PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Manoel Lourenço Rafael

(atualizado em 19-fevereiro-2016)

 

 

Bartyra Sette

Moacyr Villela

 

 

Manoel Lourenço Rafael ou Manoel Toledo Rafael (nome com qual é citado nos documentos açorianos) natural da Vila da Praia Ilha Terceira foi batizado na igreja matriz de Santa Cruz aos 04-11-1687, filho de Antonio Rafael natural de Santa Barbara das Nove Ribeiras, onde foi batizado aos 30-08-1660 e Luzia das Candeias moradores no lugar da Casa Ribeira casados aos 19-11-1685.

Livro de batizados freguesia de Santa Cruz Vila da Praia - Ilha Terceira - Manoel foi batizado aos vinte quatro de novembro de 1687. Filho de Antonio Rafael e Luzia das Candeias moradores na Casa Ribeira. Padrinhos Manoel Brás Leal e Apolônia da Cruz filha de Manoel Toledo (pesq. Moacyr Villela).

 

Santa Bárbara, Baptismos Aos 30-08-1660 bat. Antonio, f. de Pedro Lourenço Pimentel e s/m Barbara Gomes, foram padrinhos Luiz Gonçalves e Maria Vieira filha de GAspar Vieira, todos fregueses desta freguesia.

 

Livro de casamentos freguesia de Santa Cruz Vila da Praia - Ilha Terceira 1679-1718 – Aos dezanove de novembro de 1685. Antonio Rafael natural da freguesia de Santa Barbara das Nove Ribeiras filho de Antonio(sic) Lourenço Pimentel e Barbara Gomes já defunta, fregueses de Santa Barbara das nove Ribeiras com Luzia das Candeias natural da Vila da Praia filha de Manoel Toledo Gomes e Apolônia Dias desta freguesia fregueses (pesq. Moacyr Villela).

 

Neto paterno de Pedro Lourenço Pimentel e sua segunda mulher Barbara Gomes (filha dos falecidos Antonio Rafael e Ilaria Gomes) casados em 25-01-1654 em Nove Ribeiras. Pedro Lourenço foi casado primeira vez com Barbara Gonçalves falecida em 28-02-1653.

Livro de casamentos freguesia de Santa Barbara das Nove Ribeiras - Ilha Terceira– Aos vinte e cinco de janeiro de 1654. Pedro Lourenço Pimentel viúvo de Barbara Gonçalves com Barbara Gomes filha de Antonio Rafael e Ilaria Gomes já defuntos (pesq. Moacyr Villela).

 

Santa Barbara, Óbitos aos 28-02-1653 faleceu Barbara Glz, mulher de P.º Lourenço Pimentel, morava as cinco Ribeiras. Fizeram entre ambos testamento em que mandaram se cada um deles fosse primeiro, o que ficasse comprasse uma cova para si e herdeiros e se pudesse ser na Capela de N. Sra do Rosario, e assim aconteceu.

 

 

Manoel Toledo Rafael casou aos 18-11-1715 na Vila da Praia com Barbara do Espírito Santo (também “da Conceição” e “de São Jose”), batizada em 26-08-1691, filha de Baltazar da Costa e Ana Machado casados aos 22-06-1687. Neta paterna de Pedro de Freitas e Barbara da Costa e materna de Gaspar Machado (Biscainho) e Maria dos Reis, todos da matriz de Santa Cruz da Vila da Praia.

Livro de casamentos freguesia de Santa Cruz Vila da Praia - Ilha Terceira– Aos dezouto de novembro de 1715. Manoel Toledo Rafael natural da freguesia da Vila da Praia filho de Antonio Fael(sic) e de s/m Luzia das Candeas com Barbara do Espírito Santo filha de Baltazar da Costa e Ana Machadonaturais e fregueses desta matriz (pesq. Moacyr Villela).

 

Livro de batizados freguesia de Santa Cruz Vila da Praia - Ilha Terceira - Barbara foi batizada aos vinte e seis de agosto de 1691. Filha de Baltazar da Costa e Ana Machado desta freguesia. Padrinho o padre Sebastião Fernandes tesoureiro da matriz (pesq. Moacyr Villela).

 

Livro de casamentos freguesia de Santa Cruz Vila da Praia - Ilha Terceira– Aos vinte e dois de junho de 1687. Baltazar da Costa filho de Pedro de Freita e Barbara da Costa já defunta com Ana Machado filha de Gaspar Mdo. Biscainho e Maria dos Reis todos da freguesia (pesq. Moacyr Villela).

 

Manoel viajou para o Brasil onde estava quando faleceu sua mulher Barbara de São Jose no lugar da Casa Ribeira sepultada na ermida de São João sufragânea da matriz de Santa Cruz da Vila da Praia aos 20-09-1728.

Livro de óbitos freguesia de Santa Cruz Vila da Praia - Ilha Terceira– Aos vinte de setembro de 1728 faleceu Barbara de São Jose casada com Manoel Toledo Rafael ausente nas partes do Brasil. Tinha 35 anos pouco mais ou menos, Foi sepultada na ermida de São João da Casa Ribeira.

 

Pelo menos dois de seus filhos se estabeleceram no Sul de Minas Gerais, na segunda metade do século XVIII, onde deixaram geração:

 

1- Manoel Lourenço Mancebo nasceu aos 09-09-1719 e foi batizado aos 17 do mesmo mês.

Livro de batizados freguesia de Santa Cruz Vila da Praia - Ilha Terceira 1707-1720 Manoel, f. de Manoel Toledo Rafael e s/m Barbara do Spirito Santo, nasceu aos 09-09-1719 e foi batizado nesta igreja aos 17 de setembro do dito ano. Foi padrinho João Vieira filho de Bartolomeu Vieira já defunto e sua mulher Maria João (pesq. Moacyr Villela).

          Casou com Helena Leite de Figueiredo, batizada aos 07-02-1735 em Congonhas do Campo-MG, filha do Alferes Luiz de Figueiredo, natural da freguesia de N. Sra da Piedade comarca de Obidos Patriarcado de Lisboa e de Maria Leite de Cerqueira natural de Congonhas do Campo-MG, neta paterna de João de Figueiredo e de Domingas Rodrigues, neta materna de João Leite de Carvalho, natural da cidade de S. Paulo e de Ana Maria de Cerqueira natural de Nazaré-SP e filha de Rosa de Cerqueira Antunes. Por João Leite bisneta de Miguel Leite de Carvalho e Domingas Carvalha.

Congonhas do Campo, MG Igreja N Sra da Consolação aos 07-02-1735 bat Elena, f.l. de Luiz de Figueiredo, n. da freguesia de N. Sra da Piedade dos Vidaes Comarca de Obidos do Patriarcado de Lisboa Ocidental filho legitimo de João de Figueiredo e de Domingas Rodrigues; e de Maria de Cerqueria Leite, natural da freguesia de N. Sra da Conceição das Congonhas do Campo, filha de João Leite de Carvalho e de s/m Ana Maria. Foram padrinhos João Antonio da Silva e s/m Violante do Sacramento.

          Helena Leite de Figueiredo foi irmã inteira de Martinho, batizado em 21-11-1736 em Congonhas do Campo.

Congonhas do Campo, MG Igreja N Sra da Consolação aos 21-11-1736 bat a Martinho, f.l. de João Leite de Carvalho, n/b na cidade de S. Paulo filho de Miguel Leite de Carvalho e de s/m Domingas Carvalha; e de sua mulher Ana Maria de Cerqueira filha de Rosa de Cerqueira Antunes, n/b na freguesia de Nazare comarca de S. Paulo. Foi padrinho Antonio Mendes Ribeiro.

Manoel e Helena faleceram no mesmo ano na Fazenda Bom Jardim, aplicação do Japão, freguesia de São José (Tiradentes). Ela em 15 de março e Manoel aos 03 de novembro. Tiveram inventário conjunto aberto aos 29-11-1790, compareceram 14 filhos:.

Arquivo : IPHAN – São João Del Rei 

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1790 Caixa: 471

Inventariados: Manoel Lourenço Mancebo e sua mulher Helena Leite de Figueiredo

Inventariante: Alferes Manoel Luis de Figueiredo - filho

Local: Fazenda Bom Jardim, aplicação do Japão, Freguesia de São Jose

Anotado por: Moacyr Villela

Abertura o inventario em 29 de Novembro de 1790;

Declarou o inventariante que “a falecida sua mãe fora natural da Freguesia de Congonhas do Campo, filha legitima do Alferes Luis de Figueiredo e de sua mulher Maria Leite, ambos falecidos e que morreu nesta mesma fazenda aos quinze dias do mês de março do presente ano, sem testamento e que fora casada com o falecido seu pai e que este falecera nesta mesma fazenda a três do presente mês, sem testamento e que fora natural da Ilha Terceira, Cidade de Angra, filho legitimo de Manoel Lourenço Rafael e de Barbara Ferreira e que só fora casado com sua mãe de cujo matrimonio ficaram 14 herdeiros, seus filhos legitimos”:

Filhos:

- Ana Leite casada com Francisco da Costa Pereira;

- Antonia Leite casada com Jose Ferreira Borges;

- Ilena Leite de Figueiredo casada com Antonio Marques dos Santos;

- Maria Jacinta de idade 34 anos;

- Alferes Manoel Luis de Figueiredo 33 anos;

- Rosa Leite dos Santos casada com Jose Pereira de Souza;

- Capitão Jose Luis de Figueiredo casado;

- Francisco Lourenço de Figueiredo casado;

- Luzia Leite de idade 27 anos;

- João Lourenço de Figueiredo de idade 26 anos;

- Antonio Luis de Figueiredo de idade 25 anos;

- Clara Candida da Purificação casada com João Francisco Bolina;

- Josefa Marcelina ...(idade esta ilegivel);

- Teresa de idade 16 anos

 

Bens de Raiz:

Fazenda Bom Jardim na aplicação da Capela do Japão com terras de matas e capoeiras. Casas e paiol cobertos de telha que confronta com Jose Ferreira,com o Tenente Manoel da Costa e com a viúva do falecido J....Borges no valor de 1.600.000

Casa na Capela coberta de telhas no valor de 24.000

 

1-1 Ana Leite casada com Francisco da Costa Pereira.

 

1-2 Antonia Leite dos Anjos casada com José Ferreira Borges. Tiveram filhos batizados em Tiradentes, q.d.:

1-2-1 Domingos Ferreira Leite, batizado em 1773. Aos 13-11-1811 casou com Joaquina Maria da Silva, natural de Curral del Rei, filha de Antonio Lourenço Monteiro e Ana Maria da Silva.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - em o ano de 1773 Japão, Domingos, f.l. Jose Ferreira Borges e Ana Leite dos Anjos, padr.: Manoel Lourenço Mancebo e s/m Helena Leite de Figueiredo. Vila de S. José 02-11-1811

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. - aos 13-11-1811 Japão; Domingos Ferreira Leite,  f.l. Jose Ferreira Borges e Antonia Leite dos Anjos, n/b na cap. Japão; cc Joaquina Maria da Silva, f.l. Antonio Lourenço Monteiro e Ana Maria da Silva, n/b na freg. do Curral de El Rei; test.: Cap. João Teixeira Alves e Jose Teixeira Alves.

1-2-2 Angélica Ferreira de São José, batizada em 07-08-1779. Aos 17-01-1804 casou com Alexandre Dias de Souza, filho de outro e Ana Leal de Jesus, neto paterno de Alexandre Dias de Souza e Maria Madalena de Jesus. Geração na família “Alexandre Dias de Souza”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-08-1779 Japão, Angelica, f.l. Jose Ferreira Borges e Antonia Leite dos Anjos, padr.: Manoel Luiz de Figueiredo e Maria Leite de Figueiredo, tios maternos da batizada. Vila de S. Jose 15-01-1804.

1-2-3 Serafim, em 14-04-1783.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-04-1783 Passatempo, Serafim, f.l. Jose Ferreira Borges e Antonia Leite dos Anjos, padr.: Martinho da Costa Silva e Luzia Maria, solteiros.

1-2-4 Silvério, em 1785.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - em o ano de 1785 Japão, Silverio, f.l. Jose Ferreira Borges e Antonia Leite dos Anjos, padr.: Martinho da Costa e Clara Leite. Vila de S. José 09-11-1811

1-2-5 Leonarda Ferreira de São José; batizada em 1787. Aos 15-11-1812 casou com Manoel José dos Santos, filho de outro e Francisca Teresa da Cunha.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - em o ano de 1787 Japão, Leonarda, f.l. Jose Ferreira Borges e Antonia Leite dos Anjos, padr.: Cap. Jose Luiz de Figueiredo, tio materno e Helena Leite de Figueiredo, avó materna da batizada, todos desta freguesia. Vila de S. José 17-10-1812

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 15-11-1812; Japão; Manoel José dos Santos; f. Manoel José dos Santos e Francisca Theresa da Cunha = cc Leonarda Ferreira de São José; f. José Ferreira Borges e Antônia Leite dos Anjos; São José

1-2-6 Venancio, em 04-04-1790.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-04-1790 Oliveira, Venancio, f.l. Jose Ferreira Borges e Antonia Leite dos Anjos, padr.: Salvador Borges, solteiro e Luiza(sic) filha de Manoel Lourenço Mancebo.

1-3 Helena Leite de Figueiredo, batizada em 24-12-1755 na capela do Passatempo.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-12-1755 Passatempo, Helena, f.l. de Manoel Lourenço Mancebo e Helena Leite de Figueiredo, np Manoel Lourenço Raphael e Barbara de São Joseph, ambos bat. na freg. da vila da Praia da Ilha Terceira do Bispado de Angra, nm do Alf. Luiz de Figueiredo, natural do reino de Portugal e Maria Leite de Figueiredo, bat. na freg. de N. Sra. da Conceição das Congonhas do Campo do Bispado de Mariana, padr.: Antonio Luiz Bemfica.

 

          Em 1790 estava casada com Antonio Marques dos Santos. Antonio, provavel filho de Antonio Marques dos Santos e Catarina Vicencia de Jesus, família “Antonio Marques dos Santos”, neste site.

Helena e Antonio tiveram os filhos, q.d.:

1-3-1 Antonio, nasceu aos 04 e foi batizado em 16-11-1794.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 16-11-1794 Passatempo, Antonio n. 04. f.l. Antonio Marques dos Santos e Helena Leite de Figueiredo, padr.: Manoel Jose dos Santos e Catarina Vicencia, estes moradores na aplicação da dita capela do Passatempo e aqueles na aplicação do Japão.

1-3-2 Felizarda, em junho de 1796.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-06-1796 Carmo do Japão, Felizarda, f.l. Antonio Marques dos Santos e Elena Leite de Figueiredo, padr.: Alf. Manoel Luiz de Figueiredo e s/m Ana Maria da Silva.

 

Duplicata: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-06-1796 Carmo do Japão, Felisbina, f.l. Antonio Marques dos Santos e Elena Leite de Figueiredo, padr.: Alf. Manoel Luiz de Figueiredo e sua mulher Ana Maria da Silva, todos da dita aplicação.

 

1-4 Maria Jacinta Leite de Figueiredo, batizada em 03-04-1757. Madrinha da sobrinha Angélica 1-2-2.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-04-1757 Passatempo, Maria, f.l. Manoel Lourenço Mancebo e Helena Leite de Figueiredo, padr.: Sargento Mor Joseph Vieira e Maria Moreira Maya, mulher de Manoel Sanches Thome.

 

1-5 Manoel, batizado em 08-12-1758. Alferes Manoel Luiz de Figueiredo inventariante dos pais.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-12-1758 cap. Passatempo, Manoel n. em primeiro dia do dito mes e ano, f.l. Manoel Lourenço Mancebo e Helena Leite de Figueiredo, padr.: Manoel Ferreira Vicente, solteiro e Helena Gurgel do Amaral mulher de Antonio Luiz Benfica, todos moradores na aplicação da dita capela. Vila de S. Jose 11-11-1794.

 

1-6 Rosa Leite dos Santos, batizada em 24-12-1759. Casou com José Pereira de Souza.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-12-1759 Passatempo, Rosa, f.l. Manoel Lourenço Mancebo e Helena Leite, padr.: Manoel Martins e Rita Maria do Sacramento.

Pais de, pelo menos:

1-6-1 Vitória Pereira de Souza batizada em 1781. Aos 06-07-1796 casou com Francisco Pinto de Barros, natural de S. Mamede de Valongo Bispado do Porto, filho de José Pinto de Barros e Maria de Souza.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - em o ano de 1781 em a ermida de N. Sra do Carmo do Japão, Vitoria, f.l. Jose Pereira de Souza e Rosa Leite dos Santos, padr.: Jose Luiz de Figueiredo e Elena Leite de Figueiredo. Vila de S. Jose 04-07-1796

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 06-07-1796 Francisco Pinto de Barros, n. S. Mamede de Valongo Bispado do Porto, f.l. Jose Pinto de Barros e Maria de Souza = cc Vitoria Pereira de Souza, n. desta freguesia, f.l. Jose Pereira de Souza e Rosa Leite dos Santos. Test.: Alf. Manoel Luiz de Figueiredo, casado e Manoel Jose dos Santos.

Vitória e Francisco tiveram filhos batizados em Tiradentes, q.d.:

1-6-1-1 Ana Antonia de Jesus batizada em 15-06-1797. Na capela do Espirito Santo em 12-05-1819 casou com Candido José da Silva, natural de Prados, filho do Alf. Antonio Joaquim da Silva e Gertrudes Desidéria da Silva.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-06-1797 ermida de N. Sra do Carmo do Japão, Ana, f.l. Francisco Pinto de Barros e Vitoria Pereira de Souza, padr.: Jose Pereira de Souza e Rosa Leite dos Santos.

 

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores matr aos 12-5-1819 na Cap. Esp. Santo, Coqueiral, Cândido José da Silva, nat. de Prados e f. do Alf. Antônio Joaquim da Silva e de Gertrudes Desidéria da Silva = cc Ana Antonia de Jesus, nat. S. José e f. de Francisco Pinto de Barros e de Vitória Pereira de Souza (pesq. Silvia Buttros).

1-6-1-2 Maria, batizada em 26-03-1799.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-03-1799 Carmo do Japão, Maria, f.l. Francisco Pinto de Barros e Vitoria Pereira, padr.: Revdo João Bernardes da Silveira e Joaquim Gonçalves Vitorino.

1-6-1-3 Francisco, batizado em 14-01-1801.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-01-1801 Japão, Francisco, f.l. Francisco Pinto de Barros e Vitoria Pereira, padr.: Manoel Jose dos Santos e João Gonçalves Vitorino.

1-6-1-4 José Quirino Pinto, batizado em 08-11-1802. Em Douradinho aos 16-02-1828 casou com Francisca de Paula, filha de Bento Ferreira da Rocha e Joaquina Barbara, familia “Lemos-Oliveira-Godoy” Cap. 2º.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-11-1802 Japão, Jose, f.l. Francisco Pinto de Barros e Vitoria de Souza Pereira, padr.: Jose Pereira de Souza e Roza Leite dos Santos.

 

Paróquia de Douradinho-MG, casamentos, aos 16-02-1828 Jose Quirino Pinto, f.l. Francisco Pinto e Vitoria Pereira, n/b na vila de S. Jose = cc Francisca de Paula, f.l. Bento Ferreira da Rocha e Joaquina Barbara, n/b na vila de S. João.

1-6-1-5 Mariana Joaquina de Souza Pinto, batizada em 04-09-1804. Em 1828 casou com Amaro Alves Machado, filho de Gabriel Machado Neto, familia “José de Andrade Braga”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-09-1804 Japão, Mariana, f.l. Francisco Pinto de Barros e Vitoria Pereira, padr.: Jose Gonçalves da Cunha e Mariana, solteira.

 

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores matr - aos 23-04-1828 Amaro Alves Machado,f. de Gabriel Machado Neto e não consta a mãe, = cc Mariana Joaquina, f. de Francisco Pinto de Barros e de Vitória Pereira.(pesq. Silvia Buttros)

 

Duplicata:

idem, aos 11-6-1828 Amaro Alves Machado, nat. de Bom Sucesso, f. de Gabriel Machado Neto e não consta a mãe, e Mariana de Souza Pinto, nat. de Dores, f. de Francisco Pinto de Barros e não consta a mãe. .(pesq. Silvia Buttros)

 

1-6-1-6 Bazilia, em 17-06-1806.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 17-06-1806 Japão, Bazilia, f.l. Francisco Pinto de Barros e Vitoria Pereira de Souza, padr.: Manoel Jose dos Santos.

1-6-1-7 Antonio, em 06-02-1808

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 06-02-1808 Japão, Antonio, f.l. Francisco Pinto de Barros e Vitoria Pereira, padr.: Felisberto Virgolino Martins Pereira e s/m Ana Gonçalves, moradores no Arraial do Passatempo.

1-6-1-8 Serafim Pinto de Barros aos 03-05-1844 casou com Maria Helena de Rezende, filha de Rafael de Souza Rezende e Felicia Maria de Jesus.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores matr - aos 03-05-1844 Serafim Pinto de Barros, f. de Francisco Pinto de Barros e Vitória Pereira de Sousa = cc Maria Helena de Resende, f. de Rafael de Sousa Resende e de Felícia Maria de Jesus.

1-6-1-9 Vitória Maria de Jesus aos 12-05-1844 casou com Francisco de Paula Ferreira, filho do falecido Antonio Joaquim de Carvalho e Rita Joaquina da Cunha.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores matr - aos 12-05-1841 Francisco de Paula Ferreira, f. de Antonio Joaquim de Carvalho, falecido e de Rita Joaquina da Cunha = cc Vitória Maria de Jesus, f. de Francisco Pinto de Barros e Vitória Pereira de Sousa.

1-6-1-10 Maria Rosa aos 24-02-1846 casou com João Quirino de Souza, de pais incognitos.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores matr - aos 24-02-1846 João Quintino de Souza f pais incognitos = cc Maria Rosa f Francisco Pinto de Barros e Vitoria Pereira de Souza TT Antonio Joaquim Villela e Luiz Pinto de Barros

 

1-7 José Luiz de Figueiredo, batizado em 06-04-1761. Na Ermida das Três Pontas aos 24-05-1789, Cap. José Luiz casou com Lauriana Felicia da Fonceca, filha do Ten. Manoel Francisco de Toledo e Ana Felícia da Fonseca, família “Luiz Marques da Fonseca”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 06-04-1761 Passatempo, Joseph, f.l. Manoel Lourenço Mancebo e Elena Leite, padr.: o capelão e Rita Maria.

 

1-8 Francisco, batizado em 25-10-1762. Francisco Lourenço de Figueiredo casado em 1790.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 25-10-1762 Passatempo, Francisco, f.l. Manoel Lourenço Mancebo e Elena Leite, padr.: Francisco Ferreira Vale e Maria Paschoa filha de Francisco da ?????

          Provavelmente o casado com Maria Emerenciana de Oliveira, filha de Ana Maria de Albernaz e José Francisco Pires inventariado em 17-03-1776, familia “Francisco de Oliveira Braga e Escolástica Albernaz”.

          “Diz Ana Maria de Albernaz, viúva de José Francisco Pires, que entre as órfãs que lhe ficaram do matrimônio e bem assim uma órfã chamada Maria Emerenciana de Oliveira, e porque a tem justo para casar com Francisco Lourenço de Figueiredo, homem branco, tratador da vida (...).”

          Geração de Francisco e Mariana na família supra citada.

 

1-9 Luzia Maria de São José, batizada em 07-08-1764, filha de Manoel Lourenço Mancebo e Helena Leite de Figueiredo. Aos 17-01-1804 casou com João Ferreira Gomes, batizado na Sé do Rio de Janeiro, enjeitado.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-08-1764 Passatempo, Luzia, parvula, f.l. Manoel Lourenço Mancebo e Elena Leite, padr.: Antonio Jose Vieira da Rocha o qual mandou pp a Manoel Gonçalves da Cunha e Ana Maria, irmã da parvula.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 17-01-1804 matriz; João Ferreira Gomes, f. de pais incognitos, enjeitado, bat. na Sé da cidade do Rio de Janeiro; cc Luzia Maria de São Jose, f.l. Manoel Loureiro(sic) Mancebo e Ilena Leite de Figueiredo, n/b no Passatempo; test.: Sarg. Mor Manoel da Costa Maya, Francisco Pinto de Barros, casados, Serafim Ferreira Leite.

 

1-10 João Lourenço de Figueiredo, batizado em 08-06-1766. Com 26 anos em 1790.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-06-1766 cap. Passatempo, João, f.l. Manoel Lourenço Mancebo e Elena Leite de Figueiredo, padr.: João Teixeira Alvares e s/m Izabel Maria da Conceição.

 

1-11 Clara Cândida da Purificação, batizada em 14-12-1768. Em 1790 estava casada com João Francisco Bolina.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-12-1768 Passatempo, Clara, f.l. Manoel Lourenço Mancebo e Elena Leite de Figueiredo, padr.: Manoel da Silva Porto e Joana Antonia mulher de Sebastião Fernandes.

 

1-12 Antonio Luiz de Figueiredo, batizado em 13-02-1770.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 13-02-1770 Passatempo, Antonio, f.l. Manoel Lourenço Mancebo e Helena Leite de Figueiredo, padr.: Antonio Annes Lisboa.

 

1-13 Josefa Marcelina de Jesus, batizada em 03-03-1772.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos aos 03-03-1772 Passatempo, Josepha, f.l. Manoel Lourenço Mancebo e Helena Leite de Figueiredo, padr.: Jose Ferreira Borges e Ana Joaquina mulher de Jose Borges.

          Aos 03-10-1792 casou com José Vieira Diniz, natural de Congonhas do Campo, filho do falecido João Vieira Diniz, natural da freguesia de Santa Cruz da Ilha Terceira e de Josefa Maria, natural de S. João del Rei, neto paterno de João Vieira e Catarina Josefa, neto materno de José de Lemos e Raimunda de Godoy - família Lemos - Oliveira - Godoy.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, - aos 03-10-1792 cap. Japão, aos contraentes Jose Vieira Diniz, f.l. do falecido João Vieira Diniz e Josefa Maria, n/b na freg. de Congonhas fo Campo = cc Josefa Marcelina, f.l. Manoel Lourenço Macebo e Helena Leite de Figueiredo, n/b nesta dita freguesia da vila de S. Jose; todos deste bispado de Mariana. Por informações que tirei do Ten. João Alves Antunes pelos ter tratados, Domingos Jose de Magalhães e Jose Ferreira Borges pelos ver casar. Vila de São Jose 11-11-1799

          José Vieira Diniz, viúvo de Josefa Marcelina de Jesus, aos 18-04-1814 convolou novas nupcias com Constancia Felizarda de Jesus, exposta a Januário de Araújo Lima:

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 18-04-1814; Japão; José Vieira Diniz, viúvo de Josefa Marcelina de Jesus; cc. Constancia Felizarda de Jesus; Exposta em casa de Jerônimo de Araújo Lima ; bat. Stº Antonio do Rio Acima; test.: João Ferreira Gomes e Alexandre Dias de Souza.

 

Josefa Marcelina e José Vieira tiveram os filhos, q.d.:

1-13-1 José, batizado em 22-09-91793.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 22-09-1793 Passatempo, Jose n. aos 14, f.l. Jose Vieira Dinis e Josefa Leite dos Santos(sic), padr.: Antonio Marques dos Santos e Rosa Leite dos Santos, todos moradores na aplicação da cap. de N. Sra. do Carmo do Japão desta dita freguesia.

1-13-2 Manoel Vieira Diniz, batizado em 27-09-1795.. Em julho de 1815 casou com Joaquina Dias de Souza, filha de Alexandre Dias de Souza e Ana Leal de Jesus, família “Alexandre Dias de Souza”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 27-09-1795 Carmo do Japão, Manoel n. aos 15, f.l. Jose Vieira Diniz e Josefa Marcelina, padr.: Jose Pereira de Souza e Rosa Leite dos Santos.

1-13-3 Senhorinha, em 08-03-1797.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-03-1797 Carmo do Japão, Senhorinha, f.l. Jose Vieira Diniz e Josefa Maria Marcelina, padr.: João Gonçalves Vitorino e Luzia Maria de São Jose.

1-13-4 Ricardo Xavier de Figueiredo, batizado em 08-10-1798. Aos 31-05-1824 casou com Ana Martins de Aguiar, filha de João Martins de Aguiar e Luiza Gonçalves da Cunha, familia “Antonio Marques dos Santos”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-10-1798 Carmo do Japão, Ricardo, f.l. Jose Vieira Diniz e Josefa Marcelina de Jesus, padr.: Jose Ferreira Borges e s/m Antonia Leite dos Anjos.

1-13-5 Joaquim, em 30-08-1800.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 30-08-1800 S. João Batista, Joaquim, f.l. Jose Vieira Diniz e Josefa Marcelina, padr.: Alf. Manoel Luiz de Figueiredo e s/m Ana Maria da Silva.

1-13-6 Jose, em 18-05-1802

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 18-05-1802 Japão, Jose, f.l. Jose Vieira Diniz e Josefa Marcelina, padr.: Joaquim Gonçalves Vitorino, todos desta aplicação, e Maria Silveria de Santa Ana mulher do Cap. Manoel Borges do Rego, morador no Claudio e os mais da aplicação do Japão.

1-13-7 João, em 01-01-1804.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 01-01-1804 Japão, João, f.l. Jose Vieira Denis e Josefa Marcelina de Jesus, padr.: Manoel Jose dos Santos e João Gonçalves Pinheiro,

1-13-8 Leonarda, em 24-07-1805.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-07-1805 Japão, Leonarda, f.l. Jose Vieira Dinis e Josefa Marcelina de Jesus, padr.: João Ferreira Gomes e Catarina Vicencia de Jesus.

1-13-9 Liberato, em 19-04-1807.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-04-1807 Japão, Liberato, f.l. Jose Vieira Dinis e Josefa Marcelina de Jesus, padr.: Alf. Antonio Luiz Gonçalves, morador no Passatempo e Clara Candida da Purificação, todos desta aplicação.

 

1-14 Teresa Angélica de Jesus, batizada em 15-02-1775. Dispensados do impedimento de afinidade ilicita em 2º grau, aos 11-09-1801 casou com João Antonio dos Santos, filho de Manoel Lemos dos Santos e Teresa de Jesus do Nascimento.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-02-1775 Capela do Monte do Carmo do Bom Jardim, Teresa, f.l. Manoel Lourenço Mancebo e Helena Leite de Figueiredo, padr.: Manoel da Costa Pereira.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. - aos 11-09-1801; Sé de Mariana; João Antonio dos Santos; f. Manoel Lemos dos Santos e Theresa de Jesus do Nascimento; n. Congonhas do Campo = cc Theresa Angelica de Jesus; f. Manoel Lourenço Mancebo e Elena Leite dos Santos; n. São José; dispensados do impedimento de afinidade ilicita em 2º grau linha transversal.

Pais de, q.d.:

1-14-1 João, batizado em 18-06-1802.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 18-06-1802 Japão, João, f.l. João Antonio dos Santos e Teresa Angelica de Jesus, padr.: Joaquim Gonçalves Vitorino e Ilena Leite de Figueiredo.

 

2- Maria Joaquina de Jesus (ou da Conceição) nasceu na freguesia de Santa Cruz da vila da Praia, Ilha Terceira aos 23-10-1721. Casou com Sargento Mor Manoel Jacinto Torres natural da vila de Pinhel freguesia de S. Salvador Bispado de Viseu, filho de Domingos Jorge e Maria Fernandes.

Livro de batizados freguesia de Santa Cruz Vila da Praia - Ilha Terceira 1720-1728 Maria, f. de Manoel Toledo Rafael e s/m Barbara da Conceição, nasceu aos 23 de outubro do presente ano de 1721 e foi batizada nesta dita matriz em os dois (sic) dias do mes de outubro do presente, foi padrinho Manoel Vieira Fagundes filho de Manoel Vieira Fagundes e s/m Cordula do Espírito Santo (pesq. Moacyr Villela).

 

          Maria Joaquina faleceu em 16-11-1797

Campanha, MG aos 16-11-1797 faleceu D. Maria Joaquina da Conceição, mulher do Cap. Manoel Jacinto Torres, sepultada nesta matriz.

          Sargento Mor Manoel Jacinto Torres faleceu na Campanha e foi sepultado em 20-09-1808, aos 96 anos, casado.

Campanha, MG aos 20-09-1808 foi sepultado dentro desta matriz o Sargento Mor Manoel Jacinto Torres, casado. Fez testamento, tinha de idade noventa e seis anos.

Muito provavelmente, Sargento Mor Manoel foi casado segunda vez com Mariana Benedita do Sacramento, falecida em Campanha com testamento em 19-12-1846. Viúva e sem geração.

Testamentos - Campanha da Princesa 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu D. Mariana Benedita do Sacramento, aos 19-12-1846, de quem é testamenteiro Fran.co Alz Fagundes morador na freg. de S. Catarina do municipio desta cidade.

Eu, Mariana Benedita do Sacramento, viuva, residente nesta freguesia de Santa Catarina do municipio da cidade de Campanha, achando-me em idade octogenaria (...)

Fui cc. o Sargento Mor Manoel Jacintho Torres de cujas nupcias não temos filhos alguns, natural e nem legitimos.

Testamenteiros 1º Francisco Alves Fagundes, 2º Cap. Jose Velloso do Carmo, 3º Antonio Martins Coelho.

Legados: a minha afilhada Catarina, f. de Manoel Fernandes; deixo a cada uma de minhas afilhadas de batismo ...; Santa Catarina, 26-09-1845 D. Mariana Benedita do Sacramento

Aprovação 26-09-1845

Abertura 22-12-1846

Aceitação 22-12-1846 Francisco Alves Fagundes

 

Maria Joaquina e Sargento Mor Manoel Jacinto tiveram, q.d.:

 

2-1 Padre Luiz Diogo da Silva Torres, batizado em Campanha em 18-11-1764.

Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 18-11-1764 matriz, Luiz, f.l. Cap. Manoel Jacinto Torres n. da vila de Pinhel freg. de S. Salvador Bispado de Viseu e Maria Joaquina de Jesus n. da vila da Praia freg. de N. Sra da Conceição Bispado de Angra, padr.: Cap. Mor antonio da Silva Soares com pp do Exmo Ilutrissimo Sr. General destas minas Luiz Diogo Lobo da Silva, e D. Joana Felicia Moreira mulher do Juiz Ordinario  deste termo Caetano Jose de Almeida. Avos pat. Domingos Jorge, falecido e Maria Fernandes, maternos Manoel Lourenço Rafael e Barbara de S. João(sic), falecida.

          Padre Luiz testou na fazenda do Lambari aos 23-07-1818 e faleceu em 1821. Requereu a Mesa do Desembargo do Passo para legitimar a: Felicidade, Mizael, Antonio e Francisco.

Testamentos - Campanha da Princesa 1822-1823;

Registro do testamento do Revdo. Luiz Diogo da S.ª Torres morador no Lambari termo desta vila aos 28 de1821(sic).

Eu, Padre Luiz Diogo da Silva Torres, f.l. do Sargento Mor Manoel Jacinto Torres e D. Maria Joaquina de Jesus, falecidos, n. da freg. da vila da Campanha da Princesa Bispado de Mariana.

Testamenteiros: 1º Advogado Francisco de Paula Vasconcellos e Bernarda Severina da Silva, 2º Rev. Vig. Domingos Rodrigues Afonço, 3º Reverendo Antonio Jose dos Santos, 4º Tenente Antonio Lopes da Silva e Araujo.

Declaro que sou testamenteiro do meu falecido pai, cujas contas ainda não ultimei por inconvenientes e demandas que versam sobre a mesma testamentaria e quando aconteça que eu não conclua as ditas contas, meus testamenteiros  a farão prosseguir.

Declaro que ha tempos requeri a mesa do Desembargo do Passo para legitimar a Felicidade, cc. Francisco de Paula Vasconcellos; e Mizael, menor de doze anos e Antonio e Francisco, e ao presente só falta passar as competentes cartas de legitimação ou provisão (...).

Instituo por meus legitimos e universais herdeiros aqueles acima nomeados na habilitação mencionada, e bem assim a Ana Luiza, cc. Domingos Dias dos Santos a quem dei para se casar, alguns bens.

Vai escrito a meu rogo pelo Tenente Jose dos Santos Andrade e por mim somente assinado depois de ler e achar conforme o ditei nesta fazenda do Lambari aos 23-07-1818 Padre Luiz Diogo da Silva Torres

Aprovação 24-07-1818

Cumpra-se 22-08-1821

Aceitação: 20-08-1821 Bernarda Severina da Silva e 13-09-1821 Francisco de Paula Vasconcellos.

 

2-1-1 Felicidade casada com Francisco de Paula Vasconcellos

2-1-2 Mizael

2-1-3 Antonio

2-1-4 Francisco

2-1-5 Provavelmente, Ana Luiza casada com Domingos Dias dos Santos. Não foi citada na habilitação, porem dotada e herdeira juntamente com os quatro supra