PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

MANOEL MARQUES DE CARVALHO

 

 

 

Bartyra Sette

 

 

Manoel Marques (de Carvalho), natural de Óbidos Portugal. Na Parnaiba em 1699 casou com Isabel Rodrigues (de Miranda), filha de Manoel Rodrigues e Catarina Luís.

ASBRAP 2: Livro 1 de casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme. Rodnei Brunete da Cruz. MANOEL MARQUES (de Portugal), filho de... e de ..., com ISABEL RODRIGUES, filha de Manoel Rodrigues e de Catarina Luís (desta)- (ano de 1699)

Isabel faleceu na Parnaiba e foi inventariada em 1736 (inventário muito danificado). Compareceram onze filhos (idades aproximadas);

DAESP - C-O-O 712 - Santana do Parnaíba, 1º Ofício

Lido e resumido por Regina Junqueira

Inventário de Catarina Luiz da Pinha - 1736 (a lapis: Isabel Rodrigues)

 

"Enventário dos Bens que se fez por falecimento de Catarina Luiz da Pinha moradora que foi do termo desta Villa de Parnaíba"

Data: 04-12-1736

 

(nota: em cima da folha: Izabel Roiz. Na primeira parte do inventário aparece sempre no texto Catarina Luiz da Pinha, (riscado) e à margem com letra e tinta de época- Izabel Roiz ou Rodrigues)

(...) aonde eu escrivão adiante nomeado fui vindo para (...) os bens que ficaram por falecimento de Catarina Luiz da Pinha (à margem Izabel Roiz)...

Louvados: Pedro da Rocha do Canto e Luiz Teixeira de Azevedo.

Tutor: o cabeça de casal e pai dos filhos menores, Manoel Marques de Carvalho.

 

Filhos deste casal:

1- Mª Marques de Carvalho, casada com Manoel Roiz Fão

2- Mel Marques, casado.

3- Salvador, solteiro, 20 anos mais ou menos

4- Francisco, solteiro, 18

5- Luz(ia ?), solteira (idade ilegível)

6- Anº, 15 anos mais ou menos.

7- Catarina, casada com Dos F(rancº?) da Sylva

8- Lour ....(trecho danificado)

9- Dos

10- João 9 anos

11- Felicio, 7 anos mais ou menos.

 

Seguem as avaliações, entre elas:

... sitio e casa na paragem (???) na estrada do sertão.

Declaração de várias dívidas para com Manoel Rodrigues Fão

Concluídas as avaliações, Manoel Marques de Carvalho diz ao juiz que havia feito o inventário dos bens de sua mulher Izabel Rodrigues...

Partilhas "estando presentes Manoel Marques de Carvalho como cabeça de casal e tutor dos órfãos e o tenente Manoel Rodrigues Fão."

 

Vista do Juiz

..."Vistos estes autos de inventário que se fez por falecimento de Izabel Roiz..."

 

Partilhas:

Separa-se bens para cobrir as dívidas de Manoel Rodrigues Fão.

 

Juntada da certidão cartorial de reconhecimento de dívida:

"Digo que pagarei a meu genro Manoel Rodrigues Fam ...."

Mathias Soares assinou a rogo por Manoel Marques.

 

1- Maria Marques de Carvalho, casada

2- Manoel Marques, casado

3- Salvador, solteiro 20 anos

4- Francisco, solteiro 18 anos

5- Luz-- solteira

6- Anº, 15 anos.

7- Catarina casou-se com Domingos Francisco da Silva

8- Lour-----

9- Domingos

10- João, batizado em 19-05-1725.

Santana de Parnaiba, SP aos 19-maio-1725 bat a João, f. de Manoel Marques Carvalho e s/m Izabel Rodrigues, foram padrinhos Antonio Ribeiro e ------

11- Felicio.

 

1- Maria Marques de Carvalho, natural da Parnaiba. Aos 04-06-1718 casou com Manoel Rodrigues Fam (antes Manoel Rodrigues de Jesus), natural do termo de Barcelos-PT, filho do falecido Balthazar Rodrigues e s/m Maria Benta. (termo no De Genere dos netos João Cardoso de Menezes e João Manoel de Menezes)

Tiveram os filhos, batizados na Parnaíba, q.d.:

1-1 Pedro Rodrigues Fam, batizado em 29-06-1720. Casou em 16-04-1742 com Barbara da Costa Leite, batizada em 09-03-1743, filha de Luiz Caetano de Macedo, natural de Santa Maria Mayor vila de Barcelos Arc. Braga e de Maria Leite Furquim, natural da Parnaiba, neta paterna de Luiz Manoel Leme e de Joana Pedrosa do Rego, neta materna de Bernardo dos Santos Furquim n, da cidade de S. Paulo e de Maria do O Lara n. da Parnaiba (família Claudio Furquim Frances Cap. 1º). Geração em SL. 6º, 254, 5-1

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1760

Autos de impedimento posto aos banhos de Pedro Rodrigues Fam e Barbara da Costa Leite 01-fevereiro-1760.

Ele f.l. de Manoel Rodrigues Fam, chamado em outro tempo Manoel Rodrigues de Jesus e de Maria Marques de Carvalho.

Ela f.l. de Luiz Caetano de Macedo, ja defunto e de Maria de Lara Leite, Ambos os contraentes nats e bats e moradores nesta freguesia da Parnaiba

= Aos 29-junho-1720 anos bat a Pedro, f. de Manoel de Jesus e de s/m Maria Marques, foram padrinhos Pedro da Rocha do Canto e Izabel da Rocha.

= Aos 09-março-1743 bat a Barbara, f.l. de Luiz Caetano de Macedo e de s/m Maria Leite Furquim; foram padrinhos Bernardo dos Santos Furquim, casado e Maria Paes filha solteira de Jose Fernandes Paes, todos moradores nesta vila da Parnaiba.

Depoimento do impedido Pedro Rodrigues Fam, natural, morador e lavrador em a freguesia de Parnaiba de idade de 40 anos incompletos, depoente impedido. (...) teve copula ilicita com Ana de Proença Leite, mulher casada (...) e que não ha duvida que nesta casa tinha ele impedido uma bastarda por nome Joana com quem tratava e dela teve um filho da qual bastarda lhe dava noticias a referida Ana de Proença Leite (...).

 

Santana de Parnaiba, SP aos 06-fevereiro-1760 nesta igreja matriz com provisão, se receberam Pedro Rodrigues Fam, n/ dest freguesia, f.l. de Manoel Rodrigues Fam, n. da vila de Fam termo de Barcelos Arc. de Braga e de Maria Marques de Carvalho n. desta freguesia, Baltazar Rodrigues e de Maria Benta, naturais da dita vila de Fam, neto materno de Manoel Marques de Carvalho, n. da vila de Obidos Bispado de Lisboa e de Izabel Rodrigues n. desta vila = com Barbara da Costa, n. desta freguesia, f.l. de Luiz Caetano de Macedo n. da freg. de Santa Maria Mayor vila de Barcelos Arc. Braga e de Maria Leite Furquim, n. desta freguesia, npaterna de Luiz Manoel Lameda e de Joana Pedrosa do Rego cujas naturalidades se não sabem, neta materna de Bernardo dos Santos Furquim n, da cidade de S. Paulo e de Maria do O Lara n. desta freguesia. Foram testemunhas João Antonio Leite, filho solteiro de Bernardo dos Santos, Antonio Rodrigues Fam, filho solteiro do Ten. Manoel Rodrigues Fam, Barbara Garcia mulher do Sarg. Mor Rafael de Oliveira Leme, e Ana de Proença Leite mulher de Sebastião dos Santos, todos desta freguesia. Declaro que a testemunha Antonio Roiz Fam é casadp e filho do Alf. Baltazar Rodrigues Fam.

1-2 José Rodrigues Fam, batizado aos 17-01-1722. Aos 06-05-1760 casou com Maria Garcia de Abreu, batizada na Sé de S. Pasulo aos 28-07-1744, filha de Manoel de Chaves Cabral, natural de Guarapiranga-MG e Teresa de Jesus Correa, natural da cidade de S. Paulo, neta paterna de Bernardo de Chaves Cabral da cidade de S. Paulo e de Maria Garcia n. da Parnaiba, nmaterna de João Correa de Lemos e de Maria Leite de Barros, naturais da cidade de S. Paulo. Geração em SL. 6º, 105, 4-2.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1760

Autos de casamento de Jose Rodrigues Fam e Maria de Abreu Leme 29-abril-1760

Ele f.l. de Manoel Roiz Fam, ja defunto e de Maria Marques de Carvalho, n/b na freguesia da vila de Parnaiba = com Maria de Abreu Leme, f.l. de Manoel de Chaves Cabral e de Teresa de Jesus Correa, n/b nesta cidade de S. Paulo e agora freguesa da vila de Parnaiba onde se acham moradores.

= Aos 28-julho-1744 bat a Maria, f.l. de Manoel de Chaves Cabral e s/m Teresa de Jesus, foram padrinhos Antonio Correa de Lemos, casado e Maria Alz Torres, solteira ambos moradores nesta freguesia.

= Aos 17-janeiro-1722 bat a Jose, f. de Manoel Rodrigues Fam e de s/m Maria Marques, foram padrinhos Antonio da Silva do Prado e ---- da Rocha.

 

Santana de Parnaiba, SP aos 06-maio-1760 nesta igreja matriz se receberam Jose Rodrigues Fam, n desta freguesia, f.l. do Ten. Manoel Rodrigues Fam, n. da vila de Fam do Arc. Braga e de Maria Marques de Carvalho, n. desta freguesia, np de Baltazar Rodrigues e de Maria Benta, naturais da dita vila de Fam, neto materno de Manoel Marques de Carvalho, n. da vila de Obidos Bispado de Lisboa e de Izabel Rodrigues n. desta vila = com Maria de Abreu Leme, n. da cidade de S. Paulo, f.l. de Manoel de Chaves Cabral, n. da freguesia de Guarapiranga termo da cidade de Mariana Minas Gerais e de Teresa de Jesus Correa n. da cidade de S. Paulo, npaterna de Bernardo de Chaves Cabral da cidade de S. Paulo e de Maria Garcia n. desta freguesia, nmaterna de João Correa de Lemos e de Maria Leite de Barros, naturais da cidade de S. Paulo. Foram testemunhas o Revdo Padre Ignacio Paes, sacerdote secular, Barbara Garcia mulher do Sarg. Mor Rafael de Oliveira leme, Ignacio Jose da Silva e s/m Maria Benta Rodrigues todos moradores nesta freguesia.

1-3 Manoel Rodrigues Fam, batizado em 04-06-1724. Aos 12-07-1757 casou com Izabel Paes de Barros, batizada em 21-10-1738 na Sé de S. Paulo, filha de Antonio Rodrigues Penteado e Rosa Maria da Luz. Geração em SL. 3º, 433, 2-7.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1757

Autos de casamento de Manoel Rodrigues Fam e Izabel Paes de Barros 20-junho-1757

Ele f.l. do Ten Manoel Rodrigues Fam, ja defunto e de s/m Maria Marques de Carvalho, n/b na freguesia de S. Ana da vila de Parnaiba.

Ela f.l. de Antonio Rodrigues Penteado e s/m Rosa Maria, e ela contraente batizada nesta cidade de S. Paulo. Ambos moradores na freguesia da de S. Ana vila de Parnaiba

= Aos 21-outubro-1738 bat na igreja paroquial de Cotia a Izabel, f.l. de Antonio Rodrigues Penteado e de s/m Rosa Maria, foram padrinhos Salvador Correa Lemos e s/m Luzia Leme de Barros, ambos moradores na freguesia da Cotia,

= Aos 04-junho-1724 bat a Manoel, f. de Manoel Rodrigues Fam e de s/m Maria Marques, foram padrinhos Manoel Marques de Carvalho e Mariana de Siqueira. Parnaiba 18---1757

 

Santana de Parnaiba, SP aos 12-julho-1757 nesta matriz se receberam Manoel Roiz Fam, n/b nesta freguesioa, f.l. do Ten. Manoel Rodrigues Fam e de Maria Marques = com Izabel Paes de Barros, n/b na freguesia da Sé de S. Paulo, f.l. de Antonio Rodrigues Penteado e de s/m Rosa Maria da Luz, moradores nesta freguesia. Foram testemunhas Alf. Baltazar Rodrigues Fam, casado, Antonio Correa de Lemos, tambem casado, Ana Rodrigues de Oliveira, viuva de Manoel Martins Leitão, e Maria Leite mulher de Pedro Ferraz Pacheco, todos desta freguesia,

1-4 Maria Benta Rodrigues de Miranda, batizada aos 29-03-1727, casou duas vezes. Na Parnaiba aos 17-01-1740 casou com Guilherme Antonio de Atayde, daí natural, filho do falecido Manoel João de Atayde e de s/m Francisca dos Reis casados em 1706, neto paterno de Manoel João de Atayde e de Maria Franco naturais do Aveiro, neto materno de João de Cubas de Mendonça e sua priomeira mulher Helena dos Reis SL. 7º, 179, 4-1.

Santana de Parnaiba, SP aos 17-janeiro-1740 nesta igreja matriz se receberam Guilherme Antonio de Atayde, f.l. de Manoel João de Atayde, ja defunto e de s/m Francisca dos Reis = com Maria Rodrigues de Miranda, f.l. do Ten. Manoel Rodrigues Fam e de s/m Maria Marques de Carvalho, todos naturais e moradores nesta vila de Parnaiba. Foram testemunhas o Alf. Baltazar Rodrigues Fam e s/m Isabel da Rocha, Jose Ribeiro de Siqueira e Maria dos Reis dona viuva de Gervasio de Amorim, todos moradores nesta vila de Parnaiba.

 

ASBRAP 2 Livro 1 de casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme. Rodnei Brunete da Cruz.: MANOEL JOÃO DE ATAÍDE, filho de Manoel João de Ataíde e de Maria F... (de Aveiro), com FRANCISCA DOS REIS, filha de João de Cubas de Mendonça e de Helena dos Reis- (ano de 1706)

          Cap. Mor Guilherme faleceu em 14-03-1746. Aos 18-06-1746 Maria Benta casou segunda vez com Inacio José da Silva, natural de São Martinho do Vale Arc. Braga, filho de Gabriel da Silva e de Custodia do Rego,

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1746

02-junho-1746 contraentes Inacio Jose da Silva e Maria Benta Rodrigues de Miranda

Ele natural de S. Martinho do Vale Arc. Braga, f.l. de Gabriel da Silva e Custodia do Rego. Ela filha de Manoel Roiz Fam e de s/m Maria Marques de Carvalho, viuva do Cap. Mor Guilherme Antonio de Ataide.

= Aos 14-março-1746 faleceu o Cap. Guilherme Antonio de Ataide, natural desta vila, f.l. de Manoel João de Ataide e de Francisca dos Reis, de idade 39 anos pouco mais ou menos, casado com D. Maria Benta Rodrigues, teve filhos e não fez testamento por não lhe dar lugar a enfermidade.

Justificação de Inacio Jose da Silva 02-junho-1746

Testemunhas

 

Santana de Parnaiba, SP aos 18-junho-1746 nesta igreja matriz se receberam Inacio Jose da Silva, f.l. de Gabriel da Silva e de Custodia do Rego, natural de São Martinho do Vale Arc. Braga= com Dona Maria Benta Rodrigues, f.l. de Manoel Rodrigues Fam e Maria Marques, viuva do Cap. Mor Guilherme Antonio de Atayde, natural desta vila onde é moradora, Foram testemunhas o Juiz Rafael de Oliveira Leme e s/ m Barbara Garcia, o Sarg. Mor Simão Francisco Serra e s/m Maria de Almeida, moradores nesta vila da Parnaiba

Maria Benta e Capitão-mór Guilherme Antonio de Atayde tiveram os filhos:

1-4-1 Manoel, batizado em 15-04-1741.

Santana de Parnaiba, SP aos 15-abril-1741 bat a Manoel, f.l. do Alf. Guilherme Antonio de Atayde e de s/m Maria Rodrigues, foram padrinhos o Ten. Manoel Rodrigues Fam, casado e Francisca dos Reis, dona viuva, moradores nesta vila.

1-4-2 Maria Benta de Ataide, batizada em 20-06-1743.

Santana de Parnaiba, SP aos 20-junho-1743 bat a Maria, f.l. do Alf. Guilherme Antonio de Atayde e de s/m Maria Rodrigues, foram padrinhos o Alf. Baltazar Rodrigues Fam, casado e Maria Marques mulher do Tenente Mannoel /Rodrigues Fam, moradores nesta vila da Parnaiba.

1-4-3 Alferes Bento Antonio Rodrigues de Ataide, batizado em 30-01-1745, casou duas vezes. Primeira vez em Araçariguama aos 22-02-1786, com provisão, casou com Maria Leite de Barros, aí batizada aos 13-08-1752, filha de Sebastião Soares de Camargo e de s/m Maria Pires de Barros, ja falecida. SL. 1º, 406, 4-2.

Santana de Parnaiba, SP aos 30-janeiro-1745 bat a Bento, f.l. do Cap. Mor Guilherme Antonio de Atayde e de s/m Maria Rodrigues, foram padrinhos Pantaleão Pedroso da Silva, casado e Ana Rodrigues Fam, filha solteira do Alf. Baltazar Rodrigues Fam, moradores nesta vila da Parnaiba.

 

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1786

Bento Antonio Rodrigues e Maria Leite

21-fevereiro-1786 Autos de Casamento.

Ele f.l. do Cap. Mor Guilherme Antonio de Atayde e de s/m Maria Benta Roiz, ambos ja defuntos = com Maria Leite, f.l. de Sebastião Soares de Camargo e de s/m Maria Pires de Barros, ja defunta. O contraente nat/bat na freg. de N. S. Santa Ana onde é fregues e a contraente n/b na freg. de N. Sra da Penha de Araçariguama.

= Aos 05-agosto-1752 nasceu a inocente Maria, f. de Sebastião Soares de Camargo e de s/m Maria Pires de Barros, e aos 13 do dito mes e era foi batizada. Foram padrinhos o Cap. Jose Ferreira da Silva e Maria de Lara, casados, todos desta freguesia.

= Aos 30-janeiro-1745 bat a Bento, f.l. do Cap. Mor Guilherme Antonio de Atayde e de s/m Maria Rodrigues, foram padrinhos Pantaleão Pedroso da Silva, casado e Ana Rodrigues Fam, filha solteira do Alf. Baltazar Rodrigues Fam, moradores nesta vila da Parnaiba.

 

Araçariguama, SP matr 1783-1812 im 13 aos 22-fevereiro-1786 nesta matriz de Araçariguama e testemunhas Antonio da Silveira, da vila de Parnaiba, f.l. de Antonio Alvares Machado, e Manoel de Araujo Pereira casado com Ana Maria tambem da freguesia da Parnaiba; se receberam Bento Antonio Rodrigues e Maria Leite, aquele natural da Parnaiba, f.l. do Cap. Mor Guilherme Antonio de Atayde, ja defunto e de Maria Benta Rodrigues, ja defunta; e esta filha leg. de Sebastião Soares de Camargo e Maria Pires de Barros desta freguesia. Declaro que não foi testemunha Manoel de Araujo e sim Francisco de Godoy filho de Gaspar de Godoy, ja defunto, solteiro e fregues desta freguesia

 

Maria Leite faleceu aos 11-01-1805. Alferes Bento aos 08-09-1805 com dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau e outro de afinidade por copula ilicita em 1º grau da linha transversal, casou com Rosa Rodrigues Marins, batizada em 14-01-1767, filha de Francisco de Aguiar Lara e Ana Rodrigues de Miranda 1-8-6 abaixo.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1805

Autos de Casamento aos 02-outubro(sic)-1805

Bento Antonio Rodrigues de Ataide e Rosa Rodrigues Marins

Ele viuvo de Maria Leite de Barros. Ela da vila da Parnaiba. Impedimento de 2º grau de consanguinidade na linha transversal:

PP q os oradores são primos irmãos e o orador por fragilidade teve copula carnal com uma irmã da oradora

Depoimento dos oradores:

Alferes Bento Antonio Rodrigues de Ataide, viúvo de D. Maria Leite de Barros e filho dos falecidos Cap. Mor Guilherme Antonio de Atayde e de Maria Benta Rodrigues, nat e fregues desta vila da Parnaiba.

Disse que ele orador é filho de D. Maria Benta Rodrigues irmã de Ana Rodrigues Fam mãe da oradora Rosa Rodrigues Marins.

Rosa Rodrigues Marins f.l. do falecido Francisco de Aguiar Lara e de Ana Rodrigues Fam, natural e freguesa desta vila.

 

Testemunhas:

Autos de Casamento 02-outubro-1805

= Aos 11-janeiro-1805 no seu sitio de Juru Mirim desta freguesia de Santa Ana da vila da Parnaiba, de idade de 56 anos mais ou menos, faleceu D. Maria Leite de Barros, casada com o Alf. Bento Antonio de Atayde Rodrigues, natural da freguesia de Arqaçariguama e freguesa desta matriz, f.l. de Sebastião Soares de Camargo e de Ana Pires de Barros, ja falecidos. Foi a sepultura na capela do Sr. Bom Jesus de Pirapora  filial desta matriz e se sepultou no dia 12 de janeiro. Não fez testamento. Deixou só um filho e seus bens.

= Aos 14-janeiro-1767 bat a Rosa, f.l. de Francisco de Aguiar Lara e de Ana Rodrigues, foram padrinhos Ignacio Rodrigues Fam e Maria de Aguiar e Marins mulher de Manoel de Moraes Cavalgante, todos moradores desta freguesia.

 

Santana de Parnaiba, SP - Aos 08-setembro-1805 nesta igreja matriz com dispensa de dois impedimentos, um de consanguinidade em 2º grau e outro de afinidade por copula ilicita em 1º grau da linha transversal, e testemunhas abaixo assinadas o Revdo Coadjutor Carlos Antonio da Silveira e o Cap. Antonio João Roiz; se receberam o Alf. Bento Antonio Rodrigues de Atayde, de idade 71 anos, viuvo de Maria Leite de Barros, nat e fregues desta vila, f.l. dos falecidos Cap. Mor Guilherme Antonio de Atayde e de Maria Benta Rodrigues naturais desta mesma vila = com Rosa Rodrigues de Marins, de idade 38 anos mais ou menos, natural e freguesa desta vila, f.l. do falecido Francisco de Aguiar Lara e Ana Rodrigues Fam naturais desta mesma vila. Ele neto paterno de pessoas cujos nomes não souberam dizer e materno do Ten. Manoel Rodrigues Fam, natural de Fam e de D. Maria Marques de Carvalho natural desta vila. Ela neta paterna de Paulo de Aguiar e de Maria de Brito e Silva, cujas naturalidades me não souberam dizer, e materna do mesmo Ten. Manoel Rodrigues Fam e D. Maria Marques de Carvalho.

Alferes Bento e Maria Leite tiveram o filho único:

1-4-3-1 Policarpo Antonio Rodrigues, batizado na Parnaiba em 27-05-1789. Aos 04-02-1806 dispensados do impedimento em 3º grau de consanguinidade, casou com Benta Flavia de Mariz, batizada em Araçariguama aos 07-04-1791, filha de Manoel Rodrigues de Marins e de s/m Ana Francisca Vieira, neta paterna de Francisco de Aguiar Lara e Ana Rodrigues de Miranda, neta materna de Jose Francisco Vieira e Escolastica de tal 1-8-1-1 abaixo.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1806

Autos de Casamento de Polycarpo Antonio Rodrigues e Benta Maria de Marins, da vila da Parnaiba 28-janeiro-1806.

Ele f.l. do Alf. Bento Antonio Rodrigues de Ataide e Maria Leite de Barros. Ela f.l. de Manoel Roiz de Marins e Ana Francisca Vieira. Ambos fregueses desta matriz de Parnaiba onde o contraente é natural e a contraente natural da freguesia de Araçariguama. Estes contraentes se acham impedidos por parentesco em 3º grau de consanguinidade de cujo impedimento estão dispensados.

= Aos 27-maio-1789 nesta paroquial igreja da vila da Parnaiba bat a Policarpo, f.l. de Bento Antonio Rodrigues e Maria Leite de Barros, foram padrinhos Cap. Ignacio João da Silva, viuvo, e Escolastica de Marins. Freg. de Santa Ana da Vila da Parnaiba 13-janeiro-1806.

= Aos 07-abril-1791 nesta igreja matriz de N. S, da Penha de Arassariguama bat a Benta, f. de Manoel Rodrigues de Marins e de s/m Ana Francisca Vieira desta freguesia, foram padrinhos Jose Francisco Vieira, casado e fregues da vila de Itu. e Rosa Maria de Aguiar solteira e freguesa da vila da Parnaiba. Arassariguama 9-janeiro-1806

 

Santana da Parnaiba,, SP aos 04-fevereiro-1806 nesta matriz de Santa Ana desta vila da Parnaiba sem impedimento alem do de 3º grau de consanguinidade do qual tiveram dispensa, se receberam Policarpo Antonio Rodrigues, de idade de 17 anos, natural e fregues desta vila, f.l. do Alf. Bento Antonio Rodrigues de Ataide, natural desta mesma vila e de D. Maria Leite de Barros, falecida, natural da freguesia de Arassariguama = com Benta Flavia de Marins, de idade 16 anos natural da freguesia de Arassariguama e freguesa desta vila, f.l. de Manoel Rodrigues de Marins, n. desta vila e de Ana Francisca Vieira, n. de Arassariguama. Ele é npaterno do Cap. Mor Guilherme Antonio de Ataide e de D. Maria Benta Rodrigues, natural desta vila, neto materno de Sebastião Soares n. de Arassariguama e de s/m cujo nome não me soube dizer; ela neta paterna de Francisco de Aguiar Lara e Ana Rodrigues Fam desta vila, e neta materna de Jose Francisco Vieira e de s/m Escolastica, cujo sobre nome e naturalidade me não souberam dizer, e declaro que Ana Francisca Vieira é natural da cidade de S. Paulo. Testemunhas o Tenente Felix Antonio do Prado, casado e fregues da vila de Itu, e o Alf. Antonio Felix Fernandes, solteiro fregues desta vila.

Maria Benta e Inácio José da Silva tiveram, pelo menos, o filho:

1-4-4 Capitão Antonio José Rodrigues, natural da Paranaiba onde aos 23-04-1795, casou com D. Mariana Joaquina de Moraes, filha do Tenente José Pedroso Navarro, já falecido, e de D. Ana Maria Joaquina de Meirelles, casados na Parnaiba em 17-02-1767, neto paterno de José de Moraes e Cunha e de Cristina Maria de Moraes, naturais da freguesia de N. Sra da Conceição dos Guarulhos (ele filho de Cristovão da Cunha e de s/m Maria de Moraes, naturais da dita freguesia da Conceição e Cristina Maria filha de Tome Cabral Dornelles, natural da Ilha de Angra e de s/m Maria de Souza, natural da Conceição dos Guarulhos), neto materno de Cosme Ferreira de Meirelles, n. da freguesia de S. Martinho de Lagares de Ordins do Bispado do Porto, e de Gertrudes de Jesus, n. da Parnaiba (ele filho de Manoel Ferreira n. da freguesia de S. Martinho de Lagares e de s/m Maria Joam, n. da freguesia de Sobreira de Recarey, ambos do Bispado do Porto; Gertrudes filha de Manoel Ferreira, n. da Parnaiba e de Maria das Neves n. da freguesia de N. Sra de Desterro da vila de Jundiai).

Santana de Parnaiba-SP aos 23-04-1795 nesta matriz e as testemunhas Coronel Policarpo Joaquim de Oliveira e o Ajudante Jose Luiz Pereira e Braga, este desta paroquia e aquele da freguesia de Araçariguama, se receberam o Capitão Antonio Jose Rodrigues e D. Mariana Joaquina de Moraes, ambos desta freguesia e nela moradores; esta filha do Tenente Jose Pedroso Navarro, já falecido e de D. Ana Maria Joaquina sua mulher, e aquele filho do Cap. Ignacio Jose da Silva e de s/m D. Maria Benta de Atayde, alias Rodrigues, já falecidos; de avós me não deram noticia alguma.

 

Santana de Parnaiba-SP aos 17-02-1767 nesta matriz se receberam Jose Pedroso Navarro, natural e morador na freguesia de N. Sra da Conceição dos Guarulhos, f.l. de Jose de Moraes e Cunha e de Cristina Maria de Moraes, naturais da freguesia de N. Sra da Conceição dos Guarulhos, neto paterno de Cristovão da Cunha e de s/m Maria de Moraes, naturais da dita freguesia da Conceição, neto materno de Tome Cabral Dornelles, natural da Ilha de Angra e de s/m Maria de Souza, natural da mesma freguesia da Conceição dos Guarulhos = com Ana Maria Joaquina de Meirelles, natural e moradora nesta freguesia de Santa Ana da Parnaiba, f.l. de Cosme Ferreira de Meirelles, n. da freguesia de S. Martinho de Lagares de Ordins do Bispado do Porto, e de Gertrudes de Jesus, n. desta freguesia da Parnaiba, neta paterna de Manoel Ferreira n. da freguesia de S. Martinho de Lagares e de s/m Maria Joam, n. da freguesia de Sobreira de Recarey, ambos do Bispado do Porto, e neta materna de Manoel Ferreira, n. desta freguesia e de s/m Maria das Neves n. da freguesia de N. Sra de Desterro da vila de Jundiai. Foram testemunhas Revdo Padre Antonio Ferreira de Meirelles, vigario da freguesia de N. Sra de Nazare, o Revdo padre Ignacio Paes de Oliveira, sacerdote secular, Mar

Geração do Cap. Antonio José Rodrigues e Mariana Joaquina de Moraes em SL. 5º, 171, 5-2,

1-5 Antonio Rodrigues Fam, batizado em 19-06 -1729. Na Cotia em 15-11-1757 casou com Rosa Ana da Assunção, aí batizada em 26-02-1739, filha de Manoel Luiz natural do termo da vila do Certan freguesia do Espirito Santo do Castelo, e Sebastiana Lopes Gamarra, n. da Cotia,, neta paterna de Manoel Luiz e Luzia Dias, naturais da vila do Certan dita, e materna de Antonio Lopes Gamarra e Maria Rodrigues da Conceição, naturais da vila de São Vicente Bispado de S. Paulo.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1757

Autos de Casamento Antonio Roiz Fam e Rosa Ana da Assunção - 07-novembro-1757

Ele f.l. de Manoel Rodrigues Fam, ja falecido, e Maria Marques de Carvalho, n/b na vila da Parnaiba.

Ela f.l. de Manoel Luiz de Oliveira e Sebastiana Lopes Gamarra, n/b na freg. de N. Sra Monserrate da Cotia.

Freguesia da Cotia:- Rosa, f.l. de Manoel Luiz e Sebastiana Lopes, nasceu aos 16 de fevereiro de 1739 e foi batizada aos 26 do mesmo mes, foram padrinhos Tomé João e Maria de Goes, casados fregueses desta freguesia. Cotia 06-8bro-1757

- aos 19-06-1729 anos na igreja matriz da vila da Parnaiba bat a Antonio, f.l. do Ten. Manoel Rodrigues Fam e s/m Maria Marques, foram padrinhos Andre Alvares de Castro mercador e assistente na cidade de S. Paulo, moço solteiro e Maria Ribeiro mulher do Alf. Pedro de Macedo Souto Mayor, todos moradores nesta vila.

 

Cotia, SP aos 15-novembro-1757 nesta matriz e testemunhas Antonio da Rosa Pereira e Antonio Teixeira Paiva se receberam Antonio Rodrigues Fam, n/b na freguesia da Parnaiba, neto por parte materna, o que não pude averiguar por parte paterna nem os nomes, nem os cognomes e naturalidades, de Manoel Marques de Carvalho, natural do Priorado de Castro Provincia do Alentejo e de Izabel Rodrigues de Miranda, n. da vila de Parnaiba deste Bispado, filho legitimo de Manoel Rodrigues Fam e de s/m Maria Marques de Carvalho, n. da dita vila, de cujo marido não pude averiguar a naturalidade. Com Rosa Ana da Assunção, n. desta freguesia e nela batizada, f.l. de Manoel Luiz natural do termo da vila do Certan freguesia do Espirito Santo do Castelo, e Sebastiana Lopes Gamarra, n. desta freguesia, neta paterna de Manoel Luiz e Luzia Dias, naturais da vila do Certan dita, e materna de Antonio Lopes Gamarra e Maria Rodrigues da Conceição, naturais da vila de São Vicente deste bispado.

1-6 Baltazar Rodrigues Fam batizado em 20-01-1732. Habilitou-se de Genere em 1754.

Santana de Parnaiba, SP aos 20-janeiro-1732 nesta igreja matriz bat a Baltazar, f.l. do Ajudante Manoel Rodrigues Fam e de s/m Maria Marques, que por morarem longe da vila e por causas justas não veio mais cedo; o dito inocente hoje completa o duodecimo dia de seu nascimento. Foram padrinhos Guilherme de Cubas e Mendonça filho legitimo e solteiro de Manoel João de Athayde, e Maria Leme mulher de Gaspar de Brito, todos moradores nestaq vila de Parnaiba.

 

ACMSP Habilitação de Genere et Moribus  Parte A, ano 1754

Autos de Deligencias de Genere de Baltazar Rodrigues Fam 10-fevereiro-1755

Baltazar Rodrigues Fam, natural de Parnaíba, filho de Manoel Rodrigues Fam, natural de São Paio de Fam, Arcebispado de Braga, e de Maria Marques de Carvalho, de Parnaíba. NP de Baltazar Rodrigues Fam, e Maria Benta naturais de S. Paio de Fam; NM de Manoel Marques de Carvalho, natural de Óbidos, Patriarcado de Lisboa, e 19353 Isabel Rodrigues de Miranda, natural de Parnaíba.

Testemunhas.

1-7 Izabel Rodrigues de Miranda, batizada em 16-11-1733. Aos 23-05-1769 casou com Gonçalo José de Meneses, natural de Leomil Bispado de Lamego, filho de João Carlos de Meneses e de Maria do O, batizada em Leomil em 15-11-1706, neto paterno de Luiz de Souza e Menezes e de D. Maria de Vasconcelos, e pela materna neto de Andre João e de sua primeira mulher Izabel do Ó.

ACMJSP De Genere et Motribus ano 1788,

Aos 12-janeiro-1788

João Cardoso de Meneses, e José Manoel de Meneses, naturais de Parnaíba, filhos de Gonçalo José de Meneses, natural de Penso, Bispado de Lamego, e de Isabel Rodrigues de Miranda, de Parnaíba. NP de Gonçalo de Meneses n. freg. de Arcozelo, e Maria do Ó n. Leomil ambos do mesmo Bispado de Lamego; 19357 NM de Manoel Rodrigues Fam n. freguesia de Fam Arc. Braga, e Maria Marques de Carvalho, da Parnaiba.

 

Testemunhas

 

Certidão de Batismo: Freguesia de Leomil f. 56: aos 15-novembro-1706 bat a Maria, f. de Andre Joam e sua primeira mulher Izabel do O, naturais desta vila de Leomil; foram padrinhos Paulo de Andrade e Maria do O, todos desta vila.

 

) Batismos: de José Manoel de Meneses: aos 05-julho-1772 nesta igreja matriz bat a Jose,, f. de Gonçalo José de Meneses e de Izabel Rodrigues de Miranda, foram padrinhos João Rodrigues Fam e sua mãe Maria Marques de Carvalho viuva do Ten. Manoel Rodrigues Fam moradores nesta freguesia.

2) Batismos: de João Cardoso de Meneses = Aos 04-abril-1770 anos nesta matriz puz os santos oleos a João, f.l. de Gonçalo José de Meneses e de Izabel Rodrigues, o qual inocente por nascer em perigo foi batizado em casa pelo Ldo. Baltazar Rodrigues Fam.

3) Livro de Casamentos: aos 23-maio-1769 nesta igreja matriz de Santa Ana da Parnaiba se receberam Gonçalo José de Meneses, n. da vila de Leomil e bat na freguesia de Penso do Bispado de Lamego, f.l. de João Carlos de Meneses e de Maria do O, neto paterno de Luiz de Souza e Menezes e de D. Maria de Vasconcelos, e pela materna neto de Andre João e de Maria Rodrigues(sic), todos do dito Bispado de Lamego = com Izabel Rodrigues de Miranda, n. desta freguesia, f.l. de Manoel Rodrigues Fam, n. vila de Fam Arc Braga e Maria Marques de Carvalho, n. desta freguesia, npaterna de Baltazar Rodrigues e s/m Maria Benta naturais da vila de Barcelos Arc Braga, nm Manoel Marques de Carvalho, n. da vila de Obidos Arc. Lisboa e Izabel Rodrigues desta freguesia. Test.: Lourenço Cardoso de Mello e s/m Ana Rodrigues de Oliveira, Baltazar Rodrigues Fam, filho solteiro do Ten. Manoel Rodrigues Fam, e Maria Benta Rodrigues mulher do Cap. Ignacio Jose da Silva, moradores nesta freguesia. E logo no mesmo dia, mês e ano atrás declarado administrei aos contraentes as bênçãos que a Igreja determina de que faço este assento

4) Batismo de Izabel Rodrigues. Aos 16 de novembro de 1733, batizei e pus os santos óleos a inocente Izabel que completa hoje o oitavo dia de seu nascimento, filha legitima do Tenente Manoel Rodrigues Fam, e de sua mulher Maria Marques. Foram padrinhos Alferes Guilherme de Cubas filho solteiro de Manoel João de Ataide, e Isabel de Lara, mulher de José Fernandes Paes, todos moradores nesta vila de Parnaíba.

 

5) Casamento de Manoel Roiz  Aos 4 de junho de 1718,  nesta matriz (...) Manoel Rodrigues de Jesus filho de Balthazar Rodrigues já defunto, e de sua mulher Maria Benta, natural do termo de Barcelos, Arc. De Braga, com Maria Marques, natural desta vila filha de Manoel Marques de Carvalho, e de sua mulher Isabel Rodrigues (...)

(...) a diversidade do cognome de Manoel Rodrigues Fam como neste assento, porque informando me soube que se chamava primitivo Manoel Rodrigues de Jesus e que ao depois tomara validade. Vila da Parnaiba aos 5-maio-1795

1-7-1 João Cardoso de Meneses, batizado em 04-04-1770. Com seu irmão abaixo, habilitou-se em Genere em 1788.

1-7-2 José Manoel de Meneses, batizado em 05-07-1772. Habilitou-se de Genere.

1-8 Ana Rodrigues de Miranda (ou Fam), batizada aos 16-11-1735. Aos 28-11-1752 casou com Francisco de Aguiar Lara, natural da Parnaiba, filho do falecido Paulo de Aguiar Lara e de Maria de Brito Silva casados em 1698 na Parnaiba, neto paterno de Manoel de Aguiar Mariz e Catarina de Lara, neto materno de Gaspar de Brito e Joana de Almeida.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1752

Francisco de Aguiar Lara e Ana Rodrigues de Miranda

Justificação de batismo de Francisco de Aguiar Lara - 18 novembro-1752.

Natural e morador na freguiesia da vila de Parnaiba, f.l. do defunto Paulo de Aguiar Lara e de s/m Maria de Brito Silva,

Ana Maria de Miranda, f.l. do Ten. Manoel Roiz Fam e de s/m Maria Marques de Carvalho.

Testemunhas.

 

Autos de Casamento 20-novembro-1752

Ambos os contraentes naturais e batizados nesta freguesia de Santa Ana da Vila de Parnaiba onde são moradores

= aos 16-novembro-1735 bat a Ana, que completa hoje o quinto dia de seu nascimento, f.l. do Ten. Manoel Rodrigues Fam e de s/m Maria Marques de Carvalho, foram padrinhos Francisco Paes Velho, filho solteiro de Mariana Paes, morador nas Minas Gerais e por ora assistente nesta vila, e Elena dos Reis mulher de Luiz da Rocha, todos moradores nesta dita vila da Parnaiba.

 

Santana da Parnaiba, SP aos 28-novembro-1752 nesta igreja matriz se receberam Francisco de Aguiar Lara, f.l. de Paulo de Aguiar Lara e de Maria de Brito Silva = com Ana Rodrigues de Miranda, f.l. do Ten. Manoel Rodrigues Fam e de Maria Marques de Carvalho. Ambos naturais, batizados e moradores nesta freguesia da Parnaiba. Foram testemunhas Gaspar de Godoy Colasso, casado e morador na freguesia de Araçariguaqma, o Alf. Baltazar Rodrigues Fam, casado, Ana Pires Ribeira mulher de Jose de Godoy Ruâ, e Elena dos Reis mulher de Antonio de Godoy Leite, moradores nesta freguesia.

 

ASBRAP 2, Livro 1 de casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme. Rodnei Brunete da Cruz. Paulo de Aguiar (de S. Vicente) f. Manoel de Aguiar Mariz, fal. e Catarina de Lara = com Maria de Brito, f. Gaspar de Brito e Joana de Almeida - ano de 1698.

Entre os filhos do casal:

1-8-1 Manoel Rodrigues de Mariz, n. Parnaiba casou com Ana Francisca Vieira, natural de Araçariguama, filha de Jose Francisco Vieira e de s/m Escolastica de tal. Pais de, pelo menos:

1-8-1-1 Benta Flavia de Mariz, batizada em Araçariguama em 07-04-1791. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau, aos 045-02-1806 casou com Policarpo Antonio Rodrigues, batizado em 27-05-1789, filho de Bento Antonio Rodrigues de Ataide alferes e Maria Leite de Barros em 1-4-3-1 acima.

1-8-2 Maria Marques da Silva, batizada em 25-10-1753. Aos 28-02-1775, com prtovisão, casou com Ignacio Rodrigues de Faria, batizado em 04-12-1749, filho de nesta igreja matriz se receberam Ignacio Rodrigues de Faria, n. desta freguesia, f.l. de Estevão Sanches de Faria e de Francisca dos Reys, naturais da Parnaiba, neto paterno de Manoel da Costa Homem e de s/m Missia Ribeira naturais da Parnaiba, neto materno de João Rodrigues da Costa n. de Torres Vedras do Arc. de Lisboa e de s/m Ana dos Reys n. da Parnaiba.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1775

Autos de Casamento de Ignacio Rodrigues e Maria Marques aos 22-fevereiro-1775

Ele f.l. de Estevão Sanches de Faria e Francisca dos Reis = com Mariqa Marques da Silva, f.l. de Francisco de Aguiar Lara e de s/m Ana Rodrigues de Miranda.

= Aos 04-dezembro-1749 bat a Ignacio, f.l. de Estevão Sanches e Francisca dos Reis, foram padrinhos Baltazar da Rocha Campos, casado e Maria da Rocha do Canto, viuva, moradores nesta freguesia da Parnaiba.

= Aos 25-outubro-1753 bat a Maria, f.l. de Francisco de Aguiar Lara e de Ana Rodrigues de Miranda, foram padrinhos o Ten. Manoel Rodrigues Fam e s/m Maria Marques de

Carvalho moradores nesta freguesia. Parnaiba 20-fevereiro-1775.

 

Santana da Parnaiba, SP aos 28-02-1775 nesta igreja matriz se receberam Ignacio Rodrigues de Faria, n. desta freguesia, f.l. de Estevão Sanches de Faria e de Francisca dos Reys, naturais desta freguesia, neto paterno de Manoel da Costa Homem e de s/m Missia Ribeira naturais desta freguesia, neto materno de João Rodrigues da Costa n. de Torres Vedras do Arc. de Lisboa e de s/m Ana dos Reys n. desta freguesia = com Maria Marques da Silva, n. desta freguesia, f.l. de Francisco de Aguiar Lara e de D. Ana Rodrigues nts desta freguesia, npaterna de Paulo de Aguiar, de cuja naturalidade não ha noticias e de s/m Maria de Brito n, desta freguesia, nmaterna do Ten. Manoel Rodrigues Fam, n. da vila de Fam Arc. Braga e de s/m Maria Marques de Carvalho n. desta fregeusia onde a contraente é moradora. Foram testemunhas o Furriel Vicente Ferreira de Carvalho, casado, Joana de Faria mulher de Francisco Pedroso de Abreu, Gonsalo Jose de Menezes e s/m Izabel Rodrigues, moradores todos nesta freguesia.

1-8-3 Ana Maria da Silva, batizada em 18-01-1756. Aos 28-02-1775, com provisão, casou com João Francisco de Faria, irmão inteiro de Ignacio Rodrigues de Faria supra citado.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1775

Autos de Casamento de João Francisco de Faria e Ana Maria da Silva 22-fevereiro-1775

[inicio muito apagado]

= Aos 20-setembro-1751 bat a João, f.l. de Estevão Sanches de Faria e de Francisca dos Reys, foram padrinhos João Bicudo da Silva, caswado e Margarida de Camargo mulher de João da Roccha de Oliveira, moradores nesta freguesia da Parnaiba.

= Aos 18-janeiro-1756 bat a Ana, f.l. de Francisco de Aguiar Lara e de Ana Rodrigues, foram padrinhos Ignacio Jose da Silva, casado e Maria Benta de Ataide, filha solteira do Cap. Mor Guilherme Antonio de Ataide, moradores nesta freguesia. Parnaiba 20-fevereiro-1775

 

Santana da Parnaiba, SP aos 28-fevereiro-1775 nesta igreja matriz se receberam João Francisco de Faria, n. desta freguesia, f.l. de Estevão Sanches de Faria e Francisca dos Reis, ntsw deesta freguesia, npaterno de Manoel da Costa Homem e de s/m Maria Ribeira nts desta freguesia, neto materno de João Rodrigues da Costa, n. de Torrtes Vedras do Arc. de Lisboa e de s/m Ana dos Reys n. desta freguesia = com Ana Maria da Silva, n. desta freguesia, f.l. de Francisco de Aguiar Lara e de Ana Rodrigues nts desta freg. neta paterna de Paulo de Aguiar de cuja naturealidade não ha noticias e de s/m Maria de Frito n. desta freguesia, nmaterna do Ten. Manoel Rodrigues Fam n. da vila de Fam Arc. de Braga e de s/m Maria Marques de Carvalho n. desta freguesia, onde a contraente é moradora. Foram testemunhas o Cap. Aleixo da Fonseca Maciel, casadop, Ana dos Reys, viuva, Cap. Ignacio Jose da Silva, casado e Maria Benta de Ataide moradores nesta freguesia.

1-8-4 Escolastica Benta de Mariz, batizada aos 09-06-1758. Aos 04-08-1801, com provisão, casou com Antonio Rodrigues de Faria, de 28 anos, viúvo de Joaquina Blanca Fernandes falecida na Parnaiba em 17-05-1801 e filha de José Fernandes de Oliveira Pedroso e de Ana Blanca de Oliveira (ou Ana Pereira de Oliveira) (estes citados na família “Bento de Oliveira Pires”). Antonio era filho dos falecidos Vicente Ferreira de Carvalho e Izabel dos Reys, naturais da Parnaiba, neto paterno de Vicente Ferreira de Carvalho e de Ana Nardes, neto materno de Estevão Sanches de Faria e Francisca dos Reys, naturais da Parnaiba.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1801

Antonio Rodrigues de Farias e Escolastica Benta de Marins 30-julho-1801

Ele viuvo de Joaquina Branca Fernandes, filho de Vicente Ferreira de Carvalho e Izabel dos Reys, ja falecidos = com Escolastica Benta de Marins, n. desta matriz da Parnaiba f.l. de Francisco de Aguiar Lara, ja defunto e de Ana Roiz de Miranda da vila de Parnaiba.

= Aos 17-maio-1801 nesta vila de Santa Ana da Parnaiba faleceu de febre maligna Joaquina Blanca, casada que era com Antonio Rodrigues de Faria, filha de Jose Fernandes Pedroso e de Ana Blanca, natural desta vila. Não tomou o Sagrado Viatico por ter perdido o juizo repentinamente, tinha de idade 21 anos; foi sepultada dentro desta igreja.

= Aos 09-junho-1758 bat a Escolastica, f.l. de Francisco de Aguiar Lara e de Ana Rodrigues de Miranda, foram padrinhos Lourenjço Franco da Rocha, casado e Escolastica de Marins mulher de Gaspar de Godoy desta freguesia. Vila de Parnaiba 28-julho-1801

 

Santana de Parnaiba, SP Antonio Rodrigues de Faria, viuvo, idade 28 anos com Escolastica Benta de Marinz de idade 38 anos. Aos 04-agosto-1801 nesta igreja matriz se receberam Antonio Rodrigues de Faria, n. desta vila, viuvo de sua primeira mulher Joaquina Blanca Fernandes, e f.l. de Vicente Ferreira de Carvalho e Izabel dos Reys, naturais desta mesma vila = com Escolastica Benta de Marinz nat. desta vila, f.l. do falecido Francisco de Aguiar e Ana Rodrigues Fam, naturais desta mesma vila. Ele neto paterno de Vicente Ferreira de Carvalho e de Ana Nardes, cuja naturalidades se ignora, e materno de Estevão Sanches de Faria e Francisca dos Reys naturais desta vila. Ela neta paterna de Paulo de Aguiar, natural da Conceição de G--dalhos e Maria de Brito n. desta vila, e materna de Manoel Rodrigues Fam n. da vila de Fam e de Maria Marques de Carvalho, n. desta vila. Ambos fregueses desta matriz, foram testemunhas o Revdo P.e João Cardoso de Menezes, fregues de Itu e o Alf. Bento Antonio Rodrigues desta freguesia.

 

1-8-5 João Rodrigues de Aguiar, batizado em 06-01-1765. Aos 23-01-1802, com provisão, casou com Ana Joaquina Leite, batizada em 08-07-1781, filha de Francisco Xavier Moreira e Luzia Pedrosa de Araujo - família Gaspar Nunes Sarmento, neste site.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1802

João Rodrigues de Aguiar com Anna Joaquina Leite, da vila de Parnaiba 18-janeiro-1802

Ele f.l. de Francisco de Aguiar Lara, ja faslecido e de Ana Rodrigues Fam. Ela f.l. de Francisco Xavier Moreira e Luzia Pedrosa de Araujo, já falecida. Ambos os contraentes naturais e batizados nesta vila de N. Sra Santa Ana

= Aos 06-janeiro-1765 bat a João, f.l. de Francisco de Aguiar Lara e de Ana Rodrigues, foram padrinhos Jo ão Rodriguesw Fam, filho solteiro do Ten. Manoel Rodrigues Fam, e Maria Benta Rodrigues mulher do ?Alf. Ignacio Jose da Silva, moradores nesta freguesia.

= Aos 08-julho-1781 nesta igreja matriz bat a Ana, f.l. de Francisco Xavier Moreira e de s/m Luzia Pedrosa, foram padrinhos o Ten. Jose Mauricio da Silva e s/m Maria de Nazare, moradores nesta freguesia. Santa Ana da Parnaiba 17-janeiro-1802

1-8-6 Rosa Rodrigues Marins batizada em 14-01-1767. Aos 08-09-1805 com dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau e outro de afinidade por copula ilicita em 1º grau da linha transversal, casou com Bento Antonio Rodrigues de Ataide, viuvo de Maria Leite de Barros, filho dos falecidos Cap. Mor Guilherme Antonio de Atayde e de Maria Benta Rodrigues naturais da Parnaiba, em 1-4-3 supra.

1-8-7 Francisco Antonio de Aguiar, batizado aos 14-11-1770. Aos 10-02-1802, com dispensa cautelar do impedimento em 3º grau misto com 2º casou com Joaquina Maria de Menezes, batizada em 29-09-1783, exposta em casa de Gonçalo José de Menezes.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1801

23-dezembro-1801 Francisco Antonio de Aguiar e Joaquina Maria de Menezes - impedimento de 3º grau de consanguinidade misto com 2º ad cautellar, visto não haver certeza mas sim muita presunção, de cujo impedimento humildemente imploram dispensa, pq:

Pq se diz ser a oradora filha de um primo irmão do orador, aqui o 3º grau de consanguinidade.

Depoimento do orador: 22-dezembro-1801 (...) tem ouvido falar que a oradora Joaquina Maria de Menezes, com quem ele tem contratado casar-se, provavelmente será filha de um dos dois primos irmãos dele orador, porquanto tiveram estes trato ilicito com uma mulher que se presume ser mãe da oradora e portanto por cautela imploram eles oradores a dispensa.

Depoimento da oradora.

Testemunhas

Autos de Casamento: 30-janeiro-1802

Francisco Antonio de Aguiar, f.l. do falecido Francisco de Aguiar Laqra e de s/m Ana Rodrigues Fam, nat/bat nesta igreja da Sra Santa Ana da Parnaiba = Joaquina Maria de Menezes, exposta em casa de Gonçalo Jose de Menezes e batizada nesta mesma freguesia.

= Aos 14-novembro-1770 bat a Francisco, f.l. de Francisco de Aguuiasr Çara e Ana Rodrigues, foram padrinhos Francisco ?Antonio da Silva, filho solteiro de Manoel Ferreira da Silva, e Izabel Rodrigues de Miranda mulher de Gonçalo Jose de Menezes, moradores nesta freguesia.

= Aos 29-setembro-1783 nesta paroquial igreja de Santa Ana da vila de Parnaiba bat a Joaquina, filha de páis incognitos, exposta em o sitio de Gonçalo Jose de Menezes aos 24 do corrente mes, pouco depois da meia noite, e achada na varanda da casa por Teresa escrava. Foram padrinhos o mesmo acima Gonçalo Jose de Menezes e Izabel Rodrigues sua muylher.. Sãlo fregueses desta igreja. Vila de Parnaiba 9 dezembro 1801.

 

Santana de Parnaiba, SP Francisco Antonio de Aguiar, de idade de 32 anos com Joaquina Maria de Menezaes, de idade 18 anos. Aos 10-fevereiro-1802 nesta igreja matriz, dispensados do 3º grau misto com 2º de consanguinidade, se casaram Francisco Antonio de Aguiar, n. desta vila, f.l.de Francisco de Aguiar Lara, ja defunto e de Ana Rodrigues Fam, naturais desta mesma vila = com Joaquina Maria de Menezes, n. desta vila, filha de pais incopgnitos, exposta em casa de Gonçalo Jose de Menezes. Ambos freguese3s desta matriz e moradores no bairro de Juru Mirim e Juqueri Guassu. Ele neto paterno de Paulo de Aguiar n. da vila de Santos e de Maria de Brito Silva, natural desta vila, neto materno de Manoel Rodrigues Fam, n. da vila de Fam e de Maria Marques de Carvalho n. desta vila. Test.: Padre João Cardoso de Menezes, fregues da vila de Itu, e o Guarda Mor Jose Luiz Pereira Brga, casado desta vila.

1-9 Tenente João Rodrigues Fam, batizado em 28-06-1739. Dispensados do impedimento de consanguinidade de 3º grau misto com 2º aos 13-02-1789 na Parnaíba, casou com Izabel Maria de Oliveira, aí batizada em 25-07-1762, filha de do Cap. Lourenço Cardoso de Mello, n. da freguesia de N. Sra da Conceição da cidade de Angra e de s/m Ana Rodrigues de Oliveira, n. da Parnaiba, npaterna de Vicente Cardoso e de s/m Maria do Desterro, nts da mesma cidade, e nmaterna de Baltazar Dodrigues Fam, n. da freguesia de Sampaio de Fam, Arc. Braga e de s/m Izabel da Rocha do Canto, n. da Parnaiba.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1786

26-outubro-1786 João Rodrigues Fam e Isabel Maria de Oliveira, moradores na vila de Parnaiba - parentesco de consanguinidade de 3º grau misto com 2º:

Pq o Ten. Manoel Roiz Fam é irmão legitimo do Alf. Baltazar Roiz Fam.

Pq o Alf. Baltazar Roiz Fam gerou a Dona Ana Roiz de Oliveira da qual é filha a oradora D. Izabel Maria de Oliveira.

Pq a oradora é orfã de pai e tem de idade de mais de 24 anos.

Testemunhas:

 

Quer casar o Tenente João Roiz Fam, f.l. do Ten. Manoel Roiz Fam e de Maria Marques de Carvalho, ambos já defuntos = com Izabel Maria de Oliveira, f.l. do Cap. Lourenço Cardoso de Mello, ja defunto e de Ana Roiz de Oliveira, ambos naturais e batiozados nesta freguesia de S. Ana da Parnaiba.

= Aos 28-junho-1739 bat João, que completa hoje o sexto dia de seu nascimento, filho do Tenente Manoel Rodrigues Fam e de s/m Maria Marques de Carvalho, foram ´padrinhos o Mestre da Capela João Ribeiro de Siqueira e sua mulher Joana do Prado, todos moradores nesta vila da Parnaiba.

= Aos 25-julho-1762 nesta igreja matriz bat a Izabel, f.l. de Lourenço Cardoso de Mello e de Ana Rodrigues, foram padrinhos Antonio Correa Pinto e sua mulher Maria Benta Rodrigues, moradores na cidade de São Paulo. Parnaiba -- janeiro de 1787

Autos de Casamento 08-fevereiro-1787

 

Santana da Parnaiba, SP aos 13-02-1789 nesta paroquial igreja de Santa Ana da vila de Parnaiba, sem ressalva impedimento mais que o de 3º grau em que houve dispensa, na presença do Reverendo  Padre Jose Rodrigues de Oliveira, sacerdote secular e das testemunhas o Ten. Cel. Policarpo Joaquim de Oliveira, e o Cap. Jose Antonio de Lacerda, se casaram o Ten. João Rodriguies Fam, natural e fregues desta igreja, f.l. do Ten. Manoel Rodrigues Fam, natural da vila de Fam Arc. Braga e de Maria Marques de Carvalho, n. desta vila, neto paterno de Baltazar Rodrigues e de Maria Benta,. naturais da vila de Barcelos Arc. Braga, e nmaterno de Manoel Maqrques de Carvalho, n. da vila de Obidos Arc. Lisboa e de Izabel Rodrigues, n. desta freguesia = e Izabel Maria de Oliveira, n. e freguesa desta igreja, f.l. do Cap. Lourenço Cardoso de Mello, n. da freguesia de N. Sra da Conceição da cidade de Angra e de s/m Ana Rodrigues de Oliveira, n. desta vila, npaterna de Vicente Cardoso e de s/m Maria do Desterro, nts da mesma cidade, e nmaterna de Baltazar Dodrigues Fam, n. da freguesia de Sampaio de fam, Arc. Braga e de s/m Izabel da Rocha do Canto, n. desta vila.

 

2- Manoel Marques, natural da Parnaiba. Casado.

 

3- Salvador Marques de Carvalho, batizado em 1705. Aos 27-06-1747 casou com Maria Paes de Barros, filha de Baltazar Gonçalves Malio e de Maria Leme da Conceição (ou do Prado). Maria Paes foi primeira vez casada com Calisto Alves Pereira, falecido em 23-03-1741 com geração na família Domingos da Rocha.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1747

10-junho-1747 Autos de Casamento de Salvador Marques de Carvalho e Maria Paes do Rosario.

Ele f.l. de Manoel Marques de Carvalho e de Izabel Roiz de Miranda, ja defunta.  Maria Paes do Rosario viuva de Calisto Alves, filha leg. de Baltazar Gonçalves Mallio e de Maria Leme da Conceição, todos os contraentes naturais e batizados na vila de N. Sra Santa Ana de Parnaiba.

= Aos 14-[manchado]bro-1705 batizei a Salvador, f. de Manoel Marques e de s/m Izabel Rodrigues, foram padrinhos Pedro de Macedo e Domingas Luiz de  [manchado].

= Aos 23-03-1741 faleceu Caetano Alvres, casado com Maria Paes do Rosario, natural desta vila de 40 e poucos anos mais ou menos. Deixou quatro filhos; sepultado no corpo desta matriz.

 

Santana da Parnaiba, SP matr = Salvador Marques de Carvalho com Maria Paes do Rozario - aos 27-junho-1747 nesta igreja matriz se receberam Salvador Marques de Carvalho, f.l. de Manoel Marques de Carvalho e de Izabel Rodrigues de Miranda = com Maria Paes do Rosario, viuva de Caetano Alves, ambos os contraentes naturais e moradores nesta freguesia. Foram testemunhas o Ten. Manoel Rodrigues Fam e s/m Maria Marques, o Sargento Mor Rafael de Oliveira LOeme e s/m Barbara Garcia moradores nesta freguesia da Parnaiba.

 

9- Domingos Rodrigues de Arzão, batizado em 16-11-1722. Casou com Luiza Garcia de Jesus, natural de Taubaté, filha de Antonio Garcia da Cunha e Maria Antunes Cardoso. Geração na família Maria do Prado e Miguel de Almeida, neste site.

Santana de Parnaiba, SP aos 16-novembro-1722 bat a Domingos, f. de Manoel Marques e s/m Izabel Rodrigues, foram padrinhos Manoel Rodrigues e Izabel da Rocha.

 

11- Feliciano Rodrigues de Carvalho, batizado em 20-11-1727.

Santana de Parnaiba, SP aos 20-novembro-1727 bat a Feliciano, f. de Manoel Marques de Carvalho e de s/m Izabel Rodrigues; foram padrinhos p Ldo. Antonio de Souza n.al da cidade de Lisboa filho de Manoel Coelho e de s/m D. Guiomar de Souza Coutinho e madrinha Maria Marques Rodrigues mulher do Ajudante Manoe Rodrigues Fam, moradores e fregueses desta paroquia de S. Ana da Parnaiba.l

          Segundo SL. 7º, 458, 6-4, casou com Josefa Soares, filha de Alvaro Soares Fragoso e Catarina de Unhate - família Maria do Prado e Miguel de Almeida, neste site.