PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MANOEL MOREIRA DA COSTA e DÂMASO DA COSTA MOREIRA

 

 

Capitão Manoel Moreira da Costa e seu irmão o Alferes Dâmaso da Costa Moreira nasceram na Freguesia de São Mamede de Negrelos, Concelho de Santo Tirso da Comarca do Porto, Arcebispado de Braga.

 

Ambos se transferiram para o Brasil, fixando moradia em Aiuruoca-MG, onde deixaram grande geração.

 

Eram filhos de Manoel Moreira e Ana da Costa, netos paterno de Domingos Gonçalves e Teresa Moreira. Por Domingos, bisnetos de Francisco Gonçalves e Maria Mendes e, por Teresa, de Pedro Moreira e Maria Ribeira.

 

Manoel Moreira da Costa               Cap. 1º

Dâmaso da Costa Moreira              Cap. 2º que segue

 

 

Ascendência de Manoel e Dâmaso

 

 

 

 

Cap. 2º DÂMASO DA COSTA MOREIRA, alferes

(atualizado em 09-abril-2016)

 

 

Bartyra Sette

 

 

Dâmaso da Costa Moreira, nascido aos 25-07-1745 em São Mamede de Negrelos-PT.

(São Mamede de Negrelos) (pesq. Anderson M. Reinaldi)

Damazo f º leg de Ml Moreyra e de Anna da Costa do lugar do Alquiedam n aos 25/07/1745 bat 30/07/1745 pad Damazo da Costa Felgueiras do luagr da ponte de Negrelos freg de Sam Martinho do Campo e Rosa s ª f ª de Ant º Alves do lugar da Torre de Sima test Fco Miz da Cunha do lugar de Sima da villa e o Rev Torquato de Faria Machado abbade desta igreja

 

Casou na terra com Ana Francisca Pereira, natural da freguesia de Aiuruoca, filha de João Francisco Guimarães, natural da freguesia de de S. Tiago Dantas, termo de Barcellos e Francisca Pereira de Brito ou da Silva Brito, natural da freguesia de N. Sra. Conceição do Serro Frio casados em 16-06-1749, neta paterna dos falecidos Francisco Fernandes e Joana Francisca, e neta materna do falecido Gonçalo Pereira de Brito e Izabel Rodrigues Pereira.

Aiuruoca, MG aos 16-06-1749 nesta paroquial se receberam João Francisco Guimarães, n/b na freguesia de S. Tiago Dantas Arc. de Braga, f.l. de Francisco Fernandes e Joana Francisca, ja defuntos = e Francisca da Silva Brito, n/b na freguesia de N. Sra da Conceição do Mato Dentro, f.l. de Gonçalo Pereira de Brito, ja defunto e de Izabel Rodrigues Pereira, hoje moradores nesta freguesia. Test.: Francisco da Silva Brito, casado e Diogo Pinto Torres, casado, moradores nesta freguesia.

 

Alferes Dâmaso já era falecido em Janeiro de 1809:

Capela Sra. Conceição do Varadouro, filial matriz Aiuruoca-  aos 06 janeiro 1809 - Manoel - f.l. de Luiz e Thereza, criolos escravos da testamentaria do falecido alferes Damaso da Costa Moreira; padr.: alf. Anacleto Antonio de Mattos e s/m d. Francisca Maria de Jesus.

 

Dâmaso e Ana tiveram ao menos sete filhos, que encontramos em documentos:

 

1- Manoel Moreira da Costa, aos 28-05-1798, casou com Maria Josefa do Bom Sucesso.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 28 maio 1798 - Serranos - Manoel Moreira da Costa, f.l. do alf. Damaso da Costa Moreira e Anna Francisca Pereira; c/ Maria Josefa do Bomsucesso, exposta em casa de Anastacio Pereira de Sampayo e criada em casa do alf. Jose Luiz Gonçalves. Nts. e bts. nesta freguesia.

          Maria Josefa, exposta em casa de Anastacio Pereira de Sampaio e criada em casa do Alferes José Luiz Gonçalves, era filha natural de Andre Ribeiro Saldanha e Joana de Santa Ana, neta paterna de Antonio Martins Saldanha e Luzia da Cruz. Herdeira e testamenteira paterna. Geração na família “Antonio Martins Saldanha” 6-1, neste site.

 

2- Francisca Maria de Jesus, batizada aos 14-10-1778. Aos 24-09-1794 casou com Anacleto Antonio de Mattos, batizado aos 22-09-1771.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-, aos 14 outubro 1778 Serranos - Francisca, nascida aos 06 do dito, f. l. de Damaso da Costa e s/m Francisca, padr.: Custodio Bernardino Silva casado e, Maria Correa mulher de Manoel Moreira da Costa, todos desta freguesia.

 

Aiuruoca, MG aos 24-09-1794 nesta matriz se receberam Anacleto Antonio de Mattos, f.l. de Jose Antonio de Mattos e Maria Rosa do Espirito Santo = e Francisca Maria de Jesus, f.l. do Alf. Damaso da Costa Moreira e Ana Francisca Pereira. Nts/bts nesta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 22 set 1771 cap. Porto do Turvo, ANACLETO, f.l. de Jose Antonio de Mattos e s/m Maria Rosa do Espirito Sancto, q.n. aos 04 de set., padr.: Cipriano Martins Ribeiro cc. Illena Maria de Oliveyra e Domingas Ribeyro mulher de Manoel Francisco Lisboa.

 

Anacleto Antonio de Mattos, filho de José Antonio de Mattos, batizado em 13-09-1746 e Maria Rosa do Espírito Santo, naturais da freguesia de S. João del Rei e casados em Aiuruoca aos 25-10-1768, neto paterno do Licenciado João José de Mattos, natural da freguesia da Senhora da Vitória Comarca de Leiria e de Maria Ribeira do Prado, natural dos Prados-MG, neto materno de Manoel Gonçalves Biscaya e Rosa Maria. Por João José bisneto de Domingos de Mattos Fortes e Francisca Ferreira e, por Maria Ribeira, bisneto de Jorge Antunes Bittencourt, natural da Ilha de Sebastião e de Catarina Leme do Prado, natural da Cidade de São Paulo.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas. Aos 13-09-1746 na capela de Santo Antonio da Bertioga da Borda do Campo bat a Jose n. aos 02 deste presente mes, f.l. João Jose de Matos Fortes, n. da vila da Batalha, freguesia de N Sra da Vitoria do Bispado de Leiria e Maria Ribeiro do Prado, n. da freguesia de N Sra da Conceição dos Prados, npaterno de Domingos de Matos Fortes natural da dita vila e Francisca Ferreira, natural de Leiria, neto materno de Jorge Antunes Bittencourt, da Ilha Grande e Catarina Leme do Prado, n. de N Sra da Penha de França da cidade de S. Paulo. Padrinhos João Delgado e Antonia Ribeiro.

 

Aiuruoca, MG aos  25-10-1768 nesta matriz se receberam Jose Antonio Mattos, f. de João Jose de Matos Fortes e de Maria Ribeira do Prado, n. da freguesia da Sra do Pilar da vila de S. João del Rei = e Maria Rosa do Espirito Santo, f.l. de Manoel Gonçalves e de Rosa Maria, n. da mesma freguesia da Sra do Pilar. TEst.: Domingos João e o Revdo Antonio -----.

Além de José Antonio de Mattos, o Licenciado João José de Mattos e sua mulher Maria Ribeira do Prado tiveram o filho Joaquim, batizado em 23-09-1759.

Batismos Barbacena - matriz aos 23-09-1759 JOAQUIM, f.l. de João Jose de Mattos natural da vila de Bertalha Bispado de Leiria e s/m Maria Ribeiro do Prado natural da freguesia dos Prados desta comarca e bispado; np de Domingos de Mattos Fortes natural da dita freguesia e s/m Francisca Ferreira natural da cidade de Leiria; nm de Jorge Antunes de Bitancur natural da Ilha de S. Sebastião e de s/m Catherina Leme do Prado natural da cidade de S. Paulo. Padr.: Francisco da Costa morador na freguesia dos Prados e Maria de Souza do Spirito Santo mulher de Antonio Gls., por pp que fez a Francisco Mendes Coelho desta freguesia.

 

          Anacleto e Francisca tiveram, q.d.

2-1 Cândido, batizado aos 25-04-1798, padrinho o avô paterno e a tia paterna.

Capela Sra. Conceição do Varadouro, filial matriz Aiuruoca- aos 25 março 1798 - Candido, f.l. de Annacleto Antonio de Mattos e Francisca Maria de Jesus, np de Jose Antonio de Mattos e d. Maria Roza da Conceição; nm do alf. Damaso da Costa Moreira e Anna Francisca Pereira. Padr.: o dito Jose Antonio de Mattos avô paterno e Claudina Floriana de Santa Rosa, solteira,  filha do mesmo Jose Antonio.

2-2 Francisco, batizado aos 15-03-1801

Capela Sra. Conceição do Varadouro, filial matriz Aiuruoca- aos 15 março 1801 - Francisco, f.l. do alf. Annacleto Antonio de Mattos e s/m d. Francisca Maria de Jesus; padr.: Agostinho Fernandes dos Reis e Elena Maria do Nascimento, sua mulher, todos desta freguesia..

2-3 José, aos 26-09-1802

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 26 set 1802 Serranos, Joseph, f.l. do alf. Anacleto Antonio de Mattos e d. Francisca Maria de Jesus; padr.: Joseph Antonio Martins e d. Perpetua Maria de Jesus, por pp. que dela apresentou sua filha d. Floriana Rosa.

2-4 Vicente, aos 29-06-1804.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 29 junho 1804 matriz, Vicente, f.l. do alf. Anacleto Antonio de Mattos e Francisca Maria de Jesus; npaterno Joseph Antonio de Mattos e Maria Rosa do Espirito Santo, naturais de Barbacena; nmaterno do alf. Damaso da Costa Moreira, n. de Braga e Anna Francisca Pereira n. desta freguesia; pdr.: o vigario Francisco de Abreu e Silva e d. Laureanna Perpetua das Virgens.

2-5 Anacleto, aos 30-11-1805

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 30 nov 1805 matriz, Anacleto, f.l. de Anacleto Antonio de Matos e Francisca Maria de Jesus, naturais desta freguesia; npaterno de Joseph Antonio de Matos e Maria Rosa, naturais deste bispado; nmaterno do alf. Damaso da Costa Moreira n. bispado do Porto e Anna Francisca n. desta freguesia; padr.: Miguel Joaquim Bernardino e d. Clara Rosa de Jesus por pp. que apresentou d. Innocencia Claudina Rosa.

2-6 Maria, batizada em 1808.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos  (cortado) 1808 (?) Maria, f.l. de Anacleto Antonio de Matos e d. Francisca Maria de Jesus; padr.: revdo. joseph d'Abreu e Silva e d. Ana Francisca Pereira mulher do alf. Damaso da Costa Moreira.

2-7 Ana, aos 19-11-1809

Capela Sra. Conceição do Varadouro, filial matriz Aiuruoca- aos 19 nov. 1809 - Anna, f.l. do alf. Anacleto Antonio de Mattos e d. Francisca Maria de Jesus; padr.: Antonio Jose da Cunha Guimarães casado e, Luciana Maria de Jesus, viúva. Todos desta freguesia.

2-8 Francisco, aos 21-01-1811

Capela Sra. Conceição do Varadouro, filial matriz Aiuruoca- aos 21 janeiro 1811 Francisco, f.l. de Anacleto Antonio de Mattos e d. Francisca Maria de Jesus; padr.: eu o padre Francisco de Paula Rodrigues e d. Anna Marcellina de Mattos, mulher do alferes Jose Antonio Martins, todos desta freguesia.

2-9 Gabriel, aos 25-10-1812

Capela Sra. Conceição do Varadouro, filial matriz Aiuruoca- aos 25 out 1812 Gabriel, f.l. do alf. Anacleto Antonio de Mattos e d. Francisca Maria de Jesus; padr.: alf. João da Silva Ferreira cc. e d. Maria Francisca do Espirito Santo, viuva, digo Ferreira e d. Maria Ignacia do Espirito, viuva do cap. João Francisco Junqueira, esta por procuração a qual apresentou sua mãe d. Maria Francisca do Espirito Santo.

 

3- Dâmaso, batizado aos 29-03-1780

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 29 março 1780 Serranos - Damaso, f.l. de Damaso da Costa e s/m Anna Francisca. padr.: João Ferreira Vilarinho casado e Izabel Royz Pereira, viuva. Todos desta freguesia.

 

4- Antonio da Costa Moreira, batizado aos 30-11-1783. Aos 30-06-1806, casou com Rita Teodora de Cassia, natural de Itajuba-MG, filha de Antonio Velloso da Costa e Ana Rodrigues de São José

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 30 nov. 1783 Serranos, Antonio, f.l. de Damaso da Costa e Anna Francisca; padr.: alf. Jose Correa de Toledo e s/m Anna Joaquina.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas.- aos 30 jun 1806 - Varadoro filial de Aiuruoca - Antonio da Costa Moreira, f.l. do alf. Damaso da Costa Moreira e Anna Francisca Pereira, n. e b. nesta freg. = c/ Rita Theodora de Cassia, f.l. de Antonio Velloso da Costa e Anna Rodrigues de São Joseph, n. e b. freg. de Itajubá, bispado de SP.

 

Pais de, q.d.:

4-1 José, batizado aos 25-03-1807.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 25 março 1807 matriz, Joseph, f.l. de Antonio da Costa Moreira e Rita Theodora de Cassia  padr.: João Francisco Junqueira e d. Maria Francisca do Espirito Santo.

4-2 Antonio, aos 10-02-1811.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 10 fev 1811 Varadouro, Antonio, f.l. de Antonio da Costa Moreira e Rita Theodora, padr.: Antonio da Costa Velloso e s/m Helena Eliodora de São Joseph por pp. que apresentou Delphina -eli-odora.

 

5- José, batizado aos 09-07-1786

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 09 julho 1786, Serranos, Jose, f.l. do alf. Damaso da Costa Moreira e Anna Francisca Perera; padr.: cap. Manoel Moreira da Costa e d. Theresa da Cunha.

 

6- João, batizado aos 06-10-1788

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 06 outubro 1788, matriz, João, f.l. do alf. Damaso Costa Pereira digo Moreira, n. freg. San Mamede de Negrellos, arc. Braga e Anna Francisca Pereira, n. freg. Aiuruoca; np de  Manoel Moreira n. da freg. de San Miguel de Vilarinho, arc. Braga e Anna da Costa, n. da freg. de San Mamede de Negrellos; nmaterno de Joam Francisco Guimarães n. freg. de San tiago Dantas, termo de Barcellos e Francisca Pereira de Brito n. da freg. N. Sra. Conceição do Serro Frio. Padrinhos: cap. Jose Gomes Martins solteiro e d. Perpetua Maria de Jesus cc. o cap. Manoel Moreira da Costa, sendo os pais e padrinhos moradores nesta freguesia.

 

7- Joaquim, aos 28-03-1790

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 28 março 1790 matriz, Joaquim, f.l. do alf. Damaso da Costa Moreira e d. Anna Francisca; padr.: João Luiz Gonçalves casado e, d. Luciana de Souza Soares mulher do alf. Antonio de Magalhães Passos. Todos desta freguesia.