PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

MANOEL RIBEIRO BAIÃO

 

 

Bartyra Sette

 

 

Manoel Ribeiro Baião, natural de S. João do Ovil Arc. Braga, e Joana Pedrosa de Moraes, natural de Prados-MG, foram moradores no Vale do Paraíba Paulista e no Rio Grande do Sul onde deixaram geração.

 

Faleceu Manoel com 80 anos declarados aos 15-03-1800 e foi sepultado na matriz de Rio Pardo-RS.

Rio Pardo, RS. Aos 15-03-1800 faleceu nesta freguesia do Rio Pardo Manoel Ribeiro Baião, natural do Bispado do Porto de idade de 80 anos pouco mais ou menos, casado com Joana Pedrosa de Moraes. Não fez testamento, foi sepultado dentro da matriz.

 

Tiveram os filhos, q.d.:

1- Francisca Ribeiro de Moraes

2- Jacinta Pedrosa de Moraes

3- Maria Pedrosa em 23-04-1772 madrinha, com o pai, do sobrinho Francisco 2-1: padrinhos Manoel Ribeiro Baião e s/filha Maria Pedrosa”.

4- Ana Pedrosa de Moraes

5- Izabel Maria da Conceição

6- Manoel batizado em Triunfo-RS em 13-03-1763.

Triunfo, RS. Aos 13-03-1763 na paroquia do Sr. Bom Jesus do Triunfo bat. Manoel, f.l. Manoel Ribeiro Baião natural de S. João do Ovil Arc. Braga e Joana Pedrosa natural dos Prados nas Minas Geraes.; Não soube naturalidades dos avós de uma e outra parte. Foram padrinhos A[----------------] Guimarães e Brigida Barbosa de Menezes, todos desta freguesia

7- Joaquina Ribeiro

8- Vicencia batizada em 12-03-1769.

Triunfo, RS. Aos 12-03-1769 na paroquia do Sr. Bom Jesus do Triunfo puz os santos oleos a Vicencia, que tinha sido batizada em necessidade por Vicente [----] de Souza. Filha legitima de Manoel Ribeiro Baião natural de S. João do Ovil Arc. Braga e Joana Pedrosa natural de Prados das Minas Geraes e não se soube dos nomes dos avos de uma e outra parte.

 

1- Francisca Ribeiro de Moraes, ou Francisca Pedrosa de Moraes natural de Pindamonhangaba-SP, casou duas vezes. Primeira vez aos 27-04-1762 em Triunfo, casou com o viúvo José Mendes Carneiro, natural da freguesia de Santo Antonio do Porto Judeu da Ilha Terceira Bispado de Angra, filho de Nicolao Mendes Carneiro e Brigida Machada.

Triunfo,RS aos 27-04-1762 na matriz desta paroquia do Sr. Bom Jesus do Triunfo e testemunhas Luiz Pereira da Silva (aa Luiz da Silva Pereira) e Manoel Ribeiro da Cunha. Jose Mendes Carneiro, viuvo de Maria Gertrudes = cc Francisca Ribeiro, n/b na freguesia de N. Sra do Bom Sucesso da vila de Pindamonhangaba, f.l. Manoel Ribeiro Baiam e Joana Pedrosa.

José Mendes Carneiro foi casado primeira vez, aos 24-11-1743 em Prados-MG, com Maria Gertrudes de Jesus, natural da freguesia de S. Miguel das Lages da Ilha Terceira, filha de Miguel Gonçalves de Brito e Beatriz da Assunção

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição matr aos 24-11-1743 na capela de N Sra da Lapa do Olho d'Agua e testemunhas Manoel de Moraes Coutin ho e João Homem Borba. Jose Mendes Carneiro e Maria Gertrudes de Jesus. O contraente natural e bat na freg. de Santo Antonio do Porto Judeu da Ilha Terceira Bispado de Angra, f.l. de Nicolao Mendes Carneiro e Brigida Machada. A contraente Maria Gertrudes de Jesus, f.l. Miguel Gonçalves de Brito e Beatriz da Assunção, nat/bat na freg. de S. Miguel de Lages Ilha Terceira.

         Maria Gertrudes faleceu aos 28-03-1748 e foi sepultada na Capela de N. Sra da Lapa do Olho d’Agua filial da matriz de Prados-MG.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição obitos - aos 28-03-1748 faleceu Maria Gertrudes de Jesus, mulher de Joseph Mendes Carneiro fregueses desta freguesia de N. Sra da Conceição dos Prados. É natural da Ilha Terceira da freguesia de S. Miguel das Lages Bispado de Angra, f.l. de Miguel Gonçalves de Brito e Beatriz da Assunção. Foi sepultada detnro da Capela de N. Sra da Lapa do Olho de Agoa filial desta dita matriz, Não fez testamento.

José Mendes e Maria Gertrudes tiveram os filhos, batizados em Prados-MG, q.d.:

I- Ana Maria de Jesus, batizada em 14-12-1744, casou duas vezes. Primeira vez, aos 01-09-1760 na na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada, com Manoel da Costa Affonso, natural da freguesia de N. Sra da Estrela da Ribeira Grande da ilha de S. Miguel, filho Manoel da Costa Affonso e Maria de tal. Segunda vez aos 23-06-1786 casou com Francisco Vieira da Cunha, natural do Bispado do Porto, filho de João Vieira e Agueda Moreira. Geração de ambos os matrimônios na familia Costa Afonso Cap. 2.

Prados, MG aos 14-12-1744 na Capela de N. Sra da Lapa do Olho de Agoa bat a Ana, f.l. de Jose Mendes Carneiro e Maria Gertrudes de Jesus. Foram padrinhos Jose Gonçalves de Brito, solteiro e Ignez ---, solteira todos desta freguesia.

II- Luiza em 21-12-1745.

Prados, MG aos 21-12-1745 na Capela de N. Sra da Lapa do Olho de Agoa bat a Luiza, f.l. Jose Mendes Carneiro e Gertrudes de Jesus; foram padrinhos Antonio Mendes Carneiro e Felicidade Luiza Borges, solteira, todos desta freguesia.

III- Manoel em 12-02-1747.

Prados, MG aos 12-02-1747 na Capela de N. Sra da Lapa do Olho de Agoa bat a Manoel, f.l. de Jose Mendes Carneiro e Maria Gertrudes de Jesus. Foram padrinhos Francisco Mendes Carneiro, casado da freguesia das Congonhas, e Rita Maria do Prado mulher de Agostinho Jose desta freguesia dos Prados.

 

Francisca Ribeiro de Moraes, ou Francisca Pedrosa de Moraes casou segunda vez aos 29-01-1769 com Agostinho Lemes Bonfante, natural a Piedadde-SP (atual Lorena), filho de João Batista Bonfante e Ana Lemes da Silva

Triunfo,RS aos 29-01-1769 na matriz desta paroquia do Sr. Bom Jesus do Triunfo e testemunhas Antonio Ferreira Leitão e Luiz da Silva Pereira. Agostinho Lemes Bonfante, natural da freguesia de N. Sra da Piedade Bispado de S. Paulo, f.l. João Batista Bonfante e Ana Lemes da Silva = cc Francisca Ribeiro de Moraes, viúva de seu primeiro marido Jose Mendes Carneiro, e filha leg. Manoel Ribeiro Baiam e Joana Pedroso.

Francisca e José Mendes Carneiro tiveram, pelo menos:

1-1 Josefa Pedrosa de Moraes batizada aos 30-11-1766 em Triunfo, onde aos 30-07-1785 casou com João Manoel Boleno, batizado na Sé da cidade de S. Paulo, filho de pais incognitos.

Triunfo,RS. Aos 30-11-1766 na paroquia do Sr. Bom Jesus do Triunfo bat. Josefa, f.l. Jose Mendes Carneiro natural da ilha Terceira e Francisca Pedroso natural de Pindamonhangaba, neta paterna de Nicolau Mendes e Brigida Machado naturais da ilha Terceira, neta materna Manoel Ribeiro Bayam natural de Bayam Bispado do Porto e Joana Pedroso natural das Minas Gerais. Padrinhos os mesmos avos Manoel Ribeiro Bayam e Joana Pedroso

 

Rio Pardo, RS. Aos 30-07-1785 nesta matriz de N. Sra do Rosario do Bispado do Rio de Janeiro. João Manoel Boleno, filho de pais incognitos, exposto em casa de Domingos de Cubas, n/b na Sé da cidade de S. Paulo = cc Josefa Pedrosa de Moraes, f.l. Jose Mendes Carneiro e Francisca Ribeira de Moraes, natural e batizada na freguesia do Sr. Bom Jesus do Triumfo.

 

Francisca e Agostinho Lemes Bonfante tiveram, q.d.:

1-2 Antonio batizado em 11-07-1770.

Triunfo,RS. Aos 11-07-1770 na matriz desta paroquia do Sr. Bom Jesus do Triunfo bat. Antonio, f.l. Agostinho Lemes Bonfante e Francisca Pedrosa, ele natural da freguesia da Piedade em Guaratingueta e Francisca Ribeiro natural das Minas Gerais, neto paterno de João Batista Bonfante e Ana Lemes da Silva, neto materno de Manoel Ribeiro Bayam  natural de [----] Arc. Braga e Joana Pedroso natural das Minas Gerais. Foram padrinhos o Cap. [--] Ferreira Leme e s/mulher Maria M------

1-3 Ana batizada em 21-06-1772.

Triunfo,RS. Aos 21-06-1772 na matriz desta paroquia do Sr. Bom Jesus do Triunfo bat. Ana, f.l. Agostinho Lemes Bonfante e Francisca Pedrosa, ele natural da freguesia da Piedade em Guaratingueta e Francisca Ribeiro natural das Minas Gerais, np João Batista Bonfante e Ana Lemes da Silva e nm Manoel Ribeiro Bayam natural do Arc. Braga e Joana Pedrosa natural das Minas Gerais. Padrinhos Francisco Jose de Oliveira Raposo e s/m Angela(?) Maria de Souza.

 

2 - Jacinta Pedrosa de Moraes, natural da freguesia do Facão-SP. Em Triunfo-RS aos 25-02-1770 casou com Luiz Ferreira da Costa, natural da freguesia de N. Sra da Candelaria da Ilha do Pico, filho dos falecidos Manoel Ferreira da Costa e Agueda da Rosa, naturais da ilha do Pico.

Triunfo, RS aos 25-02-1770 nesta paroquia do Sr. Bom Jesus do Triunfo Luiz Ferreira da Costa, n/b na freguesia de N. Sra da Candelaria da Ilha do Pico, f.l. Manoel Ferreira da Costa e Agueda da Rosa, já defuntos, naturais da ilha do Pico= cc Jacinta Pedrosa de Moraes, n/b na freguesia de N. Sra do Facão Bispado de S. Paulo, f.l. Manoel Ribeiro Baiam e Joana Pedrosa.

Tiveram os filhos, q.d.:

2-1 Francisco, batizado em 23-04-1772:

Triunfo, RS aos 23-04-1772 na matriz desta paroquia do Sr. Bom Jesus do Triunfo bat a Francisco, f.l. de Luiz Ferreira da Costa, n. Ilha do Pico e Jacinta Pedroso de Moraes, n. das Minas, npaterno de Manoel Ferreira da Costa e Agueda Rosa, nts da Ilha do Pico, nmaterno de Manoel Ribeiro Baião, n. de Bastos Arc. Braga e Joana Pedrosa, n. das Minas Gerais. Foram padrinhos Manoel Ribeiro Baião e s/filha Maria Pedrosa, todos desta freguesia.

2-2 Joana em 06-05-1774.

Triunfo, RS. Aos 06-05-1774 na matriz desta paroquia do Sr. Bom Jesus do Triunfo bat. Joana, f.l. Luiz Ferreira da Costa natural da Ilha do Pico e Jacinta Pedrosa de Moraes natural das minas, neta paterna de Manoel Ferreira da Costa e Agueda Rosa naturais da Ilha do Pico, neta materna de Manoel Ribeiro Bayam natural do Arc. Braga e Joana Pedroso natural das Minas Gerais. Foram padrinhos João Alvres(?) Cr-s--(?) e Joana Pedroso.

 

4 - Ana Pedrosa de Moraes, natural de Pindamonhangaba-SP. Em Triunfo aos 20-09-1762 casou com Antonio Machado de Azevedo, natural da freguesia da Ribeira Seca da Ilha de S. Jorge, filho dos falecidos José Machado, natural da mesma freguesia e de Izabel da Conceição.

Triunfo, RS aos 20-09-1762 nesta matriz e testemunhas Antonio Alves Guimarães e -------- Roque Pereira Guimarães se receberam Antonio Machado, natural da Ilha de S. Jorge, f.l. de Jose Machado e de Isabel da Conceição, já defuntos = Com Ana Pedroso, n/b na freguesia de N. Sra do Bom Sucesso da vila de Pindamonhangaba Bispado de S. Paulo, f.l. de Manoel Ribeiro Baião e de Joana Pedrosa.

          Pais de, q.d.:

4-1 Maria batizada em SAnto Amaro-RS em 25-12-1766.

Santo Amaro do Sul, RS Igreja Santo Amaro Maria - aos 25-12-1766 nesta matriz de Santo Amaro bat a Maria nascida a 12 de novembro do dito ano, f.l. de Antonio Machado de Azevedo, n. da Ilha de S. Jorge freguesia da Ribeira Seca e de s/m Ana Pedrosa, natural das Minas Gerais, neta paterna de Jose Machado, n. de S. Jorge da freguesia da Ribeira Seca e de s/m Izabel da Conceição natural da Ilha [danificado] neta materna de Manoell Ribeiro Baião, n. de Portugal e de s/m Joana Pedrosa de Moraes, n. das Minas Gerais. Foi batizada a dita menina, em casa, por Salvador Vaz -imen---, natural da vila da Laguna.

 

5 - Isabel Maria da Conceição, natural de Triunfo. Casou com Francisco Pereira da Silva, natural de Lisboa, filho de Tomas Pereira da Silva, natural de Lisboa e de Maria Siqueira de Sá natural da Ilha da Madeira. Pais de, pelomenos.

5-1 Ana batizada em 16-08-1780.

Triunfo, RS aos 16-08-1780 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Francisco Pereira da Silva, n. da cidade de Lisboa e de Izabel Maria da Conceição natural desta freguesia, neta paterna de Thomas Pereira da Silva, natural de Lisboa e de Maria Siqueira de Sá natural da Ilha da Madeira, neta materna de Manoel Ribeiro Baião, natural da cidade do Porto e de Joana Pedrosa de Moraes natural de Minas. Nasceu aos 26 de mes de Julho deste mesma ano. Foram padrinhos Manoel Ribeiro Baião e Joana Pedrosa de Moraes.

 

7- Joaquina Ribeiro batizada em Triunfo-RS aos 03-02-1766. Casou com Inácio de Oliveira Bueno, natural de Curitiba-PR, filho de João de Oliveira Bueno e de Izabel Rodrigues, naturais de Curitiba-PR.

Triunfo, RS. Aos 03-02-1766 na paroquia do Sr. Bom Jesus do Triunfo puz os santos oleos a Joaquina, batizada em necessidade por Manoel de Paiva Garrido que presente estava. Filha legitima de Manoel Ribeiro Baião natural de S. João do Ovil Arc. Braga e Joana Pedrosa natural de Prados e não se soube dos nomes dos avos de uma e outra parte.

Pais de, q.d.:

7-1 Manoel batizado em 01-01-1781.

Triunfo, RS aos 01-01-1781 nesta matriz bat a Manoel, f.l. de Ignacio de Oliveira Bueno, n. de Curitiba e de Joaquina Ribeira n. desta freguesia, npaterno de João de Oliveira Boeno n. de Curitiba e de Izabel Rois natural da mesma vila, nmaterna de Manoel Ribeiro Baião n. de S. Gonçalo de Amarante  Arc. de Braga e de Joana Poderosa de Moraes, natural da vila dos ---- Bispado de Mariana. Foram padrinhos Antonio Glz. Meirelles e Joana Poderosa de Moraes.