PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Manoel Ribeiro Dias

 

 

Bartyra Sette

 

Manoel Ribeiro Dias, foi batizado aos 07-01-1680 na Sé da cidade do Porto, filho de Jeronimo Ribeiro e Catarina Dias, neto paterno dos falecidos Lourenço Ribeiro e de s/m Joana da Costa, neto materno dos falecidos Antonio Mendes e de s/m Maria Dias. Jeronimo e Catarina casaram na freguesia de Sampaio da vila de Guimarães, em 20-01-1675.

 

Vindo para o Brasil, Manoel casou com Helena Machado (de Souza ou da Rocha do Canto, segundo a GP), batizada na Sé de S. Paulo em 25-02-1682, filha de André Machado e Cecilia Ferreira.

 

Manoel e Helena tiveram os filhos, q.d.:

1- Maria Ribeiro Dias

2- Francisca Xavier de Souza

3- filha, casada com Capitão João Dias Serqueira

4- Estevão Ribeiro Machado

 

1- Maria Ribeiro Dias, batizada na Parnaiba em 01-09-1703. Aos 28-07-1722 casou com Manoel Jorge da Silva, natural da freguesia de S. Mamede de Perafita Bispado do Porto, onde foi batizado aos 31-08-1698, filho de Manoel Jorge natural do lugar de Barca junto ao Convento de Moreira e de s/m Isabel Domingues da mesma freguesia de S. Mamede, tudo Bispado do Porto.

Pais de, pelo menos:

1-1 Bento Jorge da Silva, batizado na Sé de S. Paulo em 19-11-1727. Habilitou-se as ordens sacras em 1751.

ACMSP Aplicação Sacerdotal - ano 1751

Inquirição de genere 07-agosto-1753

Bento Jorge da Silva, moço do coro da Sé, natural e batizado na igreja matriz desta cidade de S. Paulo, filho legitimo de Manoel Jorge da Silva, n. da freguesia de S. Mamede de Perafita Bispado do Porto, e de Maria Ribeiro Dias, n. da vila de Parnaíba. NP de Manoel Jorge n. do lugar de Barca junto ao Convento de Moreira e de s/m Isabel Domingues da mesma freguesia de S. Mamede tudo Bispado do Porto; NM de Manoel Ribeiro Dias, n. da cidade do Porto morador que foi na Rua das Con--gostas batizado na Sé da dita cidade e s/m Helena Machada n. desta cidade.

Inquirições de genere - Bispado do Porto para o Bispado de São Paulo:

Certidão de batismo do pai do habilitando: Freguesia de S. Mamede de Perafita comarca da Maia Bispado do Porto - em os 31-agosto-698 anos bat a Manoel, f.l. de Manoel Jorge e de s/m Izabel Domingues, do lugar do Montadouro desta freguesia de S. Mamede de Perafita; foram padrinhos Manoel, solteiro, filho de Maria Jorge, viuva, e Mariana moça solteira, filha do mesmo Manoel Jorge, todos do maesmo lugar e freguesia.

- Recebimento dos avós paternos: aos 25-março-689 se receberam Izabel Domingues, filha de Domingos Gonçalves, viúvo do Cabo do Mundo = com Manoel Jorge, morador no lugar de Montadouro, todos desta freguesia de S. Mamede de Perafita. Testemunhas Domingos Gonçalves e Pedro Gonçalves do lugar de Cabo.

- Batismo dos avós paternos: Manoel, filho de Pantaleão Antonio e de s/m Maria Antonia, do lugar de Gandarella, nasceu aos oito dias do mes de outubro de 1694(sic) e foi batizado aos treze do dito mes, foram padrinhos Simão de Souza, da freguesia de Barreiros e Teresa, solteira, filha de Manoel de Gamboa, da cidade do Porto.

-batismo da avó paterna: Izabel, filha de Domingos Gonçalves e s/m Maria Gonçalves, do Cabo do Mundo, foi batizada em 14 de 8bro de 663, foram padrinhos Manoel João e Madalena, solteira, cunhada e irmã do dito Domingos Gonçalves.

Inquirição de Genere - Bispado de S. Paulo: Testemunhas

Certidões:

- Sé de S. Paulo: aos 19-novembro-1727 bat a Bento, f. de Manoel Jorge da Silva e de s/m Maria Ribeira Dias, foram padrinhos Luiz Ribeiro Dias e Francisca Xavier de Souza.

- em os 25-fevereiro-682 bat a Elena, f. de Andre Machado e de Cecilia Frª, foram padrinhos Manoel Gomes de Sa e Catarina de Madureira. S. Paulo 25-junho-1753

- Santa Ana da Parnaiba:

- ao 01-setembro-1703 bat a Maria, f. de Manoel Ribeiro Dias e de s/m Elena Machada, foram padrinhos Pedro da Rocha do Canto e Catarina Cortes.

- aos 28-julho-1722 nesta matriz e testemunhas Cipriano Ribeiro e Ignez Dias Garcia se receberam Manoel Jorge da Silva, n. de S. Mamede Bispado do Porto, f. de Manoel Jorge, ja defunto e de s/m Izabel Domingues = com Maria Ribeira, n. desta vila, f. de Manoel Ribeiro, ja defunto, e de s/m Elena Machada.

- não se encontrou o assento de casamento de Manoel Ribeiro Dias com Elena Machado. Parnaiba 29-junho-1753

 

Freguesia de Sampaio da vila de Guimarães

- aos 20-janeiro-1675 se receberam Hironimo Ribeiro, f.l. de Lourenço Ribeiro e de s/m Joana da Costa, ja defuntos = com Catarina Dias, f.l. de Antonio Mendes e de s/m Maria Dias, ja defuntos. Foram testemunhas o Padre Cristovão Machado, João Fernandes, Eironimo Cardoso mercador, muitas mais.

- aos 07-janeiro-1680 bat a Manoel, f. de Eironimo Ribeiro e de s/m Catarina Dias, moradores na fonte Nova,, foi padrinho Eironimo Mendes e Maria Gonçalves.

 

2- Francisca Xavier de Souza, natural da Parnaiba onde aos 22-10-1722 casou com Felix da Costa Pinto, natural da freguesia de Vila Nova do Famelicão Arc. Braga, filho de Miguel da Costa, e Vicência Correa. Foram de morada para o Rio de Janeiro.

Pais de, pelo menos:

2-1 Escolástica Maria do Bonsucesso, batizada na freguesia do Pilar do Iguaçu-RJ. Casou com Antonio Rodrigues Airão, natural da freguesia de S. Tiago de Poiares do Arc. de Braga, filho de Manoel Rodrigues do Rego e Domingas Gonçalves, naturais da mesma freguesia.

Tiveram o filho:

2-1-1 Faustino Rodrigues Airão, batizado na igreja da Candelária do Rio de Janeiro. Habilitou-se as ordens sacras.

ACMSP, Parte A, Aplicação Sacerdotal ano 1803,

Faustino Rodrigues Airão - 14-outubro-1803

Faustino Rodrigues Airão, batizado na freguesia da Candelária do Rio de Janeiro, filho de Antonio Rodrigues Airão, n/b na freguesia de S. Tiago de Poiares do Arc. de Braga e de Escolástica Maria do Bonsucesso, n/b na freguesia do Pilar do Iguaçu. NP de Manoel Rodrigues do Rego, e Domingas Gonçalves, naturais da dita freguesia de Poiares; NM de Félix da Costa Pinto, n/b na Vila Nova de Famelicão do dito arcebispado (filho de Miguel da Costa, e Vicência Correa), e Francisca Xavier de Souza, n/b na Vila Nova da Parnaiba Bispado de S. Paulo (filha de Manoel Dias Ribeiro, e Helena Machado).

 

Requisitoria do Rio de Janeiro sobre a avó materna do habilitando.

Em observancia do mandado retro, informando-me das pessoas mais antigas desta freguesia de Sta Ana da Parnaiba a respeito de geração do habilitando Faustino Rodrigues de Ayrão por parte de sua avó materna Francisca Xavier de Souza, por falta de conhecimento dela e seus pais, não achei quem me declarasse a qualidade de seu sangue.

Pelo assento de casamento desta Francisca Xavier de Souza com Felix da Costa Pinto, vendo-se na certeza dos nomes dos seus pais Manoel Dias Ribeiro e Elena Machada me disse Dona Maria da Cunha e Oliveira conhecera a dita Elena Machado, moradora na cidade de S. Paulo e mãe do Cap. Pedro da Rocha da freguesia da Cotia, e que esta dita Elena Machada era prima de sua mãe.

Tambem Manoel da Costa Santos me participou ter ouvido falar dessa Elena Machada, sogra de Manoel Jorge da Silva, do qual ouviu dizer ser cunhado Felix da Costa Pinto, que se ausentara de morada para as partes do Rio de Janeiro.

Pelos ditos, e pelo que vi do assento de Manoel Jorge da Silva com Maria Ribeiro, filha dos mesmos Manoel Dias Ribeiro e Elena Machada, venho a inferir ser esta Francisca X.er de Souza de limpo sangue e família principal da cidade de S. Paulo, por ser da familia do dito Manoel Jorge da Silva, Capitão João Dias Serqueira, genro deste, e o Capitão Pedro da Rocha, um dos principais da freguesia da Cotia e irmão da mesma Francisca X.er de Souza, como depuseram (...) Vila da Parnaiba 11-novembro-1803

 

Certidões: Vila da Parnaiba:

- aos 26-outubro-1722 nesta matriz e testemunhas Manuel Jorge e Pantaleão Pedroso e Izabel Caetana, se receberam Felix da Costa Pinto, f. de Miguel da Costa e de s/m Vicencia Correa, naturais da freguesia de S. Silvestre de Requião termo da vila de Barcelos Arc. de Braga = com Francisca Xavier de Souza, natural desta vila, f. de Manoel Dias Ribeiro, ja defunto e de Elena Machada. V. Parnaiba 11-novembro-1803

- certifico que, revendo os assentos de batizados na matriz, não achei o batismo de Francisca Xavier de Souza, f. de Manoel Dias Ribeiro e de Elena Machada. V. Parnaiba 11-novembro-1803

 

4- filha, casou com Cap. João Dias Serqueira, segundo declaração de testemunha no de genere de Faustino Rodrigues Airão: “Manoel Jorge da Silva, Capitão João Dias Serqueira, genro deste,”.

 

5- Estevão Ribeiro Machado ou Estevão Ribeiro Dias foi o primeiro marido de Maria Domingues de Figueiró (ou Maria Ribeira de Jesus ou Maria Domingues Ribeiro Figueiró de Jesus), filha de João de Mendonça e Juliana de Figueiró - família “Amaro Domingues” neste site.

          Foram filhos de Estevão e Maria:

5-1 Matheus Ribeiro de Figueiro em Santo Amaro aos 20-05-1760 casou com Antonia Dias da Rocha, filha de Antonio Dias Furtado e s/m Mecia da Rocha, nm de Daniel Dias e s/m Maria Rodrigues, nm Francisco Martins Pereira e s/m Izabel Dias da Rocha

Santo Amaro aos 20-maio-1760 nesta matriz e testemunhas Gaspar Nunes de Brito e Salvador Dias Moreira se casaram Matheus Ribeiro de Figueiro, f.l. de Estevão Ribeiro Dias e s/m Maria Domingues, np de Manoel Ribeiro Dias e de s/m Elena Machada, nm João de Mendonça e de Juliana de Figueiro = com Antonia Dias da Rocha, f. de Antonio Dias Furtado e s/m Mecia da Rocha, nm de Daniel Dias e s/m Maria Rodrigues, nm Francisco Martins Pereira e s/m Izabel Dias da Rocha.

5-2 Maria da Conceição, batizada na Sé de S. Paulo aos 18-01-1740. Com provisão de 1756 casou com Antonio Nunes de Almeida, batizado na Parnaiba em 19-11-1729, filho de Inacio Nunes Portes e de s/m Tomasia de Almeida Pimentel. Geração na família Gaspar Nunes Sarmento Cap. 5º, neste site.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1756

Antonio Nunes de Almeida e Maria da Conceição aos 08-julho-1756

Antonio Nunes de Almeida, natural/batizado e fregues da vila de Parnaiba, f. de Inacio Nunes Portes e Tomasia de Almeida Pimentel = Maria da Conceição, f.l. de Estevão Ribeiro Machado, ja defunto e de s/m Maria Ribeira de Mendonça, n/b na Sé desta cidade e fregueses da freguesia de S. Amaro.

- Sé: aos 18-janeiro-1740 bat a Maria, f.l. de Estevão Ribeiro Machado e s/m Maria Domingues de Mendonça, foram padrinhos João Rodrigues e s/m Maria Leite da Silva, moradores nesta cidade.

- Parnaiba: aos 19-novembro-1729 bat a Antonio, f.l. de Inacio Nunes Portes e de s/m Tomasia de Almeida, foram padrinhos Cap. Mor desta vila Jose Bicudo e sua cunhada Ana Maria Nunes mulher de Miguel Bicuydo, todos fregueses e moradores desta dita vila de Parnaiba; hoje fazem nove dias que o dito inocente nasceu.

5-3 Escolastica Ribeira Dias, batizada na Sé em 31-10-1741. Em Santo Amaro aos 18-02-1765 casou com Miguel de Godoy Pires, batizado em 30-09-1735, filho de de Miguel de Godoy Leme e de Catarina Pires da Richa, neto paterno de Baltazar Velho de Godoy e Francisca Leme, nmaterno de Francisco Martins Pereira e Izabel Pires da Rocha. Geração em SL. 6º, 48, 4-3.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1765

Miguel de Godoy Pìres e Escolastica Ribeira Dias 08-fevereiro-1765

Miguel de Godoy Pìres, f. de Miguel de Godoy Leme e de s/m Catarina Pires da Roxa = Escolastica Ribeira Dias, f. de Estevão Ribeiro Dias, ja defunto e de s/m Maria Ribeira d Jesus. O contraente n. da freguesia de S. Amaro e a contraente da cidade de S. Paulo, todos fregueses de Santo Amaro.

- aos 31-outubro-1741 bat na igreja dos Pinheiros a Escolastica, f.l. de Estevão Ribeiro Machado e de s/m Maria de Jesus, foram padrinhos Ignacio Vieira Antunes e Escolastica Ribeira da Silva, ambos casados e moradores nesta cidade.

- aos 30-setembro-1735 bat Miguel, f.l. de Miguel de Godoy e s/m Catarina Martins, foram padrinhos Antonio Alvares da Rocha, casado e Clara Maria mulher de Guilherme Gomes de Carvalho, moradores nesta freguesia. S. Amaro 07-fevereiro-1765

 

Santo Amaro aos 18-fevereiro-1765 nesta igreja de S. Amaro e testemunhas Bernardo de Godoy Leme e Hieronimo Dias Ribeiro se receberam Miguel de Godoy Pires, f. de Miguel de Godoy Leme e de Catarina Pires da Richa, neto paterno de Baltazar Velho de Godoy e Francisca Leme, nmaterno de Francisco Martins Pereira e Izabel Pires da Rocha = com Escolastica Ribeira, f. de Estevão /Ri9beiro e de s/m Maria Ribeira, npaterna de Manoel Ribeiro Dias e Elena Machada, neta materna de João de Mendonça e Juliana de Figueiro.

 

5-4 Jeronimo Dias Ribeiro, batizado na Sé aos 10-10-1743, casou várias vezes. Primeira vez aos 26-10-1761 casou com Gracia Pereira da Cunha (mudou o nome na crisma para Ursula Maria de Jesus), batizada em 10-01-1741 em S. Amaro, filha de Antonio da Cunha Bicudo e de s/m Maria Pereira da Cunha, neta paterna de Sebastião Felix Bicudo e de s/m Maria de Açucena de Siqueira ou da Cunha (e não Izabel Leme como citada na GP), neta materna de José Pereira Ebanos e de s/m Joana da Cunha (ou Fernandes) - família “Sebastião Bicudo de Mendonça”, neste site.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1761

Autos de Casamento Jeronimo Ribeiro Dias e Gracia Pereira da Cunha 06-outubro-1761

Jeronimo Ribeiro Dias, f.l. de Estevão Ribeiro Dias, ja defunto e de s/m Maria Domingues = com Gracia Pereira da Cunha, f.l. de Antonio Bicudo guarino, ja defunto, e de s/m Maria Pereira da Cunha. O contraente natural da cidade de S. Paulo e ambos fregueses desta freguesia de Santo Amaro.

- aos 10-janeiro-1741 bat a Gracia, f.l. de Antonio Bicudo Garino e de s/m Maria Pereira da Cunha, padrinhos Antonio Domingues de Pontes, filho solteiro de Calisto Dias, e Esperança Machada, filha solteira de Gracia Paes, viuva, moradores nesta freguesia. S. Amaro 05-outubro-761

- Sé: aos 10-outubro-1743 bat a Hyeronimo, f.l. de Estevão Ribeiro Machado e de s/m Maria Ribeira de Jesus, foram padrinhos Lopo do Santo Serra e Maria Ribeira Dias, ambos casados e moradores nesta cidade. S. Paulo 06-8bro-1761

 

Santo Amaro aos 26-outubro-1761 nesta igreja e testemunhas Salvador Nunes Godinho e Jose Pereira da Cunha se receberam Jeronimo Ribeiro, f.l. de Estevão Ribeiro e de s/m Maria de Mendonça, np de Manoel, Ribeiro e Elena Machada, nm de João de Mendonça e de s/m Juliana de Figueiro = com Gracia Pereira, f.l. de Antonio Bicudo e de s/m Maria Pereira da Cunha, npaterna de Sebastião Felix Bicudo e de s/m Izabel Leme, nmaterna de Jose Pereira Ebanos e de s/m Joana da Cunha todos naturais desta freguesia.

 

Santo Amaro, SP GRACIA - aos 10-janeiro-1741 bat Gracia, f.l. de Antonio da Cunha Bicudo e de s/m Maria Pereira da Cunha; foram padrinhos Antonio Domingues de Piontes, filho solteiro de Calisto Dias, e Esperança Machada, filha solteira de Gracia Paesw, viuva, moradores nestaq freguesia.

 

Casamentos de Sto Amaro-SP; 05-10-1704; José Pereira Ébanos; cc. Joana Fernandes, naturais e fregueses nesta freguesia.PP: Cap. Antonio Garcia, Miguel Ribeiro da Silva, Maria Paes, Justina do Paço.

 

          Gracia/Ursula Maria faleceu na Cotia em 05-07-1803. Em 13-02-1804, com provisão, Jeronimo casou segunda vez com Domingas de Oliveira Dorta, batizada na Cotia em 20-08-1764, filha de Salvador de Oliveira d'Horta, da vila de Parnaiba e Rita Paes de Camargo, da Cotia, neta paterna de Rafael de Oliveira Dorta e de s/m Domingas de Lima naturais da vila de Parnaiba, e neta materna de Francisco Paes e de s/m Vitoria Paes de Camargo, da Cotia.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1804 im

Jeronimo Dias Ribeiro, alferes e Domingas de Oliveira Dorta 06-fevereiro-1804

Alferes Jeronimo Dias Ribeiro, viuvo de Úrsula Maria = com Domingas de Oliveira Dorta, f.l. de Salvador de Oliveira d'Horta e Rita Paes de Camargo, ja defuntos.

- aos 20-agosto-1764 nesta matriz da freguesia da Cotia bat a Domingas, f.l. de Salvador de Oliveira d'Horta e Rita Paes de Camargo; foram padrinhos o Cap. Antonio Teixeira Lustosa e Escolastica /vitoria de Camargo, casados fregueses desta freguesia,

- aos 05-julho-1803 no bairro sobre o rio da Cotia faleceu Ursula Maria, natural da freguesia de Santo Amaro, de idade de 60 anos, sem testamento, casada com o Alferes Jeronimo Dias Ribeiro. Cotia 05-fevereiro-1804

 

Cotia, SP aos 13-fevereiro-1804 nesta igreja de N. Sra de Monserrate da Cotia e testemunhas Manoel Pedroso de Oliveira, casado e o Alf. Joaquim Pederoso, solteiro se receberam Alferes Jeronimo Dias Ribeiro, viuvo de D. Ursula Maria = com Domingas de Oliveira Dorta, desta freguesia, f.l. de Salvador de Oliveira d'Horta, da vila de Parnaiba e Rita Paes de Camargo, desta freguesia., Neta paterna de Rafael de Oliveira Dorta e de s/m Domingas de Lima nts da vila de Parnaiba deste bispado, e nmaterna de Francisco Paes e de s/m Vitoria Paes de Camargo desta freguesia.

          Domingas de Oliveira Dorta faleceu na Cotia em 17-02-1819.

Cotia, SP aos 17-fevereiro-1819 no bairro de Carapucuiba desta freguesia da Cotia faleceu Domingas de Oliveira Dorta casada com o Alferes Jeronimo Dias Ribeiro, teria cincoenta anos, natural desta freguesia; não fez testamento, foi sepultada dentro desta matriz.

          Em 21-04-1819, dispensados do impedimento de afinidade lícita em 1º grau, pela terceira vez, Jeronimo casou com Rosa Maria de Oliveira Dorta, batizada na Cotia em 31-05-1762, irmã de Domingas, e viúva de José Alves Pestana, batizado na Sé em 03-12-1742, com quem casara na Cotia em 08-07-1800 e filho de João Alves Pestana e de s/m Maria da Conceição.

Cotia, SP aos 21-abril-1819 nesta matriz dispensados no 1º grau por afinidade licita e as testemunhas Padre Jose Manoel d’Oliveira e Manoel Joaquim Gonçalves, casado se receberam em matrimônio o Alf. Jeronimo Dias Ribeiro, viuvo de Domingas de Oliveira = e Roza Maria de Oliveira, viuva de Jose Alves, todos fregueses desta freguesia.

 

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1800

Jose Alz e Rosa Maria de Oliveira Dorta 04-julho-1800

Jose Alvares, f.l. de João Alvares Pestana e Maria da Conceição, ja falecidos = Rosa de Oliveira Dorta, f.l. de Salvador de Oliveira Dorta, ja falecido e Maria Rita Paes de Camargo, fregueses da Cotia, e o contraente desta cidade.

- Sé: aos 03-dezembro-1742 bat a Jose, f.l. de João Alz Pestana e de s/m Maria da Conceição; foram padrinhos Manoel de Gusmão, casado e Ana Silveria Leite, solteira ambos moradores nesta cidade. S. Paulo 3-julho-1800

- aos 31-maio-1762 nesta matriz da freguesia da Cotia bat a Rosa, f.l. de Salvador de Oliveira Dorta e de s/m Rita Paes de Camargo, foram padrinhos Revdo Vigario Salvador de Camargo Lima e Angela Maria de Camargo, viuva fregueses desta freguesia.

 

Cotia, SP aos 08-julho-1800 nesta matriz da Cotia e testemunhas Joaquim de Miranda, casado e fregues da cidade de S. Paulo, e Jose Joaquim Vieira, solteiro filho do falecido Jose Lopes de Oliveira, tambem fregues da cidade se receberam Jose Alves Pestana, f. de João Alves Pestana e de s/m Maria da Conceição = com Rosa Maria de Oliveira Dorta, filha do falecido Salvador de Oliveira Dorta e s/m Maria Rita Paes de Camargo; o contraente fregues da Sé e a contraente desta freguesia.

 

          Rosa Maria faleceu na Cotia em 26-12-1819. Com provisão, na Parnaiba em 13-09-1820, Jerônimo então com 73 anos casou com Maria Correa da Silveira, de 18 anos, batizada na Parnaiba em 02-05-1802, filha de Salvador Correa de Barros, natural da freguesia de Araçariguama e de Izabel da Silveira Pedrosa n. da vila da Parnaiba, neta paterna de Manoel Correa de Barros e Maria de Campos, neta materna de Luiz da Silveira, de Araçariguama e Ana Ribeira Pedrosa, da Parnaiba.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1820

Alf. Jeronimo Dias Ribeiro e Maria Correa da Silveira 12-setembro-1820

Alf. Jeronimo Dias Ribeiro, n. da cidade de S. Paulo, f.l. de Estevão Ribeiro Machado e Maria Ribeira de Jesus, viuvo de Rosa Maria de Oliveira Horta sepultada nesta freguesia da Cotia onde era freguesa. = Com Maria Correa da Silveira, f.l. de Salvador Correa de Barros e de s/m Izabel da Silveira, n. e freguesa da vila da Sra Santa Ana da Parnaiba, e o contraente fregues desta mesma freguesia.

- aos 26-dezembro-1819 no bairro de Carapucuiba desta freguesia da Cotia faleceu Rosa Maria d’Oliveira casada com o Alf. Jeronimo Dias Ribeiro, teria de idade 60 anos e natural desta freguesia; não fez testamento.

- aos 02-maio-1802 nesta paroquial de Santa Ana da vila da Parnaiba bat a Maria, nascida aos 20 dias do mes de abril p.p., f. de Salvador Correa de Barros e de Izabel da Silveira Pedroso, do bairro de Curuquara, foram padrinhos Francisco Xavier de Barros, casado e Maria Vieira Pedrosa mulher de Jose Joaquim Vieira, todos desta freguesia.

 

Santana da Parnaiba aos 13-setembro-1820 nesta matriz de Santa Ana da vila da Parnaiba se receberam Alf. Jeronimo Dias Ribeiro, de idade 73 anos, natural da cidade de S. Paulo, viuvo de Rosa Maria de Oliveira Horta = com D. Maria Correa da Silveira, de idade 19 anos a pouco tendo nela entrado, natural e freguesa desta vila, moradora no bairro de Cururuquara. Ele f.l. de Estevão Ribeiro Machado e Maria Ribeira de Jesus, naturais da mesma cidade, neto paterno de Manoel Ribeiro Dias n. da ilha da Madeira, e de Elena Machada da Rocha do Canto, n. desta vila, e materno de João de Mendonça Fiqueiro e de Juliana Ribeira do Passo, todos naturais da mesma cidade. Ela filha leg. de Salvador Correa de Barros, natural da freguesia de Araçariguama e de Izabel da Silveira Pedrosa n. da vila da Parnaiba, neta paterna de Manoel Correa de Barros e Maria de Campos, neta materna de Luiz da Silveira, de Araçariguama e Ana Ribeira Pedrosa, desta vila. Test.: Revdo Coadjutor Joaquim Jose de Oliveira e Francisco Leite da Silveira, casado.

          Maria Correa da Silveira faleceu de sobre parto aos 01-10-1821 na Parnaíba. Novamente viívo, Alferes Jeronimo tirou dispensa do impedimento de consanguinidade no 3º grau misto ao 2º para se casar, como casou aos 09-04-1823 com Teresa Maria de Jesus, batizada na Sé aos 28-05-1797, filha dos falecidos Antonio Francisco da Silva e Margarida de Oliveira. Foi o quinto casamento de Jeronimo, que já estava pelos seus 75 anos.....

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1823

Alf. Jeronimo Dias Ribeiro e Teresa Maria de Jesus, da freguesia de Santa Efigenia 09-abril-1823 -

Dispensa do 3º grau misto ao 2º por consanguinidade porquanto a oradora é filha de Antonio Francisco, primo irmão do orador.

A oradora é orfã de pai e mãe e muito pobre.

Alf. Jeronimo Dias Ribeiro, viuvo de Maria Correa Pedrosa, fregues da vila da Parnaiba = com Teresa Maria de Jesus, f.l. dos falecidos Antonio Francisco da Silva Margarida Prestes de Oliveira, batizada na freguesia da Sé desta cidade e hoje freguesa desta freguesia de Santa Efigenia.

- Maria Correa da Silveira, casada = ao primeiro-8bro-1821 no bairro de cururuquara desta vila de Santa Ana da Parnaiba, na idade de 20 anos mais ou menos, de enfermidade de sobre parto, faleceu Maria Correa da Silveira, casada que era com o Alferes Jeronimo Dias Ribeiro e filha de Salvador Correa de Barros e de Izabel da Silveira Pedrosa. Sepultada dentro desta matriz no dia dois do dito mes. Parnaiba 02-abril-1823

- Sé - aos 28-maio-1797 bat na igreja dos Pinheiros a Teresa, f. de Antonio Francisco e de s/m Margarida de Oliveira, foram padrinhos o Reverendo Superior Frei Manoel da Purificação com Faculdade do Reverendissimo Dr. Governador do Bispado Paulo de Souza Rocha, e Angelica de Oliveira, solteira freguesa da Cotia, e os mais desta freguesia. S Paulo 08-abril-1823

 

SP, SP Igreja N. Sra da Conceição aos 09-abril-1823 nesta matriz, dispensados do 3º grau misto ao 2º por consdanguinidade se receberam Alferes Jeronimo Dias Ribeiro, viúvo de Maria Correa da Silveira Pedrosa, fregues da vila de Parnaiba = e Teresa Maria de Jesus, natural da Sé desta cidade e freguesa desta fregeusia, f.l. de Antonio Francisco da Silva e de Margarieda Prestes de Oliveira; de seus avos paternos e maternos nada souberam dizer. Testemunhas que assinam> Salvador de Oliveira Dorta e Vicente X.er de Miranda.

 

Jeronimo e Gracia/Ursula Maria tiveram os filhos, q.d.:

5-4-1 Angela Ribeira do Passo, batizada em Santo Amaro em 23-10-1765. Com provisão, casou na Cotia aos 26-04-1785 com Salvador Pereira de Oliveira, aí batizado em 25-03-1766, filho de Pedro Celestino de Oliveira e Luzia Pereira Domingues, neto paterno de Pedro Nolasco de Oliveira e Maria José Garcia, neto materno de Onofre Pereira da Silva e Mariana Vaz Domingues - família Agostinho de Oliveira Costa, neste site.

ACMSP - Dispensas Matrimoniais -Autos de Casamento - 21-04-1785

Com o favor de Deus quer cazar Salvador (Pereira de Oliveira) filho de Pedro Celestino de Oliveira e Luzia Perª Domingues com (Angela) Ribrª do Passo filha de Jeronimo (Dias Ribrº) e sua mulher chamada no batismo de Gracia e mudou na Chrisma para Ursula Maria de Jesus...(Ele nat de Cotia e ela de S Amaro)

im 40) Lv. batismos fls. 82 - aos 25-03-1766 nesta freguesia da Cotia bat a Salvador, f.l. de Pedro Celestino e Luzia Pereira, foram padrinhos Pedro Nolasco de Oliveira e Izabel da Cunha

Lv batismos fls 231- Aos 23-10-1765 bat Angela filha de Jeronimo Dias Ribeiro e Gracia Pereira da Cunha. Padrinhos: Savador Nunes Godinho e sua mulher Simoa Ribeiro do Passo.

 

Cotia - Aos 26-04-1785 de tarde na presença do Alferes Jose Alvares Dias e Francisco Pereira Domingues se receberam Salvador Pereira da Silva filho de Pedro Selestino e Luzia Pereira, np de Pedro Nolasco e Maria Josefa; nm de Onofre Pereira da Silva e Mariana Vaz; com Angela Ribeira do Passo filha de Jeronimo Dias Ribeiro e Ursula Maria, np de Estevão Ribeiro Maxado e Maria Ribeira, nm de Antonio Bicudo e Maria Pereira.

5-4-2 Gertrudes Ribeiro do Passo, na Cotia aos 05-11-1793, casou com Joaquim de Oliveira Prestes filho de Pedro Celestino e Luzia Pereira Domingues, supra citados, família Agostinho de Oliveira Costa, neste site.

Cotia - Aos 05-11-1793 na presença do Cap Bento dos Santos e Jose Pires de Oliveira se casaram Joaquim de Oliveira Prestes filho de filho de Pedro Selestino e Luzia Pereira Domingues e Gertrudes Ribeiro do Passo filha do Alferes Jeronimo Dias Ribeiro e Ursula Maria de Jesus.