PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Manoel Gonçalves da Cunha

(atualizado em 04-junho-2013)

 

 

Regina Junqueira

 

 

Alferes Manoel Gonçalves da Cunha casou com Maria Rosa Moreira, batizada aos 11-03-1732 em Prados, filha de Brás da Rosa, natural da Ilha Terceira e Antonia Moreira da Costa, casados em Prados aos 13-06-1729, neta paterna de André Teixeira e Maria da Rosa, neta materna de Francisco Moreira da Costa e Marcela Pinta.

Prados, Mg Igreja N Sra da Conceição aos 11-03-1732 nesta matriz bat a Maria, f.l. Braz da Rosa e Antonia Moreira da Costa, da Ressaca. Padrinhos o Licenciado Mnaoel da Gama, e Maria de Souza Caldas mulher de Manoel Dias Ladeira.

 

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 13-06-1729 nesta matriz Braz da Rosa, f.l. Andre Teixeira e Maria da Rosa, nat da Ilha Terceira = cc Antonia Moreira da Costa, f. de Francisco Moreira da Costa e Marcella Pinta, natural destas minas. Test.: Cap. Mor Manoel de Seixas da Fonseca, o Lic. Mnaoel da Gama, Manoel Dias Ladeira, João Calheiros.

 

Maria Rosa, viúva, faleceu aos 02-12-1803 com testamento, inadvertidamente transcrito no livro de assentos de batismos. Foi sepultada na Capela de N Sra do Monte do Carmo do Japão, termo da Vila de São José Del Rei.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - (não vale este assento por não estar no l.º proprio) aos 02-12-1803 faleceu de hidropsia Maria Rosa Moreira, viuva do Alf. Manoel Gonçalves da Cunha (...) sepultada dentro da Capela da Sra. do Monte do Carmo do Japão filial desta matriz de Santo Antonio da vila de S. Jose, acima das grades e tudo se lhe fez por ordem de seu testamenteiro Jose Gonçalves da Cunha (...).

(não tem valor algum esta cópia deste t.º por não estar em livro proprio).  Copia fiel do testamento com que faleceu Maria Rosa Moreira - o seguinte:

Em nome da Santissima Trindade, Padre, Filho e Espirito Santo (...). - Eu Maria Rosa Moreira estando gravemente enferma (...) faço este meu testamento na forma seguinte: Primejiramente encomendo a minha alma (...).

Rogo em primeiro lugar a meu filho Jose Gonçalves da Cunha, em 2º a meu genro e compadre Manoel Jose dos Santos, em 3º a meu neto e afilhado Jose Gonçalves de Aguiar, que por serviço de Deus, e por me fazerem merce queirão aceitar serem meus testamenteiros (...).

Declaro que sou natural e batizada na freguesia de Nossas Senhora da Conceição dos Prados, filha legitima de Bras da Rosa e Antonia Moreira da Costa, já defuntos.

Declaro que fui casada com o Alferes Manoel Gonçalves da Cunha de cujo matrimonio tenho vivos os filhos seguintes: = Jose Gonçalves da Cunha, solteiro = Maria Gonçalves, viuva do falecido Manoel de Barcellos de Aguiar = Francisca Teresa, casada com Manoel Jose dos Santos = Ana Rosa, casada com Manoel Antonio da Silva = Teresa Maria, casada com Antonio Rodrigues = Rosa Gonçalves, casada com Francisco Fernandes Fialho = Genoveva Maria de Jesus, casada com Francisco Jose da Silva =- Luiza Gonçalves, casada com João Martins de Aguiar = Izabel Maria de Jesus, casada com Domingos Alves.

Declaro que em minha vida requeri inventario dos bens do meu casal para o efeito de inteirar a meus hereiros da parte d=que da minha meação lhe toca, o qual inventario se fez judicialmente, e com licença do Juiz de Órfãos, e das partilhas que se fizeram ha de constar o que pertence aos ditos meus herdeiros, juntamente o da minha terça, da qual disponho na forma seguinte:

(....) por minha alma 200 missas (...).

[foi interrompida a transcrição]

 

Manoel e Maria Rosa tiveram os filhos, segundo testamento desta e documentos que encontramos:

 

1- José Gonçalves da Cunha, solteiro, testamenteiro materno.

 

2- Maria Gonçalves da Cunha, viúva de Manoel de Barcellos de Aguiar. Pais de, q.d.:

2-1 José Gonçalves de Aguiar, batizado em 03-03-1772.  Aos 07-08-1805 casou com Maria Vicencia Teixeira de Mello, batizada em 1787, filha de Anastacio Teixeira de Carvalho e Maria Antonia do Nascimento, casados em Junho de 1785, neta paterna de Quiteria de Jesus, neta materna de Antonio Fernandes de S. e Maria Pascoa.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-03-1772 ermida de S. João Batista, Jose, f.l. Manoel Barcellos de Aguiar e Maria Gonçalves da Cunha, padr.: Manoel Gonçalves da Cunha e s/m Maria da Rosa Moreira.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 07-08-1805 Japão; Jose Gonçalves de Aguiar, f.l. de Manoel Barcellos de Aguiar e Maria Gonçalves da Cunha, n/b Passatempo; cc Maria Vicencia Teixeira de Mello, f.l. Anastacio Teixeira de Carvalho e Maria Antonia do Nascimento, n/b cap. Japão; test.: Revdo. Francisco Pinto de Gois e Lara e Francisco Xavier de Almeida.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos, em o ano de 1787 Japão, Maria, f.l. Anastacio Teixeira de Carvalho e Maria Antonia, padr.: Manoel Jose dos Santos, casado e Maria Pascoa avó materna da batizada, todos da aplicação do Japão. Vila de S. Jose 09-06-1805

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. em 06-1785; Japão; Anastácio Teixeira de Carvalho; f. Quiteria de Jesus; n. São José; Maria Antonia do Nascimento; f.l. Antonio Fernandes de Sy---- e Ma----  Paschoa; n. São José. Test.: Francisco Jose ----------- e ----- Simões Alvares [termo danificado]

 

Tiveram q.d:

2-1-1 José, batizado em Tiradentes aos 29-01-1807.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-01-1807 Japão, Jose, f.l. Jose Gonçalves de Aguiar e Maria Venancia Teixeira e Mello, padr.: Antonio Gonçalves de Aguiar e Maria Gonçalves da Cunha, todos desta aplicação.

2-1-2 Maria, aos 30-01-1808

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 30-01-1808 Japão, Maria, f.l. Jose Gonçalves de Aguiar e Maria Vicencia Teixeira, padr.: Anastacio Teixeira de Carvalho e s/m Maria Antonia.

2-1-3 Maria aos 30-07-1809

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 30-07-1809 Japão, Maria, f.l. Jose Gonçalves de Aguiar e Maria Vicencia Teixeira, padr.: Antonio Teixeira de Carvalho e Francisca Gonçalves da Cunha.

 

2-2 Manoel, batizado em Outubro de 1773.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos,  no mes de Outubro de 1773 cap. Passatempo, Manoel, f.l. Manoel de Barcellos de Aguiar e Maria Gonçalves da Cunha, padr.: Jose Gonçalves da Cunha e Francisca Gonçalves da Cunha mulher de Manoel Jose dos Santos. Vila de São Jose 11-06-1797

2-3 Maria Severina (ou Zeferina) da Cunha, batizada em 18-04-1775. Casou com Antonio de Castro Nunes, filho de Miguel Nunes e Agueda Maria, naturais da freguesia de S. Pedro da Ilha Terceira lugar da Ribeirinha.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 18-04-1775 Passatempo, Maria, f.l. Manoel de Barcellos de Aguiar e Maria Gonçalves da Cunha, padr.: Manoel da Rosa Moreira e Ana filha de Manoel Gonçalves da Cunha, solteiros e moradores nesta aplicação.

          Pais de, q.d., batizados em Tiradentes-MG:

2-3-1 Antonio, aos 21-12-1794.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-12-1794 Japão, Antonio, f.l. Antonio de Crasto Nunes e Maria Severina da Cunha, np Miguel Nunes e Agueda Maria naturais da freg. de S. Pedro da Ilha Terceira lugar da Ribeirinha, nm Manoel de Barcellos de Aguiar e Maria Gonçalves da Cunha; padr.: os ditos Manoel de Barcellos de Aguiar e Maria Gonçalves da Cunha moradores na aplicação da dita capela.

2-3-2 Umbelina, aos 20-07-1796. Umbelina Maria de Jesus aos 30-04-1821 casou com José Ferreira da Costa, exposto ao Cap. Simão da Costa Rodrigues.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-07-1796 Carmo do Japão, Umbelina, f.l. Antonio de Castro Nunes e Maria Severina da Cunha, padr.: Jose Gonçalves da Cunha e Maria Bellas do Amaral.

 

Boa Esperança, MG aos 30/04/1821, José Ferreira da Costa, exposto ao Capitão Simão da Costa Rodrigues, nat. e bat. na freguesia das Lavras, onde mora; e Umbelina Maria de Jesus, f.l. de Antônio de Castro Nunes, e de Maria Zeferina da Cunha, nat. e bat. na freguesia de São José, e moradora na das Dores. O Coad.tor Francisco Gonçalves de Aguiar (pesq. Silvia Buttros)

Pais de, pelo menos:

2-3-2-1 Laurinda Cândida Ferreira, aos 09-07-1838 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau da linha transversal desigual, casou com Manoel de Castro Ribeiro, 2-3-6 abaixo.

2-3-2-2 Leopoldina Veridiana Cândida, aos 21-02-1846 casou com Joaquim Silvério Marques, filho do Sargento Mor Joaquim Silvério Marques e Ana Luiza Ferreira, família “Manoel e Bento Ferreira de Brito”.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 21-02-1846 Joaquim Silverio Marques f. do S.M. Joaquim Silverio Marques e D. Ana Luiza Ferreira = cc Leopoldina Veridiana Candida f. Jose Ferreira da Costa e D. Humbelina Maria de Jesus TT João Daniel Ferreira e Manoel de Castro Ribeiro (pesq. Silvia Buttros)

 

2-3-3 João, aos 01-04-1799.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 01-04-1799 Carmo do Japão, João, f.l. Antonio de Crasto Nunes e Maria Zeferina(sic) da Cunha, padr.: João Martins Barreiros e Ana Teresa de Jesus.

2-3-4 Ana, em 24-03-1801. Ana Zeferina de Aguiar aos 10-05-1823 casou com Silvério Rodrigues Lagares, natural de Itabira do Campo, exposto

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-03-1801 Japão, Ana, f.l. Antonio de Crasto Nunes e Maria Zeferina da Cunha, padr.: Jose Gonçalves de Aguiar, e Francisca, solteira.

 

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 10-05-1823 Silvério Rodrigues Lagares, nat. de Itabira do Campo, e exposto em casa de José Pereira Rocha = cc Ana Zeferina de Aguiar, nat. de Itabira do Campo, e f. de Antônio de Castro Nunes e de Maria Zeferina de Aguiar (pesq. Silvia Buttros)

2-3-5 Maria, em 21-12-1802. Maria Gonçalves de Aguiar aos 27-10-1825 casou com Francisco José Ferreira, filho de Francisco José Ferreira e de Maria de Oliveira

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-12-1802 Japão, Maria, f.l. Antonio de Crasto Nunes e Maria Zeferina da Cunha, padr.: Jose Gonçalves Cruz, morador no Claudio, e Maria Teixeira da aplicação da Sra. do Carmo do Japão.

 

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 27-10-1825 Francisco José Ferreira, nat. Dores e f. de Francisco José Ferreira e de Maria de Oliveira = cc Maria Gonçalves de Aguiar, nat. Dores e f. de Antônio de Castro Nunes e de Maria Zeferina (pesq. Silvia Buttros).

2-3-6 Manoel, em 14-01-1806. Manoel de Castro Ribeiro, aos 09-07-1838 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau da linha transversal desigual, casou com Laurinda Cândida Ferreira filha de José Ferreira da Costa e Umbelina Maria de Jesus, 2-3-2-1 supra.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-01-1806 Japão, Manoel. f.l. Antonio de Crasto Nunes e Maria Zeferina da Cunha, par.: Genoveva, solteira, todos desta aplicação.

 

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores 09-07-1838 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2 grau da linha transversal desigual, Manoel de Castro Ribeiro, f. de Antônio de Castro Nunes e de Maria Zeferina = cc Laurinda Cândida Ferreira, f. de José Ferreira da Costa e Umbelina Maria de Jesus, brancos. TT Joaquim de Oliveira Barros e Cap. Manoel Pereira da Fonseca.

2-3-7 Luiza Zeferina de Aguiar aos 04-07-1827 casou com Bonifácio Fernandes Fialho, natural de Dores, exposto em casa do Cap. Joaquim Fernandes Martins

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 4-7-1827 Bonifácio Fernandes Fialho, nat. de Dores, exposto em casa do Cap. Joaquim Fernandes Martins, = cc Luísa Zeferina de Aguiar, nat. de Dores, f. de Antônio de Castro Nunes e de Maria Zeferina (pesq. Silvia Buttros).

2-4 Ana, em 09-07-1776.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-07-1776 Passatempo, Ana, f.l. Manoel de Barcellos de Aguiar e Maria Glz da Cunha, padr.: Tome Vieira de Brito, casado da freg. de S. Bento do Tamandua, e Teresa Maria de Jesus solteira f.l. de Manoel Glz da Cunha desta freguesia.

2-5 Antonio, em 26-08-1777.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-08-1777 Passatempo, Antonio, f.l. Manoel Barcellos de Aguiar e Maria Glz da Cunha, padr.: Manoel Gonçalves da Cunha e Joana Vitoria mulher de Bartolomeu da Silveira todos desta freguesia.

2-6 Teresa, em 23-05-1779.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 23-05-1779 S. João Batista, Teresa, f.l. Manoel de Barcellos de Aguiar e Maria Gonçalves da Cunha, parda, padr.: Bartolomeu da Silveira Machado e s/m Joana Vitoria de Jesus.

2-7 João Gonçalves de Aguiar, batizado aos 10-05-1781. Aos 21-08-1805 casou com Emerenciana da Silva Nery, natural de Curral del Rei e filha de Antonio Lourenço Monteiro e Ana Maria da Silva. Pais de, q.d.:

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 10-05-1781 ermida S. João Batista, João, f.l. Manoel de Barcellos e Maria Gonçalves, padr.: Jose de Medeiros? ---- e Maria da Rosa mulher de Manoel Gonçalves da Cunha.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 21-08-1805 Japão; João Gonçalves de Aguiar, f.l. Manoel Barcellos de Aguiar e Maria Gonçalves da Cunha,  n/b Passatempo; cc Emerenciana da Silva Nery, f.l. Antonio Lourenço Monteiro e Ana Maria da Silva, n/b cap. S. Sebastião do Ititiaya da freg. do Curral de El Rey; test.: Revdo João Bernardes da Silveira e Jose Gonçalves da Cunha.

 

2-7-1 Antonio, batizado aos 08-03-1807.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-03-1807 Japão, Antonio, f.l. João Gonçalves de Aguiar e Emerenciana da Silva Nunes, padr.: Antonio Lourenço Monteiro e Maria Gonçalves da Cunha, todos desta aplicação.

2-7-2 Joana, aos 22-01-1809.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 22-01-1809 Japão, Joana, f.l. João Gonçalves de Aguiar e Emerenciana da Silva N-nez, padr.: Francisco Gonçalves de Aguiar e Joana Rosa de Jesus.

 

2-8 Francisca, batizada em 20-02-1782.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-02-1782 Passatempo, Francisca, f.l. Manoel de Barcellos e Maria Gonçalves da Cunha, padr.: Manoel Jose dos Santos e s/m Francisca Teresa.

2-9 Luiza, em 1783. Luiza Gonçalves da Cunha aos 18-02-1804 casou com Manoel Pereira da Fonseca, batizado em 26-08-1782, filho do Furriel Manoel Pereira da Fonseca e Antonia Maria de Oliveira.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos,  ano de 1783 cap. Japão, Luiza, f.l. Manoel de Barcellos de Aguiar e Maria Gonçalves da Cunha, padr.: João Alves Landim e Genoveva Teresa da Cunha mulher de Francisco Jose da Silva. Vila de S. Jose 21-01-1804.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 18-02-1804 Japão; Manoel Pereira da Fonseca, f.l. Manoel Pereira da Fonseca e Antonia Maria de Oliveira, n/b cap. Claudio; cc Luiza Gonçalves, f.l. Manoel Barcellos de Aguiar e Maria Gonçalves da Cunha, n/b cap. Japão; test.: Ten. Antonio Machado Rodrigues e Antonio de Crasto Nunes.

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-08-1782 Claudio, Manoel, f.l. Furriel Manoel Pereira da Fonseca e Antonia Maria de Oliveira, padr.: João Alvares da Costa, solteiro e Francisca Clara, filha do Cap. João Teixeira Alvares.

Pais de, q.d.:

2-9-1 Maria, batizada em 04-11-1808.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-11-1808 Japão, Maria, f.l. Manoel Pereira da Fonseca e Luiza Gonçalves da Cunha, padr.: Jose Gonçalves da Cunha e Genoveva Gonçalves da Cunha.

2-10 Francisco, aos 13-08-1787

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 13-08-1787 Ermida da Sra do Carmo do Japão, Francisco, f.l. Manoel de Barcellos de Aguiar e Maria Gonçalves da Cunha, padr.: Ten. Manoel da Costa Pereira e Izabel Gonçalves da Cunha, todos da dita aplicação

2-11 Joaquim, batizado aos 25-12-1788 ou 02-01-1789.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 25-12-1788 Japão o Revdo. D.os da Costa Per.ª batizou, Joaquim, f.l. Manoel de Barcellos de Aguiar e Maria Gonçalves da Cunha, padr.: Alf. Manoel da Costa Ribeiro e Ana Ter.ª de Jesus.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 02-01-1789 Carmo do Japão o Revdo. D.os da Costa Pereira batizou, Joaquim, f.l. Manoel de Barcellos de Aguiar e Maria Glz da Cunha, padr.: Manoel da Costa Ribeiro, e Ana Teresa de Jesus.

2-12 Genoveva Maria da Cunha, batizada aos 28-04-1791 em Tiradentes onde aos 29-06-1814 casou com Francisco Pereira da Fonseca, batizado em 29-07-1787, filho do Furriel Manoel Pereira da Fonseca e Antonia Maria de Oliveira.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 28-04-1791 Japão, Genoveva, f.l. Manoel de Barcellos e Maria Gonçalves, padr.: Antonio Machado Rodrigues e Ana Vieira mulher de Antonio Coelho.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 29-06-1814 Japão; Francisco Pereira da Fonseca, f.l. Manoel Pereira da Fonseca e Antonia Maria de Oliveira; cc Genoveva Maria da Cunha, f.l. Manoel de Barcellos de Aguiar e Maria Gonçalves da Cunha. Ambos os contraentes nts/bts nesta freg.; test.: Revdo João Bernardes da Silveira e Revdo Francisco Gonçalves de Aguiar.

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-07-1787 Claudio, Francisco, f.l. Furriel Manoel Pereira da Fonseca e Antonia Maria de Oliveira, padr.: Matheus Homem Borges e sua mãe D. Catarina Tomasia de Sene, todos desta freguesia.

3- Francisca Teresa Gonçalves da Cunha, batizada aos 05-09-1753. Casada com Manoel José dos Santos, filho de Antonio Marques dos Santos e Catarina Vicência de Jesus. Geração na família “Antonio Marques dos Santos”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-09-1753 Passatempo, Francisca, f.l. Manoel Gonçalves da Cunha e de Maria Moreira, padr.: João Dias Braga e Maria do Nascimento filha de Pedro da Cunha.

 

4- Ana Rosa da Cunha, batizada em 18-05-1765. Casou com Manoel Antonio da Silva. Pais de, q.d.:

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos,  aos 18-05-1765 nasceu e foi batizado aos 26 de maio do dito ano na capela nova da Sra do Desterro filial desta matriz da vila de S. Jose, Ana, f.l. Manoel Gonçalves da Cunha e Maria da Rosa Moreira, padr.: João Dias Braga, solteiro e Cristina Barbosa mulher de João Pinto. 04-01-1783.

4-1 Ana, batizada em 1784.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos,  em o ano de 1784 cap. Japão, Ana, f.l. de Manoel Antonio da Silva e Ana Rosa da Cunha, padr.: Manoel Jose dos Santos e Rosa Gonçalves da Cunha, todos da dita aplicação. Vila de S. José 09-10-1813.

4-2 Manoel, batizado aos 12-09-1790

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-09-1790 Japão, Manoel f.l. Manoel Antonio da Silva e Ana Rosa da Cunha, padr.: Jose Gonçalves da Cunha, e Maria Gonçalves mulher de Manoel de Barcellos.

4-3 Ana Antonia, madrinha em 1799 juntamente com o pai.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 16-12-1799 Passatempo, Rosa, f.l. Francisco Fernandes Fialho e Roza Gonçalves da Cunha, padr.: Manoel Antonio da Silva e s/filha Ana Antonia moradores na aplicação da capela do Japão.

4-4 Constancia, aos 09-09-1794.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-09-1794 Passatempo, Constancia n. 26-08, f.l. Manoel Antonio da Silva e Ana Rosa da Cunha, moradores na acolicação da capela do Japão, padr.: Jose Antonio da Silva, solteiro e Maria Joaquina da Silva, moradores na aplicação da dita capela.

4-5 Antonio, batizado aos 04-08-1799.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-08-1799 Japão, Antonio, f.l. Manoel Antonio da Silva e Ana Roza da Cunha, padr.: o Revdo. Jose Pereira Guimarães e Manoel Jose dos Santos com pp do Alf. Francisco dos Santos L ?????

5- Teresa Maria Gonçalves da Cunha, batizada em 19-08-1757, casada com Antonio Rodrigues dos Santos.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-08-1757 Passatempo, Teresa, f.l. Manoel Gonçalves da Cunha e Maria Rosa Moreira, padr.: Carlos Machado de Menezes, solteiro.

Pais de, q.d.:

5-1 Antonio, batizado em 09-11-1791.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-11-1791 Japão, Antonio, f.l. Antonio Rodrigues e Teresa Gonçalves, padr.: Jose Gonçalves da Cunha e Izabel Gonçalves

5-2 Manoel, aos 06-07-1794

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 06-07-1794 Passatempo, Manoel n. 28-06, f.l. Antonio Rodrigues dos Santos e Teresa Maria Gonçalves da Cunha, moradores na aplicação da capela do Japão, padr.: Antonio Gonçalves de Crasto e Gertrudes Pacheca, moradores na dita aplicação do Passatempo.

5-3 filho, batizado em 11-07-1796.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 11-07-1796 Passatempo, [obs.: não colocaram o nome do batizado) nascido aos 23, filho leg, Antonio Rodrigues dos Santos e Gertrudes Pacheca digo e de s/mulher Teresa Alvares da Cunha, padr.: Antonio Gonçalves de Castro e s/m Gertrudes Pacheca todos da dita aplicação.

5-4 João, em 04-02-1798

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-02-1798 S. João Batista, João, f.l. Antonio Rodrigues dos Santos e Teresa Gonçalves da Cunha, padr.: Jose Antonio da Cunha, digo da Silva, e Rosa Joaquina da Silva.

6- Rosa Gonçalves da Cunha, batizada aos 21-03-1759. Aos 09-09-1794 casou em Oliveira com Francisco Fernandes Fialho, batizado aos 01-01-1770, filho de Manoel Fernandes Fialho e Ana Maria Dias.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-03-1759 Passatempo, Rosa, f.l. Manoel Gonçalves da Cunha e Maria Rosa Moreira, padr.: Capelão Joseph Luiz Cardoso.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 09-09-1794; Passatempo; Francisco Fernandes Fialho; f. Manoel Fernandes Fialho e Ana Maria Dias; n. São José del Rei; cc. Rosa Gonçalves da Cunha; f. Alferes Manoel Gonçalves da Cunha e Maria da Rosa Moreira; n. São José del Rei;

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 01-11-1770 Oliveira, Francisco, f.l. Manoel Fernandes Fialho e Ana Maria Dias, padr.: Manoel Leal Alamam e s/m Antonia de Jesus.

 

Pais de, q.d.:

6-1 Francisco, batizado em Dezembro de 1795.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21(?)-12-1795 Passatempo, Francisco n. aos -- do dito mes e ano, f.l. Francisco Fernandes Fialho e Rosa Gonçalves da Cunha, padr.: Jose Antonio da Silva e Maria Gonçalves da Cunha.

6-2 Maria, aos 05-02-1798.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-02-1798 Passatempo, Maria n. aos 10-01, f.l. Francisco Fernandes Fialho e Rosa Gonçalves da Cunha, padr.: Manoel Joaquim Gonçalves e Luiza Gonçalves da Cunha mulher de João Martins de Aguiar

6-3 Rosa, batizada aos 16-12-1799

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 16-12-1799 Passatempo, Rosa, f.l. Francisco Fernandes Fialho e Roza Gonçalves da Cunha, padr.: Manoel Antonio da Silva e s/filha Ana Antonia moradores na aplicação da capela do Japão.

6-4 Teodora, aos 11-04-1802. Teodora Fernandes da Conceição aos 25-09-1820 casou com João Gomes de Almeida, natural de Itabira do Campo, filho natural de Izabel Maria de Jesus.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 11-04-1802 Passatempo, Teodora, br., f.l. Francisco Fernandes Fialho e Roza Gonçalves da Cunha, padr.: Revdo. Luiz Jose de Oliveira e Ana Maria Dias filha leg. de Manoel Fernandes Fialho.

 

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 25-09-1820 João Gomes de Almeida, nat. de Itabira do Campo, e f. nat de Isabel Maria de Jesus = cc Teodora Fernandes da Conceição, nat. Vila de S.José, f. de Francisco Fernandes Fialho e de Rosa Gonçalves da Cunha.

6-5 Francisca, aos 20-11-1803.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-11-1803 Passatempo, Francisca, f.l. Francisco Fernandes Fialho e Rosa Gonçalves da Cunha, padr.: Manoel Fernandes Fialho e Dorotea Ferreira do Nascimento, filha de Simão Ferreira, todos desta aplicação.

 

6-6 Maria Teodora do Nascimento, natural de Tiradentes. Aos 24-11-1826 casou com Luiz de Araújo Rabelo, filho de Francisco de Araújo Rabelo e de Luiza Antonia de Camargos

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 24-11-1826 Luís de Araújo Rabelo, nat. Lavras e f. de Francisco de Araújo Rabelo e de Luísa Antônia de Camargos e Maria Teodora do Nascimento, nat. Vila S. José e f. de Francisco Fernandes Fialho e de Rosa Gonçalves da Cunha (pesq. Silvia Buttros)

          Pais de, q.d.:

6-6-1 Marcelina, batizada em 23-07-1830.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 23-07-1830 bat Marcelina, f.l. Luiz de Araujo Rabello e Maria Teodora, padr.: João Gomes de Almeida e Teodora Frz da Conceição;

6-6-2 Ana Luiza de Araújo aos 03-11-1844 casou com Joaquim José Coimbra, filho de Francisco José Coimbra e Ana Francisca de Jesus.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 03-11-1844 Joaquim Jose Quimbra f Francisco Jose Quimbra e Ana Francisca de Jesus = cc Ana Luiza de Araujo f Luiz de Araujo Rabello e Maria Teodora do Nascimento ja falecidos TT João Gomes de Almeida e Francisco de Paula Fialho

7- Genoveva Maria de Jesus, batizada aos 26-10-1762, casada com Francisco José da Silva.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-10-1762 Passatempo, Genovefa, f.l. Manoel Gonçalves da Cunha e Maria da Rosa Moreira, padr.: Joseph Antonio da Fonseca e s/m Teresa Madalena.

 

8- Luiza Gonçalves da Cunha, batizada aos 13-02-1765, casada com João Martins de Aguiar, filho de Antonio Marques dos Santos e Catarina Vicencia de Jesus. Geração na família “Antonio Marques dos Santos”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 13-02-1765 Passatempo, Luiza, f.l. Manoel Gonçalves da Cunha e Maria da Rosa Moreira, padr.: Francisco Lourenço, solteiro e Maria Angelica mulher de Domingos Fernandes Barandas.

 

9- Izabel Maria de Jesus, batizada aos 27-01-1767, casada com Domingos Alves da Silva.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 27-01-1767 Passatempo, Izabel, f.l. de Manoel da Cunha e Maria da Rosa Moreira, padr.: Joseph de Medeiros ---- e Josepha Inacia mulher de Francisco da Costa Fagundes.

Tiveram filhos batizados em Tiradentes, q.d.:

9-1 Antonio, aos 05-05-1800

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-05-1800 Japão, Antonio, f.l. Domingos Alves da Silva e Izabel Maria de Jesus, padr.: Antonio Alves Correa e s/m Vicencia Gonçalves de Moura, moradora no Passatemo, todos desta freguesia.

9-2 Ana, aos 17-08-1801.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 17-08-1801 Japão, Ana, f.l. Domingos Alves da Silva e Izabel Maria de Jesus, padr.: Manoel Jose Rodrigues.

9-3 Joaquim, aos 13-09-1802.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 13-09-1802 Japão, Joaquim, f.l. Domingos Alves da Silva e Izabel Maria de Jesus, padr.: Manoel Jose dos Santos e Francisca Teresa.

9-4 Maria, aos 22-11-1803.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 22-11-1803 Japão, Maria, f.l. Domingos Alves da Silva e Izabel Maria de Jesus, padr.: Jose Gonçalves de Aguiar e Maria Gonçalves da Cunha.

9-5 Silvéria, aos 09-12-1804.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-12-1804 Japão, Silveria, f.l. Domingos Alves da Silva e Izabel Maria de Jesus, padr.: Manoel Antonio da Silva e Ana Rosa da Cunha.

9-6 Teodora, aos 19-03-1806.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-03-1806 Japão, Teodora, f.l. Domingos Alves da Silva e Izabel Maria de Jesus, padr.: Manoel Jose dos Santos e Francisca Teresa.

9-7 Manoel, aos 05-04-1807

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-04-1807 Japão, Manoel, f.l. Domingos Alves da Silva e Izabel Maria de Jesus, padr.: Alf. João Miz dos Santos(sic) e s/m Luiza Gonçalves da Cunha.

9-8 Francisco, aos 26-04-1808.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-04-1808 Japão, Francisco, f.l. Domingos Alves da Silva e Izabel Maria de Jesus, padr.: Silvestre Jose, moço, e Joana Silveria de Jesus, todos desta aplicação.