PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Manoel João Vila Velha

(atualizado em 09-março-2015)

 

 

Diego Duque Guimarães

 

Manoel João era natural da Vila de Póvoa de Varzim, no então bispado do Porto, Portugal. Teria adotado o sobrenome Vila Velha no Brasil, em homenagem à “Vila Velha” de Povoa do Varzim, onde surgiu a vila.

 

Casou-se com Maria Pedrosa (ou Barbosa) Leme (ou Rangel), natural de Guaratingueta-SP.

 

Residiram em Pouso Alto-MG até 1746, quando migraram para Pilar do Iguassu, e depois, para Paty do Alferes (RJ).

 

Tiveram, ao menos, as filhas:

1- Maria da Conceição Pedrosa

2- Ana Isabel do Rosário

3- Custódia Maria de Santa Teresa

4- Joana Maria Barbosa, madrinha da sobrinha Bárbara filha de Maria da Conceição.

5- Lucrecia Leme Barbosa.

 

 

 

1- Maria da Conceição Pedrosa que segue no § 1º.

 

2- Ana Isabel do Rosário, batizada em Pouso Alto em 08-06-1738 (termo na dispensa da irmã Maria da Conceição). Casou com Fernando da Silva de Moraes, natural de Mariana, MG, filho do Cel. Fernando da Silva e Ana Eufrasia da Cunha, neto materno de Gaspar de Godoy Ribeiro e Ana Pedroso de Moraes, família “Godoys”, neste site e SL. 6, 11, 3-6.

Pais de, pelo menos:

2-1 Francisco batizado em 10-06-1771.

Pati do Alferes igreja N. Sra da Conceição aos 10-06-1771 nesta freg. bat a Francisco, f.l. de Fernando da Silva de Moraes, n/b na cidade de Mariana e sua mulher Ana Izabel do Rosario, n/b na freguesia da Conceição do Pouso Alto no caminho de Parati termo do Rio das Morte, neto paterno do Cel. Fernando da Silva, n/b na vila de Santarem e de s/m D. Ana Eufrasia da Cunha, n/b na cidade de S. Paulo, neto materno de Manoel João Vila Velha  n/b na freg. da vila de Povoa de Varzim bispado de Braga termo de Barcelos e de s/m Maria Pedrosa Leme, n/b na freg. de Santo Antonio de Guaratingueta Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos João da Silva Sanches de Godoy, solteiro e Lucrecia Lemes Barbosa mulher de Francisco de Moraes Sarmento.

 

3- Custodia Maria de Santa Teresa, natural da Campanha-MG. Casou com Antonio da Cunha Sanches (e Godoy), natural de Pati do Alferes-RJ, irmão inteiro de Fernando da Silva de Moraes, citado em 2, filhos do Cel. Fernando da Silva e Ana Eufrasia da Cunha, netos materno de Gaspar de Godoy Ribeiro e Ana Pedroso de Moraes, família “Godoys”, neste site e SL. 6, 11, 3-6.

          Antonio e Custódia tiveram os filhos batizados no Pati do Alferes-RJ, q.d.:

3-1 José, batizado em 14-04-1771.

Pati do Alferes igreja N. Sra da Conceição aos 14-04-1771 nesta freguesia bat a Jose, f. de Antonio da Cunha Xanches, n/b nesta mesma freguesia e de sua mulher Custodia Maria de Santa Teresa, n/b na Campanha do Rio Verde comarca do Rio das Mortes, npaterna do Cel. Fernando da Silva n. de Santana e batizado na freg. de N. Sra da Marvilla e de D. Anna Eufrasia da Cunha n. de S. Paulo e batizada na freguesia da Nazareth. Neta materna de Manoel João Vila Velha, natural da vila de Povoa do Varzim Bispado da cidade do Porto e de Maria Pedrosa Leme natural da vila de Sto Antonio de Guaratingueta Bispado da cidade de S. Paulo e batizada na dita freg. de Guaratingueta. Foram padrinhos Gracia Rodrigues Paes Leme, filho do Guarda Mor Pedro Dias com a aposição da coroa de N. Sra por Manoel da Assunção.

3-2 Tereza, em 07-10-1772.

Pati do Alferes, RJ aos 07-10-1772 foi batizada em casa por estar com bexigas para morrer, Teresa, f. de Antonio da Cunha Xanches, bat. nesta freguesia e de s/m Custodia Maria, np do Cel. Fernando da Silva n. de Santarem batizado na freg, de Marvilha e de D. Anna Eufrasia da Cunha n. da cidade de S. Paulo e batizada na freguesia da Nazareth. Neta materna de Manoel João Vila Velha, bat. ba freg. de Barcelos e de Maria Pedrosa natural da vila de Taubate.

3-3 Francisco, em 30-06-1774, foram seus padrinhos Joaquim da Silva de Godoy, e D. Rosa Maria de Jesus mulher de Pedro Manso.

3-4 Luiz, em 07-01-1776;padrinhos Jose Alvres e Bernarda.

3-5 Luiza, em 13-04-1777.

Pati do Alferes, RJ aos 13-04-1777 bat a Luiza, f. Antonio da Cunha Sanches, n. desta freguesia e de Custodia Maria, n/b na freguesia de Pouso Alto padrinhos Jose Gregorio Soares de Moraes e D. Ana Eufrasia mulher de Francisco Rois Manso.

3-6 João, em 29-06-1778, padrinhos Jose de Oliveira Ribeiro e s/m Maria Vitoria

3-7 Joaquim, em 11-04-1780.

Pati do Alferes, RJ aos 11-04-1780 bat a Joaquim, f.l. de Antonio da Cunha Sanches e Godoy e de Custodia Maria de Santa Teresa, nts desta freguesia, np do Cel. Fernando da Silva, n. da vila de Santaerm Arc. de Lisboa e de D. Ana Eufrasia da Cunha, n. da cidade de S.Paulo, e pela materna de Manoel João Vila Velha, n. de Barcelos e de Maria Perosa n. da vila de Taubate bispado de S.Paulo, com a advertencia que a respectiva Custodia Maria de Santa Teesa é natural da freguesia da Conceição do Pouso Alto do Bispado de S. Paulo; foram padrinhos Antonio Jose da Costa Barbosa.

3-8 Ana, em 07-05-1781, foram seus padrinhos Pedro Correa Castro morador na Paraibuna de quem apres. pp Francisco de Moraes Sarmento, e Luiza Joaquina da Conceição todos desta freguesia

3-9 Bento, em 27-01-1787, padrinhos o M.de Campo Bartolomeu Jose Vahia, por pp que me apresentou João da Silva Sanches, e sua mulher D. Maria Jose Furtada de Mendonça por pp que me apresentou o Alf. Manoel João Barbosa.

 

5- Lucrecia Leme Barbosa, natural de Pouso Alto. Em 20-12-1764 requereu provisão para se casar com Francisco de Moraes Sarmento, natural da freguesia de Santo Andre de Barcelinhos Arc. de Braga, filho do falecido Andre da Costa Correa e sua mulher Maria de Paiva Sarmento.

Arquivo da Cúria Metropolitana do RJ

S. Pedro e S. Paulo da Paraíba 20/12/1764,

- Querem casar Francisco de Moraes Sarmento, filho leg. de André da Costa Correia, já defunto, e de sua mulher Maria de Paiva Sarmento, nat. e bat. na freg. de Santo André de Barcelinhos, arc. de Braga, e morador na freg. de N. S. da Conceição do Alferes, caminho de Minas, deste bispado, com Lucrécia Lemes Barboza, filha leg. de Manoel João Vila Velha e de sua mulher Maria Pedroza Leme, nat. e bat. na freg. de N. S. da Conceição do Pouzo Alto, bisp. de Mariana, e moradora na freg. de S. Pedro e S. Paulo da Paraíba, caminho de Minas, deste bispado.

 

- Em pouzada de Manoel João Vila Velha, sitio da freg. da Parahíba, donde eu escrivão... inquiri a justificante: ela era nat. da freg. do Pouzo Alto, comarca do Rio das Mortes, de onde veio em diretura (?) à freg. de N. S. da Conceição do Alferes, aonde assistiu em companhia de seus pais, assistindo 12 anos, e de lá veio para esta da Paraíba.

 

 

________________________________________________________

 

 

Maria da Conceição Pedrosa - § 1º

 

Maria da Conceição Pedrosa foi batizada em Pouso Alto em 03-09-1736.

 

Em 08-01-1751 requereu provisão para se casar com José Machado Teixeira, batizado aos 08-05-1710 na freguesia de N. Sra do Rosário de Rosais da ilha de S. Jorge Bispado de Angra, filho dos falecidos Antônio Alves (ou Martins) Gonçalves e Isabel Machada.

Arquivo da Curia do Rio de Janeiro-RJ

Processo de casamento de José Machado Teixeira e Maria da Conceição Barbosa, de 08/01/1751, (transcrição não literal):

"Querem casar José Machado Teixeira, filho leg. de Antônio Alves Gonçalves e Isabel Machada, já defuntos, nat. e bat. na freg. de N. Sra. do Rozário da Ilha de S. Jorge, bisp. da Ilha Terceira, e Maria da Conceição Pedroza, filha leg. de Manoel João Vila Velha e Maria Pedroza Rangel, nat. e bat. na freg. de N. Sra. da Conceição de Pouso Alto, bisp. de Mariana. Os contraentes são moradores no termo desta paróquia, igreja de N. Sra. da Conceição do Alferes, no Caminho de Minas".

 

...faço saber que me constou por certidões passadas pelo escrivam de assentos de batizados da freguesia de N. S. da Conceiçam do Pouso Alto desta comarca que Maria da Conceyção Pedroza e Anna Izabel do Rozario, filhas legítimas de Manoel Joam Villa Velha e de sua mulher Maria Pedroza forão bautizadas na dita freg.a. de N. S. da Conceiçam do Pouso Alto pelo reverendo parocho, que então erão os padres Filiipe Correa e Matheos Machado, a dita Maria da Conceiçam aos 03/09/1736 e Anna Izabel do Rozario aos 08/06/1738 por filhas dos mesmos pays acima nomeados dada e passada nesta Villa de S. João de El Rey sob meu signal e sello...

 

Aos 08/05/1710 foi bat., na freg. de N. Sra. do Rozário da Ilha de S. Jorge, José Machado Teixeira.

 

Segundo depoimento da própria, Maria da Conceição Pedroza foi, com 8 anos, para a freg. de N. Sra. do Pilar, ficando 2 anos, e depois indo para o Alferes.

 

Nenhum parentesco ou compadresco.

Fim do processo: 02/10/1751.

 

Maria da Conceição Pedrosa e José Machado Teixeira tiveram, pelo menos, os filhos:

 

1-1 Bárbara, batizada em Pati do Alferes aos 07-08-1771

Pati do Alferes igreja N. Sra da Conceição aos 07-08-1771 nesta freg.bat a Barbara f.de Jose Machado Teixeira, n. da ilha de S. Jorge e batizado na freg, de N. Sra. do Rosario da mesma ilha e de sua mulher Maria da Conceição Pedrosa, n. da vila de Guaratingueta e batizada na freg. de N. Sra da Conceição dos Pousos Altos bispado de Mariana, neta paterna de Antonio Martins Gonçalves, n. da ilha de S. Jorge bat. na freg. de N. Sra. do Rosario de Rosale (ROSAIS) e de Izabel Machada, natural da mesma ilha e batizada na mesma freguesia. Neta materna de Manoel João Vila Velha, natural da vila de Povoa do Varzim Bispado da cidade do Porto e de Maria Pedrosa Leme natural da vila de Sto Antonio de Guaratingueta Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos Manoel João Vila Velha e Joana Maria Barbosa filha do dito Manoel João.

          Barbara Maria da Conceição casou com Antonio Gomes da Cruz, natural da freguesia da Vila Cova de Vez de Avis bispado do Porto, filho de José Gomes da Cruz e de Angelica Maria de Carvalho, ambos da mesma freguesia. Pais de, q.d.:

1-1-1 Maria, batizada no Alferes em 12-10-1795:

Pati do Alferes, RJ bat 1794-1800 im 3 aos 12-10-1795 bat a Maria, n. aos 3 dias do dito mes de outubro, f.l.de Antonio Gomes da Cruz, n/b na freguesia da Vila Cova de Vez de Avis bispado do Porto e de s/m Barbara Maria da Conceição, n. desta freguesia, np de Jose Gomes da Cruz e de s/m Angelica Maria de Carvalho, ambos naturais da mesma freguesia de Vila Cova do bispado do Porto, e pela materna de Jose Machado Teixeira, n. da ilha de S. Jorge e de s/m Maria da Conceição Pedrosa n. de Pouso Alto Bispado de S. Paulo. Padrinhos Francisco Gomes Chaves morador na freguesia do Pilar, e Maria Vitoria viuva do falecido Jose de Oliveira, moradora nesta freguesia.

166649

          Maria Feliciana Gomes da Cruz casou com José Porcino Pereira, falecido em 30-05-1841. Tiveram, segundo inventário de José, duas filhas:

Inventário de José Porcino, invte. Maria Feliciana Gomes Pereira, arquivado na Universidade Severino Sombra-Vassouras.

Local: Paty do Alferes, RJ ano de 1841.

Faleceu em 30/05/1841, deixando as filhas:

1 – Maria Victória Pereira de Almeida, cc João Jacintho de Almeida

2 – Emerenciana Amélia da Cruz Pereira, 16 anos. Casou-se, de acordo com o inventário, com Dr. Manoel Joaquim da Silva, nat. de Angra dos Reis, filho leg. de José Rodrigues da Silva e de Francisca Maria da Conceição.

Os bens incluíam 62 escravos, gado, cavalos, ovelhas, porcos, cafezais, casas. Monte-mor: 44:779$760

1-1-1-1 Maria Victoria Gomes da Cruz Pereira casou com João Jacinto de Almeida, filho de Jacinto de Almeida.

         João Jacinto, viúvo, faleceu em 19-03-1896 e foi inventariado no mesmo ano.

Inventário do viúvo João Jacintho de Almeida, invte. José Augusto de Mello, arquivado no Museu da Justiça - RJ.

Local: Paraiba do Sul, RJ ano de 1896.

Faleceu em 19/03/1896, deixando os seguintes filhos:

1 – Ignês de Mello, cc José Augusto de Mello

2 – José Ignácio Pereira de Almeida, viúvo

3 – Dr. Jacintho Pereira de Almeida

4 – Carlota Augusta Figueira de Mello 

5 – Francisco Pereira de Almeida

6 – Maria Feliciana Furtado de Mendonça, cc Comendador Rufino Furtado de Mendonça

7 – Jacintha Guimarães, cc Cel. Damião José Souza Guimarães 

8 – Ana Dale, cc João Dale 

9 – Leonor de Almeida, cc Dr. Domingos de Almeida 

10 – Emerenciana de Almeida Gomes, cc José Gomes Vieira da Cruz

11 – Antônio Jacintho de Almeida, já fal., pai de:

a) Minervina do Val, cc Carlos Ribeiro do Val

b) Guiomar

c) Raul. Este e Guiomar, menores púberes, tutelados por Dr. Jacintho Pereira de Almeida

Bens: entre eles, o sítio do Inema, com cerca de 50 alq. e os prédios nele existentes, cerca de 16 mil pés de cafeeiros em mau estado, um alambique com todas as peças para funcionamento, Monte-mor: 37:095$625.

Segundo o inventário de João Jacianto, foram 11 os filhos do casal.

1-1-1-1-1 Ignes Pereira de Almeida, madrinha da irmã Maria Feliciana. Ignez (de Mello) casada, em vida do pai, com José Augusto de Mello inventariante do sogro.

1-1-1-1-2 José Ignácio Pereira de Almeida padrinho da irmã Maria Feliciana. Viúvo em 1896.

1-1-1-1-3 Dr. Jacinto Pereira de Almeida.

1-1-1-1-4 Carlota Augusta Figueira de Mello.

1-1-1-1-5 Francisco Pereira de Almeida casou duas vezes. Em Rio das Flores aos 24-11-1883, viúvo de Florinda Gomes de Almeida, casou com Elvira do Val, filha de Joaquim Ribeiro do Val e da falecida Carlota Leopoldina.

Rio das Flores, RJ Igreja Santa Teresa aos 24-11-1883 nesta matriz Francisco Pereira de Almeida, f.l. de João Jacintho de Almeida e D. Maria Victória de Almeida já falecida, nascido e batizado nesta freguesia e viúvo de Florinda Gomes de Almeida = cc D. Elvira do Val, f.l. de Joaquim Ribeiro do Val e D. Carlota Leopoldina do Val, esta ja falecida, nascida e batizada na freguesia de Santa Teresa de Valença onde é moradora. Test. Matheus Gomes do Val e José Ignacio Pereira de Almeida.

1-1-1-1-6 Maria batizada em 2509-1853 em Paraiba do Sul, padrinhos os irmãos Jose Ignacio Pereira de Almeida e D. Ignes Pereira d’Almeida

Paraiba do Sul, RJ igreja S. Pedro e S. Paulo no dia 25-09-1853 na capela de Santo Antonio dos Pobres bat a Maria, n. em 10-07 do corrente ano, f.l. de João Jacinto de Almeida e D. Maria Victoria de Almeida, npaterna de Jacintho de Almeida e materna de Jose Porcino Pereira, foram padrinhos os irmãos Jose Ignacio Pereira de Almeida e D. Ignes Pereira d’Almeida,

Maria Feliciana (Furtado de Mendonça) casada em vida do pai com Comendador Rufino Furtado de Mendonça.

1-1-1-1-7 Jacintha (Guimarães) casada em vida do pai com Cel. Damião José Souza Guimarães.

1-1-1-1-8 Ana já casada em 1896 com João Dale.

1-1-1-1-9 Leonor de Almeida já casada com Dr. Domingos de Almeida.

1-1-1-1-10 1 Emerenciana de Almeida (Gomes) casada com José Gomes Vieira da Cruz.

1-1-1-1-11 Antonio Jacinto de Almeida, já falecido em 1896. Foi representado no inventário paterno pelos filhos, os menores tutelados pelo tio Dr. Jacintho Pereira de Almeida:

1-1-1-1-11-1 Minervina já casada com Carlos Ribeiro do Val.

1-1-1-1-11-2 Guiomar, menor.

1-1-1-1-11-3 Raul, menor.

1-1-1-2 Emerenciana Amélia da Cruz Pereira, com 16 anos em 1841. Casou-se, durante o inventário de seu pai, com o Dr. Manoel Joaquim da Silva, natural de Angra dos Reis-RJ, filho de José Rodrigues da Silva e de Francisca Maria da Conceição.

 

1-1-2 José batizado em 29-01-1797.

Pati do Alferes, RJ aos 29-01-1797 bat a Jose, n. aos 19 do dito mes, f.l.de Antonio Gomes da Cruz, n/b na freguesia da Vila Cova de Vez de Avis bispado do Porto e de s/m Barbara Maria da Conceição, n. desta freguesia, np de Jose Gomes da Cruz e de s/m Angelica Maria de Carvalho, ambos naturais da mesma freguesia de Vila Cova de Vez de Avis, e pela materna de Jose Machado Teixeira, na. das ilhas e de s/m Maria da Conceição Pedrosa natural da freguesia Bispado de S. Paulo. Padrinhos oa aCap. Joãoa de Souza Vieira e s/m D. Ana Izabel do Rosario.

 

1-2 Maria Victoria da Conceição, natural do Pati do Alferes. Casou com José Francisco Xavier, natural da Ilha do Faial, filho de Felipe Jose Xavier e de Mariana Rosa da Trindade, naturais da freguesia de Santa Catarina da ilha do Faial. Pais de, pelo menos:

1-2-1 Francisca, batizada em Pati do Alferes aos 23-07-1799.

Pati do Alferes, RJ aos 23-07-1799 bat a Francisca, f.l.de José Francisco Xavier, n. da ilha do Faial e de s/m Maria Vitoria da Conceição, n. desta freguesia do Alferes, npaterna de Felipe Jose Xavier e de Mariana Rosa da Trindade, naturais da freguesia de Santa Catarina da ilha do Faial, e neta materna de Jose Machado Teixeira, n. da ilha de S. Jorge e de s/m Maria da Coneição Pedroso, n. de Guaratingueta. Foram padrinhos Antonio Gomes da Cruz e s/m Barbara Maria da Conceição, todos moradoes nesta freguesia.

1-3 Luiza Joaquina da Conceição, natural de Pati do Alferes. Casou com José Batista Guimarães, natural da freguesia de N. Sra da Oliveira da vila de Guimarães Arc. de Braga, filho de José Batista e Josefa Maria, ambos da mesma vila de Guimarães. Pais de, pelo menos, batizados no Patia do Alferes:

1-3-1 José batizado em 09-11-1789.

Pati do Alferes, RJ aos 09-11-1789 bat a Jose, f.l. de José Batista Guimarães, n/b na freg. de N. Sra da Oliveira Arc. Braga da vila de Guimarães e de s/m Luiza Joaquina da Conceição, n/b nesta fregusia, neto paterno de José Batista e de s/m Josefa Maria, ambos nts da vila de Guimarães, neto materno de Jose Machado Teixeira, n. da ilha de S. Jorge e de s/m Maria da Conceição Pedrosa n. da vila de Guaratingueta. Foram padrinhos Jose de Oliveira e s/m Maria Vitoria.

1-3-2 Maria batizada em 13-03-1791. Foram seus padrinhos João de Souza Vieira e s/m Ana Izabel do Rosario

1-3-3 Maria, em 09-06-1793, foram seus padrinhos João de Souza Vieira e sua cunhada Lucrecia de tal.

1-3-4 Ana em 14-06-1795, foram seus padrinhos Antonio Gomes da Cuz e s/m Barbara Maria da Conceição

1-3-5 Custodio em 30-07-1797, foram seus padrinhos Jose de Souza Vieira e Protetora Nossa Senhora da Conceição.

1-3-6 João batizado em 19-05-1799, foram seus padrinhos Reverendo Manoel Gomes Leal e Quiteria da Silva Campelo viuva de Cipriano Alves Pinto.