PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Manoel Francisco de Freitas

(atualizado em 22-março-2017)

 

Bartyra Sette

 

Manoel Francisco de Freitas nasceu na freguesia de S. Mamede de Canellas de Entre ambos os Rios Bispado do Porto, filho de Manoel Francisco e de Maria Francisca, da mesma freguesia.

 

Casou na terra com Maria Batista Torres, natural da freguesia de S. Pedro de Paraiba do Caminho Novo das Minas(*), filha de João Batista Torres, natural do Bairro Alto da cidade de Lisboa e de Verissima Leme de Barros da freguesia de S. Pedro da Paraiba Bispado do Rio de Janeiro.

(*Paraiba do Sul-RJ capela de Santa Virgem e dos apostolos S. Pedro e S. Paulo)

 

Foram moradores nas Minas onde encontramos os filhos:

 

1- Manoel Francisco de Freitas, natural de Barbacena. Em São João del Rei aos 16-11-1772 casou com Maria Joaquina, natural de Aiuruoca, filha de Joaquim dias e Rosa Rodrigues.

São João del Rei, MG matrimônios - aos 16-11-1772 na igreja matriz de São João del Rei, na presença das testemunhas abaixo assinadas, se casarão Manoel Francisco de Freitas natural e batizado na freguesia de N. Sra da Piedade da Borda do Campo, fl de Manoel Francisco de Freitas e de Maria Batista Torres e Maria Joaquina natural da freguesia de Ayuruoca desta comarca, fl. de Joaquim Dias e de Rosa Rodrigues (pesq. Adilson José Rodrigues)..

 

2- Antonio Francisco de Freitas, natural de Guarapiranga-MG. Em Barbacena aos 11-02-1777 casou com Ana Maria de Mendonça, de quem foi o primeiro marido, filha de Manoel Furtado de Mendonça e sua primeira mulher Maria Duarte. Geração na família Antonio Duarte Pereira, sargento mor, neste site.

Barbacena, MG matrimônios - aos 11-02-1777 na igreja matriz de Piedade da Borda do Campo, Antonio Fran.co de Freitas f.l. Manoel Francisco de Freitas e Maria Batista, n/b freg.a de N. Sr.a da Conc.am de Guarapiranga, com Ana Maria de Mendonça, f.l. de Manoel Furtado de Mendonça e Maria Duarte n/b nesta freguesia; testemunhas: Antonio José Roiz. e Manoel Roiz.Tavares (pesq. Adilson José Rodrigues).

 

3- Leonor batizada em Barbacena-MG em 09-06-1749.

Barbacena, MG aos 09-06-1749 na capela de Sto Antonio da Bertioga bat a Leonor, f.l. de Manoel Francisco de Freitas, natural de S. Mamede de Canellas Bispado do Porto e de s/m Maria Baptista, natural da freguesia de S. Pedro deste Caminho Novo das Minas, neta paterna de Manoel Francisco e de Maria Francisca da dita freguesia, e materna de João Baptista Torres, natural de Lx.ª. Nasceu aos trinta de maio deste dito ano e foram padrinhos Manoel de Barros e Izabel Soares, todos desta freguesia.

 

4- Joaquim batizado em 09-09-1750.

Barbacena, MG aos 09-09-1750 na capela de Sta Rita, filial desta matriz, bat a Joachim, f.l. de Manoel Francisco de Freitas, natural de S. Mamede de Canellas de Entre ambos os Rios Bispado do Porto e de Maria Baptista natural da freguesia de S. Pedro de Paraiba, avós paternos Manoel Francisco da freguesia de Sam Mamede de entre ambos os Rios e Maria Francisca da mesma, avós maternos João Baptista Torres do Bairro Alto da cidade de Lx.ª, e de Verissima Leme de Barros da freguesia de S. Pedro da Paraiba Bispado do Rio de Janeiro. Foram padrinhos Mathias Roiz e Perpetua Cardoza.

 

5- Maria Francisca de São José, natural de Barbacena. Casou com Manoel Antonio de Amorim, natural da freguesia do Monte Redondo Arc. de Braga, filho de Domingos de Amorim e de Sebastiana de Siqueira.

          Pais de, q.d.:

5-1 Antonia, batizada em 22-02-1770.

Barbacena, MG aos 22-02-1770 na capela de Santa Rita bat a Antonia, f.l. de Manoel Antonio, natural da freguesia do Monte Redondo, ---- de Arcos Arc. de Braga, e Maria Francisca de S. Jose, natural desta freguesia de N. S. da Piedade da Borda do Campo, neta paterna de Domingos de Amorim e de Sebastiana de Siqueira, e neta materna de Manoel Francisco de Freitas e de Maria Batista. Foram padrinhos Pedro de Almeida, e Leonor tia da inocente.

5-2 Francisco batizado em 24-06-1771.

Barbacena, MG aos 24-06-1771 na capela de Santa Rita bat a Francisco, f.l. de Manoel Antonio de Amorim e de Maria Francisca de S. Jose; foram padrinhos Francisco de Almeida e Maria Baptista mulher de Manoel Francisco de Freitas.

5-3 Custodia em 20-11-1777.

Barbacena, MG aos 20-11-1777 na capela da Piedade da Borda do Campo bat a Custódia, fl. de Manoel Antônio de Amorim e de sua mulher Maria Francisca.  Foram padrinhos Manoel Francisco de Freitas e Antónia Maria mulher de Francisco Coelho. Nasceo aos dez dias do dito mes e ano (pesquisa: Adilson José Rodrigues).

 

6- Francisca Maria casou com João Ribeiro, filho de João Ribeiro e Maria Teixeira naturais da freguesia de Santo Adrião Bispado do Porto

Pais de, pelo menos:

6-1 José batizado na capela de Bertioga aos 18-12-1772.

Barbacena, MG 18-12-1772 na capela de Sto Antonio de Bertioga bat a Jose, f.l. de João Ribeiro e de Francisca Maria, npaterno de João Ribeiro e Maria Teixeira naturais da freguesia de Santo Adrião Bispado do Porto, nmaterno de Manoel Francisco de Freitas e Maria Batista Torres. Foram padrinhos Antonio Francisco, solteiro, e Maria Batista, casada, todos desta freguesia. Nasceu no dia 19 de novembro do dito ano.

6-2 Manoel em 18-10-1774.

Barbacena, MG aos 18-10-1774 na capela de Santa Rita, filial da matriz da Borda do Campo, bat a Manoel fl. de José Ribeiro Pereira e de sua mulher Francisca Maria de Freitas. Foram padrinhos, Manoel Francisco de Freitas e Maria Francisca, mulher de Manoel Antônio de Amorim. Nasceu no dia oito do dito mes e ano (pesquisa: Adilson José Rodrigues).

 

7- Gonçalo Francisco de Freitas, natural de Barbacena. Em São João del Rei aos 03-07-1786 casou com Maria Antonia do Espírito SAnto, dai natural, filha de João de Andrade e Helena Maria da Cruz.

São João del Rei, MG matrimônios - aos 03-07-1786 nesta matriz na presença das testemunhas Antônio Gonçalves Cerqueira e Francisca da Trindade, se casarão Gonçalo Francisco de Freitas fl de Manoel Francisco de Freitas e de Maria Batista, natural da freguesia da Borda do Campo e Maria  Antónia do Espírito Santo, fl de Joam de Andrade de Meneses(sic) e de Helena Maria da Cruz natural desta Villa (pesquisa: Adilson José Rodrigues).

Pais de, pelo menos:

7-1 Florentina Maria do Nascimento, aos 20-08-1809, casou com Antonio Marques de Abranxes, filho de Francisco da Silveira e Catarina Maria.

São João del Rei, MG aos 20-08-1809 na capela da Piedade, filial desta matriz de S.J.d.R. se casarão Antônio Marques de Abranxes, fl de Francisco da Silveira e de Catherina Maria desta freguesia de São João e batizado na freguesia das Lavras e Florentina Maria do Nascimento, fl. de Gonçalo Francisco de Freitas e de Maria Antónia do Espírito Santo, natural e batizada na capela da Piedade desta freguesia.  Testemunhas, José Coelho de Souza e José Teixeira de Carvalho (pesquisa: Adilson José Rodrigues)