PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MANOEL PEREIRA DA SILVA

(atualizado em 31-outubro-2018)

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

 

 

Manoel Pereira da Silva nasceu na cidade de Lisboa onde foi batizado na Paróquia das Mercês, filho de Luiz Rodrigues da Silva e Francisca Pereira.

 

Em fins do século XVII ou primórdios do XVIII já estava em Taubaté-SP.

 

Manoel casou duas vezes. Primeiro com Joana de Aguirra ou de Aguiar, natural do Rio de Janeiro, filha de Pedro Aires de Aguiar e Catarina Correa de Lemos. Por ocasião da habilitação sacerdotal do neto José, não foram localizados os termos de batismo e casamento de Joana, mas sim o processo de banhos corrido na terra natal de Manoel:

AEAM- Processo de Habilitação Sacerdotal de José Dias de Carvalho.

[fl 40] - (...) Faço lhe a saber em como nas paróquias Igrejas /de Nossas Senhoras das Mercês, Santa Catarina, e Nossa Senhora do Alecrim desta cidade foy denunciado em três dias festivos a Estação da Missa em como queria casar Manoel pereira da  Sylva natural desta cidade (Lisboa) filho de Lu/is Rodrigues da Sylva já defunto e de  Francisca Pereira com Joan/na de Aguiar natural do Rio de Janeiro  filha de Pedro Ayres de Aguiar e Dona/ Catherina Correia de Lemos, e dados três  banhos na dita freguesia de Nossa  Senhora das Mercês donde o Contraen/te foi batizado e (...) não lhe saiu impedimento algum  para deixar de casar e contrair matri/monio (...).

 

Segunda vez Manoel casou com Teresa Tavares, natural de Taubaté, viúva primeira vez de Pedro Vieira Sarmento e segunda vez de José Teixeira de Oliveira; era filha de Vitorino de Aveiro de Paiva e Maria de Escobar - família Vitorino de Aveiro de Paiva, neste site.

 

Manoel faleceu em Barbacena aos 27-05-1764 e teve filhos dos dois leitos, povoadores que foram de Barbacena e cercanias.

B7: - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG), aos 27-05-1764 fal. Manoel Pereira da Silva casado nesta freguesia com Theresa Tavares. Sep. nesta matriz 

 

Filhos de Manoel dos quais encontramos documentos em Minas Gerais:

 

Com Joana de Aguirra

 

1- Francisca Pereira da Silva - Cap. 1º

 

2- Domingos Aires Pereira casou com Helena Ribeira, filha de Gaspar Adorno Monteiro, natural da freguesia e vila de Ilha Grande ou de S. Sebastião-SP e de Florencia Ribeiro, natural de Congonhas do Campo (ou de Carijós).

Helena casou segunda vez com Francisco Lopes Cardoso e tiveram o filho:

- Amaro batizado em 14-07-1754.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 14-07-1754 na capela de Santo Amaro bat a Amaro, f.l. de Francisco Lopes Cardoso e de Ilena Ribeira, nasceu aos sete do dito mes, foram padrinhos João da Costa Santiago morador na cidade de Mariana e Rosa Maria do Sacramento mulher de Antonio Gomes de Carvalho, Neto materno de Gaspar Adornos e Florencia Ribeira, naturais ele da ilha de S. Sebastião e ela da freguesia das Congonhas do Campo, e pelo lado paterno não souberam dizer.

Domingos e Helena foram pais de, pelo menos:

2-1 João batizado na capela de Santo Amaro em 27-06-1746.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 27-06-1746 na capela de Santo Amaro bat a João f. de Domingos Aires Pereira e de s/m Elena Ribeira, meus fregueses, np de Manoel Pereira, n. da freguesia de Santa Catarina da cidade de Lisboa e de s/m Joana de Aguirre da freguesia de S. Paulo deste bispado do Rio de Janeiro, e nmaterno de Gaspar Adorno Monteiro, n. da freguesia e vila de Ilha Grande do mesmo bispado e de s/mulher Florencia Ribeira natural desta freguesia de Carijos. Nasceu aos 19 do mesmo mes supra, foram padrinhos Jose da Costa de Oliveira e Florencia Ribeira, todos meus fregueses.

 

 

Com Tereza Tavares:

 

3- Antonio Pereira da Silva, batizado aos 16-06-1739. Aos 03-02-1762, casou com Maria da Cruz, filha natural de Simplicio Tavares de Siqueira e Agueda de Godoys, ambos descendentes da “gente da terra” ou “do cabelo corredio” como se dizia dos nossos índios e mamelucos. Agueda faleceu no estado de viúva de Simplicio aos 13-06-1766.

Batismos, Barbacena-MG - aos 16-06-1739 ANTONIO, f. de Manoel Pereira da Silva e s/m Theresa Tavares, padr.: Manoel de --- (borrado) e Maria da Luz mulher de João Delgado, todos desta freguesia.

 

Casamentos Barbacena  aos 03-02-1762, matriz, Antonio Pr.ª da S.ª, n/b nesta, f.l. de Manoel Pr.ª da S.ª e s/m Theresa Tavares; = com Maria da Crus, n/b na freguesia de N. Sra. da Conceição de Aiuruoca, filha natural de Simplicio Tavares de Siqr.ª e de Agueda de Godoys.

 

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) aos 13-06-1766 fal. Agueda de Godoes, viuva que tinha sido de Simplicio Tavares. Sepultada no adro da Cap. N. Sra. da Piedade da Cachoeira.

 

Pais de, q.d.:

3-1 Felícia, batizada aos 07-02-1765,

Batismos Barbacena - Cachoeira aos 07-02-1765 FELICIA nascida aos 04, f.l. de Antonio Pereira da Silva e s/m Maria da Cruz naturais desta freguesia; np Manoel Pereira da Siva natural da freguesia da Mexeas (?) cidade de Lisboa e Teresa Tavares natural de Taubate Bispado de S.Paulo; nm de Simplicio Tavares e s/m Agueda de Godoes, ambos do cabelo corredio.. Padr.: Mateus Ferreira da Silva, solteiro e Joanna Leme, casada.

 

4- Felicia. Batizada na Matriz de Barbacena aos 10-06-1732, onde faleceu solteira aos 19-02-1751:

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). - N.Sra. Piedade da Borda do Campo - matriz bat. 1731-1734. fls 33v, 10/06/1732 Felícia filha de Manoel Pereira da Silva e de Thereza Tavares.

 

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) aos 19-02-1751 fal. Felicia, solteira, f.l. Manoel Pereira da Silva, desta freguesia. Foi sepultada dentro da igreja matriz.

 

 

______________________________________________________________________

 

 

Cap. 1º - Francisca Pereira da Silva

(atualizado em 13-julho-2017)

 

Bartyra Sette

 

Francisca, filha de Manoel Pereira da Silva e Joana de Aguiar, foi batizada aos 19-03-1705 em Taubaté-SP, tendo por padrinhos Lorenço Henrique, e Maria Vieyra de Almeida.

 

Casou com Jacob Dias de Carvalho, natural da Freguesia de Santiago de Anhães, Arcebispado de Braga, onde foi batizado aos 29-10-1691, filho de João Dias e Madalena Pires. Os banhos de seu casamento correram no ano de 1725, conforme certidão no processo sacerdotal do filho José.

 

Foram moradores na Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, onde Francisca faleceu aos 09-09-1765 e foi inventariada no mesmo ano por Jacob.

 

Compareceram no inventário (neste site) oito filhos:

 

1- Domingos Dias de Carvalho, natural de Barbacena, casou com Maria Teresa de Jesus, filha de Pedro Teixeira Nogueira e Teresa Maria de Santo Antonio (família “Pedro Teixeira Nogueira”).

          Faleceu Domingos em 23-12-1775 deixando a viúva e filhos menores.

Barbacena, MG obitos - Aos 23-12-1775 faleceu da vida presente, de um rayo que logo lhe tirou a vida e por isso sem sacramentos, Domingos Dias de Carvalho casado nesta freguesia com Maria Teresa de Jesus de quem tem filhos menores. Foi sepultado dentro desta matriz

          Aos 30-05-1779 em Barbacena, Maria Teresa casou com Manoel Joaquim de Araujo, filho de Ambrosio Garcia Fontoura e de Ana Maria de Jesus - família “João Pereira Themudo Cap. 2º.

Barbacena, MG aos 30-05-1779 na Ermida da fazenda de Jacob Dias de Carvalho, filial desta matriz, se receberam Manoel Joaquim de Araujo, f.l. de Ambrosio Garcia Fontoura e de Ana Maria de Jesus, n/b nesta freguesia da Borda do Campo = com Maria Teresa de Jesus, viuva de Domingos Dias de Carvalho, desta freguesia. Foram testemunhas Manoel Francisco Lima e Francisco Marques Viana.

Entre os filhos de Domingos e Maria Teresa:

1-1 Ana, batizada aos 31-07-1769.

Barbacena, MG bat. - aos 31-07-1869 nesta matriz a Ana, f.l. Domingos Dias de Carvalho, n/b nesta freguesia e de Maria Teresa de Jesus, neta paterna de Jacob Dias de Carvalho e Francisca da Silva, neta materna de Pedro Teixeira e Teresa Maria de Santo Antonio. Padr.: Bento Gls. morador na vila de S. José e Joana Maria filha do dito Pedro Teixeira.

1-2 João, batizado aos 29-01-1771

B7: Batismos  Barbacena -Faria aos 29-01-1771 JOÃO, f.l. de Domingos Dias de Carvalho natural desta e Maria Theresa natural de Prados; np de Jacob Dias e de Francisca Pereira; nm de Pedro Teixeira Moreira(?) e Thereza Maria . Padr.: Pe. Teyxeira Alz.

1-3 Maria batizada em 05-11-1772.

Barbacena, MG aos 05-11-1772 nasceu Maria e foi batizada na capela de Santa Ana do Barroso aos 16 do dito mes, f.l. de Domingos Dias de Carvalho, n, desta freguesia e s/m Maria Teresa n. da freguesia dos Prados desta comarca, npaterna de Jacob Dias de Carvalho e de s/m Francisca da Silva, e materna de Pedro Teixeira Nogueira e s/m Teresa Maria de Santo Antonio. Foram padrinhos João Luiz Coelho da Garre e s/m Albina Joaquina, todos desta freguesia.

1-4 Domingos em 06-02-1775.

Barbacena, MG aos 06-02-1775 na capela da Sra da Ajuda do Faria bat a Domingos, f.l. de Domingos Dias de Carvalho e de Maria Teresa. Foram padrinhos Pedro Teixeira Nogueira e Maria Dias, viuva. Nasceu aos 29 de janeiro do dito ano.

1-3 Maria Emerenciana Esméria de Souza (tambem Maria Emerenciana de Jesus) provavelmente a batizada em 05-11-1772.

Barbacena, MG aos 05-11-1772 nasceu Maria e foi batizada na capela de Santa Ana do Barroso aos 16 do dito mes, f.l. de Domingos Dias de Carvalho, n, desta freguesia e s/m Maria Teresa n. da freguesia dos Prados desta comarca, npaterna de Jacob Dias de Carvalho e de s/m Francisca da Silva, e materna de Pedro Teixeira Nogueira e s/m Teresa Maria de Santo Antonio. Foram padrinhos João Luiz Coelho da GArre e s/m  Albina Joaquina, todos desta freguesia.

          Aos 11-11-1789 casou com Francisco Joaquim Teixeira, natural de Guarapiranga-MG, filho de Antonio Teixeira Siver e Maria de Jesus (ou das Chagas Rangel).

Barbacena, MG Igreja N Sra da Piedade aos 11-11-1789 nesta matriz Francisco Joaquim Teixeira, f.l. Antonio Teixeira Siver e Maria de Jesus, natural e nat. na freguesia de Guarapiranga = cc Maria Emerenciana Esmeria de Souza, f.l. Domingos Dias de Carvalho e Maria Teresa de Jesus, n/b nesta freguesia da Borda do Campo. Test.: Luiz Jose de Paivas e Inacio da Costa.

          Foram moradores em sua fazenda Maria Marta em Santa Rita, termo da Vila de São José, onde foi aberto o inventário de Francisco em 26-01-1827. Em seu testamento (neste site), declarou ser cunhado de João Teixeira de Carvalho e do Capitão Mariano José da Mata, casado com Maria Joaquina da Costa.

          Sem geração, Francisco deixou a mulher por herdeira e um legado para Emerenciana, filha do Capitão Mariano José da Mata e sua mulher.

 

2- Padre José Dias de Carvalho, batizado em Barbacena. Habilitou-se ao sacerdócio em Mariana em 1755. No seu “de genere” (neste site), constam as certidões que foram então localizadas sobre seus pais e avós.

          Padre José faleceu aos 28-04-1809, com testamento (neste site).

 

3- Maria Dias de Carvalho, com 33 anos em 1765. Aos 21-08-1747 casou com Matheus Homem da Costa, natural de São Sebastião da Ilha Terceira, filho de Domingos Homem e de Catarina Nogueira. Em 1765 eram assistentes no Morro do Chapéu da Freguesia de Carijós

B7: Casamentos - Barbacena - aos 21-08-1747 Matheus Homem da Costa, natural de São Sebastião da Ilha Terceira, filho de Domingos Homem e de Catarina Nogueira, com Maria Dias de Carvalho, natural desta freguesia, filha leg. de Jacob Dias de Carvalho e de Francisca Pereira.

          Matheus faleceu em Barbacena em Setembro de 1767, sem testamento “por se haver enforcado das suas mãos”. Seu inventário, neste site, foi aberto pela viúva em 16-08-1767. Compareceram onze filhos, idades pouco mais ou menos em 1767.

          Maria ditou seu testamento no sitio do Caetitu em 15-07-1819, aberto aos 30-04-1824:

Conselheiro Lafaiete, MG, Igreja Nossa Senhora da Conceição - Testamento de D. Maria Dias de Carvalho aberto aos 30-04-1824.

(...) aos 15-07-1819  neste sitio do Caetitu da Aplicação de Santa Ana freguesia e termo da vila de Queluz comarca do Rio das Mortes onde me acho (...) eu Maria Dias de Carvalho sou viuva e fui casada com Matheus Homem da Costa, falecido há muitos anos e de nosso matrimonio procederam os filhos seguintes: Domingos Dias, morador no Rio Novo da Pomba = Josefa, que faleceu, foi casada com Joaquim Jose de Gouvea e dela existem filhos os quais segundo a minha lembrança são: Manoel, Maria, e Ana já falecida mas dela ficaram filhos cujos nomes ignoro. Terceira filha Maria, que faleceu, foi casada com Domingos Henrique Pereira deixando quatro filhos Francisco, Jose, Ana, e Maria = 4º filho Matheus Homem, casado, morador na capela das Merces do Pomba = 5ª filha Margarida casada com Joaquim Tavares, morador no Rio Preto = 6º filho Jose Dias que foi casado mas suposto já morreu ele e a mulher e deixaram tres ou quatro filho sujos nome e idades ignoro = 7º Pascoa casada com Jose Alves Vieira, moradores no Pomba e ambos vivos = 8ª filha Rosa Dias que esta viuva de João Antonio Henriques = --os filhos que tive ou morreram em menor idade, ou sem herdeiros, e aos meus netos ou bisnetos que representam os falecidos nomeio e instituo herdeiros das duas partes dos meus bens.

Declaro fui filha dos falecidos Jacob Dias de Carvalho e Francisca Per----, natural da vila de Barbacena. Testamenteiros: 1º Cap. Custodio Antunes de Siqueira, 2º Antonio Antunes, seu irmão, em 3º Jacob Henriques [---]ra meu neto.

Legados pios = Legados:

- a Antonio Antunes de Siqueira 50$000 rs para partir pelas suas filhas = a m/neto e afilhado Jose, filho de Domingos Henriques 20$000rs = a Rosa, viuva do falecido Furtado, agregada do Sarg. Mor Domingos Jose de Barros quatro oitavas = Herdeira do remanescente de minha terça a Ana, minha neta, mulher de Joaquim Nunes das Neves moradores na Colmeina(?) deste termo.

[a margem] fª Francisca, mulher que foi de Jose Henrique de São Francisco, já defunta.

Declaro que os bens que possuo são, alem de umas terras no Choipoto de Guarapiranga, as que herdei de minha filha Francisca; já vendi os demais a Luciano Henriques (...) [fim da pg]

3-1 Domingos Dias, 19 anos. Solteiro em 1774, em 1778 estava casado. Em 1819 era morador no Rio Novo da Pomba

3-2 Josefa Maria da Conceição, 17 anos, casada com Joaquim José de Gouvea (ou Gama) tutor dos órfãos seus cunhados. Josefa já era falecida em 1819 deiando geração: “Manoel, Maria, e Ana já falecida mas dela ficaram filhos cujos nomes ignoro”

3-3 Bernardo, 15 anos. Em 1778 morava em casa de Francisco Antunes de Siqueira. Não é mencionado no testamento maternno.

3-4 Maria Dias de Carvalho, 15 anos. Aos 27-02-1775 na Ermida de São João Nepomuceno filial da matriz de Nossa Senhora da Conceição do Campo dos Carijós casou-se com Domingos Henriques Pereira, filho de José Henriques e de Rosa Maria de São José, neto paterno de Manoel Henriques de São Francisco e de Catarina Francisco naturais de Santa Maria de Pigeiros comarca da Feira Bispado do Porto, neto materno de Manoel Pereira Brandão e Jeronima de Pinho; família “Manoel Pereira Brandão”.

          Maria, já falecida em 1798, teve quatro filhos nomeados no testamento materno:”Francisco, Jose, Ana, e Maria”.

          Domingos Henriques em 12-06-1798 casou segunda vez com Helena Rosa do Sacramento, batizada em 13-09-1767, filha de Manoel Ferreira da Silva e Micaela Rosa da Trindade.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG) Paroquia N.Sra. da Conc. da Real  Vila de Queluz, Tomo I, fls. 21 v São João Nepomuceno do Patrimonio, 12/06/1798, Domingos Henriques Pereira, viúvo de Maria Dias de Carvalho, com Helena Roza do Sacramento, filha de Manoel Ferreira da Silva e de Michaela Roza da Trindade.

 

Conselheiro Lafaiete, MG aos 13-09-1767 na capela de Santa Ana bat a Elena nascida a dois do mesmo mes, f.l. de Manoel Ferreira da Silva e Micaela Rosa, foram padrinhos Alf. Domingos Galvão e s/m Pascoa da Ressurreição, todos desta fregusia.

3-5 Francisca Dias Pereira, batizada em 22-04-1754, com 13 anos em 1767.

Conselheiro Lafaiete (Carijós), MG aos 22-04-1754 na capela de S. Caetano, filial desta matriz, bat a Francisca, f.l. de Mateus Homem da Costa e de s/m Maria Dias de Carvalho; nasceu aos 13 dias do dito mes, foram padrinhos o Revdo Padre João Coelho Gatto de Amorim e Francisca Tavares mulher de Manoel Alves Deniz moradores nesta freguesia. Neta paterna de Domingos Homem da Costa e Catarina Nogueira, naturais da freguesia de S. Bartolomeu Bispado de Angra, e neta materna de Jacob Dias de Carvalho, n. da freguesia de Antães comarca de Valença Arc. Braga e de Francisca Pereira, n. da freg,. de Taubate bispado de S. Paulo.

          No mesmo dia 27-02-1775 na Ermida de São João Nepomuceno casou-se com José Henriques de São Francisco, também filho de José Henriques e de Rosa Maria de São José, supra citados. Francisca, já falecida em 1819, herdou sua mãe.

3-6 Matheus Homem da Costa, batizado aos 02-09-1756 na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição Campo de Carijós onde casou-se aos 11-08-1785 com Josefa Florinda da Conceição, filha de Luiz de Almeida e Pascoa Maria de Jesus, família “Manoel Pereira Brandão”.

Conselheiro Lafaiete, MG, Igreja Nossa Senhora da Conceição - Matrimônios - Aos 11-08-1785 Test.: Cap. Jose Rodrigues da Costa e Licenciado Manoel Pereira Brandão. Mateus Homem da Costa, f.l. Mateus Homem da Costa e Maria Dias = cc Josefa Florinda da Conceição, f.l. Luiz de Almeida e Pascoa Maria de Jesus. Ambos os contraentes nts e moradores nesta freguesia

Josefa faleceu em 15-01-1791 sem geração, pois a filha que teve já era falecida. Em 1819 Matheus era morador na capela das Merces do Pomba.

Conselheiro Lafaiete, MG, Igreja Nossa Senhora da Conceição obitos. Aos 15-01-1791 dentro desta matriz de N Sra da Conceição da Real Vila de Queluz foi sepultada Josefa Florinda casada com Matheus Homem da Costa de cujo matrimonio teve uma filha que faleceu e mais não tem vivo, filha de Luiz de Almeida e Pascoa Maria de Jesus e foi por mim encomendada e acompanhada. Faleceu no mesmo dia em casa do dito seu pai.

 

3-7 Thomazia ou Theodozia, batizada em 02-06-1760, com 7 anos em 1767. Faleceu aos 12-04-1771 (termo no inventário paterno).

Conselheiro Lafaiete (Carijós), MG aos 02-06-1760 na capela de S. Caetano de Paraopeba, filial desta matriz, bat a Teodosia nascida aos 20 de maio do dito ano, f.l. de Mateus Homem da Costa e s/m Maria Dias de Carvalho, np Domingos Homem da Costa e Catarina Nogueira, naturais da freguesia de S. Bartolomeu Bispado de Angra, e neta materna de Jacob Dias de Carvalho, n. da vila de Monção freguesia de Anhões comarca de Valença Arc. Braga e de Francisca Pereira, n. da freg. de Taubate bispado de S. Paulo.

3-8 Rosa Dias de Santa Gertrudes, batizada em 19-11-1762, com 6 anos em 1767.

Conselheiro Lafaiete (Carijós), MG aos 19-11-1762 na capela de S. Caetano de Paraopeba, filial desta matriz, bat a Rosa nascida aos 10 do dito mes, f.l. de Mateus Homem da Costa e s/m Maria Dias de Carvalho, foram padrinhos Francisco ----- e Tomasia Teresa Joaquina, solteira.

          Aos 25-11-1783 casou-se com João Antonio Henriques, filho de José Henriques e Rosa Maria de São José. Entre os filhos do casal:

3-8-1 Silvéria Maria do Carmo aos 05-08-1816 casou com Joaquim Pereira de Souza, filha de Lourenço Pereira e Joana Maria - fampilia “Silva Pinto” de Queluz, neste site.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). Casamentos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Real Vila de Queluz Livro de Casamentos 1795/1883, Tomo I (1795/1824) 105 Capela Nova, 05/08/1816, Joaquim Pereira de Souza, desta freguesia, filho de Lourenço Pereira e de Joanna Maria, com Silveria Maria do Carmo , também desta, filha do Capitão João Antonio Henriques e de Roza Dias de Santa Gertrudes.

3-9 José Dias de Carvalho, batizado em 04-07-1763. Em 1789 estava casado com Maria Custódia. Com geração.

Conselheiro Lafaiete (Carijós), MG aos 04-07-1763 na capela de S. Caetano de Paraopeba, filial desta matriz, bat a Jose, f.l. de Mateus Homem da Costa e s/m Maria Dias de Carvalho, np de Domingos Homem da Costa e de s/m Catarina Nogueira nts da freguesia de S. Sebastião Bispado de Angra, e nm de Jacob Dias de Carvallho, n. de Monção comarca de Valença do Minho e de s/m Francisca Pereira n, da vila de Taubate Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Jose Pinto Vieira e Maria Luiza mulher de Bernardo Homem, todos desta freguesia.

3-10 Margarida, batizada em 17-04-1765. Margarida Dias de Santa Genoveva casou-se com Joaquim Tavares da Silva. Em 1819 eram moradores no Rio Preto.

Conselheiro Lafaiete (Carijós), MG aos 17-04-1765 na capela de Santa Ana, filial desta matriz, bat a Margarida nascida aos 6 do dito mes, f.l. de Mateus Homem da Costa e s/m Maria Dias de Carvalho, padrinho o Reverendo Jose Dias de Carvalho.

          Pais de, q.d.:

3-10-1 Estevão Ribeiro da Silva, natural de S. João del Rei e morador em Três Corações-MG, casou-se duas vezes. Com Ana Silvéria e Rita Zeferina, com geração dos dois casamentos. Estevão fez seu testamento na cidade de Campanha-MG aos 11-06-1866 e aberto aos 14-08-1868. Declarou seis filhos vivos das primeiras nupcias e três das segundas:

B7- CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871

Registro do testamento com que faleceu Estevão Ribeiro da Silva, aos 14-08-1868, de quem é testamenteiro Estevão Ribeiro da Silva.

Eu, Estevão Ribeiro da Silva, f.l. de Joaquim Tavares da Silva e Margarida Dias de Santa Genoveva, n. da freg. da cidade de S. João del Rei e morador na de Três Corações. Fui c1c Anna Silveria, deste matrimonio existem os seguintes filhos: João Eufrauzino da Silva = Maria Francelina da Silva = Estevão Ribeiro da Silva Junior = Antonio Heroino = Lucianno Pereira da Silva = e Evaristo Mendes da Silva.

Por morte desta minha primeira mulher fez-se o inventario e partilhas dos bens do casal e estes meus filhos estão pagos de suas legitimas.

C2c Ritta Zeferina e deste consorcio tenho os seguintes filhos: Joaquim Jose da Silva = Jose Joaquim da Silva = e Marianna, estes filhos e os referidos do primeiro consorcio são os meus legitimos e universais herdeiros com excessão da minha terça de que quero dispor.

O meu escravo Pedro mulato, de idade de quatorze anos, servirá a Emerencianna Candida d'Andrade e por morte desta gozará de plena liberdade. Deixo mais a dita Emerenciana Candida de Andrade, em remuneração de serviços que me tem prestado, o puxado da casa do --- do Arraial do Rio Verde, compreendendo a varanda de baixo e de cima e o pedaço de terreno que da dita varanda vai até continuar com a horta da mesma Emerenciana.

O que sobrar de minha terça deixo para ser repartido igualmente com Jose, Marco e Joaquim, filhos de Anna Angelica Victoria, viuva de Luiz Silverio.

Testamenteiros a meus filhos: 1º Estevão, 2º Antonio Heroino, 3º Lucianno Pereira,

Cidade da Campanha, 11-06-1866 Estevão Ribeiro da Silva

Aprovação 12-06-1866

Abertura 14-08-1868

Aceitação 15-08-1868 Estevão Ribeiro da Silva

 

Estevão e Ana Silvéria tiveram seis filhos:

3-10-1-1 João Eufrazino da Silva

3-10-1-2 Maria Francelina Silvéria da Silva (ou da Anunciação). Em Três Corações aos 26-02-1838 casou-se com Antonio Jacinto Mendes, filho de Jacinto Mendes Homem e Maria Ludovina.

B7- (casamentos 1833-1857) Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) matriz dos Três Corações do Rio Verde aos 26-02-1838 Antonio Jacinto Mendes, f.l. de Jacintho Mendes Homem e D. Maria Ludovina, já falecida; = D. Maria Francelina Silveria, f.l. de Estevão Ribr.º da S.ª e D. Anna Silveria. Test.: Manoel Antonio Per.ª e Joaquim Dias da Costa Barros.

 

          Antonio Jacinto fez seu testamento na Cidade da Campanha aos 03-02-1879 e aberto aos 03-07-1885. Sem geração, deixou por herdeiro o sobrinho José Antonio Pereira, filho de João José Pereira.

B7: CPA 05, Testamentos - Campanha da Princesa 1872-1897.

Registro do testamento com que faleceu Antonio Jacinto Mendes, 03-07-1885, testamenteiro Lucas Antonio Pereira

Eu, Antonio Jacinto Mendes, f. de Jacintho Mendes Homem e Maria Ludovina do Espirito Santo, n. na freg. dos Três Corações do Rio Verde onde tenho vivido. Sou cc. D. Maria Francelina da Anunciação de cujo casal nunca tivemos filho algum e nem tenho ascendente na linha reta.

Testamenteiros: 1º a meu cunhado Luciano Antonio Pereira, 2º a Joaquim Alves Pereira Penha, 3º a meu cunhado Estevão Ribeiro da Silva.

Deixo a minha mulher D. Maria Florentina(sic) da Anunciação os escravos que tocarem na minha meação, com a condição de por sua morte tornarem-se livres.

Instituo herdeiro dos remanescentes de meus bens a meu sobrinho Jose Antonio Pereira, filho de João Jose Pereira, o qual meu sobrinho ficara tendo parte no meu moinho e monjolo e é minha vontade que lhe sejam dadas as terras anexas a sua morada, pelas divisas seguintes(...).

Peço mais se dê ao meu herdeiro todo o terreno dentro da divisa traçada, mesmo que lhe seja preciso fazer alguma reposição.

Cidade da Campanha, 03-02-1879 Antonio Jacintho Mendes

Aprovação 10-02-1879 em casas de D. Maria Candida de Paiva, ali compareceu Antonio Jacintho Mendes, morador na Freguesia de Três Corações do RioVerde (...).

Abertura 03-07-1885

Aceitação 06-07-1885 Luciano Antonio Pereira

 

3-10-1-3 Estevão Ribeiro da Silva Junior, batizado em Três Corações aos 09-01-1842.  Casou com Maria Cassiana da Costa, filha de Jose da Costa e Silva e Maria Jacinta de Souza; família “Villela” Cap. 5º.

B7: Batismos Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) Evaristo aos 09-01-1842, f.l. de Estevão Ribeiro da Silva e D. Anna Silveria, nasceu ha quinze dias, padr.: Antonio Mendes Ribeiro e D. Antonia Candida de Jesus.

 

3-10-1-4 Antonio Heroino Pereira. Casou-se com Mariana Rufina, irmã de Maria Cassiana da Costa supra citada; família “Villela” Cap. 5º.

3-10-1-5 Luciano Pereira da Silva ou Luciano Antonio Pereira, testamenteiro do cunhado Antonio Jacinto supra.

3-10-1-6 Evaristo Mendes da Silva, batizado em Três Corações-MG aos 09-01-1842. Casou-se com Maria do Carmo da Costa, irmã de Mariana e Maria Cassiana supra citadas; família “Villela” Cap. 5º.

B7: Batismos 1814-1848 (desordenado), Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) fls. 63v Evaristo aos 09-01-1842, f.l. de Estevão Ribeiro da Silva e D. Anna Silveria, nasceu ha quinze dias, padr.: Antonio Mendes Ribeiro e D. Antonia Candida de Jesus.

3-10-1-7 Marta, idem aos 10-08-1844. Provavelmente falecida, não é citada no testamento paterno.

B7: Batismos 1814-1848 (desordenado), Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais) no mesmo dia (10-08-1844) batizei Marta, f.l. de Estevão Ribeiro da Silva e D. Anna Silvéria, brancos, padr.: o Dr. Antonio Caetano de Sousa e D. Rita Josepha de Assis.

 

Estevão Ribeiro da Silva (o pai) teve mais três filhos com sua segunda mulher Rita Zeferina:

3-10-1-8 Joaquim Jose da Silva

3-10-1-9 Jose Joaquim da Silva

3-10-1-10 Mariana

 

3-10-2 Joaquina, batizada em 21-08-1791.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 21-08-1791 Joaquina, f.l. Joaquim Tavares e Margarida Dias, padr.: Antonio Reis Silva e Maria Dias, viuva.

3-10-3 José Pedro da Silva, em Douradinho-MG aos 12-06-1829, casou com Maria Julia de Jesus, filha de Estanislau José da Costa e Francisca Maria de Jesus.

B7: Paróquia de Douradinho-MG, casamentos, aos 12-06-1829 Jose Pedro da Silva,. f.l. Joaquim Tavares da Silva e Margarida Dias de Santa Genoveva, n. da freg. da vila da Campanha = cc (Maria Julia da Silva na margem) Maria Julia de Jesus, f.l. Estanislao Jose da Costa e Francisca Maria de Jesus, n. da vila de Barbacena.

3-10-4 Maria, batizada em 03-09-1795.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 03-09-1795 na capela do Divino Espirito Santo filial desta matriz bat a Maria, f.l. Joaquim Tavares da Silva e Margarida Dias de Santa Genoveva, padr.: Cap. Antonio dos Reis Silva e Andreza Dias de Carvalho.

3-11 Páscoa, batizada em 10-05-1767, filha última de Matheus Homem da Costa e Maria Dias. Páscoa Dias da Ressurreição em 1792 era moradora no Morro do Chapéu.

Conselheiro Lafaiete (Carijós), MG aos 10-05-1767 na capela de Santa Ana, filial desta matriz, bat a Pascoa nascida a 19 de abril do mesmo ano, f.l. de Mateus Homem da Costa e s/m Maria Dias de Carvalho, foram padrinhos Joaquim Jose de Gouvea e s/m Josefa Maria da Conceição, todos desta freguesia.

          Aos 22-10-1794 casou com José Alves Vieira, filho de Manoel Vieira de Toledo e Maria Alves - família Manoel Vieira de Toledo, neste site.

Aos 22-10-1794 com provisão se receberam Jose Alz Vieira, f.l. de Manoel Vieira de Toledo e Maria Alz, n/b na freguesia da Aiuruoca = com Pascoa Dias da Ressurreição, f.l. de Mateus Homem da Costa e Maria Dias, n/b na freguesia de Queluz. Tetemunhas Francisco Jose Pires e Antonio dos Reis S.ª.

          Em 1819 eram moradores no Pomba

 

Em 1819 casada com José Alves Vieira, moradores no Pomba

4- Andreza Dias de Oliveira, com 31 anos em 1765, casada com Domingos dos Reis e Silva assistentes no termo da Vila de São João Del Rei desta Comarca. Geração na família “Domingos dos Reis e Silva”.

 

5- Manoel Dias de Carvalho, batizado aos 29-04-1737. Com 28 anos em 1765. Aos 21-08-1765 casou com Catarina Maria da Assunção, batizada aos 14-09-1755, filha de José Vargas, natural da Freguesia de N. Sra. da Luz da Ilha do Faial e Rosa Maria, natural da freguesia de Madalena da Ilha do Pico, neta paterna de Manoel de Vargas e Maria Luiz, neta materna de Tomás Luiz e Catherina da Silveira - família “Catarina da Silveira”, neste site.

B7: batismos, Barbacena-MG - aos 29-04-1737 Manoel, nasceu aos 20 de dezembro do dito ano (sic), f.l. de Jacho Dias de Carvalho e s/m Francisca Pr.ª da Silva, foi batizado em casa do dito Jacho Dias por necessidade. Padrinhos Gregorio Roiz e s/m Inacia da Silveira.

 

B7: casamentos Barbacena - Bom Jardim, capela N. Sra. Mãe dos Homens, aos 21-08-1775 Manoel Dias de Carvalho, f.l. de Jacob Dias de Carvalho e de Francisca Pereira da Sylva; com Catharina Maria da Conceição, f.l. de Joze Vargas e de Roza Maria. ambos ns. e bats. nesta freguesia.

 

B7: Barbacena-  aos 14-09-1755 Ribeirão, CATHERINA nascida aos 08 do dito, f.l. de Jose de Vargas natural da freguesia de N. Sra. da Luz da Ilha do Fayal e s/m Rosa Maria natural da freguesia de Madalena Ilha do Pico, Bispado de Angra; np de Manoel de Vargas e s/m Maria Luiz naturais da dita freguesia da Luz, nm de Thomas Luiz e s/m Catherina da Silveira naturais da sobredita freguesia de Madalena. Padr.: Manoel Vieira casado e, Anna Felicia mulher de João Gls Ramos da fregesia de Prados.

 

6 João Dias de Carvalho, batizado aos 18-06-1741. Aos 21-11-1774, casou com Felizarda Maria do Espirito Santo, batizada aos 26-04-1756, filha de João Rodrigues Barbosa, natural da Comarca de Sabará e Joana Francisca natural da Freguesia de S. Sebastião da Ilha Terceira, neta paterna de Jerônimo Pereira Barbosa, natural de Couro Arcebispado de Braga e Jerônima Barbosa, natural do Rio de Janeiro, neta materna de Sebastião Martins e Barbara Faleira, naturais da dita ilha (Família “Bento Faleiro”).

B7: batismos, Barbacena-MG - aos 18-06-1741 JOÃO, f.l. de Jacob Dias de Carvalho e Francisca Pereyra da Silva, padr.: Manoel Monteiro Villa Real, solteiro e, Izabel Maria, mulher de Thomé Ayres Correa.

 

B7: casamentos Barbacena -matriz, aos 21-11-1774 matriz, João Dias de Carvalho, f.l. de João (sic) Jacob Dias de Carvalho e de Francisca Per.a da Sylva; com Lizarda(sic) M.ª do Spirito Santo, f.l. de João Roiz Barboza e Joana Francisca; ambos naturais desta. Test.: Antonio José Roiz e José Ryber.º Teixeira, todos desta freguesia.

 

madrinha abaixo:

B7: Barbacena - Santa Rita aos 31-07-1791 Joaquim, f.l. de João Glz de Ar.º e Maria Glz., padr.: Antonio Rebelo da Costa e Felizarda Maria, mulher de João Dias de Carv.º

 

B7: Batismos  Barbacena - aos 26-04-1756 matriz, Felizarda, nascida aos 06 do dito, f.l. de Joam Rois Barbosa, natural da freguesia de Sto. Antonio do Rio Acima, Com. de Sabara deste bispado e s/m Joanna Francisca, natural da vila de S. Sebastião da Ilha Terceira Bispado de Angra; np de Jeronimo Pereira Barbosa, natural de Couro Arc. de Braga e s/m Jeronima Barbosa, natural do Rio de Janeiro; nm de Sebastião Mis e s/m Barbara Faleiro, naturais da dita Ilha. Padr.: Domingos dos Reis Silva, homem casado e Gertrudes da Encarnação, mulher de Manoel de Araujo Barbosa.

 

7- Luiz Dias de Carvalho, batizado aos 24-03-1743. Aos 18-05-1783 casou com Maria Joaquina de Santa Eufrasia, natural de Baependi, filha de Paulo de Souza Caldas e Eufrasia Maria do Prado. Família “Souza-Caldas”.

B7: Batismos, Barbacena-MG - aos 24-03-1743 nasceu LUIZ, batizado em 01-04 na capela do Faria, f.l. de Jacob Dias de Carvalho e s/m Francisca Pr.ª da Silva; npaterno João Diaz e Magdalena Pires da freguesia de Santiago dos Antões, arc. Braga; nmaterno de Manoel Pr. ª da Silva da freguesia de Santos Vothos (?) do arc. de Lisboa, e de Joana Ayres de Taubaté, deste bispado; padr.: o Pe. Manoel de Loureyro e Eusébia Pr.ª mulher de João Gonçalves.

 

B7: Casamentos Barbacena, aos 18-05-1783 capela Sta. Ana do Barroso, Luiz Dias de Carvalho, f.l. de Jacob Dias de Carvalho e de Fran.ca Per.ª da S.ª, n/b nesta freguesia; com Maria Joaquina de S. Eufrasia, f.l. de Paulo de Souza Caldas e de Eufrasia Maria do Prado, n/b na freguesia de Baependi.

 

          Em S. João del Rei aos 09-06-1797 Luiz casou com Ana Rosa da Conceição, filha de Rosa Maria.

S. João Del Rei, MG - Aos 09-06-1797 nesta matriz test.: Cap. Antonio (---) e Alf. Domingos Fernandes Gomes. Luiz Dias de Carvalho, viuvo de Maria Joaquina de Santa [---] = cc Ana Rosa da Conceição, filha de Rosa Maria, n/b nesta freguesia.

 

Em 1809 Ana Rosa foi instituida herdeira do cunhado Padre José: “instituo por minha universal herdeira a Ana Rosa casada com meu irmão Luiz Dias”.

 

          Luiz e Ana Rosa da Conceição tiveram, q.d.:

7-1 Severino Dias de Carvalho aos 05-08-1833 casou com Maria Brigida da Conceição, filha de Felisberto Pereira Dutra, e Faustina Esméria

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 15  A cinco de Agosto de mil oito centos e trinta e trez pelas trez horas da tarde nesta Capella do Turvo a vista das testemunhas abaixo assignadas, e em virtude da licença do R.do Parocho assisti, depois de dispensados do impedi.to de consanguinidade, com que se achavão ligados, ao Matrimonio, que por palavras de presente, et in facie Ecclerio celebrarão Severino Dias de Carvalho, filho de Luis Dias de Carvalho, e Anna Rosa da Con.cam da Freguesia da V.a de Barbacena, e Maria Brigida da Con.cam, filha de Felisberto Pereira Dutra, e Faustina Esmeria, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e para constar fiz este assento que assignei.

P.e Arantes

Joaquim Dias de Olivr.a

Fortunato do Couto Godinho

 

8- Teodósia Dias Pereira, batizada aos 12-02-1747. Aos 08-02-1762 casou com Francisco Antunes de Cerqueira, natural de N. S. da Ascenção Arcebispado de Braga, filho de Francisco Antunes e Izabel de Cerqueira. Em 1765 Francisco passa procuração no Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Catas Altas Termo da Real Cidade de Mariana.

B7: Batismos - Barbacena - aos 12-02-1747 THEODOZIA, nasceu aos doze digo dous de fevereiro, f.l. de Jaco Dias de Carvalho, natural da freguesia de S. Tiago de Antaens, Arc. Braga, e s/m Francisca Per.ª, natural de Taubaté, bispado de São Paulo; np de João Dias Soldado e de Magdalena Pires, nm de Manoel Pr.ª e Joana de Aguiar. Padr.: Antonio da Costa Nogr.ª e Theodosia ----------- (borrado).

 

B7: Casamentos Barbacena - no oratório de Jacó Dias, aos 08-02-1762, Francisco Antunes de Cerqr.ª, natural de N. Sra. da Ascenção, Couto de -oimbra Nobre, arc. Braga, filho de Francisco Antunes e de Izabel de Cerqueira, com Teodosia Dias Pereira, natural desta freguesia, filha de Jacó Dias de Carvalho e de Francisca Pereira.

 

Pais de, q.d.:

8-1 Francisco Antunes de Siqueira, batizado aos 22-09-1766, padrinho o tio materno Padre José Dias de Carvalho. Francisco foi 2º testamenteiro do padrinho.

B7: Batismos  Barbacena - matriz aos 22-09-1766 FRANCISCO nascido aos 12, f. de Francisco Antunes Cerqueira natural da freguesia de N. Sra, da Assunção do Couto de Alboim da Nobrega Arc. de Braga e s/m Theodosia Pereira natural desta; np de Francisco Antunes e s/m Izabel Cerqueira naturais da dita freguesia de Assunção; nm de Jaco Dias de Carvalho natural da freguesia de S. Thiago de Antaens, Com. de Valença Termo de Monção Arc. Braga e s/m Francisca Pereira da Silva natural da vila de Taubaté Bispado de S. Paulo. Padr.: o Padre José Dias de Carvalho.

 

8-2 Custódio, batizado aos 07-08-1769.

B7: Batismos Barbacena - aos 07-08-1769 CUSTODIO nascido aos 20-07, f.l. de Francisco Antunes de Siqueira natural de N. Sra, da Assunção do Couto de ---ixa do Bobrega e s/m Theodozia Dias de Carvalho; np de Francisco Antunes e de Izabel de Siqueira da mesma freguesia; nm de Jacob Dias de Carvalho natural da freguesia de S. Thiago de Antaens com. de Valença Arc. de Braga e de Francisca Pereira da Silva, já falecida, natural da vila de Taubaté, Bispado de S. Paulo. Padr.: Custodio Francisco Pereira por pp e Maria, filha de Antonio Pinto da Silva.

 

8-3 Anacleto Dias de Siqueira, aos 12-09-1815, casou com Maria Querubina de Alvim, filha de José Pereira de Alvim e Quitéria Umbelina Gomes.

B7: Casamentos Barbacena - Bandeira- aos 12-09-1815 Anacleto Dias da Seqr.ª, f.l. de Francisco Antunes de Seqr.ª e de Theodosia Dias, n/b na freguesia de Queluz = Maria Querubina de Alvim, f.l. de Jose Per.ª de Alvim e D. Quiteria Umbelina Gomes.

 

8-4 Joaquim Antunes de Siqueira foi o segundo marido de Felicidade Maria da Assunção. Ambos foram inventariados em 1842 (inventário neste site).

          Joaquim e Felicidade tiveram a filha única:

8-4-1 Joaquina Triquina(?) de Siqueira, com 3 anos em 1842. Foi tutelada do tio paterno Anacleto.

 

Felicidade Maria da Assunção, filha de Manoel Lopes de Faria e Maria Francisca de São José, casou primeira vez aos 10-02-1823 com José Ferreira Dutra, natural de Guarapiranga, filho de Alexandre Peixoto Dutra e Teodora Ferreira do Espirito Santo.

B7: Casamentos Barbacena - N. Sra. das Merces aos 10-02-1823 Jose Ferr.ª Dutra, f.l. de Alexandre Peixoto Dutra e Theodora Ferr.ª do Espirito Santo, natural de Guarapiranga; = Felicidade Maria da Assumpção, f.l. de Manoel Lopes de Faria e Maria Francisca de São José, natural da freguesia de Queluz, e moradora na de Barbacena.

          José Ferreira, cujo inventário está inserido no de Felicidade e Joaquim, faleceu aos 27-08-1834. José e Felicidade tiveram seis filhos tutelados pelo tio materno José Lopes de Faria (idades em 02-05-1839):

I- Joaquim, 12 anos. Joaquim Ferreira Dutra em 1843 estava casado

II- Ana, 11 anos. Em 1843 estava casada com Querino de tal.

III- Maria, 9 anos. Em 1848 estava casada com Severianno José Coelho

IV- José, 8 anos. José Ferreira Dutra morador no Distrito das Mercês do Pomba em 1855.

V- Carolina, 7 anos. Em 1848 estava casada com José Severiano Coelho.

VI- Francisco, 5 anos. Francisco Ferreira Dutra morador no Distrito das Mercês do Pomba em 1855

 

8-5 Manoel Antunes de Serqueira (ou Siqueira) aos 05-11-1804 casou com Ana Maria Joaquina de Santa Rosa, filha de Manoel Francisco Rosa e Maria do Rosário. Outras informações de Ana Maria e seus irmãos na família “Bento Faleiro”.

Barbacena, MG matr. Igreja N.; Sra da Piedade aos 05-11-1804 na ermida N. Sra das Dores do Curral Velho filial desta matriz, o Alf. Manoel Antunes de Serqr.ª, f.l. do Cap. Fr.co Antunes de Seqr.ª e D. Teodosia Dias, n. da freguesia da vila de Queluz = cc Ana Maria Joaquina de Santa Rosa, f.l. Manoel Fr.co Roza e D. Maria do Rosario, n. desta freguesia. Test.: Manoel Moreira de Far.ª e Antonio An.tes de Seqr.ª

          Pais de, q.d.:

8-5-1 Maria Carolina do Rosário aos 30-10-1826 casou com Manoel Pereira de Assis Alvim, batizado em 26-12-1793, filho de José Pereira Alvim e Quitéria Umbelina Gomes Ferreira, citados em 8-3 supra.

B7: casamentos Barbacena, MG matriz aos 30-10-1826 Manoel Per.ª de Assis Alvim, f.l. do Cap. Mor Jose Per.ª de Alvim e D. Quiteria Umbelina Gomes Ferreira; = Maria Carolina do Rosario, f.l. do Cap. Manoel Antunes de Sequeira e D. Anna Maria. Nts. e bts. nesta

 

B7: Barbacena, MG, Bandeira aos 26-12-1793 Manoel, f.l. de Jose Per.ª Alvim e Quitéria Umbelina, padr.: Manoel Pereira Alvim por pp q apr. Antonio Glz Cortes e Izabel Carolina Roiz.

8-5-2 Eufrasia, batizada em 12-05-1811

B7: Barbacena microfilme cap. Boa Vista aos 12-05-1811 Eufrasia, f.l. de Manoel Antunes de Seqr.ª e Anna Maria, padr.: Antonio dos Reis S.ª e s/m D. Maria Clara, da freguesia de S. João.

8-5-3 Custódio e, 28-03-1813.

B7: Barbacena microfilme cap. Boa Vista Boa Vista aos 28-02-1813 Custodio, f.l. de Manoel Antunes de Seqr.ª e Anna Maria, padr.: Costodio Antunes de Seqr.ª e D. Maria do Rozario V.ª