PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MANOEL MARTINS BARBOSA

(atualizado em 04-dezembro-2016)

 

Bartyra Sette

 

 

                   Manoel Bartins Barbosa e Josefa de Frias, moradores em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, foram pais de ao menos duas filhas que casaram e tiveram filhos em Barbacena-MG, ainda na primeira metade do século XVIII:

 

1-  Joana da Cruz, natural de S. Sebastião da Pedreira, Ponte Delgada, Ilha de S. Miguel casou com José Ferreira, natural da vila dos Arcos de Valdeves, Com. de Valença do Minho, Arc. de Braga e filho de Gregório Ferreira e Sebastiana Ferreira.

          Foram pais de, q.d.:

1-1 Ana Maria, batizada em Barbacena-MG aos 06-10-1745.

B7: - batismos, Barbacena-MG,, aos 06-10-1745 ANNA MARIA, nascida aos 29-09, f.l. de Jose Ferreira, natural da vila dos Arcos de Valdeves, Com., de Valença do Minho, Arc. de Braga e s/m Joanna da Cruz, n. da freguesia de S. Sebastião da Pedreira, de Ponta Delgada, da Ilha de S. Miguel e moradores na freguesia da Borda do Campo; np de Gregorio Ferreira e s/m Sebastiana Ferreira; nm de Manoel Martins Barbosa e s/m Josefa de Frias. Padr.: Manoel Lopes de Oliveira e Mariana La--oto.

 

2- Catarina Maria de Jesus, natural da Ilha de S. Miguel, foi casada duas vezes. Com Constantino da Silva, filho de Manoel Luiz da Silva e Mariana Batista. Constantino faleceu em Barbacena aos 22-05-1759 com testamento:

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) aos 22-05-1759 fal. Constantino da Silva casado com Catherina Maria. Sepultado na matriz. Fez testamento.

Aos 20-05-1759 eu Constantino da Silva (...) faço este testamento:

Testamenteiros: Capitão Manoel Lopes de Oliveira, Antonio Glz Ribeiro e Manoel Correa dos Santos.

Sou n. da freg. de S. João da Pra-- Arc. Braga, f.l. Manoel Luiz da Silva e Mariana Bautista. Sou casado nesta freguesia de N. Sra. da Piedade com Caterina Maria de Jesus de cujo matrimonio tenho uma filha por nome Mariana Bautista do Rozr.º.

Declara bens, dividas, entre elas: devo a uma sobrinha minha, Maria Barbara Ribr.ª por um credito qual o passei da sua legitima do defunto seu pai Antonio da Co---[danificado].

Meu casamento foi por carta de ametade.

Herdeira do remanescente da minha terça a minha alma.

 

          Aos 12-11-1750 Caterina casou segunda vez com Manoel Ferreira Armond, natural de S. Sebastião da Ilha Terceira, filho de Francisco Ferreira Armond e Ângela Maria.

B7: casamentos Barbacena, aos 12-11-1759 na capela N. Sra. do Rosario do Curral, Manoel Ferreira Armond, n. e b. na freguesia de São Sebastião da Ilha Terceira, bispado de Angra, f.l. de Francisco Ferreira Armond e s/m Angela Maria, já defuntos; com Catharina M.ª de Jesus, n. e b. na freguesia de S. Sebastião da cidade de Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, bispado de Angra, f.l. de Manoel Miz e s/m Josefa de Frias, viuva que ficou por falecimento de seu primeiro marido Constantino da Silva, sepultado na matriz de N. Sra, da Piedade da Borda do Campo.

 

          Catarina faleceu aos 25-02-1789, novamente viúva, com testamento de 06-02-1787. Sem geração do segundo matrimônio, teve filha única do primeiro:

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) - matriz aos 25-02-1789 fal. Catherina Maria de Jesus, viuva. Fez testamento.

Testamento:

(...) eu Catherina Maria de Jesus, abaixo assinada, atualmente moradora na freguesia de N. Sra da Piedade da Borda do Campo, comarca do Rio das Mortes Bispado de Mariana, f.l. de Manoel Martins Barbosa e Josefa de Frias, já defuntos, n/b na freguesia de S. Sebastião da Ilha de S. Miguel Bispado de Angra, faço meu testamento:

Declaro que fui primeiramente casada com Constantino a Silva de cujo matrimonio tive uma unica filha chamada Mariana Baptista, que hoje está casada com Domingos da Costa. Por falecimento do primeiro consorte casei segunda vez com Manoel Ferreira Armonde e dele tive filho algum.

Testamenteiros: 1º meu genro Domingos da Costa, em 2º meu cunhado Jose Ferreira Armonde, em 3º meu cunhado Francisco Ferreira Armonde.

Legados:

- a minha neta Catherina, a m/neta Maria Vitoria, a meu neto Manoel, a meu neto Joaquim, a meu neto Constantino.

- a minha sobrinha Ana Francisca e sua filha Joaquina;

Se sobrar alguma cousa de minha terça (...) mandará dizer em missas por minha alma.

Nomeio e instituo por minha universal herdeira nas duas partes dos meus bens a minha filha Mariana Baptista, pois não tenho outro algum herdeiro nem ascendente nem descendente.

Sitio da Cachoeira aos 06-02-1787

 

2-1 Mariana Batista do Rosário, filha única de Constantino da Silva e Catarina Maria de Jesus. Aos 05-03-1764 casou com Domingos da Costa. natural de S. Tiago Arcebispado de Braga e filho de Dionisio da Costa e Esperança Rodrigues.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). lv. E-14 casamentos, fls. 76 Matriz 05/03/1764 Domingos da Costa, natural de São Tiago da Comarca de Guimarães, filho de Dionísio da Costa e de Esperança Roiz, com Marianna do Rosário, natural desta freguesia, filha de Constantino da Silva e de Catarina Maria.

 

          Pais de, q.d.:

2-1-1 Catarina, legatária da avó materna.

2-1-2 Constantino, batizado aos 07-12-1766. Também legatário da avó materna.

B7: batismos  Barbacena , matriz aos 07-12-1766 CONSTANTINO nascido aos 27-11, f. de Domingos da Costa natural de S. Thiago da G-----frei do Arc. de Braga e s/m Mariana Bautista do Rosario natural desta; np de Dionisio da Costa e s/m Esperança Rois natural da dita freguesia de S. Thiago; nm de Constantino da Silva natural da cidade de Lisboa e s/m Catarina Maria de Jesus natural da freguesia de S. Sebastião da cidade de Ponta Delgada Ilha de S. Miguel Bispado de Angra. Padr.: Manoel Ferreira Armond por pp q apres. seu irmão José Ferreira Armond, e sua mulher Catarina Maria de Jesus, todos desta freguesia.

2-1-3 Maria Vitória, legatária da avó materna.

2-1-4 Manoel, batizado aos 09-09-1770. Tambem legatário da avó. Manoel da Costa Silva em S. João del Rei aos 06-11-1797 casou com Maria Felicia de Jesus, filha do Licenciado Bernardo Antonio de Souza Almeida e Ana Felícia de Jesus, citados em 2-1-6 abaixo.

B7: batismos  Barbacena -matriz aos 09-09-1770 MANOEL nascido aos 30-08, f.l. de Domingos da Costa natural da freguesia de S. Thiago Arc. de Braga e Mariana do Rosario Bapta., filha legítima de Constantino da Silva, natural e batizada nesta; np de Dionisio da Costa natural da freguesia de S. Tiago e Esperança Roiz natural da mesma freguesia  ambas Arcebispado de Braga; nmaterno de Constantino da Silva natural da freguesia de Lsiboa e Catherina Maria de Jesus natural da ilha de S. Miguel. Padr.: Manoel Ferreira Armonde e Catherina Maria de Jesus avó do dito.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Conceição aos 06-11-1797 Manoel da Costa Silva, da freg. Barbacena, f.l. Domingos Costa e Mariana Batista do Rosario = cc Maria Felicia de Jesus, desta, f.l. Lic. Bernardo Antonio de Souza Almeida e Ana Felicia de Jesus, test.: Padre Francisco da Silva Tavares e Padre Joaquim Jose de Souza.

 

2-1-5 Joaquim, legatário da avó materna.

2-1-6 Domingos da Costa Silva, batizado em Barbacena aos 27-09-1772.

Barbacena, MG aos 27-09-1772 na capela de N. Sra da Piedade da Cachoeira, filial desta matriz, bat a Domingos, f.l. de Domingos da Costa n/b na freguesia de S. Agostinho Arc. de Braga e de s/m Mariana Batista, f.l. de Constantino da Silva, ja defunto e de s/m Catarina Maria, n/batizada na freguesia da Borda do Campo Bispado de Mariana, paterna de Dionisio da Costa e s/m Esperança da Costa do mesmo bispado, neta materna de Constantino da Silva e de s/m Catarina Maria da ilha do Pico. Foram padrinhos Martinho da Costa e João dos Santos, solteiros. Nasceu em o dia 19 do dito mes.

         Na Capela da Conceição da Barra filial de S. João del Rei aos 27-10-1799, casou com Joaquina Josefa de Souza, batizada em 24-01-1784, filha do Lic. Bernardo Antonio de Souza Almeida e Ana Felicia de Jesus.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 27-10-1799 Capela Conceição da Barra, Domingos da Costa Silva, f.l. Domingos da Costa e Mariana Baptista do Rozario, n/b freg. Barbacena; = cc. Joaquina Josefa de Souza, f.l. Bernardo Antonio de Souza e Almeida e Anna Felicia de Jesus, n/b nesta freguesia.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 24-01-1784 Joaquina, f.l. Bernardo Antonio de Souza Almeida e Ana Felicia de Jesus, padr.: Padre Jose da Silva Tavares e Rita de Souza Nascimento, casada.

 

Joaquina Josefa era irmã inteira de:

- Ana Joaquina de Souza e Almeida casou aos 14-08-1779 com Domingos Dias Chaves, filho de Domingos Dias Chaves e Inácia Antonia da Silveira

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, 14-08-1779 - capela de N Sra da Conceição da Barra, Domingos Dias Chaves, nat de S Antonio de Val Piedade da Campanha do Rio Verde, f. de Domingos Dias Chaves e Ignacia Antonia da Silveira. C.c. Ana Joaquina de Soiza e Almeida, nat da Freguesia de Santo Antonio da Vila de S José, f. de Bernardo Antonio de Soiza e Almeida e Dona Anna Felicia de Jesus. Test: Manoel Teixeira de Mattos e João de Abreu Coitinho. E aos 22-10 do dito ano em virtude da provisão do Muito Reverendo Doutor Vigario da Vara desta comarca, pela qual constava que feitas as deligencias necessárias e de licença do Reverendo Paroco deu aos contraentes o Reverendo Domingos da Silva Lobo as bênçãos.

Domingos Dias Chaves, morador em Pouso Alegre, estava enfermo em Campanha onde faleceu com testamento e foi sepultado aos 30-05-1816.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 30-05-1816 falecendo o Cap.Domingos Dias Chaves de 56 anos, de hidropsia, foi sepultado dentro desta matriz em cova da Fabrica.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio [testamento incompleto] meu enterro seja feito a eleiçãodo meu testamenteiro o qual mandara dizer logo 200 missas pela minha alma alem de corpo presente. Os meus nove filhos acima declarados são os herdeiros universais dos bens que tocaram a minha parte em suas legitimas, e assim tambem quero que aos mesmos nove filhos sejam os herdeiros daquilo que me restar da terça feitas as minhas disposições. Das 200 missas acima encomendadas quero se digam 50 na minha freguesia Pouso Alegre Bispado de S. Paulo. Os meus bens constarão do inventario que se fiser por minha morte e das clarezas e assentos qe se acharem. Tenho por concluido o meu testamento (...) que foi escrito a meu rogo pelo Padre Flavio Antonio de Moraes Salgado e eu somente me assinei. Vila da Campanha 15-05-1816.

Declaro que sou morador na fregueia de Pouso Alegre, Bispado de S. Paulo e me acho enfermo somente nesta vila da Campanha. Era e lugar ut supra Domingos Dias Chaves. Testemunha que este fiz e vi assinar Pe. Flavio Antonio de Moraes Salgado. E nada mais contem em o dito tetamento. O Vig. Jose de Souza Lima

- Mariana Angelica de Souza aos 28-11-1793 casou com Joaquim Afonso, filho de José Afonso Villela e Mariana Angelica Vieira. Geração na família “Afonso Villela”.

- Padre Joaquim José de Souza, falecido em 29-08-1830 com testamento (neste site)

- Manoel, batizado em 19-07-1768.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 19-07-1768 Manoel, f.l. Lic. Bernardo Antonio de Souza Almeida e Ana Felicia de Jesus, padr.: Padre Manoel Ferreira Godinho e Felipa Maria da Assunção.

- Bernardo em 27-03-1779

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 27-03-1779 Bernardo, f.l. Lic. Bernardo Antonio de Souza Almeida e Ana Felicia de Jesus, padr.: Alexandre Barroso Pereira, solteiro e Mariana, solteia filha do Lic. Bernardo Antonio de Souza Almeida

- Maria Felícia de Jesus aos 06-11-1797 casou com Manoel da Costa Silva 2-1-4 supra.

- Policena, batizada em 14-04-1782.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 14-04-1782 Policena, f.l. Bernardo Antonio de Souza Almeida e Ana Felicia de Jesus, padr.: Alf. Antonio Ferreira Carneiro e D. Maria Teresa Felizarda de Almeida.

- Alferes Luiz Manoel de Souza Almeida casado em Baependi aos 18-09-1796 com Ana Maria da Silva, filha de Antonio Dias de Castro e Brizida Maria de Jesus - família “Godoys”, neste site.