PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Manoel Dias Ladeira e Maria de Souza Caldas

(atualizado em 05-março-2017)

 

Bartyra Sette

 

 

Sargento Mor Manoel Dias Ladeira nasceu em S. Miguel Arcanjo de Fermelã Bispado de Coimbra, filho de Andre Dias Ladeira e Domingas Fernandes. Casou com Maria de Souza Caldas, natural de S. Gonçalo de Macacú-RJ, filha de Batista de Caldas Castro e Luisa de Souza Cordeiro (família “Souza-Caldas”).

 

Foram moradores em Prados-MG, onde batizaram filhos na primeira metade do século XVIII e onde ambos faleceram. Manoel faleceu com testamento em 19-10-1760. Declarou doze filhos de seu casal, nove machos e três fêmeas:

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição obitos aos 19 do mes de outubro de 1760 faleceu o Sarg. Mor Manoel Dias Ladeira, foi encomendado e sepultado nesta matriz. E fez seu testamento cujo teor é o seguinte: Em nome (...) aos --  do mês de Novembro, digo do mes de outubro de 1760 (...) faço este testamento na forma seguinte: (...) testamenteiros em 1º Maria de Souza Caldas, minha mulher, em 2º meu filho Manoel Dias Ladeira, em 3º meu filho Paschoal Dias Ladeira.

Sou natural da freguesia de S. Miguel Arcanjo de Fermelã Bispado de Coimbra, f.l. de Andre Dias Ladeira e Dom.as Fernandes, ja defuntos; sou casado com Maria de Souza Caldas de cujo matrimonio tenhos 9 filhos varões, 4 menores que se a ser Dom.os, João, Joseph e Joachim, e os mais maiores de 25 anos; tenho mais 3 filhas uma solteira por nome Ursula, e as outras duas casadas, os quais todos são meus herdeiros forçados. Declarou bens, dividas, encomendou missas (...). Sitio do ---- 16 de outubro de 1760 nesta freguesia dos Prados a rogo do testador o Vigario M.el  -----

 

Com mais de 90 anos e senil, Maria fez partilhas de seus bens aos 29-04-1794 na Vila de São José e faleceu em Prados aos 6 de dezembro do mesmo ano com testamento (família “Souza-Caldas” e inventário neste site).

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 06 do mes de Dezembro de 1794 nesta matriz faleceu D. Maria de Souza Caldas, viuva, com seu solene testamento cujo teor é o seguinte: Eu Maria de Souza Caldas, viuva que fiquei do meu falecido marido Sargento Mor Manoel Dias Ladeira (...) faço este meu testamento na forma seguinte: testamenteiros em 1º lugar m/filho João Dias Ladeira, em 2º a Jose Rodrigues Dantas e em 3º ao Alf. Antonio Jose de Mattos. Encomenda missas inclusive para os filhos falecidos. Legados: para minha neta Francisca, filha de meu filho Pascoal, vinte oitavas = a Joana Bernardina, filha de Manoel de Mello Pereira, dez oitavas = a Elena, minha afilhada filha do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas, dez oitavas = a meu afilhado João Francisco Silva dez oitavas. (...) Sitio da Boa Vista da freguesia de Prados aos 31-07-1788 Maria de Souza Caldas

 

Sargento Mor Manoel Dias Ladeira e Maria de Souza Caldas tiveram doze filhos, declarados em testamento. Entre eles, encontramos em documentos diversos:

 

1- Sargento Mor Manoel Dias Ladeira, natural de Prados-MG, casou três vezes. Primeiro com Maria Vieira da Veiga (ou Vieira de Almeida como citado no batismo do filho Manoel), filha de Antonio de Freitas Soares, batizado na freguesia de São Romão de Arroes termo da Vila de Guimarães Arcebispado de Braga e de sua mulher Dona Maria Vieira Veiga da freguezia da Sé do Rio de Janeiro.

de genere do sobrinho Fabiano:

- (...) João Dias Ladeira pai do justificante é in/teiro e legitimo irmão do Sargento Mor Manoel / Dias Ladeira por procederem ambos do mesmo ma/trimonio e Pais /

- (....) Que deste Sargento Mor Manoel Dias Ladeira / casado procedeu o Padre Antonio Dias Ladeira / canonicamente de genere neste Bispado habilitado.

 

          Segunda vez com Maria Inês da Câmara, filha de João de Arruda Camara e Quiteria Francisca Pires Farinho, neta paterna de Francisco de Arruda Camara e Ana Leite Machado, neta materna de Bras Pires Farinho e Sebastiana Cardosa. Com geração de filha única na família “Pires Farinho”.

          Guarda Mor Manoel foi inventariado em 1802 por sua terceira mulher Maria de São José e Silva. Sem geração deste matrimônio, compareceram os filhos dos dois anteriores (inventário neste site).

 

          Manoel e Maria Vieira tiveram cinco filhos que chegaram à idade adulta:

- José, inocente, faleceu em 17-10-1763:

Prados, MG aos 17-10-1763 faleceu Joseph, inocente, f.l. de Manoel Dias Ladeira e Maria Vieira. Sepultado nesta matriz de N. Sra da Conceição dos Prados (indicação de William Horst Richter)

1-1 Padre Antonio Dias Ladeira, habilitou-se ao sacerdócio em Mariana, conforme processo sacerdotal de seu primo Fabiano. Com 44 anos em 1802.

1-2 Manoel Dias Ladeira, nasceu aos 05-02-1762 e foi batizado aos 16 do mesmo mês. Com 43 anos em 1802.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 5 de fevereiro de 1762 nasceu e aos 16 do mesmo mes nesta matriz de N. Sra. da Conceição dos Prados foi batizado Manoel, f.l. de Manoel Dias Ladeira, natural desta freguesia e de s/m Maria Vieira de Almeida da freguesia de Santo Antonio da Itabarava(sic), np do Sargento Mor Manoel Dias Ladeira da freguesia de S. Miguel Arcanjo de Fermelã Bispado de Coimbra e de s/m Maria de Souza Caldas da freguesia de S. Gonçalo de Macacu Bispado do Rio de Janeiro e pela materna neto de Antonio de Freitas Soares batizado na freguesia de S. Romão de Arroes termo da vila de Guimarães Arc. de Braga e de s/m D. Maria Vieira Veiga da freguesia da Sé do Rio de Janeiro. Foram padrinhos o Ten. Antonio Gonçalves Poça e Ana Joachina mulher do Alf. Domingos Rodrigues Dantas, todos moradores nesta dita freguesia dos Prados.

Manoel Dias Ladeira e Castro na matriz de Guarapiranga-MG aos 16-05-1793 casou com Ana Joaquina de Souza, filha de Manoel Gonçalves Aranha e de Ana Maria de Souza. Pais de, q.d.:

Piranga, MG Igreja N. Sra da Conceição, Matriz de Nossa Senhora de Guarapiranga aos 16/05/1793 pelas 7 horas do dia.

Noivo: Manoel Dias Ladeira e Castro, natural e batizado na Freguezia de Prados, filho do Sargento-mor Manoel Dias Ladeira e Donna Maria Vieira

Noiva: Anna Joaquina de Souza, natural e batizada nesta Freguezia, filha de Manoel Goçalves Aranha e Anna Maria de Souza.

Testemunhas: João de Souza Ferreira e Felis Gonsalves Aranha

Celebrante: Com provisão do reverendo Doutor Ignacio de Souza Ferreira, Vigario Geral e juis dos casamantos deste Bispado de Marianna

Pároco: Christovão Jorge de Barcellos (pesq. Antonio Carlos de Castro)

1-2-1 Veríssimo, nascido em Brás Pires-MG em 20-02-1794 e batizado em 02-03 seguinte.

Igreja N.S.a da Conceição de Piranga-MG, Arquidiocese de Mariana-MG Registros Paroquiais 1757-1887 Microfilme nº 1284539/Item 4/Livro de Batismos/Pag.14v. Veríssimo, nascido em Brás Pires-MG em 20/02/1794 e batizado em 02/03/1794

Pais: Manoel Dias Ladeira e Castro e Anna Joaquina de Souza.

Padrinhos: P.e João de Souza Fernandes, todos desta freg.a.

Padre: Martinho Pires Farinho. Pároco: Coadj. Cristovão Jorge de Barcellos.

Foi batizado na Capella de N.Sr.a do Rozário do Xopotó.

1-2-2 Teodora, nascida em Senhora de Oliveira-MG em 06-07-1795 e batizado aos 19 do mesmo mês.

Igreja N.S.a da Conceição de Piranga-MG, Arquidiocese de Mariana-MG Registros Paroquiais 1757-1887 Microfilme nº 1284540/Item 4/Livro de Batismos/Pag.83. Teodora, nascida em Senhora de Oliveira-MG em 06/07/1795 e batizado em 19/07/1795

Pais: Manoel Dias Ladeira Castro e Anna Joaquina de Souza, parda.

Padrinhos: Manoel Gonçalves Aranha e sua filha Francisca Ignacia de Souza.

Celebrante: Pedro Antônio da Costa Ataíde. Pároco: Coadj. Cristovão Jorge de Barcellos.

Foi batizada na Capella de Senhora de Oliveira.

1-2-3 Francisco, batizado em 11-08-1799 em Piranga-MG

Igreja N.S.a da Conceição de Piranga-MG, Arquidiocese de Mariana-MG Registros Paroquiais 1757-1887 Microfilme nº 1284540/Livro de Batismos/Item 1/Pag.290. Francisco, batizado em 11/08/1799 em Piranga-MG

Pais: Manoel Dias Ladeira e Anna Joaquina de Souza, parda.

Padrinhos: Cap. Manoel Antunes Moreira e Anna Joaquina, filha do Sarg.-mor Manoel Dias Ladeira.

Celebrante: Capellam Martinho Pires Farinho

1-2-4 Fortunato, batizado em Piranga-MG em 05-04-1800

Igreja N.S.a da Conceição de Piranga-MG, Arquidiocese de Mariana-MG Registros Paroquiais 1757-1887 Microfilme nº 1284540/Item 1/Livro de Batismos/Pag.323v. Fortunato, batizado em Piranga-MG em 05/04/1800

Pais: Manoel Dias Ladeira ... e  Anna ..., parda.

Padrinhos: Alferes ... Gonçalves Heleno e Joaquina Maria de Jesus, solteira.

Celebrante: Christovam Jorge de Barcelos. Pároco: Coadj. Manole da Rocha de Oliveira.

Foi batizado na Matriz.

 

1-3 Ana, batizada em 09-07-1772. Com 32 anos em 1802.

Piranga, MG aos 09-07-1772 na capela do Rosario bat a Ana, f.l. Manoel Dias Ladeira e de Maria Vieira, foram padrinhos o Cap. Domingos Rodrigues e s/m D. Ana Joaquina da freguesia dos Prados.

1-4 José Dias Ladeira, com 28 anos

1-5 Maria, com 25 anos

 

Manoel e Maria Inês tiveram a filha única:

1-6 Francisca, com 10 anos em 1802.

 

2- Maria das Neves Dias, batizada em 19-11-1727. Casou com Amaro de Souza Godinho natural de Santa Maria de Bouro ARc. de Braga, filho de João de Almeida e Teresa de Sousa.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat. - aos 19-11-1727 nesta matriz bat a Maria, f.l. Manoel Dias Lasdeira e Maria de Souza, padr.: Revdo Dr. Bento Gonçalves e D. Izabel de Lima, todos desta freguesia.

 

Prados, MG aos 29-05-1748 nesta matriz sem impedimento algum e testemunhas o Alf. Domingos Rodrigues Dantas, Pedro Fernandes Camacho,  Cap. Bernardo Rodrigues Dantas e Frutuoso Gonçalves todos desta dita freguesia se casaram Amaro de Souza, natural da freguesia de Santa Maria de Bouro Arc. de Braga, f. de João de Almeida e de Teresa de Souza, e morador na freguesia de Santo Antonio da Itabrava deste bispado de Mariana = cc Maria das Neves Dias, f.l. do Sarg. Mor Manoel Dias Ladeira e de Maria de Souza Caldas, n. e bat. nesta freguesia.

 

Pais de, q.d.:

2-1 Vicencia, batizada em 05-05-1749.

Prados, MG aos 05-05-1749 nesta matriz bat a Vicencia, f.l. de Amaro de Souza e de Maria das Neves Dias; foi padrinho o Alf. Domingos Rodrigues Dantas, todos desta freguesia.

2-2 Josefa Maria Ladeira de Souza Caldas batizada aos 07-11-1750 em Prados.

Prados, MG aos 07-11-1750 nesta matriz bat a Josefa, f.l. de Amaro de Souza e de Maria das Neves Dias da freguesia de Itaverava e de presente moradores desta; foram padrinhos Salvador de Araujo, solteiro da dita freguesia de Itaverava por pp q apresentou do Padre João Teixeira da freguesia de S. Jose, e Maria de Souza Caldas desta freguesia de Prados e mulher de Manoel Dias Ladeira.

          Casou com Manoel Vieira de Souza, nascido na freguesia de São Martinho de Lugares, Comarca de Pena fiel Bispado do Porto, filho de Manoel Vieira, e Maria de Souza naturais, e batizados na freguesia de São Martinho de Lugares. Faleceu em 1798 com testamento escrito em 1795, onde declarou que de seu casamento teve dez filhos.

Genealogias da Zona do Carmo; conego Trindade; Irmãos Penna & C, Ponte Nova, 1943. fls. 120: Do testamento de Manuel Vieira de Sousa: -1795 -

".................. Eu Manuel Vieira de Sousa, morador na fazenda da Cachoeira do Xopotó, applicação de São Caetano da freguesia de Guara-piranga, estando com saúde, Deos louvado ........

"Declaro que sou natural do Bispado do Porto, nascido e baptizado na freguezia de São Martinho de Lagares, filho legitimo de Manoel Vieira e Marta {*} de Sousa já fallecidos.

"Declaro que sou cazado nesta freguezia de Guarapiranga com Josefa Maria de Sousa de quem tenho dez filhos vivos: a saber Manoel, Francisco, Joseph, Silvestre, Antonio, Joaquim,Custodio,. Maria, Angelo, Felisberto, a estes depois de pagas as minhas dividas, que eu dever ao. tempo, do meu fallecimento,he todo o monte de minha fazenda ........

Este Manuel Vieira de Sousa faleceu a 6 de maio de 1798.

(*) Maria como se lê em mais de vinte lugares. Marta é lapsus do copista.

 

Genealogias da Zona do Carmo; conego Trindade; Irmãos Penna & C, Ponte Nova, 1943. fls. 121:

"Em os vinte e nove dias do mês de Novembro de mil setecentos e vinte e hum feitas as Denunciaçoens na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituição do Bispado se receberão em minha prezença do Padre Jeroni-mo Coelho de Sousa coadjutor desta freguezia as onze horas da Manham sem empedimento algum Manuel Vieira viuvo que ficou de Jeronima de Sousa, filho legitimo de Domingos João e de sua mulher Maria Antonia moradores no lugar de Lagares com Maria de Sousa filha de Domingos Alves e de sua mulher Maria de Souza, do lugar de Ordins todos desta freguezia, forão testemunhas Luiz Pinto e o Padre Manuel Pinto e Luiz solteiro todos do lugar da Igreja. Era ut supra. O Padre Jeronimo Coelho de Souza".

 

2-2-1 Padre José Vieira de Souza

De Genere do padre Fabiano:

[fl18v] [De Genere do Padre José Vieira de Souza]

(...) mostra-se que o habilitando é natural e batizado na /freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga deste  bispado filho legitimo de Manoel  Vieira de Souza, natural, e batizado na freguesia de São Martinho de [Lugares], Comarca de Pena fiel Bispado do Porto, e de Josefa Maria de  Souza natural e batizada na Freguesia de prados deste Bispado Marianense: Neto Paterno de Manoel Vieira, e Maria de Souza naturais, e batizados na freguesia de São Martinho de [Lugares] (...), e materno de Amaro de Souza Godinho natural e ba/tizado na freguesia de Santa Maria de Goa, comarca de Viana Arcebis/pado de Braga, e de Maria da Neves [sic] Dias, natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Prados (...).

 

3- Paschoal Dias Ladeira, 3º testamenteiro paterno. Pai de, pelo menos:

3-1 Francisca, legatária da avó paterna.

 

4- Vital Dias, batizado em 09-05-1730. Faleceu em 28-02-1763, solteiro, herdou sua mãe.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat. aos 09-05-1730 bat a Vital, f.l. de Manoel Dias Ladeira e Maria de Souza Caldas, padr.: João de Oliveira e Bernarda Maria de Andrade mulher de Affonso Alvares da Costa.

 

Prados, MG aos 28-02-1763 faleceu Vital Dias, solteiro, filho do defunto Sargento Mor Manoel Dias Ladeira. Foi sepultado nesta matriz de N. Sra da Conceição dos Prados. Não fez testamento, nem aprovado, mas sim um assentamento em que declarou o seguinte: que queria ser sepultado nesta matriz e se lhe dissessem no dia de seu enterro duas outras missas de corpo presente, e o que restar da terça se digam missas pela sua alma nesta freguesia. E que das outras duas partes, pagas suas dividas, é herdeira sua mãe Maria de Souza e a que esta deixa tambem por executora desta sua ultima vontade, e na sua falta ao Alferes Domingos Rodrigues Dantas e em terceiro lugar ao Tenente Antonio Gonçalves Poça. E para constar fiz este assento (indicação de William Horst Richter)

 

5- Ursula em 09-11-1733. Solteira em 1760.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat. aos 09-11-1733 nesta matriz bat a Ursula, f.l. Manoel Dias Ladeira e Maria de Souza. Padr.: Manoel Alvres, e Luiza de Oliveira mulher de Jose de Oliveira, da freguesia de S. Jose.

 

6- Ana Joaquina de Souza, batizada em 18-06-1736. Em 1755 foi madrinha de batismo.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat. aos 18-06-1736 nesta matriz bat a Ana, f.l. Manoel Dias Ladeira e Maria de Souza Caldas. Padr.: o Vigario Manoel da Encarnação Justiniano, e Catarina da Encarnação Xavier mulher de Bernardo Rodrigues Dantas, desta freguesia.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-07-1755 matriz, Antonio, f.l. Bernardo de Souza e Azevedo e D. Rosa Moniz de Menezes, padr.: Antonio Moreira de Carvalho e Ana Joaquina de Souza, filha do Sarg. Mor Manoel Dias Ladeira, da freguesia de Prados.

 

          Em Prados aos 07-02-1758 casou com Alferes Domingos Rodrigues Dantas, natural de Santa Maria de Sá Termo de Ponte de Lima Arc. Braga, filho de Pascoal Rodrigues e Paula Rodrigues. Domingos era irmão de Bernardo Rodrigues Dantas casado com Catarina da Assunção Xavier, família “Os Rodrigues Dantas e os Silva Xavier”. Cap. 1º

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 07-02-1758 nesta matriz Alf. Domingos Rodrigues Dantas n/b na freg. Santa Maria de Sá termo de Ponte de Lima comarca de Valença Arc. Braga, f.l. Pascoal Rodrigues, falecido e Paula Rodrigues = cc Ana Joaquina de Souza n/b nesta freguesia de N. Sra da Conceição dos Prados deste bispado de Mariana f.l. Sarg. Mor Manoel Dias Ladeira e Maria de Souza Caldas, todos assistentes nesta freguesia dos Prados.

          Capitão Domingos, viúvo e sem geração, faleceu aos 27-01-1796 com testamento (resumo neste site) feito na Vargem dos Prados, Sitio da Boa Vista em 07 de Setembro de 1795.

 

7- Antonio Dias Ladeira de Castro, batizado em Prados-MG aos 03-11-1737.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat. aos 03-11-1737 nesta matriz bat a Antonio, f.l. Manoel Dias Ladeira e Maria de Souza Caldas, padr.: Dr. Felipe [dobra]co Madeura de Barbudo, e Catarina Pereira Mulher de Manoel de Siqueira, todos desta freguesia.

Em 1761 no Bispado de Coimbra, já estava casado com Josefa Rosa de Souza Menezes, do lugar e Freguesia de S. Vicente da Branca do Bispado de Coimbra, filha do Cap. Manoel Nunes Pinto e da falecida Joana Maria de Almeida.

(pesq. Moacyr Villela) AEAM processo matrimonial numero 0419 / Data: 16-09-1761

Antonio Dias Ladeira e Josefa Rosa de Souza

Antonio Dias Ladeira pede a certidão inclusa em publica forma para apresentar no Bispado de Coimbra onde se acha casado com Dona Josefa Rosa de Souza Menezes

 “Josefa Rosa de Souza Menezes esta casada a banhos, com fiança. Filha legitima do capitão Manoel Nunes Pinto e de Dona Joana Maria de Almeida ja defunta, do lugar e Freguesia de São Vicente da Branca do Bispado de Coimbra onde a contraente tem satisfeito os preceitos quaresmais dos anos passados, com Antonio Dias Ladeira de Castro filho legitimo do Sargento Mor Manoel Dias Ladeira, ja defunto e de Dona Maria de Souza Caldas assistente na Freguesia de Prados onde o contraente foi batizado, Bispado de Mariana e de presente ele assistente em São Vicente da Branca onde tem satisfeito aos preceitos quaresmais.”

 

8- João Dias Ladeira, batizado aos 08-08-1740 na Matriz de Prados, onde aos 08-01-1769 casou com Maria Josefa de Santa Eufrazia, batizada aos 22-02-1751, filha de José da Costa de Oliveira e de Leonor Pereira de Jesus, neta paterna de André de Oliveira e Antonia da Costa Azevedo naturais da freguesia de São Vitor da cidade e arcebispado de Braga, neta materna do Sargento Mor Alexandre Pereira de Araújo, natural da freguesia de S. Salvador Arcebispado de Braga e Maria Josefa, natural de Pernambuco - família Sargento Mor Alexandre Pereira de Araújo, neste site.

Prados, MG aos 08-08-1740 nesta matriz bat a João, f.l. de Manoel Dias Ladeira e de s/m Maria de Souza Caldas desta freguesia, foram padrin hos o Ca. Mor Manoel Gonçalves Vianna da freguesia dos Carijos, e Ana da Cunha desta freguesia.

          Maria Josefa, viúva, ditou seu testamento em 21-03-1818 e faleceu aos 05-01-1829. Declarou dez filhos de seu casal sendo Domingos já falecido deixou missas por sua alma.

Prados, MG óbitos - aos 05-01-1829 faleceu D. Maria Josefa de Santa Eufrasia, viuva do finado João Dias Ladeira, de idade de 80 anos, hidropsica, sepultada nesta matriz. Fez seu testamento: Eu, Maria Josefa de Santa Eufrasia, viuva que fiquei de João Dias Ladeira, f.l. Jose da Costa Oliveira e de Leonor Pr.ª de J.e, n/b na matriz de N. Sra da Conceição da vila de Queluz faço o meu testamento na forma seguinte. Testamenteiros em 1º lugar o Pe. Fabiano Dias Ladeiera, em 2º ao Alf. João Silverio Ladeira, em 3º a Bernardino de Sene Ladeira. Declaro que tenho nove filhos: Manoel = Ana = Hipolita = Joana= João = o Pe. Fabiano = Antonio = Bernardino = Candida. (...) o restante de minha terça se dira em missas por minha alma, de meu marido, de meu filho Domingos, e dos nossos escravos. Pedi a Joaquim Jose Veloso de Santa Ana q este por mim fizesse e eu me assinei. Hoje vila de S. Jose 21 de Março de 1818 Maria Josefa de Santa Eufrasia.

João Dias e Maria Josefa tiveram os filhos:

- Leonor, batizada em 09-11-1776. Não é mencionada no testamento materno.

Prados, MG aos 09-11-1776 nesta matriz de N. Sra da Conceição dos Prados por duvidar do primeiro batismo que em necessidade tinha conferido Joaquim Dias Ladeira, batizou debaixo de condição e pos os santos oleos a Leonor, f.l. de João Dias Ladeira, n. desta mesma freguesia e de Maria Josefa, n. da freguesia dos Carijos; fizeram o oficio de padrinhos o Ten. Coronel Manoel Rodrigues da Costa, da freguesia da Borda do Campo por pp que fez  ao Cap. Domingos Rodrigues, que tocou em seu nome, e Ursula das Onze Mil Virgens tambem desta freguesia dos Prados.

8-1 Ana Flora Ladeira casou aos 20-05-1788 com Antonio da Silva Torres, nascido em Aiuruoca, filho de Manoel da Silva Torres e Maria Theresa de Santa Clara, família “Manoel da Silva Torres”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 20-05-1788 Antonio da Silva Torres, f.l. de Manoel da Silva Torres e Maria Theresa de Santa Clara, n/b freguesia de Aiuruoca e de presente morador na das Lavras do Funil = Ana Flora, f.l. de João Dias Ladeira e Maria Josefa de Santa Eufrazia, n/b nesta. Test.: Cel. Severino Ribeiro e s/m D. Josefa Maria de Rezende.

 

          Em 1831 Antonio e Ana comparecem no censo de Prados:

censo 1831 Prados-MG, fogo 46

ANTONIO DA SILVA TORRES, chefe do fogo, masculino, branca, 68, casado, carpinteiro

ANNA FLORA, cônjuge, feminino, branca, 60, casado

CANDIDO, filho, masculino, branca, 18, solteiro

2 escravos

 

          Entre seus filhos:

8-1-1 Matildes Umbelina da Silva, natural de Prados. Aos 14-05-1810 casou com Joaquim Neuterio Ferreira de Toledo, filho do Capitão Joaquim José Ferreira de Toledo e Rita Angélica Rodrigues. Família “João Pereira Themudo”.

8-2 Manoel Dias Ladeira casou, aos 13-07-1796, com Joaquina Maria da Fonseca, filha de Antonio Marques da Fonseca e Maria da Fonseca Cabral. Família “Luiz Marques da Fonseca”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 13-07-1796 Manoel Dias Ladeira, f.l. de João Dias Ladeira e Maria Josepha = Joaquina Maria da Fonceca, f.l. de Antonio Marques da Fonseca e Maria da Fonceca Cabral. Nts. da freguesia de Prados.

8-3 Hipolita Cândida Ladeira casou, aos 26-05-1800, com José Vieira Lopes, filho de João Vieira Lopes e Ana Joaquina de Rezende. Sem geração.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 26-05-1800 Joze Vieira Lopes, f.l. de João Vieira Lopes e Anna Joaquina de Rezende, n/b freguesia da vila de S. Jose = Hypolita Candida Ladeira, f.l. de João Dias Ladeira e Maria Josepha, n/b nesta.

 

          Hipólita comparece no censo de 1831 com 50 anos, no estado de viúva:

Censo Prados, MG 1831, fogo 59

HIPOLITA LADEIRA, chefe do fogo, feminino, branca, 50, viuvo, agricultor

6 escravos

8-4 Joana Matildes Ladeira casou, aos 21-10-1807, com João Ribeiro de Freitas, filho de João Ribeiro de Freitas e Ana da Fonseca Cabral. Família “Gonçalo de Almeida Collaço”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 21-10-1807 João Ribeiro de Freitas, f.l. de Dr. João Ribeiro de Freitas e D. Anna da Fonceca Cabral, n/b freguesia da vila de S. Jose = Joanna Matildes Ladeira, f.l. de João Dias Ladeira e D. Maria Josepha de Santa Eufrazia, n/b nesta.

 

          Comparecem no censo de 1831 ele com 51 anos e Joana 43, com vários filhos:

censo 1831 Prados-MG, fogo 133,

JOAO RIBEIRO DE FREITAS, chefe do fogo, masculino, branca, 51, casado, agricultor

JOANNA LADEIRA, cônjuge, feminino, branca, 43, casado,

CAMILO, filho, masculino, branca, 22, casado, carreiro

FRANCISCO, filho, masculino, branca, 18, solteiro, carreiro

FILISBINO, filho, masculino, branca, 15, solteiro

FRANCISCA, filho, feminino, branca, 14, solteiro

4 escravos

 

          Joana, já falecida em 1850 (testamento do irmão Padre Fabiano), foi representada por seus filhos.

8-5 Antonio Dias Ladeira, aos 22-01-1812, casou com Anna Felisbina de Toledo, filha de Joaquim José Ferreira de Toledo e Rita Angélica já citados. Família “João Pereira Themudo”.

Casamentos Barbacena - Remédios aos 22-01-1812 Antonio Dias Ladeira, f.l. de João Dias Lad.r.ª e de Maria Josefa, n/b freguesia de Prados; = Anna Felesbina de Toledo, f.l. de Joaquim José Ferr.ª de Toledo e Ritta Angélica, n/b nesta.

8-6 Alferes João Silverio Ladeira casou, aos 18-10-1815, com Vicência Gonçalves, filha de Pedro Gonçalves Poça e Josefa Gonçalves de Moura, família “Antonio de Oliveira Gago”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 18-10-1815 Alf. João Silverio Ladeira, f.l. de João Dias Ladeira e Maria Josefa de Sta. Eufrasia = Vicencia Gonsalves [-----], f.l. de Pedro Gonçalves Poça e Josepha Gonsalves de Moura. Nts/bts nesta.

 

          Comparecem no censo de 1831 ele 48 anos e Vicencia com 39, com vários filhos:

Censo Prados, MG 1831 fogo 55

O CAPITAO JOAO SILVERIO LADEIRA, chefe do fogo, masculino, branca, 48, casado

VICENCIA MARIA POSSA, cônjuge, feminino, branca, 39, casado

ANTONIO, filho, masculino, branca, 14, solteiro

FRANCISCO, filho, masculino, branca, 12

ANNA, filho, feminino, branca, 10

MARIA, filho, feminino, branca, 7

GERTRUDES, filho, feminino, branca, 5

CANDIDA, filho, feminino, branca, 2

6 escravos

8-7 Bernardino de Souza Ladeira, aos 01-11-1823, casou com Felicidade Perpétua, filha de José Francisco Pires e Ana Joaquina; família “Francisco de Oliveira Braga”.

casamentos Barbacena - Barroso aos 09-11-1823 Bernardino de Sza. Ladeira, f. de João Dias Ladeira e Maria Josefa, da freguesia de Prados; = Felicidade Perpetua, f. de José Francisco Pires e Anna Joaquina, desta freguesia.

          Beranrdino de Sene Ladeira no testamento do irmão Padre Fabiano.

8-8 Cândida Francelina de Jesus casou, aos 03-07-1816, com Marcos Francisco Pires, irmão inteiro de Felicidade supra; família citada.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 03-07-1816 Marcos Francisco Pires, f.l. do Cap. Jose Francisco Pires e D. Anna Joaquina de Jesus, n/b na freg. de Barbacena = Candida Francelina de Jesus, f.l. de João Dias Ladeira e D. Maria Josefa de Santa Eufrazia, n/b na freguesia de ----

          Candida Francelina de Jesus Ladeira no testamento do irmão Padre Fabiano.

8-9 Fabiano Dias Ladeira, batizado em Prados-MG aos 31-01-1785. Habilitou-se ao sacerdócio em 1807, com processo corrido em Prados (neste site), apresentando as certidões referentes a seus ascendentes.

          Em 1831 era morador no fogo 58:

Censo Prados, MG 1831 fogo 58

O PADRE FABIANO DIAS LADEIRA, chefe do fogo, masculino, branca, 42, solteiro, suas ordens

6 escravos

          Padre Fabiano testou em Santo Antonio do Amparo em 11-05-1850. Instituiu herdeiros os irmãos. Seu testamento foi registrado no livro de óbitos em 12-10-1851:

Santo Antonio do Amparo, MG Igreja Santo Antonio óbitos - Testamento do Padre Fabiano Dias Ladeira. (...) eu o Padre Fabiano Dias Ladeira (...) encomenda a alma. Sou natural da freguesia de N Sra da Conceição de Prados desta Provincia de Minas, f.l. de João Dias Ladeira e D. Maria Josefa de Santa Eufrazia, já falecidos, e que não tenho herdeiros necessarios. Testamenteiros em 1º lugar o Revdo Sr. Vigario Pedro Fernandes de São Tiago em 2º Joaquim Carlos de Souza Teixeira e em 3º o Cap. Thome Borges Pacheco. Legados pios. Missas pela alma dos pais, dos irmãos falecidos, e as mesmas tambem por irmãos e irmãs vivos, pelos escravos (...).

(...) fui testamenteiro da finada minha mãe (...) declaro que no inventário não entraram as terras minerais e agoas pertencentes a mesma Testamentaria porque os avaliadores não quizeram avaliar dizendo que não sabiam as que tinham ouro ou não, e por isso são igualmente de todos os herdeiros de minha mãe com igualdade. cujos titulos e mais papeis pertencentes a casa de meus pais, que achei nas caixas de minha mãe, acham-se em uma caixinha fechada em casa de meu irmão João Silverio Ladeira, cuja chave se acha em meu poder; meu testamenteiro enviara com uma carta de segredo que deixo ao dito meu irmão, e os mais vizinhos que são Hipolita Candida, Bernardino de Sene, e Candida Francelina Ladeira, para estes repartirem entre todos os ditos titulos e agoas.

Depois de cumpridas todas as minhas determinações, instituo por meus herdeiros universais de todos os remanecentes de  meus bens a meus irmãos Ana Flora Ladeira= Hipolita Candida Ladeira, se fora viva, mas se for morta fica excluida porque não tem filhos = a meu irmão João Silverio Ladeira = aos filhos da finada minha irmã Joana Matildes Ladeira, todos reunidos farão a pessoa de sua mãe e herdarão a parte que tocaria a ela, se fosse viva = como tambem a minha irmã Candida Francelina Ladeira de Jesus = a meu irmão Bernardino de Sena Ladeira = a meu irmão Antonio da Costa Dias Ladeira.

Em Santo Antonio do Amparo aos 11-05-1850 - o Padre Fabiano Dias Ladeira - Seguia-se a Aprovação do Tabelião.

Amparo 12 de outubro de 1851.

 

9- Domingos, batizado em 28-07-1743. Menor em 1760.

Prados, MG aos 28-07-1743 nesta matriz bat a Domingos, f.l. de Manoel Dias Ladeira e Maria de Souza Caldas; foram padrinhos Antonio da Silva Deserto e Teresa de Jesus mulher de Antonio Martins Capota com pp que apresentou.

 

10- Joaquim Dias Ladeira batizado aos 22-08-1746 em Prados.

Prados, MG aos 22-08-1746 nesta matriz bat a Joaquim, f.l. do Sarg. Mor Manoel Dias Ladeira e Maria de Souza Caldas, moradores no Corrego desta dita freguesia, e nasceu aos doze dias do dito mes e ano; é neto paterno de Andre Dias Ladeira e de s/m Domingas Fernandes moradores na freguesia de S. Miguel Anjo de Fermelam do Bispado de Coimbra; e pela materna de Baptista de Caldas e de s/m Luiza de Souza Cordeira moradores na freg. de S. Gonçalo do Reconcavo da cidade do Rio de Janeiro; foram padrinhos Pedro Fernandes Camacho e Ursula Maria, mulher de Lourenço Ferreira, ambos moradores nesta dita freguesia.

          Aos 04-02-1799 casou com Vicencia Rita de Jesus (ou das Neves), filha de José Garcia da Silveira e Rozalia Maria de Jesus, neta paterno de Jose Garcia Duarte e Joana da Silveira casados 08-08-1717 na Ilha do Faial, neta materno de Diogo Pereira e Teresa Josefa casados aos 23-03-1716 na Ilha do Pico. Família “Diogo Pereira”, neste site)

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Livramento aos 04-02-1799 Joaquim Dias Ladeira, f.l. do Sargento Mor Manoel Dias Ladeira e Maria de Souza Caldas = Vicencia Ritta de Jesus, f.l. de Jose Garcia da Silveira e Rozalia Maria de Jesus. Nts/bts nesta.

          Vicencia Rita faleceu aos 07-10-1810 com testamento. Sem geração legitima, reconheceu dois filhos tidos no estado de solteira (descritos na família supra citada).

 

10- José Dias de Castro Ladeira, batizado em 05-05-1749. Curador da demente sua mãe.

Prados, MG aos 05-05-1749 nesta matriz bat a Jose, f.l. do Sarg. Mor Manoel Dias Ladeira e Maria de Souza Caldas, desta freguesia, foi padrinho o Revdo Manoel Gomes da Costa desta mesma freguesia.

          Casou com Catarina Gonçalves de Moura, filha do Capitão João Gonçalves de Moura e Maria Genebra, família “Antonio de Oliveira Gago”.

          Alferes José faleceu em 30-11-1805 e Catarina em 10-09-1811 ambos sepultados na matriz de Prados:

Prados, MG obitos - aos 30-11-1805 faleceu o Alf. Jose Dias de Castro Ladeira casado com Catarina Gonçalves, sepultado dentro desta matriz.

 

Prados, MG obitos - aos 10-09-1811 faleceu D. Caterina Gonçalves de Moura, viuva do Alf. Jose Dias Ladeira e foi sepultada dentro desta matriz de Prados.

 

Encontramos os filhos:

10-1 Antonio Dias Ladeira, batizado em 28-10-1785. Aos 19-04-1815 casou com Maria Clara Rodrigues, filha de Francisco Rodrigues Valle e Maria Teixeira de Jesus.

Prados, MG - aos 28-10-1785 nasceu e aos 06-11 do dito ano foi batizado nesta matriz Antonio, f.l. Furriel Joseph Dias de Castro Ladeira e Catarina Gonçalves de Moura, desta mesma freguesia; npaterno do Sargento Mor Manoel Dias Ladeira natural da freguesia de Fremelam termo da Bemposta Bispado de Coimbra e s/mulher D. Maria de Souza Caldas natural da freguesia de S. Gonçalo do Macacu Reconcavo do Rio de Janeiro; neto materno do Cap. Joam Gonçalves de Moura e s/mulher D. Maria Genebra natural desta mesma freguesia e aquele da freguesia de Santo Antonio de Soutolinho termo de Chaves Arc. Braga, padr.: Dr.; Cap. Mor Gonçalo Teixeira de Carvalho e s/m D. Maria Gonçalves de Souza, todos desta freguesia.

 

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 19-04-1815 Antonio Dias Ladeira, f.l. do Alf. Joze Dias Ladeira e D. Catharina Gonsalves de Moura = Maria Clara Roiz, f.l. de Francisco Roiz Valle e Maria Teixeira de Jesus. Nts/bts freguesia de Prados.

 

          Em 1831 Antonio e Maria Clara moravam em Prados-MG, ele com 40 anos ela 31, com cinco filhos, todos machos:

(Censo 1831 Prados-MG- Rubens Camara) 19 - ANTÔNIO DIAS LADEIRA, branco, 40 anos, casado, tropeiro; Maria Clara Rodrigues, branca, 31 anos, sua mulher;  Simão, branco, filho, 13 anos, tropeiro;  Antônio, branco, filho, 11 anos;  João, branco, filho, 10 anos; Pedro, branco, filho, 1 ano;  Baptista, branco, filho, 9 anos;  Manuel, crioulo, cativo, 36 anos, solteiro;  Edwiges, crioula, cativa, 29 anos, solteira;  Antônio, congo, cativo, 35 anos, solteiro; Jacinto, benguela, cativo, 40 anos, solteiro;  Manuel, congo, cativo, 39 anos, solteiro.

 

10-2 Ana Joaquina Ladeira aos 22-11-1809 casou com Manoel Luiz de Figueiredo, viúvo de D. Ana Maria da Silva

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 22-11-1809 Alferes Manoel Luiz de Figueiredo, viuvo de D. Ana Maria da Silva = D. Anna Joaquina Ladeira, f.l. do Alf. Jose Dias de Castro Ladeira e D. Catharina Gonsalves de Moura, n/b nesta.

 

10-3 Francisca Jezuina Gonçalves de Jesus aos 17-01-1814 casou com o Alferes Vicente Jose da Costa, filho do Alf. Vicente [----] da Costa e D. Emerenciana Joaquina Pereira

B7:  Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 17-01-1814 Alf. Vicente Jose da Costa, f.l. do Alf. Vicente [----] da Costa e D. Emerenciana Joaquina Pereira, n/b freguesia da vila de S. João del Rei = D. Francisca Jezuina Gonçalves de Jesus, f.l. do Alf. Jose Dias Ladeira e . Catherina Gonçalves de Moura, n/b nesta freguesia.

 

10-4 Vicencia Luiza Gonçalves aos 15-02-1819 casou na capela de S João Batista da Vila de S. José com José Martins Aguiar, filho de João Martins Aguiar e Luiza Gonçalves da Cunha, família “Antonio Marques dos Santos”.

São Jose del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 15-02-1819 na capela de S. João Batista, Jose Martins de Aguiar, f.l. Alf. João Martins de Aguiar e D. Luiza Glz da Cunha, n/b na freg. de Santo Antonio a vila de S. Jose; = cc. Vicencia Luiza Gonçalves, f.l. do Alf. Jose Dias Ladeira e Caterina Glz de Moura, n/b na freg. de Prados.

 

10-5 Maria Gonçalves Ladeira, natural de Prados. Maria testou na Barra do Ribeirão das Matas do Curato do Japão em 18-12-1852. Solteira, sem herdeiros forçados, instituiu por universal herdeira a sobrinha Ana Luiza de Figueiredo casada com Vicente Machado Faleiro. Seu testamento foi registrado no Livro de Obitos de Passatempo em 31-12-1854.

Passatempo, MG Testamento de Maria Gonsalves Ladeira: sou natural da freguesia de Prados e moradora no curato do Japão termo da Oliveira, f.l. do Alf. Jose Dias Ladeira e D. Caterina Glz de Moura, ambos já falecidos.

Legados: 50$000 rs a minha(sic) Maria do Carmo, filha de minha irmã Vicencia moradora no Arraial do Passatempo. A minha sobrinha e afilhada Alcimilda, filha de minha sobrinha Ana Luiza casada com Vicente Machado Faleiro. Sempre me conservei solteira até esta data em que conto a idade de sessenta e tantos anos e nunca tive filhos e como não tenho herdeiro ascendente nem descendente instituo por minha universal herdeira dos restantes dos meus bens a minha dita minha sobrinha Ana Luiza de Figueiredo casada com Vicente Machado Faleiro

Testamenteiros em 1º lugar a dita minha sobrinha, em 2º lugar a seu marido, em 3º a meu sobrinho Manoel Luiz de Figueiredo, em 4º a meu sobrinho Jose Luiz de Figueiredo.

Pedi ao Padre Jose da Costa Ribeiro, como capelão, que este por mim escrevesse e assinasse por eu não saber. Hoje Barra do Ribeirão das Matas do Curato do Japão 18 de dezembro de 1852. A rogo de que este escrevi e assinei por D. Maria Glz Ladeira = o Pe. Jose da Costa Ribeiro atual capelão deste Curato do Japão.

E nada mais consta do dito Testamento. Passatempo 31 de dezembro de 1854 O Vig. Jose Fabião Cordeiro.