PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Manoel Francisco Guimarães

(atualizado em 01-março-2016)

 

 

Bartyra Sette

 

 

Tenente Manoel Francisco Guimarães, nasceu aos 24-11-1718 em S. Martinho de Arnil, Concelho de Fafe, Arcebispado de Braga, filho de Antonio Francisco e Maria Durães, casados aos 02-05-1800, neto paterno de João Francisco e de sua mulher Maria Pires, do lugar de Oiteiro da freguesia de São Martinho de Silvares, neto materno de Pedro Durães e de sua mulher Maria Gonçalves do lugar de Mures da dita freguesia de São Martinho de Armil.

Arquivo Ditrital de Braga - Livro de Batizados da freguesia de São Martinho de Armil, Concelho de Fafe - Manoel, f.l. de Manoel Francisco e de sua mulher Maria Duramis fregueses desta Igreja de Sam Martinho de Armil, do lugar de Mures. Nasceu aos 24/11/1718, e foi batizado aos 27/11/1718. Foram padrinhos Manoel Soares da Maya do lugar da Carvalhada, e Catherina Duramis do lugar de Abragam e foram testemunhas Manoel Soares do Lameiro, e Manoel Soares do Sobrado. Todos desta freguesia (pesq. Silvia Buttros).

 

Arquivo Ditrital de Braga - Casamento. Aos 02/05/1700, Antonio Franscisquo, f.l. de João Francisquo e de sua mulher Maria Pires, do lugar de Oiteiro da freguesia de São Martinho de Silvares, com Maria Durães, f.l. de Pedro Durães e de sua mulher Maria Gls. do lugar de Mures desta freg.a de São Martinho de Armil procedendo os banhos nesta freg.a e na de São Martinho de Silvares. Foram testemunhas o Capitão Ignatio Soares e seus f.o M.el Soares, Fr.co de São Payo do assento (pesq. Silvia Buttros).

 

Casou-se com Vitória Maria de Jesus, batizada aos 01-07-1742 em Ouro Branco-MG, filha de Francisco Gomes Xavier, do Patriarcado de Lisboa e de Maria da Conceição, natural de Santo Antonio da Itatiaia, neta paterna de Francisco Gomes e Maria Vogada e neta materna de Micaela Cardosa.

Ouro Branco, MG aos 01-07-1742 nesta matriz bat a Vitoria Maria, f.l. Francisco Gomes Xavier, de alcunha o "malhado" que vive de meneirar e Maria da Conceição, padr.:  Cap. Francisco Rodrigues Villarinho e Antonia Lopes mulher de Manoel Pacheco todos desta freguesia. Declarou o dito pai da batizada ser natural e batizado na freguesia de N. Sra da Consolação na vila e Castelo de Cezimbra do Patriarcado de Lisboa, filho leg. de Francisco Gomes e Maria Vogada da mesma vila e patriarcado e a mãe da batizada é natural da freguesia de Santo Antonio da Itatiaya deste bispado nas minas gerais, filha natural de Micaela Cardosa e pai incognito.

 

Foram irmãos inteiros de Vitória Maria de Jesus:

- Maria Rosa do Rosário casou com José Francisco Baião, filho de Manoel Monteiro e Monica de Souza naturais da freguesia de Santa Cruz do Douro Bispado do Porto. Com geração.

Ouro Branco, MG Igreja Santo Antonio aos 02-05-1762 nesta matriz de Santo Antonio do Ouro Branco bat Joseph nascido nesta mesma freguesia, f.l. Joseph Francisco Bayão e Maria Rosa do Rosario moradores na freguesia dos Carijos, neto paterno Manoel Monteiro e Monica de Souza naturais da fregesia de Santa Cruz do Douro Bispado do Porto, e neto materno de Francisco Gomes Xavier, natural da vila de Sezimbra do Patriarcado de Lisboa e Maria da Conceição natural desta freguesia. Padrinhos o Licenciado Manoel dos Reis, casado e sua enteada Ignacia Maria, solteira todos moradores nesta freguesia. (pesq. Diego Duque Guimarães)

- Vitorino Gomes Xavier casou com Helena Maria da Paz, filha de Pedro de Moraes Cavalcante e Joana da Cunha de Jesus Maria, neta paterna de Pedro de Moraes Cavalcanti e Maria Correa da Paz, neta materna de Francisco Rodrigues Limão e Francisca Tavares. Geração em “Aportes à GP: Francisca Tavares - SL V, 94, 4-2”.

 

Tenente Manoel faleceu com testamento em 12-08-1771 e foi inventariado por Vitória em 17-04-1773. Vitória faleceu aos 07-09-1800 em Serranos-MG onde tinha casa no arraial. Seu inventário foi aberto aos 26-11 do mesmo ano pela filha Felícia (inventários neste site).

 

Em seu testamento, Vitória citou três filhas havidas de seu casamento porém Joaquim de Araújo Sampaio, por cabeça de sua mulher, tentou interromper o processo porque, segundo ele, sua mulher era filha da falecida e queria se habilitar à herança. A petição foi negada porque Vitória não citou essa “filha” em seu testamento.

 

Foram três as filhas do casal, citadas em testamento por Manoel e por Vitória:

- Luiza Francisca de Jesus

- Felícia Francisca de Jesus

- Ana Francisca de Jesus

 

1- Luiza Francisca de Jesus, batizada em Ouro Branco-MG aos 24-03-1763. Com 11 anos em 1773 e 38 anos em 1800. Casou durante o inventário paterno com Antonio Lopes da Lavra. Em 1800 estava casada com o Alferes José Gonçalves Silva.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 24-03-1763 nsta matriz bat a Luiza, f.l. Manoel Francisco Guimarães e Vitoria Maria, npaterna de Antonio Franciscao nat da freg. de Silvares e Maria Duraens nat. da freg. de S. Martinho de Armil e nela moradores todos do Arc. Braga, neta materna de Francisco Gomes Xavier natural da vila de Sezimbra Patriarcado de Lisboa e Maria da Conceição natural desta freguesia do Ouro Branco. Padr.: o Lic. Manoel dos Reis e s/m Maria da Conceição.

 

Depois de disponibilizado este estudo recebemos, por gentileza da autora, o livro:

BUTTROS, Sílvia, “Família Fleming”, Três Corações, Exelcior Gráfica, 2006

São 363 páginas que trazem documentos e a descendência deste casal através de sua única filha.

 

Segundo pesquisas da autora, Luiza Francisca nasceu em Ouro Branco e faleceu no Embau (Lorena-SP) aos 18-03-1825 com testamento assinado em 21-07-1823. Nele declarou naturalidade, filiação e seus dois casamentos. Casou primeira vez com o Sargento Mor Antonio Lopes de Lavre, natural de Guaratinguetá-SP, filho de André Lopes da Lavra, natural da Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores e Maria da Graça de Jesus, natural de Pindamonhangaba-SP. Segunda vez estava casada com o Capitão José Gonçalves da Silva, sem geração destas núpcias.

          Segundo seu testamento, arquivado no Museu de Cruzeiro-SP, Luiza e o Sargento Mor Antonio tiveram a filha única:

1-1 Claudiana Esméria Lavra de Jesus, batizada em Lorena-SP aos 28-02-1782. Em Lorena aos 15-05-1801 casou com o Capitão João Joaquim Fleming, nascido em Dublin, Irlanda, filho de Jorge Fleming e Margarida Hawkins.

          Claudiana e Capitão João Joaquim Fleming tiveram quatorze filhos, e são o casal tronco da família Fleming no Brasil, cuja ascendência e geração estão documentadas no livro supra citado.

 

2- Felícia Francisca de Jesus, batizada em Ouro Branco aos 19-11-1764. Com 8 anos em 1773 e 36 anos em 1800.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 19-11-1764 nesta matriz nat a Felicia n. aos 04, f.l. Manoel Francisco Guimarães e Vitoria Maria de Jesus, padr.: João Fernandes Guimarães, solteiro viandante por pp ao Lic. Manoel dos Reis, e Inacia Maria, solteira. Neta paterna de Antonio Francisco e s/m Maria Duraens nts da freg. de S. Martinho de Armil Arc, Braga  e pela materna de Francisco Gomes Xavier nb. da vila de Sezimbra Patriarcado de Lisvoa e de s/;m Maria da Conceição desta freguesia de Ouro Branco.

 

Aos 04-08-1778 casou com Lourenço Martins Coelho, filho de Francisco Martins Coelho, natural da Ilha Terceira e Luzia Ignacia de Jesus (família “Francisco Martins Coelho”).  Lourenço já era falecido em 1800.

Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição aos 04-08-1778 na capela dos Serranos filial desta matriz, Lourenço Martins Coelho, f.l. Francisco Martins Coelhho e Lu[---lombada] Inacia de Jesus, n/b nesta freguesia = cc Felicia Francisca de Jesus, f.l. Ten. Manoel Francisco Guimarães e D. Vitoria Maria de Jesus, n/b na freg. Antonio Antonio do Ouro Branco.

 

Em Serranos aos 01-08-1802 Felícia casou-se com Domingos Manso de Oliveira, filho de outro e Ana Francisca, família “Nunes de Pontes”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 01 agosto 1802 Serranos - Domingos Manço de Oliveira, f.l. de Domingos Manço de Oliveira e Anna Francisca, n. e b. freg. Prados; c/ d. Felicia Francisca de Jesus, viuva de Lourenço Martins Coelho.

 

          Felícia faleceu aos 02-09-1825 com testamento registrado no Livro de Óbitos de Aiuruoca.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG  - 02 setembro 1825, quinquagenaria, c/tst. D. Felicia Francisca de Jesus, cc. Domingos Mansos d'Oliveira.

F. leg. de Manoel Francisco Guimarães e Vitoria Maria de Jesus, n. e b. freg. de Ouro Branco.

Fui cc. Lourenço Martins Coelho, 8 filhos: Manoel, Lourenço, Felisberto, Ignacio, Antonio, Lusia, Luciana, Vitoria.

Sou c2c com (rasgado), temos 2 filhos: Jose e Anna.

Testamenteiros: 1- m/filho Ignacio Martins Coelho; 2- m/genro Joaquim Pereira da Silva; 3- m/filho Jose Antonio de Oliveira.

texto:

-meus filhos: Luciana, Victoria e Antonio herdeiros no remanescente de minha terça. Serrano, 29 março 1824. Registro aos 12 --- 1825.

 

Felícia e Lourenço tiveram, segundo seu testamento, oito filhos:

2-1 Manoel Martins Coelho, batizado em Serranos aos 09-11-1780. Aos 27-01-1807 casou-se com Mariana Villela, filha de Antonio Villela de Cerqueira e Maria da Conceição. Geração na família “Villela”, Cap. 5.

2-2 Lourenço Martins Coelho casou-se, aos 05-10-1807 com Maria Teresa de Seixas, filha de Antonio de Seixas Ribeiro e Teresa Maria de Jesus. Geração na família “Os Carvalho Duarte” Cap. 9º, § 11º.

          Em 1824 Cap. Lourenço requereu dispensa para se casar com Damasia Felisbina de Castilho, filho de Simeão Moreira dos Santos (ou de Castilho) e Rosa Maria de Sixas, família “Antonio de Seixas Ribeiro”, neste site.

2-3 Felisberto Martins Coelho, em Barbacena aos 29-10-1810 casou com Maria Custódia de Jesus, filha de Manoel Pereira dos Santos, falecido em 08-11-1813 e de Rita Angélica da Silva falecida em 07-08-1828 e inventariada em 22-05-1829 (inventário neste site, colaboração de Adonias Ribeiro Franco e Adair Franco dos Reis).

(pesquisa: Silvia Buttros) Livro de Casamentos de Barbacena, MG. Aos 29/10/1810, Capela da Conceição da Ibitipoca, Felisberto Martins Coelho, f.l. de Lourenço Martins Coelho e de Felícia Francisca de Jesus, nat. e bat. na freg. da Aiuruoca; com Maria Custódia de Jesus, f.l. de Manoel Pereira dos Santos e de Rita Angélica, nat. e bat. nesta freguesia. Testemunhas: Joaquim Farto de Almeida e José Roiz. de Oliveira.

Barbacena, MG aos 08-11-1813 faleceu Manoel Pereira dos Santos cc Rita Angelica. Foi sepultado dentro da Capela da Sra da Conceição da Ibitipoca, filial desta matriz de Barbacena.

          Em 19-01-1824, viúvo, Felisberto casou segunda vez com Maria Vitória de Castro. filha de João Ferreira de Castro e Leonarda Maria - família “Bento Faleiro”, neste site.

Barbacena, MG matrimônios - aos 19-01-1824 na capela do Curral se receberam Felisberto Miz Coelho viúvo e Maria Victoria de Castro, f.l. de João Ferr.a de Castro e Leonarda Maria; testemunhas: Jose Francisco dos Santos e Severino Ferr.a de Castro (pesq. Adonias Ribeiro Franco)

          Maria Custódia foi representada no inventário materno pelos seis filhos de seu casal (situação em 22-05-1829):

2-3-1 Cândida Maria de Jesus casada com Severino Ferreira de Castro, moradores no julgado de São Domingos do Araxá, Vila de Paracatu e Príncipe

2-3-2 Ana Inácia de Jesus, 12 anos

2-3-3 Maria, 12 anos, gêmea

2-3-4 Antônio, 9 anos

2-3-5 Felisberto, 7 anos

2-3-6 Rita, seis anos

 

2-4 Inácio Martins Coelho, aos 14-06-1812, casou-se com Eleutéria Querubina Pereira, filha do Capitão Manoel Pereira e Sá e Maria Francisca. Geração na família “Antonio Vieira de Moraes’ cap 1º, §1º.

2-5 Antonio Martins Coelho, batizado em Serranos aos 31-05-1799, casou duas vezes. Em primeiras nupcias, dispensados do impedimento de consanguinidade com Ana Inocência de Jesus, batizada aos 04-08-1805, filha de Antonio Alves Fagundes e Joana Maria Inocencia, neta materna de Agostinho Fernandes e Ana Francisca de Jesus, por Ana bisneta de Francisco Martins Coelho e Luzia Inácia de Jesus já citados em 2 (processo matrimonial neste site)

          Antonio faleceu em Natércia-MG aos 10-03-1851 e foi inventariado no mesmo ano por sua viúva Maria Rita Fernandes com geração de ambos os matrimônios, situação em 1851 (inventário neste site):

Segundo seu inventário, neste site, Antonio e Ana tiveram (situação em 185)1:

 

2-5-1 Felícia casada com Justiniano Lourenço Fernandes;

2-5-2 Jose Martins Coelho, casado;

2-5-3 Maria Inocência de Jesus, casada com Pedro de Alcântara Pereira;

2-5-4 Catarina, “falecida depois do casamento do inventariado com ela inventariante e por isso a legitima materna deste herdeiro pertence a seus irmãos germanos”.

2-5-5 Antonio Martins Coelho, solteiro, 18 anos - "mentecapto e pateta".

 

Antonio e Maria Rita tiveram:

2-5-6 Fernando Martins Coelho, 15 anos;

2-5-7 Francisco Martins Coelho; 14 anos

2-5-8 Olimpio Martins Coelho; 12 anos

2-5-9 Domiciano Martins Coelho; 11 anos;

2-5-10 Joaquim Martins Coelho, 8 anos;

2-5-11 Jose Martins Coelho, 6 anos;

2-5-12 Vicente Martins Coelho, 1 ano e meio.

 

2-6 Luzia Inácia de Jesus, casou com José Bezerra de Almeida, filho do Alferes Tome Bezerra de Sá e Maria de Almeida Ramos. Geração na família “Antonio de Faria Moreira” cap. 1º, § 1º.

2-7 Luciana

2-8 Vitória

 

Felicia e Domingos tiveram dois filhos:

9- José Antonio de Oliveira, 3º testamenteiro materno.

10- Ana

 

3- Ana Francisca de Jesus, 4 anos em 1773 e 32 anos em 1800. Casou aos 17-09-1781 com o Tenente Domingos Fernandes Lima, filho de Antonio Fernandes Lima e Rita Maria de São José, família “Antonio Fernandes Lima”, neste site,

Aiuruoca, MG. Aos 17/09/1781, na Capela de Serranos, o Alferes Domingos Fernandes Lima, f.l. de Antônio Fernandes Lima e Rita Maria de São José, natural e batizado na freguesia da Borda do Campo, e Ana Francisca de Jesus, f.l. do Tenente Manoel Francisco Guimarães, e D. Vitória Maria de Jesus, natural e batizada nesta freguesia da Aiuruoca. Testemunhas: o Padre Francisco Monteiro Pereira, e o Juiz Ordinário João Ribeiro da Silva (pesq. Silvia Buttros).

          Ana Francisca e suas filhas foram herdeiras da terça materna:” O restante de minha terça à minha filha Ana Francisca de Jesus mulher de Domingos Fernandes Lima e as suas filhas”.