PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MANOEL INÁCIO DE FARIA

(atualizado em 19-junho-2010)

 

 

Regina Moraes Junqueira

Colaboração de

Alda Câmara Bueno de Moraes

 

 

Manoel Inácio de Faria era natural da Freguesia da Ilha do Faial do Bispado de Angra, filho de Pedro Garcia e de Maria de Faria. Maria de Faria vivia, viúva, em 1774.

 

Casou com Mariana Felícia do Nascimento e se estabeleceram na Paragem Quilombo, aplicação da capela de São Vicente Ferrer, filial da matriz de São Bento do Tamanduá

 

Manoel faleceu aos 18-06-1774 com inventário aberto pela viúva em 21-08-1775. Compareceram seis filhos do casal, tutelados por Brás Lopes da Costa.

 

1- Manoel Inácio de Faria, com 16 anos em 1775. Aos 11-07-1776, casou com Ana Luiza da Encarnação, natural de Ouro Branco-MG, filha de João Vicente Corno e de Maria Teresa de Menezes.

certidão inserida no inventário paterno:

Aos onze dias do mês de Julho de mil setecentos e setenta e seis anos em a Capela de são Vicente Ferreira filial desta Paróquia e Matriz de São Bento do Tamanduá feitas as diligencias que determinam as constituições deste Bispado e Sagrado Concilio Tridentino e sem se haver impedimento algum canônico, com licença minha e em presença do Reverendo Doutor Salvador Pais de Godois dos Passos em facie eclezia, celebraram o Sacramento do Matrimônio com palavras Manoel Ignacio de Faria, filho legítimo de Manoel Ignacio de Faria e de Maria Felícia do Nascimento, nascido e batizado na Freguesia da Senhora da Conceição dos Prados e Ana Luiza da Encarnação, filha legitima de João Vicente Corno e de Maria Thereza de Menezes, nascida e batizada na Capela de Santa Ana filial do Ouro Branco todos deste Bispado e moradores nesta Freguesia de que lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano, sendo testemunhas o Alferes Domingos Antonio da Silveira e Brás Lopes e outros vários, de que fiz este assento, era e dia et supra.

O Vigário Gaspar Alves Gondim,

E não se continha mais no dito assento que bem e fielmente aqui trasladei do próprio livro ao qual me reporto.

Arraial de São Bento do Tamanduá

19 de Setembro de 1776

O Padre Jerônimo de Araújo.

          Manoel, já falecido em 1824, e Ana Luiza foram pais de, q.d.:

1-1 Manoel Luiz de Faria, testamenteiro do irmão Luiz e tutor de seus sobrinhos.

1-2 Luiz Antonio de Faria foi casado com Teresa Lucinda de Jesus. Faleceu com testamento aberto em 21-06-1824 (neste site, colaboração de Alda Câmara Bueno de Moraes). Declarou cinco filhos de seu casal:”Manoel = Francisco = Luís = Maria = e Anta., todos menores.”

 

2- Mariana Rosa de Viterbo, com 12 anos em 1775. Em 1778 morava com seu tio Manoel Fernandes Silva em S. João del Rei onde, aos 12-01-1780, casou com Domingos Pires da Costa, batizado na Freguesia de São Martinho de Chavães, Comarca de Vianna Arcebispado de Braga, exposto em casa de Rosa Maria, da Vila da Barca.

certidão inserida no inventário paterno:

Joaquim Pinto da Silveira Coadjutor nessa paroquial de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei.

Certifico que vendo o livro que atualmente serve para os assentos dos casamentos , nele a folha 174v., se acha um do teor seguinte:

Aos doze de janeiro de mil setecentos e oitenta nesta matriz de São João del Rei pelas quatro horas para as cinco horas da madrugada com faculdade do muito Reverendo Doutor Vigário da Vara feitas as diligências na forma do Sagrado Concílio e constituição sem se descobrir impedimento algum como constou da provisão do Muito Reverendo Doutor Vigário da Vara em presença das testemunhas abaixo assinadas administrei o Sacramento do Matrimônio por palavras de presente celebraram: Domingos Pires da Costa exposto em cassa de Dona Rosa Maria da Vila da Barca e batizado na Freguesia de São Martinho de Chavães, Comarca de Vianna Arcebispado de Braga e Mariana Rosa de Viterbos, filha legítima de Manoel Ignacio de Faria e de Mariana Felícia do Nascimento natural e batizada na Freguesia de Santo Antonio da Vila de São José, e logo lhe dei as bênçãos na forma do Ritual Romano.

O Coadjutor Joaquim Pinto da Silveira.

José de Souza Gonçalves

Joaquim Coelho de Souza.

E não se continha mais no dito assento ao qual me reporto e juro in verbo parochi.

São João del Rei, 8 de Julho de 1780

O Coadjutor Joaquim Pinto da Silveira.

 

3- Laureana Felícia do Nascimento, batizada em 12-05-1766 em Tiradentes-MG. Casou com José Borges Campos, natural da Freguesia de Santa Marinha da Vila Nova do Porto Arcebispado de Braga, filho de Manoel Borges Campos e Teresa de Jesus.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-05-1766 Desterro, Lauriana, f.l. Manoel Inacio de Faria e Mariana Felicia, padr.: Antonio Luiz Costa e Ana Rosa mulher de Jose de Barcellos

          Alferes José faleceu aos 65 anos em 26-11-1826, com testamento redigido em Bom Sucesso aos 23-02-1825.  Laureana faleceu aos 24-05-1828 com 60 anos de idade:

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) óbitos - aos 26-11-1826 fal. Alf. Jose Borges Campos, cc Laureana Felicia do Nascimento, idade 65 anos, com seu solene testamento.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) óbitos - aos 24-05-1828 faleceu Lauriana Felicia do Nascimento, idade 60 anos, viuva do Alf. Jose Borges Campos.

 

          Laureana e José tiveram, segundo testamento e inventário de José (neste site) oito filhos (situação em 07-06-1827):

3-1 Joaquim Borges de Campos, aos 31-01-1815, casou com Rita Cândida de Jesus, filha do Tenente Francisco Xavier de Mesquita e Silvéria Maria Pedrosa, neta materna de Joaquim José Freire e Silveria Maria de Jesus.

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 31-01-1815 Cap. N.Sra. do Rosario, Joaquim Borges, f.l. de Jose Borges Campos e D. Laurianna do Nascimento; = cc. D. Rita Candida de Jesus, f.l. do Tenente Francisco Xavier de Mesquita e D. Silveria Maria Pedrosa.

          Joaquim faleceu com testamento assinado em 03-02-1842 e aberto em 10-08-1847. Declarou os cinco filhos legítimos e dois naturais. Ele e Rita foram inventáriados em conjunto em 1847 (inventário neste site). Geração legítima e natural na família “Joaquim José Freire”.

 

3-2 Josefa Clementina de Jesus aos 20-07-1808 casou com Joaquim Machado de Moraes, natural de São Bento do Tamanduá-MG, filho de Bartolomeu Machado Borges e Teodora Antonia de Moraes.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 20-07-1808 Ermida N. Sra. da Conceição do Cap. Domingos Ferreira de Oliveira, da Aplicação do Bom Sucesso. Joaquim Machado de Moraes, f.l. Bartholomeu Machado Borges e D. Theodora Antonia de Moraes, n. da freg. de S. Bento do Tamanduá; = cc. Josefa Clementina de Jesus, f.l. do Alf. Jose Borges Campos e D. Laureana Felicia do Nascimento, n. da mesma freguesia.

          Joaquim, falecido em 01-12-1831, foi irmão inteiro de Lauriano Machado Borges casado aos 20-11-1812 com Silvéria Umbelina de Jesus, filha do Cap. Francisco Ribeiro de Jesus e Diosinia Soares da Conceição; família “Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) óbitos - aos 30 aos 01-12-1831 fal. Joaquim Machado de Moraes cc Josefa Clementina de Jesus.

Josefa, com 41 anos declarados, compareceu no censo de 1831 com vários filhos.

Censo Bomsucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 222

JOZEFA CLEMENTINA; chefe; feminino; branca; 41; viúva

JOAQUIM MACHADO; dependente; masculino; branca; 13; solteiro

MARIA CLEMENTINA; dependente; feminino; branca; 12; solteiro

VIOLANTE MARIA; dependente; feminino; branca; 10;

MICIAS CANDIDA; dependente; feminino; branca; 8;

MARIANNA; dependente; feminino; branca; 6;

8 escravos

 

          Aos 20-05-1834 em Bom Sucesso, Josefa casou com Manoel José da Silva, viuvo de Ana Esméria de Jesus. Manoel José tambem comparece no censo de 1831:

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 20-05-1834 Manoel Jose da Silva, viuvo de Ana Esmeria de Jesus = cc Josefa Clementina do Nascimento, viuva de Joaquim Machado de Moraes. Ambos moradores nesta freguesia, test.: Cap. João Antonio da Silva e Manoel Antonio Moreira.

 

Censo Bom Sucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 251

MANOEL JOZE DA SILVA; chefe; masculino; branca; 56; casado

ANNA ESMERIA; cônjuge; feminino; branca; 50; casado

IGNACIO JOAQUIM; dependente; masculino; branca; 16; solteiro

VENANCIO JOZE; dependente; masculino; branca; 18; solteiro

BERNARDINO JOZE; dependente; masculino; branca; 14; solteiro

FERMINO JOZE; dependente; masculino; branca; 12;

2 escravos

Josefa e Joaquim tiveram, entre outros, os filhos:

3-2-1 Domingos Machado de Moraes, batizado em 1810. Aos 19-05-1831 casou com Izabel Martins, exposta ao Capitão Domingos Ferreira de Oliveira.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) no ano de 1810 matriz, Domingos, f.l. Joaquim Machado de Moraes e Josefa Clementina de Jesus, padr.: C. Domingos Ferreira de Oliveira e Violante Maria do Carmo.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 19-05-1831 Domingos Machado de Moraes, f.l. Joaquim Machado de Moraes e Josefa Clementina de Jesus =- cc Izabel Martins Ferreira, exposta ao Cap. Domingos Ferreira de Oliveira, hoje o ten. Jose Ferreira de Oliveira. Ambos nts e moradores nesta freguesia. Test.: Ten. Jose Ferreira de Oliveira e Joaquim Machado de Moraes e outros.

         Izabel faleceu em 20-03-1834

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) óbitos - aos 20-03-1834 fal. Izabel Miz Ferreira, mulher de Domingos Machado de Moraes.

Pais de, q.d.:

3-2-1-1 Bárbara, batizada em 07-06-1832.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 07-06-1832 Barbara, f.l. Domingos Machado de Moraes e Izabel Miz Ferreira, padr.: Ten. Jose Ferreira de Oliveira e Josefa Clementina do Nascimento.

3-2-2 Sebastião Machado de Moraes aos 25-01-1832, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Maria Cândida de Jesus, filha de José Borges Campos e Maria Delfina de São José, 3-3-1 abaixo.

3-2-3 João Machado de Moraes aos 12-07-1832 casou com Violante Maria do Carmo, filha do falecido Joaquim Ferreira Pereira e Maria Quitéria de Jesus.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 12-07-1832 João Machado de Moraes, f.l. do falecido Joaquim Machado de Moraes e Josefa Clementina de Jesus = cc Violante Maria do Carmo, f.l. Joaquim Ferreira Pereira, falecido e Maria Quiteria de Jesus. Ambos nts bts e moradores nesta.

Pais de, q.d.:

3-2-3-1 José Joaquim Machado de Moraes, batizado em 16-10-1833. Em 07-06-1854, casou com Felisbina Maria de Jesus, com 14 anos e filha natural de Delfina Clara do Nascimento.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 16-10-1833 Jose, f.l. João Machado de Moraes e Violante Maria do Carmo, padr.: Manoel Frz de Souza e Maria Quiteria de Jesus.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 07-06-1854 Jose Joaquim Machado de Moraes, branco 20 anos, f.l. João Machado de Moraes e Violante Maria do Carmo, de Sto Antonio do Amparo = cc Felisbina Maria de Jesus, branca 14 anos, f. nat. de Delfina Clara do Nascimento, natural e moradora nesta freg., test.: Vicente Ferreira de Paiva e Carlos Candido de Souza Cahé.

3-2-4 Antonio Machado de Moraes, com 25 anos em 25-06-1843, casou com Maria Madalena de São José, de 17 anos e filha natural de Ana da Silva de Jesus.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 25-06-1843 Antonio Machado de Moraes, branco de 25 anos, f.l. Joaquim Machado de Moraes, falecido e Josefa Clementina de Jesus = cc Maria Madalena de S. Jose, branca de 17 anos, f. natural de Ana da Silva de Jesus. Ambos nts e moradores nesta freguesia, test.: Joaquim Jose Ferreira Cardoso e Joaquim Pedro da Silva.

3-2-5 Maria Rosa de Moraes aos 11-05-1834 casou com Felipe José de Lana, natural de Ouro Preto-MG e filho do falecido Capitão José Fernandes de Lana e Joaquina de Oliveira Jaques. Felipe comparece no censo de 1831 com 29 anos declarados:

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 11-05-1834 Felipe Jose de Lana, f.l. Cap. Jose Fernandes de Lana, já falecido e D. Joaquina de Oliveira Jaques, n/b na Imperial cidade de Ouro Preto e morador na freg. de S. Antonio do Amparo = cc Maria Rosa de Moraes, f.l. Joaquim Machado de Moraes e Josefa Clementina do Nascimento, n. e moradora nesta freguesia,. test.: Cap. Antonio Borges Campos e Alf. Antonio Jose de Carvalho.

 

Censo Santo Antonio do Amparo-MG, 1831, fogo 13

FELLIPE JOZE DE LANA; 29; chefe do fogo; masculino; branca; solteiro

JOAQUINA DE OLIVEIRA BARROSO; 60; dependente; feminino; branca; viuvo

3-2-6 Violante Maria de Moraes, batizada em 23-01-1820. Aos 18-08-1834 casou com Jesuino Machado de Andrade, filho de Gabriel Machado Neto e Maria Joaquina da Silva, família “José de Andrade Braga”.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 23-01-1820 Violante, f.l. Joaquim Machado de Moraes e Josefa Clementina de Jesus,padr.: C. Domingos Ferreira de Oliveira e s/m Violante Maria do Carmo.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 18-08-1834 matriz, Jesuino Machado de Andrade, f.l. Gabriel Machado Neto e Maria Joaquina da Silva = cc Violante Maria de Moraes, f.l. do falecido Joaquim Machado de Moraes e Josefa Carolina(sic) do Nascimento. Ambos nts. bts e moradores nesta freguesia, test.: Cap. Antonio Borges Campos e Emerenciano Tomas de Almeida.

3-2-7 José, batizado em 25-04-1821.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 25-04-1821 Jose, f.l. Joaquim Machado de Moraes e Josefa Clementina de Jesus, padr.: Jose Borges Campos e Maria Delfina de S. Jose.

3-2-8 Missias Carolina de Moraes, batizada em 25-06-1824. Em 15-08-1839, casou com Joaquim Pedro da Silva, de 20 anos e filho de João Pedro da Silva Ramos e Maria Rosa de Moraes.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 25-06-1824 Missias, f.l. Joaquim Machado de Moraes e Josefa Clementina, padr.: T.e Jose Ferreira de Oliveira e Inacia Carolina de Jesus.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 15-08-1839 Joaquim Pedro da Silva, agricola branco de idade 20 anos, f.l. João Pedro da Silva Ramos e Maria Rosa de Moraes, n. freg. de Lavras e morador nesta = cc Missias Carolina de Moraes, branca de 15 anos, f.l. Joaquim Machado de Moraes, falecido e D. Josefa Clementina do Nascimento, n. e moradora nesta freguesia, test.: Cap. Antonio Borges Campos e Emerenciano Tomas de Almeida.

3-2-9 Mariana Joaquina de Moraes aos 13-02-1836 casou com Francisco de Paula do Nascimento, filho do Alf. Manoel Caetano do Nascimento e Maria Gertrudes do Nascimento, neto paterno de Manoel Nunes Ribeiro e Maria Gomes do Nascimento, neto materno de Antonio Ferreira Martins e Maria Gertrudes; família “Maria Inácia de Jesus”.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 13-02-1836 Francisco de Paula do Nascimento, f.l. Alf. Manoel Caetano do Nascimento e D. Maria Gertrudes do Nascimento, moradores em S. Sebastião = cc D. Mariana Joaquina de Moraes, f.l. Joaquim Machado de Moraes, falecido e D. Josefa Carolina, n/b e moradora nesta freguesia de Bom Sucesso. Test.: Cap. Antonio Borges Campos e Emerenciano Tomes de Almeida

3-3 José Borges Borges Campos aos 25-07-1811 casou com Maria Delfina de São José.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, ermida de N. Sra da Conceição do Cap. Domingos Ferreira e Oliveira aos 25-07-1811, Jose Borges Campos cc Maria Delfina de São Jose, test.: Padre Dionisio Gonçalves Pedreira Rodrigues e Domingos Ferreira de Oliveira.

          Comparecem no censo de 1831 de Bom Sucesso, ele com 40 anos e ela com 30,com vários dependentes.

Censo Bomsucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 233

JOZE BORGES CAMPOS, chefe, masculino, branca, 40, casado

MARIA DELFINA, cônjuge, feminino, branca, 30, casado

JOAO BAPTISTA CAMPOS, dependente, masculino, branca, 13, solteiro

JOAQUIM BORGES, dependente, masculino, branca, 8,

ANTONIO, dependente, masculino, branca, 6,

FORTUNATO, dependente, masculino, branca, 99,

MARIA CANDIDA, dependente, feminino, branca, 16, solteiro

ANNA DELFINA, dependente, feminino, branca, 15, solteiro

LUCINDA MARIA, dependente, feminino, branca, 8,

BARBARA, dependente, feminino, branca, 4,

5 escravos

Entre os filhos do casal:

3-3-1 Maria Cândida de Jesus, batizada em 15-10-1812. Aos 25-01-1832, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Sebastião Machado de Moraes, filho do falecido Joaquim Machado de Moraes e Josefa Clementina de Jesus, 3-2-2 supra.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 15-10-1812 Maria, f.l. Jose Borges Campos e Maria Delfina de S. Jose, padr.: Domingos Ferreira de Oliveira e Violante Maria do Carmo.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 25-01-1832 dispensados de consanguinidade em 2º grau igual da linha tansversal, Sebastião Jose de Moraes, f.l. do falecido Joaquim Machado de Moraes e Josefa Clementina de Jesus = cc Maria Candida de Jesus, f.l. Jose Borges Campos e Maria Delfina de S. Jose. Ambos nts. bts e moradores nesta freguesia.

3-3-2 João, batizado em 28-10-1813.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 28-10-1813 João, f.l. Jose Borges Campos e Maria Delfina e S. Jose, padr.: Jose Borges Campos e Lauriana do Nascimento.

3-3-3 Ana, em 20-04-1815.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 20-04-1815 Ana, f.l. Jose Borges Campos e Maria Delfina de S. Jose, padr.: João Borges Campos e Ana Rosa por pp a Rita Esmeria.

3-3-4 Joaquim, em 04-06-1816.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 04-06-1816 Joaquim, f.l. Jose Borges e Maria Delfina de S. Jose, padr.: Jose da Silva M.do e Violante Maria do Carmo.

3-3-5 Joaquim, em 18-10-1819.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 18-10-1819 Joaquim, f.l. Jose Borges e Maria Delfina, padr.: Joaquim Bueno da Fonseca e Maria Ribeira dos Anjos.

3-3-6 Lucinda, em 29-07-1821.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 29-07-1821 Lucinda, f.l. Jose Borges Campos e Maria Delfina de S. Jose, padr.: Ten. Antonio Ribeiro de Jesus e Ana Maria dos Anjos.

3-3-7 Lucinda, em 01-04-1823.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 01-04-1823 Lucinda, f.l. Jose Borges e Maria Delfina de S. Jose, padr.: Antonio Borges Campos e Inacia Carolina de Jesus.

3-3-8 Bárbara, em 09-04-1824.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 09-04-1824 Barbara, f.l. Jose Borges e Maria Delfina de Jesus, padr.: Venancio Jose Vivas e Delfina Candida de Castro.

3-3-9 Antonio, em

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 04-08-1825 Antonio, f.l. Jose Borges Campos e Maria Delfina de São Jose, padr.: Jose Ferreira de Oliveira e D. Violante Maria do Carmo.

3-3-10 Bárbara, em 15-03-1827.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 15-03-1827 Barbara, f.l. Jose Borges Campos e Maria Delfina de São Jose, padr.: por pp o Padre Jeronimo Glz de Macedo e Ana Delfina.

3-3-11 Cândida, em 20-09-1828.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 20-09-1828 Candida, f.l. Jose Borges Campos e Maria Delfina de São Jose, padr.: Antonio Nunes de Avellar e Maria Vitoria da Ascenção.

3-3-12 Fortunato, em 13-02-1831

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 13-02-1831 Fortunato, f.l. Jose Borges Campos e Maria Delfina de S. Jose, padr.: Jose Pedro da Silva Ramos e Maria Rosa de Jesus.

3-3-13 Emerenciana, em 23-02-1832.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 23-02-1832 Emerenciana, f.l. Jose Borges Campos e Maria Delfina, padr.: Carlos Ribeiro de Jesus e s/m Emerenciana Candida de Jesus.

 

3-4 Violante Maria do Carmo aos 01-11-1809 casou com Capitão Domingos Ferreira de Oliveira, viúvo de Inácia de Souza Monteiro. Capitão Domingos faleceu com testamento aberto aos 20-02-1825. Sem geração de ambas as núpcias, instituiu Violante sua herdeira universal (família “Souza Monteiro” Cap. 1º, § 8º).

B7: Casamentos - SJDRei, aos 01-11-1809 Ermida de N. Sra. da Conceição da fazenda do Cap. Domingos Ferreira de Oliveira da Aplicação do Bom Sucesso. Cap. Domingos Ferreira de Oliveira, viuvo de D. Ignacia de Souza Monteira; = cc. D. Violante Maria do Carmo, f.l. do Alf. Joze Borges Campos e D. Laureanas do Nascimento, n/b na freg. de S. Bento do Tamanduá.

          Em 1827 Violante estava casada com José Ferreira. Tenente José Ferreira de Oliveira faleceu em 05-04-1833:

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) óbitos - aos 05-04-1833 fal. Ten. Jose Ferreira de Oliveira, cc. D. Violante Maria do Carmo.

3-5 Maria Ferreira de São José aos 13-08-1811 casou com José Gonçalves da Cruz, filho de Acácio José da Cruz e Rita Joaquina do Rosário. Família “Acacio José da Cruz”.

3-6 João Nepomuceno Borges Campos, batizaeo em 28-12-1793. Solteiro, com 34 anos em 1827.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra Bom Sucesso aos 28-12-1793 João, f.l. Alf. Jose Borges Campos e Laureana Felicia do Nascimento, padr.: Lucinda Candida, solteira filha de Jose Vieira Machado.

3-7 Antonio, batizado em 18-07-1802. Antonio Borges Campos, casado. Provavelmente o casado com Maria Violante dos Anjos e pais de:

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 18-07-1802 Antonio, f.l. Alf. Jose Borges Campos e Lauriana do Nascimento, padr.: Cap. Domingos Ferreira de Oliveira e Inacia de Souza Monteiro.

3-7-1 Maria Candida de Campos, com 15 anos em 15-08-1839 dispensandos do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Silvestre José Borges, com 20 anos e filho de Joaquim Borges Campos e Rita Esméria Cândida 3-1 supra.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 15-08-1839 dispensados de consanguinidade em 2º grau, Silvestre Jose Borges, agricola branco de 20 anos, f.l. Joaquim Borges Campos e D. Rita Esmeria Candida, n. e morador no  Rosario da freg. de Lavras = cc D. Maria Candida de Campos, branca de 15 anos, f.l. do Cap. Antonio Borges Campos e D. Maria Violante dos Anjos, n. e moradora na freg. do Bom Sucesso; test.: Antonio Borges Campos e Emerenciano Tomas de Almeida.

3-7-2 João, batizado em 16-12-1825.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 16-12-1825 João, f.l. Antonio Borges Campos e D. Maria Violante dos Anjos, padr.: Jose Roiz Pires e D. Inacia Maria do Carmo

3-7-3 Antonio, em 03-06-1827.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 03-06-1827 Antonio, f.l. Antonio Borges Campos e Maria Violante dos Anjos, padr.: Ten. Jose Ferreira de Oliveira e s/m Violante Maria do Carmo

3-7-4 José, em 15-10-1828

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 15-10-1828 matriz, Jose, f.l. Antonio Borges Campos e Maria Violante dos Anjos, padr.: o Padre Jose dos Santos de Faria e Ana Rosa de Jesus.

3-7-5 Custódio, em 09-03-1830.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 09-03-1830 Custodio, f.l. Antonio Borges Campos e Maria Violante, padr.: Custodio Domingues e s/m Severina Inacia por pp a Belisario Vieira e Maria Rosa de Jesus.

3-7-6 Ladislao, em 18-12-1831.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 18-12-1831 Ladislao, f.l. Antonio Borges Campos e Maria Violante dos Anjos, padr.: Francisco Dias de Oliveira e Francisca de Paula de S. Jose.

 

3-8 Inácia, batizada em 03-12-1805. Solteira em 1827.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 03-12-1805 Inacia, f.l. Alf. Jose Borges Campos e Laureana do Nascimento, padr.: P.e Manoel Jose Braga e Inacia Monteira de Souza.

 

4- Severina Inácia do Nascimento, batizada em 29-08-1769. Aos 28-02-1786, casou com Antonio Vieira Lima, natural de Congonhas do Campo-MG, filho de João Vieira da Fonseca e Ângela Pedrosa de Almeida

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-08-1769 Desterro, Severina, f.l. Manoel Inacio de Faria e Mariana Felicia do Nascimento, padr.: Manoel Antonio da Silva Coutinho e Ana Maria de Jesus mulher do dito.

 

certidão inserida no inventário paterno:

Aos vinte e oito dias do mês de Fevereiro de mil setecentos e oitenta e seis anos em a Capela de São Vicente Ferreira da Formiga, filial desta Matriz de são bento do Tamanduá, pelas dez horas pouco mais ou menos do dia o  Reverendo Doutor Salvador Paes Godoys dos Passos de licença minha e em presença das testemunhas abaixo nomeadas e sem se saber impedimento algum assistiu o Sacramento do Matrimônio que se celebraram por palavras de presente e em facie eclesia na forma do Sagrado Concílio Tridentino e manda o Ritual Romano, Antonio Vieira Lima, filho legítimo de João Vieira da Fonseca e Dona Angela Pedrosa de Almeida, nascido e batizado na Freguesia de Congonhas do Campo e Severina Ignacia do Nascimento, filha legítima de Manoel Ignacio de Faria e de sua mulher Mariana Felícia do Nascimento nascida e batizada na Freguesia de Santo Antonio da Vila de São José e de presente ambos os contraentes assistentes nesta Freguesia de São Bento do Tamanduá na Aplicação da Formiga, e logo receberam as bênçãos nupciais sento testemunhas presentes João Caetano e Domingos Antonio da Silveira e as mais pessoas que presente se achavam, do que pra constar fiz este assento que o assinei, dia era ut supra.

Severina, viúva, faleceu em Bom Sucesso aos 13-10-1830:

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) óbitos - aos 13-10-1830 fal. Severina Inacia do Nascimento viuva de Antonio Vieira Lima.

Pais de, q.d.:

4-1 Manoel, batizado em 17-12-1786.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 17-12-1786 Manoel, f.l. Antonio Vieira de Lima e Severina Inacia do Nascimento, padr.: Manoel Vieira Homem e Ana Viera da Fonseca.

4-2 Maria Vieira do Nascimento, batizada em 12-05-1788. Aos 17-05-1809 casou com Francisco Alves Madeira, filho de Domingos Alves Madeira e Joana Bernarda de Sene. Geração na família “Amaro Alves Madeira”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 12-05-1788 Maria, f.l. Antonio Vieira de Lima e Severina Inacia do Nascimento, padr.: Domingos Pires da Costa e s/m Mariana Rosa de Viterbo por pps a Marçal Vieira Homem e a Ana Vieira, casada.

4-3 Ana Vieira de Faria, batizada em 03-01-1790. Aos 10-06-1807 casou com João Rodrigues Pires, filho de Antonio Rodrigues Pires e Teresa Maria de Jesus - família “Antonio Furtado”, neste site.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 03-01-1790 Ana, f.l. f.l. Antonio Vieira de Lima e Severina Inacia do Nascimento, padr.: Cap. Luiz Caroso Fontes por pp a Marçal Vieira Homem, e Aguida Maria, viuva.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 10-06-1807 Capela Bom Sucesso, João Rodrigues Pires, f.l. de Antonio Rodrigues Pires e Thereza Maria de Jesus; = cc. Ana Vieira de Faria, f.l. Antonio Vieira Lima e Severina Ignacia do Nascimento. Nts/bts nesta.

Pais de, q.d.:

4-3-1 Delfina Cândida de Jesus aos 18-02-1833 casou com Ciriaco Martins Coelho, batizado em 29-03-1796, filho de Teodoro Martins Coelho e Ana Teresa de Jesus, família “Antonio Borges”.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 18-02-1833 Ciriaco Miz Coelho, f.l. de Teodoro Martins Coelho e Ana Teresa de Jesus = cc Delfina Candida de Jesus, f.l. João Rodrigues Pires e Ana Vieira de Faria. Ambos nts. bts e moradores nhesta.

4-3-2 Vicente Rodrigues Pires aos 22-02-1840 casou com Maria Cândida Pimentel, filha de José Manoel do Prado e Ana Constancia Pimentel.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 22-02-1840 Vicente Rodrigues Pires, f.l. João Rodrigues Pires e Ana Maria de Faria = cc Maria Candida Pimentel, f.l. Jose Manoel do Prado e Ana Constancia Pimentel. Os contraentes nts/bts nesta freguesia; test.: Antonio Martins Coelho e Jose Lino Alves Guimarães.

4-3-3 Maria Cândida de Jesus, com 22 anos em 30-08-1850 dispensados do impedimento de consanguinidade, casou com José Maria da Costa, de 21 anos e filho de Vicente Ferreira da Costa e Ana Joaquina de Almeida.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 30-08-1850 dispensados de consanguinidade, Jose Maria da Costa, branco 21 anos, f.l. Vicente Ferreira da Costa e Ana Joaquina de Alm.a = cc Maria Candida de Jesus, branca de 22 anos, f.l. João Rois Pires e Ana Vieira desta freguesia, test.: Zeferino Jose Rois e Antonio Miz Coelho.

4-4 Antonio, em 21-08-1791.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 21-08-1791 Antonio, f.l. Antonio Vieira de Lima e Severina Inacia do Nascimento, padr.: Franciscoo Pinto de Magalhães e por pp Marçal Vieira Homem.

4-5 João Vieira Lima, batizado em 30-06-1793. Aos 03-02-1818 casou com Maria Antonia Nogueira, filha de João Antonio Nogueira e Ana Francisca da Silva

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 30-06-1793 João, f.l. Antonio Vieira de Lima e Severina Inacia do Nascimento, padr.: Ten. João Caetano Rodrigues de Souza e s/filha Bernardina Caetana Segismunda de Souza, solteira.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 03-02-1818 Capela Bom Sucesso, João Vieira Lima, f.l. Antonio Vieira Lima e Severina Ignacia do Nascimento; = cc. Maria Antonia Nogueira, f.l. João Antonio Nogueira e Ana Francisca da Silva.

          O casal comparece no censo de 1831, João com 37 anos declarados, Maria com 28 e vários dependentes:

Censo Bomsucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 64

JOAO VIEIRA LIMA, chefe, masculino, branca, 37, casado

MARIA ANTONIA, cônjuge, feminino, branca, 28, casado

FLORENCIO JOZE, dependente, masculino, branca, 11, solteiro

JOAQUIM VIEIRA, dependente, masculino, branca, 10, solteiro

CANDIDA MARIA, dependente, feminino, branca, 8,

JOAO, dependente, masculino, branca, 6,

MARIA, dependente, feminino, branca, 4,

JOZE, dependente, masculino, branca, 2,

1 escravo

Entre os filhos do casal:

4-5-1 Joaquim, batizado em 22-09-1820.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 22-09-1820 Joaquim, f.l. João Vieira Lima e Maria Antonia, padr.: João Antonio Nogueira e Ana Francisca da Silva.

4-6 Delfino, em 06-10-1795.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 06-10-1795 Delfino, f.l. Antonio Vieira de Lima e Severina Inacia do Nascimento, padr.: Lauriana do Nascimento cc Alf. Jose Borges Campos.

4-7 Severina, batizada aem 26-12-1796.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 26-12-1796 Severina, f.l. Antonio Vieira Lima e Severina Inacia de S. Jose, padr.: Domingos Jose de Faria e Ana Rosa de Jesus.

4-8 Belizário, em 03-07-1799.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 03-07-1799 Belizario, f.l. Antonio Vieira Lima e Severi(sic) Inacia de S. Jose, padr.: Leite Guedes e Maria Teresa.

4-9 Bernardina, em 15-02-1801.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 15-02-1801 Bernardina, f.l. Antonio Vieira de Lima e Severina Inacia do Nascimento, padr.: João Caetano de Souza e Josefa do Nascimento, solteiros.

4-10 Honório, em 29-04-1804.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 29-04-1804 Honorio, f.l. Antonio Vieira de Lima e Severina Inacia do Nascimento, padr.: Padre Manoel Jose Braga e Francisca Rosa cc João Leite Guees

4-11 Mafalda, em 22-09-1805.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 22-09-1805 Mafalda, f.l. Antonio Vieira Lima e Severina Inacia do Nascimento, padr.: Jose Ferreira de Oliveira e Ana Vieira.

4-12 Luiza, em 04-07-1807.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 04-07-1807 Luiza, f.l. Antonio Vieira de Lima e Severina Inacia do Nascimento, padr.: Padre Manoel Jose Braga por pp ao Cap. Antonio Jose Teixeira, e D. Ana Rosa de Faria cc SArgento Jose da Silveira Machado.

4-13 Bárbara, em 18-09-1808

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 18-09-1808 Barbara, f.l. Antonio Vieira de Lima e Severina Inacia do Nascimento, padr.: Pedro Dias de Oliveira e Maria Vieira, solteiros.

 

5- Ana Rosa do Nascimento, batizada em 03-02-1772. Aos 14-04-1786, casou com José da Silveira Machado, natural do Passa Tempo-MG, filho de José da Silveira e de Maria Antonia. Família “José da Silveira Machado”.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-02-1772 Passatempo, Ana, f.l. Manoel Inacio de Faria e Mariana Felicia do Nascimento, padr.: Manoel Antonio Alves e Maria Antonia Clara mulher de Manoel [dobra]vas

 

certidão inserida no inventário paterno:

Aos quatorze dias do mês de Abril de mil setecentos e oitenta e seis anos na Capela de São Vicente Ferreira da Formiga, filial desta Matriz de são bento do Tamanduá, pelas dez horas do dia o Reverendo Doutor Salvador Paes Godoys dos Passos de licença minha e em presença das mais testemunhas abaixo nomeadas assisti o Sacramento do Matrimônio que celebraram por palavras de presente em face eclesia tudo na forma do Sagrado Concílio Tridentino e manda o Ritual Romano a José da Silveira, filho legítimo de José da Silveira e de Maria Antonia, nascido e batizado na Aplicação do Passo Tempo filial da Matriz de Santo Antonio da Vila de São José, e Ana Rosa do Nascimento filha legítima de Manoel Ignacio de Faria e Mariana Felícia do Nascimento, nascida e batizada na mesma Capela do Passa Tempo e de presente moradores na Aplicação de São Vicente Ferreira da Formiga. E logo receberão as bênçãos nupciais sendo testemunhas presentes, Antonio da Silveira e João Caetano e várias pessoas que presente se achavam de que para constar fiz este assento que o assinei, dia era et supra.

O Vigário Encomendado o Padre Jerônimo de Araújo.

E não se continha mais no dito assento que bem e fielmente aqui transladei do  próprio livro ao qual me reporto.

Arraial de são Bento do Tamanduá

18 de Julho de 1787

O Vigário Encomendado o Padre Jerônimo de Araújo.

Padre Jerônimo de Araújo.

E não se continha mais no dito assento que bem e fielmente aqui transladei do próprio livro ao qual me reporto.

Arraial de São Bento do Tamanduá

18 de Julho de 1787

padre Jerônimo de Araújo.

 

6- Domingos, batizado em 08-09-1772. Vivia em 1788.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos, aos 08-09-1772 cap. do Desterro, Domingos, f.l. Manoel Inacio de Faria e Mariana Felicia do Nascimento, padr.: Manoel Fernandes da Silva e s/m Rosa Maria de Viterbo e por esta ter impedimento foi por procuração q apresentou Ana Maria de Jesus mulher de Francisco de Faria tio do batizado, estes da freguesia de S. João del Rei. Vila de S. Jose 19-01-1797