          Margarida faleceu na Campanha em 29-12-1829, com testamento, casada segunda vez com o viúvo Furriel Antonio Bernardes Maciel, Sem geração de ambos os matrimônios; família “Sebastião da Fonseca Pinto”.