PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Manoel Correa Mascarenhas

(atualizado em 19-março-2016)

 

Bartyra Sette

 

Manoel Correa Mascarenhas, natural da freguesia de Santa Maria de Bouro antigo concelho de Santa Marta de Bouro, atualmente Concelho de Amares, Arcebispado de Braga. Era filho de José Correa e Antonia Fernandes.

 

Veio para o Brasil onde casou com Ana Maria do Prado, natural de Taubaté-SP, filha do Capitão Antonio Dias Arenso e Maria do Prado.

 

Ana Maria é citada, em alguns termos paroquiais de casamento de filhos, como Ana Maria de Freitas, Ana Maria da Fonseca e Ana Maria dos Santos.

 

Manoel e Ana Maria foram moradores em Barbacena-MG onde batizaram filhos desde a segunda decada do século XVIII.

 

Quando do casamento de sua filha Maria Correa em 02-03-1772, Manoel já era falecido

 

Entre os filhos que tiveram:

1- Manoel Correa Mascarenhas

2- Catarina Teresa da Assunção

3- Rita Maria de Assunção

4- Antonia Maria de Assunção

5- Inácio

6- Maria Correa da Assunção

7- Custódia Maria de Freitas

 

 

1- Manoel Correa Mascarenhas, batizado em 28-08-1727. Solteiro em 20 dezembro 1772, padrinho da sobrinha Joaquina, filha de Maria Correa.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). N.Sra. Piedade da Borda do Campo - matriz lv. de 1726-1730, 4v, 28/08/1727 Manoel filho de Manoel Corrêa Mascarenhas e de Anna Maria do Prado.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-. aos 20 dezembro 1772 Porto do Turvo, JOAQUINA q.n. aos 09, f.l. de Francisco Martins Tostes e Maria Correa s/m; padr.: Manoel Correa Mascarenhas solteiro e Anna Maria mulher de Manoel Martins Tostes.

2- Catarina Teresa da Assunção, batizada em 02-07-1733, casou duas vezes com geração de ambos os matrimônios.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). N.Sra. Piedade da Borda do Campo - matriz bat. 1731-1734. fls. 42, 02/07/1733 Catarina filha de Manoel Corrêa Mascarenhas e de Anna Maria do Prado.

          Aos 07-10-1750 casou com Antonio de Faria de Andrade, natural da freguesia do Divino Espirito Santo do Lugar da Feiteira, Ilha do Faial, filho do falecido Francisco de Faria e Maria Luiz.

Barbacena, MG - aos 07 de Outubro de 1750 Antonio de Faria n/b na igreja paroquial do Divino Espirito Santo do Lugar da Feiteira, Ilha do Faial, f.l. de Fran.co de Faria, falecido, e Maria Luiz; = com Catherina da Assunção n/b nesta freguesia, f.l. de Manoel Correa Mascarenhas e s/m (---- manchado) Maria do Prado

          Segunda vez em Aiuruoca aos 16-08-1764, Catarina casou com Francisco Rodrigues Carneiro, natural de São Martinho das Carneiras Arc Braga, filho de Domingos Rodrigues e Maria João.

Livro de casamentos Aiuruoca - Aos 16 de Agosto de 1764 na igreja do Pilar com licença minha recebeu o reverendo Matias Antonio Salgado a Francisco Rodrigues Carneiro filho legitimo de Domingos Rodrigues e Maria João, batizado na freguesia de São Martinho das Carneiras Arcebispado de Braga com Catarina Teresa da Assunção filha legitima de Manoel Correa Mascarenhas e Ana Maria de Freitas viúva por falecimento de Antonio de Faria de Andrade sepultado nesta freguesia (pesq. Moacyr Villela).

          Francisco Rodrigues, viúvo de Catarina, casou aos 11-02-1783 com Ana Maria Vitória, natural da Aiuruoca, filha de João Batista de Carvalho e de Rita de Siqueira. Com geração na família Clemente de Siqueira e Izabel Colona, neste site.

 

Catarina e Antonio de Faria de Andrade tiveram os filhos, q.d.:

2-1 Maria Faria da Assunção casou em Aiuruoca aos 01-04-1769 com João de Souza Castro, daí natural, filho natural do Cap. Cosme de Souza Castro, natural de Melgasso Arc. Braga e Felipa de Oliveira, natural da Aiuruoca.

Aiuruoca, MG aos 01-04-1769 na Capela de N. Sra do Porto se receberam João de Souza Castro, f. de pais incognitos, n. desta dita freguesia = Com Maria de Faria da Assunção, f.l. de Antonio de Faria de Andrade e Catarina Teresa da Assunção, n. da freguesia da Borda do Campo.

João de Souza Castro e Maria Faria da Assunção tiveram os filhos, batizados em Aiuruoca, q.d.:

 

2-1-1 Hilaria Teresa da Assunção, batizada em 04-03-1770. Em 25-11-1789 casou com João Garcia Duarte, filho de Antonio Gracia e de Clara Maria de Jesus, viuvo de Feliciana Maria de Jesus. Geração na familia “Antonio Gracia e João Garcia Duarte” I- Cap. 5º, neste site.

Aiuruoca, MG aos 04-03-1770 na Capela de N. Sra do Porto, desta freguesia, bat a Ilaria, f.l. de João de Souza Castro e Maria de Faria da Assunção, que nasceu aos 20 de fevereiro do mesmo ano. Foram padrinhos [--dobra-] D.os Rodrigues Carneiro e Catarina Teresa da Assunção sua mulher e avó materna.

 

Aiuruoca, MG aos 25-11-1789 na Capela do Espirito Santo filial da matriz de Santa Ana das Lavras do Funil feitas as denunciações nesta matriz da Aiuruoca e testemunhas João de Souza Castro e Domingos Rodrigues Carneiro, se receberam João Garcia Duarte, f.l. Antonio Gracia e de Clara Maria de Jesus, viuvo de Feliciana Maria de Jesus = E Illaria Teresa da Assunção, f.l. de João de Souza Castro e de Maria de Faria da Assunção, n/b nesta freguesia da Aiuruoca.

2-1-2 Catarina em 06-05-1772.

Aiuruoca, MG aos 06-05-1772 na Capela de N. Sra do Porto, desta freguesia, bat a Catarina, f.l. de João de Souza Castro, desta freguesia e Maria de Faria da Assunção, n. da freguesia da Borda do Campo, que nasceu aos 10 de abril do dito ano. Foram padrinhos Manoel Dias do -------- e Ana de Araujo, solteira.

2-1-3 Maria de Souza batizada em 26-03-1774. Aos 01-06-1796 casou com Francisco Pires de Moraes filho de Antonio Pires de Moraes e Genoveva Maria de Jesus, neto paterno de Francisco Pires de Moraes e Gracia Pereira de Mello, neto materno de Manoel Vaz Lisboa e Ana Maria de Jesus. Geração na família Antonio Vieira de Moraes Cap. 3º.

Aiuruoca, MG aos 26-03-1774 na Capela de N. Sra do Porto, desta freguesia, bat a Maria n. aos 9 do dito mes, f.l. de João de Souza Castro, desta freguesia e Maria de Faria da Assunção, n. da freguesia da Borda do Campo, foram padrinhos João Rodrigues Carneiro e Ana de [dobra] solteira, todos desta freguesia.

2-1-4 Antonio de Souza Castro batizado em 24-06-1776. Aos 10-09-1798 casou com Inácia Maria de Carvalho, filha de Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana Maria. Geração na família Lemos-Oliveira-Godoy Cap. 2º.

Aiuruoca, MG aos 24-06-1776 bat a Antonio, f.l. de João de Souza Castro, n. desta freguesia e de Maria de Faria, natural da Borda do Campo; foram padrinhos Jose de Faria, solteiro e Bernarda de Senne mulher de João Alves Palmeira; avos paternos o Cap. Cosme de Souza Castro, natural de Melgasso Arcebispado de Braga e Felipa de Oliveira desta freguesia, avos maternos Antonio de Faria de Andrade, das Ilhas e Catarina Maria(sic), da Borda do Campo

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 10 set 1798 cap. Sra. da Piedade da freg.da vila de S. João del Rei - Antonio de Souza Castro, f.l. de João de Souza Castro e Maria de Faria; c/ Ignacia Maria de Carvalho, f.l. de Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana Maria. Ns. e bts. na freg. Aiuruoca.

2-1-5 João de Souza Castro batizado aos 03-06-1778 na Capela do Espirito Santo, filial de Santa Ana das Lavras com registro na Aiuruoca. Aos 21-08-1801 casou com Antonia Pires de Moraes, filha de Antonio Pires de Moraes e Genovefa Maria de Jesus, já citados. Geração na família Antonio Vieira de Moraes Cap. 3º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 03 junho 1778, cap. Espirito Santo, filial de Santa Ana de Lavras, JOAM, filho leg. de Joam de Souza Castro e Maria de Faria; padr.: Francisco Rodrigues Carneiro e Rita Maria, mulher de Manoel de Araujo Carneiro.

 

Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 21 agosto 1801 - matriz - João de Souza Castro, f.l. de João de Souza Castro e Maria de Faria; c/ Antonia Pires de Moraes, f.l. de Antonio Pires de Moraes e Genovefa Maria de Jesus. Ns. e bts. nesta freg. de Aiuruoca

2-1-6 José batizado em 03-07-1780.

Aiuruoca, MG aos 03-07-1780 na Capela da Sra do Porto do Turvo, filial desta matriz bat a Jose n. a vinte e ----- de Junho, f.l. de João de Souza Castro, n. desta freguesia e de Maria de Faria, natural da Borda do Campo; foram padrinhos Jose de Araujo, solteiro e Joana de Faria, solteira.

2-1-7 Ana Joaquina de Souza batizada em 20-08-1784. Aos 22-09-1800 casou com Manoel Francisco da Rosa filho de José da Rosa de Faria e Teresa Maria de Jesus.

Aiuruoca, MG aos 20-08-1784 na Capela da Sra do Porto do Turvo, filial desta matriz bat a Ana, f.l. de João de Souza Castro e de Maria de Faria, foram padrinhos Domingos Rodrigues Carneiro, solteiro, filho de Francisco Rodrigues Carneiro e Francisca Teresa filha do dito Carneiro.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 22 set 1800 matriz - Manoel Francisco da Rosa, f.l. de Joseph da Rosa de Faria e de Theresa Maria de Jesus; c/ Anna Joaquina de Souza, f.l. de João de Souza Castro e Maria de Faria. Ns. e bts. freg. de Aiuruoca.

2-2 José de Faria de Andrade, batizado em Barbacena aos 03-03-1758. Casou em Aiuruoca aos 11-01-1779 com Helena Maria de Jesus, filha de Antonio Garcia e Clara Maria de Jesus. Geração na família “Antonio Gracia e José Garcia Duarte”, I Cap. 6º.

Barbacena, MG aos 03-03-1758 na Capela de Sto Antonio da Betioga, filial desta matriz da Borda do Campo bat a Jose, f.l. de Antonio de Faria, natural da freguesia da Feiteira Bispado de Angra e Catarina da Assunção, natural desta freguesia. Foi padrinho Jose Fortes de Bustamante, solteiro. Nasceu no dia 16 de fevereiro do dito ano.

 

Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição - aos 11-01-1779 na capela da Senhora Santa Ana do Garambeu, filial da freguesia da Borda do Campo e test.: Jose Garcia e Alf. Jose Rodrigues Carneiro. Jose de Faria de Andrade, f.l. Antonio de Faria de Andrade e Catarina Teresa da Assunção, n/b na freg. da Borda do Campo = cc Elena Maria de Jesus, f.l. Antonio Garcia e Clara Maria de Jesus, n/b na freguesia da Senhora do Pilar da vila de S. João del Rei.

Catarina e Francisco Rodrigues tiveram os filhos, q.d.:

2-3 Joana Faria de Andrade, batizada em 05-07-1762. Foi a segunda mulher de Manoel Francisco Braga, filho de outro e Teresa Maria de Jesus. Geração na família “Manoel Francisco Braga”, neste site.

Barbacena, MG aos 05-07-1762 na Capela de N. Sra da Piedade da Cachoeira bat a Joana, f.l. de Antonio de Faria, n. da freguesia da Feiteira do Bispado de Angra e de Catarina da Assunção n. desta freguesia da Borda do Campo, npaterna de Francisco de Faria e de s/m Maria Luiza, e materna de Manoel Correa Mascarenhas e de s/m Ana Maria dos Santos(sic). Foi padrinho Manoel da Costa; nasceu no dia 26 do mês de junho do dito ano.

 

Catarina e Francisco Rodrigues Carneiro tiveram os filhos, q.d.:

2-4 Domingos Rodrigues Carneiro, batizado em 26-07-1765. Solteiro em 20-08-1784 quando foi padrinho:

Aiuruoca, MG aos 26-07-1765 na capela de Santa Ana do Garambeo bat a Domingos, f.l. de Francisco Rodrigues Carneiro e Catarina Teresa da Assunção, foram padrinhos Domingos Rodrigues Carneiro e Maria das Neves Freitas mulher de Jose Garcia; e por se não lançar o assento em tempo, e para a todo constar fiz este assento.

 

Aiuruoca, MG aos 20-08-1784 na Capela da Sra do Porto do Turvo, filial desta matriz bat a Ana, f.l. de João de Souza Castro e de Maria de Faria, foram padrinhos Domingos Rodrigues Carneiro, solteiro, filho de Francisco Rodrigues Carneiro e Francisca Teresa filha do dito Carneiro.

2-5 Francisca Tereza de Assunção batizada em 08-03-1768. Aos 28-11-1785 em Aiuruoca casou com Antonio José do Bem, filho de Manoel Jose do Bem e Teresa Maria de Jesus. Geração na família “Manoel José do Bem”.

Aiuruoca, MG aos 08-03-1768 na capela do Espirito Santo bat a Francisca, f.l. de Francisco Rodrigues Carneiro e Catarina Teresa da Assunção, foram padrinhos Cosme de Souza Castro e Maria da de Jesus casada com o dito Castro, e por se não fazer o assento assento em tempo, e para a todo constar fiz este assento.

2-6 Antonio, batizado em 18-11-1770.

Aiuruoca, MG aos 18-11-1770 na capela da Sra do Porto bat a Antonio, f.l. de Francisco Rodrigues Carneiro e Catarina Teresa da Assunção, foram padrinhos João Batista Pires e Maria Correa.

 

3- Rita Maria da Assunção, natural de Barbacena onde aos 29-05-1752 casou com Manoel de Araújo de Carvalho, natural da freguesia de S. Sebastião de Requiens do Bispado de Ourense, reino da Galiza, filho de Bento de Araújo e Maria Lourença

Barbacena, MG - matriz aos 29-05-1752 Manoel de Araújo, f.l. de Bento de Araújo e s/m Maria Lourença, n/b na freguesia de S. Sebastião do Lugar de Requiens, Bispado de Ourense, Reino de Galiza; = com Rita da Assumpção, f.l. de Manoel Correa Mascarenhas e de Anna Maria do Prado, n/b freguesia da Borda do Campo. Test.: Joze Fortes de Bustaman.te e Sá e Francisco Peixoto de Carvalho.

          Manoel e Rita foram moradores em Barbacena e Aiuruoca, onde encontramos os filhos:

3-1 Joaquim de Araújo de Carvalho, batizado em Barbacena aos 04-12-1753. Aos 05-07-1779 em Aiuruoca casou com Maria Alvares Palmeira, natural de Pouso Alto-MG, filha de Ventura Alvares Palmeira e Rosa Pinta dos Santos.

Barbacena, MG - Caxoeira 07-01-1754 JOAQUIM, nascido aos 04-12-1753, f.l. de Manoel de Araújo de Carvalho e s/m Rita da Assunção, np de Bento de Araujo e s/m Maria Francisca, naturais da freguesia de S. Sebastião Com de Valença, Arc. de Braga; nm de Manoel Correa Mascarenhas, natural da freguesia de  Santa Maria do Bouro, Arc. de  de Braga, e de s/m Anna Maria, natural de Taubaté, S. Paulo. Padr.: Manoel Rois Nogueira, casado e Antonia da Assumpção.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - matriz aos 05-07-1779 Joaquim de Araujo de Carvalho, f.l. Manoel de Araujo de Carvalho e Ritta de Assumpção, n/b na freg. Borda do Campo; = cc. Maria Alvares Palmeira, f.l. Ventura Alvares Palmeira e Rosa Pinta dos Santos, n/b freg. de Pouso Alto.

Tiveram os filhos, q.d.:

3-1-1 Manoel de Araújo, batizado na capela dos Serranos em 20-09-1798. Em 1821 requereu dispensa, do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º, para se casar com Maria José da Conceição, filha de Manoel Inácio Diniz e Genoveva Maria da Conceição, neta paterna de Inacio Jose Diniz e Barbara Maria da Assunção Araujo - família “Eusébio Fernandes Pinto”.

Campanha-MG Livro misto 1818-1822

1821 - Manoel de Araujo e Maria Jose da Conceição

Impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º com o orador Manoel de Araujo por ser o pai dele orador irmão da avo paterna da oradora, q. ele orador era filho leg. de Joaquim de Araujo e Maria Alves, e q ela oradora era f.l. de Manoel Ignacio Denis e Genovefa Maria da Conceição, q. Joaquim de Araujo, pai do orador, era irmão de Barbara Maria e desta era filho Manoel Ignacio Denis pai dela oradora e que tudo sabia por ouvir dizer seus pais; que ela oradora tivera, por fragiliade humana, tratos ilicitos com o orador

 

Manoel de Araujo natural da freg. de Aiuruoca e Maria Jose da Conceição natural da freguesia da Campanha onde são moradores - impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º em linha colateral desigual, por ser o pai do orador irmão da avó paterna da oradora.

Manoel de Araujo, f.l. Joaquim de Araujo e Maria Alves.

Maria Jose da Conceição, f.l. Manoel Ignacio Dinis e Genoveva Maria da Conceição.

- q. aquele Joaquim de Araujo, pai do orador, é irmão de Barbara Maria e desta é filho o sobredito Manoel Ignacio Dinis pai da oradora.

- q por fragilidade humana teve o orador tratos ilicitos com a oradora, pelo que se acha esta pejada

Depoimento dos oradores (...)

no Lº 7º de batizados a f 21: aos 20-09-1798 na capela do Serrano desta freguesia da Aiuruoca bat. a Manoel, f.l. Joaquim de Araujo Carvalho e Maria Alvares. Foram padrinhos João e Mariana, filhos de Augustinho Fernandes, todos desta freguesia. o Vig. Gabriel da Costa Rezende. Aiuruoca 27-12-1821

Depoimento da contraente Maria Jose da Conceição: tinha 15 anos, f.l. Manoel Inacio Denis e Genovefa Maria da Conceição, n/b nesta freguesia da vila da Campanha onde vive solteira e desimpedida

 

Testemunhas:

1ª - Melchior Tavares da Silva n. da freg. de Aiuruoca, solteiro, morador nesta capela do Divino Espirito Santo, q. vive de seu negocio de fazenda seca, 31 anos, aos costumes disse nada.

Sentença aos 11-01-1822.

3-1-2 Vicente Ferreira de Araújo aos 06-11-1824 em São Vicente Ferrer casou com Francelina Rosa da Conceição, filha de Custodio Rodrigues da Veiga e Joaquina Rosa de Jesus. Geração na família “Vieira da Maia”.

3-1-3 Teresa Alvares Palmeira aos 14-05-1804 casou com Joaquim Pereira Nunes, natural de Pindamonhangaba-SP, filho de Antonio Luiz da Costa e Clara Nunes de Siqueira.

Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição matr - aos 14-05-1804 na matriz de Baependi, de licença minha, Joaquim Pereira Nunes, filho de Antonio Luiz da Costa e Clara Nunes de Siqueira, n/b na vila de Pindamonhangaba Bispado de S.Paulo = cc Teresa Alvares Palmeira, filha de Joaquim de Araujo Carvalho e Maria Alvares Palmeira, natural e batizada nesta freguesia e nela moradores. Test.: Joseph de Araujo Martins e Joseph Alvares de Araujo.

         Foram moradores em Resende-RJ onde deixaram grande geração e onde aos 12-10-1839 Joaquim casou segunda vez com Joana Maria do Carmo, filha de João de Oliveira Silva e Maria Antonia

12-10-1839 na Matriz de Resende pelo Vigario Jose Marques da Motta, Joaquim Pereira Nunes, viúvo de Thereza Alves Palmeira; = cc. Joana Maria do Carmo, n/b nesta freg., f.l. João Oliveira da Silva e Maria Antonia (do Carmo) (Itamar Bopp - ficha 1993)

3-1-4 Ana Alvares Palmeira aos 29-01-1810 casou com Maximo da Silva Nunes, natural de Guaratinguetá, filho de Manoel da Silva Nunes e Maria da Luz.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 29 jan 1810 Serranos (desordenado) Maximo da Silva Nunes, f.l. de Manoel da Silva Nunes e Maria da Lus, n. e b. vila Guaratingueta, bisp. de SP; c/ Anna Alvares Palmeira, f.l. de Joaquim de Araujo Carvalho e de Maria Alvares Palmeira, n. e b. nesta freguesia.

3-1-5 Leonor Alvares de Araujo aos 27-06-1814 casou com Manoel Ferreira Felgas, filho de João Ferreira Felgas e Ana Nunes. Geração na familia João Ferreira Felgas, neste site.

Serranos, MG Igreja N Sra do Bom Sucesso com licenca paroquial e provisao competente sendo presente as testemunhas Joaquim ---- Pereira e Jose de Araujo aos 27-06-1814 se receberam Manoel Ferreira Felgas, f.l. de João Ferreira Felgas e Ana Nunes, com Leonor Alvares de Araujo, f.l. de Joaquim de Araujo Maria Alvares Palmeira. Ambos os esposos naturais, batizados e moradores desta freguesia da Aiuruoca.

 

3-2 Ana Maria de Araújo aos 26-04-1774 casou com Antonio José Diniz, filho de outro e de Maria Ferreira de Oliveira. Geração na família “Eusébio Fernandes Pinto”.

 

3-3 Maria de Araújo, em Aiuruoca aos 12-09-1775, casou com Pedro Affonso Garrido, natural da freguesia de S. João Batista Bispado de Bragança, filho de Bartolomeu Affonso e Isabel Dias.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 12 setembro 1775 - Serranos - Pedro Affonso Garrido e Maria de Araujo.

Ele f.l. de Bartolomeu Affonso e Isabel Dias, n. e b. freg. de S. João Baptista, bisp. Bragança;

Ela f.l. de Manoel de Araujo de Carvalho e de Ritta de Assumpção. b. freg. Borda do Campo, deste bispado.

3-3-1 Maria Madalena aos 07-02-1797 em Aiouruoca casou com Alexandre Alvares das Neves, natural de Taubate-SP, filho de José Francisco da Silva e Maria Joaquina.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 07 fev 1797 Livramento - Alexandre Alvares das Neves, f.l. de Joseph Francisco da Silva e Maria Joaquina, n. e b. vila Taubaté, SP; c/ Maria Magdalena, f.l. Pedro Affonso Garrido e Maria de Araujo, n. e b. freg. Aiuruoca.

3-3-2 Mariana Constantina de S. José, em S. Vicente de Minas aos 08-11-1809, casou com Manoel Jacinto de Almeida, filho de Manoel de Almeida e Ana Jacinta de Souza.

São Vicente de Minas, MG Igreja S. Vicente Ferrer - aos 08-11-1809 nesta Ermida de S. Vicente filial desta matriz da Aiuruoca onde os contraentes são moradores Manoel Jacinto de Almeida, f.l. Manoel de Almeida e Ana Jacinta de Soiza = cc Mariana Constantina de São Jose, f. Pedro Affonço Garrido e Maria de Araujo. Ambos naturais e bats. nesta freguesia. Test. q aa: Manoel Joaquim de Araujo e Antonio Roiz Carneiro.

         Ambos faleceram em S. Vicente de Minas, Mariana em 14-06-1854 com 68 anos declarados e Manoel em 06-07-1858 com 70 anos. Com geração.

S. Vicente de Minas - Igreja S. Vicente Ferrer Óbitos - Aos 14-06-1854 sepultada dentro desta capela Mariana Constantina de S. Jose, mulher de Manoel Jacinto de Almeida, de Polmonia(sic) de idade 68 anos.

 

S. Vicente de Minas - Igreja S. Vicente Ferrer Óbitos - aos 06-07-1858 sepultou-se no adro desta matriz a Manoel Jacinto de Almeida, assassinado com uma facada; de idade de mais de 70 anos, confessado e ungido, foi encomenado.

3-4 José de Araújo de Carvalho casou duas vezes. Primeira vez em Aiuruoca aos 20-11-1783 casou com Francisca Maria Martins Tostes, filha de Manoel Martins Tostes e Ana Maria, família “Manoel Martins Tostes”, neste site.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 20 novembro 1783, Porto do Turvo - Jose de Araujo de Carvalho cc Francisca Maria.

Ele f.l. de Manoel de Araujo e Ritta da Assumpção;

Ela f.l. de Manoel Martins Tostes e Ana Maria, natural desta freguesia.

          Aos 30-07-1799, José casou segunda vez com Ana Teresa de Jesus, natural da freguesia de N. Sra da Conceição do Mato Dentro comarca do Serro Frio, filha de José Fernandes Barroso e Ana de Jesus Pereira.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 30 jul 1799 - Porto do Turvo - Joseph de Araujo de Carvalho viuvo de Francisca Martins Toste; c// d. Anna Theresa de Jesus, f.l. de Joseph Fernandes Barroso e de Anna de Jesus Pereira, n. e b. freg. de N. Sra. da Conceição do Matto Dentro, comarca de Serro do Frio.

          José teve geração dos dois matrimônios. Com Francisca encontramos a filha:

3-4-1 Valentina Maria do Rosario batizada em 22-02-1789. Em 28-05-1811 casou com Marcelino Pinto da Silva, natural de Guaratinguetá-SP, filho natural de Francisca Joaquina.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 22 fevereiro 1789 Porto do Turvo, Valentina, f.l. de Joseph de Araujo Carvalho e Francisca Martins; padr.: Manoel Martins Tostes e Anna Maria, viuva.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 28 maio 1811 cap. Turvo - Marcellino Pinto da Silva, f. natural de Francisca Joaquina, n. e b. vila Guaratinguetá; c/ Valentina Maria do Rosario, f.l. de Joseph d'Araujo Carvalho e Francisca Martins Toste, bat. nesta freguesia;

José e Ana Teresa tiveram os filhos, q.d.:

3-4-2 Maria batizada em 20-01-1800.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 20 janeiro 1800, Turvo, Maria, f.l. de Joseph de Araujo Carvalho e Anna Theresa; padr.: Bento de Souza Barbosa e Anna de Soisa Barbosa, filhos do licenciado Antonio de Soisa Barbosa. Todos desta freguesia.

3-4-3 José de Araújo de Carvalho em Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG aos 26-05-1821 casou com Ana Maria de São José, natural de Itajubá, filha do falecido Francisco Inacio da Silveira e Maria da Conceição.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 3 fls.44 aos 26-05-1821 Jose de Araujo de Carvalho, f.l. Jose de Araujo de Carvalho e Ana Teresa de Jesus, nat da capela do Turvo filial de Baependi(sic) = cc Ana Maria de S. Jose, f. de Francisco Inacio da Silveira, falecido e Maria da Conceição, nat de Itajuba.

 

3-4-4 Birgida Candida de Araújo, batizada em 17-12-1805. Em Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG aos 04-11-1822 casou com Joaquim da Silva Maia, natural de Pouso Alto-MG, filho de Tome da Silva Maia e Ana Custodia da Silva.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 17 dez 1805 cap. Turvo, Birgida, f.l. de Joseph de Araujo Carvalho e Anna Theresa; padr.: Joaquim Beserra d'Almeida e Marianna Luisa da Silva.

 

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) lv. 3 fls. 48 aos 04-11-1822 Joaquim da Silva Maia, f. Tome da Silva Maia e Ana Custodia da Silva, nat de Pouso Alto = cc Brigida Candida de Araujo, f. Jose de Araujo de Carvalho e Ana Teresa de Jesus, nat de Aiuruoca.

3-4-5 João em 04-10-1807.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 04 out 1807 cap. Turvo, João, f.l. de Joseph de Araujo de Carvalho e Maria(sic) Theresa de Jesus, padr.: Joseph da Rocha Carvalhaes e Antonia Marcellina de Paiva, mulher de Antonio Vieira de andrade.

3-4-6 Vicencia batizada em 04-03-1810.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 04 março 1810 capela Turvo, Vicencia, f.l. de Joze de Araujo de Carvalho e de Anna Theresa de São Jose, padr.: Antonio Vieira de Andrade e Francisca Dionisia cc. Manoel Martins Toste.

 

3-5 Antonio de Araújo de Carvalho batizado aos 27-02-1764. Aos 07-07-1791 casou com Ana Maria de Souza, filha de Domingos Rodrigues da Silva e Maria Rodrigues de Souza, neta paterna de Domingos Rodrigues da Silva e Francisca Vaz da Silva, neta materna de João Rodrigues Pugas e Catarina de Souza Almeida - família João Rodrigues Pugas, neste site.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 27 fev 1764 Serranos, Antº, f.l. de Mel. de Araujo de Carvalho e s/m Ritta da Assumpção, padr.: Mel. Correa Mascarenhas e Maria da Sylva de Moraes casada com D.os Martins Moradores nesta freguesia.

Pais de, q.d.:

3-5-1 Luciana, batizada em 02-10-1794, foram padrinhos o avô paterno e a avo paterna Rita Maria da Assunção, já viúva.

Capela Sra. Conceição do Varadouro, filial matriz Aiuruoca. Aos 02 outubro 1794, cap. Varador, bat. LUCIANA, f.l. de Antonio de Araujo de Carvalho e Anna Maria de Soiza; padr.: Domingos Rodrigues da Silva, cc. e avô materno da dita inocente e Rita Maria da Assumpção, viúva e avó da mesma inocente.

3-6 Bárbara Maria da Assunção Araújo casou com Inácio José Diniz, filho de Antonio José Diniz e Maria Ferreira de Oliveira. Geração na família “Eusébio Fernandes Pinto”.

 

3-7 Francisco em 21-12-176.

Aiuruoca, MG aos 21-12-1766 na Capela dos Serranos bat a Francisco, f.l. de Manoel de Araujo de Carvalho e Ritta da Assumpção, que nasceu aos 26 de 9bro preterito; foram padrinhos Francisco R[------------] e Custodia da Assunção. Aiuruoca 17-01-1767.

3-8 Francisca em 04-12-1768.

Aiuruoca, MG aos 04-12-1768 na Capela dos Serranos bat a Francisca, f.l. de Manoel de Araujo de Carvalho e Ritta da Assumpção,que nasceu aos 23 de 9bro preterito; foram padrinhos Francisco Correa de Louzada e Maria Correa de [-----------]. Aiuruoca 06-01-1769.

 

4- Antonia Maria de Assunção batizada em 14-02-1739. Aos 17-06-1756 casou com Jeronimo Dutra, natural da freguesia de N. Sra. da Esperança do lugar do Capello termo da Vila e Ilha do Faial Bispado de Angra, filho de Francisco Luiz e Maria Dutra

Barbacena, MG aos 14-02-1739 bat Antonia, f.l. Manoel Correa e Ana Maria, foram padrinhos o Cap. Manoel Dias Lessa e s/m Ana Maria dos Santos, todos moradores nesta freguesia.

 

Barbacena, MG - aos 17-06-1756 na Capela de N. Sra do Rosario se receberam Jeronimo Dutra, n/b na freg. de N. Sra. da Esperança do lugar do Capello termo da Vila e Ilha do Faial Bispado de Angra, f.l. Francisco Luiz e Maria Dutra = E Antonia da Assunção, n/b nesta freguesia, f.l. Manoel Correa Mascarenhas e Ana de Freitas. Foram testemunhas Manoel Francisco da Rosa e Antonio de Faria, moradores nesta freguesia.

Tiveram os filhos, q.d.:

4-1 Bernardina de Sene, natural da Borda do CAmpo. Em Aiuruoca aos 30-05-1774 casou com João Alvares Palmeira, natural de Pouso Alto-MG, filho de Ventura Alvares Palmeira e Rosa Pinta.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 30 maio 1774 Porto do Turvo - João Alvares Palmeira e Bernardina de Sena.

Ele f.l. de Ventura Alvares Palmeira e Rosa Pinta, n.  e b.. freg. Pouso Alto.

Ela f.l. Jeronimo Dutra e Antonia Maria da Assumção, n. e b. freg. Borda do Campo.

Entre os filhos do casal:

4-1-1 Manoel Alvares de Sena aos 09-02-1807 casou com Rita Maria da Purificação, viúva do Alf. Mateus José de Carvalho e filha de Inacia dos Reis Pimentel e seu primeiro marido Henrique João de Faria - família André Fernandes Chaves.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 09-02-1807 na Ermida do Livramento desta freguesia se receberam Manoel Alvares de Sena, f.l. de Joseph Alvares Palmeira e Bernardina de Sena, n/b nesta freguesia = E Rita Maria da Purificação, viuva do Alf. Matheus Joseph de Carvalho. Test.: Alf. Antonio da Cunha de Carvalho, e Antonio Alvares de Almeida.

4-1-2 José Alvares de Araújo aos 01-03-1808 casou com Joana Teodora dos Reis, filha de Inacia Reis Pimentel e seu segundo marido João Rebello de Carvalho - família André Fernandes Chaves

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 01 março 1808 Livramento, Joseph Alvares d'Araujo, f.l. de Joseph Alvares Palmeira e Bernardina de Sene; c/ Joana Theodora dos Reis, f.l. de João Rebello de Carvalho e Ignacia Reis Pimentel. Ns. e bts. nesta freguesia.

 

4-2 Ana Teresa de Faria casou com Gonçalo da Costa Goulart, filho de Francisco da Costa Goulart e Isabel Rosa de Jesus. Geração na família “Isabel Rosa de Jesus”, açoriana.

 

5- Inácio batizado em 03-05-1742.

Barbacena, MG aos 03-05-1742 bat a Inacio, f.l. de Manoel Correa e Ana Maria, foram padrinhos Amaro de Souza, morador na freguesia da Itabrava, e Joana da Cruz mulher de Jose Frz moradores nesta freguesia.

 

6- Maria Correa da Assunção, batizada em 28-12-1745. Aos 02-03-1772 casou com Francisco Martins Tostes, natural de S. João del Rei, filho de Manoel Martins Tostes e Ana Maria de Freitas. Geração na família “Manoel Martins Tostes”.

Barbacena, MG aos 28-12-1745 na Capela da Cachoeira bat a Maria, f.l. de Manoel Correa Mascarenhas, n. da freguesia de Santa Maria de Bouro Arc. Braga e Ana Maria, n. de Taubate deste Bispado e moradores na freguesia da Borda do Campo, npaterna de Jose Correa e s/m Antonia Fernandes e neta materna do Cap. Antonio Dias Arenso e de s/m Maria do Prado. Foram padrinhos Manoel de Araujo e Ana Maria dos Santos mulher de Manoel Lopes de Oliveira, desta dita freguesia,. Nasceu aos 30 dias do mes de novembro do dito ano.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 02 março 1772 - capela Porto do Turvo - Francisco Martins Tostes, n. e b. N. Sra. Pillar da vila de S. João del Rei, f.l. de Manoel Martins Tostes e Ana Maria. Com Maria Correa, n. e b. na freg. da Piedade da Borda do Campo, f.l. de Manoel Correa de Mascarenhas, já falecido, e de Anna Maria de Freitas.

 

7- Custódia Maria de Freitas, batizada em Barbacena aos 17-02-1742. Aos 26-11-1767 casou com Manoel Martins Tostes, filho de outro e de Ana Maria. Geração na família “Manoel Martins Tostes”.

Barbacena, MG capela N. Sra. da Piedade da Borda do Campo aos 17-02-1749 CUSTÓDIA, f.l. de Manoel Correa Mascarenhas e s/m Anna Maria da Fonseca, moradores no Curral Novo, ele natural da freguesia de Santa Maria do Bouro, Arc. Braga, ela da vila de Taubaté, Bispado de S. Paulo; npaterno de Joze Correa e s/m Antonia Fernandes naturais da dita freguesia de Sta. Maria do Bouro; nm de Antonio Dias e s/m Maria do Prado da mesma freguesia e vila de Taubaté. Padr.: Francisco Gonçalves Lima, viandante.

 

Aiuruoca, MG matr - aos 26-11-1767 se receberam Manoel Martins Tostes, f.l. de outro e Ana Maria, batizado nesta freguesia  = Com Custodia Maria de Fretias, f.l. de Manoel Correa Mascarenhas e Ana Maria, n. da freguesia da Borda do Campo. Testemunhas o Pe. Francisco Xavier da Costa e Tome Bezerra de Sá;