PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Manoel Gonçalves de Medeiros

(atualizado em 12-janeiro-2017)

 

 

Moacyr Villela

 

 

Manoel Gonçalves de Medeiros natural da Freguesia de Santa Barbara do Cedro da Ilha do Faial, filho de Domingos de Medeiros e sua mulher Maria Vicente, faleceu na Vila de São João Del Rei em 1761 e declarou em seu testamento não ter filhos “que eu saiba”:

Arquivo : IPHAN – São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1761 Caixa: 505

Inventariado: Manoel Gonçalves de Medeiros

Inventariante: Francisco Gonçalves de Medeiros

Local: Vila de São João Del Rei

Anotado por: Moacyr Villela

 

Testamento Anexo:

Faleceu na Vila de São João com seu testamento onde declara ser natural da Freguesia de Santa Barbara dos Cedros da Ilha do Faial, filho legitimo de Domingos de Medeiros e de Maria Vicente, ja defuntos. Diz se solteiro e que não tinha herdeiros “que eu saiba”. Institue sua alma como herdeira

Indica como testamenteiros na ordem : Mesa da Ordem Terceira do Carmo, Mesa da Ordem Terceira de São Francisco e Jose Leite Ribeiro em terceiro lugar.

Testamento escrito na Vila de São João Del Rei em 12 de Outubro de 1761. Aprovado no mesmo dia e aberto a 4 de Novembro de 1761.

Nenhum dos testamenteiros indicados aceitam cuidar da testamentaria e o Juizado indica como testamenteiro dativo a Francisco Gonçalves de Medeiros que aceita.

 

Bens Inventariados:

- Umas poucas roupas usadas e varios creditos:

Devedores do testador:

- Licenciado Manoel de Seixas Pinto;

- Simão Martins de Almeida;

- Manoel Simões

- Antonio Galvão de França morador na Vila de Guaratingueta da Comarca de São Paulo.

 

No entanto pela documentação paroquial tudo indica que teve pelo menos três filhos em Congonhas do Campo com Maria, preta forra.

Alem dos registros paroquiais outro indício da paternidade esta na recusa de todos os testamenteiros que indicou, tendo o juiz de órfãos nomeado um provavel seu filho, Francisco Gonçalves de Medeiros, como testamenteiro dativo.

 

Prováveis filhos que encontramos nos registros paroquiais, nascidos em Congonhas do Campo, e que viveram em Madre de Deus e Nazaré:

 

1- Ana Maria de Medeiros, batizada na capela da Soledade. Em S. João del Rei aos 16-01-1737 casou com Gaspar da Costa Pacheco, natural de N. Sra Graça do Porto Formoso, Ilha de S. Miguel Bispado de Angra, filho de André da Costa e Joana Pacheco

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 16-01-1737 Gaspar da Costa Pacheco, n/ da freg. N. Sra Graça do Porto Formoso Bispado de Angra, f.l. Andre da Costa e Joana Pacheco = cc Ana Maria, n. da freg. das Congonhas e batizada na capela de N. Sra da Soledade, f. natural de Manoel Gonçalves de Medeiros e Maria de Medeiros. Test.: Luiz Cunha França e Lourenço Ribeiro de Brito.

Residiam inicialmente na paragem de Madre de Deus. Antes do falecimento de Gaspar compraram de Andre da Silveira um sitio nas cabeceiras do Rio Grande, em terras vizinhas ao Guarda Mor Antonio Correa de Lacerda. Região onde esta hoje a Cidade de Bom Jardim de Minas, onde Gaspar foi inventariado em 1754 por Ana (inventário neste site).

  Os órfãos foram tutelados pelo tio materno Francisco Gonçalves de Medeiros. No entanto Ana Maria entrou com um requerimento no Conselho Ultramarino (Doc 5910 cx 71 de 1/4/1757 Coleção dos avulsos da Capitania de Minas Gerais AHU Lisboa) reivindicando a tutoria dos filhos menores e a seu favor testemunharam seus vizinhos de Madre de Deus (entre eles Manoel Marinho de Moura e Lourenço de Ribeiro de Brito) que declaram ser ela capaz de bem governar sua casa e administrar a herança de seus filhos.

Com a aprovação do Rei de Portugal dada em 1773, ela se mudou para o sitio do Bom Jardim onde havia requerido sesmaria das terras (“Vertentes do Rio Turvo, acima do Morro do Caxambu, Freguesia de Aiuruoca”) demarcadas em 1759 (arquivo sesmaria IPHAN SM -10 –Bom Jardim do Rio Grande).

 

Gaspar e Ana tiveram oito filhos, sendo um póstumo. Ana, batizada em 1740, provavelmente falecida antes de 1744.

- Ana, batizada em 03-05-1740, provavelmente falecida antes do nascimento da irmã mais nova.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela S. Miguel do Cajuru, Ana aos 03-05-1740, f.l. Gaspar da Costa e Ana Maria de Medeiros, padr.: João Pe. de Araujo, solteiro e Andreza Dias de Castilho mulher de Leandro Jorge

 

1-1 Maria, batizada em 01-11-1738. Casou, com autorização do Juiz, com Manoel de Souza Marques.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela S. Miguel do Cajuru Maria aos 01-11-1738, f.l. Gaspar da Costa Pacheco e Ana Maria de Medeiros, padr.: Antonio Luiz de Castro e Catarina de Medeiros, todos moradores nesta freguesia.

Maria da Costa e Manoel de Souza tiveram os filhos, q.d.:

1-1-1 Mariana batizada em 03-01-1762.

Aiuruoca, MG aos 03-01-1762 na capela da Sra do Porto bat a Mariana, f.l. de Manoel de Souza Marques e Maria da Costa, foram padrinhos Domingos Carvalho, casado e Ana Maria do Spiirito Santo, solteira.

1-1-2 Manoel de Souza Marques em agosto de 1786 casou com Antonia Ferreira de Carvalho, filha de Teotonio Ferreira de Souza e sua primeira mulher Ana Maria de Carvalho, neta paterna de Pedro Fernandes Teixeira e Joana Ferreira, neta materna de Manoel Carvalho Botelho - inseridos na família “Amaro Coelho Pereira”, neste site.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas em agosto de 1786 Manoel Jose de Souza, f.l. de Manoel de Souza Marques e Maria da Costa, n/b na freg.da Aiuruoca; = cc. Antonia Ferreira de Carvo(sic), f.l. Theotonio Ferreira de Souza e Ana Maria de Carvalho, n/b na capela de N. Sra. do Pilar da vila de S. Jose.

1-1-3 Francisco batizado em 23-05-1768.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 23 maio 1768 Sra. Porto, Francisco, f.l. de Manoel de Sousa Marques e s/m Ma. da Costa, nasceu aos 12 do mesmo, padr.: Bento Ribr.º Salgado.

1-1-4 Custódia batizada em 14-05-1769.

Aiuruoca, MG bat aos 14-05-1769 na capela da Sra do Porto bat a Custodia, f.l. de Manoel de Souza Marques e [danificado] padrinhos Manoel Ribeiro e Leonor da Assunção

1-1-5 Paulo de Souza Marques aos 13-08-1801 em Aiuruoca casou com Maria Joaquina Diniz, filha de Silvestre Diniz Pacheco e Ana Gonçalves da Costa - família “Silvestre Diniz Pacheco” neste site.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 13 agosto 1801 matriz Baependi - Paulo de Souza Marques, f.l. de --noel de Souza Marques e Maria da Costa, n. e b. vila de S. João del Rei; c/ Maria Joaquina Denis, f.l. de Silvestre Denis Pacheco e Anna Gonçalves da Costa, n. e b. freg. de Aiuruoca.

1-2 Manoel, com 12 anos em 1754.

1-3 Ana, com 10 anos em 1754. Ana Maria do Espírito Santo aos 18-02-1765 casou com Manoel Antonio de Campos, natural da freguesia de S. Pedro comarca de Bastos Arc. de Braga, filho de Antonio Teixeira de Carvalho.

Aiuruoca, MG aos 18-02-1765 na capela da Sra do Porto do Turvo se receberam Manoel Antonio de Campos, filho de Antonio Teixeira de Carvalho, batizado na freguesia de São Pedro do ------ comarca de Bastos Arc. Braga = com Ana Maria do Spirito Sto, f.l. de Gaspar da Costa Pacheco e Ana Maria de Medeiros, batizada na freguesia de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei. Test.: Pedro Pereira e Bernardo Gomes;

Tiveram os filhos, batizados em Aiuruoca, q.d.:

1-3-1 Manoel em 13-10-1765.

Aiuruoca, MG aos 13-10-1765 nesta paroquial bat a Manoel, f.l. Manoel Antonio Campos e de s/m [cortado o topo da fls] foram padrinhos ----- e Bernardo Gomes.

1-3-2 José em 09-01-1767.

Aiuruoca, MG aos 09-01-1767 na ermida de Sto. Antonio do Cap. Antonio Correa de Lacerda bat a Jose, f.l. de Manoel Antonio Campos e Ana Maria do Spirito Santo, q nasceu em 17 de dezembro proximo, foram padrinhos Pedro Dias [dobra].ª e Ana Maria de Medeiros, viúva.

1-3-3 Leoanrda em 21-02-1768.

Aiuruoca, MG aos 21-02-1768 na capela da Sra do Porto bat a Leonarda, f.l. de Manoel Antonio Campos e Ana Maria do Spirito Santo, q nasceu em 9 do dito mes, foram padrinhos João Ribeiro da Silva e Leonor da Assunção sua mulher.

1-3-4 Tomé em 13-11-1770.

Aiuruoca, MG aos 13-11-1770 na ermida de Sto Antonio do Rio Grande freguesia da Borda do Campo bat a Tome, f.l. de Manoel Antonio Campos e Ana Maria do Spirito Santo, q nasceu em hum do dito mes, foram padrinhos Fernando Af. Correa e sua mãe D. Ana de Sza. da Goarda.

1-4 Gaspar da Costa Ferreira batizado em 28-10-1745. Foram seus padrinhos Manoel Francisco, solteiro e Catarina Rodrigues de Medeiros, casada com Ambrosio da Costa. Aos 03-10-1791 casou com Ana Maria Teixeira, filha de Josefa Teixeira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 03-10-1791 nesta matriz e test.: Luiz Correa Lourenço e Felis da Costa Oliveira. Gaspar da Costa Ferreira, f.l. Gaspar da Costa Pacheco e Ana Maria de Medeiros, n/b nesta freguesia = cc Ana Maria Teixeira, filha de Josefa Teixeira, n/b na freg. da vila de S. Jose e de presente minha paroquiana.

1-5 Joana, batizada em 04-02-1747.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande Joana aos 04-02-1747, f.l. Gaspar da Costa Pacheco, da ilha de S. Miguel e Ana Maria de Medeiros, da freg. Congonhas do Campo, padr.: Bernardo ----- Fontes.

 

1-6 Antonia batizada aos 28-07-1749 em necessidade por Manoel Gonçalves. Com 4 anos em 1754. Antonia Vitoria de S. José, em Barbacena aos 02-09-1781, casou com Joaquim José de Mendonça, filho de Andre Furtado de Mendonça e de Maria Viegas. Geração na família Andre Furtado de Mendonça, neste site.

Barbacena, MG 02-09-1781 na matriz de S. João del Rei, com licença, se casaram Joaquim Jose de Mendonça, f.l. de Andre Furtado de Mendonça e de Maria Viegas, n/b nesta freguesia de N. Sra da Piedade da  Borda do Campo = com Antonia Vitoria de S. Jose, f.l. de Gaspar da Costa Pacheco e Ana Maria de Medeiros, n/b na freguesia de S. João del Rei. Test.: Padre Francisco da Costa Dias e o Ajudante Luiz Manoel de Souza Alves.

1-7 João Ferreira da Costa, com ano e meio em 1754. Aos 04-06-1789 casou com Joana Ferreira da Ascenção, filha de Clara, angola.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 04-06-1789 na capela de S. Miguel do Cajuru filial desta matriz de S.João del Rei e test.: Antonio Lourenço de Oliveira e Manoel Carvalho Duarte. João Francisco da Costa, f.l. Gaspar da Costa Pacheco e Ana Maria de Medeiros = cc Joana Ferreira da Assenção, filha de Clara Angola, escrava que foi de Custodio Ferreira Braga. Ambos nts e bts nesta freguesia

1-8 Antonio, póstumo.

 

2- Catarina Rodrigues de Medeiros, casou duas vezes. Primeira vez casou com Ambrosio Rodrigues da Costa (ou da Costa Rodrigues).

          Segunda vez em 1754 casou com José Marques Guimarães, natural de S. Martinho de Sande Termo de Guimarães Arc. Braga, filho de Manoel Marques e Maria Francisca.

          Viveram na região da capela da Madre de Deus do Rio Grande onde pagaram dizimos pelo menos ate 1777.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, [inicio danificado] em 1754 Jose Marques Guimarães, da freg. S. Martinho de Sande Termo de Guimarães Arc. Braga, f.l. Manoel Marques e Maria Francisca = cc Catarina Rodrigues de Medeiros, n/b na freg. N. Sra de Congonhas do Campo, viuva de Ambrosio da Costa Rodrigues, filha nat. Manoel Gonçalves Medeiros e Maria Medeiros. Test.: Jose Rolim e Manoel Gonçalves de Medeiros.

Ambrosio e Catarina tiveram os filhos, q.d.:

2-1 Tomé, batizado em 29-12-1744.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 29-12-1744 Tome, f.l. Ambrosio Rodrigues da Costa e Catarina Rodrigues de Medeiros, padr.: Manoel Marinho de Moura, solteiro e Ana Maria Medeiros mulher de Gaspar da Costa

2-2 Manoel, em 02-05-1747.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 02-05-1747 Manoel, f.l. Ambrosio da Costa Rodrigues e Catarina Rodrigues de Medeiros, padr.: Jose Luiz e Izabel da Rosa mulher de Francisco da Costa Goulart

2-3 José em 30-12-1748.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Piedade do Rio Grande aos 30-12-1748 Jose, f.l. Ambrosio Dias(sic) da Costa e s/m Catarina Rodrigues de Medeiros, padr.: Manoel Caetano da Costa e Angela de Moraes, viuva.

 

3- Francisco Gonçalves de Medeiros, tutor de seus sobrinhos filhos de Ana. Na capela de Nazaré, filial da matriz de S. João del Rei, aos 08-01-1764 casou com Genoveva Maria Teixeira, parda forra, natural de Santo Antonio de Itaverava, filha natural de Manoel Teixeira Filgueiras e Josefa Teixeira, preta forra.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Nazare aos 08-01-1764 Francisco Gonçalves de Medeiros, n/b freg. de N. Sra da Conceição de Congonhas comarca de Vila Rica, preto forro, f. natural de Manoel Gonçalves de Medeiros e Maria de Medeiros, preta forra = cc Genoveva Maria Teixeira, parda forra n/b na freg. de Sto Antonio de Itaberava, f. natural de Manoel Teixeira Filgueiras e Josefa Teixeira, preta forra, test. q assinam: Manoel Filgueiras Teixeira e João Alves ------.

 

Pais de, pelo menos:

3-1 Manoel, batizado em setembro de 1764 em S. João del Rei.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, em setembro de 1764 capela N. Sra da Conceição bat a Manoel, f.l. [danificado] Gonçalves de Medeiros e Genoveva Maria Teixeira, padr.: Domingos Dias de Barros e s/m Brigida Maria de Jesus

3-2 Francisco aos 09-01-1767 em Aiuruoca.

Aiuruoca, MG aos 09-01-1767 na ermida de S. Ant. do Cap. Antonio Correa de Lacerda bat a Francisco, f.l. de Francisco Gonçalves de Medeiros e Genoveva Maria Teixeira, que nasceu em 16 de dezembro proximo. Foram padrinhos Ag. Jose Gomes e D. Ana de Souza da Guarda mulher do dito Capitão Lacerda.