PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

MANOEL PEREIRA TANGERINO

 

 

Bartyra Sette

 

 

Manoel Pereira Tangerino, natural de Setubal, filho de Belchior Fernandes e Sebastiana Fernandes, Casou com Mécia de Andrade, natural de Guaratingueta-SP, filha de Jorge de Sousa, natural de Portugal e Barbara Fernandes natural de Pindamonhangaba. (cas. da neta Maria Fernandes de Jesus).

O casal foi morador em Guaratingueta, Lorena, e Mogi do Campo (atual Mogi Guaçu) onde Manoel faleceu. Seu inventario foi aberto pela viuva em Jundiai aos 19-junho-1739.

Mapa de População Mogi Guaçu 1765 - 2 de setembro

imagens disponibilizadas por recordspreservation.org

fogo 102 Mecia de Andrade, viuva.

 

Mapa de População Mogi Guaçu 1767- 7 fevereiro

imagens disponibilizadas por recordspreservation.org

Mecia de Andrade, viuva de 91 anos

Filho Francisco Pereira de 37 anos.

 

Arquivo do Estado de S. Paulo- Inventarios

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Data 19-junho-1739 Vila n. Sra. do Desterro de Jundiai

Manoel Pereira Tangerino, morador que foi de Mogi do Campo distrito desta vila, casado que foi com Mecia de Andrade, ficaram nove filhos.

Inventariante a viúva Mecia de Andrade

 

Titulo dos filhos:

1- João de idade 23 anos.

2- Jose. de 21

3- Angela de 19

4- Roque de 17

5- Ana de 16

6- Maria de 15

7- Francisco de 10

8- Teresa de 7

9- Barbara, casada, de idade 22 anos

 

Termo de Conclusão aos 09-dezembro-1739 nesta vila de Jundiai

Autos de contas que da o tutor dos orfãos deste inventario, Geraldo Pires de Araujo - 23-setembro-1754.

- o orfão João se achava em a vila de Sorocaba, casado.

- Jose se acha em a freguesia de Mogi Guaçu - emancipado.

- Angela casada e vive em companhia de seu marido no Arraial de Mogi Guaçu.

- Roque, emancipado, e trata de seus bens com seus negocios e mora na freguesia de Mogi Guaçu.

- Ana, solteira, vive em companhia de sua mãe Mecia de Andrade.

- Maria, solteira, vive em companhia de sua mãe.

- Francisco, vive em companhia de sua mãe, e estava por emancipar.

- Teresa, solteira, tambem vive em companhia de sua mãe

 

Diz Paulo Nunes Maciel, q ele e seu cunhado o Alferes Ignacio Preto de Moraes, moradores no distrito da vila nova de Mogi Mirim requereram inventário dos bens q acrescerão no casl de seu sogro Manoel Pereira Tangerino, defunto: e os que subnegou a viuva sua sogra no primeiro inventário que se acha no Cartório dos Orfãos da vila de Jundiai donde se acha com varios vicios, termos falsos e fingida a afirma do sup.te, e porque os cunahdos do Sup.te Jose Pereira e Roque Pereira são os que impugnaram a fatura do novo inventario dos acrescimos que os sup.tes requerem justiça e ára assim o mostrarem.

 

Foram nove os filhos do casal (idades em 1739):

 

1- João com 23 anos. Em 1754, era casado e morava em Sorocaba. Comparar com: João de Souza de Andrade, filho de Manoel Pereira e Mecia de Andrade, em Sorocaba aos 22-01-1739, casou com Domingas Nogueira, filha dos falecidos Clemente Nunes e Custodia Nogueira.

Sorocaba, SP matr aos 22-janeiro-1739 se receberam nesta igreja matriz João de Souza de Andrade, filho de Manoel Pereira e de s/m Mecia de Andrade, naturais e moradores da vila de Santo Antonio de Guaratingueta = com Domingas Nogueira, filha de Clemente Nunes e de s/m Custodia Nogueira, ja defuntos, naturais da vila de Santa Ana das Cruzes de Mogi e moradores nesta mesma vila. Testemunhas Luiz Teixeira da Silva, Manoel Antunes, Felipa de Lima, Maria das Neves

 

2- Barbara Fernandes de Andrade, natural de Guaratingueta com 22 anos em 1739, casada com Geraldo Pires de Araujo, natural de Taubate ou Pindamonhangaba, filho de João Pires de Araujo e Domingas Cordeiro de Oliveira naturais de Taubate.

Geraldo e Barbara foram moradores em Mogi Guaçu onde comparecem nos censos com vários filhos.

Mapa de População Mogi Guaçu 1765 - 2 de setembro

imagens disponibilizadas por recordspreservation.org

fogo 91 Geraldo Pires de Araujo de 54 anos. Barbara Frz de 45, mulher.

Filhos Manoel de 24, João 22, Jose de 5 anos, Maria de 26, Ana 23, Joana de 18, Mecia 10, Joana 9, Maria de 7, Isabel de 6, Martinha de 3 anos.

Sobrinhos Bento de 18, Antonio de 10, Francisco 6.

 

Mapa de População Mogi Guaçu 1767- 7 fevereiro

imagens disponibilizadas por recordspreservation.org

Geraldo Pires de Araujo de 55 anos. Barbara Frz de 46, mulher.

Filhos Manoel de 25, João 23, Jose de 6 anos, Maria de 27, Ana 24, Joana de 19, Mecia 11, Joana 19, Maria de 11, Isabel de 6, Martinha de 4 anos.

Sobrinhos Bento de 189, Antonio de 11, Francisco 7.

 

Entre os inúmeros filhos do casal, naturais de Mogi Guassu:

2-1 Maria Pires Cordeira, com 26 anos em 1765. Aos 3-3-1772 casou com Domingos José da Costa, natural de Guaratingueta, viúvo de Catarina Ferreira Pedrosa, filho de João da Costa Maldonado (n Lisboa) e Francisca Correa Barbosa (n vila de Guaratingueta), np Domingos da Costa Lobato e Luisa Maria de Lorbão (nats da vila Real do Bispado do Porto), nm Baltasar Correa Moreira e Fabiana da Costa Rangel (nats Guaratingueta). Geração na família Lucrecia Leme Barbosa.

Lv2 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Domingos Jose da Costa cc Maria Pires Cordeira aos 3-3-1772, de manhã, Mogi Guassu. Ele n. vila de Guaratingueta, viuvo de Catarina Ferreira Pedrosa, filho de João da Costa Maldonado (n Lisboa) e Francisca Correa Barbosa (n vila de Guaratingueta), np Domingos da Costa Lobato e Luisa Maria de Lorbão (nats da vila Real do Bispado do Porto), nm Baltasar Correa Moreira e Fabiana da Costa Rangel (nats Guaratingueta). Ela n. Mogi Guassu, f. Geraldo Pires de Araujo (n. vila de Pindamonhangaba) e Barbara Fernandes de Andrade (n Guaratingueta) np João Pires de Araujo e Domingas Cordeiro de Oliveira (nats da vila de Taubate) nm Manoel Pereira Tangerino (n. Situbal) e Mecia de Andrade (n. Guaratingueta).

2-2 Manoel Pires Cordeiro, com 24 anos em 1765. Solteiro em 1785.

Igreja Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso do Rio Pardo (Caconde-SP), Livro nº 1, fls. 13 aos 02-02-1785 sitio da Lage, Geraldo de sete meses, f.l. Jose Barbosa de Magalhães e Maria Pires Cordeira, padr.: Manoel Pires Cordeiro, solteiro f.l. de Geraldo Pires e Barbara Fernandes, e sua irmã D. Joana Pires Cordeira viuva de Carlos Barbosa de Magalhães.

2-3 Joana Pires Cordeiro, com 18 anos em 1765. Aos 21-04-1773 casou com Carlos Barbosa de Magalhães, natural de Mogi Guaçu, filho de Carlos Barbosa Magalhães (n vila de Prado Arc. Braga) e Ana Gracez de Moraes (n vila de Santos) np Manoel Rebelo de Magalhães e Teresa Barbosa Brandoa, nm Pedro de Moraes e Maria Correa da Paz (nats Santos).

Lv2 cas 1762-1775 (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Carlos Barbosa de Magalhães cc Joana Cordeira de Andrade aos 21-4-1773, 10h manhã, Mogi Guassu. Ele n. Mogi Guassu, f. Carlos Barbosa Magalhães (n vila de Prado Arc. Braga) e Ana Gracez de Moraes (n vila de Santos) np Manoel Rebelo de Magalhães e Teresa Barbosa Brandoa, nm Pedro de Moraes e Maria Correa da Paz (nats Santos). Ela n. Mogi Guassu,. f. Geraldo Pires de Araujo (n vila de Pindamonhangaba) e Barbara Fernandes de Andrade (n vila Guaratingueta), np João Pires de Araujo e Domingas Cordeira de Oliveira (nats Taubate) nm Manoel Pereira Tangerino (m. Situbal) e Mecia de Andrade (n Guaratingueta).

          Joana casou segunda vez com Manoel Vaz Guimarães, batizado na Campanha em 24-08-1748, filho de Manoel Vaz Guimarães e Antonia Cardoso. Geração na família Lourenço de Brito Leme, neste site.

 

2-4 Maria Pires Cordeiro ou Araújo, com 7 anos em 1765. Aos 02-08-1774 casou com José Barbosa de Magalhães, n. Mogi Guassu, f. Carlos Barbosa de Magalhães (n vila de Prado Arc. Braga) e Ana Gracez de Moraes (n Santos), np de Manoel Rebelo de Magalhães e Teresa Barbosa Brandoa, nm Pedro de Moraes e Maria Correa da Paz (nats Santos).

Lv2 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Jose Barbosa de Magalhães cc Maria Pires Cordeira aos 2-8-1774, 11 h manhã, Mogi Guassu. Ele n. Mogi Guassu, f. Carlos Barbosa de Magalhães (n vila de Prado Arc. Braga) e Ana Gracez de Moraes (n Santos), np de Manoel Rebelo de Magalhães e Teresa Barbosa Brandoa, nm Pedro de Moraes e Maria Correa da Paz (nats Santos). Ela n. Mogi Guassu, f. Geraldo Pires de Araujo (n Pindamonhangaba) e Barbara Fernandes de Andrade (n Guaratingueta) np João Pires de Araujo e Domingas Cordeira de Oliveira (nats Taubate) nm Manoel Pereira Tangerino (n Setubal) e de Mecia de Andrade (n Guaratingueta)

Maria e José foram moradores em Caconde e Franca-SP. Encontramos os filhos:

2-4-1 Carlos Barbosa de Magalhães, solteiro em 1795.

Igreja Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso do Rio Pardo (Caconde-SP), batismos aos 24-10-1795 sitio da Lage, Maria de 4 meses e 29 dias, f.l. Jose Rodrigues n. do Arraial da Campanha bispado de Mariana e Mariana da Silva n. da freg. do Rio Pardo, np de Teresa cabra forra, n. das partes do Rio de Janeiro e pai incognito, nm de Valerio, mulato escravo de D. Maria Pires Cordeira, n. da freg. de Mogi Guasu; padr.: Carlos Barbosa de Magalhães, solteiro f.l. do defunto Jose Barbosa e s/m D. Maria Pires Cordeira

2-4-2 José Barbosa de Magalhães natural de Franca-SP, com 29 anos em 1805. Testemunha na dispensa da irmã Rosa.

2-4-3 Rosa Maria Barbosa ou de Magalhães, batizada em 26-09-1784. Em 1805 tirou dispensa para se casar com João da Costa Maldonado, filho de Domingos José da Costa e de s/m Maria Pires Cordeira - família Lucrecia Leme Barbosa.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1805

Autos de Justificação de estado livre de João da Costa Maldonado e Rosa Maria de Magalhães 20-setembro1805

Ele n. de Mogi Guaçu, f.l. de Domingos Jose da Costa e de Maria do Carmo = com Rosa Maria Barbosa, n. da freguesia da Franca e Rio Pardo deste bispado, f.l. de Jose Barbosa de Magalhães e de Maria Pires de Araujo. O justificante tem 27 anos e a justificante 18 anos.

Testemunhas:

1) Jose Barbosa de Magalhães, solteiro, n. freg. Franca do Rio Pardo e nela morador, vive de seus negocios, de idade de 29 anos, irmão da justificante.

2) Estevão Jose Garcia, casado, n. Pitangui Bispado de Mariana e morador em Mogi Guaçu, vive de lavouras, de idade 40 anos.

3) Manoel Jose Dias da Silva, solteiro, n. desta cidade e nela morador, vive debaixo do poder de seu padrinho, de idade de 26 anos, primo irmão da justificante.

 

Autos de Casamento 20-setembro-1805

Freguesia do Rio Pardo - aos 26-setembro-1784 nesta freguesia do Rio Pardo andando a desobriga neste sertão do Caminho de Goiaes em o sitio chamado Lage batizei a Rosa, f.l. de Jose Barbosa de Magalhães e de s/m Maria Pires Cordeira; foram padrinhos Manoel Antonio de Moraes e s/m Martinha Peres Cordeira, todos fregueses desta freguesia. Cabo Verde 19-outubro-1805

= Aos 15-agosto-1777 bat a João, f.l. de Domingos Jose da Costa e de s/m Maria Pires Cordeira, foi madrinha Gertrudes da Costa, filha solteira de João da Costa Maldonado, todos fregueses desta freguesia. Mogi Guaçu 14-novembro-1805

2-4-4 Geraldo Pires de Araujo, batizado em Caconde em 02-02-1785. Aos 14-08-1813 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º e 3º grau, casou com Ana Francisca da Conceição n. de Mogi Guaçu, filha de Manoel Antonio de Moraes e Martinha Pires 2-5-1 abaixo.

Igreja Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso do Rio Pardo (Caconde-SP), Livro nº 1, aos 02-02-1785 sitio da Lage, Geraldo de sete meses, f.l. Jose Barbosa de Magalhães e Maria Pires Cordeira, padr.: Manoel Pires Cordeiro, solteiro f.l. de Geraldo Pires e Barbara Fernandes, e sua irmã D. Joana Pires Cordeira viuva de Carlos Barbosa de Magalhães.

 

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 14-08-1813 com dispensa em segundo e terceiro graus por consanguinidade, Geraldo Pires de Araujo n. desta freguesia, f.l. de Jose Barbosa de Magalhães, falecido e Maria Pires Cordeira = cc Ana Francisca da Conceição n. de Mogi Guaçu, f.l. Manoel Antonio de Moraes e Martinha Pires, test.: João da Costa Maldonado, casado e Carlos Barbosa de Magalhães, solteiro.

2-4-5 Bento Barbosa de Magalhães, batizado em Caconde aos 22-09-1787. Em Franca aos 26-09-1812, casou com Liberata Joaquina da Purificação n, da vila de S. Bento Bispado de Mariana, f.l. Manoel Bernardes do Nascimento e Liberata Joaquina da Purificação

Igreja Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso do Rio Pardo (Caconde-SP), batismos Livro nº 1, aos 22-09-1787 sitio da Lage, Bento n. 20-09-1786, f.l. do defunto Jose Barbosa de Magalhães e Maria Pires Cordeira, nts/bts na freg. de Mogi Guasu, np Carlos Barbosa n. de Viana e s/m Ana de Gois? de Moraes n. da vila de Santos, já defuntos, nm de Geraldo Pires de Araujo n. da vila de Taubate e s/m Barbara Fernandes de Jesus n. da vila de Pindamonhangaba, padr.: Manoel Vaz de Guimarães fregues desta freguesia.

 

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 26-09-1812 Bento Barbosa de Magalhães n. desta freguesia, f.l. do finado Jose Barbosa de Magalhães e Maria Pires de Araujo = cc Liberata Joaquina da Purificação n, da vila de S. Bento Bispado de Mariana, f.l. Manoel Bernardes do Nascimento e Liberata Joaquina da Purificação, test.: Manoel Marques de Carvalho e Jose Barbosa de Magalhães, casados.

2-5 Martinha Pires Cordeira, com 3 anos em 1765. Casou com Manoel Antonio de Moraes. Pais de, q.d., batizados em Mogi Guaçu:

2-5-1 Ana Francisca da Conceição em Franca, aos 14-08-1813 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º e 3º graus, casou com Geraldo Pires de Araujo, filho do falecido José Barbosa de Magalhães, falecido e Maria Pires Cordeira, 2-4-4 supra.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 14-08-1813 com dispensa em segundo e terceiro graus por consanguinidade, Geraldo Pires de Araujo n. desta freguesia, f.l. de Jose Barbosa de Magalhães, falecido e Maria Pires Cordeira = cc Ana Francisca da Conceição n. de Mogi Guaçu, f.l. Manoel Antonio de Moraes e Martinha Pires, test.: João da Costa Maldonado, casado e Carlos Barbosa de Magalhães, solteiro.

 

2-5-2 José Joaquim de Moraes, em Franca aos 27-09-1820, casou com Ana Maria de Jeswus, filha de pais incognitos.

Casamentos da matriz de N. S. da Conceição de Franca-SP aos 27-09-1820 Jose Joaquim de Moraes, f.l. Manoel Antonio de Moraes e Martinha Pires, falecida = cc Ana Maria de Jesus, de pais incognitos, exposta em casa de Manoel Manso Galvão. Ambos nts da freg, de Mogi Guaçu deste bispado, test.: Manoel Maques de Carvalho, casado e Jose Simão de Almeida, solteiro. O contraente da freguesia de Batatais, os mais desta.

 

3- José Pereira Tangerino, natural de Guaratingueta, com 21 anos em 1739. Casou com Ana de Campos, com 24 anos em 1765, filha de Manoel Lopes Ferreira e Catarina Dias Paes. Com geração SL 1º: 155, 5-1.

Mapa de População Mogi Guaçu 1765 - 2 de setembro

imagens disponibilizadas por recordspreservation.org

fogo 150 Jose Pereira Tangerino de 36 anos digo 50. Ana de Campos de 24, mulher

Filhos Manoel de 9 meses, Maria de 3 anos.

 

Mapa de População Mogi Guaçu 1767- 7 fevereiro

imagens disponibilizadas por recordspreservation.org

Jose Pereira Tangerino de 51 anos. Ana de Campos de 25, mulher

Filhos Manoel de 1 ano e 7 meses, Maria de 4 anos.

 

4- Angela Fernandes de Jesus, batizada em Guaratingueta em 15-04-1720. Com provisão, em Mogi Guaçu aos 27-7-1747 casou com Paulo Nunes Maciel, filho de João Nunes de Matos e Teresa Fernandes - família “Matias de Oliveira”. Geração em SL. 5º, 71, 4-2 .

Lv1 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Paulo Nunes Maciel cc Angela Fernandes de Jesus 27-7-1747 Mogi do Campo. Ele n. Mogi das Cruzes, f. de João Nunes de Matos e Teresa Fernandes. Ela n. Guaratingueta, f. Manoel Pereira Tangerino e Mecia de Andrade.

 

5- Roque Pereira Tangerino com 17 anos em 1739. Aos 3-2-1762 casou com Maria Furquim, daí natural com 18 anos em 1765, filha de Jacinto Nunes Porto e Maria Furquim, nm Jeronimo Dias Barroso, n. Cotia e Ana Furquim n. Parnaiba. família Claudio Furquim Frances. Geração em SL. 3º, 167, 6-1.

Lv2 cas 1762-1775 (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Roque Pereira Tangerino cc Maria Furquim aos 3-2-1762 na igreja matriz de Mogi Guassu. Ele n. Sto Antonio de Guaratingueta, f. de Manoel Pereira Tangerino e Messia de Andrade. Ela n. Mogi Guassu,. f. Jacinto Nunes Porto e Maria Furquim, nm Jeronimo Dias Barroso e Ana Furquim n. Parnaiba, aquele da Cotia.

          Comparecem nos censos de 1765 e 1767 de Mogi Guaçu.

Mapa de População Mogi Guaçu 1765 - 2 de setembro

imagens disponibilizadas por recordspreservation.org

Roque Pereira Tangerino de 45 anos. Maria Furquim de 18, mulher.

 

Mapa de População Mogi Guaçu 1767- 7 fevereiro

imagens disponibilizadas por recordspreservation.org

Roque Pereira Tangerino de 46 anos. Maria Nunes de 19, mulher.

Filho Manoel de 3 meses

 

6- Ana de Souza de Jesus, com 16 anos em 1739. Aos 22-11-1754 casou com João Pedroso das Neves, natural de Santo Amaro, filho de Julio Furtado e Maria Pedrosa das Neves. família Clemente Alvares Cap. 6º, neste site.

Lv1 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. João Pedroso das Neves cc Ana de Sousa de Jesus aos 22-11-1754 Mogi do Campo. Ele n. de Sto Amaro, fregues de Mogi Mirim, f. de Julio Furtado e Maria Poderosa das Neves. Ela n. da freg. da Piedade, fa de Manoel Pereira Tangerino e Mecia de Andrade.

 

7- Maria Fernandes de Jesus, com 15 anos em 1739. Aos 10-05-1757 casou com Inacio de Souza e Costa, natural da Freguesia de S. Pedro de Alcantara cidade e Patriarcado de Lisboa, filho de Antonio de Sousa Pavão e Ana da Costa, np de Andre de Sousa, da mesma freguesia.

Lv1 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Ignacio de Sousa e Costa cc Maria Fernandes de Jesus em 10-5-1757 em Mogi Guassu., Ele n. freg. de S. Pedro de Alcantre, cidade e Patriarcado de Lisboa, f. de Antonio de Sousa Pavão e Ana da Costa, np de Andre de Sousa (n freg. de S. Pedro de Alcantre), e não soube averiguar os nomes dos outros avós. Ela n. da freg. da Piedade, Bispado de S. Paulo, f. de Manoel Pereira Tangerino (falecido) e Mecia de Andrade, np Belchior Fernandes e Sebastiana Fernandes (nats de Portugal), nm de Jorge de Sousa (n. de Portugal) e Barbara Fernandes (n. de Pindamonhangaba). Obs. o contraente justificou a minoridade quando veio de Portugal.

 

8- Francisco Pereira Tangerino com 10 anos em 1739. Em 1767 morava com a mãe viúva.

Mapa de População Mogi Guaçu 1765 - 2 de setembro

imagens disponibilizadas por recordspreservation.org

fogo 151 Francisco Pereira Tangerino de 36 anos.

 

Mapa de População Mogi Guaçu 1767- 7 fevereiro

imagens disponibilizadas por recordspreservation.org

Mecia de Andrade, viuva de 91 anos

Filho Francisco Pereira de 37 anos.

 

9- Teresa Fernandes de Jesus, com 7 anos em 1739 (inventário paterno). Aos 10-05-1757 casou com Inacio Preto de Moraes, natural de Jacarei, filho de Domingos Dias da Silva e Mecia Rodrigues da Silva, np Ignacio Dias da Silva e Mecia de Oliveira Dorta, nm de Antonio Pereira da Silva e Maria Rodrigues, todos naturais do Bispado de S. Paulo.

Lv1 cas (transcritos por Roberto Vasconcellos Martins. Ignacio Preto de Moraes cc Teresa Fernandes de Jesus aos 10-5-1757 em Mogi Guassu. Ele n. Jacarei, morador em Mogi Mirim, veio na minoridade de sua terra, f. de Domingos Dias da Silva e Mecia Rodrigues da Silva, np Ignacio Dias da Silva e Mecia de Oliveiraq Dorta, nm de Antonio Pereira da Silva e Maria Rodrigues (todos nats do Bispado de S. Paulo). Ela n. de Mogi Guassu, f. de Manoel Pereira Tangerino (falecido) e Mecia de Andrade (n. Guaratingueta), np de Belchior Fernandes e Sebastiana Fernandes (nats de Portugal) nm de Jorge de Sousa (n. de Portugal) e Barbara Fernandes de Jesus (n. Pindamonhangaba).

          Geração de sete filhos em SL 8º, 285, 5-1, entre eles:

9-2 Tenente Roberto Pereira da Silva, natural de Mogi Guaçu. Em Jacui aos 20-5-1794 casou com Francisca de Jesus e Souza, daí natural, filha do Capitão Francisco de Souza Brito, natural de Mogi das Cruzes, e D. Ana Maria Ferreira, de Mogi Guaçu casados em Jacui em 09-04-1774; neta paterna do Capitão Roque de Souza Brito, nat. Perto do Porto, Portugal, e de Maria Pinta de Morais, de Mogi das Cruzes; neta materna de Domingos Ferreira Álvares, nat. S. Eulália de Barrosas, Arc. Braga, e de Quitéria Pedrosa, nat. São João de Atibaia

(Silvia Buttros) Casamentos de Jacuí, Matriz, 20/05/1794, Tenente Roberto Pereira da Silva, Nat. Mogi Guaçu, f.l. Guarda Mor Inácio Preto de Morais, Nat. Vila de Jacareí, e de D. Teresa Fernandes de Jesus, Nat. Mogi Guaçu; neto paterno de Domingos Dias da Silva, Nat. Cid. São Paulo, e de Mécia Rodrigues, de Jacareí; neto materno de Manoel Pereira Tanjerino, Nat. De Tanjera, e de Mécia de Andrade, Nat. Guaratinguetá; com D. Francisca de Jesus e Souza, Nat. Jacuí, f.l. do Capitão Francisco de Souza Brito, de Mogi das Cruzes, e D. Ana Maria Ferreira, de Mogi Guaçu; neta paterna do Capitão Roque de Souza Brito, Nat. Perto do Porto, Portugal, e de Maria Pinta de Morais, de Mogi das Cruzes; neta materna de Domingos Ferreira Álvares, Nat. S. Eulália de Barrosas, Arc. Braga, e de Quitéria Pedrosa, Nat. São João de Atibaia. Testemunhas: Capitão José Antônio da Silva e o Tenente Domingos Gonçalves Lopes.

 

Jacui, MG bat. matr e ob aos 09-04-1774 nesta matriz Francisco de Souza Brito cc Ana Ferreira meus fregueses. Testemunhas Alf. Jose Luiz Pena e Jose Antonio G.

9-4 Alf. Manoel Pereira de Moraes, natural de Mogi Guaçu. Em Jacui aos 12-10-1796 casou com Maria das Neves Ferreira, daí natural, filha do Ten. Domingos Gonçalves Lopes e D. Albina Ferreira Alvares esta de Mogi Guaçu e aquele de Mogi das Cruzes, neta paterna de Francisco Gonçalves Lopes, de Portugal e Maria das Neves de Mogi das Cruzes ambos falecidos, e pela materna de Domingos Ferreira Alvares, natural de perto da vila de Guimarães Arc. de Braga e Quiteria Pedrosa da Rocha, da vila de S. João de Atibaia

Jacui, MG matr. aos 12-10-1796 nesta matriz Alf. Manoel Pereira de Moraes n. Mogi Guaçu f;l; Guarda Mor Inacio Preto de Moraes e Teresa Fermandes de Jesus n. de Mogi Guaçu e falecida, e aquele da vila de Jacarei, np de Domingos Dias da Silva da cidade de S. Paulo e Maria Rodrigues, de Jacarei, nmaterno não souberam informar = cc D. Maria das Neves Ferreira n. desta f.l. Ten. Domingos Gonçalves Lopes e D. Albina Ferreira Alvares esta de Mogi Guaçu e aquele de Mogi das Cruzes, neta paterna de Francisco Gonçalves Lopes, de Portugal e Maria das Neves de Mogi das Cruzes ambos falecidos, e pela materna de Domingos Ferreira Alvares, natural de perto da vila de Guimarães Arc. de Braga e Quiteria Pedrosa da Rocha da vila de S. João de Atibaia. O contraente vindouro de Mogi Mirim e a contraente moradora do bairro do Xaádam desta freguesia.

9-7 Inacio de Moraes Preto, natural de Mogi Guaçu. Em Jacui aos 19-4-1803 casou com Gertrudes Garcina de Souza daí natural, filha Cap. Francisco de Souza Brito e Ana Maria Ferreira.

Jacui, MG matr. aos 19-04-1803 Inacio de Moraes Preto n. Mogi Guaçu f.l. do Guarda Mor Inacio Preto de Moraes e Teresa Fernandes de Jesus, falecida= cc D. Gertrudes Garcina de Souza n. desta freg. f.l. Cap. Francisco de Souza Brito e D. Ana Maria Ferreira. Todos desta freguesia.