PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

MANOEL NUNES DE GOUVEA, sargento mor

SL. 6, 433, 5-5, Rosa Leme do Prado, f.ª de Antonio da Rocha Leme n.º 4-1, foi casada com o sargento-mor Manoel Nunes de Gouvêa.

(atualizado em 18-setembro-2015)

 

 

Bartyra Sette

 

 

Sargento Mor Manoel Nunes de Gouvea, natural da freguesia de S. Julião da cidade de Lisboa-PT, casou com Maria Rosa Leme do Prado, natural da freguesia da Piedade (hoje Lorena-SP) e falecida aos 08-08-1750 na Campanha-MG com cerca de 60 anos.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio, [a margem: D. M.ª Rosa] aos 08-08-1750 faleceu D. Maria Rosa mulher do Sargento Mor Manoel Nunes de Gouvea, de idade de 60 anos pouco mais ou menos. Sepultada nesta matriz.

 

Foram filhos do casal, q.d.:

1- Ana Izabel de Gouvea, natural de Baependi-MG, casou com Bernardo da Cunha Cobra natural da vila de Almada Patriarcado de Lisboa, filho de Domingos Rodrigues Cobra e Antonia Maria de Jesus, naturais da mesma vila.

Tiveram grande geração no sul de Minas, entre seus filhos:

1-1 Jeronima Maria de Jesus, natural de Baependi. Casou com Henrique da Costa, natural de N. Sra do Monte termo da vila de Almada do Patriarcado de Lisboa, filho de Domingos Rodrigues Vareiro e Antonia da Costa.

Entre seus filhos:

1-1-1 Joaquim Bernardo da Costa, batizado em 26-07-1755, madrinha a avó materna.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-07-1755 bat. Joaquim, f.l. Henrique da Costa n. da freg. de N. Sra do Monte termo da vila de Almada do Patriarcado de Lisboa e Jeronima Maria de Jesus n. da freg. de N. Sra de Monserrate de Baependi deste bispado, np Domingos Rodrigues Vareiro e s/m Antonia da Costa nts da sobredida freg. de Almada de Almada do Patriarcado de Lisboa, nm Bernardo da Cunha Cobra n. da vila de Almada termo de Lisboa e s/m Ana Izabel de Gouvea n. da freg. de Baependi, padr.: João Francisco Grillo, solteiro e Ana Izabel de Gouvea avó do batizado, todos moradores nesta.

     Na Ermida de S. Tomé das Letras aos 10-08-1789 casou com Ana Francisca do Valle, batizada na capela do Favacho em 29-0-1768 filha de João Francisco Junqueira, falecido em 05-04-1819 e Helena Maria do Espirito Santo, falecida em 11-10-1810, inventários neste site.

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 10-08-1789 Ermida S. Tomé das Letras filial desta matriz, Joaquim Bernardo da Costa, f.l. Henrique da Costa e Jeronima Maria de Jesus, n/b freg. Campanha; = cc. Anna Francisca do Valle, f.l. João Francisco Junqueira e Helena Maria do Espirito Santo.

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-05-1768 cap. do Favacho, Ana n. aos 14, f.l. João Francisco Junqueira n. freg. S. Simão da Junqueira Arc. Braga e Helena Maria do Espirito Santo n. freg. S. João del Rei, padr.: ----gos-o Rebello de Carvalho e s/filha Luzia Maria

Ana faleceu antes de sua mãe. Em fevereiro de 1811, na abertura do inventário de Helena Maria do Espírito Santo, foram arrolados os nove filhos do casal:

1-1-1-1- Ana Candida ou Claudina da Costa, batizada em 29-06-1790. Casada com o Capitão André Martins de Andrade, filho de Jerônimo de Andrade Brito e Maria de Souza Monteiro. Geração na família ”Souza Monteiro” cap 1º  § 2º, neste site.

Lavras, MG Igreja Santana aos 29-06-1790 na capela de N Sra da Conceição das Carrancas filial desta matriz bat a Ana, f. do Cap. Joaquim Bernardes da Costa e D. Ana Francisca do Valle, padr.: João Francisco Junqueira e s/m Helena Maria do Espirito Santo, todos desta freguesia.

1-1-1-2 Joaquim (Bernardes da Costa Junqueira), 19 anos. Seu assento de batismo foi feito anos depois:

(pesq. Regina M. Junqueira) Baependi-MG. Aos quatorze dias do mês de Março de mil oitocentos digo de mil setecentos e noventa e dous na Capela de São Joze do Favacho o Reverendo Francisco Antonio Junqueira com licença Parochial baptizou solemnemente e poz os Santos Oleos a Joaquim inocente filho legitimo do Capitão Joaquim Bernardo da Costa e Anna Francisca do Valle: forão Padrinhos o Reverendo baptizante e Jeronima Maria mulher de Henrique da Costa, todos desta Freguesia de que para constar fiz este assento que assigno. O Vigro Domos Roiz ---

1-1-1-3 João (Candido da Costa), 17 anos. Também foi batizado na Capela do Favacho mas o termo de seu batismo só foi feito anos depois quando João já estava casado. Capitão João Candido da Costa faleceu em 1857 e foi sepultado na Igreja Matriz de São Tomé das Letras.

(pesq. Regina M. Junqueira) Baependi-MG. Matriz de N Sra do Monteserrate de Baependi– À margem: 1792 Alferes João Candido 22.br.  Aos 17-01-1817 nesta Villa de Santa Maria de Baependi veio a minha presença o Capitão Joaquim Bernardes da Costa e por ele me foi dito sob juramento que Joam seu filho legitimo e de Anna Francisca do Valle fora nascido e baptizado a vinte e quatro anos pelo Reverendo Francisco Antonio Junqueira na Capella la do Favacho filial desta Matriz de Baependi sendo seus P.P. João Francisco Junqueira e D. Genoveva Francisca Junqueira: cujo assento por nam aparecer nos livros competentes e nam haver inda supletorio o lencei neste actual por licença do Ordinario  e para constar se fez este assento que assignei.  O Vigro Domos Roiz

 

(pesq. Regina M. Junqueira) Baependi-MG. Matriz de N Sra do Monteserrate de Baependi 1800, ago 1832– im 137 – Aos 18-01-1816 – Alferes João Candido da Costa filho leg do Capitão Joaquim Bernardo da Costa e Anna Francisca do Valle e Dona Maria Narciza (sic) esposta em caza do Capitão Justo Domingues Maciel. Testemunhas: Reverendo Francisco Antonio Junqueira e o Reverendo Antonio Gonçalves Penha.

 

(pesq. Regina M. Junqueira) São Tome das Letras-MG Aos 06-09-1857 sepultou-se no cemitério da Matriz o Capitam João Candido da Costa viuvo de D. Maria Marciza da Costa, morreu de morte natural com todos os sacramentos e seu solene testamento.

1-1-1-4 Gabriel Flavio da Costa, 16 anos, batizado na Capela do Favacho aos 25-03-1795.

(pesq. Regina M. Junqueira) Matriz de N Sra do Monteserrate de Baependi– Aos 25-03-1795 na (dobra do livro) do Favacho filial desta Matriz de Baependi o Padre Francisco Antonio (..) Baptizou e poz os Santos óleos a Gabriel inocente filho legitimo do Cap Joaquim Berndes da Costa e D Anna Francisca do Valle. Padrinhos (razura) Francisco Junqueira e D,. Maria Francisca.

Gabriel casou com sua sobrinha Marciana Bernardina (ou Mariana Jesuina) de Andrade, filha do Capitão Andre Martins de Andrade capitão e Ana Candida da Costa 1-1-1-1 supra. Geração na família citada.

1-1-1-5 Francisco (Daniel da Costa), 15 anos. Faleceu com testamento redigido em Carmo da Cachoeira aos 08-09-1855, transcrito por inteiro in MATTOS, José Américo Junqueira de, “Familia Junqueira, vol 3, fls 1094. Solteiro e sem filhos, nomeou o irmão Gabriel Flavio da Costa por seu universal herdeiro e, em falta deste, sua mulher, sobrinha e cunhada dele testador.

1-1-1-6 José, 13 para 14 anos em 1811.

1-1-1-7 Mariana (Tridentina Junqueira), 7 anos. Mariana foi batizada na Capela do Favacho aos 15-08-1803.

(pesq. Regina M. Junqueira Baependi-MG – Matriz de N Sra do Monteserrate de Baependi. Aos  15-08-1803 o Reverendo Francisco Antonio Junqueira na Capella do Favacho solemnente baptizou a Marianna inicente filha legitima do Capitão Joaquim Bernardo da Costa e Anna Francisca do Vale sendo padrinhos João Francisco Junqueira e dona Maria Ignacia do Espirito Santo cujo assento por não ser lançado a tempo informando-me da Baptizante mandei transcrever.

Mariana casou em 14-10-1818 com Manoel José Ribeiro de Carvalho, filho do Capitão Custódio Ribeiro Pereira Guimarães e Maria Ribeiro de Carvalho, família Antonio Ribeiro de Carvalho Cap 1 aí a geração.

1-1-1-8 Antonio Faxardo da Costa 6 anos. Batizado em 1804, casou em 17-08-1833 Ana Lucrecia da Costa.

(pesq. R.egina M. Junqueira) Matriz de N Sra do Monteserrate de Baependi– Na era de 1804 na Capella do Favaxo filial desta Matriz de Baependi o Pe Francisco Antonio Junqueira baptizou e poz os Santos Oleos a Antonio filho Leg do C. JoaqBerndo da Costa e Dona Anna Francisca do Valle. P.P. João Frco Junqrª e D. Mª Fca.

 

(pesq. R.egina M. Junqueira) Matriz de N Sra do Monteserrate de Baependi  - Aos 17-08-1833 na Capella de S Thome o Pe João Ribeiro Maia assistiu a celebração do matrimonio dos C.C. Antonio Faxardo da Costa e Anna Lucrecia da Costa. Testemunhas: Tristão Antonio de Alvarenga e Manoel Leite Ferreira de Mello.

1-1-1-9 Tristão, batizado em 28-02-1806. Com 5 anos.

(pesq. R.egina M. Junqueira) Matriz de N Sra do Monteserrate de Baependi 1803, Fev 1826  im 335 – Aos 28-02-1806 na Capella do Favacho filial desta Matriz de Baependi o Reverendo Antonio Gonçalves Penha com licença Parochial baptizou Tristão filho legitimo do Capitão Joaquim Bernardo da Costa e Dona Anna Francisca. Padrinhos: José Antonio Diniz Junqueira e Anna Candida.

 

1-1-2 Simão, batizado em 28-11-1756.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-11-1756, Simão n. aos 28-10, f.l. Henrique da Costa n. da freg. de N. Sra do Monte de Caparica termo de Almada Patriarcado de Lisboa e Jeronima Maria de Jesus n. da freg. de N. Sra do Monserrate de Baependi deste bispado, , padr.: Antonio de Souza Rocha e s/m Antonia do Espirito Santo.

1-1-3 Henrique Sergio da Costa batizado em 01-05-1758. Aos 23-07-1783 casou com Ana Izabel do Espirtio Santo, filha de Manoel José Coelho e de Inacia Maria de Jesus, família “Mateus Fernandes Agostim”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-05-1758 Henrique, f.l. Henrique da Costa e Jeronima Maria de Jesus, padr.: Padre Manoel Affonso Pereira, e D. Antonia do Espirito Santo viuva de Antonio de Souza Rocha.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 23-07-1783 nesta matriz Henrique Sergio da Costa, f.l. Henrique da Costa e Jeronima Maria de Jesus = c Ana Izabel do Espirito Santo, f.l. de Manoel Jose Coelho e de Ignacia Maria. Os contraentes nts e bts na freguesia da Campanha.

Henrique Sergio e Ana Izabel tiveram os filhos batizados na Campanha, q.d.:

1-1-3-1 Maria em 25-01-1784.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 25-01-1784 nesta matriz bat a Maria Joana de dezenove dias, f.l. de Henrique Sergio e de Ana Isabel nts da Campanha, avos paternos Henrique da Costa e Jeronima Maria, avos maternos Manoel Jose Coelho e Inacia Maria. Foram padrinhos Estacio [--]telho por pp e a dita avó [--------------].

1-1-3-2 Julia Maria da Conceição batizada em 04-04-1786. Em 1823 tirou provisão para se casar com Francisco Xavier do Espirito Santo, nascido na cidade de S. Paulo, filho natural da falecida Ana Maria de Jesus.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 04-04-1786 nesta matriz bat a Julia, f.l. de Henrique Sergio da Costa e de Ana Isabel de Jesus, nts da Campanha, avos paternos Henrique da Costa e Jeronima Maria, avos maternos Manoel Jose Coelho e Inacia Maria. Foram padrinhos Maria Joaquina, filha destes, e o Cap. Luiz Antonio de Araujo, casado.

 

Campanha-MG Livro misto

1823 - Oradores Francisco Xavier do Espirito Santo e Julia Maria

Francisco Xavier do Espirito Santo, f. natural de Ana Maria de Jesus, já falecida, natural e batizado na cidade de S. Paulo.

Julia Maria da Conceição, f.l. Henrique Sergio da Costa e s/m Ana [--] de Jesus, ambos falecidos. Natural e batizada nesta matriz de Santo Antonio da Campanha da Princesa.

Em o Lº 5 f. 4: aos 04-04-1786 bat a Julia nascida de oito meses digo [rasgado] Dezembro proximo, f.l. Henrique Sergio da Costa e Ana [-------------] de Jesus, naturais desta Campanha

Revendo os livros de batismos de brancos e libertos desta Sé, desde a id.e de cincoenta e hum anos, the vinte não pude achar o assento de batismo do suplicante, por não ter informação suficiente (...). S. Paulo 10 de Fevvereiro de 1823

1-1-3-3 Domiciano José da Costa batizado em 07-09-1787.

Campanha, MG aos 07-09-1787 nesta matriz bat a Domiciano, f.l. de Henrique Sergio da Costa e Ana Izabel de Jesus; foram padrinhos o Alf. Juiz Ordinario Jose Joaquim Leite Fereira, e Jeronima Maria de Jesus.

          Em 13-07-1808 casou com Barbara Maria de Jesus, filha de Bernardo José Villas Boas e Isabel Rodrigues Moreira - família Domingos Leme da Silva. Com geração na Campanha.

Campanha, MG matr - aos 13-07-1808 Domiciano Jose da Costa, f.l. Henrique Sergio Costa e Ana Isabel do Espirito Santo = Com Barbara Maria de Jesus, f.l. Bernardo Jose Villas Boas e Isabel Rodrigues Moreira. Ambos naturais e batizados nesta freguesia da Campanha.

1-1-3-4 Pacifica, em 19-06-1791.

Campanha, MG aos 19-06-1791 nesta matriz bat a Pacifica, f.l. de Henrique Sergio da Costa e Ana Izabel de Jesus, avós paternos Henrique da Costa, já defunto, e Jeronima Maria de Jesus; avós maternos Manoel Jose Coelho e Inacia Maria. Foram padrinhos Simão da Costa, solteiro, e D. Ana Josefa Candida, casada.

1-1-3-5 Bernardino em 05-07-1793.

Campanha, MG aos 05-07-1793 nesta matriz bat a Bernardino, f.l. de Henrique Sergio da Costa e Ana Izabel de Jesus; foram padrinhos Pedro Bernardes da Costa e Francisca, filha de Jeronima Maria de Jesus.

1-1-3-6 Henrique em 12-01-1795.

Campanha, MG aos 11-01-1795 bat a Henrique, f.l. de Henrique Sergio da Costa e Ana Izabel de Jesus; foram padrinhos [------------------] Rois e D. Beralda Joaquina da Silva.

1-1-3-7 Joaquim em 29-04-1797.

Campanha, MG aos 29-04-1797 nesta matriz bat a Joaquim, f.l. de Henrique Sergio da Costa e Ana Izabel de Jesus; foram padrinhos Cap. Antonio Bueno do Prado ------, e D. Mariana Vitoria de Gouvea mulher do Alf. Antonio Teixeira.

1-1-4 Ana Joaquina, batizada em 29-09-1759. Solteira em 1772 (batismo da irmã Francisca).

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 29-09-1759 Ana, f.l. Henrique da Costa e Jeronima Maria de Jesus, padr.: Bento Ferreira da Silva, solteiro e Inacio Alves Pimenta como procurador que mostrou ser de sua mulher Teresa Maria de Jesus.

1-1-5 João, em 05-07-1761.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 05-07-1761 João, f.l. Henrique da Costa n. de Caparica da freg. de N. S. do Monte do Patriarcado de Lisboa e Jeronima Maria de Jesus n. da freg. de N. Sra. Monserrate de Bependi deste bispado, padr.: Capitão e Juiz Ordinario Domingos Telles da Silva, solteiro e Maria da Conceição, solteira filha leg. de Bernardo da Cunha Cobra. Avos paternos Domingos Rodrigues e Antonia da Costa, ambos defuntos, maternos Bernardo da Cunha Cobra e Ana Izabel de Gouvea.

1-1-6 José Bernardes da Costa batizado em 16-10-1763. Aos 20-09-1789 casou com Maria Josefa de Jesus, filha do Cap. Domingos Dias de Barros e Brigida Maria de Jesus. Geração na família “Domingos Dias de Barros”, neste site.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-10-1763, Jose, f.l. Henrique da Costa n. da freg. de N. S. do Monte da Caparica do Patriarcado de Lisboa e Jeronima Maria de Jesus n. da freg. de Baependi deste bispado; padr.: Bento Ferreira da Silva, solteiro e Maria de Jesus, solteira e filha de Bernardo da Cunha Cobra. Avos paterno Domingos Rodrigues e Antonia da Costa, já defuntos, maternos Bernardo da Cunha Cobra e Ana Izabel de Gouvea.

 

Campanha-MG - casamentos - aos 20-09-1789 capela Santos Corações de Jesus, Jose Bernardo da Costa, f.l. do Alf. Henrique da Costa e Jeronima Maria de Jesus, n/b nesta; = D. Maria Josefa de Jesus, f.l. do Cap. Domingos Diaz de Barros e D. Birgida Maria de Jesus, n/b na freguesia da vila de S. Joaão del Rei.

         José faleceu com testamento em 03-06-1835. Viúvo, declarou os sete filhos vivos de seu matrimônio:

Igreja Sagrada Família (Três Corações, Minas Gerais), a 03-06-1835 faleceu Jose Bernardes da Costa.

Testamento:

Capitão José Bernardes da Costa, filho legitimo de Henrique da Costa e D. Jeronyma Maria de Jesus, já falecidos, natural da freguesia da Vila da Campanha.

Declaro que fui casado com D. Maria Josepha de Jesus, já falecida, de cujo matrimonio tivemos nove filhos, existindo vivos somente sete que são: Domingos = Henrique = Jose = Joaquim = Antonio = João e Ignacio.

Testamenteiros: em 1º meu filho Domingos Dias da Costa Barros; em 2º meu filho Antonio Dias de Barros; em 3º meu filho Jose Marcelino da Costa Barros.

(...) legados pios, alforria de escravos.

Legados:

- deixo a meu filho Ignacio Jose da Costa 100$000.

Freguesia dos Corações de Jesus, Maria e José do Rio Verde, 22-05-1835 Jose Bernardes da Costa.

Segue aprovação.

 

1-1-7 Maria, batizada em 24-09-1765.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-09-1765 Maria, f.l. Henrique da Costa n/b na freg. de N. Sra do Monte termo da vila de Almada do Patriarcado de Lisboa e Jeronima Maria de Jesus n. da freg. de Baependi deste bispado, np Domingos Rodrigues Vareiro e Antonia da Costa, nm Bernardo da Cunha Cobra, falecido e Ana Izabel de Gouvea, padr.: Bento Ferreira da Silva, solteiro e D. Angela Nogueira mulher do Cap. Domingos Teixeira.

1-1-8 Inácia Antonia do Nascimento batizada em 23-01-1768. Aos 16-06-1793 casou com Joaquim Gonçalves da Fonseca, natural de Baependi-MG, filho de João Gonçalves da Fonseca e Teresa Gomes da Rocha.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-01-1768 Inacia, f.l. Henrique da Costa n. freg. N. S. do Monte da Caparica Patriarcado de Lisboa e Jeronima Maria de Jesus n. da freg. de Baependi deste bispado, padr.: João Antonio de Azevedo e s/m Inacia Antonia da Silveira. Avos pat. Domingos Rodrigues e Antonia da Costa, falecidos e naturais da mesma freg. de N. Sra do Monte de Caparica, maternos Bernardo da Cunha Cobra n. da vila de Almada Patriarcado de Lisboa já falecido, e Ana Izabel de Gouvea n. da freg. de Baependi deste bispado.

 

Campanha, MG aos 16-06-1793 Joaquim Gonçalves da Fonseca, f.l. de João Gonçalves da Fonseca e Teresa Gomes da Rocha, n/b na freg. de Baependi = cc Inacia Antonia do Nascimento, f.l. de Henrique da Costa e Jeronima Maria de Jesus, n/b na freguesia a Campanha.

         Pais de, pelo menos:

1-1-8-1 Ana Vitória de Jesus casou com José Joaquim dos Reis, batizado em Baependi em 01-maio-1791, filho de Manoel Alves Taveira e Maria Xavier de Gusmão.

(pesquisa Joaquim dos Santos Neto) 1791 Joze br. 23. Aos vinte, e sinco dias de Setembro de mil, oito centos e treze neste Arraial de Baependi veio a minha prezença Joaquim Gonçalves da Fonseca parochiano da Campanha por ele me foi dito subjuradamente em que o Capellam Antonio Antunes de Campos Feijo no dia primeiro de Maio de mil sete sentos, e noventa, e hum na Capella do Rio Verde batizara solemnemente a seu filho Joze tido de legitimo Matrimonio de Ignacia, digo, e declaro que Joze filho Legitimo de Manoel Alves Taveira, e de Maria Xavier de Gusmão sendo padrinhos Joze Dias, e Maria Ignacia: cujo assento por não aparecer nos livros competentes o lancei neste actual por não haver supletorio, e por licença do Ordinario de que mandei fazer este assento, que assignei.O Vigario Domingos Rodrigues Affonso.

          José Joaquim testou em Bom Jardim do Distrito de Lambari aos 13-12-1846 e faleceu em 12-02-1847. Sem geração, pois os filhos que tiveram, João e Ana, faleceram solteiros e sem geração.

Testamentos - Campanha da Princesa 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu Jose Joaquim dos Reys aos 12-02-1847 de quem é testamenteira sua mulher Ana Vitoria de Gouvea, moradora no Jardim do Lambari

Eu Jose Joaquim dos Reys, n. da freg. de N. Sra. da Conceição do Rio Verde termo da vila de Santa Maria de Baependi Provincia de Minas, f.l. Manoel Alves Taveiras e de Maria Xavier de Gusmão, o primeiro já falecido.

Sou cc, Ana Vitoria de Jesus, f.l. de Joaquim Gonçalves da Fonseca e Ignacia Antonia do Nascimento, e desse consorcio tivemos dois filhos Joam e Anna os quais falecidos no estado de solteiro, e não teve filhos.

Instituo por minha universal herdeira a minha mulher Ana Vitoria de Jesus que será minha testamenteira em primeiro lugar e em 2º meu cunhado Cassiano Bernardes da Fonseca.

Bom Jardim do Distrito de Lambari 13-12-1846 Jose Joaquim dos Reis

Aprovação 13-12-1846

Abertura 12-02-1847

Aceitação 12-02-1847 D. Ana Vitoria de Jesus

1-1-8-2 Cassiano Bernardes da Fonseca, testamenteiro do cunhado José Joaquim. Com 30 anos em 1842 tirou dispensa de afinidade ilícita em 2º grau para se casar com Luiza Maria de Jesus (depois Luiza Candida da Fonseca), filha de João Pinto da Fonseca e Luisa Vitoria de Mello - Familia João Pereira Themudo.

Campanha, MG lv. misto, oradores Cassiano Bernardes da Fonseca e Luiza Maria de Jesus 14-05-1842 afinidade ilicita em 2º grau da linha transversal - freg. da cidade da Campanha

3) Pq o orador conheceu carnalmente uma prima coirmã da oradora.

Q o impedimento estava oculto

5) O orador conheceu carnalmente Ana Pinta, prima irmã da oradora. O pai da oradora tem mais filhos

6) Test.: 1ª Thome Miz Ribeiro

10) Juramento da oradora: Luiza Maria de Jesus, n/moradora nesta freguesia da Campanha onde vive em companhia de seus pais.

17) Juramento do ordor Cassiano Bernardes da Fonseca, cidadão brasileiro, solteiro, natural e morador nesta freguesia onde vive da lavoura, de idade de 30 anos.

1-1-9 Pedro, nasceu em 29-06-1770 e foi batizado aos 8 do mês seguinte.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 08-07-1770 Pedro n. 29-06, f.l. Henrique da Costa n. da freg. de Caparica da comarca de Setubal do Patriarcado de Lisboa e Jeronima Maria de Jesus n/b freg Baependi deste bispado; np Domingos Rodrigues e Antonia da Costa, maternos Bernardo da Cunha Cobra, falecido.

1-1-10 Francisca, batizada em 09-08-1772.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-08-1772 Francisca de oito dias, f.l. Henrique da Costa n. de N. S. do Monte Patriarcado de Lisboa e Jeronima Maria de Jesus n. freg. Baependi deste bispado, padr.: Jose Ferreira Ribeiro, solteiro e Ana Joaquina, solteira filha do mesmo Henrique da Costa. Avos pat. Domingos Rodrigues e Antonia da Costa, falecidos, maternos Bernardo da Cunha Cobra, falecido e D. Ana Izabel de Gouvea.

1-1-11 Pedro, em 07-07-1773

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-07-1772(sic)e tres (sobrescrito) matriz, Pedro, f.l. Henrique da Costa n. da freg. de N. Sra da Caparica Patriarcado de Lisboa e Jeronima Maria de Jesus n. de Baependi deste bispado, avos paternos Domingos Rodrigues e Antonia da Costa, maternos Bernardo da Cunha Cobra e Ana Izabel de Gouvea. Padr.: Jose Ferreira Ribeiro e D. Ana Teresa filha do Cap. Domingos Teixeira Villella.

1-1-12 Tomé Bernardo da Costa, filho de Henrique da Costa e Jeronima Maria de Jesus, testou em 03-10-1829 e faleceu em seis do mesmo mês. Solteiro, declarou duas filhas naturais em companhia da irmã Francisca.

Baependi-MG - Óbitos, 09-10-1829 sep. Thome Bernardo da Costa, solteiro, com testamento

Testamento (trechos)

Eu Thome Bernardo da Costa, f.l. Henrique da Costa e Jeronima Maria de Jesus, já falecidos, n. da vila da Campanha e morador nesta de Baependi.

Testamenteiros: 1º Padre Custodio Ribeiro de Carvalho, 2º Manoel Jose Ribeiro de Carvalho, 3º meu sobrinho João Candido.

Sou solteiro, mas por fragilidade humana tenho duas filhas Ana e Maria que se acham em companhia de minha irmã Francisca, em casa do Capitão Manoel Jose Ribeiro de Carvalho, as quais duas instituo herdeiras das duas partes dos meus bens.

Legados:

- a meu afilhado Jose, que forrei na pia, filho de Efigenia, escrava que foi do Ten. Domingos Rois Cobra;

- a Domiciano, f. de Thome Antonio Quintiliano;

- a Jose, f. Antonio Theodoro e Marceliana;

- a Thome Antonio Quintiliano

Vila S. Maria de Baependi 03-10-1829

 

1-1-13 Francisco, batizado em 13-05-1779.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 13-05-1779 nsta matriz bat condicionalmente por ter sido batizado em casa ao nascer e puz os santos oleos a Francisco nascido de 14 dias, f.l. Henrique da Costa n. da freg. de N. Sra do Monte da Caparica do Patriarcado de Lisboa, e de Jeronima Maria de Jesus natural da freguesia de Baependi deste bispado. Avos paternos Domingos Rodrigues e Antonia da Costa. Avós maternos Bernardo da Cunha Cobra, todos defuntos e D. Ana Izabel de Gouvea. Foram padrinhos Joaquim Bernardo da Costa, filho do dito Henrique da Costa. e D. Maria Angelica de Gouvea mulher de Paulo da Costa Teixeira.

 

1-2 Joaquim, batizado cerca de 1742.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) no ano de 1742 pouco mais ou menos nesta matriz da Campanha, Joaquim, f.l. Bernardo da Cunha Cobra e D. Ana Izabel de Gouvea - Autos de justificação de batismo.

1-3 Domingos Rodrigues Cobra, segundo SL 6º, 389, 7-10, casou com Caetana Nogueira de Lemos, filha de João Gomes de Lemos e Joana Nogueira do Prado - aportes à GP: Joana Nogueira do Prado Leme - SL VI, 372, 6-2.

             SL. 6, 389, 7-10: Caetana Nogueira de Lemos (ultima filha de 6-2 e 2º marido) cc. 1783 em Baependy com o furriel Domingos Rodrigues Cobra natural da Campanha do Rio Verde, filho de Bernardo da Cunha Cobra e Anna Izabel de Gouvea. Teve naturais de Baependy 8-1 a 8-8..

1-4 Manoel, solteiro em 1756.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11-08-1756 matriz, Leonor, f.l. Gyraldo de Souza e Joana de Oliveira nts da freg. Aiuruoca deste bispado, padr.: Manoel, solteiro filho de Bernardo da Cunha Cobra, e Esperança Josefa da Silveira viuva de Cristovão de Faria.

1-5 Maria da Conceição, solteira em 1761, madrinha do sobrinho João 1-1-5.

 

1-6 Maria Joaquina de Gouvea casou com Bonifacio Borges da Costa, filho de Miguel Borges e Tomasia Gonçalves. Geração na familia “Antonio Borges da Costa”.

1-7 Antonio, em 23-07-1749.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-07-1749 Antonio, f.l. Bernardo da Cunha Cobra n. freg. de Santiago da vila de Almada do Patriarcado de Lisboa e D. Ana Izabel de Gouvea n. da freg. de N. Sra de Monserrade de Baependi deste bispado, padr.: Revdo Dr. João Bernardes da Costa Estrada e D. Joana de Toledo mulher de Miguel Pires Barreto.

1-8 Bernardo da Cunha Cobra, batizado em 02-06-1753, casou três vezes. Primeira vez com Maria Teresa do Rosario, filha de Francisco Dutra de Macedo, natural da ilha do Pico e Rita Maria da Silva, natural de S. José casados em Aiuruoca aos 01-03-1756, neta paterna de Domingos Dutra de Macedo e de Maria de Castro de Oliveira, neta materna de João Simões Rosa e Marcelina Gomes da Silva.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-06-1753 Bernardo, f.l. Bernardo da Silva(sic) Cobra e Ana Izabel de Gouvea, padr.: Anrique da Costa e João Francisco Grillo por pp que apresentou de D. Branca de Toledo mulher de Francisco Xavier da Silva.

 

Aiuruoca-MG Igreja N. Sra. da Conceicão de Aiuruoca, comarca do rio das Mortes; aos 01 março 1756 - Gupiara - Francisco Dutra de Macedo, f.l. de Domingos Dutra de Macedo e de Maria de Castro de Oliveira, n. e b. freg. ---, da ilha do Faial; c/ Ritta Maria ---, f.l. de João Simoens Roza e de s/m Marcelina Gomez da Sylva, n. da vila de S. Joseph.

          Em 04-05-1794, Bernardo casou com Ana Maria Silveria do Espirito Santo, filha de Antonio Leme da Silva e Ana Maria Ribeira, família “Domingos Leme da Silva”, neste site.

Campanha-MG - casamentos -. matriz aos 04-05-1794 Bernardo da Cunha Cobra, viuvo que ficou por falecimento de Maria Tereza do Rosario e filho l. de Bernardo da Cunha Cobra e Anna de Moraes de Gouvea, n/b nesta freguesia = Anna Maria Silveria do Espirito Santo, f.l. de Antonio Leme da Silva e Anna Maria Ribeira, n. desta freguesia.

          Ana Silveria foi sepultada na capela de N. Sra. do Rosáio em 12-09-1807:

Campanha, MG aos 12-09-1807 foi sepultada dentro da capela de N Sra do Rosario Ana Silveria, mulher de Bernardo da Cunha Cobra, tinha de idade 25 anos.

          Viúvo pela segunda vez, Bernardo casou aos 09-02-1809 com Maria Teixeira da Silva, filha de José de Souza Teixeira e Ana Bernarda de Jesus, família “Mateus Fernandes Agostim”.

Campanha-MG - casamentos aos 09-02-1809 Bernardo da Cunha Cobra, viuvo de Anna Silveria do Espirito Santo = Maria Teixeira da Silva, f.l. de Jose de Souza Teixeira e Anna Bernarda de Jesus, n/b na freguesia de Santa Ana do Sapucai Bispado de S. Paulo.

          Maria, já falecida em 1848 (testamento paterno) foi casada com Antonio Narciso, sem geração. Antonio, tendo já recebido o que lhe competia do sogro, foi deserdado:”tendo já pago a Antonio Narciso o que lhe competia, e tendo recebido deste maus tratos, tanto fisicos como moraes ao ponto de expulsar-me de sua casa ficando com a maior parte dos poucos trastes que eu possuia, não é minha vontade que receba coisa alguma do que possuo

Bernardo e Maria Teresa tiveram os filhos, q.d:

1-8-1 Manoel, batizado em 02-03-1778.

Campanha, MG aos 02-03-1778 nesta matriz batizei condicionalmente por ter sido batizado em casa ao nascer e pus os santos oleos a Manoel, de nove dias, f.l. de Bernardo da Cunha Cobra, natural desta Campanha e de Maria do Rosario natural da Aiuruoca, avos paternos Bernardo da Cunha Cobra e D. Ana Izabel de Gouvea, maternos Francisco Dutra de Macedo e Rita Maria. Foram padrinhos esta e Joachim Bernardo com pp de Jose Bras Cobra.

1-8-2 Maria em 20-07-1780

Campanha, MG aos 20-07-1780 nesta matriz bat a Maria, nascida de oito dias, f.l. de Bernardo da Cunha Cobra, natural desta Campanha e de Maria Teresa do Rosario da mesma freguesia, avos paternos , Bernardo da Cunha Cobra, já defunto e D. Ana Izabel de Gouvea, maternos Francisco Dutra de Macedo e Rita Maria de Jesus. Foram padrinhos Henrique da [---] de Macedo e s/m Jeronima Maria de Jesus.

1-8-3 Ana, em 22-09-1782.

Campanha, MG aos 22-09-1782 nesta matriz bat a Ana,. f.l. de Bernardo da Cunha Cobra e de Maria Teresa, nts desa freguesia, npaterna de Bernardo da Cunha Cobra e D. Ana Izabel de Gouvea, maternos Francisco Dutra de Macedo e Rita Maria de Jesus. Foram padrinhos Alf. Francisco Jose de Matos, solteiro e Teresa Maria, solteira, filha de Franciso Dutra.

 

1-9 José Rodrigues Cobra batizado em 28-12-1756. Aos 30-08-1794 casou com Maria Angelica de Jesus, filha de Antonio Martins da Costa e Maria da Conceição, neta paterna de Antonio Martins da Costa e Maria Pinta, neta materna de Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves de Moraes - família “Antonio Borges da Costa”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 28-12-1756 Jose, f.l. Bernardo da Cunha Cobra n. vila de Almada Patriarcado de Lisboa e Ana Izabel de Gouvea n. de Baependi deste bispado, np Domingos Roiz Cobra e Antonia Maria de Jesus nts da vila de Almada Patriarcado da cidade de Lisboa, nm Manoel Nunes de Gouvea e Rosa Maria do Prado, ele n. da cidade de Lisboa e ela n. da Piedade termo da vila de Guaratingueta bispado de SPaulo, padr.: Revdo Vigario Manoel Afonço Pereira, e Ana Pires solteira filha de Miguel Pires de Tolledo, todos desta freguesia.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 30-08-1794 nesta matriz se receberam Jose Rodrigues Cobra, f.l. de Bernardo a Cunha Cobra e Ana Izabel = cc Maria Angelica de Jesus, f.l. Antonio Martins da Costa e Maria da Conceição. Ambos asistentes, naturais e batizados nesta freguesia da Campanha.

José e Maria Angelica tiveram os filhos, q.d.:

1-1-1 José batizado em 05-01-1795 e falecido em fevereiro de 1806.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 05-01-1795 na capela dos Santos Corações de Jesus, Maria, Jose do Rio Verde bat a Jose, f. de Jose Rodrigues Cobra e de Maria Angelica de Jesus, foram padrinhos Antonio Martins da Costa e s/m Maria da Conceição.

 

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 28-02-1806 foi sepultado dentro da capela dos Santissimos Corações de Jesus, Jose, f. de Jose Rodrigues Cobra morador em S. Bento. Faleceu de caimbras de idade de 8 anos

1-9-2 Maria batizada em 25-10-1801.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 25-10-1801 nesta matriz da Campanha bat a Maria, f.l. de Jose Rodrigues Cobra e de Maria Angelica de Jesus, foram padrinhos Bonifacio Borges da Costa e Quiteria, solteira filha de Antonio Martins.

 

1-10 Ana, batizada em 30-11-1760.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 30-11-1760 Ana, f.l. Bernardo da Cunha Cobra e Ana Izabel de Gouvea, np Domingos Rodrigues Cobra n. da vila de Almada do Patriarcado de Lisboa e Antonia Maria de Jesus da dita vila e ele pai da da mesma vila, e nmatrna do Sargento mor Manoel Nunes de Gouvea n/b na freg de S. Julião da cidade de Lisboa e Rosa Maria do Prado n/b na freg. da Piedade Bispado de S. Paulo; padr.: Bento Ferreira da Silva, solteiro e Teresa Maria de Jesus mulher de Inacio Alves Pimenta.

1-11 Inácio Manoel Cobra, solteiro em 1764. Casou com Escolástica Barbosa de Alvarenga, natural de Atibaia-SP, filha de Antonio Soares de Almeida e Maria Barbosa de Siqueira. Geração na família “Antonio Soares de Almeida”, neste site.

          Segunda vez aos 26-11-1796 casou com Maria Rita de Jesus, filha de José Ferreira de Godoy e de Ana Ursula da Conceição, família “Gaspar João Barreto”.

Campanha, MG aos 26-11-1796 nesta matriz Inacio Manoel Cobra, viuvo de Escolastica Barbosa de Alvarenga = cc Maria Rita de Jesus, f.l.de Jose Ferreira de Godoy e de Ana Ursula da Conceição, n/b nesta freguesia.

2- José, batizado em agosto de 1723.

Baependi, MG bat. 1723-1745 indice datillografado por Jose Guimarães: aos --08-1723 José, f.l. Sarg. Mor Manoel Nunes de Gouveia e D. Rosa Maria do Prado, padr.: Ten. Cel. (original em pedaços imagem]

3- Maria Josefa de Jesus (ou Gouvea), batizada em 19-11-1724, casou duas vezes. Primeira vez com Antonio Alves Franco natural da freguesia do Sacramento da cidade de Lisboa, filho de Domingos Alves Franco, natural de Chaves Arc. de Braga e Catarina da Costa natural do Arc. de Lisboa, já defuntos,

Baependi, MG, aos 19-11-1724 (não consta a mãe) aos desan--- de novembro do mesmo ano (1724) bat a Maria, f. do Sarg. Mor Mel Nunes de Gouvea e lhe puz os santos oleos, foram padrinhos o Cap. Mor Tome [----] Nogr.ª e D. M.ª Leme.

 

          Antonio faleceu na Campanha-MG aos 20-08-1756.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 20-08-1756 faleceu abintestado com morte repentina Antonio Alves Franco, natural da freguesia do Sacramento da cidade de Lisboa, cc Maria Josefa de Gouvea moradores neste Arraial da Campanha do Rio Verde. Sep. nesta matriz.

 

          Segunda vez, Maria Josefa casou com João da Silva natural da freguesia. de S. Martinho do Couto de Moure Arc. Braga, filho de João da Silva e Ana Luiza. Com geração de ambos os matrimônios q.d.:

Maria José e Antonio tiveram:

3-1 Fabiano, batizado em 18-10-1749.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 18-10-1749 Fabiano, f.l. Antonio Alvares Franco n. da cidade de Lisboa e Maria Josefa de Gouvea n. da freg. de N. Sra de Monserrate de Baependi deste bispado, np Domingos Alves, n. de Chaves Arc. de Braga e Catarina da Costa n. do Arc. de Lisboa, já defuntos, nm Sarg. Mor Manoel Nunes de Gouvea, n. da cidade de Lisboa e s/m Maria Rosa do Prado n. da freg. de N. Sra da Piedade da comarca de Guaratingueta bispado de S. Paulo; padr.: Sarg. Mor Jose de Mello Costa,. e Ana de Jesus de Almeida mulher de Francisco Martins Lustosa que foi Capitão Regente e Guarda Mor das Terras do Sapucai.

3-2 Mariana em 02-08-1751.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-08-1751 Mariana, f.l. Antonio Alves Franco n/b na freg. do Sacramento da cidade de Lisboa e Maria Josefa de Gouvea nat. na freg. de N. Sra de Monserrate de Baependi, np Domingos Alves Franco n. da vila de Chaves e s/m Catarina da Costa n. dos arredores da mesma cidade, nm do Sargento Mor Manoel Numes de Gouvea n/b na freg. de S. Julião da cidade de Lisboa e s/m D. Maria Rosa do Prado bat. na freg. da Piedade da vila de Guaratingueta bispado de SP, padr.: Manoel Monis Barreto.

3-3 Cap. Antonio Alves França casou em 25-05-1785 com Rita Marcelina de Magalhães, filha de Bento Pinto de Magalhaes e Maria do Rosário Accioli de Albuquerque. Geração na família “Bento Pinto de Magalhães”.

3-4 Cap. Manoel Alves Franco, batizado em 02-07-1753. Em 1794 casou com Ana Gertrudes de Magalhães, filha de Bento Pinto de Magalhaes e Maria do Rosário Accioli de Albuquerque. Geração na família “Bento Pinto de Magalhães”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-07-1753 Manoel nascido de 11 dias, f.l. Antonio Als Franco e Maria Josefa de Gouveia, padr.: Bento Correa de Mello, e Maria do Nascimento

3-5 Ana Rosa de Jesus em Jacui-MG aos 28-12-1778 casou com Miguel Barbosa Maciel, filho de Paulo Barbosa Maciel natural da ilha de S. Miguel e Maria de São José e Godoy natural da vila de Itu-SP onde casaram aos 20-11-1726 (SL. 6, 46, 3-2 onde não consta a geração), neto paterno de Diogo Ferreira e Bárbara de Almeida, naturais da mesma ilha, neto materno de Baltazar Velho de Godoy e Francisca Leme.

Jacui, MG matr. aos 28-12-1778 Miguel Barbosa Maciel n. do arraial do Gouvea do bispado de Mariana f. Paulo Barbosa Maciel n. da ilha de S. Miguel e Maria de São Jose e Godoy n. da vila de Itu deste bispado = cc Ana Rosa de Jesus n. da Campanha f.l. Antonio Alvares Franco n. Lisboa, neta materna de Manoel Nunes de Gouvea n. Lisboa e s/m Rosa Maria do Prado n. de Guaratingueta. A mãe da contraente se chama Maria Josefa n. de Baependi.

 

Itu, SP Igreja N Sra da Candelaria matr Paulo Barbosa, filho de Diogo Ferreira e s/m Barbara de Almeida, naturais da ilha de S. Miguel = cc Maria Velha, f. de Baltazar Velho de Godoy e s/m Francisca Leme. Aos 20 de novembro da sobredita era (1726)

 

Maria José e João da Silva tiveram pelo menos:

3-6 João, batizado em 05-12-1761

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 05-12-1761 João, f.l. João da Silva n/b na freg. de S. Martinho do Couto de Moure Arc. Braga e Maria Josefa de Jesus n/b na freg. de Baependi deste bispado, np João da Silva e Ana Luiza, maternos do Sarg. Mor Manoel Nunes de Gouvea e Rosa Maria Leme; padr.: P.e Bernardo da Silva Lobo

 

4- Antonia do Espirito Santo Gouvea, batizada em 25-05-1728 tambem casou duas vezes. Primeira vez com Antonio de Souza Rocha natiural da vila Franca da Ilha de S. Miguel, neto paterno de Manoel de Souza Rocha natural da mesma vila e Izabel do Amaral da freguesia de Rosto de Cão da mesma ilha.

Baependi, MG, aos 25-05-1728 bat a Antonia f.l. Sarg. Mor manoel Nunes de Gouvea e s/m D. M.ª do Prado, foram padrinhos o Cap. Antonio de Freitas cuja pp assistio Estacio da Silva, e Catarina Leme do Prado.

 

          Antonio faleceu aos 21-12-1756 com 66 anos declarados:

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 21-12-1756 faleceu Antonio de Souza Rocha, de idade 66 anos cc Antonia do Espirito Santo Gouvea, moradores nesta freguesi, era natural de vila Franca da Ilha de S. Miguel Bispado de Angra. Fez testamento que se achara em seu lugar adiante. Sepultado dentro desta matriz.

 

          Em 24-06-1760 Antonia estava casada com Manoel Leite Ferreira, natural da vila de Guimarães Arc Braga e Ana do Espirito Santo natural da freguesia de Baependi, neto paterno de Francisco Leite Ferreira, já falecido e Ana Maria de Mello

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-06-1760 matriz, Antonio, f.l. João de Oliveira Ruella e Agueda Cardosa, padr.: Manoel Leite Ferreira e s/m D. Antonia do Espirito Santo, todos desta matriz.

 

Antonia e Antonio de Souza Rocha tiveram os filhos batizados na Campanha, q.d.:

4-1 Ana, em 07-02-1752.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-02-1752 Ana, f.l. Antonio de Souza Rocha n. da vila Franca da Ilha de S. Miguel e D. Antonia do Espirito Santo Gouvea nat. na freg. de N. Sra do Monserrate de Baependi, no Manoel de Souza Rocha n. da vila Franca da Ilha de S. Miguel e s/ Izabel do Amral da freg. de Rosto de Cão da mesma ilha, nm Sarg. Mor Manoel Nunes de Gouvea bat. na freg. de S. Julião da cidade de Lisboa e D. Maria Rosa n/b na freg. da Piedade Bispado de S. Paulo, padr.: eu Jose Bernardo da Costa Estrela e Januaria de Gouvea viuva de Felipe da Costa Pinheiro por pp que apresentou Sarg. Mor Manoel Nunes de Gouvea.

4-2 Ana, em 20-12-1752.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 20-12-1752 Ana, f.l. Antonio de Souza Rocha e Antonia do Espirito Santo, padr.: Dr. Jose Bernardes da Costa Estrada, vigario desta freguesia e Janoaria Nunes

4-3 Maria, em 24-06-1757

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-06-1757 Maria, f.l. Antonio de Souza Rocha n. vila Franca da Ilha de S, Miguel e Antonia do Espirito Santo Gouvea n. freg. de Baependi deste bispado, padr.: Ldo. Jose de Azevedo casado em Portugal, e Jeronima Maria de Jesus mulher de Henrique da Costa.

 

Antonia e Manoel Leite Ferreira tiveram pelo menos:

4-4 Escolástica Teodora de Jesus, batizada em 29-03-1761. Aos 17-09-1780 casou com Domingos José Pereira do Amaral, filho do Cap. Manoel Pereira do Amaral e Anna Maria do Nascimento. Geração na família “Diogo Garcia”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 29-03-1761 Escolastica, f.l. Manoel Leite Ferreira n. vila de Guimarães Arc Braga e D. Ana do Espirito Santo n. freg. de Baependi deste bispado; np Francisco Leite Ferreira, já defunto e Ana Maria de Mello, materno do Sargento Mor Manoel Nunes de Gouvea e Rosa Maria do Prado, já defunta, padr.: Jose de Oliveira, solteiro e Maria da Visitação mulher de Bento Correa de Mello.

4-5 José Joaquim Leite Ferreira, batizado em 19-02-1764. Aos 29-11-1783 casou com Escolastica Bernardina de Mello, filha do Capitão Bento Correa de Mello e D. Maria da Visitação. Geração na familia “Antonio Soares de Almeida”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 19-02-1764 matriz, Jose, f.l. Manoel Leite Ferreira n. da vila de Guimarães Arc. Braga e D. Antonia do Espirito Santo n. da freg. de N. S. do Monserrate de Baependi deste bispado; np Francisco Leite Ferreira, falecido e Ana Maria de Mello, nm Sarg. Mor Manoel Nunes de Gouvea e Rosa Maria do Prado, falecida padr.: Revdo Dr, Jose Bernardo da Costa, e D. JOana Felicia Moreira mulher de Caetano Jose de Almeida,

4-6 Mariana Vitória de Gouvea batizada em 05-05-1765. Casou com Antonio Teixeira de Toledo, filho de Manoel Teixeira Ribeiro e Maria Rosa de Toledo. Geração na família “Francisco Felix Correa”.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 05-05-1765 matriz, Mariana, f.l. Ten. Manoel Leite Ferreira n/b na freg. da vila de Guimarães Arc. Braga e D. Antonia do Espirito Santo n/b na freg. Baependi deste bispado, np Francisco Leite Ferreira, falecido e Ana Maria de Mello, maternos Sarg. Mor Manoel Nunes de Gouvea e Maria Rosa, falecida; padr.: Ten. Bento Correa de Melo com pp do Guarda Mor Tome de Gouvea da Quiroga e D. Maria Angela mulher do Licenciado Antonio de Carvalho Barros.

4-7 Manoel, batizado em 24-05-1767.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 24-05-1767 matriz, Manoel n, a treze dias, f.l. Manoel Leite Ferreira n/b vila de Guimarães Arc. Braga e D. Antonia do Espirito Santo Gouvea n/b freg. Baependi deste bispado, np Francisco Leite Ferreira e Ana Maria Nogueira de Mello esta viva e aquele falecido, maternos SArg. Mor Manoel Nunes de Gouvea e D. Maria Rosa, falecidos. Padr.: Revdo Dr. Manoel Caetano Rodrigues com pp do Revdo Dr. Antonio Leite Ferreira e D. Angela Izabel Nogueira mulher do Cap. Domingos Teixeira Vilela.

4-8 Agostinho em 16-08-1768.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 16-08-1768 Agostinho, f.l. Ten. Manoel Leite Ferreira n. da freg. da vila de Guimarães Arc. Braga de N. Sra. da Oliveira, e D. Antonia do Espirito Santo n. de Baependi deste bispado, np Francisco Leite Ferreira, falecido e Ana Maria de Mello, maternos Sarg. Mor Manoel Nunes e D. Rosa Maria do Prado. Padr.: Revdo Dr. Manoel CAetano Rodrigues, e D. Ana enteada do dito Tenente Manoel Leite.

4-9 Antonio, em 01-01-1770.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-01-1770 matriz Antonio de onze dias, f.l. Cap. Manoel Leite Ferreira n. da freg. S. Paio da vila de Guimarães Arc. Braga e D. Antonia do Espirito Santo n. da freg. Baependi deste bispado, padr.: Revdo Manoel Afonso Pereira e D. Joana Teodora do Monte mulher do Cap. João Rodrigues Moreira. Avos paternos Francisco Leite Ferreira e Ana Maria Nogueira, maternos o Sarg. Mor Manoel Nunes de Gouvea e Rosa Maria do Prado.

4-10 Francisco, em 23-06-1771.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 23-06-1771 Francisco, f.l. Capitão de Cavalos Manoel Leite Fereira n. vila Guimarães freg. de N. Sra da Oliveira Arc. Braga e D. Antonia do Espirito Santo Gouvea n. da freg. de Baependi deste bispado, padr.: Revdo Vigario da Vara e da Igreja com pp que apresentou do Dr. Agostinho Leite Ferreira morador em Portugal na dita vila de Guimarães, e o Revdo Manoel Afonso Pereira com pp que apresentou de D. Ana Izabel de Gouvea e enviada da dita Cap. Manoel Leite Ferreira. Avos paternos Francisco Leite Ferreira, falecido e Ana Maria Nogueira de Mello, maternos Sarg. Mor Manoel Nunes de Gouvea e Rosa Maria do Prado.

5- Januária Nunes de Gouvea casou com Felipe (ou Felix) da Costa Pinheiro, já falecido em 07-02-1752.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) fls. 55ª aos 07-02-1752 Ana, f.l. Antonio de Souza Rocha n. da vila Franca da Ilha de S. Miguel e D. Antonia do Espirito Santo Gouvea nat. na freg. de N. Sra do Monserrate de Baependi, no Manoel de Souza Rocha n. da vila Franca da Ilha de S. Miguel e s/ Izabel do Amral da freg. de Rosto de Cão da mesma ilha, nm Sarg. Mor Manoel Nunes de Gouvea bat. na freg. de S. Julião da cidade de Lisboa e D. Maria Rosa n/b na freg. da Piedade Bispado de S. Paulo, padr.: eu Jose Bernardo da Costa Estrela e Januaria de Gouvea viuva de Felipe da Costa Pinheiro por pp que apresentou Sarg. Mor Manoel Nunes de Gouvea.

 

Pais de, pelo menos:

5-1 Maria Silvéria, solteira em 03-09-1758, madrinha juntamente com seu avô.

Campanha, MG aos 03-09-1758 bat a Ana, exposta em casa do Sarg. Mor Manoel Nunes de Gouvea em 20 dias de agosto. Foram padrinhos o mesmo Sarg. Mor e Maria Silveria, solteira,  sua neta.

          Maria Silvéria de Jesus natural da cidade de S. Paulo casou com João de Souza Leme, natural de Lorena-SP, filho de João de Souza Cabral e Maria da Luz. Tiveram os filhos batizados em Campanha, q.d.:

5-1-1 Joaquim, batizado em 01-04-1766.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 01-04-1766 matriz pus os santos oleos a Joaquim, f.l. João de Souza Leme n. da freg. de N. Sra Piedade Bispado S. Paulo e Maria Silveria de Jesus n. da cidade e Sé de S. Paulo, padr.: Ten. Manoel Leite Ferreira com pp do Sarg. Mor Manoel Nunes de Gouvea, e D. Antonia do Espirito Santo mulher do dito Tenente Manoel Leite Ferreira. Foi batizada em casa por necessidade pelo Sarg. Mor Manoel Nunes de Gouvea. Avos paternos João de Souza Cabral, falecido e Maria da Luz de Jesus, maternos Felis da Costa Pinheiro, falecido e Januaria Nunes.

5-1-2 Ana, em 07-08-1768.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-08-1768 Ana, f.l. João de Souza Leme n. do bispado de S. Paulo da freg. da Piedade e Maria Silveria de Jesus n. da cidade de São Paulo, np João de Souza Cabral e Maria da Luz, maternos Felis da Costa e Januaria Nunes a qual foi madrinha e seu filho Jeronimo.

5-1-3 Maria, em 27-07-1770, os avós maternos já falecidos.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 27-07-1770 matiz, Maria de quatorze dias, f.l. João de Souza Leme n. da freg. da Piedade e Maria Silveria de Jesus n. da cidade de S. Paulo, np João de Souza e Maria da Luz, maternos Januaria Nunes de Gouvea e Felis da Costa, falecidos. Padr.: Revdo Jose Xavier, e D. Ursula Fracisca filha de Francisco Xavier da Silva.

5-1-4 João, em 07-04-1773.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-04-1773 João, f.l. João de Souza Leme e Maria Silveria, ele n. da freg. da Piedade-SP e ela n. desta freguesia, padr.: Manoel da Costa Gouvea, solteiro e D. Ana Izabel de Gouvea mulher de Manoel Gonçalves Valadão; avos paternos 5-1-5 Alferes José de Souza Gouvea em Silvianópolis, MG aos 21-04-1803 casou com Maria Marques de Oliveira, filha do Alferes Francisco Marques de Oliveira e Ana Leonarda Angélica de Gouvea.

Silvianopolis, MG aos 21-04-1803 nesta matriz de Santa Ana do Sapucai de onde só o contraente é fregues. Alferes Jose de Souza Gouvea, f. João de Souza Leme e Maria Silveria de Jesus = cc D. Maria Marques de Oliveira, f. do Alf. Francisco Marques de Oliveira e de D. Ana Leonarda Angélica de Gouvea. Ambos os contraentes naturais da Campanha

5-1-6 Francisca Maria de Jesus aos 25-11-1807 casou com Manoel Joaquim da Silva, natural do Patriarcado de Lisboa, filho de Boaventura da Silva Franco e Teodora Jacinta.

Campanha, MG aos 25-11-1807 Manoel Joaquim da Silva, f.l. Boaventura da Silva Franco e Teodora Jacinta, n/b na freguesia da Conceição da Arrestila, do arcebispado de Lisboa = cc Francisca Maria de Jesus, f.l. João de Souza Leme e Maria Silveria de Jesus, n/b nesta freguesia da Campanha.

         Manoel faleceu aos 23-12-1809 com testamento. Sem geração.

Testamentos - Campanha da Princesa 1822-1823;

Manoel Joaquim da Silva 1819 - registro do ttt.º de Manoel Joaquim da Silva falecido aos 23 de Dezembro de 1819, testamenteira Francisca Maria de Jesus.

(...) sou f.l. de Boaventura da Silva Franco e Theodora Jacinta, já falecidos. Natural da Freg, de N. Sra. da Consolação, Termo da Vila de Almada Patriarcadado de Lisboa. Sou cc. Francisca Maria de Jesus do qual matrimonio não tenho filhos.

Testamenteiros: em 1º minha consorte Francisca Maria, em segundo ao Capitão Manoel Luiz de Souza e em terceiro ao Alferes Manoel de Oliveira Carvalho.

Herdeira a consorte. Escrito a rogo pelo Padre Flavio Antonio de Moraes Salgado. Vila da Campanha, 03 Junho 1819. Manoel Joaquim da Silva

Aprovação

Abertura: aos 23-12-1819

Aceitação aos 10-01-1820 por D .Francisca Maria de Jesus

 

5-2 Jerônimo, padrinho da sobrinha Ana 5-1-2 supra.